O Globo
Diego Hypólito acerta série para o Pré-Olímpico
Ginasta adota o duplo twist carpado para tentar vaga em Pequim
STUTTGART, Alemanha. Um dia para corrigir os erros no treinamento de pódio e confirmar a série de solo no Mundial Pré-Olímpico de ginástica artística, em Stuttgart, na Alemanha, que começa hoje e vai até o próximo dia 9. Diego Hypólito passou a tarde de ontem fazendo uma avaliação da série junto com seu técnico, Renato Araújo, e ambos chegaram à conclusão de que o movimento que ele batizou como "Hypólito 2" será substituído pelo duplo twist carpado. Com isso, a nota de partida do atleta neste aparelho será de 16,80.
- Apesar de não ter sido um treino forte, foi importantíssimo - garantiu Diego, lembrando que seus adversários também fizeram bons trabalhos às vésperas do Mundial. - Vai ser uma disputa boa e emocionante! Mas o meu pensamento tem que estar voltado para todos os aparelhos, pois quero ajudar a equipe.
Mulheres começarão a disputa amanhã à tarde
O ginasta raspou o cabelo na véspera da competição.
- É para dar sorte e muita confiança - justificou.
Além de Diego, a equipe brasileira em Stuttgart conta com Danilo Nogueira, Mosiah Rodrigues, Luís Augusto dos Anjos, Arthur Zanetti, Victor Rosa e Caio Costa, no masculino; e Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Laís Souza, Khiuani Dias, Ana Claudia Silva e Ethiene Franco, no feminino.
As mulheres começam amanhã à tarde a disputa das provas qualificatórias para as finais por equipe, aparelho e individual geral. Os homens participam das eliminatórias na segunda.
No Fla, identidade vitoriosa vive do outro lado do alambrado
Último campeão brasileiro, Carlinhos vê de longe time que enfrenta Sport
Legenda da foto: O EX-TÉCNICO CARLINHOS: rotina discreta na Gávea, sem contato com o departamento de futebol
Pedro Motta Gueiros
O Flamengo tem um baile de debutantes às avessas hoje contra o Sport, às 18h10m, no Maracanã. Há 15 anos sem conquistar o título do Brasileiro, seus torcedores passaram a celebrar vitórias que o afastam do rebaixamento. Em 87, a briga contra os pernambucanos era pela legitimidade da conquista nacional. Em 92, o mesmo Botafogo com o qual os rubro-negros somam cinco empates no ano, foi vítima do quinto título em 12 anos. Por trás dos alambrados, o passado vitorioso ainda freqüenta a Gávea. Técnico dos dois últimos títulos, aos 69 anos, Carlinhos jamais se afastou do Flamengo, nem das convicções de que é possível ser competitivo, jogar bonito e conservar a identidade rubro-negra:
- O Flamengo deve caminhar sempre perto do título. Há gente capaz de botá-lo nesse lugar.
Discreto como nos tempos em que roubava bolas sem fazer faltas, Carlinhos prefere não entrar na rotina do departamento de futebol. Passa ao largo, diariamente, no trecho da portaria até a sala do carteado.
- Só quero soltar pipa.
A brincadeira é força de expressão. Além de nunca ter sido expulso, diz jamais ter empinado pipa na infância, em Botafogo. Caçula entre seis irmãos, não falava palavrão nem ficava na rua. A máxima transgressão era subir o morro da pedra lisa para pegar jaca, jamelão e caçar camaleão. Hoje, debaixo das amendoeiras da Gávea, ainda gosta de viver à sombra, sempre perto de casa. Para muitos, merecia estátua e deferência parecida com a que Telê Santana recebeu por zelar pelo futebol. Sempre de jeans e tênis, Carlinhos despreza formalidades:
- Dirigi o Flamengo, e já foi uma grande coisa na minha vida. Ter jogado aqui me deixa feliz.
Amigos de longa data e uma paixão renovada pelo clube
Carlinhos já era rubro-negro, quando foi campeão pelos infantis do Botafogo. O contato com craques começou ao ver Garrincha. Na Gávea desde os 13 anos, conviveu com Zizinho, Dida, Gerson, Zico, Renato Gaúcho e Romário, entre outros. O padrão de exigência é alto.
