O Globo
Gol contra de Irineu e expulsão de Souza derrubam Fla no Sul
Time perde de 1 a 0 para o Grêmio, assume a lanterna e diretoria acena com caça às bruxas
PORTO ALEGRE. O falecido treinador gaúcho Carlos Froner tinha uma frase genial para definir quando os problemas estavam dentro de seu próprio time: "Tem inimigo na trincheira". Foi isso exatamente o que aconteceu com o Flamengo na derrota de ontem, por 1 a 0, para o Grêmio, no Olímpico. O técnico Ney Franco, que hoje completa 41 anos, ganhou de presente duas rasteiras: a expulsão de Souza no primeiro tempo e o lamentável gol contra de Irineu no segundo.
Sem vencer há oito jogos, o Flamengo continua com o mesmo número de pontos e assumiu a lanterna do Brasileiro. Apesar da vergonhosa colocação e pela ameaça de crise (os muros da Gávea foram pichados após a derrota para o Paraná), a diretoria garante que Ney não corre risco.
- Nossa posição na tabela é vergonhosa, mas nada vai acontecer com o Ney. Amanhã (hoje), vamos nos reunir para uma tomada de posição séria e forte - disse o vice de futebol Kleber Leite, que não quis confirmar se a medida seria rescisão do contrato de Souza por indisciplina.
Destempero de Souza não é fato novo no Flamengo
Que culpa tem o treinador se o seu atacante, que ano passado foi artilheiro do Brasileiro e no deste ano ainda não fez um gol sequer, dá uma cotovelada desclassificante num adversário, aos 32 minutos do primeiro tempo? Este destempero, que ajudou a derrubar o Flamengo, não é novo. Contra o Figueirense, Souza foi expulso por ter dado uma pernada num adversário.
Na semana passada, Souza discutiu com o supervisor Isaías Tinoco e foi multado por ofensas ao superior. Além do artigo em que vai ser indiciado pela cotovelada em Tcheco, Souza ainda pode ser enquadrado em outro agravante: ao sair de campo, ele agrediu Tcheco de novo, que estava deitado à beira do gramado.
Apesar da desvantagem numérica, o Flamengo resistiu com bravura até os 18 do segundo tempo. Mas não há time que resista a uma pixotada na pequena área. Irineu tentou cortar de calcanhar centro da direita. Mas errou. A bola bateu em sua perna esquerda e entrou no cantinho. Com um a menos e sem forças, o Flamengo parece ter deixado sua reação para quarta-feira, contra o América de Natal, em Juiz de Fora. Este, sim, é o jogo decisivo de Ney Franco, que pode ter a estréia de Roger.
- Está na hora de assumirmos a responsabilidade pelos erros. A culpa é de todos - disse Renato Augusto.
Grêmio: Saja, Patrício, Schiavi, William e Thiego (Itaqui); Gavilán, Tcheco, Anderson Pico (Kelly) e Ramon (Adilson); Carlos Eduardo e Tuta. Flamengo: Bruno, Irineu (Obina), Thiago (Moisés) e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Jaílton, Cristian, Renato Augusto e Juan (Leonardo); Souza e Léo Medeiros. Juiz: Elvécio Zequetto (MS). Cartões amarelos: Tcheco, Tuta, Gavilán, Itaqui, Schiavi , Irineu e Thiago. Cartão vermelho: Souza.
Fernando Calazans
O falso Flamengo
Três zagueiros, três volantes, nenhum armador, um homem de meio de campo jogando como atacante - e atacante mesmo, de ofício, um só, e, assim mesmo, muito ruim. Foi essa a retranca, o ferrolho de um time pequeno, um clube pequeno, que assim entrou em campo para enfrentar, ontem, o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Tudo isso aí escrito é verdade, menos uma coisa.
O time e o clube não são pequenos, ou, pelo menos, não eram pequenos. Não era o Arimatéia nem o Deixa Que Eu Chuto. Antes, era o Flamengo, o grandíssimo Flamengo. Hoje, parece um timeco, um clubinho, com medo de entrar em campo, de jogar, de vencer, de disputar o título brasileiro.
Foi com essa postura que o falso Flamengo, não o grande Flamengo de outrora, entrou para enfrentar o Grêmio. Recuadinho, amedrontadinho, fechadinho, retrancadinho, sem uma jogadinha de ataque como tem sido esse tempo todo. Mas qual é, enfim, o resultado de tudo isso?
Podemos enumerar alguns resultados: o time do Flamengo não vence há dois meses. O time do Flamengo não sabe o que é uma vitória há oito jogos. E, como se isso fosse pouco, o time do Flamengo ostenta no momento a lanterninha do Campeonato Brasileiro. Sim, é o último dos últimos.
E o Grêmio precisou jogar muito para derrotar o Flamengo por 1 a 0? Não precisou jogar nada. O próprio técnico Mano Menezes disse ter ficado "brabo" com a atuação do seu time. Mas quem precisa jogar bem para vencer esse Flamengo?
