Notícias

Clipp 24/dezembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Renato Augusto não quer ser um quebra-galho

Jogador reivindica a volta ao meio de campo do Flamengo

"O meio de campo é o lugar do craque", diz o verso do grupo mineiro Skank. No Flamengo, todos querem jogar no setor, que foi o mais reforçado pela diretoria. Depois de passar seis meses improvisado no ataque, Renato Augusto pretende manter a camisa 10, mas atuando em sua posição de origem, o meio-campo.

- Não quero ser um quebra-galho, como fui durante seis meses. Minha posição de origem é o meio de campo e vou lutar para recuperar o espaço - disse Renato Augusto.

A concorrência é grande. São mais de dez jogadores para quatro vagas. Kléberson, Gavilán e Jônatas foram contratados recentemente e dificilmente serão reservas. No último jogo do time no Brasileiro, o meio foi composto Jailton, Cristian, Ibson e Toró. Renato Augusto e Souza formaram o ataque.

Toró aposta na versatilidade para ficar entre os titulares

O vice de futebol, Kleber Leite, teria preferência por Jônatas, Kléberson, Ibson e Renato Augusto. Mas Joel Santana ainda não decidiu e só vai começar a pensar no assunto no próximo ano. Insatisfeito, Renato Augusto ficaria tentado a deixar o clube. No entanto, a multa rescisória de R$30 milhões seria um entrave:

- Vamos ver o que acontece. Amadurecei muito e saberei brigar com inteligência.

Outro jogador que está com a vaga ameaçada é Toró, que não demonstra preocupação:

- Minha versatilidade conta a favor. Posso ser volante ou meia. Onde o Joel me colocar, eu jogo - disse.

ESTADUAL DE NATAÇÃO

O Flamengo se sagrou Campeão Estadual Absoluto de Natação de 2007, em disputa anteontem, no Parque Aquático Júlio Delamare.

Jornal dos Sports

Carrossel rubro-negro

Com Jônatas e Kleberson, meio-de-campo do Fla ganhará uma nova cara

Thiago Bokel

Kleberson corre na Gávea: ele é um dos intocáveis no novo meio-de-campo do Fla

Jaílton, Cristian, Ibson e Toró. O meio-de-campo utilizado pelo técnico Joel Santana na reta final do Brasileiro, que conseguiu a classificação para a Libertadores, ficará na memória dos torcedores, mas dificilmente estará presente na estréia do time no Carioca, dia 20 de janeiro, contra o Boavista, no Maracanã. Com as contratações de Kleberson, de Jônatas, do paraguaio Gavilán, e de Marcinho, o treinador ganhou um leque de opções para montar o seu time ideal.

No entanto, apenas os dois primeiros deverão começar o ano entre os titulares. Isso porque mais um atacante será contratado para formar dupla com Souza. Mas como a diretoria está tendo muitas dificuldades em encontrar esse jogador, pode ser também que Renato Augusto seja improvisado no ataque, abrindo assim mais uma vaga no meio-de-campo. Nesse caso, quem poderá se dar bem é o cabeça-de-área paraguaio.

Joel Santana já mostrou que gosta de trabalhar com um setor marcador, assim como fez no final do Brasileiro. Por isso, Gavilán acaba tendo mais chances do que Marcinho de ficar entre os titulares. Mas se a diretoria conseguir contratar o tal atacante, Renato Augusto seria recuado para compor o meio, que assim ficaria fechado com ele, Jônatas, Kleberson e Ibson, com o segundo fazendo o papel de um falso terceiro zagueiro que o técnico gosta de utilizar e já fez com ele em 2005.

Quem acabou ficando sem espaço na equipe titular foi Cristian, um dos destaques do time no Brasileiro, mas que com todas essas novas contratações, acabou sendo relegado à reserva. Mas como a temporada será longa, com o Flamengo disputando três competições diferentes — Carioca, Libertadores e Brasileiro —, é bem provável que Cristian seja escolhido como o 13º jogador da equipe, já que o 12º é a torcida.

Outro que também deverá ser usado com certa freqüência, apesar de não começar o ano como titular é o apoiador Toró. Depois de ficar despercebido desde que chegou ao clube, no início de 2006, ele teve uma acentuada subida de produção na segunda metade do ano, sendo convocado, inclusive, para a Seleção olímpica.

Quem comemora todas essas opções é o técnico Joel Santana, que terá muito mais do que um meio-de-campo titular. Ele sabe que quem entrar, conseguirá manter o mesmo padrão de jogo de quem sair.

