Notícias

Clipp 24/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Automobilismo

Equipe do Flamengo vai acelerar na nova categoria Fórmula-Superliga

Competição vai reunir carros com cores e escudos de grandes clubes

O CARRO DO FLAMENGO, com a Praia de Copacabana ao fundo

Claudio Nogueira

Clube de maior torcida no país e conhecido internacionalmente devido ao futebol, o Flamengo poderá se tornar, a partir de 2008, uma potência também no mundo das pistas. Será apresentado hoje, na Gávea, às 9h30m, o carro que vai representar o rubro-negro na Fórmula-Superliga.

Na solenidade de hoje, estará presente o elenco de futebol. Amanhã, o carro vai ser apresentado no Maracanã, perante 80 mil torcedores. A nova categoria reúne equipes com cores e escudos de 20 grandes clubes de futebol do planeta. Já apresentaram seus carros Milan, Porto, PSV Eindhoven, Basel, Anderlecht, Borussia Dortmund, Olympiacos e Galatasaray.

Idealizador quer promover um GP no Rio em 2009

Segundo o espanhol Alex Andreu, presidente da categoria, o projeto vem de 2003.

- A idéia é juntar a paixão do futebol com a tecnologia do automobilismo. Poucas categorias começam com torcidas já formadas - disse ele, que vai convidar o Corinthians: - Onde está a torcida mais apaixonada? No Brasil. Pensar em futebol e automobilismo sem o Brasil é impossível.

Os carros terão chassis Elan/Don Panoz, com motores Menard V12, cujo som é semelhante ao de um F-1. Andreu explicou que os clubes receberão royalties pela cessão das marcas e poderão conquistar novos patrocínios. Os mecânicos do Flamengo serão da equipe belga Astromega:

- Se o piloto do Flamengo for torcedor, melhor. Não há esporte sem paixão nem estrelas.

A liga começará a 31 de agosto, em Donington, Inglaterra. Depois, se seguem Nurburgring, Alemanha (21 de setembro); Zolder, Áustria (5 de outubro); um circuito na Itália (19 de outubro); Estoril, Portugal (2 de novembro); e Jerez, Espanha (23 de novembro).

- Em 2009, queremos correr em Jacarepaguá, com Flamengo e Corinthians. Seria incrível! - imagina Andreu, que negocia com Benfica, Barcelona, Real Madrid, River Plate, Boca Juniors, clubes do México, dos EUA e outros.

Joel esconde mas deve pôr Maxi na vaga de Toró

Escalação do argentino, com Renato Augusto no meio, não é confirmada pelo técnico do Fla, que vive alto astral

JOEL CONVERSA com Souza antes do coletivo no Ninho do Urubu, o último antes do jogo com Atlético-PR

Márcio Tavares

Da gelada Granja Comary, em Teresópolis, onde treinou durante três dias, ao caliente Ninho do Urubu, em Vargem Grande, onde dirigiu ontem o último coletivo para o jogo contra o Atlético-PR, o técnico Joel Santana se decidiu pelo substituto que considera ideal para Toró, suspenso pelo cartão amarelo. Encontrou e escondeu rapidamente, segundo ele para não dar pistas ao seu antecessor Ney Franco, que conhece bem o Flamengo.

Mas como os enigmas de Joel quase sempre esbarram na clareza de suas atitudes, é quase certo que ele escalará amanhã, no Maracanã, Renato Augusto armando o jogo e Maxi na frente, ao lado de Souza. Até lá, Joel vai despistando.

- O profissional do outro lado conhece bem o Flamengo. O substituto de Toró já está na minha cabeça, mas não vou divulgar. Isso é um jogo de xadrez. A melhor estratégia é falar o mínimo possível.

Clube inicia luta para comprar direitos de Bruno

Alheio ao enigma, Renato Augusto encara a situação com certa indiferença. Para ele, só há uma certeza:

- Joel não revelou nada a ninguém. A única certeza que eu tenho é que vou jogar.

Apesar da importância do jogo, que pode garantir ao Flamengo vaga na Libertadores, Joel vive momento especial, que o leva a controlar a tensão. Voltar ao topo da lista dos melhores treinadores brasileiros mexeu com seu humor:

- Estou num momento muito feliz da minha vida. Disseram que eu estava ultrapassado, que não ganhava mais nada e ficar de novo entre os melhores já é um barato.

Mas, conhecendo bem o lado cruel do futebol, o da frustração das massas, Joel faz um alerta realista e sincero.

- Está tudo muito bem. Só acho que um mau resultado não pode destruir a nossa campanha - afirmou Joel.

E, pensando numa boa campanha em 2008, o Flamengo a atacar uma de suas prioridades: a diretoria autorizou o empresário Eduardo Uram a negociar a permanência do goleiro Bruno com o grupo de investidores liderado pelo israelense Pini Zahavi, que investiu dois milhões de euros na contratação de Bruno.

- É possível que eles ponham algo em cima dessa quantia, mas já estamos nos articulando para manter o Bruno. Fiz uma reunião com o vice de finanças José Carlos Dias outro dia e temos um bom projeto para 2008. É possível o Flamengo sonhar com alguns planos ousados - disse Kleber Leite, vice de futebol.

O clima de otimismo diante desse animador fim de Brasileiro só não era total ontem porque a escalação do paulista Wilson Seneme para apitar amanhã causa preocupação. Em 11 jogos sob o comando dele, são cinco derrotas, quatro vitórias e dois empates.

- Estamos com as barbas de molho - avisou o gerente Isaías Tinoco.

Ontem, quatro cambistas foram presos nas proximidades do Maracanã vendendo ingressos para o jogo. Os autuados responderão a processo, indiciados por crime contra a economia popular da Lei de Defesa do Consumidor.

Dia de torcer contra o Grêmio

NATAL. Os torcedores do Flamengo reiniciam hoje a torcida para "secar" os adversários do rubro-negro na luta para ir à Copa Libertadores. A primeira missão é difícil: torcer para o lanterna América-RN vencer o Grêmio, com 54 pontos, em Natal, mas com portões fechados. O time gaúcho, que ocupa a sétima posição, com 54 pontos, precisa vencer seus dois últimos compromissos e ainda torcer por tropeços de outros times para terminar o Brasileiro entre os quatro primeiros. Na última rodada, o Grêmio recebe o Corinthians.

A seu favor, o atual vice-campeão da Libertadores tem o péssimo retrospecto do adversário quando joga em casa. O América-RN venceu apenas dois jogos (3 a 2 no Paraná e 2 a 1 no Atlético-PR). Amanhã, mais três jogos envolvem times que lutam com o Flamengo. O que mais interessa ao rubro-negro é Sport x Cruzeiro. Se o time mineiro perder, o Flamengo se classifica com uma vitória sobre o Atlético-PR. Os outros são Inter x Palmeiras e Paraná x Santos.

FLA-FLU DE BASQUETE

Classificados para as semifinais do Estadual de Basquete, Flamengo e Fluminense se enfrentam hoje, às 17h, no Tijuca. No turno, Flamengo 91 a 86. Em quarto lugar, o tricolor fecha a participação na fase classificatória e não pode mais ser alcançado. Ao rubro-negro, restam três jogos com o de hoje.

Ancelmo Gois

Fla-Mulher

Amanhã, no Maracanã, na partida entre Flamengo e Atlético do Paraná, um grupo de moças vai entrar em campo ao lado dos jogadores com faixas pelo fim da violência contra mulheres.

É que a data, 24 de novembro, coincide com o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

São tantas emoções

Sabe quem é o dono da empresa DC Set, aquela que promoveu a bagunça da troca de latas de leite Nestlé por ingressos do jogo do Flamengo?

É Dodi Sirena, também conhecido como o empresário do Rei Roberto Carlos

Jornal dos Sports

Ministério Público também entra na briga

O Ministério Público do Rio abriu inquérito para iniciar as investigações sobre a troca de ingressos para o jogo entre Flamengo e Atlético-PR.

Um dos artigos do Estatuto do Torcedor afirma que deve haver agilidade e amplo acesso à informação no processo de venda de ingressos. E como aparentemente isso não ocorreu, há a possibilidade do Fla ser punido, já que o clube é o mandante da partida. A Nestlé também será incluída na ação. Se perderem, ambos terão que pagar indenização aos torcedores que se sentirem lesados.