O golzinho único e mixuruca da partida foi marcado pelo zagueiro do Flamengo, Irineu - contra!. Irineu foi chutar com uma perna, a bola bateu na outra e entrou. Ah!, ia me esquecendo: Irineu é homem de confiança do técnico Ney Franco. Imagino que outro homem de confiança do técnico e da diretoria seja o atacante Souza, que foi expulso logo no primeiro tempo, por meter o braço na cara de Tcheco. Depois de receber o cartão vermelho, ainda se dirigiu até o adversário, que estava sendo atendido no chão, e deu-lhe outro tapa na cara. O Tribunal Esportivo pode requisitar o teipe dos dois gestos grosseiros do grosso atacante do Flamengo, quer dizer, do falso Flamengo.
Jornal dos Sports
Gol contra de Irineu derruba o Fla no Sul
Pedro Sá pedrosa@jsports.com.br
O juiz tenta apartar a briga entre os jogadores de Flamengo e Grêmio. Jogo teve clima quente
Com direito a gol contra do zagueiro Irineu, o Grêmio venceu o Flamengo por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Olímpico. Com a vitória, o tricolor gaúcho chega ao 3º lugar, com 21 pontos. O Flamengo segue seu calvário e com a vitória do Náutico sobre o Corinthians, o time rubro-negro é o novo lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 8 pontos.
O primeiro tempo foi marcado pelas confusões e os ânimos exaltados dos jogadores das duas equipes. O time rubro-negro surpreendeu e tomou a iniciativa do jogo e teve duas oportunidades. Uma através de Leonardo Moura, que chutou sem ângulo, mas o goleiro argentino Saja espalmou para escanteio, e na segunda vez em que o Flamengo se aventurou no ataque, Léo Medeiros cruzou e o atacante Souza cabeceou e Saja agarrou no susto.
A partir daí, o que se viu foi muita confusão, empurra-empurra e a expulsão de Souza, prejudicando mais uma vez o Flamengo em um jogo do Campeonato Brasileiro. O atacante acertou uma cotovelada no meio-campo Tcheco e levou o cartão vermelho. Para não falar que não teve mais futebol, o apoiador gremista Carlos Eduardo levou perigo em chutes de fora da área, mas Bruno estava atento. E foi só na primeira etapa. Muita briga e nada de bom futebol.
O Grêmio começou a segunda etapa a todo vapor, disposto a fazer o dever de casa e logo a um minuto de jogo, Kelly acertou um chute de longe que passou à direita da meta rubro-negra. O time gaúcho pressionava cada vez mais o encolhido time do técnico Ney Franco e conseguiu o gol aos 16 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Irineu tentou afastar a bola, mas mandou a bola para as próprias redes.
O gol fragilizou ainda mais o time comandado por Ney Franco, que cometia uma sucessão de erros enquanto que os jogadores do Grêmio se aproveitavam do desespero rubro-negro. O técnico do Flamengo ainda colocou Obina e Leonardo em campo, mas os dois nada puderam fazer. Renato Augusto ainda teve uma última chance, mas o apoiador chutou longe do gol gremista. E o Grêmio sai vencedor sem marcar gol.
Flamengo perde do Cruzeiro e é vice-campeão da Copa Macaé sub-17
O Flamengo foi derrotado na final da Copa Macaé sub-17 pelo Cruzeiro por 2 a 1, na manhã deste domingo, e ficou no segundo lugar da competição. O Flamengo havia vencido o Fluminense na semifinal no sábado.
A equipe sub-17 rubro-negra é dirigida pelo técnico Rogério Lourenço, ex-zagueiro do Flamengo nos anos 90.
Pela Taça BH, os juniores do Rubro-Negro passaram pelo Fluminense por 3 a 2. Os gols foram marcados por Renan, Wellinton e Vinícius Colombiano. O Flamengo se classificou para as quartas-de-final da competição e enfrentará o vencedor do jogo São Bento e Bahia.
A equipe mirim do Flamengo goleou o Miguel Couto, nesta manhã, na Gávea. Foi o sétimo jogo no Campeonato Estadual e a sétima vitória. Agnaldo marcou duas vezes e Luan Sérgio fez os outros dois. Com o resultado, o time manteve a liderança da competição.
Pela Copa Brasil sub-15, o Flamengo empatou em 0 a 0, com o Paraná, em Maringá. O próximo adversário será o Tóquio Verdy, do Japão.
O Dia
Flamengo perde para o Grêmio e ocupa a lanterna do Brasileirão
O atacante Souza foi expulso ainda no primeiro tempo da partida
Rio Grande do Sul - Na sua pífia campanha no Campeonato Brasileiro deste ano, o Flamengo escreveu mais uma péssima página na competição. A equipe carioca foi até o Estádio Olímpico e perdeu para o Grêmio, por 1 a 0, gol contra do zagueiro Irineu após uma jogada ridícula.
Com o resultado, mais as vitórias de Fluminense e São Paulo, o Grêmio avança à terceira colocação do campeonato com 21 pontos. Já o Flamengo consegue a façanha de ocupar a laterna do Brasileirão, com 8 pontos. A tarde foi tão ruim para o Flamengo que o Náutico, até então laterna, foi até São Paulo e fez 3 a 0 nos paulistas.
Em momento algum o Flamengo ameaçou a vitória gremista. Para piorar a situação, o atacante Souza prejudicou claramente a equipe ao revidar uma provacação do apoiador Tcheco, do Grêmio. Ao receber o cartão vermelho, ele se dirigiu ao adversário, que estava sendo atendido fora de campo, e deu um tapa no jogador.
