Notícias

Clipp 22/janeiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla aposenta a camisa 10 até Renato Augusto voltar a jogar

Craque é operado e fica em recuperação durante seis ou sete semanas

DIEGO TARDELLI (à esquerda) e Marcinho, candidatos à vaga de Renato Augusto, treinam na Gávea para a partida contra o Cardoso Moreira

Guto Seabra

Com três placas de titânio e 11 parafusos no rosto depois de uma cirurgia para corrigir o malar, que sofreu afundamento durante o jogo contra o Boavista, Renato Augusto saberá que seu prestígio é intocável no Flamengo. Durante o período de recuperação, estimado entre seis e sete semanas, a camisa 10 da Gávea sairá de cena - homenagem da diretoria para atenuar a dor da inatividade do xodó.

- Já passei a idéia ao Isaías Tinoco (supervisor), que aprovou. Ele só conversará com o Joel. Já contra o Cardoso Moreira, a camisa 10 não irá a campo - afirma o vice-presidente de futebol, Kleber Leite, que está de férias em Punta del Leste, no Uruguai.

Mas Renato Augusto tem pressa na recuperação. Logo depois da cirurgia de três horas no Hospital Pasteur, o camisa 10 só perguntava ao médico Augusto César Lima quando poderia voltar a jogar. Alimentando-se apenas de sorvete, o jogador poderá ter alta entre hoje e amanhã.

- Eu disse a ele que, em pouco tempo, poderá fazer exercícios físicos. Só não vai poder cabecear. Ele me disse que quer jogar logo e eu respondi: "Isso é cirurgia, não é macumba, não!" - afirmou o médico que operou o craque.

A lesão de Renato Augusto provoca dor de cabeça também no técnico Joel Santana. Até quinta-feira, para o jogo contra o Cardoso Moreira, ele precisa encontrar o parceiro para Souza no ataque. Como antigüidade é posto para Joel, Obina corre como favorito. Mas Marcinho se apresenta como surpresa e até Diego Tardelli pode ser o escolhido. Ontem, o atacante treinou com bola sob chuva, comprovando a recuperação no tornozelo direito, e diz estar à espera da liberação do São Paulo para ficar à disposição do treinador e ser escalado.

- Por mim, quero estar à disposição para quinta-feira. Vamos ver se o São Paulo me ajuda - disse Tardelli.

Escalação de Bruno na quinta-feira está ameaçada

O goleiro Bruno continua como dúvida para o jogo contra de quinta-feira. Embora o Flamengo garanta ter realizado a transferência de 700 mil, o fundo de investimento não localizou o dinheiro na Europa e, por conseqüência, não emitiu a liberação.

Por determinação do presidente Márcio Braga, o Flamengo enviou à CBF e à Fifa uma representação alertando as entidades quanto ao perigo de jogos em altitudes acima de 2.750 metros. O clube quer se preservar quanto a jogos na Copa Libertadores.

Como o regulamento da Libertadores determina que o clube deve se dirigir à Confederação Sul-Americana através da CBF, o Flamengo está tentando fazer com que a entidade defenda a saúde dos jogadores brasileiros e exija que a determinação da Fifa, proibindo jogos acima de 2.750 metros de altitude, seja observada na Libertadores.

O Comitê Executivo da Conmebol se reunirá dia 22, em Santiago, para tratar do assunto. O representante do Brasil será o presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero. Márcio Braga determinou que os advogados estudem medidas que podem ser adotadas junto à Fifa, caso a Conmebol ignore o pedido.

() Do Extra

Jornal dos Sports

Jônatas é regularizado e pode jogar contra o Cardoso Moreira

Após desfalcar o Flamengo na estréia do Carioca diante do Boavista neste domingo, o cabeça-de-área Jônatas está com sua situação regularizada. O Rubro-Negro receberá o documento que permitirá a inscrição do atleta.

O Espanyol só solicitou os documentos do atleta mediante pagamento de um milhão de euros, referentes ao empréstimo de Jônatas. Apesar da transferência para o Flamengo, o jogador continua vinculado ao clube catalão.

O Flamengo enfrenta o Cardoso Moreira pela segunda rodada da Taça Guanabara nesta quinta-feira, às 19h30, no Maracanã.

Fla cobra apoio da CBF contra a altitude

O presidente do Flamengo Márcio Braga continua sua luta contra os jogos na altitude. Ontem, o dirigente pediu para que os advogados do clube enviassem um ofício à CBF para a entidade se posicionar em defesa da saúde dos atletas brasileiros e exija que a determinação da Fifa proibindo jogos acima de 2.750 metros de altitude seja observada nos jogos da Copa Libertadores.

"O Comitê Executivo da Fifa, proibiu a realização de jogos de futebol, em suas competições, acima de 2.750 metros de altitude. (...) Esta decisão foi motivada pela recomendação dos médicos especialistas nos efeitos da altitude que participaram do seminário realizado em outubro de 2007, na sede da Fifa. (...) Chamamos a atenção para o parecer dos nossos médicos, que conclui: a prática de atividade física a altitude acima de 2.600 metros coloca em risco a saúde e até mesmo a vida dos participantes", declarou o presidente em alguns trechos do documento.

Clube veta a saída de pratas-da-casa

Destaque na Copa SP, o apoiador Erick Flores fica no clube em 2008

Destaques do Flamengo na Copa São Paulo de Juniores, os jogadores Paulo Sérgio, Erick Flores e Pedro Beda foram sondados pelo Paulista de Jundiaí - último colocado no Campeonato Paulista deste ano, com duas derrotas em dois jogos -, mas a diretoria rubro-negra resolveu nem começar as negociações desses três jogadores com o clube paulista. Os dirigentes rubro-negros consideram os atletas jóias raras e contam com eles para a disputa do Campeonato Carioca de Juniores, competição em que o clube luta por um tetracampeonato inédito.