- Ainda me divirto com o futebol, mas hoje há muitas faltas. O jogador já entra pensando na porrada que vai dar - disse o ex-treinador, para quem marcação não está ligada ao anti-jogo. - Era difícil passar por mim, e nunca precisei bater em ninguém para ficar com a bola.
A síntese de seu jogo acabou servindo de base para os times que armou. Em 87, o elenco estrelado ganhou o suporte de Aílton e Zinho. Cinco anos depois, a marcação começava pelos atacantes Nélio e Paulo Nunes, em um prenúncio da atual globalização de funções:
- É um nojo o jogador perder a bola e voltar com a mão no bolso. Se não quiser participar o tempo todo, então põe outro.
Romário foi uma exceção à regra com quem se orgulhou de ter trabalhado. Outro preguiçoso adorável era Gerson.
- Eu tinha que correr para caramba por ele.
Dos companheiros, ficaram lembranças e respeito. Os verdadeiros amigos são aqueles com quem convive até hoje, como o ex-jogador Silva e os parceiros do carteado. Todos os dias, Carlinhos cumprimenta o faxineiro Manoel. Cabisbaixo, colhendo folhas secas, pouca gente sabe que o funcionário tem 61 anos de clube, trabalhou na cocheiras da antiga seção de hipismo, e viu Zico fazer seu primeiro treino no campo à beira da Lagoa, onde hoje existe o parquinho. Ao contrário de Carlinhos, Manoel começou no Flamengo mas sempre foi Botafogo. Aos 78 anos, ganha R$600, fora a consideração dos amigos.
- É bom conservar esses laços. Tá vendo o Manoelzinho? Está aqui desde que cheguei - disse Carlinhos, antes de desviar o olhar para os meninos com a camisa rubro-negra a caminho da escolinha. - O Flamengo me alegra, estou aqui a vida inteira
Para a torcida que sente falta da identidade rubro-negra, ela ainda está lá diariamente. Mas não adianta pedir para Carlinhos atravessar o alambrado. Certa vez, após deixar o comando do time, disse que logo iriam bater à sua porta. Agora, não adianta mais chamar por ele. A não ser que a visita seja de gratidão.
- Aí, sim, podem bater.
No Século XXI, o velho mistério
Estratégia de Joel gera tensão e insegurança na Gávea
Bons tempos aqueles de Carlinhos, em que ele e a torcida rubro-negra sabiam o time de cor. Hoje, em pleno Século XXI, o técnico Joel Santana, que completa nove jogos no comando do Flamengo, ainda se apega à estratégia ultrapassada e de discutível eficácia de esconder a escalação. A cada rodada, Joel vem criando mistérios e, com sua surrada tática, acaba até contrariando os médicos. Aconteceu com Maxi na semana do clássico com o Botafogo e se repetiu ontem com Ronaldo Angelim, vetado por causa de dores no pé esquerdo. Aborrecido porque o veto fora divulgado, ele repetiu a surrada frase:
- Vocês é que estão dizendo...
Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Rodrigo Arroz (Tiago Sales), Fábio Luciano e Juan; Rômulo, Ibson, Cristian e Roger; Renato Augusto e Obina. Sport: Magrão; Igor, Gustavo, Durval e Diogo; Júnior Maranhão, Romerito, Rosembrick e Dutra; Da Silva e Carlinhos Bala. Juiz: Sérgio Carvalho (DF).
TRANSMISSÃO: Premiere e Rádios Globo e CBN
Panorama Esportivo
Dupla sonolenta
Não é só a torcida do Flamengo que anda preocupada com a pouca produtividade de Souza e Obina no Brasileirão. Para a comissão técnica, é uma das razões que dificultam a ascensão na tabela da equipe, que só agora saiu da zona de rebaixamento.
Não é para menos. Os números mostram que falta competência à turma de atacantes, tanto que o lateral Juan é o artilheiro rubro-negro com cinco gols.
Souza e Obina, que deveriam decidir as partidas, só marcaram duas vezes, marca decepcionante, mesmo levando-se em conta que eles não participaram de alguns jogos.
Para se ter idéia, o apoiador Marcelinho, reserva do Vasco, jogou apenas 45m contra o Náutico, marcou duas vezes na vitória de 4 a 1, em São Januário, na última quinta-feira.