Mesmo com um homem a mais, o gol gremista só foi sair no segundo tempo. Aos 15min, Tcheco cobrou escanteio na pequena área. Irineu tentou fazer o que não sabe e marcou o gol contra: Irineu tentou tirar a bola da área de calcanhar.
Sem oferecer ameaças, o Flamengo se segurava e o Grêmio pressionava, mas também sem perigo. No entanto, os cariocas poderiam ter somado pelo menos um ponto. Aos 25 minutos da segunda etapa, o árbitro assinalou erradamente um impedimento de Obina, que estava na mesma linha da zaga gremista. Mesmo assim, o atacante conseguiu perder a disputa de bola com o goleiro gremista.
Na próxima rodada da competição, o Flamengo jogará contra o América, de Natal,. Já o Grêmio enfrentará o Náutico, nos Aflitos.
Gazeta Esportiva
Grêmio vence e manda Flamengo para a lanterna
Porto Alegre (RS) - O Flamengo é a equipe que menos jogou nesse Campeonato Brasileiro. Agora, a equipe terá motivos de sobra para correr nas partidas que ainda realizará na competição graças à disputa do Pan-americano na cidade do Rio de Janeiro. Na tarde deste domingo, pelo complemento da 13ª rodada, o Rubro-negro acabou derrotado por 1 a 0 pelo Grêmio, no estádio Olímpico, e agora ocupam a última colocação da classificação.\ A crise flamenguista é evidenciada em números: a equipe não vence há oito rodadas e graças a vitória do Náutico sobre o Corinthians, no Morumbi, assumiu a lanterna com apenas oito pontos, dois a menos que os pernambucanos.\
A partida em Porto Alegre foi fraca tecnicamente. Com duas equipes se maiores inspirações ofensivas, o gol só poderia sair em uma jogada de bola parada. E mesmo assim com ‘ajuda’. Aos 16 do segundo tempo, Tcheco cobrou escanteio e o zagueiro Irineu, em momento de pura infelicidade, desviou de primeira contra o próprio patrimônio, a favor do Grêmio.
A vitória deixa o Tricolor da Alzenha em boa situação, temporariamente na terceira posição, com 21 pontos. Na próxima rodadas, os gaúchos vão ao Nordeste encarar o Náutico, nos Aflitos. Também na quarta, o Fla recebe o América-RN, chance perfeita de recuperação, em Juiz de Fora.
De um lado o Grêmio, buscando subir degraus na classificação. Do outro o Flamengo, que começou a rodada na penúltima colocação da tabela e precisava da recuperação urgentemente. Se a partida no Olímpico prometia, os torcedores devem ter ficado bastante decepcionados com o que viram na tarde deste domingo: duas equipes sem motivação, inspiração e criatividade para chegar ao ataque.
Apesar dos pesares, o início até que enganou. Logo aos seis minutos, Léo Medeiros cobrou falta no segundo pau, Patrício ficou olhando e Souza apareceu por trás da zaga para desviar. Saja conseguiu defender e a zaga afastou o perigo. A resposta gaúcha foi instantânea. Aos 11, Carlos Eduardo avançou livre pela esquerda e experimentou o arremate cruzado, para Bruno espalmar.
Foram as únicas chances claras de gol para ambos os lados na etapa inicial. Aos 15, Anderson Pico passou com facilidade pela marcação e chutou de longe, Bruno defendeu sem maiores sustos. Para piorar a situação, Souza deu uma cotovelada na boca de Tcheco durante disputa de bola e acabou expulso aos 33.
Sem força ofensiva, afinal o técnico Ney Franco escalou o Rubro-negro no esquema 3-6-1, restou ao Flamengo se segurar na defesa. Mano Menezes já havia pedido mais ofensividade aos seus jogadores e o primeiro indício de que as coisas não seriam fáceis para os cariocas aconteceu aos três, quando Itaqui subiu ao ataque, arrematou com força e viu a bola passar rente à trave.
Aos 16, entretanto, a sorte flamenguista acabou. Tcheco mandou cobrança de escanteio na pequena área, o zagueiro Irineu tentou afastar e acabou mandando a bola contra suas próprias redes, sem chances para Bruno espalmar. A vantagem no placar evidenciou a falta de qualidade do jogo. O Fla ainda colocou Obina em campo, mas o ídolo pouco pôde fazer, visivelmente fora de forma.
No final, diante de um adversário morto taticamente, o Grêmio teve chances concretas de aumentar sua vantagem. Aos 35, o baixinho Carlos Eduardo avançou sem marcação e chutou forte, pro cima do travessão. Aos 42, novamente o atacantre protagonizou um bonito lance, ao driblar toda a zaga rubro-negra e concluir com estilo, colocado, para Bruno espalmar.
