O Globo
Fla deve atacar hoje com Maxi e Souza
Obina fica no banco contra Juventude, e Joel deixa claro que argentino está em alta no clube
Legenda da foto: MAXI AVANÇA com a bola no treino do Fla, observado por Souza: os dois devem atuar juntos esta noite
Márcio Tavares
TERESÓPOLIS. Fim do coletivo, sob a inconfundível bruma que cai sobre Teresópolis nos fins de tarde, o técnico Joel Santana chama Obina, bate no ombro do baiano e avisa: "É você que vai... para o banco". Aparentemente, estava dissipada a dúvida sobre o companheiro de Maxi no ataque rubro-negro, no jogo de hoje contra o Juventude, às 20h30m, no Maracanã. Souza é o mais cotado para jogar. Oficialmente, no entanto, a escalação será anunciada esta noite. Ao sustentar a dúvida entre Obina e Souza, Joel definiu uma situação que parece clara atualmente: o Flamengo é Maxi e mais dez.
O treino que poderia ajudar Joel a escolher o companheiro do argentino teve pouca utilidade. Em 18º lugar, com 18 pontos, o Flamengo é o sexto pior ataque do Brasileiro, com 22 gols, à frente do Juventude (21), mas o técnico demonstrava preocupação em relação à defesa, que levou 30 gols. Interrompendo o coletivo a cada jogada, Joel tentava arrumar a casa na base da conversa. Mas nem sempre era entendido.
- Ei, está errado! - reclamou ele, sendo contestado por alguém em campo. - Não foi isso que eu pedi? Então me diz o que eu falei.
Léo Lima, acima do peso, faz treino especial
Roger procurou ajudar Joel, orientando o ataque, e sua intervenção foi até bem recebida. Mas nada que levasse o treinador a ter uma posição concreta. Joel diz que o setor tem sido muito modificado e, para piorar, um dos candidatos à posição, Souza, artilheiro do Brasileiro de 2006 (17 gols), fez apenas um gol na competição, e o outro, Obina, ainda tenta se livrar dos quilos adquiridos após a cirurgia no joelho esquerdo.
- Hoje, Maxi está garantido. Amanhã, talvez - disse Joel. - Ele teoricamente é o atacante que está em melhores condições físicas.
Excesso de quilos não é privilégio de Obina. Desde ontem, Léo Lima só volta a treinar quando voltar à forma física ideal. Ele ficou na Granja Comary fazendo treino especial, assim como Renato Augusto, que se recupera de lesão.
Apesar da missão espinhosa, Joel sabe que, com uma leve ajuda divina e um pouquinho de esforço dos jogadores, o time tem tudo para sair da zona de rebaixamento:
- Vocês querem ficar em casa? Eu também. Espero que os jogadores tenham inteligência suficiente para entender minha posição. Quero sair dessa situação logo. Quero parar de falar em sair do rebaixamento.
Alheio aos elogios, Maxi Biancucci voltou a dizer que não se sente titular. E estava intrigado com a notícia de que seu irmão de 10 anos, Bruno, viria jogar nas divisões de base do clube:
- Não sei, não conversei com meu pai.
Como a família de Maxi virá morar no Rio em breve, a idéia da diretoria é observar Bruno e realmente mantê-lo vinculado ao Flamengo se ele realmente tiver futuro. Futuro que pode estar intimamente ligado ao resultado de jogos como o de hoje.
Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Rômulo, Ibson e Roger; Maxi e Souza (Obina). Juventude: Michel Alves, Barão, Wescley, Régis e Zé Rodolpho; Marcão, Marabá, Marcelo Costa e Fábio Baiano; Michel e Tadeu. Juiz: Paulo César Oliveira (SP).
TRANSMISSÃO: Premiere e Rádios Globo e CBN
Jornal dos Sports
Raça para dar e vencer no Fla
Para o jogo de hoje, o argentino Maxi promete dar força máxima para que o time vença
Nathan Lima e Thiago Bokel
Wallace Teixeira/JS
A raça argentina estará a serviço do Fla, hoje, com Maxi Biancucchi
O torcedor que for ao Maracanã hoje à noite pode ter certeza de uma coisa: raça não vai faltar. O argentino Maxi Biancucchi, novo xodó rubro-negro, está confirmado no ataque e deverá mostrar a disposição habitual que o fez conquistar os torcedores. Muito feliz com a recepção vinda das arquibancadas, o atacante espera mais uma vez agradar.
"Não sou titular absoluto mas estou trabalhando muito forte para corresponder a confiança que o treinador está depositando no meu futebol. A torcida do Flamengo já mostrou ser linda e nos ajuda mesmo a vencer as partidas. A exigência de jogar num time dessa grandeza é alta, então espero fazer mais um bom jogo e balançar as redes novamente", afirmou o gringo.
A experiência de ter feito o seu primeiro gol logo no clássico mais charmoso do Brasil, o Fla-Flu, não vai sair tão cedo da cabeça de Maxi. Mesmo vindo desacreditado, o atacante conseguiu mostrar o seu valor, mas também não quer que os torcedores exijam dele a responsabilidade de marcar, que não é a sua principal característica.
"Logo depois do Fla-Flu, quiseram me comparar ao Romário, mas sou diferente dele. Sempre fui de fazer gols, mas não tantos. Minha função é deixar meus companheiros em condição de marcar, mas é claro que surgindo uma oportunidade não vou querer deixar passar", explicou Maxi.
Família no Fla\ O sucesso repentino com a camisa rubro-negra deixou os dirigentes tão eufóricos que o irmão de Maxi, Bruno, de apenas 10 anos ser contratado para um período de testes. Para quem não conhece o garoto, o gringo fez questão de apresentá-lo.\
"O Bruno joga muita bola, até fazendo uma comparação, em termos de habilidades, ele está mais para o Messi do que para mim", brincou o atacante, que curiosamente está treinando na casa do inimigo, afinal a Granja Comary é a casa da Seleção Brasileira.
