O Globo
Joel: 'Estamos montando um time para chegar'
Técnico vibra com contratação do paraguaio Gavilán e encara com otimismo adversários do Fla na Libertadores
Márcio Tavares
Jantando com amigos na Zona Sul, o técnico Joel Santana nem acompanhou ontem à noite o sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2008. Soube que o Flamengo estava no Grupo 4, ao lado de Nacional, de Montevidéu; do desconhecido Coronel Bolognesi, de Tacna; e do Cienciano, de Cusco; ou Wanderers, também de Montevidéu. Convicto de que o Flamengo na Libertadores do ano que vem estará mais sólido e forte do que neste ano, Joel disparou:
- Time como o Flamengo não pode ficar escolhendo adversário. Estamos montando um time competitivo e temos que confiar na gente, na nossa força. Libertadores é competição de coração e futebol se ganha em campo, não adiantam teorias. O Defensor que eliminou o Flamengo e quase chegou à final este ano, saiu da repescagem no Uruguai. Estamos montando um time para chegar e temos que mostrar que estamos com sede de títulos - disse Joel Santana.
No ano que vem, o Flamengo não terá a altitude de Potosí, acima de 4.000 metros, como obstáculo. O problema é menor: Cuzco, sede do Cienciano, fica a 3.400 metros acima do nível do mar. No Uruguai, tudo igual: Montevidéu fica ao nível do mar. E Tacna está situada na costa peruana, com clima úmido no inverno e temperatura tépida no resto do ano.
Rodrigo faz exames médicos e será apresentado hoje
Para brilhar na Libertadores, Joel sabe que não adianta jogar bonito. Por isso, ficou satisfeito com a confirmação da contratação do paraguaio Diego Gavilán, o xerifão que faltava para evitar que a defesa fracasse como fracassou este ano nos jogos fora de casa.
- É um jogador experiente, tem quatro Libertadores nas costas, jogou na seleção de seu país. Gostei muito quando me indicaram seu nome. Tem personalidade e é um profissional que vai ser muito importante no nosso grupo, que está muito forte - disse Joel.
Gavilán, de 27 anos e 1,73m, já assinou contrato até o fim de 2008, mas, como se casa neste sábado, em Assunção, só estará no Rio após o Natal, dia 26, para fazer os exames médicos de rotina. Se for aprovado, será apresentado à tarde, na Gávea. Revelado no Cerro Porteño jogando como zagueiro, agora é cabeça-de-área.
Ele teve passagens por Newcastle (Inglaterra), Tecos (México), Internacional, Udinese (Itália) e Newell's Old Boys (Argentina) e no último Brasileiro, jogando pelo Grêmio, foi suspenso por 120 dias por agredir Valdivia, do Palmeiras, com um soco. A punição acaba em fevereiro, mas o Flamengo lutará no STJD para que a pena seja reduzida e ele possa estrear no Estadual dia 20 de janeiro. Além de Gavilán, o apoiador Jônatas está a caminho, assim como um atacante cujo nome vem sendo mantido em sigilo.
Enquanto Gavilán não vem, o Flamengo apresenta hoje o zagueiro Rodrigo, que chegou ao Rio à tarde para os exames médicos. Com um enorme cordão com a letra R, Rodrigo logo percebeu a empolgação do rubro-negro. Mal desembarcou, virou atração no Aeroporto Santos Dumont.
- Estou curtindo muito. Os torcedores falaram comigo, me apoiaram. Agora é encarar a massa - disse Rodrigo. - A torcida me impressionou pela forma como empurrou o time.
Mas, por pouco, a alegria na Gávea pela contratação de reforços de peso como Gavilán e Rodrigo não esbarra numa decisão judicial que vinha ameaçando o Flamengo neste fim de ano festivo. Desde o começo da semana o clube vinha convivendo com a possibilidade da penhora das cotas de patrocínio da Petrobras, que finalmente estão à disposição - cerca de R$15 milhões, a maior parte comprometida.
A penhora da quantia de R$6 milhões, para pagamento ao Atlético de Madrid, por conta da dívida contraída na contratação de Gamarra em 2000, fora determinada pela 6ª Vara Cível e estava até publicada no Diário Oficial de ontem. O Flamengo, no entanto, conseguiu pagar os atrasados de outubro e novembro, faltando apenas o 13º salário.
Libertadores de tirar o fôlego
Sorteio dos grupos põe Flu e Fla sob a ameaça da altitude já na primeira fase
Sergio Peña
Apesar das recomendações da Fifa para que não haja futebol acima de 2.600m, Flamengo e Fluminense devem subir o morro para chegar ao topo do futebol sul-americano. O sorteio da tabela da Copa Libertadores do ano que vem, realizado ontem na capital paraguaia, pôs o tricolor como cabeça-de-chave do Grupo 8, pelo qual vai enfrentar o Libertad (Paraguai) e os 2.800m de Quito, onde jogará contra o equatoriano LDU. O terceiro rival sairá do confronto entre o argentino Arsenal e o venezuelano Mineros. Os cariocas devem estrear no dia 13 de janeiro, mas a ordem dos jogos ainda não foi divulgada.
Eliminado nas oitavas-de-final na última edição pelo Defensor, do Uruguai, o Flamengo terá novamente um adversário daquele país, o Nacional, dessa vez na fase de grupos. Cabeça de chave do Grupo 4, o rubro-negro enfrentará ainda o Coronel Bolognesi, da cidade peruana de Tacna (com altitude insignificante de 560m) e o vencedor de Cienciano (Peru) e Wanderers (Uruguai). Em caso de classificação do segundo peruano, o Flamengo voltará a sofrer com a falta de ar como aconteceu na última Libertadores, quando o time empatou em 2 a 2 com o boliviano Real Potosí, a 4.000m. Em Cuzco, cidade do Cienciano, a altitude é de 3.400m
Naquela noite de desespero vivida na Bolívia, jogadores rubro-negros tiveram crises de hipotermia e a falta de oxigênio só foi atenuada pelos balões levados pelo próprio Flamengo, já que o clube local não ofereceu os equipamentos. Um vídeo com imagens do sofrimento rubro-negro foi enviado à Fifa e deu fôlego aos protestos contra a altitude. Meses depois, a entidade proibiu jogos de seleções acima de 2.700m e recomendou que os clubes respeitassem o mesmo limite. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), no entanto, decidiu manter a polêmica nas alturas. Assim como os presidentes de Brasil, Bolívia e Venezuela, a Conmebol entende que é direito das populações locais praticar esportes e competições na cidade aonde se vive. Mesmo sem ter que correr atrás da bola, recentemente, o ministro da Justiça, Tarso Genro, desmaiou e precisou de atendimento médico em solenidade em La Paz.
