Notícias

Clipp 23/janeiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Recuperação em família

Com dores, Renato Augusto toma sorvete e passa noite ao lado do pai no hospital

Gian Amato

Desde os primeiros chutes e tombos na escolinha do Flamengo, Luiz Carlos Augusto vai em socorro do filho. Na segunda-feira, não foi diferente. Após a cirurgia na face a que foi submetido, Renato Augusto abriu os olhos e enxergou a esperança no sorriso do pai. Mesmo com o rosto inchado e dolorido, o jogador rubro-negro deve ter relembrado os tempos de criança ao tomar sorvete, único alimento permitido para quem recebeu três placas de titânio e 11 parafusos na recuperação do osso malar. À noite, a dor aumentou e ele precisou ser medicado para dormir. O pesadelo só terminou na manhã de ontem, com a notícia de que a camisa 10 seria retirada de uso até a sua volta. Emocionado, revelou ao pai:

- Quero voltar a jogar pelo Flamengo o mais rápido possível.

Ao lado da esposa Salete, Luiz Carlos Augusto passou a noite no Hospital Pasteur, no Méier. Juntos no mesmo quarto, a família ficou ainda mais unida e tranqüila ao saber que Renato Augusto terá alta hoje, por volta de meio-dia. A recuperação do jogador poderá levar cerca de 60 dias.

- A cirurgia foi um sucesso e a alta será amanhã (hoje). Vivemos a realidade dentro do quarto dele e posso dizer que está tudo dentro do normal - afirmou Luiz Carlos Augusto. - Ele fala muito pouco e só pode tomar sorvete nestes primeiros dias.

A cabeçada involuntária do zagueiro Hélton, do Boavista, acertou em cheio as pretensões de Renato Augusto começar a temporada sem maiores problemas. As dores das lesões do ano passado, que o afastaram de algumas partidas, não foram nada perto da que sentiu na madrugada de ontem.

- Quando as dores começaram, logo ligaram para o doutor Augusto César Lima (que operou Renato). Ele prescreveu um remédio para ele poder dormir. E eu adormeci ao lado dele - declarou Luiz Carlos Augusto.

Procurado no meio da noite, Augusto César Lima receitou uma dose mais forte de analgésico, que aliviou as dores do filho e as preocupações do pai:

- A dor é normal, mas não precisei receitar tranqüilizantes. Agora, é esperar pela recuperação.

Renato Augusto terá que ficar em repouso até o local da cirurgia desinflamar por completo. Caso a recuperação ocorra antes do tempo previsto, o médico vai avaliar se o jogador terá que usar uma proteção na face, o que não impedirá de cabecear sem receio.

- Ele será vigiado pelo pai e pela mãe. Depois de receber alta, o local da recuperação será sigiloso, para preservar sua imagem e saúde - disse Luiz Carlos Augusto. - Ele está empenhado. Recebeu a visita do presidente do clube, Márcio Braga, e está com os amigos sempre por perto...

E também longe. Na Gávea, o lateral Leonardo Moura lamentava a ausência do amigo e torcia por sua recuperação.

- Fico triste por perder o Renato. A gente só vive agarrado e torço para que ele volte logo - disse.

A vaga no ataque para o jogo com o Cardoso Moreira, amanhã, no Maracanã, está entre Marcinho e Obina. Os dois foram testados ontem por Joel Santana no coletivo, que terminou em 1 a 1, gols de Ibson e Éder. O técnico colocou Jônatas, regularizado ontem, no lugar de Cristian. Já Diego Tardelli e Bruno ainda não estão inscritos. Os ingressos estão à venda na Gávea, General Severiano, Caio Martins, Laranjeiras, Engenhão e bilheteria 8 do Maracanã. Arquibancadas verdes e amarelas custam R$30, e as brancas, R$40.

Renato Augusto engrossará a torcida ao lado de seu pai. Só que pela TV. No dia 8 de fevereiro, o jogador completará 20 anos e já fez um pedido que não é segredo para ninguém. Ele só espera ser atendido antes do tempo.

Libertadores terá partidas na altitude

Apesar da pressão do Flamengo para que não haja jogos da Libertadores em cidades com altitude acima de 2.750m, limite determinado pela Fifa, a Conmebol confirmou ontem a tabela divulgada, mantendo as partidas na altitude. O Fluminense já tem como certa sua ida a Quito (2.850m) para enfrentar o LDU, em 20 de fevereiro.

O Flamengo, que chegou a pedir apoio do presidente Lula e solicitar providência da Fifa, ainda depende do confronto entre Cienciano e Wanders - a classificação do primeiro levará o time aos 3.300m de Cuzco, no Peru, em 9 de abril. O Santos é que terá a missão mais desgastante, a 4.000m, em 19 de março, contra o boliviano San Jose, em Oruru. Devido ao apoio que recebeu de todos os filiados, a Conmebol tentará rever a proibição da FIfa nas eliminatórias.

Fernando Calazans

Ah, esses reforços...

Em tese e em teoria, Fluminense e Flamengo foram os clubes que fizeram as melhores contratações neste início de ano, e eu posso me referir, no caso, a todo o Brasil, não apenas ao Rio. Dito assim, parece uma façanha extraordinária, mas não é tanto, porque já se foi o tempo em que nossos clubes podiam se vangloriar da contratação de grandes reforços, grandes jogadores e craques.

Hoje, nosso mercado interno é bem modesto, para não dizer humilde.

Neste cenário, ganham importância os nomes de Jônatas, Kléberson e Rodrigo, alguns dos reforços do Flamengo, assim como Leandro Amaral, Washington e Dodô (estes, então, nem se fala), alguns dos reforços do Fluminense. São reforços sem aspas.

A maioria porém, a grande maioria, é composta por "reforços" entre aspas, anunciados com estardalhaço pela mídia do oba-oba, com a intenção de enganar torcedores ingênuos e vender mais jornais.

Mesmo assim, nem Flamengo nem Fluminense escaparam de fazer as suas patacoadas. O Flamengo, ao que parece, pode armar um time só de volantes, não sei se por coincidência ou por gosto mesmo de Joel Santana. Ao passo que o Fluminense dedicou-se a reunir atacantes. Em contrapartida, não se sabe bem por que nem para que trouxe Gustavo Nery. Por que Gustavo Nery, hein?

E por que, especificamente, o Diego Tardelli, no caso do Flamengo? O que terá feito na vida e na carreira o Diego Tardelli para ser reforço do Flamengo, justamente, exatamente, precisamente na posição em que o time está mais necessitado, um segundo homem de ataque?

