O Globo
Um piloto para o Fla descer a serra embalado
Em busca de velocidade no ataque contra o Juventude, Joel escolhe entre Souza e Obina
Márcio Tavares
TERESÓPOLIS. Os jogadores podem até não concordar, mas o técnico Joel Santana está exultante. Trabalhar na Granja Comary é tudo que ele queria, para buscar o que todo rubro-negro sonha: ver o ataque funcionar e a defesa não entregar o ouro, para que o Flamengo decole neste Brasileiro. Preocupado com um certo marasmo e conformismo que tem observado, Joel deu um puxão de orelhas no grupo, pedindo mais empenho e mais velocidade. Segundo Joel, o Flamengo precisa acelerar.
Se trabalhar na casa da seleção é estimulante, porque segundo ele a Granja tem cheiro de títulos, o treinador não mostra firmeza quando o assunto é ataque. Joel sabe que o Flamengo está muito devagar, mas mostra dúvidas em relação à escolha do piloto dessa arrancada.
Um olho na Libertadores e o outro no rebaixamento
No coletivo de ontem à tarde, disputado sob frio intenso e neblina, Joel começou com Obina. O baiano marcou dois gols, mas nem assim garantiu sua vaga como titular contra o Juventude, amanhã, no Maracanã. Mais tarde, Joel lançou Souza, que fez um gol - o mesmo número que marcou neste Brasileiro. A decisão acabou ficando para hoje:
- Amanhã (hoje), eu inverto. Quero conversar com os preparadores físicos, com os médicos, para decidir. A escolha vai ser pelo lado físico e pela técnica apurada.
Como a situação de Obina passou a ser um tabu, já que ninguém mais fala sobre peso e percentual de gordura, a impressão, pela alternativa do preparo físico, é de que Joel está inclinado por Souza, mais inteiro do que o baiano. Sobre Obina, que resolveu não dar entrevistas tão cedo, uma observação muito vaga.
- Obina está muito perto do ideal. O percentual de gordura dele baixou bem...
Se o percentual vai baixando, Joel quer que aumente a percepção dos jogadores em relação aos compromissos de todos com as tradições do clube. Ele exigiu mais determinação e entrega.
- Não é que tivesse faltado raça domingo. Mas o importante é os jogadores entenderem o que devem fazer, a torcida tem que entender que temos atitude. Não quero um time morno, deixando o tempo correr, tocando a bola para trás - disse, dividido entre o sucesso e o fracasso que se oferecem ao time. - Eles têm que entender a filosofia do campeonato, a importância de se chegar a uma Libertadores e a desgraça que é cair para a Segunda Divisão. Não podemos deixar a corda apertar o pescoço no fim. Temos que acelerar agora para evitar problemas na frente.
Se Joel pede mais velocidade, Roger, que tem volta garantida amanhã, acha que não precisa pisar tão fundo. Indiciado pelo STJD, acusado de simulação no Fla-Flu, ele reconheceu que exagero.
- Eu preciso desacelerar. No Fla-Flu, acabei exagerando, fui expulso e deixei o time com menos dois. E, quando saí de campo, tentei levar alguém comigo. Era a última chance para evitar prejuízo total.
Jornal dos Sports
Joel quer garra do Fla-Flu para vencer Juventude
A partida contra o Juventude será de máxima importância para o Flamengo. O time gaúcho é concorrente direto na luta contra o rebaixamento e, no Maracanã, o Rubro-Negro terá a obrigação de buscar o resultado, mas sem se descuidar da defesa. Para superar este desafio, o técnico Joel Santana buscará no clássico Fla-Flu a inspiração de como conseguir o resultado positivo. Ele quer que o último jogo, diante do Palmeiras, seja esquecido pelos jogadores.
“Da mesma maneira que vencemos o Fluminense e nos mantemos com equilíbrio emocional. Erramos contra o Palmeiras e em clássico do Brasileiro não se pode errar. Já são trinta gols tomados e tenho certeza de que podemos melhorar neste aspecto”, disse Joel Santana em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Concentração rubro-negra de São Conrado reformada
Nesta terça-feira, às 18h, será aberta uma exposição na antiga concentração que o Flamengo utilizava na época da conquista do Mundial Interclubes. A casa, que fica em São Conrado, foi totalmente reformulada em decorrência de um acordo entre o clube e a empresa Morar Mais.
Uma camisa 9 para dois
Obina e Souza treinam bem e Joel Santana adia definição do ataque do Flamengo
Leo Schabbach e Thiago Bokel
Dois artilheiros e uma dúvida. Quem irá vestir a camisa nove? Este é o quebra-cabeça que o técnico Joel Santana terá de montar. Como o argentino Maxi Biancucci já tem sua vaga garantida entre os titulares, decidir entre o atacante Souza, que volta após cumprir suspensão, ou o xodó Obina, já melhor condicionado fisicamente, é o único dilema que resta para o jogo de amanhã, às 20h30min, contra o Juventude, no Maracanã.
