O GLOBO
Problemas do Botafogo não iludem Joel
Técnico do Fla diz que enfrenta time que rival escalar na final
A decisão da Taça Rio deixou marcas no Botafogo, que perdeu Triguinho, Alessandro e Jorge Henrique para o primeiro jogo da final, contra o Flamengo. O técnico rubro-negro, Joel Santana, preferiu minimizar os problemas que o adversário levará para o início da disputa do título estadual.
- Não vou sequer falar dos problemas do Botafogo ou do time deles. O que colocarem em campo, o Flamengo vai enfrentar - disse Joel, logo após acompanhar pela televisão a final da Taça Rio. - O Botafogo tem um time de qualidade, mas agora estou preocupado com o jogo da Libertadores.
O treinador se referia à partida de quarta-feira, no Maracanã, contra o Coronel Bolognesi. Joel disse ter visto um jogo equilibrado ontem.
- Foi uma partida igual. Ficou provado que quem fizesse um gol seria campeão. O Fluminense teve chances e pagou um preço alto por não aproveitar. Em um jogo decisivo, não se pode desperdiçar um pênalti.
Médicos liberam Jônatas\ e Renato Augusto\
Hoje pela manhã, a delegação rubro-negra segue para a Granja Comary, em Teresópolis, onde irá se preparar para enfrentar o Bolognesi e, depois, para a final do Estadual.
A comissão técnica vai decidir se vai aproveitar Renato Augusto na quarta-feira. O jogador, recuperado de uma contusão na perna direita, foi para o campo mas não treinou com o grupo no último sábado. Segundo os médicos do clube, o meia está entregue à preparação física. É o mesmo caso de Jônatas, que se recuperou de lesão muscular sofrida há quase um mês.
Finalistas do Campeonato Estadual de 2008, Flamengo e Botafogo são rivais há 95 anos, desde 13 de junho de 1913, quando os alvinegros venceram por 1 a 0. Ao longo de todo este período as duas equipes já decidiram o Campeonato Carioca em três oportunidades.
Na primeira, em 1962, um campeonato que era disputado em pontos corridos, com regulamento bem diferente do atual, o Botafogo goleou o Flamengo por 3 a 0 e foi campeão. Em 1989, o Botafogo quebrou o jejum de 21 anos sem título estadual (desde 1968), ganhando do adversário por 1 a 0. No ano passado, alvinegros e rubro-negros foram protagonistas da decisão do Estadual. O jogo terminou empatado em 2 a 2, mas o Flamengo levou o títulos nos pênaltis: 4 a 2.
O Botafogo foi campeão estadual 18 vezes e o Flamengo, 29.
Os dois times decidiram também o Campeonato Brasileiro de 1992, em duas partidas. O Flamengo se sagrou campeão com 3 a 0 e 2 a 2.
De acordo com o site https://www.flamengo.com.br/flapedia/Botafogo, os dois times já se enfrentaram 330 vezes, com 118 vitórias do Flamengo, 107 do Botafogo e 105 empates.
MARCELINHO JOGA
Expulso de quadra na primeira partida das finais da Liga Sul-Americana de Basquete, o ala/armador Marcelinho jogará amanhã, pelo Flamengo, o terceiro decisivo, contra o Regatas Corrientes, da Argentina, às 19h, no Maracanãzinho. O atleta foi punido com um jogo de suspensão, já cumprido, e multa de US$500.
JORNAL DOS SPORTS
Só depende dele
Preparador físico garante que Renato Augusto já está curado da lesão no joelho direito
Nathan De Lima
Arquivo JS
Renato Augusto poderá voltar a jogar na quarta-feira, se não sentir mais dores no joelho direito
O Flamengo sobe a serra novamente para se preparar para as finais do Campeonato Carioca e para o jogo contra o Coronel Bolognesi pela Libertadores, na quarta-feira. A viagem para Teresópolis poderia servir para definir a equipe, mas o técnico Joel Santana já confirmou que o time vai com força máxima, ou seja, a mesma equipe que enfrentou o Cienciano em Cusco e o Botafogo no domingo passado. Porém, a escalação do apoiador Renato Augusto ainda é dúvida, pois o jogador recupera-se de uma lesão no joelho direito.\ O médico Walter Martins, confirmou ontem que, apesar do apoiador já está liberado para os trabalhos físicos, sua confirmação só poderá ser garantida após o treinamento de amanhã.\
“Já entregamos o Renato Augusto para a preparação física. Agora é com o Ronaldo Torres. Pelo que eu sei, se ele treinar bem amanhã poderá participar normalmente do jogo de quarta-feira. Domingo, com certeza, ele joga”, garantiu Walter Martins.