Na mesa redonda da última segunda-feira, na ESPN Brasil, perguntei aos companheiros de São Paulo, doutores em matéria de Tardelli, o que achavam do jogador. Nenhum deles botou a mão no fogo. Diego Tardelli é para eles - e imaginem para mim - uma gigantesca interrogação.

Mesmo assim, não dá para comparar, no quesito das patacoadas, com o que andou e anda fazendo, por exemplo, o Vasco. Primeiro o Beto, depois o Edmundo. Sinceramente: o que pode pretender uma diretoria que, a essa altura do campeonato, contrata nosso velho conhecido Beto?

Pensam que é exclusividade do futebol do Rio a falta de critério e de juízo nas contratações? Não é, não. Nesse quesito, o professor doutor Vanderlei Luxemburgo não admitiu ficar para trás, como não admite nunca, e fez questão de sobrepujar todos os outros clubes e técnicos. Contratou quem? Quem? Quem?

Ninguém menos do que Léo Lima. Que suspense verdadeiramente hitchcockiano criou o professor dos professores: o que fará Léo Lima no Palmeiras?

E no superorganizado São Paulo do superdiscreto Muricy Ramalho, o que fará nosso igualmente conhecido Carlos Alberto, responsável pelos últimos desesperos da torcida do Fluminense? O que fará ele?

Ah, esses nossos clubes e seus maravilhosos reforços, com aspas ou não.

Jornal dos Sports

Renato Augusto pode receber alta hoje

Após ser operado, Renato Augusto está louco para voltar para casa

O apoiador Renato Augusto, que sofreu uma cirurgia para reconstituição dos ossos da face na última segunda-feira, deverá receber alta hoje, do Hospital Pasteur, no Méier. O jogador colocou três placas de titânio, além de 11 parafusos e a previsão é de que volte a poder fazer exercícios físicos em dez dias.

Emocionado com as manifestações de carinho que recebeu nos últimos dias, Renato, por meio de sua assessoria, agradeceu ao apoio. Ontem ele recebeu a visita do presidente do Flamengo, Marcio Braga.

"Agradeço às manifestações de carinho que recebi dos torcedores, da diretoria, da imprensa e dos meus amigos no Flamengo. Alguns jogadores e membros da comissão técnica telefonaram para a minha mãe para me passar apoio. São essas atitudes que me dão força para superar este momento difícil. Agora só penso em descansar e iniciar a reabilitação para voltar a jogar o mais rápido possível.

Continuem rezando por mim que em breve estarei de volta", pediu Renato Augusto.

No início da tarde de ontem, o médico Augusto César Lima, responsável pela operação do camisa 10, disse que o jogador conseguiu dormir bem. A principal preocupação do atleta agora é ir para casa.

"Ainda não conversei com o Renato, mas falei com o José Luiz Runco (médico do Flamengo) e ele me disse que está tudo bem com o jogador", explicou o médico Augusto César Lima.

Para fazer uma homenagem ao apoiador, o vice de futebol, Kleber Leite, que passa férias em Punta del Lesta, no Uruguai, já avisou que a camisa 10 será aposentada até a volta de Renato Augusto, que deverá acontecer no início de março, na primeira rodada da Taça Rio, contra o Resende.

Lateral cobra convocação

Um dos destaques do Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre o Boavista na estréia do Carioca deste ano, o lateral direito Leonardo Moura estava muito confiante na sua convocação para a Seleção Brasileira. Porém, o técnico Dunga preferiu ignorar novamente as boas atuações do jogador e convocou os "estrangeiros" Maicon (Inter de Milão) e Rafinha (Schalk 04).

Momentos antes da Confederação Brasileira de Futebol divulgar a lista com os jogadores que enfrentarão a Irlanda, no próximo dia 6, em Dublin, o lateral havia dito que vai continuar trabalhando forte, para continuar se destacando para vestir a Amarelinha em um futuro próximo.

"Tive um grande 2007, joguei muito bem e por isso tenho certeza de que um dia a minha tão esperada convocação irá chegar", disse Léo Moura, que além de ter sido eleito o melhor lateral-direito do Brasileiro do ano passado, participou muito bem da vitória da seleção das estrelas do campeonato contra a Seleção Olímpica do Brasil, comandada pelo técnico Dunga.\ O lateral acredita que o time conseguirá mostrar um melhor futebol amanhã do que o apresentado contra o Boavista.\

Marcinho e Jônatas devem jogar

Com a perda de Renato Augusto pelos próximos 45 dias, o técnico Joel Santana parece já ter definido o substituto do jogador, pelo menos para a partida contra o Cardoso Moreira. O apoiador Marcinho treinou ontem entre os titulares, mas como o treinador não tem dado entrevistas nos últimos dias, o meio-campista ainda não está confirmado entre os titulares.

Outro que deverá começar jogando é o cabeça-de-área Jônatas que já está com o contrato regularizado e à disposição de Joel. Ele começou o coletivo de ontem no lugar de Cristian e depois, com a entrada de Obina no time titular, acabou sendo deslocado para a posição de terceiro zagueiro, função antes desempenhada por Jaílton.

Os titulares venceram a primeira parte da atividade por 1 a 0, gol de Souza. Com a entrada do folclórico atacante no lugar de Jaílton, a equipe piorou de rendimento e sofreu o empate, com um belo gol do atacante Éder, após jogada de Diego Tardelli, que fez seu primeiro coletivo pela Flamengo. O lateral-direito Leonardo Moura elogiou os dois novos possíveis titulares da equipe.

"O Jônatas tem um bom passe e sabe chegar bem no ataque. Já jogamos juntos e sei da qualidade dele. A bola chega redonda. Só não podemos ficar muito expostos. Com a seqüência dos jogos vamos melhorar. Já o Marcinho tem características diferentes do Renato Augusto. É um jogador que carrega mais a bola e abre espaços na defesa adversária", explicou o lateral.

Ajustando as peças

Fla consegue registrar Jônatas e Léo Medeiros e espera definir situações de Bruno e Tardelli hoje

Thiago Bokel e Nathan de Lima

O goleiro Bruno poderá ter seu contrato registrado hoje na CBF e reforçar o Flamengo

A terça-feira não poderia ter sido melhor para o Flamengo fora das quatro linhas. O Boletim Informativo Diário da CBF confirmou a legalização dos contratos de Jônatas e Léo Medeiros. Mas as notícias boas não param por aí. O diretor de futebol, Eduardo Manhães, está confiante de que as regularizações do goleiro Bruno e do atacante Diego Tardelli aconteçam hoje. Assim, os dois podem ficar à disposição do técnico Joel Santana já amanhã, quando a equipe enfrentará o Cardoso Moreira, às 19h30min, no Maracanã.