E, durante o coletivo de ontem, a indefinição em relação a qual será a dupla de ataque titular ficou ainda mais evidente. No início do treino, Obina começou entre os titulares, teve uma boa atuação e ainda marcou dois gols. No primeiro, cobrando pênalti com categoria e no segundo driblando o goleiro Diego antes de estufar a rede.
Porém, após algum tempo, foi substituído por Souza, que também teve boa movimentação no coletivo e ainda marcou o terceiro gol dos titulares na vitória por 3 a 0. Por causa do bom desempenho dois dois, ficou no ar a dúvida: quem será o dono da camisa nove? Com a palavra, Joel Santana.
“Só vou decidir em cima da hora. Conversei com o Obina, vou conversar com o Souza e deve começar quem estiver mais preparado para esse tipo de jogo. Os dois treinaram bem, mas ainda vou avaliar a condição física e a parte técnica para então escolher qual dos dois será o titular”, disse.
Entretanto, apesar de ter que decidir entre os dois atacantes, o treinador garantiu que certamente ambos participarão do jogo.\ “Não importa quem irá começar, pois os dois acabarão sendo utilizados”, afirmou Joel.\
Quem também falou sobre a saudável disputa pela camisa nove foi o apoiador Roger, que preferiu ser cauteloso quando perguntado se teria preferência por Souza ou Obina.
“Nunca vou me colocar nesta posição. Sou empregado do clube e não tenho que opinar sobre isso. É um problema do treinador e estou à disposição para jogar com qualquer um dos dois”, desconversou.
Todos no Fla pregam respeito ao Juventude
O Juventude, adversário de amanhã do Flamengo no Maracanã, não sai da cabeça do técnico Joel Santana, não só por se tratar de um forte concorrente na briga para sair da zona de rebaixamento, mas também pelo estilo de jogar, que na visão do treinador pode prejudicar a equipe rubro-negra. "Eles devem procurar fazer aquela cera técnica. Vai ser uma partida amarrada, com eles fazendo muitas faltas, o que deve dificultar as coisas para o nosso lado. A principal característica do Juventude é ser um time pegador", analisou o treinador.
O apoiador Roger, que retorna de suspensão é outro que concorda com a opinião de Joel. Para ele, o Fla não pode nem pensar na hipótese de perder pontos os gaúchos.
"Eles são adversários diretos e se conseguirmos imprimir a velocidade que o Joel está pedindo, temos tudo para vencer. Não podemos ir com afobação para o ataque e nos esquecermos da defesa, pois podemos acabar sofrendo um gol numa jogada de contra-ataque que pode decidir o resultado final. Essa atenção será fundamental para não perdemos pontos em casa", aconselhou.
A preocupação com o Juventude tem uma razão: em nove partidas no Rio, por Brasileiros, o equilíbrio é total. Foram quatro vitórias para cada lado e um empate.
Roger pode ser suspenso por simulação
Roger simulou ter sido agredido no Fla-Flu e pode pegar um gancho no STJD
Faz algum tempo que o Flamengo está na mira do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD). Desde a expulsão do atacante Souza, no jogo contra o Grêmio, em que o jogador agrediu o apoiador Tcheco, do time gaúcho, os integrantes do elenco e da comissão técnica do clube vêm protagonizando idas a julgamento.
Depois de ter sido absolvido em primeira instância por ter mandado seus jogadores baterem no confronto com o Santos, na Vila Belmiro, o técnico Joel Santana deve ser submetido a um novo julgamento. Além dele, o apoiador Roger, por simular ter sido agredido por Luiz Alberto após ser expulso no clássico com o Fluminense, na última quarta-feira, também será denunciado pelo STJD. Ele deve ser enquadrado no artigo 258 (que diz respeito à simulação).
Após o treino de ontem, o jogador admitiu seu erro e explicou as razões pelas quais o cometeu.
"Acho uma pena estar sendo julgado por este motivo. Foi uma situação de última chance de levar alguém comigo. Clássico é clássico. Os nervos ficam à flor da pele e tentei de alguma forma não prejudicar tanto meus companheiros. As vezes você faz coisas que não tem a haver com sua personalidade", disse o apoiador.
Já o técnico Joel Santana se mostrou surpreso com a notícia e comentou a situação, reagindo, como é sua característica, de forma muito bem humorada.
"Não quero ser julgado novamente. Fala que é mentira. Nem estava sabendo disso. Fui lá, dei meu depoimento e já provei minha inocência", disse o treinador, em tom de brincadeira, para depois dizer que não teria problema em passar por um novo julgamento.\ "Se o Marcelo Jucá (promotor do STJD) achar que é necessário, vou sem problemas", afirmou.\
Chupeta aposta no novo basquete do Mengão
Treinador considera que a equipe foi montada para brilhar na temporada do basquete
Bianca Reis
O técnico Paulo Chupeta aguarda ansioso a definição dos adversários para a disputa do Estadual
Mantendo a sua tradição de clube vencedor desde que iniciou sua trajetória de vitórias no do basquete, em 1919, quando ganhou seu primeiro título, o Flamengo está prometendo fazer um belo Campeonato Estadual, este ano.