O preparador físico e braço direito de Joel Santana, Ronaldo Torres, avisou que a escalação de Renato Augusto só depende do próprio jogador, já que não existe mais lesão e ele está bem preparado fisicamente.
“Hoje ele fez um trabalho junto com o grupo, mas ainda sentiu bastante. Vamos aguardar um pouco para ver se ele vai sentir dor. Agora é com ele, não tem mais lesão, é só dor mesmo. Ele está preparado fisicamente, pois apesar de machucado vinha trabalhando na musculação”, disse Ronaldo Torres.
Outra volta
Assim como Renato Augusto, o cabeça-de-área Jônatas volta a treinar normalmente com o grupo amanhã. Ele recupera-se de uma lesão na coxa esquerda sofrida no jogo contra o Friburguense pela Taça Rio. Walter Martins avisou que Renato Augusto e Jônatas podem até não ter condições contra o Bolognesi, mas garantiu que na final de domingo os dois estarão a disposição do técnico Joel Santana.
“O Jônatas já está recuperado também e segunda-feira já vai treinar com todo o grupo lá em Teresópolis. Assim como o Renato, vai depender dos treinamentos para saber se ele vai ter condições de jogo contra o Bolognesi, mas ambos poderão jogar a final de domingo”, completou.
Fla de folga, mas de olho na Libertadores
Enquanto no Maracanã Botafogo e Fluminense faziam a final da Taça Rio, os jogadores do Flamengo ganharam folga ontem. O capitão da equipe, Fábio Luciano, aproveitou o descanso para ficar com a família e o filho Gian Luca, de apenas três anos. Sem se preocupar muito com o adversário das finais do Campeonato Carioca, que acontecerão nos domingos 27 de abril e 4 de maio, ele disse que no momento só pensa no jogo de quarta-feira contra o Coronel Bolognesi, pela última rodada da primeira fase da Libertadores.
“Estamos pensando só no Bolognesi. Vai ser um jogo importante, já que vale a primeira colocação no nosso grupo”, disse Fábio Luciano.
Se confirmar a primeira colocação do Grupo 4 da Libertadores, o Flamengo terá uma grande chance de enfrentar o forte time do América (MEX) na altitude de aproximadamente 2.240 metros, da Cidade do México, onde fica localizado o Estádio Azteca, com capacidade para aproximadamente 114 mil pessoas. Porém, Fábio Luciano não parece preocupado, nem com a pressão dos torcedores e nem com a altitude do local. E lembrou que, recentemente, o Flamengo foi a Cusco e venceu o Cienciano por 3 a 0.
“Sei que temos muitas chances de enfrentar o América lá do México, mas isso não nos preocupa muito, pois fizemos uma viagem difícil para o Peru e vencemos bem”, disse.
No momento, o Flamengo lidera o Grupo 4 da competição com 10 pontos, um a mais do que o Nacional do Uruguai, e se a primeira fase terminasse hoje, enfrentaria a LDU, do Equador.
“Um jogo muda toda a classificação. Vamos esperar, mas sabemos que quem quer ser campeão não pode escolher adversário”, completou Fábio Luciano.
Joel: ‘Só vou pensar neles na quinta-feira’
Joel Santana quer seu time com atenção voltada para a partida pela Libertadores, na quarta-feira
Nathan de Lima
Nina Lima
Joel acha que a decisão da Taça Rio, ontem, foi um jogo equilibrado e que ter perdido o pênalti pode ter sido fatal para o Fluminense
O Flamengo conheceu ontem, após a vitória do Botafogo por 1 a 0 sobre o Fluminense no Maracanã, seu adversário nas finais do Campeonato Carioca deste ano, que acontecerão nos domingos 27 e 4 de maio. Não é a primeira vez este ano que os dois times terão de disputar o título de melhor do Rio.