Jornal dos Sports
Detalhes tão pequenos
Argentino Colace depende da liberação do Newell’s Old Boys para ser inscrito pelo Flamengo
Thiago Bokel
Hugo Colace conversou ontem, na Gávea, com representantes das torcidas do Flamengo
A novela envolvendo a contratação do cabeça-de-área argentino Hugo Colace ganhou mais um capítulo na tarde de ontem, na Gávea. O grande impasse para o negócio se concretizar é a liberação do Newell's Old Boys, clube que detém 50% dos direitos federativos do jogador. O acordo com o Estudiantes já está selado, e como o Rubro-Negro só tinha até ontem para inscrever o atleta na CBF, foi feita uma pré-inscrição de Colace, que será validada no caso de liberação do Newell's.
O grande entrave está no tempo de contrato do meio-campista com o Fla. A diretoria rubro-negra quer ficar com o jogador até o final de 2008, só que o acordo de Colace com o Estudiantes expira em junho do mesmo ano - nos outros seis meses, ele voltaria a ser jogador do time de Rosário. Por esse motivo o Flamengo ainda não oficializou a contratação de Colace, apesar de já haver um pré-contrato assinado entre as duas partes.
Como a CBF só reabrirá na segunda-feira, até lá não deve haver novidades sobre o caso. O que pesa a favor do Rubro-Negro é a grande vontade do argentino jogar pelo clube. O relacionamento entre ele e o técnico do Estudiantes, Diego Simeone, que já foi capitão da seleção argentina, não é dos melhores. Após a conquista do Torneio Clausura de 2006, os dois tiveram algumas discussões e Colace acabou perdendo a condição de titular.
Fim dos reforços\ A hipótese de Colace não fechar com o Flamengo é mínima. Prova disso é que ele estará no Maracanã esta noite prestigiando o time e deve ir à concentração visitar os futuros companheiros. A indefinição parece não abalar a confiança do gringo, que se mostra otimista com a chegada ao novo clube.\
Com a contratação dele, o Flamengo deverá encerrar o ciclo de reforços para esta temporada, afinal, o vice de futebol Kleber Leite já declarou ser muito difícil conseguir achar bons valores, sem custo algum para os cofres do Fla. A legião argentina começa a desbravar o solo rubro-negro.
Com o apoio da Nação Rubro-Negra
Desfalcado, Fla conta com a força da torcida para reencontrar as vitórias contra o Sport, no Maracan
Nathan de Lima
Joel orienta Renato Augusto e Obina, que formarão o ataque
Se na última quinta-feira o Superior Tribunal de Justiça Desportiva desfalcou o ataque do Flamengo, suspendendo Souza por mais dois jogos, ontem foi a vez do departamento médico do clube vetar mais dois jogadores. Com isso, Joel Santana teve de quebrar a cabeça para escalar o time do Flamengo, que enfrenta o Sport, hoje às 18h10min, no Maracanã. Sem alguns jogadores, o time espera contar mais uma vez com o apoio de sua apaixonada torcida, que promete lotar o Maracanã.
O zagueiro Ronaldo Angelim, que machucou o pé direito no clássico contra o Botafogo, e o novo xodó da torcida, o atacante Maxi Biancucci, ainda em recuperarção do estiramento de grau um na coxa esquerda, desfalcam o time.
Roger volta
Precisando vencer para escapar de vez da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Flamengo conta com a volta do apoiador Roger para conseguir chegar aos 28 pontos e encostar no time pernambucano, que tem três a mais e está na nona colocação. O campeão carioca quer manter a série de bons resultados que vem conseguindo. O time da Gávea não perde há três jogos: foram duas vitórias, sobre Náutico e Juventude, e um empate, no clássico contra o Botafogo.
O técnico Joel Santana tentou fazer mistério ontem, no treinamento realizado na Gávea, mas o Flamengo já está escalado para a partida de hoje. Para o lugar do zagueiro Ronaldo Angelim, o treinador conta com o jovem Rodrigo Arroz, que ganha mais uma oportunidade na equipe principal. No ataque, Renato Augusto volta a substituir o argentino Maxi Biancucci. O treinador espera uma partida difícil contra o atual campeão pernambucano, mas sabe que o Flamengo tem obrigação de vencer o Leão no Maracanã.
"A nossa responsabilidade de vencer é de novente por cento diferente do jogo contra o Botafogo, que era um clássico. O Sport é um time de qualidade, perigoso e vamos precisar de jogar com seriedade para vencê-lo. Se nossos jogadores mostrarem o que se espera deles, temos uma possibilidade enorme de conseguir os três pontos", disse o sempre bem-humorado Joel Santana.