Processos

Os torcedores que não conseguiram trocar a sua lata de leite por um ingresso terão à disposição na porta do Maracanã, domingo, entre 12h e 19h, o ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj, que os ajudará a buscar seus direitos na Justiça.

Segundo a deputada Cidinha Campos a Nestlé anunciou que quem comprasse a lata de leite teria o ingresso para o jogo. E como isso não aconteceu, trataria-se de propaganda enganosa.

Para reivindicar seus direitos o torcedor precisará do comprovante de aquisição do produto.

Caso de polícia na ‘decisão’

Cambistas são presos revendendo ingressos para jogo entre Fla e Atlético-PR no Maracanã

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Jair Motta/Arquivo JS 21-11-2007

Centenas de torcedores não conseguiram ingressos para o jogo, eles apelam para cambistas

O jogo entre Flamengo e Atlético Paranaense deste domingo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, é uma verdadeira decisão para os flamenguistas e por isso a grande nação rubro-negra se mobilizou para quebrar mais um recorde de público nesse Brasileirão.

Mas o que era para ser mais uma linda festa, acabou virando um grande drama para milhões de torcedores, que não conseguiram bilhetes por causa da ação dos cambistas e da confusão armada pela já famosa promoção da Nestlé.

Os ingressos para a partida já estão esgotados desde a última quarta-feira e para os torcedores, só sobraram aqueles bilhetes, que estão sendo revendidos por preços muito superiores.

Para evitar que os torcedores continuem sendo prejudicados, o Major Marcelo Pessoa, da GEPE, determinou uma operação, na tarde de ontem, em torno do Maracanã, para inibir a ação dos cambistas.

Foram detidas sete pessoas, só que apenas quatro foram atuadas, pois estavam com ingressos e dinheiro. As outras três, apenas prestaram depoimento e foram liberadas. Entre os cambistas, tinha um agente do corpo de bombeiros. Foram aprendidos com eles 38 ingressos, sendo 35 da promoção da Nestlé, que não poderiam ser comercializados e três cadeiras azuis. Além de R$ 5.537. Os ingressos estavam sendo vendidos por até R$ 100.

“É um absurdo a quantidade de cambistas em torno do Maracanã, por isso eu determinei essa busca”, disse o Major Marcelo Pessoa, que lembrou a lei que pune crimes contra a economia popular.

A operação foi realizada pelo batalhão de choque, entre às 14h e 15h30m da tarde de ontem. As buscas aconteceram em torno do Maracanã, os cabistas vendiam os ingressos entre o portão 18 e a rampa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Eles prestaram depoimento no 18º Departamento de Polícia.

Maxi sai na frente pela vaga

Joel Santana surpreende e deve colocar o argentino no lugar do suspenso Toró, domingo

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Wallace Teixeira

Maxi, que estava na reserva, deverá fazer dupla com Souza no ataque

Mesmo há três meses no comando do Flamengo, ainda é difícil saber o que se passa na misteriosa cabeça do técnico Joel Santana. Ontem, o treinador lançou mais uma dúvida no ar, ao escalar entre os titulares uma formação que havia treinado apenas no início da semana.

O atacante argentino Maxi Biancucchi, que na quarta e quinta-feira havia treinado entre os reservas, acabou ganhando a chance entre os titulares. Cauteloso, Joel não quis antecipar a escalação.

“O time está praticamente armado, só tenho dúvida, que é exatamente na posição do Toró, os outros dez estão confirmados. Depende apenas agora de como eles virão para o jogo, pois então vou ver se começo com um atacante (Maxi) ou um meio-de-campo (Léo Medeiros). É a nossa decisão e não podemos dar armas ao adversário. Não estou escondendo o jogo, mas também não quero dar pistas”, admitiu Joel.

E se para o treinador, o mistério é a tona para esta decisão que pode garantir o Flamengo na Libertadores, por parte dos jogadores ele não é um problema. No meio dessa definição, Maxi sabe que não adianta desespero nessa hora.

“Tenho que fazer meu trabalho e estar pronto para quando o Joel precisar. Essa dúvida não me deixa chateado, pois sei que futebol é assim mesmo, principalmente se tratando de um clube da grandeza do Flamengo. Preciso trabalhar forte para corresponder se a oportunidade surgir”, explicou o atacante.

Coletivo decisivo

A chave para definir de vez essa questão pode estar no rendimento da equipe titular ontem. Enquanto Maxi e Jaílton estiveram entre no time, vitória por 2 a 0, gols de Juan e Souza, com extrema facilidade. Depois, Joel Sacou os dois para colocar Obina e Roger respectivamente, e a queda de produção foi acentuada. Agora a decisão está nas mãos de Joel.

Polêmica sobre o goleiro Bruno continua

A não indicação do goleiro Bruno para concorrer ao prêmio dos três melhores goleiros do Brasileiro, sendo preterido por Rogério Ceni, Diego Cavalieri e Felipe, continua causando polêmica no Flamengo.

Como não havia concedido entrevistas na quinta-feira, o técnico Joel Santana falou ontem sobre o assunto.

“Nem tudo na vida é justo. Conversei com o Bruno em Teresópolis e pedi para que ele não ficasse chateado, pois já é um jogador bom por natureza. Pelo campeonato que fez, merecia a indicação. Mas, além disso, ele mudou, é um outro homem, tem uma outra postura, e está mais feliz. Pode não estar entre os três melhores na eleição, mas para o Flamengo, foi essencial nessa subida”, enalteceu o treinador.

Flamengo turbinado

O carro do Flamengo na Superleague Formula será apresentado hoje, às 9h30min, na sala de troféus da sede da Gávea. Estarão presentes três jogadores do elenco profissional: Toró, Kleberson e Rômulo, que não poderão enfrentar o Atlético-PR, por motivos de suspensão (os dois primeiros) e contusão. O restante do grupo ficará concentrado para o jogo.

Petrópolis na briga pelo tri

Equipe serrana vence o América e pega o Flamengo na semifinal do Estadual de Futsal

Arquivo/JS

Um dos destaques do Petrópolis, o ala Mancha será uma das atrações na semifinal do Estadual

O Petrópolis será o adversário do Flamengo na semifinal do Estadual de Futsal. A primeira partida será na terça-feira, às 18h30mim, provavelmente no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. Ontem, a equipe petropolitana venceu por 2 a 1 o América, na Serra, e se garantiu pela sexta vez seguida numa semifinal da competição.

Os gols do Petrópolis foram de Regis e Felipe, com Fabinho descontando para o América. Atual bicampeã, a equipe serrana comprovou a sua força e vem fazendo grande campanha no Estadual e surge como favorita a conquista do título. Mas o fixo Régis espera dificuldades na semifinal:

“Foi um jogo muito difícil contra o América. Entramos bem concentrados e por isso conseguimos o resultado. Acredito que as partidas contra o Flamengo serão bem equilibradas, porque é um adversário com muitos jogadores de qualidade. Um empate fora de casa será um bom resultado no primeiro jogo da semifinal”.

Na partida de ida, o Petrópolis havia superado por 1 a 0 o América e poderia até empatar. Porém, partiu para cima e fez o resultado para evitar qualquer tipo de surpresa. O América ainda utilizou o artifício do goleiro-linha, fazendo assim o seu gol de honra, insuficiente para mudar o rumo da partida.

Petrópolis: Douglas, Régis (1), Vinícius, Alvin e Mancha. Entraram: Cupin, Formiga, Pelé, Bruninho, Felipe (1) e Thiago.\ Técnico: Fernando Malafaia.\

América: Luiz Antônio, Saulo, Fabinho (1), Alexandre e Fábio Salles. Entraram: Zé Roberto, Bernardo, Rei, Henrique e Pedro.\ Técnico: Allan Salinos\

Outro jogo — A outra série das semifinais do Estadual de Futsal reunirá o Teresópolis, que eliminou o Macaé, e o surpreendente Canto do Rio, que desbancou um dos favoritos ao título: o Cabo Frio. As datas dos jogos não foram definidas.