No lugar dos três destaques do time na Copinha, o Flamengo ofereceu os apoiadores Rodrigo (ex-Paysandu) e Célio Júnior, mas os dirigentes do Paulista ainda não responderam à oferta rubro-negra.

O diretor de futebol, Eduardo Manhães, confirmou o interesse do clube de Jundiaí nos atletas, mas acabou vetando o negócio.

"Eles realmente nos procuraram para saber sobre esses três jogadores, mas como temos o Carioca sub-20 para disputar e a possibilidade de conquistar um inédito tetracampeonato, não aceitamos. Fizemos uma contraproposta e oferecemos dois jogadores", disse Manhães.

O gerente de futebol do Paulista, Moisés Cândido, que está lidando com as negociações, não foi encontrado pela equipe do JORNAL DOS SPORTS.

Capitão elogia a vontade do time

A vitória sobre o Boavista no último domingo não agradou a uma parte da torcida rubro-negra e nem aos jogadores, mas o zagueiro Fábio Luciano explicou o porquê das dificuldades que o time encontrou, apesar dos 2 a 0 no placar.

"Estréia é sempre difícil, mas valeu pela vontade. Os jogadores sentem um pouco esse tempo sem jogar. No início da temporada não dá para fazer pressão e por isso vamos ter um pouco de dificuldades contra essas equipes de menor investimento", explicou o capitão rubro-negro.

Na próxima quinta-feira, o time já voltará a jogar. Apesar do pouco tempo de descanso entre as partidas, Fábio Luciano preferiu não reclamar.

"O calendário do futebol brasileiro é assim mesmo. O importante é ter um grupo forte. Aqui no Flamengo é assim: trabalhamos em equipe, ninguém faz nada sozinho. Todos têm que ajudar", completou o zagueiro.

Batidão rubro-negro - O cantor de funk, Mc Frank, autor da música 'Babaloo', que inspirou o atacante Souza na comemoração do seu gol, no último domingo, contra o Boavista, esteve ontem na Gávea para cumprimentar o artilheiro. Porém, o camisa 9 fez apenas um trabalho físico e foi liberado antes da chegada do cantor, que apesar do desencontro,  estava feliz por ter sido lembrado por um de seus ídolos. ”Fiquei lisonjeado com a homenagem do Souza. Não deu para encontrá-lo, mas estou sempre na Gávea. Vi os jogadores fazendo o passo do 'Babaloo' e fiquei surpreso", disse Mc Frank.

Marcinho e Tardelli querem a vaga

Foto de Wallace Teixeira

Marcinho e Diego Tardelli prometem uma luta acirrada para ficar com a vaga de Renato Augusto

A fratura no malar, que obrigou o apoiador Renato Augusto a ser operado ontem abalou o grupo do Flamengo. O clima de tristeza e preocupação com a saúde do atleta ainda era evidente na Gávea. Mas como é preciso virar a página, a briga para substituir o jogador já começou, e promete ser acirrada. Marcinho, que agradou na estréia contra o Boavista e Diego Tardelli, que treinou com bola pela primeira vez ontem, já almejam a vaga deixada pelo antigo titular.

"Não queria entrar desta maneira, sabia que teria de disputar a posição com outros jogadores de alto nível. Consegui fazer uma boa estréia e ajudar o Flamengo. Infelizmente perdemos um companheiro, mas é preciso levantar a cabeça e buscar as vitórias. Não me preocupo em ficar no banco. A decisão está nas mãos do Joel, mas ele ainda não nos passou quem irá jogar", adiantou Marcinho.

O principal concorrente do apoiador é o atacante Diego Tardelli, que chegou ao clube com uma lesão no tornozelo direito. O Flamengo ainda aguarda a liberação do São Paulo para efetuar o pagamento da primeira parcela da compra e regularizar o jogador. Mesmo sem estar no mesmo ritmo do restante do grupo, ele traçou como meta: estar à disposição contra o Duque de Caxias, no domingo.

“Quem entrou ontem (domingo) mostrou seu valor. Mas também estou na briga. Vou treinar forte esta semana para conseguir ter condições de jogar pelo menos um tempo no domingo. Se o Flamengo me regularizar e o Joel optar por mim já na quinta-feira, jogo sem problema, mas não estou 100% fisicamente”, explicou o atacante.

Contagem regressiva

Cirurgia de Renato Augusto é bem sucedida e a volta deve acontecer em seis semanas

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Devido a contusão Renato Augusto ficará fora dos gramados por 6 semanas

A falta de sorte parece acompanhar a carreira do jovem Renato Augusto. Dono de uma habilidade incrível, bom passe e grande domínio de bola, a revelação rubro-negra operou ontem, às 13h, no hospital Pasteur, no Meier, o osso malar, que sofreu um afundamento após um choque com o zagueiro Helton, na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Boavista, no último domingo.

A operação durou cerca de três horas e segundo o doutor Augusto César Lima (responsável pela cirurgia) foi um sucesso. Além do afundamento da face, Renato Augusto sofreu uma fratura em um osso. Para a reconstrução do osso foi necessária a colocação de três placas de titânio, além de 11 parafusos. A previsão é de que o apoiador tenha alta amanhã e volte a fazer atividades físicas em mais ou menos uma semana e meia. Porém, o retorno aos gramados só deve acontecer na partida contra o Resende pela primeira rodada da Taça Rio, no início de março. Após a cirurgia o médico comentou sobre a operação.

"Ocorreu tudo dentro do previsto. Fizemos uma redução da fratura do malar e desfizemos o afundamento na face. Ele vai ficar com um hematoma por um tempo, mas volta a jogar dentro de seis a sete semanas", disse o médico Augusto César Lima.

