Notícias

Clipp 24/janeiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Protagonista, Jônatas reestréia 'para ser feliz'

Time pega o Cardoso Moreira e clube corre para regularizar Bruno até minutos antes do jogo

Jonatas treina na Gávea para enfrentar o Cardoso Moreira, hoje

RAIO-X DE RENATO AUGUSTO: Exame mostra as marcas dos 11 pinos e das três placas de titânio colocadas na cirurgia do meia, que sofreu afundamento do malar. Ele teve alta ontem do hospital.

Carlos Eduardo Mansur

Quando entrar em campo com a camisa do Flamengo para enfrentar o Cardoso Moreira, hoje, às 19h30m, no Maracanã, Jônatas não será mais o prata-da-casa com um futuro promissor. No reencontro com a torcida, quase um ano e meio após trocar a Gávea pelo Espanyol, o meia vive nova realidade: sobre seus ombros recai a expectativa de manter o poder de marcação e acrescentar criatividade ao time.

- A estréia dá um frio na barriga. Voltar ao Flamengo é o que eu queria. Voltei para ser feliz de novo - disse Jônatas, que não se põe em outro patamar. - Responsabilidade sempre tive. Talvez hoje seja mais valorizado. Saí num grande momento, com o título da Copa do Brasil. Ali, vi que o Flamengo ganhando é coisa linda.

Ele diz como imagina a volta:

- Penso em jogar bem, vencer. Espero corresponder ao que esperam de mim. O clube me deu valor e sou muito grato.

Clube entra com recurso na Fifa contra jogos na altitude

Na volta, ele ganha o lugar de Cristian. Joel Santana vai lançar, ainda, Marcinho no ataque, na vaga de Renato Augusto.

- Jônatas tem grande qualidade. Todos terão chance. Se o time for bem, ótimo. Se não, voltamos ao que era antes.

Joel pediu paciência à torcida. Ele espera jogos apertados no início da temporada. A mesma paciência ele usa para buscar um cobrador de faltas. Desde maio de 2007, quando Renato fez seu último gol de falta antes de deixar o clube, o Flamengo fez só um gol desta forma. O autor, Roger, já deixou a Gávea. Ontem, Leonardo Moura, Ibson, Cristian, Léo Medeiros e até o goleiro Bruno treinaram até serem interrompidos por Joel, que temia desgaste excessivo.

- Vamos achar o batedor. Quanto ao Bruno, é bom ter calma porque isso virou moda. E quando a bola não entrar? Mas, se ele mostrar mais qualidade que os outros, terá vez.

Após comprar de investidores 75% dos direitos econômicos de Bruno, o Flamengo espera o Atlético-MG, com quem o goleiro tinha contrato, enviar a transferência. O clube mineiro exige dos investidores um documento, prometido para hoje, reconhecendo seus direitos sobre 15% de Bruno. O Flamengo pretende escalar o jogador contra o Cardoso Moreira. O boletim diário da Federação é publicado perto das 19h30m, horário do jogo. Se Bruno não jogar, Diego segue no time.

O Flamengo vai recorrer à Fifa contra a decisão da Conmebol de manter jogos da Libertadores em cidades com altitude acima de 2.750m.

Flamengo: Bruno (Diego), Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Toró; Marcinho e Souza. Cardoso Moreira: Macula, Caboclo, Paulo Roberto e Ernanes; Neném, Indio, Rincón, Bruno e Germano; Jordan e Léo Santos. Juiz: Leonardo Garcia Cavalheiro.

TRANSMISSÃO: Premiere e Rádios Globo e CBN

NACIONAL DE BASQUETE

A Confederação Brasileira de Basquete adiou de sexta-feira para domingo, às 11h, na Gávea, a partida entre Flamengo, líder invicto do Campeonato Nacional Masculino, com cinco vitórias em igual número de jogos, e o Iguaçu.

JORNAL DOS SPORTS

Jônatas: a volta do filho arrependido

Jogador reestréia pelo Fla após passagem discreta pelo Espanyol. Marcinho também será titular

Thiago Bokel

Wallace Teixeira/JS

Depois de longos 18 meses de distância, finalmente hoje Jônatas e a torcida do Flamengo se reencontrarão no Maracanã

Como o filho pródigo, que arrependido por ter deixado sua casa, retornou, o cabeça-de-área Jônatas faz hoje, às 19h30min, contra o Cardoso Moreira, no Maracanã, a sua reestréia pelo Flamengo. O pai, ou melhor, a torcida rubro-negra o espera de braços abertos, na esperança de rever aquele jogador que foi o destaque na conquista da Copa do Brasil de 2006. Mas além do antigo capitão, o Fla terá uma outra novidade. O apoiador Marcinho começará jogando pela primeira vez com a camisa rubro-negra.

A saudade era grande, afinal, desde aquele sábado nublado, do dia 5 de agosto de 2006, quando o Flamengo derrotou o Goiás por 1 a 0, gol de Obina, aos 44 minutos do segundo tempo, o torcedor rubro-negro sentia falta do seu maestro. 18 meses após a saída, Jônatas retorna ao clube que lhe deu projeção. Apesar da passagem discreta pelo Espanyol, o estilo do jogador continua o mesmo: pouca conversa e muita trabalho.

Apesar de barrar Cristian, o técnico Joel Santana fez questão de consolar o jogador, e ainda aproveitou para elogiar o novo titular.

“São dois jogadores de qualidades parecidas. O Jônatas sai bem para o jogo e sabe conduzir o time como ninguém. Já o Cristian está saindo com crédito, não é porque ele foi mal contra o Boavista. Quero ver como o Jônatas irá se sair. Estou trocando as peças de acordo com a característica de cada jogador, mas sem modificar a forma de jogar da equipe”, explicou o treinador.

Já Marcinho entra no time credenciado pela bela atuação na vitória sobre o Boavista, quando substituiu Renato Augusto, que sofreu uma fratura na face, e fez a jogada que originou o primeiro gol do Flamengo, marcado por Souza. Agora, a expectativa do jogador é de manter o mesmo nível para se firmar definitivamente entre os titulares.