Na Taça Guanabara, os dois times se enfrentaram e o Flamengolevou a melhor, após vencer os rivais por 2 a 1, em um clássico marcado pela polêmica. Além da Taça Guanabara deste ano, na temporada passada os dois fizeram a final do Campeonato Carioca, também vencida pelo Flamengo. A história parece estar se repetindo. Novamente o Flamengo conquistou a Taça Guanabara e o Botafogo, a Taça Rio.
O técnico Joel Santana sabe que, dessa vez, a final será tão difícil quanto a do ano passado, talvez até mais, já que na final da Taça Guanabara o Botafogo reclamou muito da arbitragem e por isso está com os rubro-negros engasgados. Porém, como é de costume, o treinador não quis comentar sobre o Botafogo e nem sobre os dois desfalques do rival para a primeira partida da final: o lateral Alessandro e o atacante Jorge Henrique, ambos expulsos na partida contra o Fluminense.
"Como sempre, não gosto de falar sobre o adversário. Vamos ter de lutar e jogar bem para merecermos a vitória. Não importa a formação que o adversário mandará a campo. Em nenhum momento o Flamengo ficou pensando em quem seria seu adversário na final. Estamos pensando primeiro no Coronel Bolognesi. Só a partir de quinta-feira vamos nos preparar para a final", disse o treinador, que achou o resultado da final da Taça Rio justa.
"Foi uma partida igual e ficou claro que quem marcasse o gol na frente sairia vencedor. O Fluminense teve boas chances, não marcou e ainda perdeu um pênalti, o que quase sempre é fatal em uma decisão. O Botafogo fez a sua parte e venceu com justiça", completou Joel Santana.
O DIA
De olho no inimigo
Joel Santana assistiu ao jogo e considerou justa a vitória do Botafogo
Janir Júnior
Rio - O programa do domingão de Joel Santana foi assistir à final da Taça Rio, entre Botafogo e Fluminense. O técnico do Flamengo considerou justa a vitória alvinegra, mas evitou qualquer comentário sobre os desfalques que o adversário terá no primeiro jogo da decisão do Estadual, domingo. Jorge Henrique e Alessandro cumprirão suspensão. Castillo e Triguinho estão machucados.
“Como sempre, eu não comento sobre o adversário. Sei é que o Flamengo vai ter de lutar muito e jogar bem para merecer a vitória, não importa a formação que o Botafogo mandará a campo no domingo”, afirmou Joel, que também fez uma análise da partida de ontem.
“Foi um jogo igual e estava claro que quem marcasse o gol na frente sairia vencedor. O Fluminense teve boas chances, não marcou e ainda perdeu um pênalti, o que é fatal em decisão. O Botafogo fez a sua parte e venceu com justiça”, disse.
Hoje, o time do Flamengo segue para Teresópolis, onde treinará para o jogo de quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi. Renato Augusto, com dores musculares, ainda é dúvida.\ “Em nenhum momento o Flamengo ficou pensando em quem seria o adversário na final. Estamos pensando primeiro no Coronel Bolognesi. A partir de quinta-feira vamos falar sobre a decisão do Estadual”, completou.\
Depois do jogo pela Libertadores, o time retorna para Teresópolis para se preparar para a decisão. “A viagem será boa, pois dará mais tranqüilidade para trabalhar. Colocamos as coisas que consideramos erradas em seus devidos lugares. A parte psicológica é a mais importante quando se faz partidas de tanta importância”, salientou Joel Santana.
PELÉNET
Confira a semana de treinamentos do Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de janeiro\
A semana começou com folga para os jogadores do Flamengo. O treino que teria na Gávea no domingo foi cancelado, ou seja, a reta final da preparação visando aos jogos decisivos pela Copa Libertadores e Campeonato Estadual iniciam-se nesta segunda-feira, pela manhã.
Neste dia, a delegação se apresenta na Gávea e viaja para a Granja Comary, em Teresópolis. Com isso, o "dever de casa" dos rubro-negros foi assistir a decisão da Taça Rio, que qualificou o Botafogo para a finalíssima, após vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense.
