O GLOBO
Herói incompreendido
Apesar dos gols decisivos, Souza ainda busca reconhecimento e diz ter a cara do Fla
Legenda da foto: SOUZA CONDUZ a bola em treino do Fla: histórico de gols decisivos pelo clube
Carlos Eduardo Mansur
Final da Taça Guanabara de 2007. Com dois gols, Souza garante o título para um Flamengo cercado de desconfianças após perder o primeiro jogo para o Madureira. Na conquista do Estadual, o atacante ainda marcaria um gol em cada jogo das finais com o Botafogo. Na arrancada rubro-negra no último Brasileiro, Souza foi decisivo em vitórias cruciais, contra Grêmio, América-RN e Santos. Mesmo assim, basta Souza perder um gol para ouvir focos de protesto na arquibancada e gritos por Obina.
O artilheiro decidiu não reagir, prefere elogiar a torcida. No passado, quando usou os microfones para defender posições, Souza por vezes exagerou na dose. Uma vez, quis defender o então companheiro Roni e, sem querer, criticou o time. Em outra, iniciou discurso de defesa a Obina e acabou acertando Diego Tardelli, com quem hoje tem boa relação. Para Souza, sua imagem está em construção.
- Aos poucos, a situação está mudando. Estou ganhando meu espaço. O Obina era respeitado no clube por tudo o que fez, e merecidamente. O que fiz ainda é pouco. Mas tenho feito bons jogos, gols importantes e, aos poucos, vou sendo reconhecido - diz Souza, que ressalta a importância da torcida rubro-negra. - Com ela nos incentivando, tem vezes que até difícil se concentrar no jogo. Mas eles só nos ajudam.
A semana de um jogo decisivo não muda a fisionomia de Souza. O jeito brincalhão em campo e fora dele não se altera. Talvez seja o pressentimento de que algo bom está por vir:
- Gosto de jogos decisivos, consigo sobressair. Sempre preferi jogos que valem alguma coisa, com estádio cheio. E consigo decidir.
Pelo Flamengo, Souza jogou 48 vezes e fez 18 gols. Para um atacante, a média talvez não seja alta. Mas o técnico Joel Santana exalta o trabalho tático do atacante, capaz de abrir espaços e dar passes para gols.
- Eu me coloco como o Aloísio, do São Paulo. Não faz tantos gols mas é importante - avalia Souza, para logo mostrar sua certeza de que ainda terá vida longa na Gávea. - Pela minha luta, minha coragem, tenho certeza de que tenho a cara do Flamengo e me identifico com a torcida.
Ingressos restantes só no Maracanã
No que depender do treino tático de ontem, Souza pode ter certeza de que terá Marcinho a seu lado contra o Botafogo, domingo, na final da Taça Guanabara. O técnico Joel Santana repetiu ontem a formação treinada na véspera, com o meio-campo formado por Jaílton, Cristian, Ibson e Toró, praticamente recuperado de lesão na coxa. Embora o treino tenha deixado claro que o time está praticamente definido para a decisão, Joel garante só anunciará a escalação minutos antes do jogo.
- Ainda sinto um pouco de dor, mas já passei por muitos momentos difíceis no Flamengo e, em final, não dá para ter frescura - diz Toró, que tem na memória o fato de não ter sido inscrito na Libertadores do ano passado e não ter sido aproveitado nas finais do estadual de 2007, pelo técnico Ney Franco.
Agora, é tido por Joel Santana como peça fundamental.
- Antes, desanimava por qualquer coisa. Fui formado para ser um jogador sem obrigação de marcar e vi que daquele jeito não daria certo. Ney Franco me ajudou a mudar e o Joel tem me dado muita força. Tenho que dar a vida para estar nesta decisão - diz Toró.
Ontem, o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, prometeu que os jogadores receberão, na próxima semana, os salários atrasados. O clube ainda não pagou 50% de dezembro e o mês de janeiro. Um acordo com o grupo fixou em R$10 mil o prêmio para cada jogador em caso de conquista da Taça Guanabara.
- Nem falamos de salários nesta semana. Não é hora. O time só está pensando no jogo com o Botafogo - disse o zagueiro Fábio Luciano, capitão da equipe.