Ano de ouro para a garotada rubro-negra

Pedro Sá

Arquivo/JS

Jogadores do Fla comemoram o bicampeonato da Taça OPG

O ano de 2007 foi, sem dúvida, um dos mais vitoriosos para as divisões de base do Flamengo. A garotada rubro-negra se sagrou tricampeã do Estadual de Juniores, foi campeã da Taça BH, derrotando o Cruzeiro na final, campeã da Copa Macaé (equivalente ao Brasileiro Sub-17) e foi terceiro lugar no Mundial da Malásia Sub-19. Para completar, o bicampeonato da Taça Octávio Pinto Guimarães. Na decisão contra o rival Fluminense, uma goleada no primeiro confronto: 5 a 0. Nem a derrota por 3 a 0 na segunda partida foi capaz de estragar a festa rubro-negra.

Nomes como Paulo Sérgio, Kayke, Thiago Sales e William Amendoim já apareceram entre os profissionais do clube. Outras jóias estão prontas para despontar. É o caso de Erick Flores, Vinícius Colombiano e o zagueiro Anderson, que, apesar da pouca idade, já sabem a importância de envergar o manto sagrado.

Meta para 2008 é manter a hegemonia estadual

O primeiro desafio do Fla na próxima temporada será a tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, que chega à sua 39ª edição. O Rubro-Negro já foi vencedor da competição em 1990. Na época, o time contava com os jovens Paulo Nunes, Djalminha, Júnior Baiano, entre outros. Em 2008, o Flamengo está no grupo N, com sede em Piracicaba. O grupo conta com o Nacional, de Manaus, o Ypiranga, do Amapá e o time local, o XV de Piracicaba. A estréia será contra o Nacional, dia 5 de janeiro.

É importante destacar o trabalho de Rivelino Serpa, filho de Valdir Espinosa, Moyses Saubel e do técnico Adílio no processo de formação desses jovens, que honraram as tradições do clube e comprovaram o lema: “Craque, o Flamengo faz em casa”. Não esquecendo os técnicos campeões de outras categorias: Rogério, no Juvenil, e Zé Ricardo, no Infantil. Todas as conquistas citadas acima enchem de esperança o torcedor rubro-negro de, quem sabe, em breve ver jovens valores se tornando ídolos da Nação e gravando seus nomes na história gloriosa do clube.

O ferrolho de Joel está armado

Um dos destaques do time na reta final do Brasileiro, defesa estará ainda mais forte em 2008

Thiago Bokel

O xerife Fábio Luciano terá a missão de comandar a zaga rubro-negra no ano que vem

Antes de o técnico Joel Santana assumir o Flamengo, Ney Franco comandou a equipe por 12 rodadas no Brasileiro, sofrendo 22 gols, até então, uma das piores defesas do campeonato. Após a chegada do atual treinador, o desempenho melhorou sensivelmente. Em 26 partidas, foram apenas 27 gols sofridos, e o Rubro-Negro passou a ter a oitava zaga menos vazada. O que já havia ficado bom, agora estará melhor.

Com a contratação do zagueiro Rodrigo, confirmada na última terça-feira, o Flamengo passará a ter uma das defesas mais seguras do país, pelo menos no papel. Ele formará, ao lado do xerife Fábio Luciano, uma dupla de impor respeito aos adversários. Ainda mais, com o apoio dos laterais Leonardo Moura e Juan, que foram escolhidos para a seleção do campeonato — o primeiro foi eleito o melhor lateral-direito, enquanto o outro, o segundo melhor lateral-esquerdo. Sem contar que eles ainda terão a segurança do goleiro Bruno, que terá seu contrato renovado por mais cinco anos.

E numa competição difícil como a Libertadores, ter um bom setor defensivo é fundamental para se fazer uma grande campanha. Como o técnico rubro-negro gosta de jogar com três zagueiros, é bem provável que ele comece o ano colocando o cabeça-de-área Jônatas improvisado no setor. Ainda existe a opção dele escalar o paraguaio Gavilán. A falta de entrosamento, no entanto, não chega a preocupá-lo.

"Estou muito satisfeito com a chegada desses reforços, que serão muito úteis para que o Flamengo tenha um grande ano. Como são todos jogadores de qualidade, acredito que não levará muito tempo para se encaixarem no time. Agora só falta um atacante para o time ficar completo", explicou Joel Santana.