O São Paulo tem boa saúde para enfrentar nova escalada. Em busca do tetracampeonato, o tricolor ficou no Grupo 7, ao lado do paraguaio Sportivo Luqueño, do colombiano Nacional de Medellin e do vencedor entre Audax Italiano (Chile) e o terceiro classificado da Colômbia. No Grupo 6, o Santos enfrentará o boliviano San José, em Oruro, a 4.000m; o mexicano Chivas Guadalajara e o segundo classificado colombiano. Na pré-Libertadores, o Cruzeiro precisa bater o paraguaio Cerro Porteño em dois jogos (30 de janeiro em Belo Horizonte e 6 de fevereiro em Assunção) para disputar o Grupo 1, ao lado de San Lorenzo (Argentina), Real Potosí e o venezuelano Caracas. Os dois primeiros de cada chave passam às oitavas-de-final. Nesta etapa, o cruzamento vai obedecer à ordem de classificação da primeira fase. O time de melhor pontuação entre os primeiros colocados vai enfrentar o de pior campanha entre os segundos e assim sucessivamente. A Libertadores será disputada de 30 de janeiro a dois de julho.
Jornal dos Sports
Garra paraguaia na Gávea
Experiente em disputas de Libertadores, meio-campo Gavilán é contratado pelo Flamengo
NATHAN DE LIMA E THIAGO BOKEL
A nova onda de contratações do Flamengo continua a todo vapor. Depois de confirmar as vindas do apoiador Marcinho, ex-Atlético-MG, e do zagueiro Rodrigo, que estava no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, ontem foi a vez de a diretoria anunciar a chegada do cabeça-de-área paraguaio Diego Gavilán, que disputou o última temporada pelo Grêmio. Ele se apresenta na próxima quarta-feira para realizar exames médicos e assinar contrato.
Gavilán, no entanto, não estará presente na estréia do time no Campeonato Carioca, pois foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por 120 dias por ter agredido o apoiador chileno Valdívia, na derrota do Grêmio para o Palmeiras por 2 a 0, no dia 6 de outubro deste ano. A punição, entretanto, só vale para campeonatos regionais e nacionais, assim sendo, Gavilán está liberado para defender o Rubro-Negro na Libertadores.
Com esta contratação, somada à de Jônatas, o Flamengo passa a ter onze cabeças-de-área no plantel: Rômulo, Jaílton, Léo Medeiros, Ibson, Cristian, Vinícius Colombiano, Marcinho e Colace - estes três últimos, ainda não estão garantidos para 2008, pois poderão ser emprestados.
Gavilán não teve uma boa passagem pelo Grêmio, e em nenhum momento conseguiu se firmar entre os titulares. Depois da suspensão, ele ficou sem ambiente no clube gaúcho. Outro fator importante para sua saída foi a grande identificação que Gavilán com o Inter, onde jogou por dois anos. A rejeição da torcida se deu logo nos primeiros jogos.
Faltam dois
Agora, de acordo com o que tinha anunciado o dirigente, apenas mais dois jogadores deverão chegar para o próximo ano. Um será o atacante para formar dupla com Souza. O outro, ainda é uma incógnita.
Há oito anos, clube ganhava a Copa Mercosul
Há oito anos o Flamengo conquistava seu último título internacional. A Copa Mercosul de 1999 foi vencida com muita raça, superando um dos maiores times dos anos 90, o Palmeiras, campeão da Libertadores daquele mesmo ano.
O clima que envolvia a decisão era de revanche, já que o Fla havia sido eliminado em maio, da Copa do Brasil, pelo Alviverde. Com muita força de vontade o time do técnico Carlinhos, que comandou na na final já demitido, fez duas partidas maravilhosas e com um gol de Lê, aos 38 minutos do segundo tempo, da última partida, conseguiu o título.
No primeiro jogo, no Maracanã, o Flamengo foi valente e conseguiu um incrível 4 a 3. A vitória garantiu o direito do empate no Parque Antártica, o que aconteceu. O placar de 3 a 3 aconteceu graças ao empenho dos jogadores rubro-negros, que fizeram um jogo de arrepiar.
O Fla jogou com Clemer, Maurinho, Juan, Célio Silva e Athirson; Leandro Ávila, Marcelo (Lê), Leo Inácio (Rodrigo Mendes) e Caio (Iranildo); Reinaldo e Leandro Machado. O Palmeiras, de Luiz Felipe Scolari, com Marcos, Arce, J. Baiano, Cleber e Junior; C. Sampaio, Euller (Oséas), Alex e Zinho; Paulo Nunes (Rogério) e Asprilla.
Libertadores: Joel não teme adversários
A torcida rubro-negra já sabe quem o Flamengo irá enfrentar na Copa Libertadores do ano que vem. Foram sorteados na noite de ontem, em Assunção, no Paraguai, os grupos da competição, e o Fla, cabeça-de-chave do Grupo 4, e terá como adversários o Nacional, do Uruguai, o Coronel Bolognesi, do Peru, e o vencedor do confronto entre Montevideo Wanders e Cienciano, também do Uruguai e Peru, respectivamente.
O sorteio, na teoria, foi favorável ao Rubro-Negro, pois, exceto o Nacional, os outros clubes não tem muita tradição na competição. No entanto, o Cienciano foi campeão da Copa Sul-Americana em 2003, e joga numa altitude 3.360m, fato que pode preocupar, principalmente se for lembrado o trauma do ano passado, quando a equipe enfrentou o Real Potosí, da Bolívia, acima dos 4.200m do nível do mar, e os jogadores sofreram para terminar a partida.
"Não temos que escolher os adversários, o grupo é bom. Aqui é Flamengo, eles que têm que ficar preocupados conosco. Podemos jogar com dois times do Uruguai, mas não tem problema, estamos montando uma equipe forte para a próxima temporada. Prefiro não falar ainda de altitude, pois o Cienciano ainda não está definido como nosso adversário. Eles podem nem passar da primeira fase", analisou o técnico Joel Santana (foto).
Já o vice de futebol Kleber Leite, que não pôde embarcar para Assunção, por causa de um problema no avião que o levaria à capital paraguaia, preferiu não polemizar quanto ao nível do grupo. Já em relação à altitude, a briga promete estar apenas começando.
"Essa história de grupos é muita relativa. O importante é termos um time forte, para realizar grande campanha. Quanto a altitude, não tem jogo acima de 2.700 metros. A Fifa já disse que ninguém joga e ninguém irá jogar. Quem disser algo diferente disso, vai estar falando besteira", alertou.
Mesmo não tendo um grupo tão fácil como foi no ano passado, o Flamengo não tem do que reclamar do sorteio. Apesar de poder enfrentar dois times uruguaios, ter se livrado de clubes como o próprio Potosí, LDU, do Equador, Colo-Colo, do Chile, além do Cruzeiro, dos clubes argentinos e mexicanos, dá um bom indício de que a primeira fase não deverá causar muitos problemas.