Vergonha dita discurso flamenguista após lanterna
Porto Alegre (RS) - Lanterna do Campeonato Brasileiro após acumular sua oitava partida seguida sem vitória, o Flamengo deixou o gramado do estádio Olímpico após a derrota de 1 a 0 para o Grêmio com uma só palavra no discurso: vergonha. Desde 2002 o Rubro-negro não ficava em situação tão delicada na classificação, com apenas oito pontos ganhos em dez jogos.\ “Isso é brincadeira. Um time desses, montado com planejamento, com a grande torcida que tem, estar nessa situação. É para se preocupar. Eu como flamenguista, estou envergonhado e posso dizer que vamos trabalhar muito para tirar o clube dessa situação. Precisamos ser homens nessa situação”, destacou o meia Léo Medeiros.\
A derrota no Sul teve ares de tragédia para o Fla. O atacante Souza mais uma vez deverá trabalhar com a pressão da torcida. Neste domingo o jogador foi expulso após dar uma cotovelada em Tcheco e provavelmente vai ganhar alguns jogos de gancho no STJD, pois já fora punido após levar o vermelho na goleada sofrida de 4 a 0 para o Figueirense. O jogador não consegue anotar um gol há quase dois meses e meio.
PeléNet
Apesar da crise do Fla, Ney Franco adota discurso despreocupado
Com a derrota sofrida para o Grêmio neste domingo, o Flamengo caiu para a lanterna do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a situação complicada do time e com seu cargo em risco, o técnico Ney Franco não parece muito preocupado com o futebol que a equipe vem apresentando.
Apesar do fraco desempenho de seus comandados e de ter completado mais de dois meses sem ganhar uma partida, o técnico ainda conseguiu ver pontos positivos. Para ele, o time pode não ter atacado muito, mas conseguiu se defender bem. O gol sofrido pelo Fla foi do zagueiro Irineu, contra.
"Foi um jogo equilibrado. Mesmo com um a menos conseguimos conter o Grêmio e criamos algumas situações, não muitas, mas criamos", afirmou o treinador, que ainda reclamou da arbitragem por causa da expulsão do atacante Souza:
"A expulsão foi injusta e reclamei muito que o Tcheco apitou o jogo no primeiro tempo, tudo que ele pedia era marcado. Embora não tenha visto na TV o lance do Souza com o Tcheco, sei que ele deixou seguir o lance e parou o jogo porque o bandeira deu impedimento".
Ney Franco evitou ainda criticar os jogadores rubro-negros. Para ele, os atletas têm mostrado empenho dentro de campo. No entanto, a equipe da Gávea não está tendo sorte para marcar gols.
"Não está faltando vontade, luta e disposição dos jogadores. Infelizmente, nossas bolas não estão entrando. Esperamos que na quarta isso mude", disse.
Apesar das declarações pouco preocupadas, o treinador também mostrou incômodo com a última colocação. Por isso, Ney Franco exigiu uma vitória contra o América-RN, antepenúltimo colocado.
"Uma equipe como o Flamengo não pode ficar nesta situação, já conversamos com os jogadores no vestiário. Na quarta, temos um jogo contra o América-RN, que é um adversário que está ali do nosso lado", declarou o técnico do Flamengo.
Jogadores do Fla se dizem envergonhados e assumem culpa
"Vergonha", "assumir a responsabilidade", "ser homem". No discurso, o Flamengo já sabe muito bem o que precisa fazer para sair da situação complicada que vive no Campeonato Brasileiro, em que ocupa a última colocação.
"Isso é brincadeira. Com o time que o Flamengo tem, o investimento que a diretoria faz, não era para estarmos assim. Estou envergonhado e temos de sair da zona [do rebaixamento] o mais rápido possível. A pressão é muito grande e temos de ser homem nessas horas", disparou o volante Léo Medeiros.
As duras críticas vindas dos próprios jogadores do Flamengo aconteceram depois de a equipe sofrer mais uma derrota no Brasileirão, para o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, em Porto Alegre.
Com o resultado, o time rubro-negro é agora o lanterna da competição, com apenas oito pontos, sendo ultrapassado pelo Náutico e América-RN, que triunfaram na rodada.
"A gente não mereceu a derrota, não. Mas a culpa é de todo mundo e é hora de todos assumirem a responsabilidade para podemos sair desta situação", afirmou o meia Renato Augusto.
O revés para os gremistas foi o quarto da equipe da Gávea no Campeonato Brasileiro. No torneio nacional, O Fla venceu apenas uma partida, na segunda rodada, no dia 20 de maio, contra o Goiás (3 a 1).
O próximo confronto do rubro-negro carioca acontecerá nesta quarta-feira, contra o América-RN, em Juiz de Fora-MG, às 20h30. O atacante Souza, expulso diante do Grêmio, desfalca o time.
Souza não cumpre promessa e mais uma vez prejudica Fla
Durante a semana, o centroavante Souza declarou que quebraria o jejum de gols que o persegue há dois meses e meio neste domingo, contra o Grêmio. Contudo, aos 34min do primeiro tempo no estádio Olímpico, o atacante acertou uma cotovelada em Tcheco e foi expulso, em mais uma péssima atuação.
A derrota em Porto Alegre por 1 a 0 foi apenas o quinto jogo do atleta no Brasileirão, em dez disputados. Já o cartão vermelho foi o seu segundo na competição, já que havia deixado o time com um a menos também contra o Figueirense, na goleada sofrida por 4 a 0. Na ocasião, foi julgado e pegou dois jogos de gancho no STJD.
Já a última vez que Souza havia balançado a rede foi na segunda partida da final do Estadual do Rio, no dia 6 de maio, quando abriu o placar da partida, que acabou empatada por 2 a 2. Nos pênaltis, o Fla conquistou o título.