Outras alternativas\ A força defensiva foi fundamental na arrancada do Flamengo no final do Brasileiro. Jogando no Maracanã, raramente a equipe sofria gols. E como na Libertadores, não sofrer gols em casa acaba sendo um diferencial para que a equipe consiga chegar às finais, o Rubro-Negro larga na frente dos rivais por ter um setor bem seguro.\

Além de Rodrigo e Fábio Luciano, o treinador terá à disposição também Ronaldo Angelim, Thiago Sales, Rodrigo Arroz e a revelação das categorias de base Marlon. Em relação a este ano, Joel perdeu o zagueiro Hélder, que ficou sem contrato e acabou acertando com o Boavista para a disputa do Carioca.

Agora, o torcedor rubro-negro que for ao Maracanã, terá a certeza de que para os adversários conseguirem marcar um gol na equipe, precisarão se esforçar muito, pois a muralha está montada.

Renato Augusto só quer jogar no meio-campo

Com a dificuldade que a diretoria está encontrando para contratar um atacante para formar dupla com Souza, o técnico Joel Santana já estuda a possibilidade de improvisar o apoiador Renato Augusto na frente. Mas se depender da vontade do jogador, é bom o treinador mudar de idéia.

Ontem, na despedida de Manoel Tobias do futsal, Renato desabafou sobre essa situação: "Minha preferência é o meio-de-campo. Joguei seis meses no ataque, quebrando um galho, mas não quero fazer isso mais tempo. Vamos ver o que vai acontecer. Tive um ano conturbado, mas ganhei experiência com tudo que passei", avaliou.

Encontrar um jogador que faça a função de segundo atacante foi a grande dor-de-cabeça de Joel durante o ano. Já quando Ney Franco era o treinador, regularmente Renato Augusto era improvisado no ataque.

Após da contratação do argentino Maxi Biancucchi, parecia que o problema estava resolvido. No entanto, após um bom início, o gringo caiu de rendimento e como o meio-de-campo já estava encaixado, com Jaílton, Cristian, Ibson e Toró, o técnico acabou colocando Renato Augusto como companheiro de Souza. Ele, inclusive, foi fundamental na partida que garantiu a classificação do Fla para a Libertadores, quando fez um gol e deu passe para Juan marcar o outro, na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio.

Fla é campeão Carioca de Natação

O Flamengo conquistou o Campeonato Estadual Absoluto de Natação de 2007, realizado entre os dias 20 e 22 de dezembro, na piscina de 50m do Parque Aquático Júlio Delamare. A competição foi a última do ano para os nadadores cariocas.

O Flamengo foi campeão nas categorias masculino, feminino e no geral. O destaque do clube foi Thiago Parravicini que ganhou o Troféu Índice Técnico e Eficiência por ter feito o melhor resultado individual e por ter sido o maior pontuador do torneio

Gazeta Esportiva

Gavilán ganha folga e apresentação no Flamengo é adiada

Rio de Janeiro (RJ) - A diretoria do Flamengo resolveu adiar a apresentação do volante paraguaio Gavilán, que estava marcada para acontecer nesta quarta-feira, na sede do clube, na Gávea. Como o jogador se casou no último sábado, em Assunção, os dirigentes deram mais alguns dias de folga para o novo contratado, que ainda não tem data definida para vestir a nova camisa.\ Gavilán foi mais um nome experiente que o time rubro-negro contratou para a disputa da Copa Libertadores da América. O paraguaio já disputou por quatro vezes a competição continental e foi vice-campeão neste ano com o Grêmio – perdeu a decisão para o Boca Juniors.\

Oficialmente, o Flamengo já anunciou a contratação de quatro jogadores. Além de Gavilán, já chegaram o meia Marcinho (ex-Atlético-MG), o zagueiro Rodrigo (ex-Dínamo de Kiev, da Ucrânia) e o volante Jônatas (ex-Espanyol, da Espanha).

Outro nome próximo de ser confirmado é o do volante Kleberson, que está suspenso pela Fifa por problemas contratuais com o Besiktas, da Turquia.

PeléNet

Renato Augusto não pretende ser mais "quebra-galho" no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Em 2007, durante um bom tempo, Renato Augusto deixou de atuar no meio, sua posição de origem, para atuar improvisado no ataque. Para 2008, o jogador avisou que não pretende repetir a "experiência".

"Quebrei um galho neste ano, mas não tenho a intenção de continuar no ataque. Mas vamos ver como será o início do próximo ano", destacou, em entrevista ao Sportv.