“Claro que não queria entrar desta forma na equipe, substituindo um amigo que sofreu uma séria lesão. Mas já que apareceu a oportunidade, tenho que procurar corresponder a confiança que o Joel depositou no meu futebol. Quando se entra num time de qualidade como Flamengo, não dá para escolher a posição, jogo até de zagueiro. Vou procurar atuar com simplicidade para tentar agradar”, adiantou Marcinho.

Além disso, o torcedor rubro-negro voltará no tempo quando entrar no Maracanã hoje. Isso porque o técnico do Cardoso Moreira é o ex-jogador Charles Guerreiro, que atuou por aproximadamente cinco anos no Fla.

Presença de Bruno não é certa

O goleiro Bruno ainda não está garantido na partida desta noite. Depois da longa negociação em que foram adquiridos 75% dos direitos econômicos do camisa 1, que pertenciam a um fundo de investimentos, agora outro obstáculo apareceu.

Os investidores enviaram ontem a liberação do goleiro para o Atlético-MG, mas o clube informou, através do seu advogado, Luis Fernando, que ainda possui 15% dos direitos econômicos do jogador, e para liberar a documentação para que o Fla o registre na CBF, quer receber um documento que comprove este direito ao Galo. A promessa do fundo de investidores é que a documentação seja enviada hoje e, assim, Bruno tenha condições de jogo.

Ontem o paraguaio Gavilán foi registrado no Boletim Informativo Diário da CBF. O advogado Michel Assef Filho entrará com um recurso no STJD para tentar a redução da pena do jogador, mas sabe que será difícil, pois o tribunal tem sido rigoroso em casos semelhantes. Ele também adiantou que Diego Tardelli deve ser regularizado hoje, mas o atacante não ficará no banco de reservas, por ainda estar fora de forma.

Esquema com Jônatas não preocupa

Durante o coletivo da última terça-feira, o técnico Joel Santana chegou a testar uma formação com Obina e Souza no ataque. Com isso, o treinador tirou Jaílton  e recuou Jônatas para exercer a função de terceiro zagueiro. Apesar de já estarem afinados com ex-jogador do Ipatinga, os dois zagueiros não se mostraram preocupados com a possível falta de entrosamento, caso Joel opte por este esquema hoje.

"Não acredito nisso, até porque já joguei com o Jônatas. Vai depender do momento, às vezes, pelo resultado do jogo, é preciso arriscar para conseguir a vitória", explicou Angelim.

Já o capitão Fábio Luciano até admite que pode faltar entrosamento, afinal, nunca chegou a atuar com Jônatas, mas enxerga um ponto favorável nesta nova formação, que poderá, inclusive, ser usada durante a temporada.

"Só iremos nos entrosar no decorrer dos jogos. Quando se muda uma peça, é claro que faz diferença, mas podemos superar no campo. O Jõnatas tem muita qualidade e irá se adaptar ao nosso esquema facilmente", previu o capitão rubro-negro.

Conmebol apóia jogos na altitude

O Flamengo sofreu um duro golpe na luta contra a altitude. A Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol, através do seu secretário geral, Eduardo de Luca, deu apoio à Bolívia, em partidas realizadas acima de 2.750m do nível do mar, o que havia sido proibido pela Fifa. Os dirigentes se reuniram na terça-feira na sede da entidade, em Santiago, e ficou acordado que esta medida só será utilizada em partidas das Eliminatórias da Copa de 2010, na África do Sul.

"Não podemos resolver este tema nas Eliminatórias, mas vamos ser solidários à Bolívia e buscar maneiras para pedir que o Comitê Executivo da Fifa estude novamente a decisão. Levaremos bons argumentos e apoiados em uma comissão médico-científica para conversar e tentar manter os jogos na altitude", afirmou Eduardo de Luca.

O Flamengo já enviou uma carta ao presidente Lula e à CBF para se manifestar contra os jogos na altitude. O departamento médico rubro-negro elaborou um relatório sobre o desgaste que os jogadores sofreram no ano passado, quando enfrentaram o Real Potosí, à 4.000m de altitude.

Joel Santana cobra convocação de Bruno

Apesar de ter idade olímpica, o goleiro Bruno não foi convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Dunga. O camisa 1 do Fla estava sendo cogitado para vestira a amarelinha, mas ainda não foi desta vez.

O técnico Joel Santana mostrou seu desapontamento por mais uma vez Bruno não ter sido chamado por Dunga. O treinador do Fla ressaltou a evolução, tanto técnica quanto psicológica, do goleiro em 2007.

"O Bruno é de nível de Seleção, todo mundo sabe disso. Ele cresceu muito no último ano. Não só na técnica como no comportamento, que tem sido exemplar", disse Joel à Rádio Bandeirantes.

O DIA

Na Tropa de Elite da Gávea, ninguém é insubstituível. Mesmo Renato Augusto

Janir Júnior

Rio - Chocado com o enorme edema em seu rosto, Renato Augusto deixou ontem o hospital por uma saída estratégica e em carro com vidros escuros, para não ser fotografado. Pelo exame radiográfico da face do jogador, foi possível ver a complexa cirurgia para corrigir as fraturas; e pela radiografia feita pela comissão técnica diante do problema, uma conclusão: o drama não será usado para incentivar o grupo; servirá, sim, para mostrar que ninguém é insubstituível e que Marcinho tem totais condições de ocupar seu lugar.

Ainda assim, a idéia é oferecer uma vitória hoje, sobre o Cardoso Moreira, às 19h30, no Maracanã, a Renato Augusto. “Isso é comum em casos assim. Mas, diante da analogia que fizemos com o filme chamando o grupo de ‘Tropa de Elite Rubro-Negra’, mostramos que perdemos um soldado, mas temos outro à altura. A corrente perde um elo, mas se refaz com outro”, explica o psicólogo Paulo Ribeiro.

O técnico Joel Santana tem, inclusive, usado o mesmo discurso nas preleções feitas nos treinos da semana. Será assim também antes do jogo de hoje à noite.

Ontem, depois de um pedido da mãe, Salete, para que fossem evitadas fotos e entrevistas, Renato Augusto saiu rapidamente em carro com vidros escuros. O jogador ficará em repouso absoluto até terça-feira, quando irá à clínica do médico Augusto César Lima para ser reavaliado. Durante esse tempo, Renato Augusto manterá dieta com líquidos e alimentos pastosos.