NACIONAL
Nome : Club Nacional de Football\ País: Uruguai\ Data de fundação : 14 de maio de 1889\ Estádio: Gran Parque Central, Montevidéu, com capacidade para 25 mil espectadores\ Títulos: 41 vezes campeão uruguaio, tricampeão da Copa Libertadores (1971, 80 e 88) e tricampeão mundial (1971, 80 e 88)\ Ídolos: Victorino, Hugo de León, Rúben Sosa, Rodolfo Rodríguez, Álvaro Recoba\ Curiosidades: Foi o primeiro clube de seu país a ser fundado por uruguaios, já que os surgidos antes eram fundados por estrangeiros, em sua maioria ingleses\
CORONEL BOLOGNESI
Nome : Coronel Bolognesi Fútbol Club\ País: Peru\ Data de fundação : 1929\ Estádio: Jorge Basadre, em Tacna, com capacidade para 25 mil espectadores\ Títulos: Copa Peru (1976 e 2001), Torneo Clausura (2007) e Torneo Descentralizado - Região Sul (1985 e 87)\ Principais jogadores: Diego Penny (goleiro), Miguel Ostersen (zagueiro), Mario Soto (armador) e Eric Martin (atacante)\ Curiosidades: O nome do clube foi dado em homenagem ao defensor de Arica na Guerra do Pacífico Coronel Francisco Bolognesi\
VENCEDOR 5
O confronto que definirá o terceiro adversário do Flamengo na primeira fase da Copa Libertadores 2008 será entre o Cienciano, do Peru, e o Montevideo Wanderers, do Uruguai.
O clube peruano, fundado em 1901, atua no Estádio Garciliaso de la Vega, em Cuzco, com capacidade para 45 mil espectadores. Suas maiores conquistas foram a Copa Sul-Americana (2003), a Recopa Sul-Americana (2004), o Torneo Apertura (2005) e o Clausura (2001). O clube uruguaio, por sua vez, foi fundado em 1902. Seu estádio, o Alfredo Victor Vieira (capacidade de 12 mil pessoas). O clube, no qual atuaram craques como Obdulio Varela e Enzo Francescoli, foi campeão uruguaio em 1906, 1909 e 31.
‘Xerifão’ Rodrigo se apresenta hoje
A torcida rubro-negra já estava começando a cobrar e, por isso, hoje é mais um dia de apresentação na Gávea. O zagueiro Rodrigo ex-São Paulo, que estava no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, vestirá pela primeira vez a camisa do Flamengo, às 16h30min, no Auditório Rogério Steinberg, na Gávea.
O jogador chega com banca de titular, mas terá que batalhar para conquistar a vaga de Ronaldo Angelim, que fez uma excelente temporada e por ser canhoto leva um pouco de vantagem no esquema tático do ténico Joel Santana. Rodrigo, que já fez dupla com o xerifão Fábio Luciano na Ponte Preta, disse que um dos motivos que o fez jogar no Fla foi o tamanho e paixão da grande Nação Rubro-Negra.
"Pode parecer um 'lugar comum', mas todo jogador de futebol realmente sonha em atuar no Flamengo. Ter a massa rubro-negra a seu lado é um diferencial na hora das partidas decisivas", disse o zagueiro, que confessou estar muito ansioso para o momento da apresentação.
"Aguardo com ansiedade este momento em que poderei vestir o 'Manto Sagrado' e entrar para a maior torcida do planeta. Espero que 2008 seja um ano vitorioso e faremos de tudo o Fla voltar a brilhar no cenário internacional", completou Rodrigo.
"Ele vai se apresentar amanhã (hoje), ficamos muito feliz em termos acertado tudo. Já o Jônatas, se Deus quiser, vai ser apresentado na próxima semana", disse o vice de futebol Kleber Leite.
Flamengo coloca os salários em dia
O Flamengo está saldando, na tarde desta quarta-feira, os salários de todos os funcionários e atletas do ano de 2007. Os pagamentos incluem todos os meses de novembro, dezembro, décimo térceiro e todas as premiações atrasadas.
A direção financeira do clube teve que driblar várias dificuldades para poder realizar a operação, dentre elas, uma penhora na justiça cível de 5 milhões de reais por parte do Atlético de Madrid em função da aquisição do zagueiro Gamarra durante a gestão do ex-presidente Edmundo Santos Silva e uma execução trabalhista no valor de 1 milhão de reais por parte do meia Lê.
A receita utilizada para os pagamentos são do contrato de patrocínio da Petrobras e que foram finalmente liberadas em função da adesão do clube à Timemania.
Kleber Leite otimista em relação a Jônatas
O vice-presidente de futebol do Flamengo Kleber Leite garantiu que a volta de Jônatas ao Rubro-Negro está perto de ser concretizada. O cartola disse que a única maneira de o apoiador fazer parte do grupo do Fla na próxima temporada é se o Espanyol aceitar liberá-lo por empréstimo, o que, ao que tudo indica, deverá acontecer.
"Queremos um empréstimo de 1 ano e meio. Faltam detalhes, muito pouca coisa, está tudo muito bem encaminhado. O Eduardo Uram está fazendo este 'meio de campo', e com muita competência. De repente amanhã tenhamos novidades", disse Kleber nesta quarta-feira, à Rádio Bandeirantes.
Campeão estadual de 2007 pode ser conhecido no sábado
O sábado será de emoção e decisão na raia da Lagoa Rodrigo de Freitas. Às 9h terá início a prova do Oito Com - Estreante, válida pela 4ª Regata do Campeonato Estadual de Remo 2007, suspensa por ordem do Superior Tribunal de Justiça Desportiva.
Até o momento, o Clube de Regatas do Flamengo se encontra na liderança do Campeonato, com 250 pontos. O Vasco, que se manteve à frente até a última Regata, vem logo atrás, com 249 pontos.
Se o rubro-negro vencer a prova estará declarado oficialmente o campeão estadual de 2007. Caso contrário, terá que aguardar uma decisão do STJD a respeito da prova do Dois Com, válida pela 2ª Regata e que está sub-júdice. A audiência está marcada para o dia 18 de janeiro.
A prova Dois Com foi levada aos tribunais pelo Flamengo, que alegou que a equipe vascaína competiu com um atleta que não estava inscrito. O que gerou uma grande polêmica e a indefinição do campeão.
Em primeira instância o Vasco teve o ganho de causa. Insatisfeitos, os rubro-negros levaram o caso para o STJD, que marcou o julgamento para o dia 18 de janeiro.
A indefinição na prova do Dois Com provocou a suspensão da Oito Com. As duas são provas para estreantes (até três vitórias) e o Flamengo possui atletas que deixam de ser estreantes caso o clube vença a Dois Com nos tribunais.
Como tempero a mais para a prova de sábado vale lembrar que os vascaínos entrarão na Lagoa com o barco “Eurico Miranda”, famoso por nunca ter perdido uma única disputa.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Estadual de Remo termina com disputa no tapetão. O remo carioca, entretanto, vive um bom momento e classificou atletas para a disputa da Olimpíada de Pequim, como a vascaína Fabiana Beltrame, no skiff.
Julio Delamare recebe elite da natação do Rio
O Campeonato Estadual Absoluto de Natação, Troféu Dr. Rogério Carneiro, será disputado no fim de semana, na piscina de 50m do Parque Aquático Júlio Delamare. Será a última competição de 2007 para os nadadores cariocas.
Os rubro-negrosThiago Parravicini e Mariana Brochado (foto)estarão na briga por medalhas. Ambos lideram o ranking da modalidade em seus respectivos estilos.