É a segunda vez que o camisa 10 rubro-negro sofre este tipo de lesão, que é rara para um jogador de futebol. Em 2005, quando disputava o Mundial sub-17, no Peru, ele teve o mesmo problema e, por isso, ficou afastado dos gramados por aproximadamente 40 dias.

O zagueiro Hélton, que esteve envolvido na jogada, que ocasionou a lesão, disse através da assessoria de imprensa do Boavista, que ficou chateado com o ocorrido e espera visitar o apoiador em breve.

“Fiquei muito triste depois que soube da gravidade da contusão. É muito ruim participar, mesmo que involuntariamente, desse tipo de jogada e isso me chateou. Ele é um companheiro de profissão e espero que se recupere rapidamente. Quero visitá-lo assim que houver uma oportunidade. Estou até evitando rever a jogada pela televisão, pois a imagem é realmente forte”, disse Hélton.

Fábio Luciano espera uma boa recuperação de Renato Augusto

Após ser submetido a uma operação que durou cerca de 3h, nesta segunda-feira, para reconstituição dos ossos da face fraturados, o meia do Flamengo, Renato Augusto, têm cirurgia bem-sucedida e pode deixar o hospital nas próximas 48 horas.

O capitão do rubro-negro, Fábio Luciano, comentou a situação de Renato Augusto e a reação do grupo diante da notícia.

“Tudo isso deixou todos muito chateados. Eu só tive a notícia ao final do jogo, e é triste porque é um jogador que está sempre motivado, sempre com muita disposição. Ele é jovem e que quer que seja um ano especial, vamos rezar bastante para que tudo ocorra bem e para que ele tenha uma recuperação rápida”, disse Fábio Luciano em entrevista à Rádio Tupi.

Flamengo comemora a boa campanha

Rafael Oliveira

Duda é um dos destaques do Flamengo na campanha invicta no Nacional de Basquete

O basquete do Flamengo nunca viveu uma fase tão boa. Após conquistar o tricampeonato estadual, o time começou a mil no Nacional. Já foram cinco vitórias em cinco jogos, a melhor estréia do rubro-negro na história da competição, igualando os feitos de 2000 e 2004.\ Com as derrotas do Minas para o Saldanha da Gama e do Brasília para o Joinville, a equipe carioca passou a ocupar a liderança isolada. A campanha está arrasadora: 83 a 69 sobre o Univates, em Lajeado (RS); 82 a 65 no Joinville, em Santa Catarina; 98 a 62 em cima do CETAF, na Gávea; 94 a 79 no Saldanha, também no Rio; e a mais recente, 78 a 71 sobre o Londrina, na cidade paranaense.\

Nas outras duas vezes que os rubro-negros estrearam fazendo a quina, foram derrotados na decisão (em 2000 para o Vasco e em 2004 para o Uberlândia-MG). Na próxima sexta, terão a oportunidade de alcançar a sexta vitória, já que enfrentarão, em casa, o lanterna Iguaçu BC.

Armador do time em 2004, Duda voltou ao clube para ajudá-lo na busca do título inédito. Comparando as duas equipes, acredita que o elenco atual tem condições de fazer uma campanha ainda mais brilhante.

"É importante igualar o feito do grupo anterior, mas o atual é tecnicamente superior. Os jogadores podem levar o clube mais longe no campeonato".

O Dia

Flamengo: Souza 'dá um créu' no MC Frank

Rio - Depois de ser homenageado pelo amigo Souza, que comemorou o gol com uma coreografia sua — o ‘Passinho do Babalu’ — MC Frank foi ontem à Gávea agradecer ao atacante, mas quando chegou ao clube... créu. O jogador já havia ido embora.

“Cheguei tarde e o Souza tinha que resolver uns problemas. Mas ele me ligou para falar que tinha comemorado com o passinho, apesar de ele mesmo dizer que é um tanto desengonçado”, brincou MC Frank.

Talvez o jeito desengonçado de Souza tenha levado a uma mistura de babalu com a ‘dança do créu’, hit nas pistas da cidade. “Mandei até um DVD para ele ensaiar. Não é o créu,, não, mas o que importa é que o funk está sendo lembrado”, disse.

MC Frank, amigo de longa data do artilheiro: “Quando ele jogava no Madureira, eu era reserva. Ele foi para o Vasco aí não tinha muita idéia para comemoração. Agora, a próxima deve ser do funk ‘Eu tô tranqüilão’, do MC Sapão”, aposta.

Além de Souza, MC Frank se disse amigo de Obina, Leonardo Moura, Léo Medeiros, entre outros. Ele também canta a música ‘Ih, choveu, cabelo encolheu’, que nas arquibancadas virou ‘Ih, f... o Souza apareceu”.

Mesmo não tendo encontrado Souza, MC Frank curtiu o dia de celebridade na Gávea. E aproveitou para improvisar uma rima: “Meu time só tem atores, vai ganhar o Carioca e também Libertadores”, cantarolou o funkeiro, que prometeu voltar hoje à Gávea, para tentar retribuir a homenagem de Souza com um abraço. Mas sem créu.

Cirurgia de Renato Augusto é um sucesso, diz médico

Rio - Foi realizada com sucesso na tarde desta segunda-feira a cirurgia na face do meia Renato Augusto, do Flamengo, que teve os ossos fraturados após choque com o zagueiro Hélton, do Boavista, na estréia do Carioca 2008 neste domingo.

O procedimento cirúrgico durou três horas, e foi realizao em um hospital na Zona Norte do Rio de Janeiro pelo Doutor Agusto César Lima, que já havia operado o jogador, em 2005. Para a reconstrução do osso fraturado foi necessário a colocação de três placas de titânio com 1,5 centímetros de espessura, além de 11 parafusos.