Roger volta ao meio-de-campo rubro-negro
De volta ao time do Flamengo após cumprir uma suspensão por simulação, o apoiador Roger pretende comandar o meio-campo rubro-negro em mais uma vitória. Roger disse que as próximas partidas do Fla no Maracanã, contra Sport e Figueirense, definirão as reais pretensões do time no campeonato.
“Vamos em busca desses três pontos que serão muito importantes para nossa equipe. Temos que aproveitar esses dois jogos para definir nossa situação na competição. Estes confrontos vão nos mostrar se vamos brigar pela Sul-Americana ou para fugir do rebaixamento. Eu acredito que o Flamengo tem todas as condições de vencer as duas partidas”, disse Roger, que aproveitou o momento para mostrar que o jogo de hoje, contra o Sport, ainda não está ganho. "A partida contra o Sport será diferente do clássico com o Botafogo porque eles vêm de outra forma. O time deles vai tentar segurar o jogo, teremos que ser cautelosos e jogar com inteligência para sair com a vitória”, explicou o apoiador.
A importância da descontração no Fla
É comum nas vésperas de jogos o técnico Joel Santana comandar um treino recreativo, para relaxar os jogadores e criar um clima de descontração com o grupo. Mas o 'rachão', como é conhecido este tipo de treinamento, parece ser mais importante do que as pessoas imaginam. O apoiador Roger explicou que o recreativo é muito mais do que uma simples pelada. "Dentro do rachão se encontra possibilidades que podem ser usadas em uma partida normal. Quando as substituições acabam, um zagueiro precisa saber jogar no ataque", disse o apoiador.
O técnico Joel Santana elogiou a atuação do lateral-esquerdo Juan, que costuma fazer belas defesas atuando como goleiro nos recreativos. "O Juan é pequenino, mas é bom goleiro. Os jogadores estão bem descontraídos, mas não podemos relaxar", disse.
Obina confirmado no ataque do Fla
O atacante Obina foi confirmado nesta sexta-feira como titular da equipe que enfrenta o Sport, neste sábado, às 18h10. O xodó da torcida Rubro-negro, que promete lotar o estádio, entra no lugar de Souza, que no tribunal pleno do STJD foi suspenso por sete jogos. O artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2006 já cumpriu cinco.
“O Obina entra naturalmente na vaga do Souza. Todos sabem do carinho especial que tenho por ele e tenho certeza de que está pronto para voltar a render tudo que pode. O Roger também vai voltar ao meio e o resto da equipe eu vou definir momentos antes do jogo” disse Joel Santana.
Ao contrario do que costuma fazer, Joel divulgou a escalação da equipe, que irá a campo com: Bruno; Léo Moura, Rodrigo Arroz, Fabio Luciano e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Renato Augusto e Obina.
Joel treina pênalti no Fla e se irrita com aproveitamento
Parece que o pênalti perdido por Souza não foi bem digerido pelo técnico Joel Santana. O treinador mandou todos os jogadores treinarem cobranças durante o treino. O resultado foi bastante negativo. E o resultado não foi nada bom. O aproveitamento foram muito baixos e deixaram o comandante rubro-negro de cabeça quente.
Ele garante que irá insistir no treino do fundamento e depois, deverá escolher o batedor oficial da equipe para a seqüência do Brasileiro.
“Todos foram mal, até os que costumam bater bem, como o Juan. Todos tiveram um aproveitamento abaixo do esperado e saíram com vergonha de campo. Vamos seguir treinando, mas pênalti é momento. Não adianta só fazer aqui”, disse Joel Santana em entrevista à Rádio Globo.
O próximo compromisso do Flamengo no Brasileiro é contra o Sport, neste sábado, às 18h10, no Maracanã.
Rodrigo Arroz se diz preparado para enfrentar o Sport
O zagueiro Rodrigo Arroz é o mais cotado para substituir Ronaldo Angelim na zaga rubro-negra para a partida deste sábado contra o Sport, no Maracanã. O jogador disse que conhece bem a função e lembrou que desde a chegada de Joel, ganhou mais espaço no clube.