"Temos a promessa de que a situação do Bruno seja resolvida amanhã (hoje). O fundo de investimentos já localizou o pagamento da primeira parcela, mas ainda não mandou a liberação para a CBF", afirmou Manhães, para em seguida explicar a situação do atacante Diego Tardelli: "As negociações estão bem adiantadas e é possível que ele tenha condições legais de jogo na quinta-feira. Mas ainda precisa ver como o atleta está fisicamente", adiantou.

Já os casos do atacante Éder e do cabeça-de-área paraguaio Gavilán estão indefinidas. O contrato do primeiro ainda está preso na Federação Paulista, pois o jogador conseguiu a liberação do Guarani na justiça. Já quanto ao gringo, o advogado Michel Assef Filho está esperando que o jogador desembarque no Rio para adiantar o registro do contrato do jogador.

"Ele (Gavilán) deve chegar ao Brasil hoje (ontem). Estou esperando apenas o visto de trabalho para acelerar o registro dele na CBF. Em todos os casos o Flamengo já fez tudo o que precisava, agora não depende mais de nós", explicou Michel Assef Filho.

Apesar da possibilidade de ser inscrito nesta semana, Gavilán deverá esperar para estrear pelo Fla. O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Rubens Aprobatto, já indeferiu oito casos semelhantes ao do jogador, que pediam a redução da pena, para transformar o tempo restante em cestas básicas. E como a agressão do cabeça-de-área no chileno Valdívia, do Palmeiras foi\ considerada grave, é provável que ele só tenha condições de jogo no dia 15 de fevereiro.\

O Dia

Flamengo: Comoção por Renato Augusto

Companheiros estão impressionados com hematomas na face do craque. Márcio Braga diz que ‘ele parece um monstro’

Rodrigo Lima

Rio - Os hematomas e o inchaço na face de Renato Augusto, submetido a cirurgia após um choque com o zagueiro Hélton, na vitória sobre o Boavista por 2 a 0, domingo, comoveram companheiros e dirigentes. Além de aposentar provisoriamente a camisa 10, usada pelo jogador, o presidente Márcio Braga e os amigos ficaram impressionados com o estado do rosto de Renato Augusto, que está tendo dificuldades até para falar.

O craque mandou, através de sua assessoria, uma mensagem agradecendo o apoio: “Agradeço muito as manifestações de carinho que recebi dos torcedores, da diretoria e dos meus amigos do Flamengo. Alguns jogadores e membros da comissão técnica telefonaram para me passar uma palavra de apoio. São essas atitudes que me dão força para superar este momento difícil. A cirurgia foi bem sucedida e agora penso somente em descansar e iniciar a reabilitação para voltar a jogar o mais rápido possível”.

O médico Augusto César Lima, que operou o jogador, chegou a liberar as visitas, mas os pais de Renato Augusto estavam restringindo os visitantes ontem, de modo a preservar o filho.

Quem furou o ‘bloqueio’ no Hospital Pasteur, no Méier, onde o jogador foi operado, foi o presidente rubro-negro. Márcio Braga ficou assustado com o que viu. “Ele está parecendo um monstro. Realmente, é muito assustador, pois seu rosto está bastante inchado. Inclusive, ele está com dificuldades de falar, pois tem problema para mexer a mandíbula”, contou Márcio Braga, ao deixar o hospital.

O dirigente, entretanto, revelou que o jogador, que deverá ter alta hoje por volta das 12h, está otimista com sua recuperação, que deve levar mais de 45 dias. “Ele não agüenta mais ficar no hospital. Está doido para ir embora. Disse que vai voltar logo a treinar e que vai arrebentar”, afirmou o dirigente.

Marcinho e Jônatas são as novidades no time titular

Rio - O técnico Joel Santana realizou na manhã desta terça-feira um treinamento coletivo na Gávea e fez duas modificações na equipe titular. O meia Marcinho ganhou a vaga de Renato Augusto, que foi operado após ter um afundamento em um dos ossos da face, depois de uma pancada na cabeça sofrida na partida contra o Boavista.

A outra mudança é a entrada de Jônatas no time para a saída de Cristian. Jônatas teve sua situação regularizada nesta segunda, já que Espanyol enviou a documentação que faltava ao Flamengo.

Joel também fez outra experiência. Tirou Jaílton e colocou Obina, o que deixou o esquema tático bastante ofensivo, mas a idéia deve ser apenas uma opção para a partida contra o Cardoso Moreira, nesta quinta-feira, no Maracanã.

Léo Moura gostou da entrada de Marcinho: "Marcinho já mostrou que tem qualidade, mudou o jogo contra o Boavista logo que entrou. Ficamos triste de perder o Renato Augusto, mas vamos torcer para que ele volte logo".

O Flamengo também tenta regularizar a situação de Bruno, Diego Tardelli e Léo Medeiros. O volante Gavilán foi até o Paraguai pegar seu visto, mas só volta nesta quarta-feira. A camisa 10 de Renato Augusto não será usada por nenhum jogador na próxima partida.

TARDELLI

O atacante Diego Tardelli treinou mais uma vez entre os reservas. Entretanto o jogador já sonha, assim como Souza, marcar um gol no domingo, contra o Duque de Caxias, e comemorar com a própria dancinha. “O Souza tem a dancinha dele. Mas a minha já está na cabeça”, revelou Tardelli.

Torcida ajuda Flamengo a virar atração na América do Norte

Canadá - O Flamengo ganhou reportagem de duas páginas na edição de janeiro da revista canadense Soccer - cuja capa é o também brasileiro Kakà (sic). O curioso é que - desta vez - a equipe carioca não virou notícia no Canadá e Estados Unidos, por causa de seu desempenho em campo. O personagem da matéria "Flamengo, o clube do povo" é sua torcida.

A façanha dos rubro-negros no último Campeonato Brasileiro, mantendo uma média de 39.221 pagantes por partida do time e quebrando recorde de público num só jogo (82.044 diante do Atlético Paranaense) chamou a atenção do editor Eddie Kehoue: "A paixão mostrada no Maracanã é única no mundo. Não vemos isso nem na Itália", disse ao Blog do Boleiro.

O texto conta a história do clube, suas primeiras conquistas e como um time de poucos recursos atraiu a paixão das camadas mais pobres do Rio de Janeiro. Na reportagem, Kehoue lembra os "craques afro-brasileiros" que vestiram a camisa do Flamengo: Domingos da Guia, Leônidas da Silva e Zizinho.

Zico é citado como líder da geração de atletas que "tirou do Santos a condição de clube brasileiro mais conhecido no mundo". "O sucesso de Zico e seus companheiros catapultou o Flamengo à condição de ser o time com a cara do futebol brasileiro", afirma o editor.