Thiago estará representando o Flamengo nas provas dos 100m livre, 100 e 200m peito, e 200m medley, além dos revezamentos dos 4×50m livre, 4×50m medley, 4×100m livre e 4×100 medley.
Mariana, a musa que retornou às competições em grande estilo, estará disputando as provas dos 100, 200 400 e 800m livre, além dos revezamentos dos 4×50m livre, 4×100m livre e 4×100 medley.
Em 2008, Mariana tentará a vaga olímpica nas provas individuais dos 200 e 400 m livre, além do 4 x 200 m livre.
“Estou animada e voltando aos poucos”, disse ao lembrar que está mais próxima do índice olímpico dos 200 m, que é 1min59s29, contra a sua marca de 2min01s17.
A natação carioca passa por um momento de renovaçã, após perder muitos atletas, e, além do Flamengo, conta com revelações do Marina Barra Clube, Botafogo, Tijuca, Olaria e Bangu
O Dia
Gavillan acerta com o Flamengo
Jogador fica na Gávea até o final de 2008
Rio - De acordo com informações divulgadas pela Rádio Tupi, o Flamengo acertou nesta quarta-feira a contratação do cabeça-de-área Diego Gavillan, de 27 anos. O jogador estava no Grêmio e já teve passagem pelo Internacional, mas não seria aproveitado na disputa da temporada de 2008. A diretoria rubro-negra ainda não se pronuciou sobre o assunto.
Direto do Paraguai, onde passa férias ao lado dos familiares, o jogador confirmou o acerto e revela que estará de volta ao Brasil já na próxima semana a fim de realizar exames médicos e assinar o seu contrato.
"É muito importante jogar uma Libertadores, que é uma competição muito boa. Além disso, é um tipo de fase muito boa para todos os envolvidos, o clube, o jogador e a torcida. Fico feliz e quero chegar ao Rio de Janeiro já no dia 26 para finalizar a negociação", disse Gavillan, que ficará na Gávea até o final de 2008, em entrevista à Rádio Tupi.
Zagueiro Rodrigo já está no Rio de Janeiro para ser apresentado no Flamengo
Rio - Eram 15h desta quarta-feira quando o zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo, desembarcou no Rio de Janeiro para realizar exames médicos no Flamengo. A apresentação oficial do novo reforço do clube será nesta quinta-feira, na Gávea. Na chegada ao Aeroporto Santos Dumont alguns torcedores reconheceram o zagueiro e foram cumprimentá-lo.
"Estou curtindo. Torcedores vieram falar comigo. Estou sendo bem recebido. Agora é encarar a nação e conquistar títulos", disse o jogador, que estava no futebol da Ucrânia, no Dínamo de Kiev.
Libertadores
Kléber torce contra viagem dupla ao Peru
O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, é desde ontem torcedor do Montevideo Wanderes. No fim de janeiro, o time uruguaio vai enfrentar na Pré-Libertadores o Cienciano, do Peru.
E Kléber prefere que o time de Cuzco seja eliminado. “Vou torcer para o time uruguaio vencer, porque é melhor jogar duas vezes no Uruguai do que no Peru. A viagem é menos desgastante”, afirmou o dirigente, lembrando que já estão no grupo do Flamengo o Nacional, do Uruguai, e o Coronel Bolognesi, do Peru.
Kléber assistiu ao sorteio dos grupos pela televisão e não considerou os adversários do Rubro-Negro fáceis ou difíceis. Para ele, é impossível fazer previsões na Libertadores: “Não existe esse negócio de grupo fácil. Só posso dizer que a ida a Potosi foi um inferno para nós”.
Para Kléber Leite, o segredo da Copa Libertadores é formar uma equipe forte. E isso o Flamengo terá, na sua avaliação. “O que interessa nessa competição é ter um time bom para ganhar. É preciso fazer um time competitivo, que vença as partidas. O resto é bobagem”, disse.
Gazeta Esportiva
Em grupo tranqüilo, Fla tem Nacional como principal adversário
Assunção (Paraguai) - O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores, realizado nesta quarta-feira em Assunção, na sede da Conmebol, foi benéfica para o Flamengo. Apesar de estar no mesmo grupo do Nacional do Uruguai, tricampeão da competição, o time brasileiro terá outros dois adversários com pouca tradição.\ O Rubro-negro foi sorteado como cabeça-de-chave do grupo 4. Além dele e do time uruguaio, caiu nessa chave o Coronel Bolognesi do Peru. O último membro será definido no confronto entre os peruanos do Cienciano e o Wanderers do Uruguai.\
Tanto Cienciano, Wanderers e Coronel Bolognesi nunca enfrentaram o clube da Gávea em uma Libertadores. Destes, somente o primeiro poderá usar a altitude a seu favor, caso a Conmebol continue a ignorar o pedido da Fifa para que os clubes também limitem seus jogos à 2750 metros acima do nível do mar. Isso porque o Cienciano, caso passe pelos uruguaios na fase preliminar, obrigará o Flamengo a subir a mais de 3000m.
No ano passado, o Rubro-negro havia reclamado muito por ter de jogar nas alturas contra o Real Potosí da Bolívia. Após o empate por 2 a 2, diretores alegaram que os jogadores foram heróicos e que poderiam ter sofrido problemas de saúde graves. O único clube com que o Flamengo já atuou pela Libertadores foi o Nacional. Em 1991, os cariocas enfrentaram os uruguaios na primeira fase e venceram nas duas ocasiões, por 1 a 0 e 4 a 0. Mesmo assim, o time acabou sendo eliminado nas quartas-de-final pelo poderoso Boca Juniors.
Essa será a nona participação do Fla no torneio sul-americano. A equipe teve seu melhor desempenho em 81, quando se sagrou campeã em cima dos chilenos do Cobreloa. Em 82 e em 84 o clube chegou às semifinais, porém acabou eliminado em ambas.
Flamengo anuncia Gavilán como novo reforço
Rio de Janeiro (RJ) - Buscando mais experiência na Copa Libertadores, o Flamengo oficializou a contratação de Gavilán nesta quarta-feira. O volante paraguaio assinou contrato de um ano – com opção de renovação por mais um – e se apresentará ao novo clube no dia 26 de dezembro.\ A idéia da diretoria rubro-negra era apresentá-lo antes, mas, como ele tem casamento marcado para o dia 22, os exames médicos foram adiados para depois do natal, quando ele será apresentado no auditório Rogério Steinberg.\
“As coisas estão bem encaminhadas e faltam pequenos detalhes. Devo viajar ao Rio de Janeiro na próxima semana para assinar contrato. O Flamengo queria que eu viajasse agora, mas tenho um compromisso na sexta-feira e pedi para adiar”, disse Gavilán, em entrevista à Rádio Tupi.
Com a chegada do paraguaio, o técnico Joel Santana terá uma boa dor de cabeça para escalar sua dupla de volantes. Para o setor, o treinador também conta com Kléberson, Cristian, Jaílton e Léo Medeiros.
De qualquer maneira, o clube carioca ganha um atleta com experiência internacional. Isso porque, além de falar espanhol, o meio-campista de 27 anos já participou de quatro Copas Libertadores. Na última, quando defendeu o Grêmio, chegou à final, onde foi derrotado pelo Boca Juniors.