Renato Augusto, que participou neste domingo da festa de despedida de Manoel Tobias do futsal, aproveitou ainda para sobre o grupo do Flamengo na Libertadores.

Na primeira fase da competição, o Rubro-Negro terá a companhia do Nacional, do Uruguai, Coronel Bolognesi, do Peru, e Cienciano, do Peru, ou Wanderes, do Uruguai, que ainda jogam pela pré-Lbertadores.

"Ainda não sei muita coisa dos nossos adversários. Mas no momento certo, o Joel Santana (técnico) vai mostrar os vídeos e vamos ficar sabendo", salientou.

Renato Augusto curte férias. A reapresentação está marcada para o dia 4 de janeiro. O Flamengo vai realizar sua pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis.

Com artilharia "confusa", Souza termina o ano do Fla na ponta

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo deu uma arrancada final no Campeonato Brasileiro e garantiu sua vaga na Libertadores da América de 2008. Porém, em relação aos goleadores rubro-negros, o ano foi muito "confuso". O atacante Souza terminou na ponta, com 15, contra 13 do apoiador Renato, que, no meio do ano, trocou o clube brasileiro pelo dinheiro do futebol árabe.

No Campeonato Estadual, vencido pelo próprio Flamengo, Renato e Souza terminaram como artilheiro, com seis gols. Na Libertadores, a liderança ficou com o apoiador.

O troco de Souza, até mesmo pela ausência do rival, foi dado no Campeonato Brasileiro, quando o atacante anotou em seis oportunidades. Desta vez, empatado com o lateral-esquerdo Juan.

Confira artilharia do Flamengo em 2007

Temporada

Souza - 15\ Renato - 13\ Obina - 9\ Juan - 7\ Renato Augusto, Leonardo e Ibson - 6\ Leonardo Moura e Léo Medeiros - 5\ Paulo Sérgio, Roni e Ronaldo Angelim - 3\ Roger, Maxi Biancucchi e Fábio Luciano - 2\ Toró, Cristian, Thiago Sales, Jaílton, Claiton, Léo Lima, Irineu e Carlinhos (Figueirense - contra) - 1\

Campeonato Estadual

Renato e Souza - 6\ Renato Augusto, Leonardo e Obina - 3\ Léo Medeiros e Roni - 2\ Ronaldo Angelim, Léo Lima e Juan - 1\

Libertadores da América

Renato - 5\ Souza - 3\ Obina - 2\ Roni e Renato Augusto - 1\

Campeonato Brasileiro

Souza e Juan - 6\ Ibson e Leonardo Moura - 5\ Obina - 4\ Leonardo, Léo Medeiros e Paulo Sérgio - 3\ Renato Augusto, Roger, Maxi Biancucchi, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Renato - 2\ Toró, Cristian, Thiago Sales, Jaílton, Irineu, Claiton e Carlinhos (Figueirense - contra) - 1\

Flamengo adia apresentação do volante Gavilán

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Não será na quarta-feira que o torcedor do Flamengo verá Gavilán vestir a camisa rubro-negra. Isso porque, o jogador ganhará um descanso maior em função do seu casamento, que ocorreu neste sábado, em Assunção, no Paraguai. A data da apresentação ainda é uma incógnita.

O clube da Gávea anunciou a contratação do volante paraguaio na última quarta-feira. O volante chega como ponto de referência para a Copa Libertadores da América. Em toda sua carreira, Gavilán já disputou a competição em quatro oportunidades. A última vez foi em 2007, quando foi vice-campeão pelo Grêmio.

O jogador está suspenso por 120 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por ter agredido com um soco nas costas o meia Valdivia, do Palmeiras, mas deve ter sua pena reduzida.

Além de Gavilán, o Flamengo já anunciou o meia Marcinho, ex-Atlético-MG, o zagueiro Rodrigo, ex-Dínamo de Kiev-UCR e o volante Jônatas, ex-Espanyol-ESP.

Kleberson, que chegou à Gávea neste ano e ainda não atuou por cumprir suspensão imposta pela Fifa, também é considerado reforço para a próxima temporada.

GloboEsporte

Jogar no ataque incomoda Renato Augusto

Flamenguista reafirma que é meio-campo e não se empolga com chance de jogar na frente

Gustavo Rotstein

Renato Augusto e André Lima estiveram na pelada de Manoel Tobias

Com o meio-campo do Flamengo congestionado, tudo indica que Renato Augusto começará a temporada disputando uma vaga no ataque. Mas, antes de tomar tal decisão, o técnico Joel Santana precisa conversar com o jogador.