O motivo do destaque dado ao Flamengo é a presença de sua torcida no estádio no final de 2007: "Os jogadores e os torcedores festejam cada partida como se fosse uma só". A revista ainda sugere aos leitores que arrangem tempo e dinheiro para participar no Maracanã da "festa de um time que tem 40 milhões de fãs em todo o país".

Desta vez, a galera não só empurrou o time para a vaga da Libertadorers/2008, como ainda chamou a atenção de um país onde o futebol se tornou - nos últimos dez anos - a modalidade com maior número de praticantes.

As informações são de Luciano Borges, para o Terra

Gazeta Esportiva

Diretoria 'aposenta' a camisa 10 e Renato Augusto agradece\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Uma das maiores revelações do Flamengo nos últimos anos, o meia Renato Augusto recebeu uma homenagem da diretoria rubro-negra após se lesionar no rosto e passar por uma cirurgia que o deixará mais de um mês fora dos campos.\ Nenhum outro atleta usará a camisa dez enquanto Renato estiver se recuperando. E nesta terça-feira, através de sua assessoria, o meia divulgou comunicado mostrando sua alegria com iniciativa dos cartolas flamenguistas.\

“Fiquei surpreso, mas muito honrado, pela iniciativa da diretoria de que a camisa 10 não será usada enquanto eu me recupero. Não tenho nem palavras para agradecer essa atitude. Continuem rezando por mim e em breve estarei de volta”, pediu.

Renato Augusto também ficou satisfeito com o apoio recebido de seus companheiros e da comissão técnica do Flamengo. “Alguns jogadores e membros da comissão técnica telefonaram para a minha mãe para me passar uma palavra de apoio. São essas atitudes que me dão força para superar este momento difícil. A cirurgia foi bem sucedida e agora só penso em descansar e iniciar a reabilitação para voltar a jogar o mais rápido possível”.

Nesta terça-feira, ainda no hospital, Renato Augusto recebeu a visita do presidente do Flamengo, Márcio Braga.

Jônatas treina entre os titulares e deve pegar Cardoso Moreira\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - De volta ao Flamengo após uma passagem apagada pelo Espanyol, que ainda detém os seus direitos federativos, o volante Jônatas deve ganhar sua primeira oportunidade como titular na temporada, nesta quinta-feira, quando o Rubro-Negro enfrenta o Cardoso Moreira, pela segunda rodada do Campeonato Carioca. Na manhã desta terça, o técnico Joel Santana comandou um coletivo, no qual Jônatas treinou o tempo todo no lugar de Cristian.\ A mudança ainda não foi confirmada por Joel Santana, que só conversará com a imprensa após o treinamento desta quarta-feira. Mas alguns jogadores comentaram a possível modificação na equipe flamenguista.\

“Os dois são grandes jogadores, mas o Jônatas é um jogador que vai mais ao ataque e só temos que tomar cuidado para não ficarmos muito expostos”, ressaltou o lateral-direito Leonardo Moura.

Já para o lugar de Renato Augusto, que sofreu uma lesão no rosto e só voltará aos campos dentro de 45 dias, Joel Santana optou pela entrada de Marcinho no coletivo desta terça e, que acabou com o empate de 1 a 1 com os reservas. Os titulares treinaram com a seguinte formação: Diego, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Jônatas, Ibson e Toró; Marcinho e Souza.

“O grupo do Flamengo é muito forte, e quando se tem uma oportunidade, tem que aproveitar. O importante é o Flamengo ganhar, independente se eu vou entrar como titular ou reserva”, comentou Marcinho.

No decorrer do coletivo, Joel testou ainda outra formação, recuando Marcinho para o meio-campo, e colocando o atacante Obina no lugar de Jaílton. Na espera pela decisão do treinador, Obina mostra ansiedade por ganhar uma oportunidade.

“Estou trabalhando forte para aproveitar as oportunidades. É claro que eu espero começar como titular, mas o Joel sabe o que fazer. Se ele precisar de mim, estou pronto para ajudar a equipe”, afirmou o xodó da torcida rubro-negra, que garante bom entrosamento com Souza, apesar das características semelhantes entre o estilo de jogo dos dois.

“Às vezes em que jogamos juntos, fomos muito bem. Temos um entrosamento muito legal, e espero que eu possa jogar ao seu lado nos próximos jogos”, analisou.

Porém, independente de quem for o escolhido por Joel Santana para substituir Renato Augusto, o elenco do Flamengo evita falar em favoritismo absoluto na partida da próxima quinta.

“O Cardoso Moreira complicou o jogo com o Fluminense e, por isso, temos que ter inteligência para construir o resultado. O importante é que o Flamengo está preparado para enfrentar qualquer adversário”, concluiu Leonardo Moura.

Renato Augusto recebe alta nesta quarta\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Operado na última segunda-feira, quando precisou colocar 11 parafusos no rosto para corrigir um afundamento no malar, o meia Renato Augusto deverá receber alta nesta quarta-feira, quando retorna para sua casa. Vítima de um choque com um jogador do Boavista, o atleta do Flamengo tem previsão de só retornar aos gramados em meados de março.\ “A gente fica triste por perder o Renato Augusto, que é um grande jogador, além de um grande companheiro, de quem a gente está sempre perto. Mas torcemos para que ele retorne o mais rápido possível”, declarou o lateral-direito Leonardo Moura.\

E Renato Augusto deverá receber uma homenagem do Flamengo. De acordo com o vice-presidente de futebol, Kléber Leite, a camisa dez não será utilizada por nenhum jogador enquanto Renato estiver se recuperando.

Sem Renato Augusto, o Fla segue tentando regularizar alguns jogadores o quanto antes para reforçar o elenco para a disputa do Campeonato Carioca.

O diretor de futebol, Eduardo Manhães afirmou que o clube já efetuou o pagamento pela compra dos direitos federativos do goleiro Bruno. Agora, o Rubro-Negro espera que a MSI possa confirmar o recebimento da quantia para que o Atlético-MG libere a documentação do jogador.

Outro que ainda não foi regularizado é o atacante Diego Tardelli. De acordo com Eduardo Manhães, resta apenas a assinatura do contrato de venda por parte do São Paulo, para que a documentação do jogador possa ser acertada.

PeléNet

Fla espera resolver até quinta as situações de Bruno e Tardelli

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O volante Jônatas, que já estava regularizado desde segunda-feira, foi confirmado nesta terça pelo Flamengo. Agora, o Rubro-Negro espera resolver, no máximo até quinta, as situações do goleiro Bruno e do atacante Diego Tardelli.

No caso de Bruno, a situação pode até ser sacramentada nesta quarta-feira. Para isso, basta que o Atlético-MG, detentor dos direitos federativos do atleta, encaminhe toda a documentação do goleiro. Em relação a Diego Tardelli, o São Paulo é que precisa liberar toda a papelada.