Segundo o médico, os antibióticos e antiinflamatórios receitados para o jogador trazem risco zero em relação à questão de doping. A previsão de volta de Renato Augusto aos gramados segue sendo de sete a oito semanas. “O inchaço é normal, o edema é grande devido ao tipo de cirurgia, mas está tudo ótimo”, disse o médico.

A partir de hoje, o time terá de mostrar que Renato Augusto não é insubstituível. Depois da boa estréia, Marcinho será examinado para provar que tem condições de ser titular.

GAZETA ESPORTIVA

Joel confirma Jônatas e Marcinho no Flamengo

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de um treino recreativo no campo na Gávea na manhã desta quarta-feira, o técnico Joel Santana confirmou a escalação do mesmo time que atuou no coletivo do dia anterior. Ou seja, Jônatas e Marcinho estão entre os 11 titulares que enfrentam o Cardoso Moreira, no Maracanã, nesta quinta-feira.\ Embora tenha sacado o jogador da equipe titular para a reestréia do volante Jônatas, Joel fez questão de ressaltar que Cristian sai com crédito. Marcinho entra na vaga de Renato Augusto, que sofreu uma séria lesão no rosto durante a abertura do Carioca no último domingo, e forma dupla de ataque ao lado de Souza.\

No recreativo desta quarta, empate por 4 a 4 com gols de Nilton, Kléberson (2) e Rodrigo para a equipe verde, e Fábio Luciano, Angelim, Souza e Obina para o time amarelo. O lateral-esquerdo Juan e o apoiador Ibson atuaram como goleiros.

Após dois dias de internação, Renato Augusto deixa hospital\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Dois dias depois de ter sido submetido a uma cirurgia para reparar um afundamento no malar, o meia Renato Augusto recebeu alta nesta quarta-feira, quando deixou o hospital onde estava internado, na zona norte do Rio de Janeiro.\ De acordo com os médicos que acompanham Renato Augusto, o jogador ficará pelo menos 45 dias sem poder jogar e desfalcará o Flamengo durante boa parte do Campeonato Carioca e da primeira fase da Copa Libertadores.\

Sem Renato Augusto, o técnico Joel Santana confirmou nesta quarta-feira, que Marcinho será o seu substituto no jogo contra o Cardoso Moreira, nesta quinta, no Maracanã. Já o volante Jônatas ganhou a posição de Cristian.

Flamengo na espera para regularizar Bruno\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Um dos principais jogadores do Flamengo em 2007, o goleiro Bruno vem enfrentando problemas para entrar em campo neste ano. Tudo porque o Rubro-Negro ainda não conseguiu regularizar a situação do jogador na Federação de Futebol do Rio de Janeiro e na CBF.\ Nesta quarta-feira, a diretoria do Flamengo confirmou que já efetuou o pagamento de 700 mil euros, referentes à primeira parcela da compra de 75% dos direitos econômicos de Bruno. Os outros 25% por cento agora estão divididos entre a MSI (10%) e o Atlético-MG (15%).\

Para liberar a transferência para o Flamengo, o Atlético-MG exige que o grupo de investidores da MSI envie uma documento por escrito, garantindo o direito do Galo sobre 15% dos direitos econômicos de Bruno. A MSI promete resolver o caso até esta quinta-feira, quando Bruno poderá ver sua novela ter um fim.

Sem Renato Augusto, Flamengo tenta a segunda vitória\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Tentando deixar de lado a tristeza com a lesão sofrida pelo meia Renato Augusto, o Flamengo vai atrás de sua segunda vitória no Campeonato Carioca. Nesta quinta-feira, em jogo que fecha a segunda rodada, o Rubro-Negro encara o Cardoso Moreira, às 19h30 (de Brasília). A equipe da Gávea estreou com uma vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, mesmo placar da derrota do Cardoso no último final de semana, para o Fluminense.\ O técnico Joel Santana aproveitou os treinamentos desta semana para tentar ajeitar o Flamengo sem Renato Augusto. No jogo desta quinta, o treinador optará pela entrada de Marcinho, meia de origem, mas que formará dupla de ataque com Souza.\

'É claro que o Renato vai fazer falta, mas vamos procurar suprir a sua ausência da melhor maneira possível', comentou Joel. Marcinho garante que o fato de jogar fora de sua posição não o atrapalhará. 'Independente da posição, eu quero estar em campo. Em um elenco da qualidade do Flamengo não podemos ficar escolhendo posição.'

Titular pela primeira vez desde que chegou do Atlético-MG, Marcinho comemora discretamente a oportunidade de se firmar no Flamengo.'É claro que ninguém gosta de entrar na equipe desta maneira, com um companheiro se machucando. Mas venho trabalhando muito para mostrar ao Joel que posso ser útil para o Flamengo', afirmou Marcinho, que se destacou na estréia ao entrar no segundo tempo e dar o passe para o gol de Souza.

Uma outra novidade no Flamengo fica por conta da reestréia do volante Jônatas no Flamengo. Contratado por empréstimo junto ao Espanyol-ESP, o jogador teve sua documentação regularizada e ganha a posição de Cristian.

Depois de ver o Flamengo enfrentar dificuldades para vencer na primeira rodada, na qual a equipe só conseguiu seus gols no segundo tempo, o zagueiro Fábio Luciano admite que o condicionamento ainda não é o ideal, o que pode trazer novas complicações diante do Cardoso Moreira. 'No início da temporada não dá para fazer pressão. Vamos ter um pouco de dificuldades contra essas equipes de menor investimento', salientou.

No Cardoso Moreira, um dos mais empolgados com o jogo desta quinta-feira não estará no campo e, sim, no banco de reservas. Depois de passar cinco anos de sua carreira de jogador defendendo as cores do Flamengo, o hoje técnico Charles Guerreiro vive a expectativa do reencontro com a torcida rubro-negra.

'Vai ser uma satisfação imensa de chegar ao Maracanã e ver essa torcida maravilhosa do Flamengo, que mexe com o jogador dentro de campo. Com uma torcida dessas o jogador tem a obrigação de sair de dentro de campo com a camisa pesando quatro quilos de suor.'