Fla-Flu é a atração no Tijuca

Duelo é pela última rodada da fase de classificação do Estadual de Basquete. Vasco vence outra

Mariana Land

Wallace Teixeira

O talentoso ala Rossi, do Vasco, teve grande atuação e terminou como cestinha da partida com 25 pontos. Vasco segue em segundo

Mais um clássico será realizado pelo Estadual de basquete. Flamengo e Fluminense enfrentam hoje, no ginásio Tijuca Tênis Clube, às 17h. As duas equipes vêm embaladas por ótimas vitórias, trazendo mais emoção ao grande clássico da fase de classificação.\ Na última partida, a equipe rubro-negra venceu o rival Vasco, por apenas um ponto (81 a 80), se isolando na liderança da competição.\ Apesar de estar classificados para os playoffs semifinais, o time promete uma boa apresentanção.\

“Será mais um jogo difícil, como todo clássico, todo Fla-Flu. O Fluminense é um time bem equilibrado e estará completo e tem pivôs altos e fortes. Quero convocar rubro-negros e tricolores para irem ao Tijuca, fazendo festa em paz, empurrando os  times”, disse o ala rubro-negro Marcelinho.

O Flumiense, quarto lugar na tabela, vem de uma vitória surpreendente contra o Nova Iguaçu, conseguindo uma diferença de cem pontos (121 a 21). O time já garantiu sua classificação, por não poder ser alcançado mais pelos demais adversários, mesmo que perca. Mas equipe deverá entrar em quadra buscando a vitória, apesar da dificuldade que terão pela frente.

“Fla-Flu é sempre empolgante. Já joguei no Flamengo e sei que para vencê-los é preciso ter uma defesa compacta, levar o jogo em ritmo forte e ter o apoio da nossa torcida. Espero que os tricolores compareçam em massa para nos prestigiar”, afirmou o pivô Mãozão, do tricolor.

Na outra partida de hoje, o Volta Redonda receberá o Iguaçu, às 18h.

Fluminense: Sucatzky, Soro, Wanderson, André e Mãozão.\ Técnico: Flávio Davis\

Flamengo: Fred, Marcelinho, Amiel, Coloneze e Wagner.\ Técnico: Paulo Chupeta\

Vasco vence o Club Municipal

O Vasco recebeu ontem, pela rodada do Estadual, o Municipal. O time da casa contou com a participação da torcida, que esteve em grande número em São Januário.

"A equipe sentiu a falta de alguns jogadores que foram poupados e, além de sentir o cansaço e a falta de ritmo de quem voltou de contusão. Eles também jogaram bem", disse o  vascaíno Ratto.

A equipe vascaína começou errando muitas bolas, dando a chance para o Municipal abrir uma boa vantagem logo no primeiro quarto  (16 a 24), dando indicação de que não seria um jogo fácil.

Já no segundo quarto, os jogadores cruzmaltinos conseguiram acertar sua defesa e assim armar melhor os contra-ataques (41 a 40). No terceiro quarto a equipe da casa sentiu um certo cansaço voltando a errar na defesa. Mas na última etapa de jogo, a equipe, empurrada pela torcida, conseguiu abrir.

Vasco: Ratto(15), Jefferson(4), Rafael(11), Claudio(14), Rossi(25), Cipriano(7) e Fernando(2).\ Técnico: José Vidal\

Municipal: Julio(18), Emerson(15), Eduardo(6), Lucas(4), Fernando(13), Nilson(9).\ Técnico: Marquinhos\

O Dia

Flamengo: Renato pede calma à torcida

Ciente da paixão do torcedor, meia diz que é preciso paciência caso o gol não saia no início

Rio - A mesma torcida que aplaude e faz loucura por amor ao time, também sabe vaiar. O jovem Renato Augusto já aprendeu esta lição e por isso, desde já, pede muita calma nessa hora decisiva para o time, que enfrenta amanhã o Atlético-PR, no Maracanã, lutando por uma vaga na Libertadores.

Neste ano, o apoiador, assim como o próprio time, foi ovacionado e vaiado, e como já esteve sentado na arquibancada, sabe bem como se comporta o exigente torcedor rubro-negro.

No jogo contra o Santos, ele se debulhou em lágrimas, emocionado com a linda festa promovida pela torcida. Como sabe que amanhã o Maracanã vai estar lotado por mais de 80 mil pessoas, faz o possível para conter a própria ansiedade.

“Chegou a hora de consolidar nosso grande momento. Sei que a torcida, assim como nós, está ansiosa. Mas peço paciência caso o gol não saía logo. Já vencemos jogos marcando no fim, quando estávamos sendo vaiados”, recorda-se.

A preocupação de Renato Augusto faz sentido. Ele entende que a barulhenta torcida rubro-negra faz a diferença tanto a favor como contra o próprio time.

“O Ney Franco, que dirige o Atlético-PR, conhece bem a força de nossa torcida, e também sua exigência. Claro que ele sabe que o Maracanã vai estar lotado, e que isso pode fazer a diferença para os dois lados dependendo do momento do jogo. Por isso, temos que matar o jogo logo de início para não deixar nossa torcida ansiosa”.

O atacante Souza também está ansioso. Muito antes de entrar em campo, ele admite que já sente um ‘’friozinho na barriga’. Se depender dele, o gol sairá o mais rápido possível. “Espero ter a mesma sorte que tive contra o Santos”, diz Souza.

PARA JOEL, VITÓRIA É QUESTÃO DE HONRA

O sacrifício do torcedor rubro-negro, que dormiu na fila para garantir seu ingresso para o jogo de amanhã, e a frustração de quem, apesar do esforço, vai ficar fora da festa, mexeu com o coração do técnico Joel Santana. Pensando em cada um dos 35 milhões de pessoas que formam a Nação Rubro-Negra é que o treinador exige a vitória amanhã. A presença de 3 mais de 80 mil torcedores no estádio é o combustível que mantém seu otimismo em alta.

Além disso, ele não esconde o orgulho de ter sido finalista na eleição que vai escolher o melhor técnico do País, prêmio oferecido pela CBF. Ontem, foi dia de agradecer mais uma vez a ‘honraria’.

"Até bem pouco tempo, havia quem me achasse um técnico ultrapassado. Nós trabalhamos duro, tivemos o apoio da enorme torcida e fomos recompensados. Esse clube é uma paixão nacional e a torcida está confiante porque sabe que pode acreditar no time.O torcedor está com a auto-estima lá em cima. Ele usa a camisa do clube e expõe sua bandeira na janela com muito orgulho e amor", discursa Joel.

Mais uma vez o treinador vai confirmar o time momentos antes do jogo. Ontem, ele testou Roger e Obina de novo, mas deve escolher Léo Medeiros para a vaga de Toró, suspenso. “O time está na minha cabeça”, encerrou.

Melhor do mundo recebe homenagem

O Secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, homenageará a torcida ‘campeã do Campeonato Brasileiro’ e o time do Flamengo – o 1º pentacampeão nacional — amanhã, na última partida da equipe em 2007 no Maracanã.

O Flamengo receberá um troféu produzido em metal, com base de poliéster, pintado com tinta automotiva, com 53cm de altura, e com as cores do rubro-negro. Em nome do povo do Rio de Janeiro, o Governo do Estado estará fazendo o tão merecido reconhecimento do título, que já se incorporou ao coração do carioca.

Pela primeira vez também será premiada a torcida campeã. O troféu irá para a do Flamengo, que bateu todos os recordes de público do Brasileirão no Maracanã. O troféu será entregue anualmente à torcida campeã no Maracanã. Em 2007, a ‘Nação’ lançou o hino mais cantado nos estádios e o time retribuiu em campo, já que ainda luta por uma vaga para a Copa Libertadores.

Por tudo isso, o clube também será homenageado por um torcedor ilustre com uma escultura produzida em aço inox polido, com 56 cm de altura. Ele prefere se manter no anonimato até o momento da entrega.

O presente ficará em exposição permanente na sede do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea, juntamente com os demais troféus do clube, e com acesso livre para os torcedores.

Os troféus foram confeccionados pelo artista plástico Holoassy Lins de Albuquerque, que desde 1993 tem sido o responsável pela execução de premiações pela Confederação Brasileira de Futebol.

A festa de amanhã terá ainda a exibição de vídeo de com imagens inesquecíveis do Maracanã este ano, muitas delas capturadas no Campeonato Brasileiro, Jogos Pan-Americanos e seleção brasileira.