Souza praticamente confirmado no ataque rubro-negro
Wallace Teixeira/JS
Há mais de 20 dias de atuar, Souza deverá ser titular hoje. Por isso, era só sorrisos ontem
Tido na última terça-feira como a grande dúvida na cabeça do técnico Joel Santana para o jogo contra o Juventude, o atacante Souza está praticamente confirmado na equipe titular. Apesar de ainda querer fazer mistério, o treinador não escondeu sua preferência pelo jogador para a partida desta noite. Souza participou do treino tático inteiro entre os 11 que começarão jogando e deve comandar o ataque rubro-negro.
"Ainda não estou certo de quem irá jogar. Amanhã (hoje) conversarei com os dois jogadores e vou ver quem está melhor física e tecnicamente. O Obina está num processo de recondicionamento e se recuperando aos poucos. Já o Souza não atua há 20 dias e isso também pesa", analisou o comandante rubro-negro.
Coincidentemente, em sua última partida como titular, antes da punição do STJD, Souza teve justamente Obina, seu agora concorrente, como companheiro de ataque. O duelo marca uma verdadeira "briga de cachorros grandes".
Nos braços da Nação Rubro-Negra
Jogadores esperam que a torcida faça do Maracanã um caldeirão para ferver o Juventude
Nathan Lima e Thiago Bokel
Jair Motta/JS
Mais uma vez, a torcida rubro-negra será fundamental para que o Flamengo consiga chegar a sua quinta vitória no Campeonato Brasileiro
Mais uma vez na obrigação de vencer jogando em casa, o Flamengo apela para o seu principal jogador, que sempre se faz presente nos momentos de maior dificuldade: a torcida.
Fundamental para empurrar o time tanto nas conquistas, quanto no desespero, o torcedor mais uma vez terá a missão de incentivar o Rubro-Negro na partida de hoje, às 20h30m, no Maracanã, contra o Juventude, um adversário que costuma ser a pedra no sapato do Fla em Campeonatos Brasileiros.
Como o time de Caxias do Sul também briga contra o rebaixamento, o jogo de hoje vale mais do que apenas três pontos. Por isso, o goleiro Bruno fez um apelo para a massa comparecer em grande número e apoiar o time do início ao fim.
"Os nossos torcedores são fundamentais quando jogamos em casa. Eles nos apóiam nos momentos de maior dificuldade e fazem uma pressão muito forte em cima dos adversários. Por isso, é muito difícil que algum time consiga vencer o Flamengo em seu território", elogiou o camisa 1 rubro-negro.
Além de Bruno, o técnico Joel Santana terá à disposição praticamente o time completo para esse difícil confronto. A única ausência fica por conta do apoiador Renato Augusto, que ainda está se recuperando de uma lesão na perna esquerda. O treinador contará com a volta dos laterais Leonardo Moura e Juan, e do apoiador Roger, que voltam de suspensão.
Mistério no ataque\ Outra presença praticamente confirmada é o atacante Souza, que já cumpriu a pena de cinco partidas imposta pelo STJD e está liberado para jogar. No treino de ontem, na Granja Comary, Joel Santana utilizou o jogador o tempo todo entre os titulares, deixando Obina na reserva. Por isso, ele deve começar jogando.\
Com o retorno de quatro jogadores considerados fundamentais no esquema do treinador e o apoio da torcida, o Flamengo tem a obrigação de se impor diante de um adversário direto e conseguir uma vitória que servirá para a arrancada rumo a saída da zona de rebaixamento. A expectativa da diretoria é ter pelo menos 20 mil pessoas no Maracanã.
Joel Santana: 'Estou com o peso de 40 milhões de torcedores'
O técnico Joel Santana não tem tido um bom aproveitamento nesta sua nova passagem pelo Flamengo, que ocupa atualmente a 18ª posição no campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, o Rubro-Negro enfrenta o Juventude, equipe que está em situação semelhante na tabela, na 19ª colocação, com 17.
No entanto, o treinador não vê como fazer maiores comparações entre os dois. Ele argumentou com o fato de que a pressão por resultados no time carioca é infinitamente superior ao do gaúcho, já que o Flamengo possui uma torcida de mais de 40 milhões de torcedores Brasil à fora.
”O peso de comandar o Flamengo é um e de comandar o Juventude é outro. Estou com uma responsabilidade atrás de mim de 40 milhões de torcedores”, disse Joel Santana em entrevista à Rádio Globo.
Cubano Amiel está feliz com a camisa rubro-negra
Bianca Reis
O cubano Amie tem fama de batalhador em quadra, o que pode ajudar na sua passagem pelo Flamengo, que disputará o Nacional e o Estadual
Uma das grandes apostas do Flamengo para o Campeonato Estadual de Basquete, deste ano, é o cubano Amiel, que já havia jogado no Brasil, no Saldanha da Gama, do Espírito Santo. O atleta, que já está treinando com o restante do elenco, mostrou-se muito satisfeito com o clube e disse que fará de tudo para que o Flamengo saia vitorioso da competição.
“Eu estou muito feliz de estar aqui com o Flamengo. Nós temos uma equipe muito boa para as disputas deste ano. A vontade de todos aqui, é de alcançarmos o primeiro lugar e com isso conseguirmos ser campeões brasileiros. A gente está trabalhando desde agora e eu estou disposto a ajudá-los no que for preciso para conquistarmos este título.”, afirmou.
Bom Nível\ Além disso, o jogador elogiou muito o nível do basquete brasileiro e os seus companheiros de equipe.\
“Eu joguei aqui no Brasil, no ano passado e pude ver o nível de algumas equipes. Eu acho o basquete brasileiro muito bom. E posso afirmar que agora, com o nosso time, a competição será muito melhor. Temos jogadores com muita experiência, que já passaram pela Seleção, além de jovens muito bons.”, disse Amiel.
Além do jogador Cubano, o Flamengo contará ainda com atletas jovens porém, com muita experiência, como Duda, irmão de Marcelinho Machado, um dos grandes nomes da Seleção Brasileira de basquete, nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, quando a equipe verde e amarela se consagrou como tricampeã Pan-Americana.
Eduardo Magalhães Machado, de 24 anos, já acumula alguns títulos importantes, em seu currículo. Além de campeão sul americano pela Seleção Brasileira adulta, no ano passado, na Venzuela, foi campeão paranaense, em 2002, quando jogava no Londrina e vice-campeão carioca pelo Flamengo, no mesmo ano.