O médico informou que Renato vai ficar com um hematoma no rosto por algum tempo, mas volta aos gramados em no máximo sete semanas. O aleta ficará dez dias em repouso total e deve ter alta entre 24 e 48 horas. O Flamengo estuda a utilização de uma máscara para proteção da face de Renato Augusto na ocasião de seu retorno.

- O Renato estava calmo e queria operar logo para se livrar do problema. É uma lesão pouco comum em jogadores de futebol e acredito que ele poderá voltar a atuar entre seis e sete semanas – explicou o Dr. Augusto.

Segundo o médico, Renato Augusto ficará dez dias sem fazer qualquer tipo de atividade. Depois desse período, poderá fazer exercícios físicos, que o ajudarão a não perder totalmente o condicionamento.

- Tudo ocorreu como estava previsto. Agora é esperar o tempo necessário para que ele possa voltar a atuar como vinha fazendo – comentou o médico

Força dos amigos

O zagueiro Fábio Luciano falou sobre a lesão do companheiro, e lamentou a ausência de Renato Augusto para as próximas partidas. " Ficamos muito chateados. A gente recebeu a notícia no final do jogo. É um jogador que se empenha nos jogos, treinamentos, a gente sentia que ele queria que fosse um ano especial para ele. Mas ele é jovem ainda e a recuperação vai ser mais rápida que o esperado. Vamos torcer e rezar por ele", afirmou o jogador em entrevista à Rádio Tupi.

O zagueiro disse ainda que os jogadores do Flamengo planejam visita a casa de Renato Augusto após o repouso.

Leitores dão nota alta para Marcinho

Rio - Após a vitória do Flamengo sobre o Boavista por 2 a 0, neste domingo, no Maracanã, os torcedores que participaram da Atuação Interativa em O Dia Online destacaram a atuação do meia Marcinho, que recebeu a maior nota entre os jogadores, 7,8.

Marcinho foi determinante para a equipe. Logo que entrou, substituindo Renato Augusto machucado, o meia iniciou a jogada que resultou no primeiro gol. Renato Augusto também tirou uma boa nota (7,13), e foi o destaque do Flamengo na organização do meio-campo.

O destaque negativo foi para o lateral Juan, com 5,56 de média. A avaliação dos torcedores condiz com a realidade. Juan teve atuação discreta, principalmente se comparado a Léo Moura. O lateral direito foi a terceira nota mais alta, 7,51. Fábio Luciano, autor do segundo gol, foi a segunda, com 7,73.

O técnico Joel Santana também foi valorizado, com a nota 7,21. Os demais jogadores receberam avaliação abaixo de 7. O árbitro Péricles Bassols ficou com 5,74.

Pelo lado do Boavista, destaque para o goleiro Erivélton, que evitou um placar mais elástico e ganhou um 6,46 de nota. O técnico Edinho também foi bem avaliado, com um 6,08.

Gazeta Esportiva

Jônatas é inscrito e pode estrear pelo Flamengo na quinta\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Em meio à tristeza pela lesão de Renato Augusto, que precisou passar por uma cirurgia no rosto devido a um afundamento de malar, o técnico do Flamengo, Joel Santana, recebeu uma boa notícia. A diretoria confirmou que o volante Jônatas já foi inscrito na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).\ Assim, Jônatas está liberado para atuar no Campeonato Carioca. A partir desta terça-feira, Joel Santana deve começar a decidir se lança o jogador de início, na partida de quinta, contra o Cardoso Moreira, no Maracanã.\

Enquanto isso, o zagueiro e capitão Fábio Luciano confirmou que o elenco do Flamengo deverá agendar uma visita a Renato Augusto, assim que o jogador deixar o hospital.

Souza comemora gol e elogia entrada de Obina\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Assim como já havia acontecido em 2007, quando também balançou as redes contra o Boavista, o atacante Souza marcou o segundo gol do Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre o rival neste domingo, na estréia das duas equipes no Campeonato Carioca. Após o jogo, o artilheiro exaltou a importância de marcar logo no primeiro jogo oficial do ano.\ “Fico feliz por estar estreando mais uma vez marcando gol pelo Flamengo. Não jogamos bem no primeiro tempo, mas o Joel conseguiu dar uma chacoalhada na gente e voltamos melhor para o segundo tempo, pressionando o adversário”, comentou o jogador.\

Além de Joel Santana, Souza também aproveitou para elogiar a entrada de Obina, com quem admite fazer dupla para os próximos jogos.

“O Obina entrou muito bem, e teve participação decisiva no meu gol. É bom ter jogadores dessa qualidade no elenco, pois quando um está mal, o outro entra e melhora o rendimento da equipe. Podemos jogar juntos desde o início”, opinou.

Para a partida de quarta-feira, o Flamengo espera poder contar com o goleiro Bruno e o volante Jônatas. Os dois jogadores não puderam participar da estréia devido a problemas com a documentação.

Em contrapartida, Renato Augusto deve desfalcar o Rubro-negro por até dois meses após sofrer afundamento de malar e duas fraturas depois de se chocar violentamente de cabeça com o zagueiro Hélton, aos 18 minutos do segundo tempo do duelo.

Um dos maiores defensores do futebol de Renato Augusto, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, lamentou a lesão do jovem rubro-negro, mas preferiu apostar nas contratações feitas para esta temporada.

“É claro que o Renato Augusto fará muita falta ao Flamengo, mas quem não tem elenco não vai a lugar nenhum”, comentou o dirigente.

E quem terá a missão de encontrar um substituto para Renato Augusto dentro do elenco do Flamengo é Joel Santana. A princípio, o atacante Obina surge como favorito a ocupar um lugar entre os titulares no jogo de quinta-feira, contra o Cardoso Moreira.