O treinador confirmou que irá manter o seu time no esquema 3-5-2 para o segundo compromisso no Carioca. Charles Guerreiro se disse satisfeito com o rendimento de seus jogadores na derrota para o Fluminense.

'Independente do resultado negativo, eu gostei do time nessa partida contra o Fluminense e quebramos essa ansiedade da estréia. O time sentiu um pouco, mas mesmo assim se comportou bem', comentou Charles.

PELÉNET

Na espera por Bruno e com Jônatas, Fla pega o Cardoso Moreira

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Tido como um dos favoritos para vencer o Campeonato Estadual, o Flamengo terá pela frente o debutante Cardoso Moreira, nesta quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da competição.

Enquanto o Rubro-Negro superou o Boavista por 2 a 0, no último domingo, a equipe comandada pelo técnico Charles Guerreiro tentará se reabilitar, uma vez que perdeu pelo mesmo placar para o Fluminense, no Maracanã.

Para este duelo, o técnico Joel Santana ainda não sabe se poderá contar com o goleiro Bruno, que segue com a sua documentação irregular. Porém, o Rubro-Negro tem até às 18h desta quinta-feira para poder acertar a situação do jogador. Caso o titular não possa atuar, Diego será mantido.

Em contrapartida, o Flamengo obteve sucesso no caso de Jônatas e o volante poderá reestreiar com a camisa rubro-negra. Ele fica com a vaga de Cristian e formará o setor com Jaílton, Toró e Ibson.

Outra novidade fica por conta da decisão do treinador Joel Santana de optar pela entrada do meia Marcinho na vaga de Renato Augusto, que sofreu um afundamento do malar na partida do último domingo e só voltará aos gramados em 45 dias.

O comandante rubro-negro espera que mesmo após a derrota na estréia da competição, o Cardoso Moreira não vá para o ataque na partida desta quinta-feira.

"Eles devem jogar bem atrás, com três zagueiros e três volantes, com uma marcação muito forte e partindo para os contra-ataques. Temos que ter inteligência, e não forçar as jogadas individuais pelo meio, algo que fizemos contra o Boavista. Eu quero uma equipe que saiba definir o jogo na hora certa", disse.

Não satisfeito com o rendimento ofensivo do time na estréia na Série A, Charles Guerreiro promoverá mudanças no ataque. Ele sacou Jordan e colocou Vagner Carioca para dividir a responsabilidade dos gols com Léo Santos.

O comandante do time cardosense não aceita outro resultado, senão o triunfo diante do clube pelo qual tem um carinho especial. "Gosto muito do Flamengo e todos sabem disso, mas estou no comando do Cardoso Moreira e vamos buscar a vitória", enfatizou.

Contra altitude, Flamengo vai entrar com recurso em Tribunal da Fifa

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo não aceitou "calado" a decisão tomada nesta terça-feira pela Conmebol, que se colocou, por unanimidade, a favor da realização de jogos acima da altitude considerada saudável pelos rubro-negros, 2.750 metros. O departamento jurídico do clube da Gávea irá entrar com um recurso no Tribunal de Arbitragem da Fifa, em Zurique, na Suíça.

Na Copa Libertadores do ano passado, time do Flamengo sofreu na altitude de Potosí

"A Fifa fez o que ela podia e ficou ao nosso lado. Mas isso cabia à Conmebol, que não nos apoiou. Então vamos recorrer a este tribunal, que é o indicado pela Fifa. A intenção não era essa, mas foi o que nos restou", afirmou o presidente rubro-negro, Márcio Braga.

Na última quinta-feira, os advogados do Flamengo protocolaram uma representação à Fifa solicitando o apoio da entidade máxima do futebol. No dia anterior (quarta, dia 16), Márcio Braga já determinara que um oficio fosse enviado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para que a entidade se posicionasse em defesa da saúde dos atletas brasileiros.

Apesar de todo o movimento contra jogos em altitude elevada, o Rubro-Negro ainda não tem a confirmação se irá disputar pela Libertadores alguma partida em tal condição. Isso dependerá, na verdade, do confronto entre Cienciano-PER e Wanderers-URU na fase eliminatória do torneio continental. O time peruano manda seus jogos em Cuzco, 3.400 metros acima do nível do mar.

Em 2007, o Flamengo sofreu na pele os efeitos de atuar em situação tão adversa. Na primeira rodada da Libertadores, a equipe encarou o Real Potosí, da Bolívia, em Potosí, a cerca de 4.400 metros de altitude e empatou em 2 a 2.

No intervalo da partida, alguns jogadores do time carioca passaram mal e precisaram inalar oxigênio. Dentre todos, o jovem Renato Augusto foi o que mais sentiu e por pouco não desmaiou.

Após o jogo, o vice-presidente de futebol rubro-negro, Kleber Leite, disparou contra a Conmebol e disse, enfurecido, que o Flamengo "nunca mais jogaria naquelas condições". Desde então o clube da Gávea iniciou uma luta incessante contra altitude.

Flamengo esclarece caso Bruno e goleiro deve jogar nesta quinta

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A assessoria do Flamengo divulgou nesta quarta-feira nota oficial afirmando que o clube já adquiriu 75% dos direitos econômicos do goleiro Bruno e, inclusive, depositou na última semana os 700 mil euros na conta do grupo de investidores (MSI) a qual o arqueiro pertencia. Este valor equivale somente à primeira parcela do pagamento.

Na nota, foi ressaltado também que o Atlético-MG, clube onde Bruno foi revelado, ainda detém 15% dos direitos sobre o jogador e, por isso, tem de receber da MSI uma autorização para liberar a transferência do goleiro.

Com esta etapa concluída, o Flamengo poderá enfim inscrever o atleta na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) e escalá-lo já no jogo contra o Cardoso Moreira, nesta quinta, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

Para isso, porém, a autorização terá de chegar à Federação antes das 18h, horário de encerramento das atividades da entidade. De acordo com a diretoria rubro-negra, o grupo de investidores deve sanar as pendências em tempo hábil.