”Tenho que aguardar a decisão do Joel. Independente de quem jogar, eu estou preparado. Sei desempenhar bem o papel, já conheço. Tive um primeiro semestre realmente complicado, mas isso não me impediu de continuar trabalhando forte. Não que eu não tenha tido chances com o Ney, mas com o Joel estou tendo mais oportunidades e agora tenho mais tranqüilidade para desenvolver meu trabalho”, disse Arroz à Rádio Tupi.
Roger elogia atuação de Toró no clássico contra o Botafogo
O apoiador Roger, que não jogou o clássico contra o Botafogo por estar suspenso, disse que os dois próximos jogos do Flamengo no Maracanã, contra Sport e Figueirense, definirão as reais pretensões do time no campeonato.
“Vamos em busca desses três pontos que serão muito importantes. Temos que aproveitar esses dois jogos para definir nossa situação no campeonato. Se vamos brigar pela sul-americana ou para fugir do rebaixamento. O Flamengo tem todas as condições de vencer as duas partidas”, disse Roger à Rádio Tupi.
O apoiador elogiou a atuação de Toró, seu substituto no clássico, e disse que a partida contra o Sport será mais difícil do que o clássico, pois a obrigação da vitória ser do Flamengo.
“O Flamengo fez um bom primeiro tempo no clássico. O Toró teve uma atuação muito boa e apresentou muita disposição. Participou do jogo, carregou bem a bola. A partida contra o Sport será completamente diferente do clássico porque eles vêm de outra forma. O time deles vai tentar segurar o jogo e teremos que ser cautelosos para sair com a vitória”, explicou o apoiador.
Maxi e Angelim vetados para jogo contra Sport
O departamento médico do Flamengo deu duas más notícias para o técnico Joel Santana nesta sexta-feira. O atacante Maxi Biancucchi e o zagueiro Ronaldo Angelim estão fora da partida contra o Sport, neste sábado, no Maracanã.
O argentino continua sentindo o estiramento na coxa esquerda que o tirou do clássico contra o Botafogo, no último domingo. Ele sentiu a lesão em uma arrancada no segundo tempo da partida diante do Goiás, também no Maracanã, há duas rodadas. Com isso, Renato Augusto deverá ser mantido no ataque, desta vez ao lado de Obina, já que Souza pegou mais dois jogos de suspensão.
Já Angelim sentiu um problema no pé direito e acabou sendo vetado também. O substituo mais provável é Rodrigo Arroz, que entrou na etapa final do clássico de domingo.
Mengão estréia com vitória no Futsal
Dudu garante vitória de 1 a 0 sobre o América na estréia no Campeonato Estadual de Futsal
Rafael Oliveira
Flamengo e América fizeram um clássico muito disputado
Deu Mengão na abertura do Estadual de Futsal. O Flamengo venceu o América por 1 a 0 no Ginásio da Mangueira e iniciou com o pé direito na busca pelo título. O gol da vitória foi marcado pelo capitão Dudu. Na próxima rodada, as duas equipes terão uma pedreira pela frente: enquanto o Flamengo vai a Macaé enfrentar o clube local, o América recebe o Cabo Frio, atual campeão carioca.\ A partida começou equilibrada, com as duas equipes buscando abrir o placar. Era bola lá e cá.\
E quem levou a melhor foi o clube da Gávea, que chegou ao gol aos 5minutos de jogo após chute de Dudu, que desviou na defesa americana e enganou o goleiro Luís Antônio.
"Não sou muito de fazer gols, mas vinha treinando finalizações nos últimos coletivos e consegui acertar o chute e ajudar o Flamengo. Não entro em quadra achando que vou marcar, mas é claro que fiquei muito feliz com o gol de hoje (ontem)", afirmou o autor do único gol da noite.
O golpe fez o América investir mais no ataque. Até o intervalo, a equipe rubra teve diversas oportunidades desperdiçadas, uma delas com o ala Miguel, que perdeu chute cara-a-cara com o goleiro Breno.
Se nos últimos minutos do primeiro tempo só dava América, no segundo, os americanos recuaram a marcação e perderam o domínio da partida.
O Flamengo foi muito mais ofensivo e só não ampliou o placar porque pecou nas finalizações.
Breno salva o Fla\ Por muito pouco, o América não chegou ao empate. Restando menos de um minuto para o fim da partida, Breno defendeu chutes perigosos de Henrique e Miguel.\
"Para uma partida de estréia até que o saldo foi positivo. Mas não posso negar que o time esteve abaixo do esperado, principalmente nas finalizações", disse o técnico rubro-negro Cid Escarlate.