Caso o problema de Bruno seja resolvido nesta quarta-feira, o goleiro será confirmado na equipe para o jogo de quinta, contra o Cardoso Moreira, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

No coletivo desta terça-feira, pela manhã, na Gávea, Jônatas substituiu barrou Cristian, enquanto Marcinho entrou no lugar de Renato Augusto, afastado dos gramados por 45 dias em função de afundamento do malar.

Faltando apenas a confirmação de Bruno, o Flamengo encara o Cardoso Moreira com a seguinte formação: Bruno (Diego), Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Toró e Ibson; Marcinho e Souza.

O volante Gavilán não compareceu à Gávea nesta terça-feira, pois viajou ao Paraguai para dar entrada em seu visto de trabalho e, enfim, poder ter sua situação regularizada no Flamengo.

Renato Augusto agradece apoio e espera voltar logo a defender o Fla

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Já consciente após o término do efeito anestésico, Renato Augusto agradeceu o apoio que recebeu de torcedores, jogadores e diretores do Flamengo. O meia destacou o quanto a "força externa" o tem ajudado a suportar o momento difícil que vem vivendo, após a cirurgia para reconstituição de parte dos ossos do lado direito da face. Na tarde desta terça-feira, o jogador recebeu a visita do presidente rubro-negro, Márcio Braga.

"Agradeço muito as manifestações de carinho que recebi dos torcedores, da diretoria, do pessoal da imprensa e dos meus amigos do Flamengo. Alguns jogadores e membros da comissão técnica telefonaram para a minha mãe para me passar uma palavra de apoio. São essas atitudes que me dão força para superar este momento difícil", disse, por intermédio de sua assessoria de imprensa.

O problema de Renato foi tão grave, que os médicos tiveram de implantar no local da contusão três placas de titânio e 11 parafusos. O prazo estimado para o retorno do jogador aos gramados é de 45 dias.

"A cirurgia foi bem sucedida e agora só penso em descansar e iniciar a reabilitação para voltar a jogar o mais rápido possível. Continuem rezando por mim e em breve estarei de volta", pediu o apoiador.

Renato Augusto se machucou após choque com o zagueiro Hélton, do Boavista, em jogo vencido pelo Flamengo por 2 a 0 no domingo, e válido pela rodada inaugural do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

Obina sonha com titularidade no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Em coletivo realizado nesta terça-feira, na Gávea, Obina substituiu o volante Jaílton, já na segunda metade da atividade. Com isso, o xodó viu aumentar a esperança de formar ao lado de Souza a dupla ofensiva para o jogo contra o Cardoso Moreira, quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

"Sempre que jogamos juntos, fomos muito bem. O nosso entrosamento é muito bom. Espero que eu possa jogar ao seu lado nos próximos jogos", disse o atacante, acrescentando.

"Venho trabalhando muito forte para sempre aproveitar as oportunidades. Por isso, é claro que eu espero começar jogando, mas o Joel é quem decide. Se ele precisar, estou pronto", frisou.

Obina entrou durante a vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, domingo, no Maracanã, na estréia do Estadual e participou efetivamente do primeiro gol, anotado por Souza.

Fla espera resolver até quinta as situações de Bruno e Tardelli

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O volante Jônatas, que já estava regularizado desde segunda-feira, foi confirmado nesta terça pelo Flamengo. Agora, o Rubro-Negro espera resolver, no máximo até quinta, as situações do goleiro Bruno e do atacante Diego Tardelli.

No caso de Bruno, a situação pode até ser sacramentada nesta quarta-feira. Para isso, basta que o Atlético-MG, detentor dos direitos federativos do atleta, encaminhe toda a documentação do goleiro. Em relação a Diego Tardelli, o São Paulo é que precisa liberar toda a papelada.

Caso o problema de Bruno seja resolvido nesta quarta-feira, o goleiro será confirmado na equipe para o jogo de quinta, contra o Cardoso Moreira, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

No coletivo desta terça-feira, pela manhã, na Gávea, Jônatas substituiu barrou Cristian, enquanto Marcinho entrou no lugar de Renato Augusto, afastado dos gramados por 45 dias em função de afundamento do malar.

Faltando apenas a confirmação de Bruno, o Flamengo encara o Cardoso Moreira com a seguinte formação: Bruno (Diego), Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Toró e Ibson; Marcinho e Souza.

O volante Gavilán não compareceu à Gávea nesta terça-feira, pois viajou ao Paraguai para dar entrada em seu visto de trabalho e, enfim, poder ter sua situação regularizada no Flamengo.

GloboEsporte

Zico aprova aposentadoria temporária da 10

Maior jogador da história do Flamengo considera justa a homenagem a Renato Augusto

Zico diz para Renato Augusto não temer disputar jogadas parecidas quando voltar

O eterno camisa 10 do Flamengo, Zico considerou boa a idéia da diretoria rubro-negra de não usar a camisa 10 enquanto o jovem Renato Augusto não retornar aos campos, depois de sofrer afundamento de malar na partida contra o Boavista. Embora jamais tenha recebido este tipo de homenagem, o Galinho de Quintino diz em entrevista ao jornal "Lance!" que a mensagem é positiva.

- Qualquer homenagem tem que ter uma razão. Se for de coração, é sempre bem-vinda - diz o técnico do Fenerbahçe, da Turquia.

Zico ainda aproveitou para desejar uma rápida recuperação para Renato Augusto e aconselhá-lo a não ficar temeroso quando voltar a jogar.

- Foi um lance involuntário. Uma disputa de bola normal. Até porque foi com a cabeça e não com o cotovelo que o zagueiro (Hélton) o acertou. O importante é ele entender que isso só vai acontecer com quem estiver em campo. Ele é jovem, vai se recuperar bem para voltar no tempo necessário. Mas não pode se preocupar com esse tipo de lance, que é do jogo - afirma Zico, lembrando que no seu início de carreira fraturou o nariz num lance semelhante.

Regularização de Jônatas confirmada

Nome do goleiro Bruno ainda não apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF

Jônatas está à disposição do técnico Joel Santana para encarar o Cardoso Moreira

A inscrição do volante Jônatas como jogador do Flamengo foi confirmada na tarde desta terça-feira, após o nome do atleta ter aparecido no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF. O clube já havia enviado a documentação, mas a confirmação oficial ainda não havia sido feita. Além dele, Leo Medeiros também está regularizado.

A ausência mais significativa é do goleiro Bruno. O Atlético-MG deverá enviar nesta quarta a documentação do atleta. Sobre o atacante Diego Tardelli, a expectativa do Fla é ter a documentação liberada até quinta.