Gavilán também ficou conhecido pelo soco desferido em Valdívia durante o duelo entre o Grêmio, seu ex-clube, e o Palmeiras. Por conta disso, ele pegou 120 dias de gancho no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Além do Tricolor gaúcho, o volante já atuou no Internacional. Fora do Brasil, ele teve passagens por Newcastle United, Udinese, Tecos do México e Newell’s Old Boys da Argentina.
Para a posição do novo reforço, o Flamengo já conta com Rômulo, Jaílton, Cristian, Colace e Léo Medeiros. Ibson e Kléberson também já estão na Gávea e Jônatas também pode ser anunciado.
Fla negocia com Cruzeiro e compra direitos de Léo Medeiros\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Enquanto novos reforços chegam para compor o elenco do Flamengo, a diretoria também luta para manter os destaques da temporada de 2007. O clube rubro-negro conseguiu acertar a compra de parte dos direitos federativos do meia Léo Medeiros, que deve atuar na Gávea no ano de 2008. O Cruzeiro ainda detém parte do vínculo contratual do jogador.\ Além disso, a diretoria do Flamengo pode negociar parte dos direitos federativos do meia Renato Augusto com um grupo de empresários, que faturaria em caso de uma futura transferência. Com a quantia a receber deste grupo de empresários, o Rubro-Negro conseguiria saldar uma dívida referente à transferência do meia Kléberson, do Besiktas, para o clube carioca. O clube carioca precisa pagar cerca de um milhão e meio de euros.\
FLA-TV - Um dia depois de o presidente do Flamengo, Márcio Braga, ter mostrado otimismo em relação à recuperação econômica do clube, o diretor executivo de marketing do clube, Ricardo Heinrichesen, deu outra boa notícia para os rubro-negros: a Fla-TV, que possibilitará aos torcedores acesso a imagens exclusivas da concentração, dos treinos e dos jogos do time, tem sua estréia marcada para o próximo dia 3 de janeiro, mesma data marcada para a reapresentação do elenco rubro-negro.
“Na verdade, o canal já está pronto, mas decidimos que o ideal seria fazer o lançamento junto com a volta do time”, afirmou Ricardo, ao site oficial do Flamengo. Com a Fla-TV, o Rubro-Negro espera ampliar ainda mais a sua arrecadação mensal, gerando mais receitas para serem gastas no futebol.
PeléNet
Fluminense cai em grupo mais difícil na 1ª fase da Libertadores
Do UOL Esporte\ Em São Paulo\
A Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) realizou nesta quarta-feira, em Assunção, Paraguai, o sorteio dos confrontos da primeira fase e dos grupos da segunda fase da Copa Libertadores da América de 2008.
Na primeira fase, o Cruzeiro enfrenta o Cerro Porteño em jogo de mata-mata. Na segunda, entre os brasileiros, o Fluminense foi quem caiu em um grupo mais complicado.
A equipe carioca vai enfrentar, no grupo H, o Libertad, do Paraguai, que realizou boas campanhas nos dois últimos anos, a LDU, na altitude equatoriana, e ainda pode encarar o Arsenal, da Argentina, atual campeão da Copa Sul-Americana, que na primeira fase enfrenta o Mineros de Guayana, da Venezuela.
Mas o coordenador de futebol do Flu, Branco, minimizou os rivais. "Achei um grupo bom, particularmente, mas temos que trabalhar para formar um time forte. Achei o grupo legal, gostei", declarou, em entrevista à Sportv.
Se ganhar do Cerro Porteño, o Cruzeiro vai para o grupo A, com San Lorenzo, da Argentina, Real Potosi, da Bolívia, e Caracas, da Venezuela.
No grupo D, o Flamengo joga contra Nacional, do Uruguai, Corobel Bolognesi, do Peru, e aguarda o vencedor de Cienciano, do Peru, e Montevideo Wanderers, do Uruguai.
No grupo F, o Santos terá como adversários o San José, da Bolívia, o segundo representante da Colômbia e o Chivas Guadalajara, do México.
No grupo G, o São Paulo joga contra o Sportivo Luqueño, do Paraguai, o Atlético Nacional, da Colômbia, e o vencedor da partida entre Audax Italiano, do Chile, e o terceiro representante da Colômbia.
O vice-presidente de futebol da equipe tricolor paulista, Carlos Augusto de Barros e Silva, celebrou o sorteio.
"O São Paulo foi favorecido de vir jogar aqui [no Paraguai] com o Luqueño. É muito bom para nós, assim como é jogar na Colômbia [contra Atlético Nacional]. Depois voltamos para a Colômbia ou para o Chile enfrentar o Audax. as condições territoriais para o São Paulo são favoráveis nessa primeira fase, sem dúvida nenhuma", opinou o cartola na Sportv.
O atual campeão Boca Juniors, da Argentina, está no grupo C, com Colo Colo, do Chile, Unión Maracaibo, da Venezuela, e o vencedor do confronto entre os terceiros representantes do México e da Bolívia.
Entre os outros argentinos, o River Plate está no grupo E, junto com San Martín, do Peru, e os representantes de número dois do Chile e do México.
O Estudiantes encara, no grupo B, o Danubio, do Uruguai, o Deportivo Cuenca, do Equador, e o vencedor de Lanús, atual campeão do Torneo Apertura, e o Olmedo, do Equador.
Fechado com o Flamengo, Rodrigo destaca a força dos rubro-negros
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O Flamengo, através do vice de futebol Kleber Leite, anunciou a contratação de Rodrigo, que estava no Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Antes mesmo de se apresentar ao novo clube, nesta quinta-feira, o zagueiro falou da sensação de vestir a camisa rubro-negra e ser apoiado pela sua grande torcida.
"Pode parecer um lugar comum, mas todo jogador de futebol realmente sonha em atuar pelo Flamengo. Ter a massa rubro-negra ao seu lado é um diferencial na hora das partidas decisivas. Na Ucrânia, sempre acompanhei o clube pela internet, principalmente nestas últimas semanas", disse, através de sua assessoria de imprensa.
O acordo do Flamengo com Rodrigo levou uma semana. Antes de sacramentar a negociação, o Rubro-Negro precisou "brigar" com o Santos, que também estava interessado no zagueiro.
"Espero que 2008 seja um ano vitorioso e vamos fazer de tudo o Flamengo voltar a brilhar no cenário internacional. O desejo de todos é transformar o elenco do próximo ano em um dos mais festejados na história do clube", encerrou.
Flamengo anuncia contratação de Gavilán, ex-Grêmio
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O Flamengo anunciou, nesta quarta-feira, mais uma contratação para a próxima temporada. A diretoria rubro-negra acertou com o volante paraguaio Gavilán, que disputou o Campeonato Brasileiro pelo Grêmio. O jogador assinará vínculo com duração até o fim de 2008, com opção de renovação por mais um ano.
Volante paraguaio Gavilán disputou a final da Copa Libertadores de 2007 pelo Grêmio
Como se casa no próximo dia 22, Gavilán só chega ao Rio de Janeiro no dia 26, quando será submetido a exames médicos e será apresentado às 16h30 (de Brasília) no auditório Rogério Steinberg, na Gávea.