Para ele, o grupo que o Flamengo montou para o Campeonato Estadual está muito bem preparado e tem tudo para vencer a competição. “A gente ainda não sabe quais equipes, ao certo, irão participar do campeonato. Mas com o grupo que o Flamengo tem hoje, eu acho que é entrar para vencer”, disse Duda.
Sobre o cubano Amiel, o armador não apenas elogiou o novo companheiro de equipe como jogador mas como pessoa. “Pelo pouco tempo que ele está aqui já deu pra perceber que é um jogador muito bem preparado não só fisicamente como tecnicamente. E como pessoa é muito querido, tanto que já está bem enturmado com o restante do grupo”, concluiu Duda.
Maria Helena Braun
De Letra
Clube grande
Maria Helena Braun mbraun@jsports.com.br
E hoje é mais um dia de jogo de desesperados. Não se pode nem chamar de clássico, porque essa denominação serve para quem tem status de grande time. Não é o caso. O peso é único e exclusivo da tradição de um Flamengo que já foi poderoso. Bem, voltando ao jogo de hoje, no Maracanã, é grave a crise.
O Juventude, que um dia já calou 100 mil pessoas nesse mesmo Maracanã, levando a Copa do Brasil em cima do Botafogo, entra em campo com um currículo desprezível nesse Brasileiro: em 19 jogos conseguiu apenas 17 pontos e foram só quatro vitórias. O Flamengo tem um pontinho a mais e com 17 jogos, dois a menos que o adversário. O Flamengo é 18º; o Juventude, 19º. Esses números sõa o retrato de uma situação que extrapola os limites da preocupação.
Já passamos do meio do Campeonato e agora já é contagem regressiva. E mais um ano a torcida do Flamengo tem uma única motivação: lutar contra o arquirival, o rebaixamento. Os grandes adversários já não são Vasco, Botafogo, Fluminense, Corinthians, Cruzeiro.... Agora (e já faz algum tempo) o time tem no rebaixamento o maior obstáculo a ser vencido. A dúvida é Obina ou Souza. Nossa, que dilema! Vamos ser sinceros. Na atual conjuntura nenhum dos dois tem condições de ser o salvador da pátria. Nem eles , nem Max, nem Roger....Na minha humilde opinião, o que falta ao atual Flamengo é se convencer de que ele é grande. Essa roupa de clube pequeno, time de Segunda, não cabe. Mas pra se livrar disso, levantar a alta estima é preciso mais do que simples vitórias.\ Essa rotina o clube já vive há alguns Brasileiros: padece, fica na penúria o ano todo, se salva no finalzinho e acha que está tudo bem. Não está, não basta. É necessário se sentir grande de novo, desde o mais humilde funcionário ao maior craque do clube, passando pelos dirigentes. A síndrome da decadência pode deixar de ser um fantasma, desde que todos pensem grande, com cabeça de clube de ponta e que tem um patrimônio inestimável. Tem nada menos que a maior torcida do país. Como pode um clube dessa estirpe passar tanto aperto? Como é possível tantas dívidas se existe a marca Flamengo? Ainda tá em tempo. É preciso voltar a pensar grande. Hoje tem Flamengo e Juventude. E uma coisa é certa. É dia de sofrimento para cariocas e gaúchos.\
O Dia
Fla é Maxi e mais 10
Joel não tem dúvida: argentino é o dono da posição. Souza e Obina brigam pela outra vaga
Marluci Martins
TERESÓPOLIS - O Flamengo será Maxi Biancucchi e mais 10. O argentino, que caiu na graça da torcida no Fla-Flu, último jogo do time no Maracanã, é a principal esperança de gols do técnico Joel Santana, hoje, contra o Juventude, a partir das 20h30. Tanto que o treinador nem definiu quem será seu parceiro de ataque.
“A dupla de ataque não foi escolhida e, hoje, Maxi é o único atacante com vaga decidida. No futuro, não sei. Maxi é o que está em melhores condições física e técnica”, destacou Joel, que somente hoje vai optar entre Souza e Obina.
Não passa pela cabeça de Joel sacar Maxi do time. Ele não descarta nem mesmo conseguir um dia lançar Souza e Obina ao mesmo tempo no time titular, mas desde que o argentino permaneça. O que seria uma escalação pra lá de ofensiva. “Talvez, os três possam jogar juntos. Quem sabe?”.
Um sintoma de que Souza larga na frente na briga com Obina foi sua participação entre os titulares no treino de ontem, na Granja Comary. Mas, se preferiu segurar um pouco mais a escalação do time, Joel ao menos deixou escapar o que o Juventude terá a sua espera, no Maracanã: muita marcação.
“Estamos armando uma postura tática de marcação”, disse o técnico, que parou várias vezes o treino de ontem para acertar os erros e ouvir a opinião dos jogadores, liderados pelo falante Roger, com quem discutiu o melhor posionamento da defesa e meio-campo.
Para Joel, não é hora de inventar. O ideal é o time assimilar um sistema de marcação por mais simples que possa parecer. “Treinamos um sistema de marcação o mais simples possível. Quando tentamos mudar, deu tudo errado”, observou.
Em situação tão difícil no Brasileirão quanto o Flamengo, o Juventude leva ao Maracanã um técnico estreante: Beto Almeida, que assumiu a vaga de Cláudio Duarte. Mas Joel só gosta de falar de seu time e sabe que a responsabilidade será totalmente de seus jogadores.
“Todas as partidas que teremos daqui pra frente serão de alto risco. Sempre que vem jogar no Rio, o Juventude é um adversário de alto risco. Eles vêm pra cá dispostos a somar pontos, mas evitando correr riscos”, previu Joel.
Sonho de artilheiro
Em quatro meses de Torneio Apertura, Maxi Biancucchi fez oito gols pelo Sportivo Luqueño, que acabou conquistando o título da competição paraguaia. Com um marcado pelo Flamengo na vitória sobre o Fluminense, o atacante argentino já sonha com outros.\ Ele não descarta a possibilidade de marcar mais do que os oito que deixou na rede este ano no Paraguai, na disputa do Apertura. “Sempre fui de fazer muitos gols, mas nunca contei. Só sei que não fiz 1.000 ainda”, disse, lembrando o feito de um de seus ídolos, Romário.\
“Sempre sonho com gols. E sonho em fazer muitos gols no Maracanã. Deus queira que eu faça algum amanhã (hoje)”.