Segundo o técnico Chupeta, que se mostrou muito empolgado para o Estadual que deve começar no dia 21 de setembro, o grupo atual foi montado especialmente para o Campeonato.
“Este grupo do Flamengo no momento de ser montado foi escolhido a dedo. Nós demos preferência a jogadores leves mas com muita força no setor defensivo e uma criatividade muito grande no ataque. Eu espero que dê certo porque são jogadores muito inteligentes. Alguns com passagens pela Seleção Brasileira. Aqueles que não foram da adulta, passaram, no mínimo pela juvenil. É uma geração que não está ao nível de Nenê e Anderson Varejão mas que está naquela faixa intermediária para chegar lá em cima.”, explicou Chupeta.
Sobre as contratações que o Clube fez para o Campeonato, Chupeta admitiu que Duda, irmão do medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, Marcelinho Machado, é um dos grandes nomes da equipe porém, não o único.
“O Duda foi um jogador que veio recentemente para o Flamengo e foi campeão Sul-Americano, no ano passado. E apesar de ter vindo com status de destaque, ele sabe que na sombra dele tem muitos jogadores importantes, como o Hélio, o Fernando Menezes, o Amiel, que é o cubano que foi trazido também para disputar o campeonato.”, disse.
Apesar de o Flamengo ter montado uma equipe forte, ele assumiu que isso não será suficiente para que o esporte volte a ser a primeira opção daqueles que gostam de basquete. Segundo ele, aqui no Rio, a presença dos quatro grandes clubes cariocas, Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo, é imprescindível para se conseguir a presença de um grande público .
“Um Flamengo e Vasco no Maracanãzinho, com todo respeito às equipes elitistas como a da Telemar, é diferente. Porque essas outras equipes não têm apelo. Nós fizemos duas finais, no ano passado, quando fomos bicampeões. Uma foi em cima da Telemar e outra em cima da Rio-Pan e só tinha a torcida do Flamengo nos estádios. Então o público do Rio de Janeiro gosta de basquete. Mas é preciso que todos os grandes clubes voltem a ter equipes fortes para que tenhamos o público amante do basquete de volta às quadras.”, disse Chupeta.
O Dia
Flamengo: Quem leva a melhor?
Souza ou Obina? Essa é a única dúvida de Joel para jogo contra o Juventude
TERESÓPOLIS - A cabeça do técnico Joel Santana está mais ou menos do jeito que ficou ontem o treino do Flamengo, sob forte neblina: embaçada. O treinador está com o time praticamente definido para o jogo de amanhã, contra o Juventude, no Maracanã, e tem apenas uma dúvida, entre Obina e Souza.
Na primeira parte do coletivo de ontem, na Granja Comary, em Teresópolis, Obina jogou ao lado do argentino Maxi Biancucchi, e fez dois gols, um deles de pênalti. E foi substituído por Souza, que também deixou sua marca, consolidando a vitória de 3 a 0 dos titulares sobre os reservas. Hoje, Joel Santana vai começar o treino com Souza.
“De uma coisa, eu tenho certeza: eles vão entrar na partida. Vou conversar com o departamento médico e analisar como estão fisicamente. Os dois treinaram bem. A escolha vai ser pelo condicionamento físico e pela técnica apurada”, disse Joel, que terminou o treino antes do tempo previsto, por causa da neblina.
Suspenso por ter agredido Tcheco no jogo contra o Grêmio, Souza jogou pela última vez no empate em 2 a 2, no dia 29 de julho, no Morumbi. E Obina foi titular pela última vez na derrota de 2 a 0 para o Atlético-PR, no dia 2 de agosto.
Joel Sanatana está satisfeito com o empenho de Obina, xodó da torcida, na luta contra a balança:
“Está havendo uma queda do percentual de gordura. Já está aceitável, embora ainda não esteja naquele nível que a gente quer. Obina está fazendo muita força e sua movimentação já melhorou. Se não está no ponto, está muito próximo disso”.
Não é somente de Obina que Joel Santana espera mais. Ele quer que todo o time se comprometa com a camisa do Flamengo. E, numa conversa dura que teve com os jogadores, pediu raça.
“Não sei se há gente que ainda não aprendeu. Acho que sempre é preciso entender mais ainda. A gente não pode deixar a corda apertar no pescoço”, destacou. “Vamos acelerar um pouquinho”, acrescentou Joel.
O time de ontem treinou com Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Maxi Biancucchi e Obina (Souza).
Apesar de não jogar no Vasco, Obina está usando a mordaça implantada constatemente em São Januário. Desde que foi afastado do time pelo técnico Joel Santana porque precisava perder peso, ele fechou literalmente a boca.
Joel Santana será novamente julgado pelo STJD
Rio - O técnico Joel Santana ainda não está 100% livre de punição em função de sua declaração na partida contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Flagrado pela câmera de televisão, o comandante do Flamengo foi pego ordenando que, se os jogadores do Santos tentassem jogadas de efeito, "era para baixar a porrada mesmo".