Durante os pouco mais de 30 minutos em que esteve em campo nste domingo, o camisa 9 pouco ameaçou a defesa gremista. Também prejudicado pelo esquema do técnico Ney Franco - 3-6-1, que o deixou isolado na frente, o jogador só assustou em uma cabeçada logo no início, defendida por Saja.
Com o cartão vermelho recebido, o centroavante é desfalque certo na partida contra o América-RN, nesta quarta-feira, em Juiz de Fora. Entretanto, como foi expulso, ainda irá a julgamento obrigatório no STJD.
Sua primeira expulsão foi por ter atingido um jogador do Figueirense com um chute. Agora, com a cotovelada em Gavilán, dificilmente conseguirá escapar de uma punição, até porque, enquanto o jogador gremista era atendido fora de campo, Souza o agrediu com um tapa na cabeça, imagem flagrada pelas câmeras de televisão.
Grêmio vence, se aproxima da ponta e manda Flamengo à lanterna\ Da Redação\ Em Porto Alegre\ O Grêmio derrotou o Flamengo por 1 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Olímpico, e aproveitou assim a chance de, jogando em casa, se aproximar da ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. O clube gaúcho chega aos 21 pontos, avançando à zona da tabela que leva à Libertadores da América de 2008. O Flamengo, por sua vez, com apenas oito pontos em dez jogos, afunda na faixa que leva ao rebaixamento e assume a lanterna.\
O time carioca surpreendeu ao entrar em campo apostando num esquema 3-5-2, que acabou complicando a movimentação dos donos da casa. Ainda assim, após um começo tenso, com muitas faltas e muita discussão em campo, a equipe gremista chegou à vitória na segunda etapa - graças a um gol contra - e completou sete rodadas consecutivas sem derrota, o que o mantém como candidato ao título da temporada. A última vez que perdeu foi no dia 16 de junho, 2 a 0 para o Cruzeiro, quando usou reservas pois ainda estava envolvido com a Libertadores da América.
O Flamengo, ao contrário, com mais um resultado negativo. completa oito rodadas sem vencer. A última vez que comemorou a conquista de três pontos foi em 20 de junho, quando fez 3 a 1 no Goiás, em Goiânia. De lá para cá seis empates e duas derrotas.
Na próxima rodada o time rubro-negro tentará se reencontrar com a vitória, recebendo o América-RN. Já o Grêmio irá a Recife enfrentar o Náutico e dar prosseguimento a sua busca de chegar entre os ponteiros da tabela.
O jogo
O Flamengo começou melhor o confronto, não deixando o Grêmio se impor e em contra-ataques rápidos levando alguns sustos à meta gremista. Aos 7min, num levantamento da direita, Souza apareceu atrás dos zagueiros, no segundo pau, e cabeceou com perigo, obrigando o goleiro Saja a uma defesa sensacional, evitando o primeiro gol.
Os donos da casa se limitavam a levantamentos para a grande área, com vantagem dos zagueiros flamenguistas, que se impunham e aliviavam todas. Nesse ritmo o jogo foi até os 29min, quando então o atrito entre os atletas, que se limitava a ofensas verbais, passou às vias de fato.
Após o árbitro ter marcado uma falta, o meia gremista Tcheco ao tentar apressar o lance deu um tapa nas mãos de um adversário para retomar a bola, o empurra-empurra se intensificou e Anderson Pico, que estava no chão, foi pisoteado pelo Zagueiro Thiago.
Os ânimos seguiram acirrados e aos 33, ao avançar rumo à área gremista, o centroavante Souza deu um cotovelaço em Tcheco e foi expulso, deixando seu time com um jogador a menos. O fato gerou muitas reclamações no intervalo. "O Tcheco está apitando o jogo, não tem como explicar um juiz 'pipocar' desse jeito", reclamou o técnico Ney Franco do Flamengo, enquanto Tcheco limitou-se a dizer "tudo que aconteceu é normal, pois todo mundo quer ganhar".
Tentando tirar proveito da vantagem numérica, o técnico gremista Mano Menezes tornou seu time mais ofensivo, mandando Itaqui e Kelly nos lugares de William Thiego e Anderson Pico, respectivamente. Mas a equipe continuava sem encontrar espaços para chegar à rede adversária e arriscava chutes apenas de longa distância, sem maior perigo.
A torcida aos poucos foi se impacientando, começou a vaiar, mas aos 16min o zagueiro Irineu deu uma força ao Grêmio, mandando a bola no canto direito de sua própria meta, numa cobrança de escanteio da direita. Sem ninguém a pressioná-lo, mandou rasteiro, de pé esquerdo, matando o goleiro Bruno.
Logo após fazer o 1 a 0, Irineu saiu de campo. Ney Franco, mesmo com um a menos, tentou partir para a reação colocando o atacante Obina, nome que desde a etapa inicial era gritado pelos torcedores rubro-negros que estavam no estádio Olímpico.
O Flamengo melhorou um pouco, se tornou mais ambicioso, mas ao mesmo tempo o sistema defensivo ficou mais frágil, arriscando-se a permitir o segundo gol gremista. O Grêmio esteve bem próximo disso aos 34, quando Tuta invadiu a área pela esquerda e chutou forte, mas no meio da meta, facilitando a defesa de Bruno.