Flamengo 1 x 0 América
Flamengo:\ Breno, Dudu, Passarinho, Michel e Gabriel. Entraram: Charles, Helcinho, Victor Magrão, Octávio, Rafael e André.\
Técnico: Cid Escarlate
América:\ Luíz Antônio, Xande, Ricardo, Miguel e Fabinho. Entraram: Saulo, Fafá, Henrique, Otávio, Bernardo e Ricardinho.\
Técnico: Alan Salino
Local: Vila Olímpica da Mangueira\ Árbitros: Cláudio Fernando Lopes e José Antônio Storino\ Gol: Dudu aos 5 minutos do primeiro tempo\
Iata Anderson
Esse Tribunal de Justiça Desportiva é mesmo muito complicado. O Flamengo reclama o julgamento de Roger e Juan, expulsos contra o Fluminense (16 de agosto), uma semana depois dos jogadores do Botafogo (8 de agosto) e julgados um dia antes (28 de agosto). O número do processo do Flamengo é 89 e o do Botafogo 100. Em caso de suspensão, os botafoguenses poderiam enfrentar o Flamengo. É, realmente, um mistério difícil de explicar.
O Dia
Flamengo: Obina quer gol para sua filhinha
Martha Esteves
Rio - A filha Sayonara completa hoje 10 meses de vida. Por isso, o atacante Obina, que começa o jogo no time titular, adoraria marcar um gol para homenagear a filhinha. Demonstrando estar um pouco mais magro, Obina treinou com disposição.
Depois do treinamento, conversou e posou para fotos com uma fã, que é vista sempre no Maracanã segurando cartazes com mensagens para o ídolo. “Estou melhorando cada vez mais. Quero recuperar minha posição e espero ajudar o time com gols e dar esse presente à minha filhota”.
Enquanto o time disputava divertida pelada, com os jogadores atuando em posições trocadas, os dirigentes tentavam acertar a transferência do volante argentino Hugo Colace. O jogador esteve na Gávea.
Ontem, foi o último dia de inscrição de jogadores que atuam fora do País, e o clube improvisou uma maneira de driblar este prazo. No início da noite, a diretoria enviou à CBF um documento para registrar o volante até o fim deste ano. Mas ainda falta a liberação de um dos clubes que detêm seus direitos federativos.
“Estamos negociando com o Newell's Old Boys. Com o Estudiantes está tudo certo. Queremos que ele assine o contrato até o fim de 2008”, disse o diretor de futebol, Marcos Braz.
Pra pegar embalo hoje
A lucidez demonstrada no campo é a mesma sob o olhar inteligente do apoiador Roger, que volta ao time após cumprir suspensão. Para ele, o jogo contra o Sport, hoje, às 18h10, no Maracanã, vai ser um divisor de águas para o Flamengo.
Se derrotar o time pernambucano, a equipe se afasta mais da zona de rebaixamento e pode começar nova caminhada no Brasileirão. Sem Souza, suspenso por dois jogos, o ataque será formado por Renato Augusto e Obina. Maxi segue vetado.
O zagueiro Ronaldo Angelim também está fora do jogo, porque machucou o dedão do pé esquerdo. Rodrigo Arroz deve entrar na vaga.
“Uma vitória aumenta nossa confiança para vencer o Figueirense, em casa, na rodada que vem. Assim, a gente vai saber se o time brigará para ficar fora da zona de rebaixamento até o fim ou lutará apenas por vaga em competições sul-americanas”, disse Roger.
Para conseguir vencer hoje, Roger alerta para o poder ofensivo do Sport, que tem o sexto melhor ataque da competição. Ele tem a receita para surpreender o adversário. “Nosso time tem de ser seguro na defesa, ter um ataque inteligente e manter obediência tática. Não dá para relaxar contra o Sport, que tem um time bem armado e um ataque qualificado”, destacou o apoiador.
O técnico Joel Santana, que não confirmou o time que entra em campo hoje, porque ainda acha que mistério ganha jogo, assina embaixo das impressões do craque rubro-negro. “É por aí mesmo. Temos 90% da responsabilidade de vencer. Para eles, qualquer ponto fora de casa é lucro. O Sport tem um time bom, que requer cuidados”, afirmou.