Totalmente adaptado ao Flamengo e ao futebol brasileiro, Maxi Biancucchi não tem a marra do ídolo Romário. Sente-se até constrangido em comentar sobre o espaço conquistado no time titular em tão pouco tempo.
Para o argentino, o esquema adotado pelo técnico Joel Santana no Flamengo lhe é favorável. “Não sou titular insubstituível. O que me favorece é que o time usa um jogador de área e um que vem de trás”, destacou Maxi.
Ele diz não ter preferência entre Souza e Obina. “Os dois são grandes jogadores. O importante é que o Flamengo vença”, afirmou.
Primo de Messi, um dos craques do Barcelona, Maxi pouco sabe da vinda do irmão, Bruno, de 10 anos, para o Flamengo. Na concentração, não teve tempo de conversar sobre o assunto com o pai, por telefone.
Mas torce para que o irmão prefira o Rubro-Negro ao Barça. “Ele queria jogar no Barcelona e Messi prometeu levá-lo. Mas, sem dúvida, seria melhor que viesse para o Flamengo”, afirmou, soltando uma gargalhada.
Chateado com as críticas, Obina se cala
Rio - Após ter o seu peso questionado publicamente, Obina resolveu calar-se e não falar com a imprensa após o treinamento desta quarta-feira, na Granja Comary, em Teresópolis. O atacante chegou a ser afastado do grupo principal a fim de treinar seperadamente para poder voltar à forma física.
Chateado, o atacante optou por ficar treinando finalizações depois dos trabalhos comandados pelo técnico Joel Santana, que depois apareceu para explicar o que está acontecendo com o seu jogador.
"O Obina está se esforçando. O percentual de gordura está aceitável, bem perto do ponto ideal", destacou.
Gazeta Esportiva
Roger prega tranqüilidade para Flamengo subir
Teresópolis (RJ) - Para tentar melhorar no Campeonato Brasileiro, o Flamengo se preparou em Teresópolis, na Granja Comary, durante esta semana, visando a partida contra o Juventude, nesta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), no estádio do Maracanã, em jogo remarcado da oitava rodada da competição nacional. Mesmo com o frio da cidade serrana do Rio de Janeiro, o time garante que foram bons os treinos.\ Para o meio-campista Roger, o time precisa ter mais calma. “Não adianta a gente se atropelar. Eu, por exemplo, exagerei contra o Fluminense e acabei deixando o time numa situação ruim, com menos dois em campo. Vamos pensar em casa partida. Se ganhar os dois primeiros jogos que faremos em casa, acho que já sairemos da zona de rebaixamento. Aí, mais confiantes, teremos tranqüilidade para melhorar ainda mais na classificação”, afirmou o ex-jogador do Corinthians.\
Roger ainda lamentou o fato de poder desfalcar o time após passar Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Ele será julgado por uma simulação de cotovelada no jogo contra o Fluminense, após ser expulso. “No calor do jogo, com a cabeça quente por ver que estava prejudicando o time, a gente acaba agindo como não deveria. Tentei levar um jogador comigo, para aliviar nosso prejuízo, mas não fiz mal a ninguém”, explicou o meio-campista.
Joel Santana ganha reforços para setor defensivo\ Gazeta Press\
Teresópolis (RJ) - Recém-contratado para melhorar o sistema defensivo do Flamengo antes do início do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Fabio Luciano trocou as críticas feitas ao time após o jogo com o Palmeiras, por palavras mais suaves nesta terça-feira. Além disso, a equipe terá a volta de dois jogadores importantes para o setor.\ “Temos que aprender a conviver com os erros, mas os erros da defesa têm sido poucos e vamos nos acertando nos treinos. Acho que os problemas que estamos enfrentando nos jogos estão dentro da normalidade do futebol”, declarou o defensor rubro-negro.\
Para melhorar a sétima pior defesa do Brasileirão, o técnico do Flamengo, Joel Santana, conta com o retorno dos laterais Leonardo Moura e Juan, que não enfrentaram o Palmeiras por estarem suspensos. Com isso, Luisinho e Egídio voltam para a reserva.
Já no meio-campo ofensivo, quem deixa o time titular é o meia Léo Lima. O jogador cede seu lugar para o retorno do armador Roger, expulso de maneira infantil no clássico atrasado contra o Fluminense.
Fora das quatro linhas, o Flamengo segue acompanhando a briga judicial entre o atacante Nilmar e o Corinthians. Os dirigentes rubro-negros admitem investir no jogador, caso ele consiga se livrar definitivamente de seu vínculo com os paulistas.
Jogo contra Juventude ganha rótulo de decisão na Gávea\ Gazeta Press\
Teresópolis (RJ) - Apesar de o Flamengo ter pela frente uma seqüência de cinco partidas no Maracanã, todos no Rubro-Negro parecem convictos de que o duelo desta quinta-feira contra o Juventude, em jogo adiado da oitava rodada do Campeonato Brasileiro, é o mais importante deles. Além de servir para dar mais moral à equipe carioca, a partida marcará um confronto contra um adversário que também luta para deixar a zona de rebaixamento.\ 'O Juventude é um time que também está na parte de baixo da tabela e que precisa muito de um bom resultado. Temos que respeitar o adversário, mas saber que temos 100% de responsabilidade de vencer esta partida. Jogaremos no Maracanã e precisamos jogar com inteligência para fazer valer o fator campo”, afirmou o técnico Joel Santana.\
Para acertar seu time, Joel Santana mantém o grupo rubro-negro desde a última segunda-feira na Granja Comary, em Teresópolis. O retorno ao Rio de Janeiro está marcado apenas para o final da tarde desta quarta, na véspera da partida contra os gaúchos. Na região serrana do Rio de Janeiro, o Flamengo busca fugir da pressão do dia-a-dia na Gávea.
Um dos mais experientes do grupo e capitão da equipe, o zagueiro Fábio Luciano repete o discurso de Joel Santana. ”O Maracanã é nossa casa e temos que aproveitar o fato de jogar lá para reagir neste Brasileiro”, comentou.