E assim, sem sofrer sustos, o time gaúcho confirmou ao natural o 1 a 0 que afundou de vez o time de Ney Franco na tabela do Brasileirão.
GloboEsporte
Torcida do Fla aprova Roger
Rubro-negros apontam em enquete que jogador é rubro-negro e vai dar alegrias
Roger treina forte para entrar em forma
A contratação do meia Roger, ex-Corinthians, foi aprovada pela torcida do Flamengo. Em enquete realizada pelo GLOBOESPORTE.COM, cerca de 53% dos rubro-negros apoiaram a negociação da diretoria e acreditam que o jogador irá fazer sucesso por ser torcedor do clube.
Por outro lado, 35,25% preferem esperar o desempenho do atleta em seus primeiros jogos com a camisa do Flamengo. Apenas 11,12% não confiam no futebol do ex-jogador do Corinthians. Roger assinou contrato com o Rubro-negro até o fim do ano.
O meia está sendo preparado para estrear pelo Flamengo no próximo dia 5 de agosto, contra o Santos, na Vila Belmiro.
Atraso no vôo retarda volta do Fla
Delegação rubro-negra ainda não sabe se vai sair de Porto Alegre neste domingo
A delegação do Flamengo vai ter problemas para chegar ao Rio de Janeiro. O vôo da equipe rubro-negra, previsto para sair de Porto Alegre às 20h, não tem previsão para deixar a capital gaúcha. Com isso, existe grande chance de o grupo pernoitar no hotel onde está hospedado. (assista ao vídeo ao lado com os lances da partida contra o Grêmio).
Os jogadores do Fla se reapresentam nesta segunda-feira, às 15h30m, na Gávea, e fazem um treinamento leve. Na terça-feira, a delegação segue para Juiz de Fora, local da partida de quarta-feira, contra o América-RN
Ney Franco ganha sobrevida
Treinador está mantido nos dois próximos jogos do Rubro-negro no Brasileirão
Márcio Iannacca Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
O técnico Ney Franco, pelo menos por enquanto, está mantido no comando do Flamengo. De acordo com uma fonte do GLOBOESPORTE.COM, o treinador tem os dois próximos jogos para iniciar a recuperação do time rubro-negro no Campeonato Brasileiro ou deixará o cargo por causa da péssima campanha no torneio nacional.
As duas próximas partidas do Flamengo no Brasileirão serão contra América-RN, na próxima quarta-feira, em Juiz de Fora (MG), e com o Corinthians, no Morumbi, no dia 29. Os dois adversários também estão na zona de rebaixamento e lutam para somar pontos.
Ney Franco, porém, diz que a equipe tem feito bons jogos, mas falta sorte no resultado final das partidas.
- Em relação ao jogo, o nosso time foi bem, mas não conseguiu o resultado. Em determinados momentos da partida, o Flamengo parou o Grêmio. Não podemos estar nessa posição. Cabe à equipe mudar essa situação - diz Ney, logo após a derrota para o Grêmio, neste domingo, por 1 a 0
Só boa seqüência tira o Fla da lanterna
Rubro-negro precisa de três vitórias e tropeços dos adversários para respirar aliviado
O Flamengo precisa de uma seqüência de resultados positivos para deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com dois jogos a menos do que os seus adversários diretos na luta para não ser rebaixado, o Rubro-negro, além dos triunfos, necessita de tropeços de Corinthians, Juventude, América-RN e Náutico para respirar aliviado longe, principalmente, da lanterna.\ Nas duas próximas rodadas, o Flamengo vai enfrentar justamente América-RN, em Juiz de Fora (MG), e Corinthians, em São Paulo. Nem vencendo as duas partidas o time consegue deixar a zona de risco.\
Até o momento, o Rubro-negro ocupa a última colocação no Campeonato Brasileiro, com oito pontos. A equipe, em dez jogos, conquistou uma vitória, cinco empates e quatro derrotas.
Roger vai ter estréia antecipada
Ney Franco admite escalar o novo reforço na partida de quarta-feira, em Juiz de Fora
O meia Roger pode estrear pelo Flamengo na partida da próxima quarta-feira, contra o América-RN, em Juiz de Fora (MG). A derrota por 1 a 0 para o Grêmio, neste domingo, no Olímpico, vai antecipar o primeiro jogo do atleta pelo time rubro-negro.
Roger foi contratado ao Corinthians e assinou contrato com o Flamengo até o fim do ano. O jogador, que se diz rubro-negro, terá a difícil missão de iniciar a arrancada da equipe do técnico Ney Franco para permanecer na Série A do Brasileirão. Hoje, o time ocupa a lanterna do torneio nacional, com apenas oito pontos.
Roger está trabalhando a parte física na Gávea e deve viajar com a delegação, que segue para Juiz de Fora na próxima terça-feira. Além dele, o Fla também contratou o atacante argentino Maxi Biancucchi e o meia Ibson. Os dois, porém, só estarão à disposição de Ney Franco a partir de agosto.