Alta velocidade no Maracanã

Rio - Os 82.044 torcedores que compraram ingressos para o jogo de amanhã entre Flamengo e Atlético-PR terão o privilégio de ver o V12 vermelho, preto e branco, carro do Mengão que será mostrado no Maracanã antes do jogo. Mas o sócio do clube rubro-negro não precisa esperar até amanhã. O veículo será apresentado oficialmente hoje pela manhã na Sala de Troféus na Gávea, com a presença de alguns jogadores e representantes da diretoria do Flamengo.

O carro representará o Flamengo na temporada de 2008 da Fórmula-Superliga, quando haverá disputa entre os principais clubes de futebol do mundo. O presidente da categoria, Alex Andreu, ficou impressionado com a paixão da torcida rubro-negra nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

“A paixão das pessoas em todo o País pelo Flamengo é realmente incrível. Com toda a certeza no domingo a Fórmula Superliga terá a maior audiência de sua história”, diz Andreu.

O Flamengo se junta aos clubes europeus como Milan, PSV, Olympiacos, Porto, Borussia Dortmund, Anderlecht, Basel e Galatasaray na nova categoria.

O Mundial começará em agosto do próximo ano, e a Fórmula Superliga será disputado nas pistas de Donington Park (Reino Unido), em 29/30 de agosto; Nurburgring (Alemanha), em 20/21 de setembro; Zolder (Bélgica), em 4/5 de outubro; Itália – local a ser confirmado pelos organizadores, em 18/19 de outubro; Estoril (Portugal), em 1/2 de novembro; e Jerez (Espanha), em 22/23 de novembro.

Joel coloca Jaílton e Maxi entre os titulares

Rio - O técnico Joel Santana fez mais uma observação em relação à escalação do Flamengo para a partida do próximo dia 25, contra o Atlético Paranaense, no Maracanã. Nesta sexta-feira, o comandante rubro-negro manteve Jaílton no meio-de-campo e colocou o argentino Maxi no ataque. Com isso, ele recuou Renato Augusto para a exercer a função de apoiador.

Depois, na etapa final do treinamento, o técnico tirou Jaílton e Maxi para as entradas da Obina e Roger. No coletivo, a equipe titular foi formada por: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Roger), Cristian, Ibson, Renato Augusto; Maxi (Obina) e Souza.

Gazeta Esportiva

Joel mantém o mistério no Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após o coletivo da tarde desta sexta-feira, no centro de treinamento de Vargem Grande, o técnico Joel Santana não desfez o mistério do Flamengo. O treinador continua mantendo em segredo quem será o substituto de Toró, suspenso, na partida deste domingo contra o Atlético-PR, no Maracanã.\ “Não sabemos ainda também como eles vão vir para nos enfrentar. Como futebol é um quebra-cabeça e não custa nada a gente guardar mais um pouquinho”, afirmou o treinador flamenguista.\

Léo Medeiros é o favorito a ficar com a vaga, mas o argentino Maximiliano Biancucchi também foi testado nesta sexta. Caso surpreenda e escolha por este último, Renato Augusto seria recuado para jogar no meio-campo.

Flamengo apresenta carro antes de jogo com Atlético-PR\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Mesmo com a boa fase do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o futebol ficará de lado durante a manhã deste sábado na Gávea. Isto porque o Rubro-Negro promoverá um evento para a apresentação do carro do Flamengo, que irá disputar a Superleague Fórmula em 2008. No domingo, o carro será mostrado no Maracanã, antes do jogo contra o Atlético-PR.\ 'A paixão pelo clube do Flamengo aqui é simplesmente incrível. Seu time de futebol mostrou verdadeiro espírito de briga esta temporada e para nós, será uma emoção muito grande apresentar o carro aos espectadores', afirmou Alex Andreu, presidente da Superleague Fórmula, que tem sua estréia marcada para agosto de 2008, e contará no grid com monopostos equipados com motores V12 e 750 cavalos de potência. Os carros serão pintados com as cores dos clubes participantes.\

Além do Flamengo, outros 20 clubes do mundo inteiro estarão representados na Superleague, entre eles o Milan, PSV Eindhoven, FC Porto, Olympiacos, Galatasaray, Borussia Dortmund, RSC Anderlecht e FC Basel. O calendário apresenta as seguintes provas: Donington Park (Reino Unido), em 29/30 de agosto; Nurburgring (Alemanha), em 20/21 de setembro; Zolder ( Bélgica), em 4/5 de outubro; Itália – local a ser confirmado, em 18/19 de outubro; Estoril (Portugal), em 1/2 de novembro; e Jerez (Espanha), em 22/23 de novembro.

Preocupado em não tirar a atenção do elenco do Flamengo da partida de domingo contra o Atlético-PR, o vice-presidente de futebol, Kléber Leite, vetou a presença de qualquer titular na apresentação do novo carro.

Léo Medeiros aguarda oportunidade no Fla\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Favorito a ocupar a vaga de Toró no jogo contra o Atlético-PR neste domingo, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, o meia Léo Medeiros tenta demonstrar tranquilidade diante da possibilidade de receber uma nova oportunidade como titular no Flamengo. O jogador prefere transferir a responsabilidade para as mãos do técnico Joel Santana, mas garante estar pronto para entrar na partida que pode deixar o Rubro-Negro carioca perto de uma vaga na Copa Libertadores de 2008.\ 'Independente de quem ele optar, todos estão preparados para entrar e dar conta do recado', confirmou Léo, que agradeceu às chances que tem recebido de Joel 'Fico feliz pelo reconhecimento e tenho aproveitado todas as oportunidades que o Joel tem me dado', completou, em entrevista à Rádio Brasil.\

No domingo, Léo Medeiros terá a oportunidade de reencontrar o técnico Ney Franco, com quem trabalhou no Ipatinga-MG e no próprio Flamengo. O jogador não teme o duelo com o atual comandante do Furacão. 'É um treinador que eu conheço bastante e com quem tive o prazer de trabalhar. Mas agora está cada um de um lado e espero, com o apoio de mais de 80 mil pessoas, levar a melhor sobre ele no domingo', declarou Léo, que, apesar de ter trabalhado com Ney no Ipatinga, foi contratado pelo Flamengo a pedido do então treinador rubro-negro Waldemar Lemos.

Com os direitos federativos ainda presos ao Ipatinga-MG, Léo Medeiros não esconde sua intenção em permanecer no Flamengo, apesar de ter passado grande parte da temporada na reserva. Mas as negociações para a renovação ainda não foram iniciadas. 'Até agora não houve nenhum tipo de conversa, até porque não queremos perder o foco que é buscar uma vaga na próxima Libertadores. Mas sem dúvida que meu interesse é permanecer e espero que após o Brasileiro', revelou.

Se Léo Medeiros não tem pressa para iniciar as negociações pela sua renovação, com o goleiro Bruno a diretoria do Flamengo mostra outra preocupação. Disposta a evitar os problemas que enfrentou no meio deste ano, quando o contrato do jogador se encerrou, o vice-presidente de futebol, Kléber Leite, já iniciou os primeiros contatos para manter Bruno na Gávea, no primeiro semestre de 2008.

Enquanto isso, nesta sexta-feira, o elenco rubro-negro retornou de Teresópolis, onde vinha treinando desde a última terça. O objetivo foi fugir da euforia da torcida na Gávea. Léo Medeiros aprovou o retiro na região serrana do Rio de Janeiro. 'Nos alimentamos melhor, ficamos mais tempo juntos e tenho certeza que esta semana aqui vai ser fundamental para que a gente chegue no Maracanã no domingo e consiga a vitória.

Além da possibilidade de se classificar para a Libertadores de 2008, os jogadores do Flamengo ganharam nova motivação para buscar resultados positivos nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. A diretoria divulgou que o elenco dividirá um prêmio de R$ 500 mil caso o time termine a competição na segunda colocação. O montante cai para R$ 400 mil se o Rubro-Negro for terceiro e R$ 300 mil se a equipe ficar em quarto.

Pré-temporada - Mesmo sem saber ainda se disputará a Copa Libertadores do ano que vem, o Flamengo já tem o seu planejamento para o início de 2008. O clube anunciou que o grupo rubro-negro realizará a sua pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis, a partir de 4 de janeiro, dois dias após a reapresentação do elenco. O Flamengo estréia no Campeonato Carioca no dia 20 de janeiro, quando enfrenta o Boavista no Maracanã. A tendência é que o time retorne da Serra na véspera deste confronto.