No primeiro julgamento realizado pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ele acabou sendo absolvido por unanimidade da acusação de incitar a violência.
Porém, o procurador do STJD Marcelo Jucá entrou com um recurso nesta última segunda-feira solicitando que o técnico seja suspenso por causa da polêmica declaração. Joel voltará ao tribunal e responderá ao artigo 279, podendo ser suspenso de um a dois ano.
Além do técnico Joel Santana, o atacante Souza e o apoiador Roger serão julgados novamente. O apoiador pode levar de um a 10 jogos de suspensão por ter simulado uma agressão do zagueiro Luiz Alberto, no Fla-Flu. O procurador-geral do STJD, Paulo Shmitt, explicou que ele será denunciado no artigo 258, por ter simulado uma cotovelada que não aconteceu.
Renato Augusto continua fora da equipe
Rio - Para o jogo da próxima quinta-feira, contra o Juventude, no Maracanã, o técnico Joel Santana ainda não vai contar com Renato Augusto. O jogador recuperou-se de um estiramento, está liberado, mas o técnico ainda prefere que treine um pouco mais. Por outro lado, os laterais Leonardo Moura e Juan, além do apoiador Roger, que cumpriram suspensão no jogo contra o Palmeiras, voltarão ao time.
Gazeta Esportiva
Jogo contra Juventude ganha rótulo de decisão na Gávea\ Gazeta Press\
Teresópolis (RJ) - Apesar de o Flamengo ter pela frente uma seqüência de cinco partidas no Maracanã, todos no Rubro-Negro parecem convictos de que o duelo desta quinta-feira contra o Juventude, em jogo adiado da oitava rodada do Campeonato Brasileiro, é o mais importante deles. Além de servir para dar mais moral à equipe carioca, a partida marcará um confronto contra um adversário que também luta para deixar a zona de rebaixamento.\ 'O Juventude é um time que também está na parte de baixo da tabela e que precisa muito de um bom resultado. Temos que respeitar o adversário, mas saber que temos 100% de responsabilidade de vencer esta partida. Jogaremos no Maracanã e precisamos jogar com inteligência para fazer valer o fator campo”, afirmou o técnico Joel Santana.\
Para acertar seu time, Joel Santana mantém o grupo rubro-negro desde a última segunda-feira na Granja Comary, em Teresópolis. O retorno ao Rio de Janeiro está marcado apenas para o final da tarde desta quarta, na véspera da partida contra os gaúchos. Na região serrana do Rio de Janeiro, o Flamengo busca fugir da pressão do dia-a-dia na Gávea.
Um dos mais experientes do grupo e capitão da equipe, o zagueiro Fábio Luciano repete o discurso de Joel Santana. ”O Maracanã é nossa casa e temos que aproveitar o fato de jogar lá para reagir neste Brasileiro”, comentou.
Joel Santana ganha reforços para setor defensivo\ Gazeta Press\
Teresópolis (RJ) - Recém-contratado para melhorar o sistema defensivo do Flamengo antes do início do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Fabio Luciano trocou as críticas feitas ao time após o jogo com o Palmeiras, por palavras mais suaves nesta terça-feira. Além disso, a equipe terá a volta de dois jogadores importantes para o setor.\ “Temos que aprender a conviver com os erros, mas os erros da defesa têm sido poucos e vamos nos acertando nos treinos. Acho que os problemas que estamos enfrentando nos jogos estão dentro da normalidade do futebol”, declarou o defensor rubro-negro.\
Para melhorar a sétima pior defesa do Brasileirão, o técnico do Flamengo, Joel Santana, conta com o retorno dos laterais Leonardo Moura e Juan, que não enfrentaram o Palmeiras por estarem suspensos. Com isso, Luisinho e Egídio voltam para a reserva.
Já no meio-campo ofensivo, quem deixa o time titular é o meia Léo Lima. O jogador cede seu lugar para o retorno do armador Roger, expulso de maneira infantil no clássico atrasado contra o Fluminense.
Fora das quatro linhas, o Flamengo segue acompanhando a briga judicial entre o atacante Nilmar e o Corinthians. Os dirigentes rubro-negros admitem investir no jogador, caso ele consiga se livrar definitivamente de seu vínculo com os paulistas.
Obina larga na frente por vaga no ataque\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Na quinta-feira, o Flamengo encara o Juventude em jogo adiado da oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Para este compromisso, o técnico Joel Santana mantém apenas uma dúvida, quanto ao companheiro de Maximiliano Biancucchi no ataque rubro-negro. No coletivo desta terça-feira, na Granja Comary, Obina foi testado a maior parte do tempo entre os titulares e marcou dois gols.\ O outro concorrente à vaga é Souza, que entrou na parte final do treinamento e anotou um gol. A dúvida do treinador deverá ser desfeita após o coletivo desta quarta, o último antes do jogo com os gaúchos.\
Antes do treinamento desta terça, Joel Santana reuniu seu grupo para uma conversa, na qual pediu mais atenção para que os erros cometidos contra o Palmeiras não se repitam na próxima quinta-feira.