O volante chega como ponto de referencia para a Copa Libertadores da América. Em toda sua carreira, Gavilan já disputou a competição em quatro oportunidades. A ultima vez foi em 2007, quando foi vice-campeão pelo Grêmio.
"Este ano fiquei perto de ganhar com o Grêmio. Tenho certeza, pela grandeza do Flamengo, que vamos lutar pelo título. Disputar a Libertadores foi uma das coisas que me fez aceitar a proposta", projetou o jogador, em entrevista à Rádio Tupi.
Até o momento, o Flamengo já anunciou o meia Marcinho, ex-Atlético-MG e o zagueiro Rodrigo, ex Dínamo de Kiev-UCR. O volante Kleberson, que chegou à Gávea neste ano e ainda não atuou por cumprir suspensão imposta pela Fifa, também é considerado reforço para a próxima temporada.
GloboEsporte
Raio X do grupo do Flamengo
Clube pega Nacional e Coronel Bolognesi na 1ª fase. Terceiro rival está indefinido
Eduardo Peixoto
Sorteio do papel Flamengo para a Libertadores, no Paraguai
Nada de brasileiro, argentino ou mexicano no caminho do Flamengo na primeira fase da Taça Libertadores. Na noite desta quarta-feira, em sorteio realizado em Assunção, o clube rubro-negro, cabeça-de-chave do Grupo 4, soube que terá como adversários Nacional-URU, Coronel Bolognesi-PER e o ganhador do confronto 5 da Pré-Libertadores (Cienciano-PER ou Montevideo Wanderers-URU).
De qualquer forma, o grupo terá ou dois uruguaios ou dois peruanos.
- Não tem análise. Quem está preparado vai entrar na Libertadores e se dar bem. Um fato positivo para o Flamengo é jogar com dois clubes do Uruguai. Há um desgaste menor nas viagens - declara o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite.
O Nacional, a princípio, é a equipe mais complicada. O time da capital uruguaia já ganhou a Libertadores três vezes - mesmo número de títulos mundiais. No entanto, a fase não é das melhores.
- Este ano o Nacional foi mal e terminou em crise. Mas eles prometeram se reforçar e montar uma boa equipe - diz Peralta, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.
O apoiador já jogou tanto no Flamengo quanto no Nacional. E brinca:
- Acho que vou pedir uma vaguinha para poder enfrentar o Mengão.
O Coronel Bolognesi é da cidade peruana de Tacna, na parte sul do Peru. O time foi vice-campeão local e joga no acanhado estádio Jorge Basadre, com capacidade para 18 mil pessoas.
- Coronel é um clube jovem, com apenas três anos de existência e dois na Primeira Divisão. Venceu o torneio Clausura este ano. Para o Bolo, jogar contra o Flamengo é considerado muito difícil, pois é um clube de muita tradição. Há um respeito enorme pelos brasileiros - diz a jornalista do jornal "La Razón", Gloria Dioses Villalba.
Cienciano ou Wanderers?
Caso o Cienciano avance na Pré-Libertadores, o Flamengo poderia reencontrar a altitude que tanto o atrapalhou em 2007. Mas em vez de Potosí, a 4.200 metros do nível do mar, a cidade seria Cuzco, a 3.400 metros. Segundo Kléber Leite, a possibilidade não existe.
- A Fifa estabeleceu um limite de 2.750 metros para jogos internacionais. Fora isso, só com um período de aclimatação de 21 dias. Menos um problema na vida das pessoas - declara o dirigente flamenguista.
O outro possível adversário é o pequeno Montevideo Wanderers. A equipe costuma mandar os jogos no Parque Alfredo Victor Viera, mas há a possibilidade de usar o estádio Centenário, no qual o Flamengo ganhou a final da Libertadores de 1981 (2 a 0 sobre o Cobreloa, do Chile).
- Time bom, mas novo. O número 10 deles, Julio Rodriguez, é o melhor. Ele já jogou no Brasil - afirma Peralta.
Adversários garantidos\ Nacional (Uruguai)\ Nome: Club Nacional de Football\ Cidade: Montevidéu\ Fundação: 1899\ Estádio: Gran Parque Central (20 mil lugares)\ Uniforme: Camisa branca e calção azul\ Participações em Libertadores: 34 (a última em 2007)\ Ponto forte: Tem muita tradição na Libertadores\ Ponto fraco: Os problemas financeiros ainda existem, dificultando a contratação de reforços\ Site oficial: www.nacional.com.uy\
Coronel Bolognesi (Peru)\ Nome: Coronel Bolognesi Fútbol Club\ Cidade: Tacna\ Fundação: 1929\ Estádio: Jorge Basadre (25 mil lugares)\ Uniforme: Camisa e calção vermelhos\ Participações em Libertadores: nenhuma\ Ponto forte: A confiança no futebol de conjunto\ Ponto fraco: A irregularidade e a inexperiência do elenco\ Site oficial: www.bolognesifc.com.pe\
Possíveis rivais
Montevideo Wanderers (Uruguai)\ Nome: Montevideo Wanderers Fútbol Club\ Cidade: Montevidéu\ Fundação: 1902\ Estádio: Alfredo Victor Vieira (12 mil lugares)\ Uniforme: Camisa com listras verticais brancas e pretas e calção preto\ Participações em Libertadores: 5 (a última em 2002)\ Ponto forte: Entra no torneio sem responsabilidade e, portanto, sem pressão\ Ponto fraco: O clube é pequeno e com elenco modesto, apesar de equilibrado financeiramente\ Site oficial: www.mwfc.com.uy\
Cienciano (Peru)\ Nome: Club Sportivo Cienciano\ Cidade: Cuzco\ Fundação: 1901\ Estádio: Garcilaso de la Vega (42 mil lugares)\ Uniforme: Camisa vermelha e calção branco\ Participações em Libertadores: 5 (a última em 2007)\ Ponto forte: A altitude de 3,4 mil metros de Cuzco\ Ponto fraco: O elenco é fraco\ Site oficial: www.cienciano.com\
Gavilán é jogador do Flamengo
Paraguaio deve chegar ao Rio de Janeiro após o Natal para assinar contrato por um ano
Eduardo Peixoto
Gavilán, novo jogador do Flamengo
O Flamengo fechou na tarde desta quarta-feira a contratação de Diego Gavilán. O volante, que estava no Grêmio, negociava com o clube nas últimas semanas e acertou o contrato por um ano, com opção de renovação por mais uma temporada.
Aos 27 anos, o jogador está em Assunção, no Paraguai, e se casa no próximo dia 22. Ele chega ao Rio de Janeiro no dia 26 para assinar contrato.
No último Campeonato Brasileiro, Gavilán foi suspenso por 120 dias após agredir Valdivia, do Palmeiras, com um soco. Ele fica livre da punição em fevereiro, mas há a possibilidade de a pena ser reduzida.
Gavilán atua na proteção à zaga e teve passagens por Newcastle (Inglaterra), Tecos (México), Internacional, Udinese (Itália) e Newell's Old Boys (Argentina).