Grêmio manda o Flamengo para a lanterna
Gol contra do zagueiro Irineu dá vitória simples ao time gaúcho no Olímpico
Alexandre Alliatti Do GLOBOESPORTE.COM, em Porto Alegre
Um ao céu, outro ao inferno. Um gol contra do zagueiro Irineu decretou a vitória de 1 a 0 do Grêmio sobre o Flamengo, neste domingo, no Olímpico. O resultado colocou o time gaúcho na zona de classificação para a Libertadores e afundou de vez os cariocas, que agora estão na lanterna do Campeonato Brasileiro.
Assista ao único gol da partida, clicando ao lado\ As duas equipes voltam a campo na quarta-feira. O Grêmio reedita a famosa "Batalha dos Aflitos" contra o Náutico, em Recife. O Flamengo tem jogo de seis pontos contra o América-RN, no Rio de Janeiro.\
Confusão e um pouco de futebol
Teve de tudo no primeiro tempo. Para o bem e para o mal. O Flamengo surpreendeu e foi a campo com a leveza de quem está longe de uma crise. Nem parecia um insistente morador da zona de rebaixamento. Nos primeiros dez minutos, trocou passes, fez a bola circular pelo campo ofensivo, ditou o andamento da partida. Foram duas boas chances para o Rubro-Negro. Aos cinco, Leo Moura chutou cruzado da direita. Saja desviou para escanteio. Aos sete, Leo Medeiros cruzou, a zaga ficou parada, Patrício não cortou, e Souza, na segunda trave, cabeceou com perigo. O goleiro gremista fez grande defesa.
Mesmo atrapalhado, o Grêmio aos poucos conseguiu se estabilizar. Carlos Eduardo cresceu na parada. Aos 11, ele fez bela jogada pela ponta esquerda e mandou uma patada na direção da área. Tuta não alcançou. Cinco minutos depois, o garoto Anderson, com a cabeça toda enfaixada devido a um corte, deixou dois para trás e mandou para a área. Ramon não alcançou, Bruno cortou e Tcheco, no rebote, tentou concluir, mas sem sucesso.
Souza dá uma cotovelada em Tcheco e é expulso\ Até que era um bom jogo no Olímpico, mas aí os jogadores resolveram deixar o futebol de lado. Em uma cobrança de falta para o Grêmio, o Flamengo tentou enrolar, retardar o lance. Tcheco se irritou e resolveu pegar a bola na base do tapa. Foi empurrão e peitaço de um lado, tapa e soco de outro. Quando acabou a confusão, o árbitro, que estava a dois metros da bagunça, resolveu consultar o auxiliar, cinco vezes mais distante. Pipocou feio. Resultado: apenas um amarelo para Tcheco, outro para Thiago.\
Se a briga tinha acabado, faltou avisar ao Souza. Na seqüência, o centroavante deixou o braço no rosto de Tcheco. Rua para ele. Com dez, o Flamengo foi obrigado a se retrair. O Grêmio partiu para cima. Bruno fez defesa espantosa em cabeceio à queima-roupa de William. Carlos Eduardo, de longe, buscou o ângulo do goleiro. Quase.
Ataque contra defesa
Cristian (à dir.), marcado por Gavilán, fez sua estréia pelo Flamengo neste domingo
A desvantagem numérica fez o Rubro-Negro desistir de atacar no segundo tempo. O Tricolor, com Kelly no lugar de Anderson, foi para cima. Em chutes de longe, ameaçou a meta de Bruno. Mesmo assim, encontrou dificuldades. Mas não teve problema: se os atacantes do Grêmio não fazem, Irineu dá um jeito. Em cruzamento de escanteio, o zagueiro tentou cortar de letra e mandou contra o próprio gol. Bizarro. E 1 a 0 para o Grêmio.
Ney Franco perdeu a paciência. O treinador olhou para o banco e ali viu a esperança, que atende pelo nome de Obina. O atacante entrou no lugar do pobre Irineu, ironicamente aplaudido pela torcida gremista. Mas não pôde fazer nada. Por mais que o Flamengo tenha buscado o empate, foi o Grêmio, em contra-ataques perigosos, que ficou mais perto do gol.
Lance
Grêmio empurra Flamengo para a lanterna
Rubro-Negro completa oito jogos sem vitória e estaciona nos oito pontos. Já Grêmio fica entre os primeiros
Fla perde para Grêmio e vai para a lanterna (Crédito: Ricardo Rímoli)
Hugo Perruso
O calvário rubro-negro parece não ter fim. O Flamengo completou oito jogos sem vitória (cinco empates e três derrotas) ao perder para o Grêmio por 1 a 0, gol contra de Irineu. Com o resultado, os cariocas dormem na lanterna do Campeonato Brasileiro, com oito pontos, e a semana pode ser quente para o elenco. Já os gaúchos completaram três jogos sem perder e pularam para as primeiras colocações, com 21 pontos.
O técnico Ney Franco surpreendeu Mano Menezes. Lançou Cristian no lugar de Paulinho e utilizou o 3-5-2, com Renato Augusto adiantado no ataque, ao lado de Souza. O técnico do Grêmio também entrou com o mesmo esquema, mas teve a volta de Tuta após longa contusão. As mudanças de Ney surtiram efeito e o time jogou bem no início.
O jogo começou equilibrado, com os dois times buscando o ataque, mas sem criar chances claras de gol. Por parte do Flamengo, a melhor oportunidade foi com Souza, aos sete minutos. O atacante aproveitou cruzamento de Léo Medeiros e só não marcou porque Saja fez grande defesa. Os Gaúchos responderam aos 23 em contra-ataque puxado por Carlos Eduardo, que lançou Tuta. O atacante chutou cruzado, rente à trave de Bruno.