PeléNet

Renato Augusto pede paciência à torcida do Flamengo no domingo

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

Sem dúvida, os cerca de 90 mil presentes, que prometem incentivar o Flamengo contra o Atlético-PR, serão fundamentais para o Rubro-Negro se classificar para a Libertadores. Porém, na opinião do meia Renato Augusto, será preciso paciência da torcida, caso o time não chegue ao gol logo no início da partida de domingo, às 18h10 (de Brasília), pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

"Peço muita calma e cautela para todos. Será um jogo difícil e contra um adversário qualificado. A força da arquibancada é essencial, mas se o torcedor mantiver a postura das demais partidas que tivemos no Maracanã", disse.

Após enaltecer o gesto da torcida rubro-negra nos embates anteriores, o apoiador aproveitou a oportunidade para relembrar o fato da ascensão do Flamengo na competição nacional ter surpreendido a muitos.

"Um grande exemplo disso aconteceu em relação aos próprios torcedores. Quando jogamos fora de casa contra Santos e Internacional, escutávamos da arquibancada os gritos de segunda divisão. Agora, estamos disputando algo bem maior", salientou, lembrando o fato de o time da Gávea ser o terceiro colocado, com 58 pontos.

Embora ainda faltem duas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, Renato Augusto acredita que o Flamengo decidirá mesmo a sua sorte diante do Atlético-PR.

"É claro que temos ainda a partida contra o Náutico (dia 2 de dezembro, nos Aflitos), mas a decisão para nós será na partida de domingo", encerrou o apoiador.

Souza sonha com o gol da classificação do Fla para Libertadores

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

Apesar do escasso número de gols pelo Flamengo neste Campeonato Brasileiro (seis), Souza não esconde que já sonha ver a massa rubro-negra festejar a classificação para a Copa Libertadores com um feito seu.

O atacante pretende apresentar o mesmo oportunismo da vitória do Flamengo sobre o Santos (1 a 0), no embate contra o Atlético-PR, domingo, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª e penúltima rodada do certame.

"É claro que venho sonhando com este gol, mas o importante é a vitória do Flamengo. Estamos lutando muito para chegarmos à Libertadores e o objetivo está próximo", disse.

A equipe da Gávea terá um velho conhecido comandando o time rival.\ Apesar disso, Souza não acredita em vantagem do adversário por contar com Ney Franco no banco de reservas. O camisa 9 revelou todo o seu apreço pelo comandante "inimigo".\

"Gosto muito do Ney e ele me ajudou muito dentro do Flamengo. É um cara sereno e que gosta de conversar com os jogadores. Torço pelo sucesso dele, mas depois da partida de domingo", encerrou.

Técnico do Flamengo "abre escalação" e espera a do Atlético-PR

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

Apesar dos inúmeros realizados durante a semana, Joel Santana alimenta apenas uma dúvida para a partida contra o Atlético-PR, domingo, às 18h10 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Maxi Biancucchi e o meia Léo Medeiros brigam pela vaga de Toró, suspenso.

Joel ainda não definiu o substituto do meia Toró, suspenso pelo cartão

"Não farei grandes modificações. A única será que um desses dois entrará no lugar do Toró. Testei inúmeras formações e opções para mexer no time caso achar necessário", afirmou.

Estudioso declarado do futebol, Joel Santana não escondeu que vem aguardando com ansiedade a escalação que Ney Franco, técnico do Atlético-PR, utilizará no duelo.

"É como uma partida de xadrez. É preciso saber mexer com as peças certas. Tenho informações que o Ney utilizará um jogador de meio-campo na lateral, temos de analisar isso", disse, referindo-se à possibilidade de Alan Bahia ocupar a faixa direita do campo.

O comandante rubro-negro revelou ainda o espírito que espera de seus jogadores. "Quero muita entrega e disposição. Fazendo isso, dificilmente perderemos. Ainda mais com o apoio desta maravilhosa", enfatizou.

Eleito como um dos três candidatos a melhor treinador do Campeonato Brasileiro (os outros são Caio Júnior, do Palmeiras, e Muricy Ramalho, do São Paulo), Joel Santana não se esqueceu de agradecer aos que votaram em seu nome para o prêmio.

"Fico feliz por ser indicado, pois há algum tempo, falavam que o Joel era antiquado e não se aperfeiçoava. Provei que estas pessoas estavam erradas", encerrou.

Trio paulista para jogo contra o Atlético-PR desagrada Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A CBF sorteou na quinta-feira os árbitros dos jogos da 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Para o duelo do Flamengo com o Atlético-PR, neste domingo, às 18h10 (horário de Brasília), no Maracanã, Wilson Luiz Semene (Fifa-SP) foi escolhido, auxiliado por Ednilson Corona (Fifa-SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).

Essa situação deixou irritado os dirigentes rubro-negros. Eles alegam que Santos e Palmeiras, ambos de São Paulo, estão na briga direta com o Flamengo por uma vaga na próxima Copa Libertadores da América.

O Rubro-Negro é o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, com 58 pontos. O Santos é o segundo, com 59, enquanto o Palmeiras é o quarto, com 58. O Cruzeiro vem na quinta posição, com 57.

Nesta 37ª rodada, o Palmeiras encara o Internacional, domingo, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre. No mesmo dia, mas às 18h10 (de Brasília), o Santos pega o Paraná Clube, no Dorival de Britto, em Curitiba.

GloboEsporte

Fla tem taça para receber domingo

Governo do Estado manda fazer troféu para homenagear pentacampeonato brasileiro

Márcio Iannacca e Eduardo Peixoto

Se o São Paulo vai entrar em campo no domingo com uma camisa com os dizeres "penta único", o Flamengo também terá uma referência aos seus cinco títulos brasileiros no Maracanã. O Governo do Estado do Rio de Janeiro pediu para o artista plástico Holoassy Lins de Albuquerque fazer um troféu, cuja base vai ter a seguinte frase: "Primeiro penta do Brasil".

A taça com detalhes rubro-negros será entregue ao time. A outra irá para a torcida do Mengão

A entrega será feita pelo presidente da Suderj, Eduardo Paes, antes do jogo contra o Atlético-PR. Um motivo a mais para o torcedor vibrar no Maracanã. A taça tem 53cm de altura, é feita em metal com base de poliéster e há predomínio das cores preto e vermelho. O GLOBOESPORTE.COM teve acesso a uma foto da escultura que será entregue ao Flamengo.

- A escultura comemorativa que criei traz nas suas formas simples o vigor da solidez firmemente apoiada na terra; dirigindo-se às alturas, se renovando e se fortalecendo nas curvas que faz, ganhando força para ascender rumo à grandiosidade - explica Holoassy.

A torcida do Flamengo também receberá uma escultura da Suderj como homenagem ao desempenho dela no ano. No último jogo do Rubro-Negro, o placar eletrônico do estádio anunciou: "Nação rubro-negra, a campeã do Brasileirão 2007."

A um passo da vaga, Fla reencontra Ney

Torcida carioca lota o Maracanã e pode ganhar de presente lugar na Libertadores

No dia 29 de julho, Ney Franco foi demitido do Flamengo. Deixou um time despedaçado e desesperado no Campeonato Brasileiro. Quase quatro meses depois, o treinador, agora no Atlético-PR, reencontra o ex-clube neste domingo, no Maracanã, às 18h10m. O jogo terá transmissão do Premiere e do SporTV (menos para o Rio), além de acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM (assista no vídeo ao lado aos melhores momentos da partida do primeiro turno).

Mas aquela equipe frágil, inconsistente e achincalhada por torcida e mídia não existe mais. O Flamengo cresceu, ficou forte e atualmente é terceiro colocado na tabela, com 58 pontos. Uma vitória contra os paranaenses pode até garanti-lo na Taça Libertadores. Para isso, basta o Cruzeiro perder para o Sport, na Ilha do Retiro.

A perseguição da torcida a Ney na fase final de sua passagem pela Gávea transformou-se em devoção ao substituto. Joel Santana e os jogadores conseguiram arrastar multidões ao Maracanã nestes três meses de reação meteórica.