Tanto Joel Santana como Roger esperam que a torcida invada o Maracanã para apoiar o time. A diretoria espera a presença de 45 mil torcedores, hoje, no estádio. “Os torcedores do Flamengo sempre fazem a diferença. Eles reconhecem nosso esforço e nos apóiam. Tomara que o Maracanã esteja lotado”, torce Roger.
Gazeta Esportiva
Flamengo encara Sport em duelo de rubro-negros\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Tentando se afastar ainda mais da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Sport, neste sábado, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã. O Rubro-negro carioca, que empatou com o Botafogo na última rodada, soma 25 pontos e está na 16ª colocação, apenas uma à frente da zona de rebaixamento. Já o time pernambucano, que veste as mesmas cores dos flamenguistas, aparece em nono lugar com 31 pontos e vem embalado por uma vitória sobre o Grêmio.\ Invicto no Maracanã há sete partidas, período em que acumula quatro vitórias e três empates, o Flamengo aposta novamente no apoio de seu torcedor dentro do Maracanã para sair de campo com mais três pontos. Mesmo assim, o técnico Joel Santana alertou para as dificuldades do Leão da Ilha.\
“O Sport vem fazendo uma ótima campanha. Será uma partida muito complicada para nós. Não podemos nos iludir e achar que será um jogo fácil, mas jogaremos no Maracanã e precisamos desta vitória”, lembrou, antes de cutucar a censura que vem sendo instalada nos gramados brasileiros pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD). “Nunca vi futebol de mudo. Os jogadores têm que ser o espelho de seus técnicos e eu sou um técnico que vibra”, desabafou o treinador, que foi absolvido na quinta-feira e garantiu que não mudará seu estilo à beira do campo. .
Uma das armas para o Flamengo chegar à vitória passa pelos pés do lateral-esquerdo Juan, que atravessa grande fase e marcou gols nos últimos três jogos. O jogador sonha em prolongar o bom momento e chegar à seleção brasileira. “Vivo o melhor momento da minha carreira e estou muito feliz aqui no Flamengo. Espero poder continuar ajudando a equipe a subir ainda mais no Brasileiro. Nosso grupo é forte e merece estar em uma melhor colocação”, salientou.
Para o jogo deste sábado, o Flamengo entrará em campo sem o atacante Souza, suspenso por mais duas partidas por causa da expulsão contra o Grêmio. Como Obina ainda não está no melhor de sua forma física, o jovem Paulo Sérgio deve ganhar uma vaga no ataque. Quem já cumpriu sua punição e volta ao time carioca é o meia Roger, que entra entra no lugar de Toró.
Nas arquibancadas, as recentes brigas entre as duas principais facções do Flamengo (Torcida Jovem e Raça Rubro-Negra) geraram uma reação da Polícia Militar. No jogo deste sábado, estas torcidas ficarão impedidas de entrar no Maracanã com suas bandeiras e instrumentos.
No lado do Sport, todos pregam o respeito ao Flamengo, mas garantem que chegam ao Rio de Janeiro pensando em buscar os três pontos. Um dos mais experientes, o meia Romerito diz como o time pernambucano pode chegar à vitória. “O Flamengo está na tabela e deve sair um pouco mais para o jogo. Precisaremos de velocidade nos contra-ataques para surpreender”, comentou.
O zagueiro César e o volante Éverton, que cumpriram suspensão diante do Grêmio, podem voltar ao time pernambucano neste sábado, mas o técnico Geninho ficou satisfeito com a atuação de Gustavo e Rosembrick na última partida e só deve confirmar o time nos vestiários.
Pelé Net
Flamengo quer manter bom momento no Maracanã ante Sport
Neste sábado, o Flamengo enfrenta o Sport, às 18h10, no Maracanã, buscando manter o excelente retrospecto recente no estádio: nas últimas cinco partidas, foram quatro vitórias, contra Náutico, Fluminense, Juventude e Goiás, e um empate, com o Botafogo.
"Esse jogo e o confronto contra o Figueirense serão decisivos para definir nossa situação no Brasileiro, vermos se vamos lutar contra o rebaixamento ou por uma vaga na Libertadores ou na Copa Sul-Americana. Pela nossa qualidade, acho que uma vaga em uma competição sul-americana é o nosso caminho", afirmou o meia Roger, que retorna ao Flamengo neste sábado depois de suspensão.