Depois de almoçar no centro de treinamento da seleção brasileira, o técnico Joel Santana deve comandar um coletivo. Na terça-feira, pela manhã, os jogadores têm o último treino antes da concentração para o jogo contra o Coronel Bolognese, que será realizado na quarta-feira, à noite, no Maracanã.
Com a classificação confirmada na Libertadores, é vez da delegação voltar para a Granja Comary, na manhã seguinte, com os pensamentos voltados para o embate final do estadual. Joel Santana acerta a equipe no trabalho à tarde. Sexta e sábado, a atividade será pela manhã.
Em seguida, a delegação retorna ao Rio de Janeiro e vai direto para a concentração, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade. O Flamengo enfrenta o Glorioso, às 16h, no Maracanã.
Fla de folga, mas de olho na Libertadores
Enquanto no Maracanã Botafogo e Fluminense faziam a final da Taça Rio, os jogadores do Flamengo ganharam folga ontem. O capitão da equipe, Fábio Luciano, aproveitou o descanso para ficar com a família e o filho Gian Luca, de apenas três anos. Sem se preocupar muito com o adversário das finais do Campeonato Carioca, que acontecerão nos domingos 27 de abril e 4 de maio, ele disse que no momento só pensa no jogo de quarta-feira contra o Coronel Bolognesi, pela última rodada da primeira fase da Libertadores.
“Estamos pensando só no Bolognesi. Vai ser um jogo importante, já que vale a primeira colocação no nosso grupo”, disse Fábio Luciano.
Se confirmar a primeira colocação do Grupo 4 da Libertadores, o Flamengo terá uma grande chance de enfrentar o forte time do América (MEX) na altitude de aproximadamente 2.240 metros, da Cidade do México, onde fica localizado o Estádio Azteca, com capacidade para aproximadamente 114 mil pessoas. Porém, Fábio Luciano não parece preocupado, nem com a pressão dos torcedores e nem com a altitude do local. E lembrou que, recentemente, o Flamengo foi a Cusco e venceu o Cienciano por 3 a 0.
“Sei que temos muitas chances de enfrentar o América lá do México, mas isso não nos preocupa muito, pois fizemos uma viagem difícil para o Peru e vencemos bem”, disse.
No momento, o Flamengo lidera o Grupo 4 da competição com 10 pontos, um a mais do que o Nacional do Uruguai, e se a primeira fase terminasse hoje, enfrentaria a LDU, do Equador.
“Um jogo muda toda a classificação. Vamos esperar, mas sabemos que quem quer ser campeão não pode escolher adversário”, completou Fábio Luciano.
Kléberson não se abala com vaias da torcida do Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Contratado para ser o organizador do meio-campo do Flamengo, Kléberson ainda não realizou uma grande apresentação. Por isso, vem sofrendo com vaias da torcida, assim como ocorreu durante a derrota por 3 a 0 diante do Botafogo, no último domingo, pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.
Kléberson não se incomoda com vaias da torcida e assegura que isso acabará logo
Contudo, nada disso é capaz de tirar o foco do apoiador. Tranqüilo, ele assegura não estar abalado e afirma que já se acostumou com a pressão.
"Eu não me incomodo com isso. Não me dá medo. Sou experiente e tenho que saber lidar com isso. Essa cobrança é normal, mas logo vou melhorar e reconquistar a confiança", disse.
"Preciso de tempo. Aos poucos, vou me adaptando mais e ficando mais à vontade em campo", emendou.
Kléberson foi contratado em outubro de 2007, mas só pôde estrear em fevereiro deste ano, uma vez que cumpria pena imposta pela Fifa por ter quebrado unilateralmente contrato com o Besiktas-TUR.
GLOBOESPORTE
Marcelinho liberado para defender o Fla
Suspensão de um jogo já cumprida é confirmada e ala poderá enfrentar o Regatas
Marcelinho estará de volta no Fla
O ala Marcelinho Machado está confirmado para a partida desta terça-feira entre Flamengo e Regatas Corrientes no Maracanãzinho, marcada para 19h, a terceira da série decisiva da Liga Sul-Americana, em que a equipe argentina lidera por 2 a 0.