No último coletivo realizado na Gávea, Joel Santana escalou Jônatas no lugar de Cristian. Desta forma, o time titular contra o Cardoso Moreira deve ser: Diego; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Toró; Marcinho e Souza.

Conmebol apóia Bolívia por jogos na altitude

Fifa proibiu jogos em locais que fiquem 2.750 metros acima do nível do mar

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou seu apoio de maneira unânime à postura liderada pela Bolívia de realizar partidas na altitude, em contraposição à proibição ditada pela Fifa contra jogos em locais acima de 2.750 metros sobre o nível do mar.

Os dirigentes sul-americanos, que se reuniram nesta terça-feira na sede da Associação Nacional de Futebol do Chile (ANFP), em Santiago, reiteraram seu apoio à Bolívia, e anunciaram que as partidas da Taça Libertadores poderão ser disputadas em cidades com altitude superior a 2.750 metros.

No entanto, os jogos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, dependem da Fifa, o que impede a Conmebol de autorizá-los.

- Este não é um tema que não possamos resolver, e vamos expressar solidariedade e buscar as maneiras para pedir que o Comitê Executivo (da Fifa) estude novamente a decisão. Vamos à Fifa com bons argumentos e apoiados em uma comissão médico-científica para conversar - diz o secretário-geral da Conmebol, Eduardo de Luca.

- A Confederação Sul-Americana de Futebol manteve a unidade. Será elaborada uma contestação para a nota da Fifa e pediremos uma reunião com a entidade. O mais importante é que há uma união da toda a América do Sul - acrescenta o uruguaio Eugenio Figueredo, vice-presidente da Conmebol

Situação de Bruno quase resolvida

Dirigente explica que suposto interesse do Milan não preocupa o clube rubro-negro

Eduardo Peixoto

Bruno no treino do Flamengo na Gávea

Os torcedores do Flamengo devem estar com uma pulga atrás da orelha quanto à situação de Bruno. O jogador ainda não pôde estrear pelo clube na temporada por causa de problemas burocráticos, mas isso deve acontecer nesta quinta, contra o Cardoso Moreira, ou no mais tardar, no fim de semana, contra o Duque de Caxias. O fato é que circulou pela imprensa a notícia de um suposto interesse do Milan pelo goleiro.

Nesta terça, o advogado Michel Assef Filho, vice presidente interino do futebol rubro-negro (Kléber Leite está de férias), mostrou muita tranqüilidade ao comentar o assunto.

- Está tudo assinado tanto com o Bruno quanto com os investidores. Na semana passada, pagamos os 700 mil euros da primeira parcela. Hoje (terça), os investidores localizaram o pagamento na conta deles. Para o Bruno sair, o Milan teria que pagar uma multa rescisória ao Flamengo – explica Michel, que não soube divulgar com exatidão o valor da multa.

Segundo a diretoria, o Atlético-MG, que ainda detém os direitos federativos de Bruno, deverá enviar nesta quarta a documentação do atleta para que ele possa ser registrado como jogador do Flamengo no Boletim Informativo Diário da CBF e finalmente estrear na temporada.

Renato Augusto agradece carinho recebido

Meia fica honrado com a atitude da diretoria do Fla, que vai 'guardar' a camisa 10 para ele

Perto de receber alta após a cirurgia de reconstituição dos ossos da face fraturados (assista ao vídeo ao lado), o meia Renato Augusto agradeceu o carinho que tem recebido dos torcedores e dos companheiros do Flamengo. O jogador afirmou que as mensagens de incentivo lhe dão mais força para iniciar o processo de recuperação da operação e voltar a jogar.\ - Agradeço muito as manifestações de carinho que recebi dos torcedores, da diretoria, do pessoal da imprensa e dos meus amigos do Flamengo. Alguns jogadores e membros da comissão técnica telefonaram para me passar uma palavra de apoio. São essas atitudes que me dão força para superar este momento difícil. A cirurgia foi bem sucedida e agora só penso em descansar e iniciar a reabilitação para voltar a jogar o mais rápido possível - diz por intermédio de sua assessoria de imprensa.\

Renato Augusto disse ter ficado honrado com a iniciativa da diretoria rubro-negra e não permitir que outro jogador use a camisa 10 até que ele se recupere.

- Fiquei surpreso, mas muito honrado com a iniciativa da diretoria de que a camisa 10 não seja usada enquanto eu me recupero. Não tenho nem palavras para agradecer essa atitude. Continuem rezando por mim e em breve estarei de volta - avisa.

Marcio Braga visita Renato Augusto

Presidente do Rubro-negro afirma que o rosto do jogador ainda está muito inchado

Fred Huber

O meia Renato Augusto, operado na segunda-feira para reconstituição dos ossos fraturados na face, recebeu nesta terça-feira a visita do presidente do Flamengo, Marcio Braga. Na partida de estréia do Fla no Campeonato Carioca, o jogador se chocou com o zagueiro Édson, do Boavista, e se machucou com gravidade. O atleta receberá alta nesta quarta-feira para dar continuidade ao trabalho de recuperação em casa.

Márcio Braga disse que o local da cirurgia está bastante inchado, mas que Renato está motivado para se recuperar rápido.

- Ele está com o lado direito do rosto muito inchado ainda, mas está bem, muito confiante de que vai voltar a jogar em breve - afirma.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM nesta terça, o médico que fez a cirurgia em Renato Augusto, Augusto César Lima, afirmou que o jogador está muito ansioso para voltar para casa.

Leo Moura: 'Com Jônatas, bola sai redonda'

Lateral do Fla analisa as diferenças de característica entre Renato Augusto e Marcinho

Fred Huber

Leo Moura exalta a qualidade técnica de Jônatas, que deve reestrear quinta

O Flamengo deverá ter novidades no time em relação aos 11 que iniciaram a partida contra o Boavista, na estréia do Campeonato Carioca, no último domingo. O volante Jônatas treinou como titular nesta terça-feira na vaga de Cristian e tem grandes chances de encarar o Cardoso Moreira, quinta-feira, no Maracanã. Além dele, outra novidade por ser a entrada de Marcinho no lugar de Renato Augusto, que ficará inativo cerca de dois meses após cirurgia na face.

O lateral-direito Leo Moura aprova a entrada de Jônatas na equipe. Ele elogia a qualidade técnica do companheiro, e diz que, ao lado do volante, a "bola sai redonda".

- O Jônatas tem um bom passe longo, assim como o Cristian, e sabe chegar muito bem na frente. A bola sai redonda, já jogamos juntos e sei da qualidade dele. Mas temos que ter cuidado para não ficarmos muito expostos. De acordo com a seqüência dos jogos vamos melhorando, estamos trabalhando firme para isso - diz.