Renato Augusto recebe alta e já está em casa

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Como já era esperado, Renato Augusto recebeu alta no fim da manhã desta quarta-feira e já está em casa. O meia do Flamengo foi submetido na segunda a uma cirurgia para reconstituição de alguns ossos do lado direito da face. Os médicos implantaram no local três placas de titânio e 11 pinos.

De acordo com o cirurgião responsável pelo procedimento, Augusto César Lima, o apoiador ficará em repouso absoluto até a próxima terça-feira e será medicado com antiinflamatório e antibiótico. O médico ressaltou ainda que a partir desta quinta Renato já poderá se alimentar normalmente.

A previsão de volta aos gramados é de aproximadamente 45 dias, podendo ser reduzido conforme a resposta dada pelo atleta.

Renato Augusto se machucou após choque com o zagueiro Hélton, do Boavista, em partida vencida pelo Rubro-Negro por 2 a 0, no Maracanã e válida pela rodada inaugural do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

GLOBOESPORTE

Marcinho: 'Jogar no Fla é o sonho de todos'

Jogador comemora chance de iniciar a partida contra o Cardoso Moreira, nesta quinta

Fred Huber

Marcinho não se incomoda de jogar fora da sua posição de origem

A primeira impressão do torcedor do Flamengo com o meia Marcinho foi das melhores. O jogador entrou na partida contra o Boavista, mostrou muita vontade e ainda deu o passe para o gol de Souza. A impressão que o atleta tem com o clube e com a torcida não fica atrás. Quarta-feira, ele disse que realiza um sonho ao ter a oportunidade de vestir a camisa rubro-negra.

- Todo jogador brasileiro tem o sonho de jogar na seleção e no Flamengo. Não tem quem não queira estar ao lado dessa torcida maravilhosa - afirma.

Marcinho terá a oportunidade de ser titular na partida contra o Cardoso Moreira, quinta, no Maracanã. Ele, que é apoiador de origem, jogará no ataque na vaga de Renato Augusto, que ficará fora do time de seis a sete semanas.

- Graças a Deus apareceu esta oportunidade, espero agora fazer um bom papel para permanecer. Não esperava a chance tão rápido, mas já que chegou tenho que agarrar. Independente da posição, no meio ou no ataque, quero é jogar. Para mim não tem mistério nenhum, é só entrar com vontade. O mais importante é o time vencer - diz.

Na volta de Jônatas, Fla encara o Cardoso

Rival do Rubro-negro tem personagens intimamente ligados à história do time da Gávea

Cahê Mota e Fred huber

O calado Jônatas volta ao Fla depois de uma passagem pelo Espanyol

A partida entre Flamengo e Cardoso Moreira, nesta quinta-feira, às 19h30m, no Maracanã, terá muitas atrações, principalmente para os torcedores rubro-negros. Uma delas será a reestréia do volante Jônatas, e as outras estão no lado rival. O técnico do Cardoso é Charles Guerreiro, que jogou no Fla na década de 90, e, além dele, Rodrigo, filho do ídolo Júnior, deverá estar em campo. A equipe da Gávea, com três pontos no Carioca, busca outra vitória para se manter 100%, e o time do norte-fluminense busca a reabilitação após a derrota para o Flu na estréia.

Jônatas faz a reestréia

Joel Santana afirma que a equipe é como um sapato novo: precisa amaciar

O técnico Joel Santana não faz mistério para escalar sua equipe. A única dúvida do treinador é se vai contar com o goleiro Bruno, que ainda não teve a documentação regularizada. Ele confirmou a entrada de Jônatas (que, avesso às entrevistas, nem foi apresentado oficialmente) na vaga de Cristian e a de Marcinho na de Renato Augusto, que ficará de seis a sete semanas inativo. Sempre com sua forma inconfundível de se expressar, Joel lembrou que será preciso ter paciência com a equipe, que ainda está recuperando a melhor forma de atuar.

- Não acredito que o time vai ter uma melhora acentuada, só lá pela quarta ou quinta rodada, com o decorrer dos jogos. Início de temporada é assim. É com se fosse um sapato: no primeiro dia que você coloca incomoda, mas depois vai amaciando - compara.

O comandante rubro-negro prevê que, assim como a maioria dos times de menor investimento, o Cardoso jogará fechadinho contra o Fla. Ele diz que a melhor forma de furar o bloqueio adversário é jogar pelos lados do campo.

- Eles vão jogar fechados, jogando no nosso erro, provavelmente com três zagueiros e três volantes. O que não podemos fazer é forçar o jogo pelo meio, como fizemos na estréia. Temos que ser rápidos e objetivos - afirma.

Aposta nos rubro-negros

Rodrigo, filho de Júnior, pede a compreensão da torcida do Fla

A tabela foi ingrata para o Cardoso Moreira. Depois de ser derrotado pelo Flu na estréia, o time confia que a zebra apareça no Maraca. Para isso, conta com a presença de dois personagens que conhecem muito bem o Rubro-Negro: o treinador Charles Guerreiro e o meia Rodrigo Gama. Campeão carioca em 91 e Brasileiro em 92 pelo time da Gávea, Charles não esconde a emoção de voltar ao palco onde foi batizado com o apelido que virou marca.

- Vivi muitos momentos inesquecíveis no estádio com a camisa do Flamengo. Vai ser importante reencontrar a torcida que fui ídolo. Eles me colocaram o apelido de Guerreiro. Mas agora busco o melhor pelo Cardoso Moreira, espero que eles entendam isso - diz o ex-lateral-direito e volante, que vestiu a camisa do Fla pela última vez na decisão do Carioca de 1995.

Com Rodrigo, a ligação com o Fla é ainda mais estreita, está no sangue. Filho de Júnior, um dos maiores ídolos do clube, ele não teve muita sorte nas categorias de base do clube e pode fazer sua estréia como profissional no Maracanã justamente contra o time de coração.