PeléNet
Após afastamento para 'secar', Obina pode recuperar vaga no Fla
Após ser afastado temporariamente do elenco para readquirir a forma física, o atacante Obina pode recuperar a vaga de titular do Flamengo na partida da próxima quinta-feira, contra o Juventude, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
No treino coletivo desta terça, na Granja Comary - Centro de Treinamento da seleção brasileira -, em Teresópolis, o jogador começou a atividade no time principal e ainda marcou dois gols.
Caso seja confirmada a escalação de Obina, ele voltará a atuar como titular depois de três jogos. Após a derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR, o atleta passou a treinar a parte para perder peso, já que estava cinco quilos acima do ideal. Ele voltou a jogar na última quinta-feira, contra o Fluminense, entrando no segundo tempo.
Souza também briga pela vaga\ No entanto, Obina ainda não tem volta assegurada. Na segunda parte do coletivo desta terça, o técnico Joel Santana tirou o xodó da torcida e colocou o atacante Souza, que anotou um gol. O artilheiro do último Campeonato Brasileiro não joga desde 29 de julho, contra o Corinthians. Depois, ele teve de cumprir mais quatro partidas de suspensão por sua expulsão contra o Grêmio.\
Assim, o treinador mostra que tem apenas esta dúvida no ataque para a partida contra o Juventude. Quem segue com vaga garantida no setor é o argentino Maxi Biancucchi, mantido no lugar de Renato Augusto, recém-recuperado de estiramento na coxa esquerda.
O time que treinou nesta terça-feira e deve entrar em campo na quinta foi escalado com Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Maxi e Obina (Souza).
Flamengo busca vitória para acelerar 'fuga' da concentração
Os jogadores do Flamengo têm uma motivação extra para buscar a vitória sobre o Juventude, na próxima quinta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Se conquistar os três pontos, o time ficará mais perto de enfim sair da zona do rebaixamento, e, assim, vai acelerar sua tentativa de fuga do incômodo regime de concentração.
Após a derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, anunciou que o elenco só sairia do confinamento quando o time deixasse o grupo dos quatro últimos colocados que caem para a segunda divisão ao término da competição.
Desde então, os rubro-negros só tiveram um folga - no dia seguinte à vitória por 2 a 1 sobre o Náutico. Depois, o elenco ficou concentrado em Teresópolis até a última terça-feira, manteve o regime no Rio e em São Paulo para as partidas contra Fluminense (quinta) e Palmeiras (domingo) e retornou para a Granja Comary na segunda-feira.
"Temos de fazer certos sacrifícios diante da situação preocupante na qual nos encontramos. É um sacrifício que pode nos ajudar. Quanto mais rápido a gente sair dessa situação, mais rápido a gente pode voltar e ficar perto da família", comentou o meia Roger em entrevista à Rádio Globo.
Com 18 pontos em 17 partidas - três a menos do que a maioria dos adversários -, se vencer o Juventude, o Flamengo vai a 21 e ultrapassa o Náutico (17º colocado), que tem 20 e só joga no fim de semana. No entanto, ainda vai ficar atrás do Atlético-PR, primeiro time fora da zona do rebaixamento, que tem 23.
Por isso, o grupo não esconde a ansiedade pela vitória para acelerar a "fuga" da concentração. "Existem algumas vantagens de ficar concentrado, principalmente para aqueles que estão com peso a mais ou vêm de lesão. Além disso, é bom para a gente treinar mais e se concentrar naquilo que se propõe a fazer. Mas também tem coisas negativas, como ficar longe da família", afirmou Roger.
GloboEsporte
Neblina interrompe treino rubro-negro
Joel Santana teve de interromper atividade por causa do tradicional ruço
Eduardo Peixoto
Treinos na Granja Comary são sugestionados às condições climáticas. A informação não é novidade e o Flamengo pôde conferi-la nesta terça-feira. Por causa do tradicional ruço da serra fluminense, o técnico Joel Santana encerrou a atividade mais cedo.
- Queria fazer um complemento após a atividade, mas não pude por causa da neblina. E a chuva também deixou o campo muito fofo - declara.
Com cerca de uma hora de duração, o coletivo terminou com a vitória dos titulares por 3 a 0, gols de Obina (2) e Souza.
Joel enquadra grupo na Granja Comary
Técnico reúne elenco antes do treinamento e pede mais vibração em campo
Eduardo Peixoto
Seis pontos conquistados em 15 possíveis. A estatística de Joel Santana no Flamengo até o momento não é das melhores. E o treinador sabe. Por isso, no início da tarde desta terça-feira, ele reuniu o elenco na Granja Comary e falou grosso.
Na análise dele, alguns jogadores ainda não compreenderam a importância de atuar no Rubro-negro.
- Eles precisam entender mais o que é o Flamengo. O time precisa acelerar mais um pouquinho. Ainda está longe do ponto que deveria. Afinal, em 15 pontos só conquistamos seis. É claro que não está bom - diz Joel.