O capitão rubro-negro teve punição de um jogo confirmada por uma carta da Consulbasket, entidade que organiza o torneio, além de uma multa de 500 dólares. Marcelinho foi expulso no jogo inaugural e já cumpriu a suspensão, o que garante a presença do experiente jogador para a revanche do time brasileiro.
Com o retorno aos treinos do pivô Wagner, que estava afastado por ter contraído dengue, a equipe rubro-negra está completa para a partida no Maracanãzinho.
Mais descansado após a exaustiva viagem, o Flamengo treina nesta segunda em dois períodos no local do confronto. Pela manhã de 10h às 12h, e à noite de 18h às 20h, quando segue direto para a concentração.
A diretoria do clube espera cerca de 10 mil torcedores para apoiar o Fla contra o time argentino. O preço do ingresso custa 10 reais, com meia entrada também para quem estiver vestido com a camisa rubro-negra.
Ironia: Regatas no Mengo Hotel
O Regatas chega ao Rio neste domingo às 22h35m, e por incrível que pareça, ficará hospedado no Mengo Palace Hotel, no bairro do Catete.
Caso o Flamengo derrote o rival na terça, a partida seguinte será disputada na quarta-feira, às 17h, também no Maracanãzinho.
LANCE
Joel Santana avalia decisão da Taça Rio
Partida apontou o Botafogo como adversário do Fla na final do Estadual
Joel considerou a vitória do Botafogo justa
LANCEPRESS!
O técnico Joel Santana fez uma breve análise sobre a decisão da Taça Rio entre Botafogo e Fluminense, que apontou o Alvinegro como adversário do Flamengo na final do Campeonato Carioca.
Para o comandante rubro-negro, jogos amarrados como este são decididos nos detalhes. Um deles foi a perda de pênalti de Washington. E foi exatamente isso que aconteceu.
- Foi uma partida igual e ficou claro que quem marcasse o gol na frente sairia vencedor. O Fluminense teve boas chances, não marcou e ainda perdeu um pênalti, o que quase sempre é fatal em uma decisão. O Botafogo fez a sua parte e venceu com justiça - declarou o treinador.
Fluminense vê domínio estadual ameaçado
Tricolores venceram 30 vezes o Carioca; os rubro-negros 29, e estão na decisão
Flamengo decide o Estadual contra o Botafogo e pode alcançar o Fluminense em número de títulos estaduais
LANCEPRESS!
Com a derrota para o Botafogo neste domingo, por 1 a 0, na final da Taça Rio, o torcedor do Fluminense terá que torcer pelo seu algoz na decisão da Taça Rio para não ver a sua hegemonia em relação às conquistas estaduais ameaçada.
Fora da decisão deste ano, os 30 títulos cariocas conquistados pelo clube das Laranjeiras podem ser igualados pelo rival Flamengo, que disputará a decisão do campeonato contra o Alvinegro.
Primeiro campeão carioca, em 1906, o Fluminense, como o Botafogo (1932, 1933, 1934 e 1935), já conquistou um tetracampeonato (1906, 1907 - ao lado do Botafogo -, 1908 e 1909) e foi aumentando sua sala de troféus no periodo anterior ao Maracanã - conquistou 15 vezes a taça.
Curiosamente, o futebol rubro-negro nasceu de uma dissidência do Tricolor. Nos últimos 58 anos, quando o Estadual passou a ser disputado tendo como principal palco o Maior do Mundo, o Flamengo ganhou 19 títulos contra 15 do Fluminense.
Reduzindo pela metade o tempo de observação, a arrancada do clube da Gávea mostra-se mais acentuada: são 11 conquistas rubro-negras (duas em 1979) contra sete tricolores (com um jejum de dez anos - entre 1985 e 1995).
Os títulos polêmicos:
1907 - Tanto Fluminense quanto Botafogo reinvidicavam o título da Liga Metropolitana de Football (LMF). A divisão foi definitivamente oficializada em 1993.
1912 - O Paysandu foi o campeão pela LMF. O título do Botafogo naquele ano foi obtido no certame de uma liga fundada pelo próprio Botafogo, a Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ), que rompera com a LMF e durou apenas um ano.