O meia Marcinho corre por fora na disputa, enquanto o atacante Diego Tardelli, contratado na última semana, ainda não está à disposição de Joel Santana, pois ainda se recupera de uma pequena lesão no tornozelo.

PeléNet

Renato Augusto é operado e deve receber alta em dois dias

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Correu sem qualquer complicação a cirurgia do meia Renato Augusto, do Flamengo, que precisou ter parte dos ossos do lado direito da face reconstituídos devido a um afundamento de malar (redução de fratura de malar e arco zigomático). De acordo com o médico responsável pelo procedimento, Augusto César Lima, três placas de titânio e 11 parafusos foram utilizados.

Renato Augusto foi submetido a cirurgia de reconstituição de parte dos ossos da face

A operação foi realizada nesta segunda-feira, no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

O caminho utilizado para chegar ao local foi a boca, não havendo, portanto, necessidade de se fazer um grande corte no rosto de Renato. Apenas uma incisão de 2 cm foi feita, mas que não deve deixar cicatriz.

"Depois de dez dias, ele já poderá praticar atividades físicas, mas o retorno aos campos devera acontecer entre 6 a 7 semanas", declarou Augusto César Lima.

O jogador se machucou após choque com o zagueiro Hélton, do Boavista, em partida vencida pelo rubro-negro por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, pela rodada inaugural do Grupo A do Campeonato Estadual.

Jônatas deve estrear pelo Flamengo na quinta-feira

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

Contratado do Espanyol-ESP no início de janeiro, o volante Jônatas deverá fazer sua estréia pelo Flamengo na partida diante do Cardoso Moreira, quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo A da Taça Guanabara.

De acordo com o diretor de futebol rubro-negro, Eduardo Manhães, toda a documentação do jogador já chegou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e agora só falta que o registro seja formalizado.

"Já está tudo lá e só falta a divulgação do nome dele no BID (Boletim Informativo Diário). Mas isso deve acontecer ainda hoje (segunda-feira)", frisou o dirigente.

Outras questões pendentes envolvem o goleiro Bruno, que só deve estar liberado para atuar em dois dias, e o volante Léo Medeiros, que pode ter seu nome divulgado ainda nesta segunda-feira no Bira (Boletim Informativo de Registro de Atletas) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

"A situação do Bruno deve ser resolvida até quarta e a do Léo deve ser acertada hoje mesmo. Mas os dois devem ter condições de jogar na quinta", explicou Manhães.

Capitão do Flamengo presta solidariedade a Renato Augusto

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

É grande a preocupação dos jogadores do Flamengo com o meia Renato Augusto, que foi submetido a uma cirurgia de reconstituição de parte dos ossos da face, nesta segunda-feira. Em nome do grupo rubro-negro, o capitão Fábio Luciano mostrou-se solidário.

"É um cara que se empenha muito nos treinamentos e que vem provando que quer dar tudo esse ano. Vamos rezar bastante para que a recuperação seja breve", disse o zagueiro.

A operação de Renato correu sem qualquer complicação, mas os médicos precisaram implantar três placas de titânio e 11 parafusos no local da contusão.

A previsão é de que o jogador recebe alta em 48 horas. Quando isso acontecer, toda a delegação do Flamengo irá à casa do meia para lhe dar apoio.

A tendência é que a recuperação total dure cerca de 45 dias. No entanto, segundo o médico rubro-negro José Luiz Runco este prazo pode ser reduzido.

Renato Augusto se machucou após choque com o zagueiro Hélton, do Boavista, em partida vencida pelo rubro-negro por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, pela rodada inaugural do Campeonato Estadual.

Flamengo segue na luta contra jogos na altitude

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O departamento jurídico do Flamengo protocolou, na última quinta-feira, uma representação à FIFA para evitar a realização de jogos acima de 2.750 metros de altitude na Copa Libertadores.

No dia anterior (quarta, dia 16), o presidente Márcio Braga já determinara que um oficio fosse enviado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para que a entidade se posicionasse em defesa da saúde dos atletas brasileiros.

O Flamengo ainda não tem a confirmação se irá disputar pela Libertadores alguma partida acima da altitude que considera aceitável. Isso dependerá do confronto entre Cienciano-PER e Wanderers-URU na fase eliminatória do torneio continental. O time peruano manda seus jogos em Cuzco, 3.400 metros acima do nível do mar.

Médico diz que meia do Fla pode retornar antes do previsto

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O médico do Flamengo José Luiz Runco está otimista em relação à recuperação do meia Renato Augusto, que está sendo submetido a uma cirurgia no rosto, em função de um afundamento do malar.

Segundo médico da seleção, meia Renato Augusto pode retornar antes do previsto

Baseado em sua longa experiência profissional, Runco acredita que o prazo inicial para o retorno do jogador aos gramados (45 dias) pode ser reduzido sensivelmente.

"A recuperação terá de ser feita com muita tranqüilidade. Acredito que em quarenta e cinco dias ele já está de volta, mas esperamos que esse tempo seja reduzido", explicou o médico, em entrevista à Rádio Brasil.

A cirurgia de Renato foi iniciada às 11h (de Brasília), no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A previsão é que o procedimento tenha de três a quatro horas de duração.

O jogador se machucou após choque com o zagueiro Hélton, do Boavista, em partida vencida pelo rubro-negro por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Maracanã, pela rodada inaugural do Campeonato Estadual.

GloboEsporte

Renato Augusto é operado no Rio

Cirurgia é bem-sucedida e o jogador deixará o hospital nas próximas 48 horas

Eduardo Peixoto

Após o susto, a recuperação. O meia Renato Augusto, do Flamengo, foi submetido nesta segunda-feira a uma cirurgia para a reconstituição dos ossos da face fraturados no choque com o zagueiro Hélton, do Boavista, na estréia no Carioca 2008. A intervenção, realizada no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi comandada pelo doutor Augusto César Lima, que foi responsável pela operação de desvio de septo nasal no próprio jogador, em 2005.