Domingo não será diferente. Os 82.044 ingressos - novo recorde do Brasileirão - estão esgotados depois de muito tumulto. Para assistir ao jogo, os torcedores passaram noites em claro na fila e duelaram contra spray de pimenta e desorganização na troca de ingressos por alimento.

- Não é de agora que a torcida está do nosso lado. Desde o jogo contra o Náutico, quando estávamos em penúltimo, eles nos abraçaram e nos carregaram. Tudo isso que acontece agora começou lá atrás - diz Joel Santana.

Ney Franco deixou a Gávea demitido e agora enfrenta seu ex-time

Agora do outro lado, Ney Franco poderá não só admirar a torcida que um dia esteve com ele como também transformar em frustração a festa programada. Empate ou derrota para o Atlético-PR pode complicar - e muito - a situação do Flamengo na tabela.

Os paranaenses estão, de certo modo, cumprindo tabela. Com 51 pontos, não têm chance de chegar à Libertadores, mas praticamente garantiram-se na Sul-Americana. Talvez o papel que os interesse seja mesmo de estraga-prazer.

- Vamos buscar os três pontos, e a responsabilidade maior é deles. Tentaremos os contra-ataques, e o Maracanã oferece espaço para isso - avisa o lateral-esquerdo Michel.

Toró é o desfalque

O Flamengo passou três dias da semana isolado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio. O período serviu para afastar os jogadores do oba-oba da torcida e concentrá-los unicamente no "sprint final" que pode garantir a vaga na Libertadores.

O único desfalque do técnico Joel Santana será o apoiador Toró. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo e deve ser substituído por Maxi ou Leo Medeiros. Caso o argentino seja o escolhido, Renato Augusto será recuado para o meio-campo.

- Só vou ficar devendo a escalação de um jogador. É um jogo de xadrez e prefiro esperar para saber como o adversário vai jogar para depois anunciar - diz o treinador rubro-negro.

Emprestado pelo Atlético-PR ao Fla, Cristian só poderia jogar se os cariocas pagassem R$ 100 mil. Porém, as diretorias entraram em acordo e o jogador foi liberado sem qualquer ônus.

Furacão ofensivo

Mesmo jogando no Maracanã contra uma imensa torcida flamenguista, o técnico Ney Franco deve optar por um esquema mais ofensivo para o duelo deste domingo. O meia Ferreira retorna da seleção colombiana e deve formar o trio no ataque com Alex Mineiro e Marcelo Ramos. Porém, caso o treinador do Furacão decida escalar o time no tradicional 3-5-2 e deixe o 4-4-2 de lado, Marcelo Ramos deve ir para banco. Nesse caso, Alex Mineiro e Ferreira formariam a dupla de ataque. Marcelo Ramos acredita que há espaço para os três no time.

- O Ferreira vive um grande momento e acredito que tem como jogarmos os três juntos. Seria muito bom também voltar a jogar com o Alex porque é um jogador que eu já conheço (do Cruzeiro, em 1997), nos entendemos muito bem e temos um bom entrosamento tanto dentro quanto fora de campo - comenta Ramos.

Fla admite: perder a vaga seria trágico

Renato Augusto diz que se time fracassar na reta final terá um 'gostinho muito ruim'

Eduardo Peixoto

Só se fala na arrancada do Flamengo no segundo semestre. De 19º lugar, o time passou para terceiro. Pois bem. Faltando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, um possível fracasso na luta pela Taça Libertadores é encarado com preocupação pelos atletas.

O apoiador Renato Augusto admite que está tenso. Ele acha que depois de chegar tão perto do objetivo, o Rubro-Negro não pode vacilar.

- Todo mundo fica um pouco tenso. Estamos com o doce na boca e se ele sumir não vai ser bom. Ficará um gostinho muito ruim - declara.

Para o atacante Souza, a classificação tem de vir logo neste domingo.

- Estou bastante ansioso. Será um jogo difícil, mas quero sair com a vaga logo contra o Atlético-PR. Nada de deixar para a última rodada.

Apesar de acreditar na classificação, o técnico Joel Santana não quer caça às bruxas caso o objetivo não seja alcançado.

- Ninguém pode destruir tudo o que fizemos por causa de um jogo. Mas eu estou otimista. COm 80 mil pessoas nos apoiando não poderia ser diferente.

Renato Augusto pede calma à torcida

Apoiador lembra que jogo tem 90 minutos e gol pode sair apenas na parte final

Eduardo Peixoto

Renato Augusto diz que torcida do Flamengo deve apoiar os 90 minutos

Mais de 82 mil pessoas estarão no Maracanã, domingo, esperando pela vitória do Flamengo sobre o Atlético-PR. Entretanto, se o gol demorar a sair, os aplausos e os gritos de incentivo podem transformar-se facilmente em impaciência e vaias.

Renato Augusto sabe disso e por isso pede tranqüilidade aos rubro-negros. Ele lembra, por exemplo, que os gols decisivos dos triunfos sobre Corinthians e Santos aconteceram na parte final da partida.

- São 90 minutos de jogo. Quantas vezes a gente já ganhou com um gol no fim? Por isso, é importante os torcedores terem tranqüilidade e calma. Peço incentivo o tempo inteiro - declara o jogador.

O Flamengo ocupa a terceira posição na tabela, com 58 pontos. Caso vença e o Cruzeiro perca para o Sport, em Recife, a vaga na Taça Libertadores estará garantida.

Fla x Flu: clássico no returno do Estadual

Urubu aposta em Marcelinho e busca vitória para manter-se na liderança da competição

Marcelinho: o ala é a arma do Rubro-Negro para o clássico deste sábado contra o Flu

Para permanecer líder no Estadual 2007, o Flamengo vai ter outro grande rival pela frente. Após vencer o Vasco na última quarta-feira, o Rubro-Negro pega o Fluminense neste sábado, às 17h. A partida acontece no Ginásio Álvaro Vieira Lima, sede do Tijuca Tênis Clube.

Para a disputa, válida pela antepenúltima rodada do returno, o Flamengo aposta no talento do ala Marcelinho para conseguir a vitória. O craque reconhece as dificuldades que deve enfrentar diante do Tricolor, que vem empolgado após a arrasadora vitória sobre o Iguaçu.

- É mais um jogo difícil, como todo clássico, como todo Fla-Flu. E é uma partida importante em termos de classificação, uma vitória nos deixa numa situação muito boa nessa reta final de primeira fase. O Fluminense é um time bem equilibrado, está completo nesse returno e tem um garrafão muito alto e forte.

Marcelinho aproveitou para fazer um chamado aos torcedores de ambas as equipes.

- Quero convocar rubro-negros e tricolores para irem ao Tijuca, fazendo festa, em paz, empurrando seus times e assistindo a um grande jogo - comenta o ala.

No confronto do primeiro turno, o Flamengo venceu o Fluminense por 91 a 86.

Kléber confirma Cristian em 2008

Fla vai comprar direitos federativos do jogador junto ao Atlético-PR até o fim do mês

Eduardo Peixoto

Contrato de Cristian está quase acertado para o próximo ano

A estratégia do Flamengo de manutenção da espinha dorsal de seu elenco continua a dar certo. Depois de renovar com o zagueiro Fábio Luciano, a diretoria confirmou que finaliza até o fim do mês a compra dos direitos federativos de Cristian.

O Rubro-Negro tem até o dia 30 para pagar os US$ 500 mil ao Atlético-PR. O vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, dá a questão como solucionada.

- Ele está muito bem aqui e ficará conosco. O assunto está liquidado - diz.

Há cerca de duas semanas, o empresário de Cristian, Josias Cardoso, havia garantido que o jogador ficaria no Flamengo por mais três temporadas. Entre o clube e o jogador está tudo certo desde julho.

Com as permanências de Cristian e Fábio Luciano, o único jogador do time titular cujo contrato se encerra no fim deste ano é Bruno. De acordo com Kléber Leite, o assunto está bem encaminhado, mas só deve ser resolvido após o fim do Campeonato Brasileiro.