Ontem, a venda antecipada atingiu, em seu terceiro dia, a marca de 66.153 ingressos vendidos para a decisão. Restam pouco mais de 2 mil bilhetes. A venda será feita hoje, exclusivamente na bilheteria 8 do Maracanã, das 11h às 17h.
Renato Mauricio Prado
Audácia (ou imprudência) em General Severiano, cautela na Gávea. Pra lá de precavido, Joel Santana dá indícios de que deixará seus "reforços-medalhões" na reserva e escalará o velho meio-campo, formado por Jaílton, Cristian, Ibson e Toró - aquele que levou o Fla à Libertadores.
Dos novos contratados, apenas Marcinho deve entrar, ao lado de Souza, no ataque - e isso porque Renato Augusto está fora.
Não deixa de ser lógico. Até porque, a qualquer momento do jogo o técnico poderá lançar mão de seu bem sortido banco, com Jônatas, Kleberson, Diego Tardelli, Obina etc...
O DIA
Toró diz que joga a final de qualquer jeito
Janir Júnior
Rio - Ainda menino, no futebol de salão do Marabu, clube do subúrbio do Rio, Rafael recebeu o apelido de Toró por fazer uma chuva de gols a cada partida. Hoje, aos 21 anos, o jogador de origem humilde, que passou dificuldades na infância, mudou de vida dentro e fora de campo.
Quando ainda pedia dinheiro emprestado para ir de ônibus treinar, atuava como meia ofensivo e com a camisa 10 nas categorias de base do Fluminense; agora, no Flamengo, Toró chega à Gávea de Honda Civic, usa o número 21, joga mais recuado e, por isso, a chuva de gols serenou.
"Minha vida nunca foi fácil. Tive uma infância sofrida e também enfrentei dificuldades no futebol, inclusive quando cheguei ao Flamengo. Na Gávea, passei por algumas coisas e cheguei a desanimar, mas nunca abaixei a cabeça, mesmo diante de situações ruins. Amadureci", abriu o coração Toró.
A dor na coxa direita que o tirou da semifinal contra o Vasco não será, segundo ele, empecilho para a decisão de domingo. Para Toró, o título seria a coroação da volta por cima.
"Não pode ter frescurinha. Lutei e suei muito para chegar onde estou. Esse título representa muito para mim", afirmou o jogador.
Do morro no Encantado, onde dividia a casa com os pais e mais nove irmãos, Toró foi para Água Santa e hoje desfruta de um belo apartamento no Recreio com a esposa, Luana. Mudou o endereço e também sua posição em campo.
"No Fluminense, chegava mais ao ataque, fazia gol e quase não marcava. Mudei meu posicionamento, fiquei com mais pegada e está dando certo", afirma.
Fora de campo, o espelho de Toró são seus pais; dentro, ele aponta dois jogadores que servem de inspiração.
"Sempre me espelhei no Zé Roberto e também no Íbson que, ao meu lado, colabora muito", ressaltou.
Toró, que assinou contrato de cinco anos com o Rubro-Negro, sabe que o clube pode fazer a guinada na sua vida ser ainda maior.
"Aqui é uma vitrine. Se um jogador vai bem no Flamengo, pode jogar em qualquer time do mundo e na seleção brasileira", acredita o jogador.
Diante de tantas dificuldades e superação, Toró aprendeu a lição e sabe que vitórias podem levar ao topo: "Agora, quero o título para colocar o Flamengo onde ele sempre merece estar".
Goleiro Bruno dá susto no treino do Fla
Rio - O goleiro Bruno deu um susto nos companherios e na comissão técnica durante o treino desta quinta-feria, na Gávea. O jogador caiu de mau jeito e sentiu dores na região lombar. O camisa 1 rubro-negro foi prontamente atendido pelo médico Marcelo Soares e pouco depois de 15 minutos voltou a participar do treino de finalizações.
Joel diz que no Fla apenas o presidente é intocável
Rio - Com muitos volantes no elenco, Joel santana pode se dar ao luxo de testar variações táticas com diferentes jogadores. Cristian, por exemplo, perdeu no início da temporada, a vaga para Jônatas, mas deve voltar ao time na final da Taça Guanabara. Já Toró, que se recupera de lesão, deu lugar a Kleberson em algumas partidas. Até mesmo Ibson, motor do Rubro-Negro, já saiu da equipe para ser poupado, contra o Fluminense. No entanto, um jogador parece ter vaga mais que cativa no time titular: Jaílton.