Leo Moura analisou a possível escolha de Marcinho para o lugar de Renato Augusto. O lateral considera que os dois, apesar de serem grandes jogadores, têm característica diferentes.

- Os dois têm características diferentes, o Renato é um jogador mais de força, conduz bem a bola. O Marcinho é um jogador que carrega mais e abre espaços na defesa adversária. Todos ficamos muito tristes com o problema do Renato Augusto, e torcemos para que se recupere logo - afirma.

Obina sonha com chance no ataque

Técnico Joel Santana lança jogador na segunda parte do coletivo desta terça-feira

Fred Huber

Obina aposta no entrosamento com Souza para ganhar a vaga no ataque

A segunda parte do coletivo do Flamengo, nesta terça-feira, na Gávea, teve o ataque formado por Souza e Obina, com Marcinho mais recuado, na criação das jogadas. O baiano tem a esperança de ser escalado desde o início pelo técnico Joel Santana, mas sabe que o esquema poderia ser ousado demais, principalmente por ser início de temporada e os jogadores ainda não estarem 100% fisicamente.

- Estou treinando para buscar o meu espaço, espero começar como titular, mas isso é com o Joel. Se eu entrar, o time fica mais ofensivo, é um esquema que pode ser perigoso por causa da parte defensiva. Não podemos tomar gol - diz.

Obina tem outro concorrente para a vaga no ataque: Diego Tardelli, contratado junto ao São Paulo. O jogador é favorito para ser titular, mas ainda não está totalmente recuperado de uma lesão no tornozelo direito. O baiano aposta no entrosamento com Souza ganhar a preferência.

- Todos têm condição de lutar pela vaga de titular. Eu, quando tiver uma oportunidade, vou procurar fazer os gols. Meu entrosamento com o Souza é bom, nas vezes em que jogamos juntos no ano passado fomos bem. Às vezes eu saio mais da área, outras vezes ele se movimenta mais - afirma.

O jogador lamentou o problema acontecido com Renato Augusto, que vai ficar inativo por cerca de dois meses, e conseqüentemente, abrir uma vaga no time.

- Fico muito triste. Preferia conseguir meu espaço com ele jogando aqui - diz.

Maracanã vai inaugurar Hall do Torcedor

Armando Giesta, do Fluminense, será o primeiro a figurar entre os torcedores ilustres

O Maracanã, que já contava com a Calçada da Fama para os atletas que fizeram história no estádio desde que completou 50 anos em 2000, vai inaugurar o Hall do Torcedor nesta quarta-feira. O primeiro homenageado com uma placa de 1,80m x 60cm será Armando Giesta, de 80 anos, que torce pelo Fluminense. A cerimônia vai acontecer a partir das 18h30m, na rampa de acesso da arquibancada verde, no terceiro andar, antes da partida entre o Tricolor e o Duque de Caxias, pelo Campeonato Carioca.

Armando, nascido em Valença, no estado do Rio de Janeiro, foi uma indicação unânime de diretoria e torcedores do Flu. Além de receber a placa, o tricolor vai ganhar uma medalha com seu nome e o brasão do clube das Laranjeiras. Ele participou da campanha pela construção do Maraca, e acompanhou a participação da seleção brasileira na Copa de 50, além de diversos títulos do Tricolor.

Quinta é a vez do Flamengo

Nesta quinta, antes de Flamengo x Cardoso Moreira, será a vez de homenagear, in memorian, Jaime de Carvalho. O rubro-negro, falecido em 1976, foi o criador da Charanga, que introduziu a música nos estádios para apoiar o Fla e desconcentrar os adversários.

A homenagem será recebida pelos familiares de Jaime, que moram em Paulo de Frontin, município do Rio de Janeiro.

Joel escala Marcinho e Jônatas em coletivo

Técnico do Fla barra Cristian e mantém Jaílton no meio-de-campo da equipe rubro-negra

Fred Huber

Marcinho entra no time e pode ser o substituto de Renato Augusto

O técnico Joel Santana comandou um coletivo na manhã desta terça-feira, na Gávea. As novidades na atividade foram a presença do meia Marcinho no lugar de Renato Augusto, que ficará fora do time do Flamengo cerca de 60 dias por causa de uma operação na face, e Jônatas no lugar de Cristian. A expectativa inicial era que o volante, já com a documentação pronta para ser regularizado, entrasse na vaga de Jaílton. O resultado foi 1 a 1: Ibson e Éder marcaram.

O time que iniciou a atividade teve: Diego; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Toró; Marcinho e Souza. O zagueiro Rodrigo e o atacante Diego Tardelli, que ainda não estão em boas condições físicas, treinaram entre os reservas.

A ausência no treino foi o volante Gavilán. O jogador foi para Assunção, no Paraguai, tirar o visto de trabalho para ser regularizado. Ele conseguiu o visto, mas não a passagem para voltar ao Rio de Janeiro em tempo de treinar. A chegada do atleta está prevista para esta quarta-feira.

O Flamengo enfrenta o Cardoso Moreira, nesta quinta-feira, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Carioca.

Lance

Zico aprova homenagem a Renato Augusto

Ídolo do Fla não vê problemas com aposentadoria temporária da camisa 10

Zico é considerado pelos rubros-negros o maior camisa 10 da história do time da Gávea (Crédito: Arquivo Lancepress!)

Hugo Perruso RIO DE JANEIRO

Não causou surpresa ao maior camisa 10 da história do Flamengo a homenagem feita pela diretoria rubro-negra a Renato Augusto. Em entrevista ao LANCENET! nesta terça-feira, Zico afirmou ter achado boa a idéia de aposentar temporariamente o número até que o apoiador se recupere da contusão no rosto sofrida no jogo contra o Boavista, no último domingo.

O maior ídolo da torcida rubro-negra não se lembra de ter visto na Gávea este tipo de homenagem. Para Zico, a mensagem é positiva e não vê problema algum nela.

- Qualquer homenagem tem que ter uma razão. Se for de coração, é sempre bem-vinda - disse.

O ídolo rubro-negro desejou pronta recuperação a Renato Augusto e aproveitou para aconselhá-lo no retorno aos gramados. Antes de tudo, Zico pediu para ele agir com naturalidade e que não fique receoso em disputar jogadas como no lance em que se contundiu.

- Foi um lance involuntário. Uma disputa de bola normal. Até porque foi com a cabeça e não com o cotovelo que o zagueiro (Hélton) acertou ele. O importante é ele entender que isso só vai acontecer com quem estiver em campo. Ele é jovem, vai se recuperar bem para voltar no tempo necessário. Mas não pode se preocupar com esse tipo de lance, que é do jogo - afirmou Zico.