A operação, que durou três horas, foi realizada através da boca, com a necessidade de um corte de apenas dois centímetros no rosto. Para a reconstrução do osso fraturado foi necessária a colocação de três placas de titânio com 1,5 milímetro de espessura, além de 11 parafusos.

- Ocorreu tudo dentro do previsto. Fizemos uma redução da fratura do malar e desfizemos o afundamento na face. Ele vai ficar com um hematoma por um tempo, mas volta a jogar dentro de seis a sete semanas, já que precisa cabecear. Se fosse uma outra atividade, o retorno seria mais breve - informa o dr. Augusto César Lima, que decretou oito dias de repouso total para o jogador.

Familiares de Renato Augusto, entre eles a mãe, Dona Salete, e amigos das categorias de base do Flamengo estiveram presentes no hospital.

- Temos sempre que pensar positivo. Vai dar tudo certo. Essa foi a pior das contusões que ele teve, a do Mundial (sub-17, em 2005) não teve fratura. Não sei nem falar o que estou sentindo neste momento - diz a mãe do meia, enquanto aguardava, aflita, o término da operação.

O jogador, que se mostrou aliviado ao término da cirurgia, terá alta entre 24 e 48 horas.

Tardelli quer estrear no domingo

Atacante recupera-se de dores no tornozelo e pode jogar contra o Duque de Caxias

Diego Tardelli participa do primeiro treino com bola desde que chegou ao Flamengo

Diego Tardelli fez o primeiro treino com bola no Flamengo nesta segunda-feira. O atacante ainda se recupera de uma pancada no tornozelo direito sofrida no seu último treino pelo São Paulo, mas já vive a expectativa de poder estrear pelo novo time. Se possível no domingo, contra o Duque de Caxias, no Maracanã.

- Ainda falta confiança para bater na bola, mas tenho esta semana para fazer fortalecimento e acho que dá para jogar no domingo. Estou ansioso para estrear - afirmou o atacante, que também espera que sua transferência seja resolvida logo para ter condições de jogo.

Mesmo integrado ao grupo do Flamengo em menos de uma semana, Diego Tardelli comentou o desfalque de Renato Augusto por dois meses e lembrou que o clube tem jogadores para substituí-lo à altura.

- É ruim perder um jogador que estava tão bem. Também vou brigar pela vaga dele, mas temos outros atletas de qualidade para substituí-lo - declara.

Boa estréia surpreende Marcinho

Jogador sai do banco de reservas e participa do primeiro gol do Flamengo contra o Boavista

A estréia no Flamengo não poderia ser melhor para Marcinho. Sair do banco de reservas e, no primeiro lance com a camisa rubro-negra, fazer a jogada do primeiro gol do time na primeira vitória do Estadual, contra o Boavista por 2 a 0 (assista ao vídeo ao lado). Mas o apoiador quer ainda mais e espera ter mais chances para mostrar a Joel Santana que pode ser titular.

- Foi muito rápido e uma surpresa. Foi um bom jogo e ajudei o Flamengo. Agora é dar seguimento, mesmo jogando cinco ou dez minutos. Tenho que me empenhar e mostrar serviço. Se tiver chance, tenho de agarrar. Procuro me empenhar nos treinos para ir bem nos jogos, até porque esse grupo é muito qualificado - afirmou.

Com a contusão de Renato Augusto, que ficará fora dos gramados por dois meses, Marcinho pode ganhar uma chance entre os titulares. Neste início, o que o jogador quer é mostrar seu futebol a Joel:

- Queria entrar no time de outra maneira e não por causa de uma contusão de companheiro. Joel não adiantou s evou jogar. Mas se eu jogar, mesmo que seja pouco de novo, o importante é aproveitar as chances e seguir ajudando o Flamengo a continuar vencendo.

Espanyol libera documentação de Jônatas

Flamengo cumpre exigências e aguarda papelada para regularizar o jogador

Jônatas está liberado pelo Espanyol para reestrear com a camisa do Flamengo

O volante Jônatas está liberado para atuar pelo Flamengo. Após o Espanyol ter solicitado à Federação Espanhola de Futebol que envie o passe internacional do jogador, o clube receberá o documento que permitirá a inscrição do jogador no Campeonato Carioca. O reforço ficou de fora da estréia do Rubro-Negro, contra o Boavista, domingo.

O clube espanhol estava aguardando que o Flamengo cumprisse os requisitos econômicos combinados para o empréstimo: assumir o pagamento do salário do jogador e pagar um milhão de euros pelo empréstimo do meia por um ano e meio. Apesar de sua transferência para a equipe brasileira, Jônatas continua vinculado ao Espanyol, time com o qual assinou um contrato até 2010.

Fla apresenta ofício contra altitude

Clube encaminhou documento para a CBF fazer intervenção junto à Conmebol

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, cumpriu o prometido e encaminhou para a CBF, na última quarta-feira, um ofício pedindo a defesa na Conmebol da medida da Fifa que proíbe a realização de partidas de futebol em cidade acima de 2.750 metros de altitude, conforme o GLOBOESPORTE.COM informou no dia 12 de janeiro. Cabeça-de-chave do Grupo 4 da Libertadores, o Rubro-Negro ainda não tem nenhum jogo na altitude confirmado. Mas isso vai ocorrer se o Cienciano-PER derrotar o Wanderers-URU na fase eliminatória do torneio sul-americano. O time peruano manda seus jogos em Cuzco, a 3.400 metros acima do nível do mar.

De acordo com o regulamento da Libertadores, um clube deve se dirigir à Conmebol através da CBF. A polêmica será discutida na entidade na próxima nesta terça-feira, e o representante do Brasil será Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol.