Joel, no entanto, desconversou sobre a suposta condição de "intocável" do volante e soltou mais uma de suas pérolas:
"O Jaílton é um jogador que tem uma grande obediência tática. Eu gosto dele e o admiro. Mas a gente trabalha em função de um grupo, joga quem estiver melhor. No futebol, só existe um intocável, o presidente.", disse um bem-humorado Joel.
O técnico rubro-negro ainda falou sobre as possíveis mudanças para a final de domingo:
"Estamos testando o time com Tardelli e Marcinho, e Cristian e Jônatas, mas já temos um jeito de jogar, por isso procuramos não mexer muito."
Torcida faz bandeira com rosto de Ronaldo
Janir Júnior
Rio - Ronaldo estará no Maracanã, domingo, para a decisão da Taça Guanabara. Pelo menos na homenagem que a torcida do Flamengo fará ao Fenômeno, com grande bandeira com o rosto do atacante e a frase ‘amor eterno’. Depois, a idéia é ir ao encontro do jogador, que tem acompanhado os jogos do Rubro-Negro no Estadual, para dar a faixa, com um acordo: ele terá que trazê-la de volta se um dia acertar com o clube da Gávea.
"É uma homenagem pela relação de amor recíproco. A bandeira é mais um elo nessa ligação simbólico. Colocaremos no jogo para mostrar que o Ronaldo é pé-quente. Depois, queremos levar para ele, que teria que trazê-la quando viesse para o Flamengo", afirmou José Carlos Peruano, presidente da Urubu Guerreiro, que junto com Suzana e Castro arrecadou dinheiro para a confecção da bandeira do Fenômeno.
A grave contusão de Ronaldo, a cirurgia e o longo período de recuperação estão sendo acompanhados pelo Flamengo, que ainda sonha com o atacante para encerrar a carreira no clube e ser também embaixador do Rubro-Negro pelo mundo. Mas, diante do problema do atacante, a formalização da proposta foi suspensa.
"O interesse é o mesmo. Mas, diante das propostas de marketing, não podemos definir como será o Ronaldo atleta. O momento é de pensamento positivo e torcida para a recuperação dele. O momento é complicado e não teria porque levar isso adiante agora", explicou Plínio Serpa Pinto, colaborador do futebol do clube da Gávea, que participa das negociações para traçar o plano para a vinda de Ronaldo.
GAZETA ESPORTIVA
Presidente do Fla viaja para tentar impedir jogo em altitude\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Enquanto o elenco do Flamengo se prepara para a decisão da Taça Guanabara, o presidente Márcio Braga embarcou para a Europa nesta quinta-feira para resolver problemas de bastidores e só deve retornar no início de março. O assunto principal é uma ação que o dirigente pretende entregar ao Tribunal Arbitral do Esporte, com o objetivo de evitar a realização de jogos acima de 2750 metros de altitude na Copa Libertadores.\ Mas o cartola rubro-negro também aproveitará a viagem para encontros políticos com o presidente da Uefa, Michel Platini, além de Joseph Blatter e Jerome Valcke, presidente e secretário-geral da Fifa, respectivamente.\
Caso o presidente não tenha sucesso na ação que entregará no Tribunal, o Flamengo terá que encarar a altitude de Cusco no dia 9 de abril, data agendada para o confronto contra o Cienciano pela primeira fase da Libertadores. No ano passado, o Rubro-negro já sofrera com a altitude na mesma competição, quando teve que enfrentar o Real Potosí-BOL, a mais de 3.000 mil metros do nível do mar.
Sem titulares definidos, Fla treina para final da Taça Guanabara\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Dando seqüência a sua preparação para a decisão da Taça Guanabara, o técnico Joel Santana comandou um treinamento de finalização na manhã desta quinta-feira, na Gávea. Na atividade, o treinador não pôde contar com o meia Toró, que ainda reclama de dores musculares, além do volante Jaílton, com dores no quadril. Os dois, que fizeram trabalhos na piscina, não serão problema para o jogo contra o Botafogo, de acordo com os médicos rubro-negros.\ “Passei por muitas dificuldades no Flamengo até ter moral com a torcida e com o treinador. Comigo não tem frescura. Agora que estou perto de poder ser campeão, não vou desperdiçar a chance de jogar. É como venho dizendo: se tiver 1% de chance, estarei em campo”, discursou Toró.\
Já o goleiro Bruno, chegou a assustar a comissão técnica, ao se machucar quando tentava fazer uma defesa. Atendido pelo médico Marcelo Soares, Bruno voltou a atividade na sequência.