Um dos mais experientes do grupo, o apoiador Roger concorda que está na hora de a equipe pisar no acelerador. Mas com calma para não "estourar o motor".
- Temos de engatar as marchas de acordo com o que o carro pede. Mas o puxão de orelha serve nas horas em que as coisas não estão funcionando - afirma Roger.
Frio da serra incomoda jogadores
Luvas e gorros ganham espaço. Joel acha que Granja Comary tem 'perfume da vitória'
Eduardo Peixoto
A temperatura de Teresópolis, durante o dia, beira os 10ºC. O vento cortante, a chuva fina e a tradicional neblina incomodam o time do Flamengo, acostumado ao clima mais tranqüilo do Rio de Janeiro. Quando descem para o treino, muitos optam por gorros e luvas.
Durante a atividade, com o corpo quente, a situação melhora. Mas após o banho, as reclamações voltam com força total.
- Que friozinho! Durante o treino é até agradável, mas depois o que a gente mais quer é entrar em uma banheira quente - diz Roger, enquanto estica a manga do casaco rubro-negro.
Na contramão da corrente está o técnico Joel Santana. Ele é um entusiasta da Granja Comary. Chegou a classificar o quartel-general da seleção brasileira como o "melhor lugar do mundo".
- Adoro a Granja porque toda vez que a gente vem aqui consegue os objetivos. O clima é gostoso e aqui sentimos o perfume de vitória - diz o técnico, atacando de filósofo.
Nesta quarta-feira, o Flamengo volta a fazer um treinamento coletivo na Granja, a partir das 15h. Em seguida ao treino, a delegação retorna ao Rio de Janeiro e concentra-se em um hotel na Barra da Tijuca. O Rubro-negro entra em campo quinta-feira, às 20h30m, no Maracanã, contra o Juventude.
Souza ou Obina? O dilema de Joel
Técnico testa os dois atacantes e diz que manterá mistério até o a hora do jogo
Eduardo Peixoto
O atacante titular será Souza (esq) ou Obina? Joel mantém segredo
O Flamengo tem dez titulares escalados para o jogo contra o Juventude, quinta-feira, no Maracanã. A vaga restante é disputada palmo a palmo por Souza e Obina. No treino desta terça-feira, na Granja Comary, os dois foram testados (e elogiados) por Joel Santana.
Obina ainda passa por um trabalho de recondicionamento físico. Mesmo assim, ele começou o coletivo entre os titulares. Marcou dois gols na primeira parte (um deles de pênalti) e teve uma movimentação razoável.
Na parte final, Souza teve sua chance. Fora da equipe há cinco jogos (quatro deles por suspensão e um por contusão), o atual artilheiro do Campeonato Brasileiro fez o terceiro gol dos titulares ao acertar o ângulo esquerdo de Diego.
Na atividade desta quarta, Joel vai inverter a ordem. Obina começará entre os reservas e Souza terá a oportunidade de começar jogando. A decisão final só sairá no vestiário, momentos antes do jogo contra o Juventude. Mas o técnico flamenguista esclareceu os critérios.
- Os dois treinaram bem e vão jogar. Só que um inicia no banco. A escolha do titular será por condicionamento físico e técnica apurada. Vou conversar com o departamento médico e com os preparadores para tomar uma decisão - diz Joel Santana.
No entanto, a tendência é que Souza seja o escolhido. O Flamengo deve entrar em campo com a seguinte formação: Bruno; Leo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Maxi e Souza.
Roger: 'Eu não agredi ninguém'
Tranqüilo, meia se declara inocente e justifica atitude falando que 'são coisas do futebol'
Eduardo Peixoto
Tricolores reclamam com Roger depois da polêmica jogada no Fla-Flu
Roger, meia do Rubro-negro, será denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva por simular uma cotovelada do zagueiro tricolor Luiz Alberto na última quinta-feira, durante o clássico Fla-Flu.
O STJD denunciará o jogador pelo artigo 258, que diz respeito à simulação de agressão.
O meia não foi surpreendido pela notícia da denúncia, ele já sabia sobre a decisão do STJD e aparentou tranqüilidade ao falar sobre o assunto.
- Acho uma pena porque foi apenas um lance de última chance para tentar levar um jogador do Fluminense junto. Num clássico o sangue fica quente e tentei, de alguma forma, diminuir o sofrimento dos meus companheiros que continuaram em campo - declara o jogador flamenguista.
Roger acredita ser incocente, mais ainda assim pediu desculpas por sua atitude.
- Eu não agredi ninguém, são coisas do futebol. Peço desculpas, mas também sei que não fiz nada demais - encerra o rubro-negro
Roger será denunciado pelo STJD
Meia rubro-negro fingiu ter sido agredido pelo zagueiro Luiz Alberto durante o Fla-Flu
Marcel Rizzo
O procurador-geral do STJD, Paulo Shmitt, declarou nesta terça-feira que o meia Roger, do Flamengo, será denunciado por ter simulado uma agressão do zagueiro Luiz Alberto, durante o Fla-Flu, de quinta-feira da semana passada, dia 16.