A diretoria do Flamengo estuda também a possibilidade de tomar uma atitude diretamente junto à Fifa.

Lance

Renato Augusto é operado com sucesso

Renato Augusto é operado por causa da fratura no rosto. Confira todos os detalhes do procedimento cirúrgico

O apoiador Renato Augusto, que fraturou dois ossos da face durante a vitória do Flamengo sobre o Boavista, foi operado com sucesso nesta segunda-feira. O procedimento cirúrgico teve a duração de três horas e foi realizado no Hospital Pasteur, no Méier (Rio de Janeiro). O tempo previsto para a recuperação do jogador é de seis ou sete semanas. Renato permancerá no hospital e deverá receber alta em 24h ou 48h.

A cirurgia constituiu na aplicação de três placas de titânio (cada uma com 1,5 milímetro), além de 11 parafusos - cada um de cinco milímetros. Em termos técnicos, foi realizada uma redução de fratura dos ossos malar e Arco Zigomático.

O médico ainda assegurou que ficará em repouso durante um período de sete a dez dias. Depois disso, o jogador poderá fazer de tudo, menos cabecear. Renato Augusto tomou pontos, ainda que estes não foram precisados por Augusto César Lima, já que eram muitos.

Não é a primeira vez que um jogador sobre uma contusão como a de Renato Augusto. somente no Brasileiro de 2007, três jogadores tiveram uma fratura no osso malar. Fabiano, goleiro do Náutico, se machucou em um jogo contra o Atlético-PR. Quando se recuperou, perdeu a vaga para o reserva Eduardo. O lateral Jonathan, do Cruzeiro, também levou a pior após uma dividida com Carlinhos Bala, do Sport, no final de novembro e só agora está voltando. Alex Mineiro bateu cabeça com cabeça com Evandro, do Grêmio, e não só fraturou o malar como também quebrou o nariz. Ficou 90 dias parado.

Outras contusões emblemáticas no rosto foram com Viola e o americano Tab Ramos. O atacante se machucou no jogo final entre Palmeiras e Vasco, em 97, ao colidir com o volante vascaíno Nasa. Já o jogador americano sofreu uma cotovelada de Leonardo nas oitavas-de-final da Copa do Mundo e saiu da partida sangrando.

Fla manda ofício à CBF sobre altitude

Representação junto à Fifa também foi protocolada na semana passada

LANCEPRESS!

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, encaminhou na última quarta-feira para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma demanda para que a entidade se posicione em defesa da saúde dos atletas brasileiros e exija que a determinação da FIFA, proibindo jogos acima de 2.750 metros de altitude, seja observada em jogos oficiais.

Os advogados do Flamengo, na última quinta-feira, protocolaram um representação à FIFA para evitar jogos acima de 2.750 metros de altitude na Libertadores.

Veja abaixo o oficio enviado à CBF:

"Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2008

Confederação Brasileira de Futebol\ Att.:Sr. Marco Antonio Teixeira\ Secretário Geral\

Ilustríssimo Senhor,

O Comitê Executivo da FIFA, reunido em Tokio no dia 15 de dezembro de 2007, proibiu a realização de jogos de futebol, em suas competições, acima de 2.750 metros de altitude.

Esta decisão foi motivada pela recomendação dos médicos especialistas nos efeitos da altitude que participaram do seminário realizado em outubro de 2007, na sede da FIFA, em Zurich.

Chamamos sua atenção para o parecer dos nossos médicos, que segue em anexo e conclui: “a prática de atividade física a altitude acima de 2.600 metros coloca em risco a saúde e até mesmo a vida dos participantes.”

Não se pode brincar com a vida das pessoas.

O artigo 9°, 9.1, do Regulamento da COPA SANTANDER LIBERTADORES DA AMÉRICA dispõe que as partidas desta competição observarão as condições e medidas exigidas para as competições oficiais da FIFA.

Destarte, nos termos do artigo 1°, 1.8, do Regulamento da COPA SANTANDER LIBERTADORES DA AMÉRICA, solicitamos a V. Sª. que se dirija ao Comitê Executivo da CONMEBOL, que se reunirá em Santiago no próximo dia 22 de janeiro, para que adote expressamente a limitação estabelecida pela FIFA e não sejam realizados jogos em altitudes extremas, que representam grave risco à vida dos atletas.

Sem mais para o momento, renovamos nossos protestos da mais alta consideração e nos colocamos à disposição para, se for possível, participar desta reunião da CONMEBOL e defender esta questão.

Atenciosamente,

MARCIO BAROUKEL DE SOUZA BRAGA\ CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO"\

Fábio Luciano: 'Todos têm seu mérito'

Zagueiro do Flamengo divide com companheiros crescimento da equipe do ano passado

LANCEPRESS!

Capitão do Flamengo, Fábio Luciano chegou no meio do Brasileirão do ano passado e conqusitou a confiança dos torcedores. Mas o zagueiro, que marcou um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, não aceita que falem que ele mudou o sistema defensivo do Flamengo sozinho.

Fábio Luciano divide os méritos com os companheiros pelo crescimento de produção da equipe na metade do Brasileiro de 2007, que coincidiu com a sua chegada, até este início de ano.

- Quem arrumou o time não fui eu ou Ibson, por exemplo. Todos têm seu mérito. A subida de produção se dá também ao bom trabalho de Joel, ao entrosamento, à afinidade e ao apoio que todo mundo dá uma ao outro - afirmou.

Fábio Luciano também comentou o fato de ser conhecido como xerife, por estar sempre dando instruções aos companheiros:

- O grupo aceita minhas colocações. Até pela experiência que eu tenho. Léo Moura e Ibson também passam instruções - completou.