Ele será o oitavo volante no elenco rubro-negro. Joel Santana já dispõe para a posição de Rômulo, Jaílton, Ibson, Kléberson, Leo Medeiros, Cristian e Colace. Ainda há a enorme chance de Jônatas aumentar a lista.
Reforços\ Gavilán é o quarto reforço do Flamengo para a temporada. Antes, o clube acertara com o zagueiro Rodrigo, o volante Kléberson e o meia Marcinho.\
Espanyol aceita emprestar Jônatas
Flamengo mantém otimismo e deve anunciar o retorno do volante em breve
Jônatas está cada vez mais perto do Fla
As resistências à saída de Jônatas do Espanyol praticamente acabaram. O diretor esportivo do clube, Paco Herrera, reconheceu que o jogador deve ser emprestado brevemente.
- Estou conversando com o representante dele (Eduardo Uram) para ver a possibilidade de o jogador ser cedido a alguma equipe - diz, em declaração publicada no jornal "Marca".
Ele evitou citar o nome do Flamengo. Mas sabe-se que o clube rubro-negro está com tudo alinhavado com o volante. O vice-presidente de futebol Kléber Leite espera concluir todo o processo nos próximos dias.
- Está tudo muito bem encaminhado - diz ele, mantendo o discurso das últimas semanas.
Fora dos planos do técnico do Espanyol, Jônatas desembarca no Brasil na próxima semana para as festas de fim de ano. É provável, porém, que a bagagem dele venha carregada. Afinal, as chances de retornar a Barcelona são pequenas. O contrato de empréstimo dele com o Flamengo teria 18 meses de duração.
Rodrigo desembarca no Rio de Janeiro
Jogador será apresentado pelo Flamengo na tarde desta quinta-feira, na Gávea
Eduardo Peixoto
Rodrigo, reforço do Fla, desembarca no Rio de Janeiro
Pontualmente às 15h, o novo zagueiro do Flamengo pisou em solo carioca. Com um enorme cordão com a letra R, Rodrigo, em poucos minutos, sentiu o calor da torcida rubro-negra. Foi cumprimentado e festejado por pessoas que estavam no Aeroporto Santos Dumont.
O jogador foi à Gávea realizar exames médicos. A apresentação oficial será na quinta-feira, às 16h30m, no auditório Rogério Steinberg, na sede rubro-negra.
- Estou curtindo. Torcedores vieram falar comigo. Estou sendo bem recebido. Agora é encarar a nação e conquistar títulos - declara Rodrigo.
Torcida impressiona
O Flamengo ainda não divulgou detalhes do acerto com o Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Mas, a princípio, o contrato teria um ano de duração. O defensor operou o joelho em agosto e fez todo o tratamento no Santos. Mas, na hora de escolher o destino, preferiu o Rubro-Negro.
- Acompanhei a reta final do Campeonato Brasileiro, e a torcida do Flamengo me impressionou pela forma como empurrou o time. O projeto que o Kléber Leite me mostrou também me agradou. Tenho como objetivo chegar à seleção - diz o ex-são-paulino, de 29 anos.
Gamarra quase complica finanças do Fla
Zagueiro ganha ação e por pouco clube rubro-negro não fica sem dinheiro
Eduardo Peixoto
Gamarra causa prejuízo ao Fla
A fase positiva do Flamengo sofreu abalo na sexta vara cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Lá, o Atlético de Madrid e o zagueiro Gamarra venceram mais uma etapa do processo que movem contra o Rubro-Negro.
O valor da indenização é de R$ 6 milhões e para pagá-la, a Justiça iria bloquear as cotas da Petrobrás que o clube recebeu. Entretanto, a diretoria conseguiu obter o pagamento dos R$ 15 milhões do patrocinador e pagou parte dos salários atrasados. Foi quitado o mês de novembro, mas ficaram os débitos do 13º e de algumas premiações.
Em 2008, já com a Certidão Negativa de Débito em mãos, o Rubro-Negro não deve ter qualquer problema para receber os R$ 16 milhões do contrato de patrocínio com a estatal.
Boca vence o Flamengo com tumulto no fim
Armador Marcelinho e árbitro trocam empurrões após o jogo no ginásio em Belo Horizonte
Mesmo com uma boa reação no último período, o Flamengo perdeu para o Boca Juniors, da Argentina, por 77 a 76, em Belo Horizonte, sede do Grupo C da Liga das Américas de Basquete. A nota triste ficou por conta da confusão entre o armador Marcelinho, do Rubro-Negro, e um dos árbitros da partida. Os dois trocaram empurrões e precisaram ser separados por outros jogadores e dirigentes do clube carioca.
O resultado deixa o Grupo C embolado, já que os quatro times (Flamengo, Boca Juniors, Minas e Defensor) têm uma vitória e uma derrota. O cestinha do jogo foi Marcelinho, armador do Flamengo, com 23 pontos. Além disso, ele ainda pegou oito rebotes e deu três assistências. No Boca, o destaque foi Gustavo Orona, com 20 pontos.
No último dia de jogos, nesta quinta-feira, o Minas encara o Boca, enquanto o Flamengo duela com o Defensor. Os vencedores estarão classificados para a próxima fase da Liga das Américas de Basquete.
Ibson aprova grupo do Fla na Libertadores
Jogador rubro-negro assiste ao sorteio e comenta sobre rivais da primeira fase
Eduardo Peixoto
Ibson acompanhou o sorteio dos grupos
Ibson interrompeu as férias na noite desta quarta-feira para ver televisão. Mas nada de filme ou desenho animado. O volante assistiu atentamente ao sorteio dos grupos da primeira fase da Taça Libertadores de 2008.
O Flamengo é o cabeça-de-chave do Grupo 4 e terá como adversários o Nacional-URU, o Coronel Bolognesi-PER e o vencedor de Montevideo Wanderers-URU e Cienciano-PER.
- Gostei do grupo. Nacional tem mais tradição, mas não conheço a equipe. Esse outro time (Coronel) não conheço nada. Vamos ter que buscar informação para não ter surpresa - declara o jogador.
Existe uma determinação da Fifa proibindo jogos acima de 2.750 metros sem período de aclimatação. Mesmo assim, Ibson prefere não arriscar e torcerá contra o Cienciano na pré-Libertadores. O time peruano é de Cuzco cidade a 3.400 metros de altitude.
- Não gostaria de jogar na altitude. Eu nunca joguei, mas me disseram que é complicado. Mas independentemente dos adversários, vamos ter que nos preparar para fazer uma boa campanha - declara o atleta, que aproveita os dias de folga em Niterói.
No próximo dia 26, ele organiza, ao lado do goleiro Diego, uma pelada beneficente em Niterói.