- O Roger vai ser denunciado no mesmo artigo que o Vampeta (258). Ele simulou. A imagem mostra que a cotovelada do jogador rival não aconteceu. Ele se jogou no gramado, o juiz não caiu na dele e ele teve que levantar e sair de campo. E a imagem está no site de vocês (GLOBOESPORTE.COM) - informa o procurador.
O caso de Roger é semelhante ao de Vampeta, que na partida entre Corinthians e Botafogo simulou uma contusão, quando era substituído. Schmitt entendeu que o jogador poderia estar simulando uma lesão para que o Timão ganhasse tempo (assista ao vídeo ao lado).
O meia do Flamengo, dessa forma, corre o risco de ser suspenso por uma ou até dez partidas no Campeonato Brasileiro, assim como o volante do time paulista.
Para voltar ao Rio, time oferece vitória
Equipe quer vencer o Juventude para tentar evitar período de treinos em Teresópolis
Eduardo Peixoto
Os jogadores do Flamengo sabem que o momento é de concentração e dedicação total para tirar o time da zona de rebaixamento. Mas buscam um acordo: se vencerem o Juventude, quinta-feira no Maracanã, vão tentar convencer a diretoria a cancelar mais um período de treinos em Teresópolis.
A delegação está concentrada na Granja Comary, centro de treinamento da seleção brasileira. O time trabalha à tarde no local nesta terça e na quarta, quando volta à noite para o Rio. Pelo planejamento da diretoria, a equipe voltará a Teresópolis na sexta e treinaria lá até sábado.
O frio e a distância da família são os argumentos usados pelos atletas para continuar os treinamentos para o Brasileirão no Rio de Janeiro.
Lance
Fla lança projeto de revitalização da Gávea
Clube conta com seus torcedores na construção de um novo estádio
Assim será o novo estádio do Flamengo (Crédito: Reprodução)
O Flamengo lançou nesta terça-feira, um hot site na internet (www.flamengo.com.br/revitalizacao) sobre a construção de seu novo estádio na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Conhecido como Programa de Revitalização da Gávea, o endereço eletrônico conta com imagens e informações, além dos sócios e torcedores do clube poderem assinar o manifesto "Eu Quero!" a favor da obra.
A idéia é composta por quatro projetos: a construção do estádio do Flamengo, novas instalações para esportes olímpicos, a expansão e conclusão da sede social e a construção do Centro de Excelência de Remo, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Integrada ao estádio, estaria também uma área de compras, entretenimento e convivência aberta à população, que viabilizaria economicamente o empreendimento, orçado em 75 milhões de dólares (cerca de R$ 150 milhões).
Roger aceita regime de concentração
O meio-de-campo do Flamengo Roger elogiou o regime de concentração que o time vem mantendo nas últimas partidas do Campeonato Brasileiro. Para o jogador, apesar de ficar longe da família e dos amigos, esta medida é importante pois o Rubro-Negro vem crescendo a cada dia na competição nacional.
radio l! - É lógico que o mais agradável é sempre estar em casa, mas o sacrificio é válido. Tem sempre alguns torcedores que nos cobram por estar em algum lugar após as partidas e estas situações podemos evitar - afirma.
Família de Maxi Biancucchi deve vir para o Brasil
Bruno, que é irmão do atacante rubro-negro e primo de Messi, pode jogar no Flamengo
Irmão de Maxi pode vir para o Brasil. Já Messi quer assistir jogo do primo no Maracanã
Rafael Ximenes
Irmão do atacante argentino Maxi Biancuchi, Bruno, de dez anos, pode estar a caminho do Brasil para jogar pelo Flamengo. O vice de futebol do clube, Kléber Leite, explicou a situação nesta terça-feira.
- Estive com o procurador de Maxi e o pai gostaria de morar com a família no Brasil para ficar ao lado do filho. Evidentemente, se o menino quiser vai treinar no Flamengo. Mas a idéia é manter a família unida e gerar um bem-estar para Maxi - disse o dirigente.
Quando chegou ao Brasil, Maxi Biancucchi revelou estar encantado com o país e que seu pai já havia manifestado o interesse em sair da Argentina.
O menino joga nas categorias de base do Newell's Old Boys e, caso venha ao Brasil, integraria o time pré-mirim do Flamengo. Bruno Binacucchi tem o futebol no sangue e se puxar os parentes - o primo Messi, do Barcelona, e o irmão Maxi, que começa a se destacar no Flamengo - tem tudo para dar certo.
Ainda tratando da família, o Jornal Sport, da Catalunha, noticiou que o craque Lionel Messi viria ao Brasil para assistir um jogo do primo Maxi no Maracanã. Kléber Leite comentou o assunto:
- Iríamos recebê-lo com todo carinho e estender o tapete vermelho e preto para ele. Quem sabe ele não gosta - brincou Kléber.