A insatisfação com a possibilidade de ser companheiro de Souza na frente é visível. Desde o início da carreira, ele avisou que sua posição é apoiador. E a insistência dos treinadores em escalá-lo como atacante o incomoda cada vez mais.

- Minha preferência é jogar no meio-campo. Joguei seis meses no ataque. Uma coisa é quebrar um galho. Mas se tiver que jogar mais tempo, não sei - declara Renato Augusto, que neste domingo esteve na despedida do jogador de futsal Manoel Tobias, no Maracanãzinho.

As contratações do Flamengo para 2008 reforçaram, basicamente, o meio-campo. O time tem 13 jogadores para quatro vagas. Com a superpopulação, Renato Augusto não descarta uma transferência.

- Vamos ver como as coisas vão acontecer. Este ano foi um pouco conturbado. Mas ganhei experiência com tudo que passei. Amadureci muito - explica.

Junior comemora 'alquimia' da torcida do Fla

Ídolo rubro-negro afirma que manifestação de carinho lembrou seus tempos de jogador

Gustavo Rotstein

Junior destaca apoio da torcida ao Flamengo no Brasileirão de 2007

Ver o Maracanã lotado na arrancada que levou o Flamengo à Libertadores deu a Junior uma sensação de nostalgia. A cada vitória em casa empurrada por sua torcida, o ex-jogador lembrou dos tempos em que o grande time do Rubro-Negro que ele integrou na década de 80 também arrastava multidões aos estádios.

- Relembrei muito aquela época vendo os jogos do Flamengo. Voltou a ter aquela alquimia, aquela coesão com a torcida, o que não acontecia desde aqueles tempos. Isso é muito bom - comemora.

Segundo Júnior, esse "reforço" será fundamental para o Flamengo na Libertadores de 2008.

- É fundamental vencer em casa, e a torcida terá um papel muito importante. Isso é preponderante para a Libertadores - analisa.

Lance

Toró se predispõe a ser o coringa de Joel

Jogador crê que pode atuar no ataque rubro-negro

LANCEPRESS!

O volante Toró afirmou neste domingo que aceita atuar no ataque se assim for a necessidade do técnico Joel Santana. Para o jogador, cada um tem de se doar ao máximo para a equipe, independentemente da posição que for desempenhar.

Ele destacou a importância do treinador em sua subida de rendimento no Flamengo e, também por isso, se dispôs a colaborar da maneira que for solicitado para jogar.

– O Joel é um pai para mim e para ajudá-lo, se ele falar que terei de jogar no ataque, nem pensarei duas vezes. Não é o que eu mais quero, mas temos sempre de pensar o que é melhor para o time – ponderou.

Flamengo nega participação na Copa Peregrino

Site coloca clube como participante de torneiro realizado em janeiro

Reprodução do site norueguês: América, Flamengo e Botafogo aparecem como participantes do torneio

Guilherme de Paula RIO DE JANEIRO\ Thiago Asmar RIO DE JANEIRO\

Um site está anunciando a Copa Peregrino, torneio de 12 a 18 de janeiro, no Maracanã, com a participação de Flamengo, América-RJ, Botafogo e três clubes da Noruega. Na página, escrita em norueguês, existe até a tabela dos jogos. O problema é que o Rubro-Negro diz que não disputará as partidas amistosas.

Neste período, o elenco rubro-negro estará em Teresópolis realizando a pré-temporada. A estréia da equipe no Estadual será em 20 de janeiro, contra o Boavista, no Maracanã. No entanto, segundo o vice de futebol, Kléber Leite, a incompatibilidade de datas não é o único motivo pelo qual o clube não participará do torneio amistoso.

- A chance de jogarmos é zero. Nunca ouvi falar disso. Estou sabendo dessa história agora e isso está muito estranho. Não fomos procurados por ninguém e o Flamengo não sabe do que se trata - disse, acrescentando que nem mesmo pelo lado financeiro o clube desceria a serra, deixando claro que a prioridade é uma boa preparação para 2008.

- Nem se vierem com US$ 10 milhões (cerca de R$ 18 milhões) participaremos. Recusamos ir aos Emirados Árabes exatamente para fazer uma boa pré-temporada - concluiu o dirigente rubro-negro.

Outra evidência de que o Flamengo realmente não vai figurar na Copa Peregrino é que o supervisor de futebol do clube, Isaías Tinoco, também revelou que não foi informado sobre o torneio.

- Não estou sabendo de nada. Estou por fora - afirmou.