- Já joguei contra o Flamengo na base, pelo Fluminense, CFZ, Madureira... Sempre me perguntam sobre como vai ser, mas preciso estar tranqüilo. Estou batalhando pelo meu espaço. Sempre fui torcedor de ir para a arquibancada, conheço todos os gritos, e dentro de campo vou tentar pensar que esses cantos são para me incentivar. Espero que a torcida também entenda o meu pai. Neste momento não é torcer contra o Fla, mas a favor do filho - pede Rodrigo, que recebeu da diretoria cardosense a promessa de regularização da documentação a tempo de ser escalado.

Para surpreender o favorito Flamengo, o filho de Júnior dá a dica.

- Não adianta só defender como contra o Fluminense. Água mole em pedra dura uma hora fura. Temos que entrar mais ligados para encaixar um contra-ataque decisivo.

Fla levará questão da altitude até o fim

Assessor jurídico da presidência minimiza importância de reunião realizada pela Conmebol

Fred Huber

Em Potosí, na Bolívia,  alguns atletas sofreram com os efeitos da altitude

A briga da diretoria do Flamengo contra a realização de partidas em altitudes superiores a 2.750 metros ainda promete ter muitos capítulos. Após a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgar seu apoio à postura liderada pela Bolívia de realizar jogos na altitude, contrariando a proibição ditada pela Fifa, o clube acena com a possibilidade de entrar com um recurso no Tribunal de Arbitragem da entidade, na Suíça.

- O Flamengo vai preparar uma ação para que eles julguem. Temos uma decisão que é baseada em um laudo médico da Fifa. Não estamos de picuínha, mas vamos levar isso até o fim. Seria muito triste se insistissem com isso. Dizem que sempre jogaram nessa altitude, mas agora há um estudo profundo que diz que os jogadores correm risco nestas condições. O argumento do clube é o mesmo da Fifa, e deve ser observado em todas as competições - afirma o assessor jurídico da presidência do Fla, Pedro Trengrouse.

Trengrouse minimizou a importância da reunião da Conmebol. Segundo ele, o encontro dos representantes foi apenas um ato político, e lembrou que alguns dos dirigentes que lá estavam são representantes da Fifa (que restringiu partidas em altitudes elevadas).

- Esta reunião não era para tratar de Libertadores, mas sim das Eliminatórias. Se reuniram para um ato político, para pressionar. Hoje não poderiam fazer os jogos que eles querem na Bolívia. Ricardo Teixeira (presidente da CBF), Nicolás Leoz (presidente da Conmebol) e Julio Grondona (presidente da AFA) são representantes da Fifa e aprovaram esta restrição. Parece que estão jogando para a platéia, ou até mesmo uma forma de dar satisfação a estes países – diz.

A diretoria rubro-negra já havia enviado para a CBF um pedido para que a entidade defendesse na Conmebol a decisão tomada pela Fifa, mas, segundo Trengrouse, nenhuma atitude foi tomada até o momento.

- O clube não pode se dirigir diretamente à Conmebol, tem que se dirigir primeiro à CBF. O presidente Marcio Braga já encaminhou este pedido de restrição, mas a CBF até agora não se manifestou - declara.

O Flamengo está no Grupo 4 da Libertadores, e ainda não tem confronto confirmado em altitude elevada. Isso ocorrerá se o Cienciano-PER eliminar o Wanderers-URU na fase eliminatória da competição. Os peruanos mandam seus jogos em Cuzco, a 3.400 metros acima do nível do mar.

Bruno será regularizado nesta quinta

Investidores afirmam que a transferência do goleiro será efetuada sem qualquer problema

Bruno deve enfrentar o Cardoso Moreira

O diretoria do Flamengo informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que adquiriu 75% dos direitos econômicos referentes aos direitos federativos do goleiro Bruno e que já pagou desde a semana passada a primeira parcela no valor € 700 mil e aguarda que o Atlético-MG receba dos investidores a indicação para autorizar a transferência do jogador.

Nesta quarta, o Flamengo foi comunicado pelo advogado do Atlético, Luis Fernando, que 15% dos 25% restantes continuam pertencendo ao clube mineiro e que, para autorizar a transferência de Bruno precisa receber um documento dos investidores que reconheça seu direito.

Para tranqüilizar a diretoria do Fla, os investidores afirmam que até esta quinta a transferência será efetuada. Portanto, Bruno deverá estar liberado para enfrentar o Cardoso Moreira, à noite, no Maracanã.

Libertadores: conheça o local da estréia

Dia 13 de fevereiro, Fla enfrenta o Coronel Bolognesi no Estádio Modelo Jorge Basadre

As arquibancadas do estádio do Bolognesi são bem próximas ao gramado\ O pontapé inicial do Flamengo na luta pelo título da Taça Libertadores acontece no dia 13 de fevereiro, contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru. O palco será o Estádio Modelo Jorge Basadre, com capacidade para 20 mil pessoas. A diretoria rubro-negra já enviou um representante ao local para verificar as condições, o coordenador Sergio Helt. Ele tirou fotos do local para mostrar aos jogadores e comissão técnica. A logística do clube para esta primeira batalha já está praticamente definida. A dúvida ainda é a rota aérea que os jogadores seguirão até chegar a Tacna. Os responsáveis trabalham para evitar o máximo o desgaste dos atletas.\

Renato Augusto deixa o hospital

Médico diz que o jogador está bem disposto e que será reavaliado na manhã desta quinta

Fred Huber

O meia Renato Augusto deixou, no início da tarde desta quarta-feira, o hospital em que estava desde que foi operado para reconstituição dos ossos da face fraturados. Ainda com o local da cirurgia inchado, o jogador do Flamengo saiu do local evitando os fotógrafos, em um carro com vidros escuros. O médico Augusto César Lima, que operou o atleta, disse que Renato estava bem disposto e apresentando sinais de melhora. Ele será examinado uma vez por semana até estar totalmente recuperado.

Joel confirma Jônatas e Marcinho no time

Treinador do Fla afirma que todos os jogadores terão a oportunidade de mostrar serviço

Fred Huber

Jônatas reestréia pelo Flamengo nesta quinta, contra o Cardoso Moreira

O técnico Joel Santana confirmou nesta quarta-feira que pretende escalar o mesmo time que utilizou no coletivo de terça, na Gávea, com Jônatas e Marcinho entre os titulares. O comandante rubro-negro exaltou o potencial do volante, que fará sua reestréia no Fla. Joel fez questão de ressaltar que Cristian sai da equipe com muito crédito.