Joel e Souza serão novamente julgados pelo STJD
Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Joel Santana e o atacante Souza serão julgados novamente pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), informou nesta terça-feira o advogado do Flamengo Michel Assef Filho, em entrevista à Rádio Brasil.\ “Novamente, vamos ter de fazer a defesa do Joel no STJD. Houve recurso do procurador, mas isso já estava previsto. Diante de uma absolvição unânime, o procurador se viu na obrigação de recorrer', disse o advogado. 'Também já há recurso, visando a majoração da pena', acrescentou, referindo-se ao caso de Souza.\
O atacante foi condenado a cinco jogos de suspensão por ter agredido o meia Tcheco após ter sido expulso da partida entre Flamengo e Grêmio, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, a decisão foi comemorada pelo jogador e pelos dirigentes rubro-negros, que temiam uma pena ainda maior.
Já Joel Santana foi julgado por ter incitado os seus jogadores à violência na derrota por 3 a 0 para o Santos, pela 17ª rodada, na Vila Belmiro. Na ocasião, o treinador mandou seus comandados “darem porrada” caso os adversários fizessem firulas. Ele foi absolvido pelo STJD.
Assef está confiante em relação ao novo julgamento, cuja data ainda não foi definida. “Vamos apresentar os argumentos e esperamos que o tribunal pleno mantenha a decisão da Comissão Disciplinar. Se o STJD apreciar as provas apresentadas e nossos argumentos, confio novamente na absolvição'.
PeléNet
Fla e Juventude tentam acelerar 'fuga' da zona do rebaixamento
Com péssimas campanhas neste Campeonato Brasileiro, Flamengo e Juventude enfrentam-se nesta quinta-feira, às 20h30, no Maracanã - em jogo adiado da oitava rodada -, com um objetivo em comum. Nesta partida, ambos buscam vitória para tentar acelerar a fuga da zona do rebaixamento
Com 18 pontos em 17 jogos - três a menos do que a maioria dos adversários -, o Flamengo (18º colocado) ficará no grupo dos quatro últimos mesmo se vencer, pois o Atlético-PR, primeiro time fora da zona de risco, tem 23. O mesmo acontece com o Juventude (19º), que tem 17 pontos em 19 partidas - uma a menos do que a maioria das outras equipes.
No entanto, o vencedor do duelo desta quinta-feira pode ficar a apenas mais um resultado positivo da meta de sair da zona do rebaixamento, caso o Atlético-PR perca para o Inter, em Porto Alegre, no próximo sábado, e sua partida seguinte, contra o Santos, na Vila Belmiro, na próxima quinta.
"Vamos pensar jogo a jogo. Se ganharmos as duas primeiras partidas que faremos em casa, acho que já sairemos da zona de rebaixamento", comentou o meia Roger, destacando que, após o jogo contra o Juventude, o Flamengo atua mais quatro vezes seguidas no Maracanã. "Aí, mais confiantes, teremos tranqüilidade para melhorar na classificação", lembrou.
Juventude estréia técnico em jejum
No Juventude, que estréia o técnico Beto Almeida, o pensamento também é deixar o grupo de risco a médio prazo. "Hoje estamos entre os concorrentes às quatro últimas vagas, mas vamos sair dessa situação que leva ao rebaixamento", comentou.
No entanto, para atingir o objetivo, o Juventude terá de superar a má fase, já que não vence há cinco partidas. A série de resultados negativos derrubou o técnico Cláudio Duarte, que deixou o cargo após a derrota por 3 a 0 para o Sport, em Recife.
Na partida seguinte, contra o Corinthians, em São Paulo, o Juventude foi comandado pelo interino Valteir Gomes. E nesta quinta-feira, Beto Almeida, de 52 anos, que comandava o Esportivo de Bento Gonçalves, na Série C, estréia como quarto técnico da equipe de Caxias do Sul na temporada.
"O que está faltando ao Juventude é personalidade, até em função das constantes trocas de jogadores e de técnicos. Mas rapidamente teremos o meu modo de jogar", comentou o novo comandante.
Técnico do Fla prevê jogo 'chato' contra Juventude
Pressionado pela longa estadia na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Flamengo precisa vencer o Juventude nesta quinta-feira, no Maracanã, para ficar mais próximo de deixar o grupo dos quatro últimos colocados. O adversário, que está atrás do time rubro-negro, mas não sofre a mesma pressão, também luta contra o descenso.
Por isso, o técnico Joel Santana prevê um jogo "chato" contra o Juventude. O treinador acredita que a equipe de Caxias do Sul vai se fechar para explorar os contra-ataques e o desespero do Flamengo.
"Temos de ir para campo, dentro de nossa casa e diante da nossa torcida com a responsabilidade de vencer. É uma partida chata de se jogar", comentou Joel, traçando um paralelo entre a sua situação e a do técnico Beto Almeida, que estréia no comando do Juventude contra o Flamengo.
"Existem pesos e pesos. Eu tenho a responsabilidade de dirigir um time de 40 milhões de torcedores na zona do rebaixamento. Talvez ele tenha menos problemas lá", continuou.
Joel Santana também voltou a pedir mais volúpia ao Flamengo. Para o treinador, o time precisa manter a torcida ao seu lado, sendo que, para isso, tem de mostrar empenho e atitude em campo.
"Temos de nos apresentar com dignidade diante da nossa torcida. Se fizermos isso, já será um ganho muito grande", analisou o comandante do Flamengo
Souza treina entre os titulares e deve voltar ao Fla
O atacante Souza deve voltar ao time do Flamengo após quatro jogos fora da equipe - período em que cumpriu o restante da suspensão de cinco partidas devido à sua expulsão contra o Grêmio - na próxima quinta-feira, contra o Juventude, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Nesta quarta, em Teresópolis, ele treinou entre os titulares durante toda a atividade comandada pelo técnico Joel Santana.
No entanto, o treinador preferiu manter o mistério. Segundo Joel, que só vai divulgar o time minutos antes do início do jogo, o atacante Obina, titular apenas durante a primeira parte do treino de terça-feira (Souza entrou em seu lugar na etapa final do coletivo), também pode ser escalado de início.