E, para exemplificar a importância de não se preocupar, Zico lembrou de um lance parecido com o que aconteceu com ele no início da carreira, mas que não mudou a sua forma de jogar e disputar as jogadas.

- Fraturei o nariz em um lance parecido. O jogador, que não me lembro quem foi, cabeceou para trás e me acertou. Saí sangrando de campo e fiquei um tempo parado - afirmou o eterno camisa 10 do Fla.

Jônatas e Léo Medeiros são regularizados

Expectativa é que Bruno e Tardelli também possam ser inscritos a tempo

O Flamengo já poderá contar com Jônatas e Léo Medeiros para a partida desta quinta-feira contra o Cardoso Moreira. O nome de ambos já figura no o Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA), da Federação do Rio de Janeiro.

Segundo o vice de futebol interino, Michel Asseff Filho (Kléber Leite está de férias), a diretoria também está tentando a regularização a tempo de Bruno e Diego Tardelli para o jogo.

Sobre Bruno, a situação já foi resolvida com o grupo de investidores que detém os direitos econômicos do goleiro. O depósito da primeira parcela da compra de Bruno (700 mil euros) foi localizado e os investidores deverão liberar até esta quarta-feira o Atlético-MG para permitir a transferência.

O Flamengo também pretende dar entrada com a documentação de Diego Tardelli nesta quarta na Federação para registrá-lo. O atacante já assinou com o clube o contrato de trabalho.

A situação mais complicada para quinta-feira é de Éder. A documentação do atacante ainda não foi enviada pela Federação de São Paulo e ele deverá ficar fora do jogo.

- Acho que Bruno e Tardelli deverão ter condição de jogo. Estou otimista. Para o Éder, ainda está um pouco enrolado na federação de São Paulo - afirmou.

Caso Bruno se resolve com um telefonema

Atacante Diego Tardelli também não foi regularizado na CBF ainda

Goleiro Bruno ainda não tem condições de jogo

Fred Gomes RIO

A novela para que Bruno possa jogar pelo Flamengo em 2008 depende de um telefonema para o fim. Eduardo Manhães, diretor executivo rubro-negro, garante que o empecilho é a falta de um contato entre o grupo de investidores dono de parte dos direitos econômicos do jogador e o Atlético Mineiro, clube que revelou o jogador.

- Continuamos aguardando que os investidores resolvam a pendência com o Atlético Mineiro. Para isto, basta um telefonema - explicou o dirigente.

Diego Tardelli, contratado na semana passada junto ao São Paulo, também ainda não foi regularizado, mas Manhães crê que o processo seja mais simples.

- Já mandamos o contrato de compra assinado pelo presidente Márcio Braga. Não depositamos ainda, pois precisamos da devolução do contrato com as assinaturas do São Paulo - encerrou.

Renato Augusto agradece apoio após cirurgia

Apoiador ficou surpreso com a não utilização da camisa 10 do Flamengo

Renato Augusto deverá ficar cerca de 40 dias fora do time

LANCEPRESS!

Apoiador do Flamengo, Renato Augusto se emocionou com as demonstrações de apoio após a cirurgia no malar, realizada nesta segunda-feira. O jogador permanece em recuperação da operação e aproveita parar agradecer a todos que se preocuparam com a sua situação.

- Agradeço muito as manifestações de carinho que recebi dos torcedores, da diretoria, do pessoal da imprensa e dos meus amigos do Flamengo. Alguns jogadores e membros da comissão técnica telefonaram para a minha mãe para me passar uma palavra de apoio. São essas atitudes que me dão força para superar este momento difícil. A cirurgia foi bem sucedida e agora só penso em descansar e iniciar a reabilitação para voltar a jogar o mais rapidamente possível - disse.

Renato Augusto ficou surpreso com a notícia de que a camisa 10 do Flamengo, que ele veste, não será usada por outro jogador no período de sua recuperação. Ele soube da decisão por meio do vice de futebol, Kléber Leite, que, junto ao presidente Márcio Braga, foi visitá-lo.

- Fiquei surpreso, mas muito honrado pela iniciativa da diretoria. Não tenho palavras para agradecer essa atitude. Continuem rezando por mim e em breve estarei de volta - finalizou.

A previsão é de que Renato Augusto fique cerca de 40 dias afastado do time

Sem vôo, Gavilán só treina nesta quarta-feira no Fla

Jogador foi ao Paraguai na segunda-feira para buscar o visto de trabalho

Fred Gomes RIO

Sem vôo do Paraguai, onde foi buscar o visto de trabalho na segunda-feira, para retornar para o Brasil, o volante Gavilán não pôde participar do treino desta terça-feira.

Segundo a assessoria do departamento de futebol rubro-negro, o paraguaio só retornaria no próximo dia 26 devido à escassez de vôos. No entanto, o jogador conseguiu uma maneira de viabilizar seu retorno já para esta quarta.

Dupla Jônatas-Ibson se destaca em coletivo

Os dois protagonizaram bela jogada no único gol do time titular

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Com atuação destacada de Jônatas e Ibson, os titulares venceram o coletivo desta terça-feira por 1 a 0 com um gol marcado pelo camisa 7, que no domingo envergou o número 100 em suas costas pelo fato de ter completado seu centésimo jogo com a camisa rubro-negra.

Em coletivo realizado na manhã desta terça-feira, na Gávea, titulares e reservas empataram em 1 a 1. Ibson abriu o placar para o time principal. O jovem Éder marcou o gol dos suplentes, dos quais Diego Tardelli fez parte.

O gol dos titulares saiu aos 16 minutos, quando Jônatas, em um passe de três dedos, achou Ibson. Este, dominou muito bem a bola e disparou um chute cruzado, sem chances para Bruno. Os protagonistas do belo lance se notabilizaram pela combinação de jogadas, além de apoiarem bastante o ataque. O camisa 5 do Fla na conquista da Copa do Brasil, em 2006, destacou-se pelo vasto repertório de lances de efeito, obtendo êxito na maioria das vezes em que tentou os longos lançamentos.

Com 24 minutos de coletivo, Obina, que iniciou no time reserva, entrou na vaga de Jaílton - este deixou a atividade. Para a vaga do baiano entre os suplentes Joel escolheu o jovem Éder.

Aos 35 minutos da atividade, os reservas empataram. Após um contra-ataque, Diego Tardelli recebeu entre os zagueiros titulares do Fla e deixou Éder que, livre, surpreendeu o goleiro Diego, encobrindo-o com um belo toque.

Às 10h16min, quando o coletivo chegou ao seu 37º minuto, Joel parou a atividade para treinar a zaga titular. Cristian, além dos laterais Luizinho e Egídio foram os responsáveis pelos levantamentos de bola na área.