O Grêmio cresceu no jogo e passou a dominar o meio-de-campo. Precisando da vitória para não afundar mais na zona de rebaixamento, o Flamengo teve à mostra todo o nervosismo pela situação em que se encontra nas figuras de Thiago e Souza. O zagueiro mostrou-se descontrolado nas marcações de Elvécio Zequetto e só não foi expulso porque o juiz não quis.
Já Souza não teve a mesma sorte. Em contra-ataque para o Rubro-Negro, o atacante ia perdendo a bola e deu uma cotovelada em Tcheco. Cartão vermelho merecido e Souza ainda foi covarde ao agredir Tcheco no momento em que o jogador estava sendo atendido fora de campo. Se já estava complicado, piorou. O Flamengo se perdeu e só não saiu do primeiro tempo perdendo porque o Grêmio não conseguiu criar uma boa jogada, além de um chute de fora da área de carlos Eduardo que passou perto do gol.
Como era de se esperar, o Grêmio aproveitou a superioridade numérica e voltou pressionando no segundo tempo. O Flamengo recuou e ficou dependente de Renato Augusto, que parece que ainda não voltou do Mundial Sub-20, e dos dois alas. Léo Moura e Juan foram os mais lúcidos do time, mas apareceram pouco para quem joga no 3-5-2. O gol gaúcho era questão de tempo.
A pressão foi grande, mas o Grêmio não conseguia finalizar. Se não conseguiam por conta própria, os gaúchos contaram com a colaboração rubro-negra. Aos 15 minutos, Tcheco cobrou escanteio, a bola passou por todos, mas não por Irineu, que, de letra, marcou belo gol, mas contra.
O desespero rubro-negro aumentou e o time tentou empatar. Desorganizado, não conseguiu construir uma boa jogada e esteve mais perto de levar o segundo gol do que tentar marcar o primeiro. Mais uma vez, o Flamengo contou com a falta de jogadas e pontaria do Grêmio.
Pelo que mostraram as duas equipes, o placar acabou ficando de bom tamanho e, enquanto os gaúchos comemoram a vitória, os rubro-negros terão muito o que explicar quando voltarem ao Rio de Janeiro.
Léo Medeiros se diz envergonhado pela campanha
Jogador espera que situação do clube melhore o mais rápido possível\ LANCEPRESS!\
A derrota por 2 a 1 para o Grêmio, no Olímpico, fez com que o Flamengo terminasse a rodada na lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas oito pontos em nove jogos. Os jogadores sabem que a situação não é boa e Léo Medeiros desabafou no final do jogo deste domingo. O meio-de-campo se disse envergonhado e espera que o momento pelo qual o clube passa acabe logo.
– Temos de ser homens. Estou envergonhado. Até por ser flamenguista, sofro ainda mais com esta situação. O que nos resta é tentar sair dessa o mais rápido possível, já na partida de quarta-feira – desabafou.
Renato Augusto diz que a culpa é de todos
Jogador do Flamengo também acha que resultado foi injusto\ LANCEPRESS!\
No final do jogo, Renato Augusto não achou que o Flamengo merecia ter perdido por 1 a 0 para o Grêmio, no Olímpico. Para o apoiador, o time não desistiu em momento algum e só levou um gol por causa de uma infelicidade de Irineu.
- Lutamos, jogamos com um a menos praticamente desde o começo do jogo e acabamos fazendo um gol contra. Não merecíamos ter saído com a derrota - afirmou.
Ao ser perguntado de quem era a culpa pela situação do Flamengo no Brasileiro (na lanterna do campeonato, com oito pontos em dez jogos), Renato Augusto foi enfático ao dizer que não existia apenas um culpado.
- A culpa é de todos: jogadores, comissão técnica e diretoria. É o momento de todos assumirem a responsabilidade para mudar essa situação - completou o apoiador.
Equatoriano diz que se apresentará ao Flamengo
Mas Rubro-Negro, na verdade, acertou com um colombiano\ LANCEPRESS!\
O meio-de-campo Edmundo Zura, de 23 anos, que está disputando o Pan-Americano pela seleção do Equador, revelou que foi contratado pelo Flamengo. O jogador marcou dois gols na vitória equatoriana de 4 a 2 sobre o Brasil e afirmou que, por enquanto, sua prioridade é a disputa da semifinal do torneio, contra a Bolívia:
- Estou na expectativa de me apresentar ao Flamengo. Mas agora penso apenas no Pan-Americano - declarou.
No entanto, o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, disse desconhecer a negociação com o jogador. Já o colombiano Tréllez se apresentará ao Flamengo depois do Mundial Sub-17, em agosto
Flamengo é vice na Copa Macaé sub-17
Rubro-negro perdeu para o Cruzeiro na final\ LANCEPRESS!\
Depois de ter passado pelo Fluminense numa semifinal emocionante neste sábado, por pênalti, o Flamengo não resistiu ao Cruzeiro.
Na partida deste domingo, pela final da Copa Macaé sub-17, o Rubro-negro perdeu por 2 a 1 para a equipe mineira e ficou com o segundo lugar.