A tendência é que o Flamengo tenha três modificações em relação ao time ao derrotou o Vasco no último final de semana. Toró retorna no lugar de Kléberson, enquanto o volante Cristian e o atacante Marcinho devem ganhar as posições de Jônatas e Diego Tardelli, respectivamente. Sem confirmar as alterações, Joel Santana garante já ter a escalação em sua cabeça.
“O adversário tem problemas de ordem médica e aqui estamos procurando escolher qual a melhor escalação e vamos divulgá-la no dia do jogo. Mas não existe mistério. Aqui já temos o time que vai a campo no clássico. Estamos prontos e semana de clássico temos que ficar tranquilo. Ainda não falei para os jogadores quem joga ou não. Mas jogador sabe essas coisas”, disse o técnico.
A certeza do treinador não é a mesma dos atletas rubro-negros. Marcinho ainda vive a expectativa para saber se iniciará a decisão da Taça GB. “Todos sonham em jogar uma final e comigo não é diferente. O Joel não passou nada para a gente ainda, mas ficarei muito feliz se for escolhido para começar jogando. Acho que entrei bem contra o Vasco e agradei. O mais importante, porém, é o Flamengo conseguir conquistar o título”, afirmou Marcinho.
Na defesa, o zagueiro e capitão Fábio Luciano afirmou não temer que uma lesão no cotovelo possa tirá-lo da final do primeiro turno do Carioca. O jogador se machucou no último domingo, após receber um chute de Edmundo em disputa de bola. “Não tenho qualquer receio de jogar. Se estou treinando é porque tenho o aval dos médicos e sei que poderei atuar normalmente contra o Botafogo”, salientou.
Quem tem escalação garantida no meio-campo é o volante Jaílton, que ganha elogios do treinador rubro-negro. Mas Joel Santana se nega a colocar o jogador como intocável em sua equipe.
“Ele se firmou na posição e tem uma obediência tática muito grande. É um jogador que temos uma admiração muito grande. Mas intocável no clube só o presidente. Aqui a gente trabalha sempre pensando no grupo”, salientou Joel.
Misterioso, Joel mantém Marcinho e Cristian entre os titulares\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Assim como havia feito na véspera, o técnico Joel Santana voltou a sinalizar com mudanças no Flamengo para a decisão da Taça Guanabara. No coletivo comandado na tarde desta quinta-feira, o treinador escalou novamente o volante Cristian e o atacante Marcinho entre os titulares.\ Com isso, Jônatas e Diego Tardelli deverão iniciar a partida contra o Botafogo no banco de reservas. O último coletivo acontece nesta sexta-feira, mas o treinador já confirmou que só libera a escalação nos vestiários do Maracanã.\
E o Flamengo já sabe quem irá apitar o jogo de domingo. O sorteado nesta quinta-feira foi Marcelo de Lima Henrique, que terá como seus assistentes Dibert Pedrosa Moisés e Ediney Guerreiro Mascarenhas.
PELÉNET
Joel Santana escala mais uma vez Cristian e Marcinho
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O treinador Joel Santana disse que só no domingo, momentos antes da final da Taça Guanabara, contra o Botafogo, no Maracanã, vai anunciar a escalação do Flamengo. No entanto, o técnico já vem dando pistas do time que começará jogando.
Nesta quinta-feira, à tarde, na Gávea, ele repetiu a formação num treino tático de ataque contra defesa. Cristian jogou como segundo volante e Marcinho esteve no ataque ao lado de Souza. Jônatas e Diego Tardelli mais uma vez ficaram entre os reservas.
O volante Toró, que se recupera de uma lesão na coxa direita, também não deverá ser problema para a partida e treinou normalmente, assim como o volante Jaílton, que estava com um incômodo na mesma perna.
Sendo assim, a tendência é que o Flamengo tenha força máxima no embate diante do Alvinegro. O time deve ser o seguinte: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Toró e Ibson; Marcinho e Souza.