Nilmar volta a fazer parte dos planos do Flamengo
Atacante se desvinculou do Corinthians nesta segunda-feira
Dirigentes do Fla tentam trazer Nilmar (Crédito: Ari Ferreira)
Informado pelo LANCE! de que o atacante Nilmar se desvinculou nesta segunda-feira do Corinthians por decisão da Justiça do Trabalho, o vice de futebol Kléber Leite disse que entrará em contato com a direção do clube paulista para saber em que pé está a situação do jogador. Nilmar é um antigo sonho de consuma dos rubro-negros, mas algumas problemas judiciais atrapalharam a contratação.
– Entrarei em contato com os dirigentes do Corinthians para discutir com eles como poderemos resolver este problema. Antes de contratar Nilmar preciso saber se ele realmente não tem mais ligação com o clube – afirmou Kléber.
O dirigente já havia oferecido até as dependências do Flamengo para o atacante se recuperar de cirurgia no joelho. O advogado de Nilmar, André Ribeiro, disse em São Paulo que o seu cliente não ficará sem clube por muito tempo. Há seis meses a diretoria do Flamengo vem anunciando a contratação do jogador, mas há sempre algum entrave adiando o acerto com o atacante.
Desta vez Kléber não quer se precipitar em relação ao jogador.
Nilmar conseguiu a liberação depois da decisão do juiz Marco Antônio Santos, da 81ª Vara do Trabalho, de São Paulo. Apesar do interesse rubro-negro, o advogado André Ribeiro informou ontem que alguns clubes europeus deverão entrar no circuito para contratar o cobiçado jogador.
Kléber Leite deverá correr contra o tempo para resolver o mais rapidamente possível este caso, que se arrasta há meses.
Flamengo acredita na força do Maracanã
Aproveitamento no estádio anima, mas time precisará de mais para evitar queda
Fla disputará 15 pontos nas próximas cinco rodadas do Brasileiro no Maracanã (Crédito: Gilvan de Souza)
Bernardo Besouchet e Marlos Bittencourt
Para sair da temível zona do rebaixamento, não basta apenas rezar como geralmente faz o goleiro Bruno, do Flamengo, antes dos jogos. A receita é simples: tem de se dedicar dentro de campo para obter o resultado positivo e, para isso, nada melhor do que uma seqüência de cinco jogos no Maracanã.
E jogar no estádio este ano vem sendo um agradável tarefa para os jogadores rubro-negros. Foi lá que o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca. Das 21 partidas disputadas no Maracanã no ano, foram 11 vitórias, quatro derrotas e seis derrotas e o bom aproveitamento de 62%.
Contudo, repetir os 62% de aproveitamento nas próximas cinco partidas não fará com que o clube afaste totalmente o risco de rebaixamento.
Caso o desempenho se repita, o Flamengo obterá apenas nove dos 15 pontos que serão disputados, o que o levará aos 27 apenas.
Para isso, os jogadores precisarão fazer mais para livrar o clube do fantasma do rebaixamento. E Souza espera que o Maracanã traga novos ares ao Rubro-Negro.
– O Maracanã é nosso caldeirão. Jogar no estádio, com nossa torcida apoiando, já é um passo a mais para vencer os adversários – disse.
Já Joel Santana contou estar esperançoso por uma reação da equipe rubro-negra, por conta da seqüência de jogos em casa. Para ele, o aproveitamento vai subir.
– Vamos buscar bater um por um nossos adversários para sair da zona do rebaixamento e melhorar os números do nosso time na tabela – disse Joel, que comparou a seqüência de jogos a uma guerra: – Vamos entrar numa guerra e ela vai continuar jogo após jogos que enfrentarmos – encerrou.
Renato Augusto e Leonardo se esforçam para voltar
Jogadores fizeram trabalhos físicos durante coletivo na Granja
Enquanto os titulares do Flamengo venciam os reservas por 3 a 0 no coletivo realizado nesta terça-feira, na Granja Comary, o apoiador Renato Augusto e o atacante Leonardo se esforçavam para estar a disposição do técnico Joel Santana para a partida contra o Juventude, nesta quinta-feira, no Maracanã.
Os dois fizeram um treinamento físico à parte. Enquanto Renato Augusto se recupera de um estiramento na coxa esquerda, Leonardo sofre com dores no tornozelo direito.
Obina marca dois gols em coletivo na Granja Comary
Atacante jogou entre os titulares e teve uma boa movimentação
Os titulares do Flamengo venceram os reservas por 3 a 0 no coletivo realizado nesta terça-feira, na Granka Comary, em Teresópolis. Obina voltou à equipe principal e marcou duas vezes, sendo uma de pênalti. Souza, que entrou em seu lugar, fechou o placar. Como é comum na região, a neblina e o frio marcaram a atividade.
A equipe de Joel Santana mostrou uma boa movimentação, com Maxi e Roger se revezando na criação de jogadas pela esquerda. Antes do coletivo, todos os jogadores correram por cerca de 15 minutos.