1924 - Flamengo e Fluminense abandonaram a Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT) e fundaram a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA) em 1924. Outros clubes foram admitidos na AMEA, sob condições baseadas em discriminação racial e social. O Vasco permaneceu na LMDT ao lado de outros clubes pequenos.
1933 a 1936 - Em 1933, vários clubes, entre eles os grandes, com exceção do Botafogo, romperam com a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e adotaram o profissionalismo, criando a Liga Carioca de Futebol (LCF). A CBD continuou reconhecendo oficialmente a AMEA, na qual o Botafogo permaneceu.
1937 - Com a adoção do profissionalismo em todo o território nacional em 1937, ocorre a fusão da LCF e da Federação Metropolitana de Desportos (FMD), surgindo a Liga de Futebol do Rio de Janeiro, que em 1941, passou a se chamar Federação Metropolitana de Futebol.
1979 - A fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, ocorrida em 1974, foi finalizada no âmbito futebolístico em 1979, com a criação da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (clubes do interior já vinham participando do campeonato desde 1975). Para celebrar o evento, a nova entidade realizou o assim denominado Campeonato Especial, além do campeonato normal.
Fonte: Mauro Prais.
Fla x Bolognesi terá arbitragem boliviana
Partida será válida pela sexta rodada do Grupo 4 da Copa Libertadores
LANCEPRESS!
A Conmebol divulgou a escala de arbitragem da última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Para o jogo entre Flamengo e Coronel Bolognesi, na próxima quarta-feira, o árbitro boliviano Ivan Gamboa. Ele terá como assistentes os compatriotas César Nistahuz e Humberto Paz.
O Flamengo está na liderança do Grupo 4 com dez pontos e já garantiu a classificação antecipada para as oitavas-de-final. para ter a vantagem de fazer a segunda partida em casa na próxima fase, o Rubro-Negro precisa da vitória para assegurar a ponta de cima da chave.
Fla busca a virada contra o Regatas-ARG
Rubro-Negro perde por 2 a 0 na final da Liga Sul-Americana de Basquete
LANCEPRESS!
Enquanto aguarda o julgamento de Marcelinho - expulso no primeiro jogo da série -, o Flamengo treina forte para encarar o Regatas Corrientes-ARG no Rio, a partir de terça-feira, pela Liga Sul-Americana de Basquete, e virar o placar da série, que está 2 a 0 para os Hermanos.
As lamentações em razão das derrotas ficaram para trás, mas o técnico Paulo Chupeta sabe que agora a situação está mais complicada.
- Tudo o que treinamos não deu resultado em quadra. Agora, é tentar virar esse jogo no Rio - disse.
Joel Santana aprova ida do Fla a Teresópolis
Time viaja nesta segunda-feira em preparação para semana decisiva
LANCEPRESS!\ O Flamengo viaja na manhã de segunda-feira para Teresópolis, onde começará a semana de preparação para o jogo de quarta-feira pela Libertadores, contra o Coronel Bolognesi, e para a decisão do Campeonato Carioca.\
O time treinará na Granja Comary, casa da Seleção Brasileira, e voltará para o Rio na terça-feira mesmo para o compromisso de quarta. O técnico Joel Santana falou da importância desse isolamento que o Flamengo terá nesse momento decisivo.
– Dá mais tranqüilidade para trabalhar. Dá para conversar melhor com os jogadores, colocar as coisas que consideramos erradas em seus devidos lugares. A parte psicológica é a mais importante quando se faz partidas de tanta importância – analisou o comandante rubro-negro.
Adílio dá receita do sucesso nos juniores
Ex-jogador tem conquistado tudo como técnico na base do Fla
LANCEPRESS!\ Comandante dos juniores do Flamengo há quase quatro anos, o ex-jogador Adílio vem de uma seqüência impressionante de conquistas na categoria. Além de tricampeão estadual – vai buscar o tetra contra o Fluminense na decisão deste ano –, ele já faturou a Copa Cultura e o bicampeonato da OPG. Um cartel respeitável para um treinador novato.\
A receita do sucesso está na seriedade da preparação, diz Adílio:
– As coisas estão encaminhando muito bem, pois todos estão concentrados nos obejtivos. O pessoal da diretoria também vem dando um suporte muito importante para nosso trabalho sair da melhor maneira.