Contudo, a tendência é que Obina fique mesmo como opção no banco de reservas para entrar no segundo tempo. Ele não atua como titular há três partidas. Após a derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR, o atacante foi afastado para recuperar a forma física. Desde o clássico contra o Fluminense, ele vem entrando no time na etapa final.
O restante do time que enfrenta o Juventude já está escalado. A equipe entra em campo com Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Maxi e Souza (Obina).
GloboEsporte
Souza é escalado, e Obina se aborrece
Nem conversa com o técnico Joel Santana deixa o Anjo Negro mais conformado
Eduardo Peixoto
Souza e Maxi formam a nova dupla de ataque do Flamengo
O técnico Joel Santana decidiu por Souza na briga com Obina pela vaga no ataque do Flamengo para a partida desta quinta-feira contra o Juventude, às 20h30, no Marcanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, o grandalhão, que volta depois de cumprir cinco jogos de suspensão pela expulsão no jogo contra o Grêmio atuará ao lado do novo xodó da torcida rubro-negra, o argentino Maxi Biancucchi.
A decisão deixou o ídolo mais antigo, Obina, que não vem conversando com a imprensa, visivelmente chateado. Nem o fato de Joel ter procurado conversar com ele e Souza separadamente após o treino da tarde desta quarta-feira, na Granja Comary, em Teresópolis, parece ter feito Obina se conformar.
Para o técnico, não há motivos para mágoas:
- Eles sabem que estão sendo tratados com lealdade. Quero apenas o melhor para o Flamengo
Messi quer atrapalhar o Mengão
Maxi Biancucchi conta que primo tenta convencer Bruno, de dez anos, a ir para o Barça
Eduardo Peixoto
Bruno, o irmão de Maxi e primo de Messi
O Flamengo está quase finalizando a mudança de Bruno Biancucchi para o Rio de Janeiro. O irmão de Maxi virá acompanhado dos pais e vai treinar nas divisões de base do Rubro-negro. Mas há um concorrente de muito peso: Messi.
O craque do Barcelona prometeu levar o parente para a Espanha brevemente. Maxi sabe da concorrência, mas já aconselhou o irmão menor:
- O melhor é vir para o Flamengo, claro!
Apesar da expectativa para a chegada de mais um integrante da família de Messi à Gávea, o camisa 10 do Flamengo procura evitar o oba-oba.
- Ele é só um menino. Não pode ter pressão. Mas é muito bom de bola. Lembra mais o estilo de Messi.
Ansiedade e cobrança em pauta
Time terá de lidar com sentimentos perigosos no jogo desta quinta, contra o Juventude
Eduardo Peixoto
Joel tem exigido demais de seus jogadores
Zona de rebaixamento, torcida apreensiva e adversário recuado. A combinação desses fatores pode transformar o Maracanã em um barril de pólvora nesta quinta-feira, contra o Juventude. Joel Santana sabe do risco e está trabalhando bastante o lado psicológico dos jogadores do Flamengo.
Nas conversas, ele pede entrega total ao time. Teme, por exemplo, que haja acomodação após um gol, com toques laterais, demora para repor bola.
- Teremos um calo pela frente. Vamos conviver com ansiedade, cobrança e irritação. E você acha que o adversário vai vir para cima? Claro que não. Eles vão ficar recuados - declara Joel Santana.
Mas o técnico faz questão de deixar claro que jogar no Maracanã é positivo.
- É sempre bom jogar em casa. Se mantivermos essa batida de vencer os jogos no Rio vamos ganhar muito. Temos confiança no grupo e na torcida.
Joel se anima com os 'reforços'
Entre os considerados titulares, técnico só não conta ainda com Renato Augusto
Eduardo Peixoto
Roger treina no frio e com muita neblina
Pela primeira vez desde que chegou ao Flamengo, o técnico Joel Santana não falou sobre desfalques. Muito pelo contrário. Ele comemorou o fato de ter opções à vontade para o jogo desta quinta-feira, contra o Juventude, no Maracanã.
O único "senão" fica por conta de Renato Augusto. O apoiador está recuperado de um estiramento na coxa esquerda, mas o treinador preferiu guardá-lo para o jogo contra o Goiás, no domingo. Todos os demais titulares estão disponíveis.
- Estamos com o time praticamente completo. Só falta o Renado Augusto. É o melhor que nós temos desde que cheguei. Uma pena que o tempo para ajustar a equipe seja curto - diz Joel
Fla, acelerado, pega o Juventude
Dois times estão na zona de rebaixamento e precisam demais de uma vitória no Maracanã
Joel exige dedicação total do time
Segundo o técnico Joel Santana, chegou a hora de o carro do Flamengo acelerar no Campeonato Brasileiro. Mas, para iniciar a arrancada, há a primeira curva sinuosa: o Juventude. Nesta quinta-feira, dois dos integrantes da zona de rebaixamento se enfrentam às 20h30m, no Maracanã. O GLOBOESPORTE.COM transmite o duelo em Tempo Real a partir das 20h15m. Premiére e SporTV (exceto para o Rio) também acompanham a partida.
Falar em "jogo dos desesperados", "duelo de seis pontos" é lugar-comum. Mas é fato que a situação dos adversários na tabela requer uma reação rápida. Ambos estão na zona de risco há 15 rodadas. No momento, o Fla é o 18º (18 pontos em 17 jogos), e o Ju está uma posição atrás (18 pontos, mas em 19 jogos).
Apesar da situação desconfortável, o Rubro-negro tem dois bons trunfos. Primeiro: contra a equipe de Caxias do Sul, inicia uma série de cinco jogos no Rio de Janeiro. Segundo: em relação a quase todos os participantes do Brasileirão, o time fez três jogos a menos.
- Mas isso não quer dizer nada. Pontos em jogo não significam pontos ganhos. Nosso time tem de entrar ligado, com raça. Está na hora de acelerar - diz o técnico Joel Santana.
Nos últimos dois jogos em casa, a torcida flamenguista foi o diferencial. Tanto na vitória por 2 a 1 contra o Náutico, como no sofrido triunfo por 1 a 0 sobre o Fluminense, o Maracanã recebeu ótimos públicos. A previsão da diretoria para esta quinta-feira é de 20 mil pessoas nas arquibancadas.