- O time deve ser o mesmo que começou ontem. O Cristian e o Jônatas são jogadores de qualidade parecida. Conheço ele (Jônatas) desde 2005, faz bem essa função, tem um bom passe. O Cristian sai do time com crédito - afirma.

Sobre Marcinho, que entrará na vaga de Renato Augusto e fará dupla de ataque com Souza, Joel Santana lembrou que o jogador entrou muito bem contra o Boavista. O treinador disse ainda que todos os jogadores terão oportunidade de mostrar trabalho.

- O Marcinho entrou bem contra o Boavista. Perdemos o Renato (Renato Augusto), a idéia inicial era jogarem os dois juntos. Vamos ver como ele se sai. Todos terão chance no time - diz.

O treinador comandou na manhã desta quinta-feira, na Gávea, um animado recreativo. Os dois goleiros foram Juan e Ibson, substituído posteriormente por Rodrigo Arroz.

LANCE

Fla encara Cardoso Moreira com novidade

Primeiro jogo da história das duas equipes terá retorno de Jônatas

LANCEPRESS!

Depois de uma estréia sem muito brilho contra o Boavista (vitória por 2 a 0), o Flamengo tentará sua segunda vitória no Campeonato Carioca, desta vez contra o Cardoso Moreira (que perdeu para o Fluminense pelo mesmo placar), no Maracanã, às 19h30min, nesta quinta-feira.

A partida terá como principal atrativo a volta de Jônatas ao Rubro-Negro, no primeiro confronto da história entre as duas equipes. Tanto Flamengo quanto Cardoso Moreira terão modificações em relação ao primeiro jogo de cada um no campeonato.

Pelo lado do Rubro-Negro, Joel Santana não poderá contar com Renato Augusto, que fez cirurgia no osso malar e ficará parado por dois meses. No seu lugar entrará Marcinho, que teve boa atuação contra o Boavista e ganhou uma chance entre os titulares. Mas a principal mudança no meio-de-campo é a saída de Cristian e a entrada de Jônatas.

O volante disputou sua última partida pelo Flamengo em 2006 e volta a ser titular contra o Cardoso Moreira. Jônatas não participou da estréia porque não tinha sido regularizado a tempo. Apesar da mudança, Joel Santana fez questão de elogiar Cristian :

- Cristian e Jônatas têm qualidades parecidas. Conheço o Jônatas desde 2005 e ele faz bem a função, marca bem e tem uma boa saída de bola. Mas garanto: o Cristian sai com crédito. Vamos fazer um revezamento dentro das necessidades da equipe, já que o elenco do Flamengo é muito equilibrado - afirmou Joel.

Sobre esta quinta-feira, o treinador espera um jogo complicado em razão da forma de atuar do Cardoso Moreira. Para evitar as dificuldades, Joel pediu para o time não forçar jogadas individuais pelo meio, como fez contra o Boavista.

- É uma equipe que possivelmente vai jogar bem fechada atrás, com três zagueiros e três volantes, com uma marcação muito forte e partindo para os contra-ataques. Temos que ter inteligência. Quero uma equipe que saiba definir na hora certa - disse Joel, que acha normal os resultados apertados nesse inicio de temporada.

Já pelo lado do Cardoso Moreira, que em sua primeira participação no Estadual pega de cara a dupla Fla-Flu, a grande atração está no banco de reservas. O técnico Charles Guerreiro irá se reencontrar com o clube em que atuou entre 1991 e 1995. E tentará surpreender em pleno Maracanã. Para isso mudará a equipe.

Como contra o Fluminense o Cardoso Moreira pouco assustou, Charles Guerreiro mudou o ataque. Tirou Jordan, que não foi bem na estréia e escalou Vágner Carioca ao lado de Léo Santos. O treinador não quer pensar apenas em empatar e sonha com uma possível vitória no Maracanã.

- Meu objetivo é calar o Maracanã, apesar de ser Flamengo, pois estou começando minha carreira de treinador. Quem sabe com uma vitória a torcida não canta o meu nome? - indagou.

Marcinho vai entrar com a 22 nesta quinta-feira

Apoiador diz que não tem qualquer preferência por posição no Fla

LANCEPRESS!

Com a camisa 10 aposentada enquanto Renato Augusto estiver fora, Marcinho, que entrará em seu lugar, deve usar a de número 22 no Flamengo. O apoiador, que entrou bem contra o Boavista, ressaltou a qualidade técnica e o entrosamento do time.

– Nossa equipe tem muita qualidade no passe e joga para frente, com o objetivo de vencer sempre. É bom entrar em um time que já está armado, como o nosso – disse Marcinho, para, depois, ser diplomático ao falar sobre onde prefere jogar.

– Já atuei em várias posições e não tem mistério, o importante é entrar com vontade. O time tem muita qualidade e, por isso, não dá para ficar escolhendo posição. Se precisar, jogo até na lateral – garantiu o jogador.

Presidente do Cardoso Moreira é flamenguista

Dirigente aposta em vitória por 2 a 1 sobre o Fla, contrariando seu desejo

Alexandre Cozendey não esconde seu amor pelo Cardoso Moreira

Fred Gomes RIO

Vermelho e preto não são apenas as cores do Cardoso Moreira. Alexandre Cozendey, presidente, Charles Guerreiro, técnico, e Rodrigo, filho de Júnior e volante da equipe - este ainda não regularido no BID -, são torcedores do Flamengo.

O presidente do clube não escondeu o carinho pelo clube mais popular do Brasil em declarações ao LANCENET!. O clube da Gávea e o Cardoso Moreira se enfrentam nesta quinta-feira, às 19h30min, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Carioca.

Questionado sobre se seu amor pelo Fla ficou no passado devido ao vínculo com o Cardoso, Cozendey negou veementemente:

– Continuo torcendo pelo Fla, mas quinta-feira torcerei pelo meu Cardoso. Nosso objetivo que é permanecer na Primeira e até ser uma surpresa na competição. Chamarei até excelentes jogadores do Fla de ruins de bola, de pé-duro - divertiu-se.