Bruno dá susto em treino do Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O goleiro Bruno deu um susto em seus companheiros e na comissão técnica no treinamento de finalizações do Flamengo, na manhã desta quinta-feira, na Gávea. A três dias da decisão da Taça Guanabara, contra o Botafogo, ele caiu e bateu com as costas no chão, sendo atendido pelo médico Marcelo Soares. O arqueiro chegou a ficar cinco minutos deitado, mais dez fora da atividade, mas retornou e participou da fase final normalmente.
Dois titulares do treinador Joel Santana não participaram do treino, mas deverão estar em campo contra o Alvinegro, no domingo. Os volantes Jaílton e Toró fizeram apenas um trabalho específico na piscina. O primeiro sentiu um problema muscular na quarta-feira, enquanto o segundo se recupera de uma lesão na coxa direita, sofrida na semana passada, na estréia do Rubro-Negro, na Copa Libertadores, contra o Coronel Bolognesi, no Peru.
Toró não tem dúvidas de que estará em campo na final.
"Passei por muitas dificuldades no Flamengo até ter moral com a torcida e com o treinador. Comigo não tem frescura. Agora que estou perto de poder ser campeão, não vou desperdiçar a chance de jogar. É como venho dizendo: se tiver um por cento de chance, estarei em campo", disse.
O zagueiro Fábio Luciano está totalmente recuperado da contusão no cotovelo direito, sofrida na semifinal contra o Vasco, e treinou normalmente.
"Não tenho qualquer receio de jogar. Se estou treinando é porque tenho o aval dos médicos e sei que poderei atuar normalmente contra o Botafogo", afirmou o capitão do time.
Os jogadores fazem nova atividade esta tarde, na Gávea, a partir das 15h30.
Marcelo de Lima Henrique apita Flamengo x Botafogo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Foi sorteado na tarde desta quinta-feira, na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj), o trio de arbitragem para a final da Taça Guanabara, entre Flamengo e Botafogo, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. O juiz será Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Dibert Pedrosa Moises e Ediney Guerreiro Mascarenhas.
O árbitro trabalhou em três partida no Campeonato Estadual até o momento: Vasco 5 a 1 Cabofriense, em São Januário, em 10 de fevereiro; Madureira 6 a 3 Americano, na Rua Conselheiro Galvão, em 2 de fevereiro; e Vasco 3 a 0 Mesquita, em São Januário, em 26 de janeiro.
Dibert Pedrosa bandeirou três partidas: o mesmo Vasco 5 a 1 na Cabofriense, e mais as vitórias do Fluminense por 5 a 1 sobre o Volta Redonda, no dia 29 de janeiro, e do Flamengo por 2 a 0 sobre o Boavista, no dia 20, ambas no Maracanã.
Ediney esteve em campo em duas oportunidades: na goleada do Botafogo por 6 a 2 sobre o Mesquita, no Engenhão, no dia 30 de janeiro; e na vitória do Vasco, por 1 a 0, sobre o Americano, em São Januário, em 23 de janeiro.
GLOBOESPORTE
Título vale R$ 10 mil para os titulares
Reunião entre diretoria e capitão Fábio Luciano estipula o valor em caso de vitória domingo
Eduardo Peixoto
O possível título da Taça Guanabara está valorizado no Flamengo. Em reunião na noite da última quarta-feira, a diretoria acertou com o capitão Fábio Luciano o valor que cada um dos jogadores titulares ganhará caso vençam o Botafogo: R$ 10 mil.
Há um escalonamento para os reservas e integrantes da comissão técnica. Para os padrões - e por se tratar de uma final de turno - o "bicho" é alto. Em 2007, o Rubro-Negro deu aos jogadores R$ 14 mil pela conquista do Campeonato Carioca.
O vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, confirmou a reunião e o acerto sobre a premiação. Porém, seguiu a linha que adota, e negou-se a divulgar os valores.
- Isso (premiação) foi resolvido na quarta. Tínhamos uma outra idéia, com metas pré-estabelecidas e fazendo dos jogadores nossos sócios. Mas mantivemos, por enquanto, o método que vínhamos utilizando - explica o dirigente.
Renato Silva aceita aposta com Leo Moura
Zagueiro afirma ter amizades no Flamengo e propõe pagamento de algumas cestas básicas
Fred Huber e Gustavo Rotstein
Renato Silva é amigo de Leo Moura, do Fla
Amigo dos tempos de Flamengo, Leonardo Moura propôs a Renato Silva a aposta de um jantar antes da final da Taça Guanabara, que acontece no próximo domingo. Mesmo sem querer polêmica, o zagueiro do Botafogo topou, e ainda acrescentou uma idéia.