Em campo, o time carioca terá a volta de quatro titulares que cumpriram suspensão na última rodada: Leo Moura, Juan, Roger e Souza. Este último foi confirmado apenas nesta quarta-feira como titular, vencendo a disputa com Obina. Ele espera reencontrar o gol após livrar-se do gancho de quatro jogos por uma agressão a Tcheco, do Grêmio.
- Estou com muita vontade de voltar logo. Perdi a cabeça, mas isso acontece - declara o jogador, que até o momento só fez um gol na competição.
Os gaúchos vêm de um empate, em casa, contra o Corinthians. Um 2 a 2 com gostinho de vitória, que trouxe mais confiança ao time. O Ju chegou a ficar por duas vezes em desvantagem no placar e conseguiu o empate com um gol de Fábio Baiano.
- Procuramos no segundo tempo a vitória, fomos muito bem, mas infelizmente não conseguimos. O importante é que a alegria de jogar voltou - diz o zagueiro Wescley, que marcou o primeiro gol da equipe na última partida.
Além da motivação do time, o Alviverde tem outros motivos para acreditar em um bom resultado contra o Flamengo: a partida será marcada pela estréia de seu novo técnico. Beto Almeida chega ao clube para tirar o Ju do sufoco, e mostrou personalidade em seus primeiros passos.
- O que falta ao Juventude, e desde o Gauchão eu percebo isso, é personalidade, até em razão das trocas de jogadores e de técnicos. Rapidamente teremos o meu modo de jogar.
Para a primeira partida sob seu comando, no Maracanã, Beto já organizou o time. O lateral-direito Jucemar, com uma lesão muscular, será substituído por Barão. No meio-campo, o volante Júlio César cumpriu suspensão contra o Corinthians, mas continuará fora da equipe. O setor será formado por Marcão, Marabá, Marcelo Costa e Fábio Baiano.
O histórico do confronto entre as duas equipes é um outro ponto positivo para os gaúchos, em 19 jogos pelo Campeonato Brasileiro, o Ju venceu oito partidas e empatou cinco. No jogo mais recente, em agosto de 2006, a vitória foi do time de Caxias, no Alfredo Jaconi, por 1 a 0.
Lance
Fla quer manter embalo contra o Juventude
Rubro-Negro vem de duas vitórias seguidas no Maior do Mundo e espera contar com a torcida mais uma vez
Depois da chegada de Joel Santana, só foram vitórias no Maracanã (Crédito: Júlio César Guimarães)
Divino Fonseca e Rafael Ximenes
Depois de perder por 2 a 1 para o Palmeiras, no Parque Antarctica, domingo passado, e ter sua reação interrompida no Campeonato Brasileiro, o Flamengo vai tentar retomar o caminho das vitórias contra o Juventude, nesta quinta-feira, às 20h30min, no Maracanã, em jogo adiado da oitava rodada.
As duas equipes estão em uma situação delicada na tabela. O Fla é o 18º colocado, com 18 pontos, em 17 partidas, enquanto os gaúchos estão em penúltimo, com 17 pontos, mas em 19 jogos.
Se depender das últimas atuações no Maior do Mundo, vitórias por 2 a 1 sobre o Náutico e 1 a 0 no clássico com o Fluminense, o Rubro-Negro tem tudo para chegar a sua terceira vitória seguida no estádio neste Brasileiro, feito que só conseguiu no início do ano. O Juventude, por sua vez, só venceu uma partida fora de casa neste Brasileiro e perdeu oito.
Para buscar mais um triunfo, o time continua em regime de concentração total, na Granja Comary, em Teresópolis. O técnico Joel Santana só tem uma dúvida para o jogo. O Natalino ainda não sabe quem será o companheiro do argentino Maxi Biancucchi no ataque rubro-negro. Brigam pela posição Souza, que cumpriu os cinco jogos de suspensão, e Obina, que ainda não está na forma física ideal, mas entrou no segundo tempo contra o Palmeiras.
As boas notícias são as voltas dos laterais Léo Moura e Juan e do apoiador Roger, todos suspensos. Porém o técnico não contará com o apoiador Renato Augusto, que continua com um estiramento na coxa direita. Joel espera que a torcida compareça mais uma vez para incentivar o time. Nos últimos dois jogos no estádio, a média foi de 43 mil pessoas.
- O importante para nós é entendermos como precisamos nos apresentar. Acima de tudo temos que mostrar para o nosso torcedor a vontade de vencer. Fizemos isso nos dois últimos jogos no Maracanã e temos que repetir agora. Raça é o mínimo que precisamos apresentar em campo - ressaltou o técnico rubro-negro.
Beto Almeida, ex-técnico do Esportivo, fará sua estréia no Juventude. Ele é o quarto a ocupar o cargo neste Brasileiro. Segundo Beto, o time sofre de falta de personalidade, um problema que teria sido causado pelas mudanças constantes de treinador e no grupo de jogadores.
- Mas isso vai acabar quando eu conseguir impor meu estilo - disse Beto, muito confiante.
Para enfrentar o Flamengo, o time não terá o lateral-direito Jucemar, lesionado na coxa direita. Barão entrará. No meio-campo, o volante Júlio César cumpriu suspensão contra o Corinthians, mas ficará no banco. O setor será formado por Marcão, Marabá, Marcelo Costa e Fábio Baiano. Outro jogador a ficar na reserva é o volante uruguaio Vanzini, que finalmente recebeu condições legais de jogo.
Fla pode igualar marca de vitórias do ano passado
Rubro-Negro pode conseguir terceiro triunfo seguido no Maracanã
Joel Santana venceu as duas partidas que disputou no Maracanã com o Flamengo (Crédito: Paulo Sérgio)
Rafael Ximenes
O Flamengo vem melhorando seu desempenho no Maracanã neste Campeonato Brasileiro. Nos últimos dois jogos, o Rubro-Negro venceu o Náutico por 2 a 1 e o Fluminense por 1 a 0. Caso vença o Juventude, nesta quinta-feira, às 20h30min, o time pode conseguir pela primeira vez na competição três vitórias seguidas no Maraca.
Em 2006, o Rubro-Negro conquistou quatro vitórias consecutivas em casa: 2 a 0 no Botafogo (Rafael Marques (contra), Renato Silva), 1 a 0 sobre o Cruzeiro (Renato), 4 a 1 sobre o Fluminense (Renato (2), Obina (2) e 3 a 0 no Corinthians (Léo Medeiros, Renato, Juan). Depois o Fla acabou derrotado por 3 a 1 pelo Vasco.