Apesar de firmar que seu coração só baterá pelo Cardoso, o presidente do clube da região Norte Fluminense arriscou um placar negativo:

- Creio que será 2 a 1 para o Flamengo, mas quero o contrário. Se meu time ganhar, saiba que eu vou pular muito naquele Maraca. O pior é que a maioria da minha diretoria é de vascaínos. Ou seja, tirarão onda comigo por ter vencido meu clube de coração. Mas não há problema, depois venceremos o Vasco - brincou.

O vermelho e o preto da camisa do Cardoso Moreira é visto por Cozendey como outra forma de aproximá-lo do Flamengo.

– Sempre que vejo meu Cardoso jogando, lembro-me do meu Flamengo. Tenho 34 anos e, desde 1988, nunca perdi os jogos que o Fla fez em Campos (cidade que fica a 50km de Cardoso Moreira). No Maracanã, vi o Flamengo conquistar o tri do Brasileiro - em 1983 - e o inesquecível tri estadual de 2001 - recordou.

Renato Augusto inicia fisioterapia semana que vem

Apoiador está otimista e diz que lance da contusão foi involuntário

LANCEPRESS!

Apesar de Renato Augusto não ter falado com a imprensa em sua saída do Hospital Pasteur, no Méier, o cirurgião cérvico-facial responsável por sua operação, Augusto César Lima, transformou-se numa espécie de porta-voz do jogador. Segundo o médico, o camisa 10 rubro-negro não poderia estar melhor.

radio l! - Ele está ótimo, feliz, e vai começar a recuperação em casa. Devo fazer uma revisão na casa dele na sexta-feira, e terça ele irá ao meu consultório - explicou. (Clique e ouça)

Para provar que o processo de recuperação de Renato Augusto está avançado, Dr. Augusto garantiu que no início da próxima semana ele já estará realizando fisioterapia, o que geralmente leva um tempo maior para ocorrer.

radio l! - Acredito até que na próxima semana ele já iniciará a fisioterapia - disse. (Clique e ouça)

Sobre o lance, que ocorreu com o zagueiro Hélton, do Boavista, Renato está tranqüilo e ciente de que não houve má intenção do companheiro de profissão.

radio l! - Ele tem repetido que foi um acidente de trabalho, que o outro jogador não teve culpa. Ou seja, ele tem estado sempre muito otimista - concluiu. (Clique e ouça)

O prazo de sete semanas para volta aos gramados foi mantido pelo médico.

Charles Guerreiro ansioso para rever a Nação

Técnico do Cardoso Moreira diz que viverá emoção nesta quinta

Charles mata a saudade da bola

Fred Gomes RIO

Com 251 jogos em seu currículo como jogador do Flamengo, o ex-jogador Charles Guerreiro, atualmente técnico do Cardoso Moreira, revelou ao LANCENET! que viverá uma emoção especial nesta quinta-feira, quando sua equipe enfrentará o clube de maior torcida do Brasil.

- Será uma emoção muito grande e estou muito feliz, pois foi o time que me projetou, onde fui ídolo, fiz história e conquistei a torcida. De repente, a torcida vai gritar meu nome ou fazer uma homenagem - vislumbra o ex-jogador rubro-negro.

Sem problemas em assumir seu amor pelo Rubro-Negro, Charles garante que é torcedor do Flamengo desde os tempos de sua infância, no Pará, terra natal do treinador.

- Sou Flamengo, meu sonho de infância era jogar no clube e ganhar o apelido de Guerreiro foi uma glória para mim. Hoje em dia até perguntam se meu sobrenome é Guerreiro - diverte-se.

A paixão pelo clube da Gávea, no entanto, não será capaz de tirar sua vontade de vencer o time de Joel Santana. Charles vê a vitória como um crescimento na carreira, além de uma oportunidade de ser ovacionado pela torcida rubro-negra.

- Meu objetivo é calar o Maracanã, pois uma vitória será importante para mim. Estou começando como treinador e um triunfo me levantará e, talvez, até a torcida do Fla grite meu nome - justifica-se.

Vaga de Renato Augusto tem dado o que falar

Até Djalminha e Evaristo de Macedo dão seus pitacos sobre o melhor substituto

LANCEPRESS!

Não são apenas Joel Santana e a torcida rubro-negra que estão ligados em quem ganhará a vaga de Renato Augusto no ataque do time. Formado nas categorias de base do Fla, o ex-craque Djalminha já tem seu preferido:

radio l! - Acho que poderia entrar o Marcinho, principalmente porque quando teve a oportunidade foi bem. Deveria ter uma chance - sugeriu. (Clique e ouça)

Outro que tem uma estreita ligação com o Rubro-Negro é o veteraníssimo técnico Evaristo de Macedo. Ex-jogador e ex-treinador do clube, ele afirmou á Rádio L! que prefere ver Diego Tardelli ou Obina ao lado de Souza.

radio l! - O Renato Augusto, na realidade, estava improvisado. Então, acho que naquela posição poderia entrar o Tardelli ou até o Obina. São as melhores opções no momento - opinou. (Clique e ouça)

Joel, entretanto, deverá mesmo ouvir Djalminha. O apoiador Marcinho treinou na vaga do de Renato Augusto e, ao que tudo indica, enfrentará o Cardoso Moreira. Além disso, Jônatas reestreiará ao ocupar a vaga de Cristian.

Joel Santana pretende adotar rodízio no Fla

Natalino lembra que o Rubro-Negro disputará três competições

LANCEPRESS!

O técnico do Flamengo, Joel Santana, pretende adotar o rodízio de jogadores durante o Campeonato Carioca, Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores.

- Vamos jogar três competições e é natural que aconteca o rodízio de jogadores. Por isso que pedi reforços e fui prontamente atendido pela diretoria - comentou o treinador em entrevista à Rádio Tupi.

Joel garantiu que o Campeonato Carioca também é prioridade na Gávea.

- Queremos conquistar o bi. Acho que o time está amadurecendo e, no máximo até a quarta rodada, a equipe estará no nível que eu quero.

O Flamengo volta à campo nesta quinta-feira, contra o Cardoso Moreira, às 19h30min, no Maracanã