Leonardo participa da festa de Zico\ Dirigente do Milan confirma presença no Jogo das Estrelas, dia 27, no Maracanã\
Divulgação\ Leonardo vai matar as saudades da bola no jogo organizado pelo Galinho\ O ex-jogador Leonardo, hoje dirigente do Milan, é mais um convidado ilustre confirmado do Jogo das Estrelas. A partida organizada por Zico será realizada no Maracanã, no próximo dia 27. Toda a renda será destinada a instituições carentes do Rio de Janeiro.\
Campeão brasileiro pelo Flamengo com Zico em 1987, Leonardo vai se juntar a outros nomes de peso no jogo festivo. Além dele, feras como Seedorf, Nakata, Gamarra, Edmundo, Ibson, Leo Moura, Vagner Love, entre outros, também confirmaram presença.
Lance
Vinícius Pacheco não fica no Flamengo
Atacante poderá acertar com o Corinthians na próxima temporada
Pretendido por grandes clubes do Brasil, segundo o empresário Eduardo Uram, Vinícius Pacheco não ficará no Flamengo em 2008. O jogador, que tem contrato até dezembro de 2010, será emprestado por um ano e existe a possibilidade de que vá para o Corinthians, um desejo do técnico Mano Menezes. O vice de futebol Kléber Leite confirmou a saída do jogador.
Segundo o LANCE! apurou, o clube que contratar Vinícius Pacheco por empréstimo de um ano terá que pagar apenas os salários do jogador.
Kleber Leite: 'Agora só falta um atacante'
Vice de futebol do Flamengo procura companheiro para Souza
LANCEPRESS!
O Flamengo já anunciou jogadores de defesa (Rodrigo) e meio-de-campo (Kleberson, Gavilán e Marcinho) para a próxima temporada, mas para agradar ao técnico Joel Santana, os dirigentes ainda têm de trazer um atacante de velocidade, que deverá jogar com Souza.
Segundo o vice de futebol, Kléber Leite, essa é a única peça que falta para o clube terminar o ciclo de contratações para 2008.
- Agora só falta um atacante.Estamos procurando um jogador que resolva. Não é fácil achar e não vamos contratar por contratar. Espero resolver até o fim do ano - explicou o dirigente.
Goleiro Bruno renovará por mais cinco anos
Investidores aceitam proposta por jogador e só falta assinar contrato
Bruno foi um dos destaques do Flamengo em 2007 (Crédito: Cleber Mendes)
Rodrigo Benchimol RIO DE JANEIRO
Mais uma vez a tradicional novela pela permanência de Bruno teve um final feliz. Agora, porém, a situação é muito mais cômoda, já que o grupo de investidores aceitou a proposta do Flamengo. Só falta o goleiro assinar a sua renovação por mais cinco anos.
A diretoria está comprando 75% dos direitos de Bruno por cerca de 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 6,4 milhões). O valor será pago parceladamente e o dinheiro que o Flamengo espera receber com o lançamento da Fla-TV, em janeiro, será dado como garantia.
Esta foi a proposta aceita pelos investidores, que continuam com 25% dos direitos do goleiro. Além disso, eles recuperam o investimento que fizeram por ele, quando pagaram dois milhões de euros (cerca de R$ 2 milhões) ao Atlético Mineiro.
Superada esta árdua primeira etapa, a segunda é mais simples. Basta a assinatura do contrato que já havia sido acordado verbalmente entre a diretoria rubro-negra, o empresário Eduardo Uram e o goleiro.
Como Bruno já disse publicamente que seu interesse é permanecer na Gávea, o compromisso por mais cinco anos será assinado assim que ele voltar das férias em Belo Horizonte.
– Só falta a assinatura dele. Os investidores aceitaram a proposta do Flamengo e a situação está resolvida – disse Uram.
Traffic pagará R$ 3,8 milhões por Renato Augusto
Boa relação do time com a empresa irá render um jovem meia-esquerda
LANCEPRESS!
A diretoria rubro-negra confirmou que, para adquirir Kleberson por cinco anos, está vendendo 20% dos direitos de Renato Augusto, conforme o LANCE! publicou nesta quarta-feira. A Traffic pagará 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 3,8 milhões) pelo percentual do apoiador e o dinheiro será usado para quitar a dívida rubro-negra com o Besiktas (TUR).
- Não posso confirmar os valores por questões contratuais. Mas realmente estamos fazendo esta operação. Quem não tem dinheiro tem de usar a criatividade - disse o vice de futebol, Kléber Leite.
A boa relação do dirigente com o fundo de investimentos da Traffic irá render ao Flamengo um jovem meia-esquerda.
Trata-se de Moacir, de 18 anos, que está vinculado ao Desportivo Brasil. Ele irá disputar a Taça São Paulo de juniores pelo São Bento de Sorocaba, mas já existe um acordo para que o jogador se transfira para o Flamengo ao fim da competição.
- Ele tem excelentes referências e vem para amadurecer. Tenho esse acordo com a Traffic. Mas Moacir não é a jovem promessa que também quero trazer - disse Kléber.
Kléber Leite não teme o grupo do Flamengo
Dirigente confia na capacidade da equipe rubro-negra
Cassius Leitão NO RIO
O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, foi indiferente ao falar da chave em que o clube foi sorteado para a Copa Libertadores de 2008. Para o dirigente, o Rubro-Negro tem plenas condições de fazer um bom papel.
Kléber afirma que o mais importante numa competição como esta é ter um bom plantel, o que, na opinião dele, o Flamengo tem de sobra em relação à maioria dos clubes participantes.
- O importante não é o grupo em que cai e sim ter time bom. Nós temos um que é capaz de brigar por um objetivo maior na Libertadores – afirmou Kléber, que não tem preferência pelo terceiro concorrente – Também não faz diferença. A única vantagem de se enfrentar o time uruguaio é o fato de a viagem ser mais rápida e poupar os jogadores de um desgaste maior - optou.
O Flamengo é o cabeça-de-chave do Grupo 4 e terá como adversário o Nacional-URU, Coronel Bolognesi-PER e o vencedor de Cienciano-PER e Montevideo Wanderers-URU
Flamengo cai no grupo de um tricampeão
Rubro-Negro terá o Nacional, do Uruguai, como rival mais duro
A Conmebol realizou o sorteio da próxima Copa Libertadores nesta quarta-feira. O Flamengo é o cabeça-de-chave do Grupo 4 e terá como adversário o Nacional-URU, o Coronel Bolognesi-PER e o ganhador 5 (sairá do vencedor entre Cienciano e Montevideo Wanderers).
O adversário mais perigoso para o Flamengo é o Nacional. O clube uruguaio já foi campeão da Libertadores três vezes, mesmo número de títulos mundiais.
Veterano em Libertadores, Gavilán é modesto
Volante paraguaio não se considera titular por ter experiência na competição
LANCEPRESS!
Anunciado nesta quarta-feira como novo reforço do Flamengo, o volante Gavilán usou da modéstia ao ser perguntado sobre se tem vantagem em relação a seus companheiros por ter experiência em disputar a Copa Libertadores.
- Não levo vantagem. Eu não tenho vaga garantida, sou apenas mais um no grupo. Todo mundo no plantel é importante e o treinador vai decidir quem jogará, independentemente de qualquer coisa - declarou.
Gavilán já partcipou da Copa Libertadores em quatro oportunidades, a última delas neste ano, vestindo a camisa do Grêmio.