Jesus vira a casaca no futsal carioca

Destaque cruzmaltino na temporada passada, pivô troca o Vasco pelo arquirival Flamengo em busca de títulos em 2008

Jesus (à dir.) atuando pelo Vasco justamente contra o seu atual clube, o Flamengo no Estadual de 2007 (Crédito: Arquivo pessoal)

Felipe David RIO DE JANEIRO

O Flamengo recorreu ao seu maior rival para reforçar sua equipe de futsal em 2008. Depois de chegar às semifinais do Metropolitano e do Estadual de 2007, o clube da Gávea sonha com títulos nesta temporada. Para isso, foi buscar em São Januário seus principais reforços: o pivô Jesus e o alas Marcelino e Douglas, que se apresentam junto com o restante do grupo, na Gávea, nesta segunda-feira.

No início do ano, especulações apontavam que o Vasco tiraria duas grandes revelações do Flamengo no futsal: os alas Diego Panazio, eleito melhor jogador do Rio de Janeiro em 2007, e Michel Marques. Porém, o Rubro-Negro surpreendeu, e acabou não só renovando com Michel e Diego, como também trazendo os três atletas do rival.

O grande destaque entre as contratações é Jesus. O atacante foi o principal jogador do Vasco na última temporada. O pivô foi o artilheiro da equipe no Campeonato Estadual, anotando seis gols. Porém, acabou sendo eliminado exatamente pelo Flamengo, nas quartas-de-final, assim como no Campeonato Metropolitano. Agora, o jogador está do outro lado. Depois de deixar o Vasco/Vassouras, ele está ansioso pela oportunidade de atuar na equipe da Gávea em 2008.

- É uma grande chance trabalhar no Flamengo, ainda mais ao lado desse pessoal, que conheço há um bom tempo. O elenco está muito forte e estou ansioso para voltar a treinar e começar a jogar. Espero poder somar ao grupo e ajudar o time a fazer uma boa temporada - afirmou Jesus.

Além dos ex-vascaínos, o Fla contratou ainda Betão, ex-Macaé, e Filé, que jogava no Canto do Rio. O técnico Cid Escarlate poderá contar ainda com a base do ano passado. Jogadores importantes como o goleiro Breno, o pivô Rafael Sixel, o experiente Charles e o fixo Dudu renovaram seus contratos com o time da Gávea. Dudu, capitão do time em 2007, não vê a hora de entrar em quadra novamente.

- Estou muito animado. A base do time foi mantida, chegaram reforços, e espero que mantenhamos o nível de 2007. E também estou ansioso para começarem logo os campeonatos - afirmou.

Com a reformulação, a diretoria rubro-negra sonha com uma campanha ainda melhor do que a de 2007, quando o Flamengo chegou às semifinais dos dois torneios que disputou, e teve o melhor jogador (troféu dividido entre Gabriel e Diego Panazio) e o melhor treinador (Cid Escarlarte) da temporada. O supervisor de futsal do clube, Tito, acredita em um ano de vitórias dentro das quadras:

- A expectativa para 2008 é que o time conquiste títulos e que cada vez mais o nível do futsal adulto do Flamengo se eleve. O time se reforçou e acho que podemos fazer um ano tão bom quanto o de 2007.

A nova esperança de gols do Flamengo também crê em uma boa temporada da equipe em 2008. Porém, alerta para o perigo já tradicional das equipes do interior, que, assim como o Rubro-Negro, se reforçaram para os campeonatos deste ano.

- O Flamengo tem sempre de entrar nas competições querendo títulos. Se chegou nas semifinais no ano passado com aquele grupo, agora, ainda mais forte, tem chances, sim, de ser campeão. Mas é claro que temos de tomar cuidado com os times do interior, que também se reforçaram bastante - analisou.

A apresentação do novo elenco rubro-negro do futsal é na noite desta segunda-feira. À partir das 20h, a equipe fará sua primeira reunião no ano, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea.

Confira o raio-x do atleta:

Nome Completo: Diego Gonçalves Batalha\ Apelido: Jesus\ Data de Nascimento: 26/09/1983\ Idade: 24 anos\ Altura: 1,86 m\ Peso: 82 kg\ Clubes Anteriores: Grajaú Country e Vasco da Gama\

Colaborou Thiago Barros (craques do futuro)

Toró insatisfeito com atuações no Fla

Jogador acredita que time ainda tem muito o que melhorar

LANCEPRESS!

Toró, meio-de-campo do Flamengo, não ficou totalmente satisfeito com a vitória por 2 a 0 sobre o Boavista, neste domingo, no Maracanã. Para o jogador, o trabalho do grupo rubro-negro não foi bem realizado em campo.

radio l! - Estamos trabalhando para chegar ao ideal - diz. (Clique e ouça mais)

Toró acredita que existem aspectos a serem melhorados no time e que, a partir do terceiro confronto, o grupo estará jogando melhor.

radio l! - Falta passe final, pegada, dedicação. Ainda falta acertar muita coisa. (Clique e ouça mais)

Souza admite que Fla não jogou bem

Porém, atacante se diz satisfeito com gol em cima do Boavista

LANCEPRESS!

O atacante Souza não escondeu a felicidade por marcar na partida deste domingo, na estréia do Flamengo no Campeonato Carioca, contra o Boavista. Porém, o jogador admitiu que a equipe não fez um bom primeiro tempo.

radio l! - O Joel nos deu uma chacoalhada no vestiário e pediu que fossemos um pouco mais para cima. Começamos a pressionar e conseguimos chegar ao resultado - analisa. (Clique e ouça mais)

Por estar sentido o ritmo de jogo, Souza optou por se posicionar dentro da área, o que, para o jogador, facilitou seu trabalho.

radio l! - Atacante vive de gol. Quando o atacante fica mais dentro da área, vai aparecer mais oportunidade e dessa vez não foi diferente - (Clique e ouça mais)