- Podemos apostar um jantar, mas se ele quiser que sejam cestas básicas, não tem problema. Para mim, isso não é provocação. O importante é não dar motivação ao adversário - diz.
Renato Silva, que teve passagem vitoriosa pelo Flamengo, garante que não entrará em campo com sentimento de revanche. Ele também negou que a comemoração efusiva após a vitória sobre o Fluminense, no último sábado, tenha sido em resposta ao fato de ter seu contrato rescindido depois de flagrado no exame antidoping, no início de 2007.
- Tenho boa relação com o Flamengo. Fiz amigos lá e respeito todos os profissionais. Também não tenho problema com o Fluminense. Foi alívio pela classificação - explicação
Clube normaliza salários na próxima semana
Promessa é do vice de futebol Kléber Leite. Porém, foco está no Botafogo
Eduardo Peixoto
Kléber Leite garante que o grupo está focado no jogo de domingo
O Flamengo deve - e não nega - um mês e meio de salário aos jogadores. O assunto voltou à tona às vésperas da decisão da Taça Guanabara, contra o Botafogo. O capitão Fábio Luciano apressou-se a esclarecer que não há qualquer foco de insatisfação no grupo.
No fim da tarde de quinta, o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, garantiu que o problema será solucionado brevemente. Com ou sem título.
- Semana que vem estará tudo absolutamente resolvido. O Flamengo passa por um processo de depuração e estamos nos reerguendo. Isso leva um certo tempo - explica o dirigente.
O assunto Romário está, momentaneamente, arquivado. Até domingo, ninguém na Gávea está autorizado a falar sobre outro assunto que não seja a decisão da Taça Guanabara.
- Nem se Jesus Cristo descer à Terra, com todo o respeito que ele merece, vamos falar de outra coisa. A única palavra aqui é Botafogo - declara Kléber Leite.
Joel mantém Cristian e Marcinho no time
Jogadores permanecem entre os titulares em treino para a decisão contra o Bota
Eduardo Peixoto
Souza sorridente no treino do Flamengo
O técnico Joel Santana garante que fará mistério até domingo, dia da decisão da Taça Guanabara, contra o Botafogo. Mas, nos treinamentos, o treinador mantém a coerência. Nesta quinta-feira, ele escalou o mesmo time de quarta durante o treino tático na Gávea.
Dessa forma, Jônatas permaneceu entre os reservas e Cristian, ao que tudo indica, recuperou a posição no meio-campo. Na frente, Marcinho teve outra chance ao lado de Souza.
Praticamente recuperado das dores na coxa, Toró está confirmado. O Flamengo entra em campo com: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson e Toró; Marcinho e Souza.
A decisão acontece no próximo domingo, às 16h, no Maracanã. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real a partir de 15h45m. A TV Globo também transmite o jogo.
Fla encara o Minas tentando continuar 100%
Após duas vitórias fora de casa, equipe rubro-negra volta a atuar dentro de seus domínios
Marcelinho tentará levar o time a mais uma vitória no Campeonato Brasileiro
Líder invicto do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete, o Flamengo encara o Minas, nesta sexta-feira, às 20h, no ginásio da Gávea. A partida marca o reencontro do time rubro-negro com sua torcida, já que as últimas duas partidas da equipe foram realizadas fora do Rio de Janeiro. Apesar da boa fase, a equipe carioca sabe que não terá facilidades diante da tradicional equipe mineira.
- Não há segredos entre Flamengo e Minas, porque as duas equipes se conhecem muito e já se enfrentaram algumas vezes nesta temporada. Eles estão conseguindo bons resultado, mostrando que é um time de qualidade. Mas também estamos vindo numa boa seqüência, jogando bem, conseguindo vitórias importantes. O Minas é um time que tem jogadores que podem decidir, como Soró, Johnson, Mãozão e Sucatzky e não podemos dar liberdade. Será mais um jogo difícil, mas tivemos uma boa semana de treinos e vamos lutar por mais essa vitória – afirma o ala Marcelinho.