O Botafogo admite a possibilidade de participar da Copa Peregrino. Já o América mostrou-se muito motivado com as partidas amistosas - especialmente por se tratar de um torneio internacional - e confirmou a sua presença.

Eduardo Paes confirma reserva do Maracanã

Estádio poderá receber a Copa Peregrino em janeiro de 2008

Guilherme de Paula RIO DE JANEIRO\ Thiago Asmar RIO DE JANEIRO\

O secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes, revelou que o Maracanã foi reservado para o período de disputa da Copa Peregrino, que contará com a participação dos noruegueses Viking, Start e Stabaek, além dos brasileiros América-RJ e Botafogo. O Flamengo, que aparece no site da competição como um dos participantes, negou que jogará.

No entanto, o secretário afirmou que o pagamento pela utilização do estádio ainda não feito e, se isso não acontecer antes do início do torneio, ele não será realizado.

- Eu me reuni com um norueguês há alguns meses e realmente é verdade que um grupo reservou o Maracanã. Pagarão pouco mais de R$ 150 mil por dia de evento. É futebol e tem tudo a ver com o Maracanã - disse.

Eduardo Paes aproveitou para tranqüilizar os outros clubes do Rio de Janeiro que disputarão partidas do Estadual no Maracanã. O primeiro jogo no estádio válido pela competição será em 19 de janeiro, um dia após o término do torneio amistoso, que está programado para ser de 12 a 18 de janeiro.

- Em relação ao gramado, ele está passando pela fase de renovação, mas já estará bom no período da competição - concluiu o secretário.

Um dos clubes noruegueses envolvidos na Copa Peregrino, o Start, conta com um brasileiro em seu elenco: Ygor, que defendeu o Vasco até este ano. Mas o volante não teve sorte na Noruega, pois o clube acabou rebaixado para a Segunda Divisão do país.

Atacante do Fla deve ser anunciado só em 2008

Vice de futebol, Kléber Leite ainda corre atrás de um matador

O Flamengo continua à procura de um atacante. Mas, pelas palavras de Kléber Leite, são grandes as chances de o companheiro de Souza ser anunciado somente em 2008:

- É muito pouco provável que haja algo ainda este ano em relação ao atacante. Estamos estudando vários nomes, mas não haverá precipitação. Até agora, as contratações foram cirúrgicas e assim seguirão.

Atualmente o Rubro-Negro conta com Souza, Obina, o argentino Maxi e os jovens Paulo Sérgio e Kayke.

Renato Augusto firma desejo de jogar no meio

Declaração foi feita durante a despedida de Manoel Tobias do futsal

O apoiador Renato Augusto, que participou neste domingo, no Maracanazinho, da despedida de Manoel Tobias do futsal, reafirmou a sua vontade de jogar no meio-de-campo. Muito utilizado no setor ofensivo nesta temporada, o camisa 10 espera voltar à posição de origem em 2008.

– Este ano quebrei um galho no ataque durante quase seis meses. Posso até jogar mais à frente, mas espero ser mais aproveitado no meio-de-campo. Acho que rendo mais vindo de trás – declarou.

Sobre os reforços para a próxima temporada, Renato Augusto elogiou a rapidez da diretoria rubro-negra nas negociações:

– Se o clube procura ser campeão, tem de ter um elenco numeroso. O Flamengo está num bom caminho.

Andrade valoriza identificação com o Fla

Auxiliar técnico rubro-negro aponta o meio-de-campo Jônatas como exemplo

LANCEPRESS!

Andrade, auxiliar técnico do Flamengo, aprovou o retorno do volante Jônatas à Gávea. Para o ex-jogador do clube, o reforço rubro-negro terá muita utilidade também fora dos gramados.

- Jônatas é uma cria da casa. É importante manter essa identidade, que vai mostrar aos novos jogadores o que é o Flamengo - destaca.

Andrade participou de uma pelada na praia de Copacabana ao lado de outros ex-ídolos rubro-negros, como Júnior e Cláudio Adão.

Apresentação de volante Gavilán é adiada

Jogador ganhará mais alguns dias para curtir sua lua-de-mel

O volante Gavilán, que tinha a sua apresentação marcada para quarta-feira, deverá ganhar mais uns dias de lua-de-mel. O novo reforço do Flamengo casou-se neste sábado, em Assunção (Paraguai), e, segundo o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, pode ganhar este descanso a mais.

Outro volante, Jônatas também não tem definido o dia de sua apresentação. O que se sabe é que será nesta semana.