Este ano, o Flamengo só conseguiu uma sequência de três vitórias no Maracanã e foi logo no início do ano. O Rubro-Negro goleou o Madureira por 4 a 1, na final da Taça Guanabara, depois fez 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu e bateu o Paraná por 1 a 0, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Coincidentemente, o time foi derrotado por 3 a 0 pelo Vasco, assim como 2006.
A esperança de recuperação neste Campeonato Brasileiro passa justamente por um bom desempenho no Maracanã e com o apoio da torcida. Dos próximos oito jogos, sete serão no Maior do Mundo: Juventude, Goiás, Botafogo, Sport e Figueirense. Depois o time enfrenta o Internacional no Beira-Rio e retorna ao Maracanã para pegar Cruzeiro e Vasco.
Se depender da sorte do técnico Joel Santana, a sequência do ano passado será quebrada neste Brasileiro. Nos dois jogos do treinador no Maracanã, só vitórias: contra Náutico e Fluminense. Com Ney Franco no comando, o time não havia vencido no estádio: derrota por 4 a 2 para o Palmeiras e empates em 2 a 2 com Botafogo e Internacional.
Roger com medo de receber punição
Apoiador rubro-negro se defende da acusação de simulação
Roger é acusado de simular cotovelada (Crédito: Paulo Sérgio)
A expulsão no clássico contra o Fluminense não ficou impune para o apoiador Roger. O procurador geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, confirmou que o jogador será denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), como antecipou o LANCE! na edição do último sábado.
Segundo o código, a punição poderá ser de até dez jogos, já que Roger fingiu ter levado uma cotovelada, o que representa uma atitude contrária à moral desportiva.
O jogador minimizou o fato de ter se jogado no chão e afirmou que foi um momento de desespero, já que o Rubro-Negro ficaria com dois a menos devido ao fato do lateral-esquerdo Juan ter sido expulso na partida.
– Naquele momento, eu botei a mão no rosto, porque sabia que seria expulso e que aquilo acabaria prejudicando a minha equipe - disse.
Entretanto, ao tomar conhecimento da possível punição que o artigo 258 permite, Roger pediu desculpas pelo fato ocorrido.
– Só me resta pedir desculpas, mas em nenhum momento eu agredi alguém – avaliou.
Esta será a segunda ida do jogador ao STJD, pois participou do julgamento do técnico Joel Santana. Na ocasião, Roger testemunhou a favor do treinador, que foi absolvido por unanimidade.
Maxi espera Maraca lotado
Atacante e novo xodó da torcida do Flamengo, o argentino Maxi espera ver muitos torcedores apoiando na partida desta quinta-feira contra o Juventude no Maracanã. Para o jogador, a união entre jogadores e a torcida rubro-negra fará o clube sair desta situação que é a zona de rebaixamento. Maxi destacou também a motivação que as vitórias trazem para o grupo.
radio l! - Temos a torcida a nosso favor e isso motiva. Temos que usar esta arma contra os nossos adversários. Espero que o torcedor volte a nos incentivar com toda força para ganharmos a partida - afirma
Joel prevê dificuldade contra o Ju
O técnico do Flamengo, Joel Santana, comentou o que espera do jogo contra o Juventude nesta quinta-feira no Maracanã. Para o treinador, os jogadores experientes da equipe do Sul o credenciam a brigar de igual para igual com o Rubro-Negro. Joel destacou ainda o retrospecto do Juventude quando vem à cidade.
radio l! - O Juventude sempre que vem ao Rio de Janeiro traz dificuldades. Eles êm para conseguir os três pontos, jogando fechado explorando os contra-ataques. Temos que evitar isso - afirma.
Joel: "Conheço os dois há muito tempo
Técnico só vai revelar o ataque momentos antes da partida
Mesmo após ter treinado com Souza durante os titulares no coletivo desta quarta-feira, o técnico Joel Santana ainda faz mistério sobre o parceiro de Maxi Biancucchi no ataque rubro-negro para a partida de quinta-feira, às 20h30, no Maracanã. Como vem fazendo desde que chegou a Teresópolis, o treinador garantiu que só revelará quem joga momentos antes da partida.
- Conheço os dois jogadores há muito tempo. Tenho conversado diariamente com o Obina e estamos trabalhando a sua parte física, técnica e psicológica. O Souza está sem jogar há 20 dias. Tudo isso precisa ser levado em consideração - explica.
Treinador de goleiros do Fla recebe sondagem
Ney Franco convidou Roberto Barbosa para trabalhar no Atlético-PR
O preparador de goleiros do Flamengo, Roberto Barbosa, afirmou em entrevista à Rádio Brasil nesta quarta-feira que o ex-comandante rubro-negro Ney Franco pediu para que ele o acompanhasse para compor a comissão técnica de outro rubro-negro: o Atlético Paranaense. Mas o treinador de goleiros descartou qualquer interesse em abandonar o time da Gávea.
- Não houve uma proposta agora, mas quando Ney Franco saiu ele deixou claro que para onde fosse gostaria de contar comigo. Porém, minha realidade é o Flamengo, onde sempre sonhei trabalhar - disse Roberto Barbosa, dando sua opinião sobre a queda de rendimento do goleiro Bruno:
- Bruno passou por um momento ruim na carreira depois de ter problemas de contrato e isso teve um efeito negativo. Mas ele está consciente de que a vida dele é o Flamengo e vai voltar a ser o grande goleiro de sempre - completou.
Neblina castiga o Flamengo em Teresópolis
Treino de terça-feira precisou ser interrompido pelo mau tempo na Granja
A Granja Comary pode até dar sorte ao Flamengo, já que foi lá que o clube se concentrou com Joel Santana em 2005 quando conseguiu se livrar do rebaixamento. Mas o mau tempo de Teresópolis também atrapalha um pouco.
No treino de terça-feira, a atividade precisou ser interrompida pela forte neblina da região. Nesta quarta-feira, o mesmo problema incomoda a delegação rubro-negra, sem contar com a temperatura baixa da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.