Nesta temporada, Minas e Flamengo já se enfrentaram três vezes (duas vezes pelo Campeonato Estadual do Rio, quando o Minas jogou com a camisa do Fluminense, e uma pela Liga de Basquete das Américas). Nas três oportunidades, o time carioca venceu.
Londrina encara Uberlândia
Em outra partida do dia pelo campeonato, o Uberlãndia vai até Londrina encarar o time da casa. O jogo tem início às 20h.
Joel: 'Só o presidente é intocável'
Treinador diz que só vai liberar a escalação do Fla minutos antes da final de domingo
Márcio Iannacca
Joel Santana no treino do Flamengo
O técnico Joel Santana conversou rapidamente com a imprensa nesta quinta-feira, após o treino da manhã na Gávea. O treinador rubro-negro voltou a afirmar que só vai divulgar a escalação da equipe no domingo, momentos antes do início da decisão, contra o Botafogo, no Maracanã. Sempre de bom humor, o comandante do time da Gávea soltou uma de suas perólas.
- Vamos escolher a melhor formação. O adversário tem problemas de ordem médica e vamos esperar até minutos antes do jogo. Não existe mistério, já temos o time na cabeça. O jogador, normalmente, sabe quando vai jogar. Olha, no futebol só o presidente do clube é intocável - diz Joel Santana.
Para o jogo de domingo, Joel já tem o time na cabeça, mas quer manter a escalação em sigilo. Nas entrevistas, ele tenta despistar e chega a enumerar as opções de seu elenco. Cristian, Toró e Marcinho têm grandes chances de começar jogando. Com isso, Jônatas, Kléberson e Diego Tardelli ficariam como opções para a etapa final.
- A gente trabalha em função do grupo que temos. A gente começou a temporada com o Renato Augusto, mas ele se machucou. O Marcinho fez alguns jogos no início e também esteve bem. Vamos ver o que é melhor para o Flamengo - avisa o treinador.
Treino de finalização movimenta a Gávea
Leo Medeiros foi o melhor da atividade comandada por Joel Santana nesta quinta-feira
Márcio Iannacca
Léo Medeiros foi o destaque do treino de finalizações do time rubro-negro
O técnico Joel Santana comandou um treino de finalização nesta quinta-feira, na Gávea. O treinador do Flamengo trabalhou o fundamento por cerca de uma hora. Leo Medeiros foi quem teve o melhor aproveitamento. O zagueiro Fábio Luciano, recuperado de uma pancada no cotovelo direito, treinou normalmente.
Para o meia Toró, que fez uma atividade na piscina, esse tipo de atividade pode ajudar no momento da decisão.
- Claro que pode ajudar. Em um chute de fora, o título pode ir para o Flamengo ou para o Botafogo - diz o meia, que está praticamente recuperado e não deve ser problema para o jogo decisivo.
Além de Toró, o volante Jaílton, que sentiu o quadril no treinamento de quarta-feira, também fez uma atividade na piscina da sede rubro-negra.
LANCE
Armador do Fla destaca experiência do grupo
De acordo com Fred, ponto forte da equipe está fora de quadra
Armador atribui boa fase às conversas nos treinos e antes dos jogos (Crédito: Divulgação)
LANCEPRESS!\ Dono de uma campanha irrepreensível no Nacional Masculino de Basquete, o líder Flamengo recebe o Minas, na noite desta sexta-feira, na Gávea, em busca da permanência da invencibilidade que já dura nove partidas. Um dos destaques da equipe nesta temporada, o armador Fred, de 27 anos, que está no Rubro-Negro desde 2006, ressalta que o ponto forte da equipe está fora de quadra.\
- O time é muito experiente e isso está fazendo a diferença nas partidas. Conversamos muito entre nós antes dos jogos e dos treinamentos e, claro, com o Paulo (técnico). Estamos sabendo lidar com diferentes situações dentro e fora de quadra e isso nos passa muita tranqüilidade, mas não podemos nos iludir. Aqui não tem qualquer clima de festa. Sexta, temos um jogo bastante complicado. O Minas é uma equipe muito experiente e conta com excelentes jogadores. Vamos entrar concentrados e fazer um bom jogo diante de nossa torcida - afirmou Fred, que volta a disputar uma partida pelo Rubro-Negro no Rio de Janeiro, já que os dois últimos jogos do clube foram disputados fora do estado.