Diretoria veta elenco na festa do carro

Apenas Kléberson, Toró e Rômulo vão participar do evento neste sábado, na Gávea

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Carro já está na sala de troféus para o evento deste sábado na Gávea

O Flamengo fugiu a semana inteira do oba-oba e se refugiou em Teresópolis. Por causa desta preocupação contra a euforia, causou estranheza o anúncio da participação de todo o elenco profissional na festa da apresentação do carro da Fórmula Superliga, na manhã deste sábado, na Gávea.

O vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite, ficou preocupado com a repercussão negativa de uma possível participação do elenco na festa e determinou que os jogadores concentrados para o jogo contra o Atlético-PR estão fora do evento.

Desta forma, Toró, suspenso, Rômulo, machucado, e Kléberson, que só joga em 2008, são os únicos autorizados a comparecer. O técnico Joel Santana também aparecerá no lançamento do carro.

O evento acontece na sala de troféus do Rubro-Negro. A Fórmula Superliga é a nova categoria do automobilismo mundial. As equipes representam 20 clubes de futebol, como Milan, Galatasaray, Porto, entre outros.

F-Superliga: Torcida do Fla anima chefão

Carro será apresentado à torcida no domingo, na partida contra o Atlético Paranaense

Carro chegou nos braços até o terceiro andar da sede no Rio de Janeiro

O suspense acabou. Em primeira mão, o Urublog, blog do Torcedor do Flamengo, traz as imagens do carro que representará o Flamengo na temporada 2008 da Fórmula Superliga, tiradas na sala de troféus do clube. Nesta quinta-feira, o monoposto correu alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro e foi fotografado com parte da pintura a mostra. Presidente da categoria, Alex Andreu ficou impressionado com a paixão da torcida Rubro-Negra.

"95.000 fãs certamente resultarão na maior audiência até o momento para a Fórmula Superleague"

Andreu apresenta o carro na Gávea

- Tiramos algumas imagens do carro em alguns lugares famosos do Rio esta manhã (quinta-feira) e fomos surpreendidos com o interesse dos fãs de corrida - diz ele, que se mostra antenado com o bom momento vivido pelo Flamengo, que vem lotando o Maracanã na luta por uma das quatro vagas para a Taça Libertadores de 2008.

- A paixão pelo clube do Flamengo aqui é simplesmente incrível. Seu time de futebol mostrou verdadeiro espírito de briga esta temporada e seu objetivo é vencer no Maracanã no domingo à noite.

E domingo à noite será um dia especial também para a Formula Superliga. Após a apresentação oficial no sábado, o carro será apresentado à torcida na partida do Fla contra o Atlético Paranaense, a última no Rio pelo Campeonato Brasileiro e que já teve todos os ingressos vendidos.

- Para nós, será uma emoção muito grande apresentar o carro aos espectadores, 95.000 fãs certamente resultarão na maior audiência até o momento para a Fórmula Superliga.

O carro do Fla dentro da sala de troféus, no terceiro andar da sede da Gávea, no Rio de Janeiro

O carro do Fla visita a praia de Copacabana e posa, ainda coberto, em frente ao hotel Copacabana Palace

Nada de taça das bolinhas no domingo

Presidente Juvenal Juvêncio avisa que a CBF só vai entregar o troféu em solenidade

Carlos Augusto Ferrari Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo

Taça das bolinhas segue gerando polêmica entre São Paulo e Flamengo\ A polêmica da taça das bolinhas não vai se encerrar no próximo domingo. O troféu, que poderia ser entregue ao São Paulo na partida diante do Botafogo, no Morumbi, só deve ser erguido pelo capitão Rogério Ceni em alguma solenidade organizada pela CBF. O presidente Juvenal Juvêncio acredita que isso pode acontecer no Prêmio Craque do Brasileirão, no dia 3 de dezembro, no Rio de Janeiro.\

- Não ficou ajustado o dia, a CBF quer fazer uma solenidade, e o Rogério só vai erguer a taça no momento em que isso ficar resolvido. Ainda não foi decidida a data, o que pode acontecer a qualquer momento - diz o dirigente tricolor.

Sobre o pedido do Flamengo para que a taça seja entregue na Gávea, Juvenal Juvêncio avisa que não tem acordo, mas, político, elogia o presidente do clube carioca:

- Não vou entregar a taça ao Flamengo e não há atrito entre os clubes, o Marcio Braga é uma pessoa maravilhosa, mas cada um vai lutar pelos seus interesses. Acho que vou ganhar a disputa, mas a nossa amizade continua - espera Juvenal.

O dirigente comentou o assunto pouco antes de posar para a foto oficial do título com todo o elenco e a comissão técnica no gramado do Morumbi.

Fla deixa Granja com data para voltar

Rubro-Negro fará a pré-temporada em Teresópolis a partir do dia 4 de janeiro\ Eduardo Peixoto\ Quando a delegação do Flamengo deixar Teresópolis na manhã desta sexta-feira será apenas um "até logo". A pré-temporada da equipe em 2008 está marcada para a Granja Comary.\

De acordo com o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite, o Rubro-Negro recebeu propostas para treinar na Inglaterra, França, China, Punta Del Este e Dubai. Mas preferiu a cidade da região serrana do Rio.

A intenção é ficar em Teresópolis do dia 4 de janeiro até o fim do mesmo mês, apesar de estréia no Campeonato Carioca, contra o Boavista, acontecer no dia 20.

Lance

Flamengo receberá taça de primeiro penta

Homenagem do Governo do Estado será no jogo deste domingo

LANCEPRESS!

Na partida de domingo contra o Atlético-PR, no Maracanã, o Flamengo receberá do Governo do Estado do Rio de Janeiro uma taça em homenagem ao primeiro pentacampeonato.

A taça produzida pelo artista plástico Holoassy Lins de Albuquerque (mesmo escultor do troféu do Campeonato Brasileiro) terá as cores do clube e será entregue pelo secretário de Esporte, Lazer e Turismo e presidente da Suderj, Eduardo Paes.

A Suderj também entregará à torcida rubro-negra uma taça em homenagem ao desempenho dela neste Brasileiro.

Júnior festeja aniversário da Libertadores-81

Há 26 anos, o Flamengo conquistava seu único título na competição

Júnior em ação pelo Flamengo (Crédito: Amarante Gomes)

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Com boas chances de garantir neste domingo uma vaga para a próxima Libertadores, o Flamengo celebra nesta sexta-feira o aniversário de 26 anos de sua única conquista na competição.

O triunfo foi obtido após três jogos contra o Cobreloa (uma vitória por 2 a 1, no Maracanã, uma derrota por 1 a 0, em Santiago, e uma vitória por 2 a 0, em Montevidéu). Júnior, lateral-esquerdo à época, relembrou ao LANCENET! a conquista, destacando a violência dos chilenos, além das dificuldades encontradas no percurso.

Vale destacar que, caso o Fla vença o Atlético Paranaense no domingo e o Cruzeiro perca para o Sport, o clube da Gávea estará, matematicamente, classificado para a Libertadores.

- Foi a conquista mais difícil da geração: juiz, torcida, violência dos adversários valorizaram mais ainda. No jogo de Santiago, abriram o supercílio do Adílio e deixaram o Lico com a orelha cortada - justifica.

Júnior, que ostenta o posto de jogador com maior número de jogos com a camisa do Flamengo (874) -, fez uma comparação entre o Mundial Interclubes, conquistado no mesmo ano, e a Libertadores.

- No Mundial, tivemos maior visibilidade. Porém, a Libertadores daquela época era totalmente diferente da que se joga hoje. Você não tinha somente que enfrentar adversários, mas também outras adversidades. O Flamengo foi o primeiro a acreditar. No final, depois de muitas dificuldades, o jogo de Montevidéu foi a cereja do bolo - concluiu.

Joel tem bom retrospecto contra o Furacão

Treinador nunca perdeu para o adversário deste domingo como mandante

Joel Santana é pé quente contra o Atlético Paranaense

Guilherme de Paula TERESÓPOLIS

– Furacão? Quem é que não tem medo desse negócio, meu amigo? Eu não sou super-homem nem coisa parecida!

Essa foi a resposta de Joel Santana quando perguntado se tinha medo de furacão. Mas se este ele teme, com o outro, ao menos no retrospecto, não há motivo para receio. Afinal, o técnico enfrentou o Atlético-PR sete vezes como mandante em Brasileiros. Nunca perdeu.