O retrospecto nesta temporada é favorável ao Flamengo, que em três confrontos contra o rival, venceu todos. Foram duas pelo Estadual do Rio, quando a equipe do Minas representou o Fluminense, e uma pela Liga de Basquete das Américas.
Joel mantém mudanças no time do Flamengo
Treinador treina com Cristian, Toró e Marcinho entre os titulares
Cristian está na frente de Jônatas por uma vaga entre os titulares (Crédito: Cléber Mendes)
LANCEPRESS!
O técnico Joel Santana comandou, na tarde desta quinta-feira, um treino tático de aproximadamente uma hora na Gávea e manteve as alterações que havia feito no time do Flamengo na quarta-feira.
O volante Cristian seguiu no time titular no lugar de Jônatas; Toró, que não atuou na semifinal contra o Vasco por estar lesionado, no lugar de Kleberson; e Marcinho formando dupla de ataque com Souza, na posição de Diego Tardelli.
A movimentação, realizada em metade do gramado, consistiu, primeiramente, com a equipe titular posicionada no ataque e, em seguida, sendo atacada pelos reservas.
Flamengo e Botafogo se enfrentam no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, em partida única que dicidirá o campeão da Taça Guanabara.
Toró: 'Comigo não tem frescura. Vou brigar para jogar'
Apoiador diz que se tiver 1% de chance de atuar, vai estar em campo
Toró sem frescuras (Crédito: Gilvan de Souza)
Fred Gomes RIO DE JANEIRO
Motivado, Toró garante que vai estar em campo para a final da Taça Guanabara, neste domingo, contra o Botafogo. Ele vem demonstrando muita vontade no treinamento para se recuperar de dores na parte posterior da coxa direita e diz que sua escalação depende apenas do técnico Joel Santana.
- Lutei, suei e vou brigar para jogar. Não tem frescura. Tenho grandes chances de jogar. Só depende do Joel. Mesmo com dores estou pronto para a guerra - admitiu o jogador.
Ao lado de Jaílton, Toró fez um trabalho específicio na piscina do clube na manhã desta quinta-feira e vai participar do treino com bola à tarde na Gávea. Ele, porém, admite que ainda não está 100%, mas reitera o desejo de estar em campo para a partida decisiva.
- Ainda sinto dor, mas se tiver 1% de chance de jogar, estou dentro - garantiu.
Kléber Leite: salários em dia após Taça GB
Vice de futebol diz que clube passa por fase de 'depuração'
LANCEPRESS!
O Flamengo deve um mês de salários aos seus jogadores e dois a seus funcionários. O vice-presidente de futebol do clube, no entanto, afirmou que após a decisão da Taça Guanabara, a dívida será sanada.
- Eu garanto que na semana que vem todos os salário serão pagos, estará tudo resolvido - informou o dirigente nesta quinta-feira.
Segundo Kléber Leite, o clube vive um processo de reestruturação financeira e, por isso, arestas como o atraso de salários ainda ocorrem.
- O Flamengo está em processo de depuração e isso não é simples. Temos 30 milhões em dívidas de administrações anteriores e estamos buscando fazer dinheiro novo com várias iniciativas - disse o vice-presidente de futebol.
PREMIAÇÃO
Kléber Leite disse ainda que as premiações no caso da conquista da Taça Guanabara, no próximo domingo, diante do Botafogo, e da classificação na fase de grupos da Libertadores já estão definidas.
'Nem Jesus Cristo seria assunto no Fla'
Kléber Leite evita falar em Romário e mantém foco na decisão da Taça GB
LANCEPRESS!
O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, preferiu nada falar a respeito do eventual retorno de Romário ao clube. Segundo ele, nenhum assunto, natural ou sobrenatural, ofuscará a decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, no próximo domingo, no Maracanã.
- Nesta semana, se Jesus Cristo descer aqui na Gávea, com todo respeito que ele merece, não será assunto. Esta semana só se fala em Botafogo - disse o dirigente rubro-negro.
Segundo informação divulgada pelo blog do jornalista Gilmar Ferreira, do jornal "Extra", nesta quarta-feira, o jogador teria aceitado a proposta do Flamengo.
Porém, o presidente interino do Vasco, Eurico Miranda, continua afirmando que Romário fará seu jogo de despedida do futebol com a camisa vascaína - ele tem contrato com o clube de São Januário até 30 de março.