A primeira vitória nessa situação – a mesma da partida de domingo – sobre o Atlético Paranaense foi exatamente na primeira passagem de Natalino pelo Flamengo, em 1996. Depois, houve outros triunfos por diversos clubes comandados pelo treinador, como Internacional e Vasco, por exemplo. A freguesia paranaense é tão grande que até pelo Brasiliense, em 2005, o time saiu de campo com os três pontos.

Com isso, no total, Joel Santana acumula dois empates e cinco vitórias quando comandou uma equipe em casa contra o Furacão pela mais importante das competições nacionais. Natalino não sabia de tão expressiva supremacia e analisou, com um orgulho inibido, os números levantados pelo LANCE!.

– Eu acho que se trata de uma coincidência. No entanto, é óbvio que há times que você costuma vencer e, por esse motivo, gosta de enfrentá-los – afirmou o comandante rubro-negro.

Como de costume na linguagem do futebol, Joel Santana também admitiu que o aproveitamento positivo contra o Furacão não entrará em campo no domingo.

Mas, nessa altura do campeonato, depois da bela reação do time e com a iminente classificação para a Copa Libertadores, o treinador revelou que a lembrança de seus sucessos diante do Atlético Paranaense pode, de alguma maneira, ajudar na partida de domingo, no Maracanã.

– Não são esses números que ganharão o jogo, mas você entra mais confiante quando o retrospecto é melhor. Todo mundo é supersticioso, e eu não sou diferente – concluiu um dos responsáveis pela recuperação do Flamengo neste Brasileirão, que também já demonstrou sua fé na missa de São Judas Tadeu.

Além do retrospecto, Joel terá ao seu lado a torcida rubro-negra que, assim como ele, também está confiante em uma vitória.

Juvenal Juvêncio: 'A taça é do São Paulo'

Presidente do São Paulo diz que não entregará troféu ao Flamengo

O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, continua irredutível em relação à polêmica sobre a taça de bolinhas: ela é do São Paulo e de mais ninguém. O dirigente descartou passar o troféu para o Flamengo, cujo pentacampeonato brasileiro não é reconhecido pela CBF.

radio l! - Não vou entregar nada. A taça é do São Paulo. Aquele um ou outro que não goste disso - não vou citar nomes - que coma menos - disparou Juvenal

Joel queria Bruno na seleção do Brasileirão\ Natalino exalta trabalho do goleiro nos momentos decisivos\

O fato de Bruno não ter sido um dos três goleiros indicados para a premiação dos melhores do Brasileirão - os escolhidos foram Rogério Ceni, Diego Cavalieri e Felipe - foi reprovado pelo técnico do Flamengo, Joel Santana.

- Eu mesmo conversei com ele e, quando a pessoa é boa, não deve se preocupar muito com isso. No entanto, ele merecia estar nesta lista, pois, quando o Fla precisou, ele estava lá - defende.

Bruno estreou pelo Flamengo na derrota rubro-negra por 2 a 1 para o Internacional, pelo Brasileirão do ano passado, em setembro. O camisa 1 da Gávea tem 74 jogos pelo Rubro-Negro e os títulos da Taça Guanabara e do Estadual, ambos conquistados neste ano.

Com vaga garantida, Júnior pede ajustes no Fla

Ídolo recomenda a contratação de mais jogadores experientes

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Campeão da Libertadores pelo Flamengo há exatamente 26 anos, completos nesta sexta-feira, o ex-jogador Júnior crê que, caso o Rubro-Negro conquiste a vaga na Libertadores, este precisará fazer alguns ajustes na equipe, apostando na contratação de atletas experientes.

- A Libertadores é uma competição que, além de se ter a necessidade de ter bons jogadores, precisa-se de jogadores com uma certa rodagem. Para aconselhar e orientar os mais jovens - explica.

O Capacete, como era chamado devido à vasta cabelereira, classifica a chegada do experiente Fabio Luciano e de Ibson, criado na Gávea, como um marco para o Flamengo na competição.

- Sem dúvida, Fabio Luciano e Ibson constituíram um divisor de águas para o Flamengo chegar aonde chegou. Fabio Luciano chegou arrumando as coisas, orientando. Vimos uma voz de comando ser respeitada. Ele correspondeu às expectativas - concluiu, evitando falar em bons nomes por achar que isto é tarefa para Joel Santana e Kleber Leite

Joel escala Maxi e Jaílton no coletivo

Treinador testa terceira formação esta semana

Joel Santana testou a terceira formação em três coletivos na semana. Desta vez, o treinador manteve Jaílton no meio-de-campo e pôs Maxi no ataque, recuando Renato Augusto.

Na segunda parte do treino, Joel sacou Jaílton e Maxi quando os titulares venciam por 2 a 0 o coletivo. Roger e Obina entraram no time titular. Com a nova formação, Obina e Souza voltavam para a marcação enquanto Roger e Renato Augusto ficavam livres. Mas não due muito certo e os reservas marcaram um gol com Maxi.

Na quarta-feira, Joel Santana testou Léo Medeiros no lugar de Toró, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. E na quinta-feira foi a vez de Roger e Obina começarem como titulares nos lugares de Jaílton e Léo Medeiros.

Nesta sexta-feira, os titulares foram: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Roger), Cristian, Ibson, Renato Augusto; Maxi (Obina) e Souza.

Júnior quer vaga em homenagem à Nação

Ídolo aponta torcida como decisiva na briga pela vaga na Copa Libertadores

Júnior aposta na classificação

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Um dos pilares no título da Libertadores de 1981 - no dia 23 de novembro daquele ano, uma vitória por 2 a 0 sobre o Cobreloa (CHI), em Montevidéu (URU), deu a taça ao Fla -, o ex-jogador Júnior vê no jogo de domingo contra o Atlético-PR a principal chance para o time ratificar a classificação para a principal competição da América do Sul pela nona vez. Para o ídolo, a vaga será um prêmio à Nação Rubro-Negra.

- O fato de jogar em casa contra uma equipe que não tem nenhuma pretensão no Brasileiro facilita. Porém, a vantagem maior é esta energia com a torcida neste ano. A torcida sentiu que poderia ter sido importante e fez o que fez. Na nossa época, eles também faziam isso, mas talvez tivesse mais tranqüilidade em função do nosso time ser muito bom. Neste ano, eles tiveram de participar e, mais uma vez, deram conta do recado - elogia.

Ainda exaltando a torcida do Flamengo, Júnior já escolheu o presente para a massa rubro-negra.

- Como recompensa para o que fez esta torcida, nada mais justo que a vaga na Libertadores - concluiu.

Fla não tem preferência por adversário na semifinal

Rubro-Negro enfrentará o vencedor do confronto entre Petrópolis e América no Estadual de Futsal

LANCEPRESS!

O Flamengo garantiu a sua vaga na semifinal do Campeonato Estadual de Futsal, na última quinta-feira, ao derrotar o Vasco por 6 a 5, na prorrogação. Autor de dois gols na partida, o ala Michel ficou emocionado com a vibração da torcida e espera ansioso pelo próximo adversário, que sairá da disputa entre Petrópolis e América.

- É emocionante. Num clássico como esse entre Vasco e Flamengo, com a torcida presente, acho que não tem emoção maior. Agora, é encarar o Petrópolis ou o América, não podemos escolher - disse.

O adversário do Rubro-Negro na semifinal será conhecido nesta sexta-feira, às 20h, no Ginásio da UCP, no Bigen, em Petrópolis. O time serrano, que venceu por 1 a 0 no jogo de ida das quartas-de-final, tem a vantagem de conquistar a vaga com um simples empate. Caso perca no tempo normal, joga por um novo empate na prorrogação.

Joel testa Roger e Obina entre os titulares

No entanto, Léo Medeiros deve ficar com a vaga de Toró, suspenso

Joel Santana testou uma formação ofensiva no coletivo desta quinta-feira. O treinador escalou Roger e Renato Augusto no meio, tirou Jaílton e pôs Obina ao lado de Souza.

No entanto, Roger acabou revelando que não será titular. Assim, Léo Medeiros deve ser o escolhido para ficar a vaga de Toró, suspenso.

– Sei que vou ficar para o segundo tempo. O importante é contribuir quando entrar – disse o apoiador.