Os pernambucanos têm como objetivo quebrar um tabu do Brasileirão 2007, já que ainda não venceram nenhum time do Rio na competição. No primeiro turno, foram dois empates, contra Flamengo e Botafogo e duas derrotas, contra Vasco e Fluminense. No segundo, empatou com o Vasco. Jogando fora de casa contra os cariocas o Sport ainda não conquistou nenhum ponto.
O Flamengo vem embalado para esta partida, já que finalmente conseguiu sair da zona de rebaixamento há duas rodadas, quando venceu o Goiás. A equipe carioca está em 16° lugar no Campeonato Brasileiro, ainda perigosamente próxima do fundo da tabela, e precisa vencer para se afastar ainda mais do perigo de descenso.
O Sport também está em bom momento. O time pernambucano vem de vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, na última quarta-feira, e está em nono lugar na competição, com 31 pontos. Na zona de classificação para a Copa Sul-Americana, a equipe sonha em crescer ainda mais no Brasileirão.
O Flamengo tem problemas no ataque para esta partida. Souza foi suspenso por mais dois jogos pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e não poderá atuar. O argentino Maxi, lesionado, foi vetado pelo departamento médico. O técnico Joel Santana pode escalar Obina sozinho na frente, com Renato Augusto e Roger de pontas, ou utilizar Paulo Sérgio ou Leonardo.
Na defesa, o time carioca também tem um desfalque. O zagueiro Ronaldo Angelim machucou o pé esquerdo e está fora da partida. Seu substituto será decidido entre Tiago Sales, recém-promovido dos juniores, e Rodrigo Arroz, que foi elogiado pelo técnico Joel Santana recentemente.
O Sport terá a volta do atacante Everton, que cumpriu suspensão contra o Grêmio, mas não tem escalação garantida devido à grande atuação de Rosembrick naquele jogo. O zagueiro César também está à disposição do técnico Geninho depois de desfalcar a equipe na última rodada, mas deve perder a vaga para Gustavo.
GloboEsporte
Fla põe magia à prova contra Sport
Em ascensão, time carioca está em lua-de-mel com a torcida. Rivais querem atrapalhar
As arquibancadas estarão cheias. Isso não é novidade na nova fase do Flamengo. Entretanto, para repetir o filme de rodadas anteriores, o time carioca precisará manter as boas atuações no Maracanã e superar o Sport, neste sábado. O jogo, válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, começa às 18h10m.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real a partir de 18h. O Premiére também transmite.
O clube da Gávea vem de ótima seqüência diante de sua torcida. São cinco jogos, com quatro vitórias e um empate. Este último no clássico da última quarta-feira, contra o Botafogo. Mas a posição na tabela, embora fora da zona de rebaixamento, ainda é incômoda.
- Estamos em 16º lugar e não é aquilo que desejamos. O perigo é iminente - diz o técnico Joel Santana. Ele ainda não tinha chegado à Gávea no primeiro encontro entre as duas equipes neste Brasileiro: 2 a 2 na Ilha do Retiro (assista aos gols no vídeo acima).
O Sport venceu o Grêmio, por 2 a 0, na Ilha do Retiro. Na nona colocação, com 31 pontos, os pernambucanos têm como fraqueza na sua campanha o mau desempenho fora de casa, com oito derrotas em dez jogos.
Roger e Renato Augusto serão titulares no jogo deste sábado
Desfalques e Roger
Para continuar a subir na tabela, o Flamengo tem três desfalques: o zagueiro Ronaldo Angelim e os atacantes Maxi e Souza. Os dois primeiros estão machucados, enquanto o último cumpre suspensão.
Renato Augusto e Obina formarão a dupla de ataque, e Thiago Sales e Rodrigo Arroz disputam a vaga na defesa. Mas nem só de desfalques pode reclamar Joel Santana. Após duas rodadas afastado, Roger está disponível.
Quase mistério de Geninho
No lado do Rubro-negro pernambucano, o mistério predomina. O técnico Geninho ainda não escolheu todos os titulares. Ou melhor: ele até escolheu. Só que ainda não divulgou quem vai jogar.
- Não tenho muitas dúvidas, 90% do time está certo. Quem sabe posso até repetir a escalação da última partida. Preciso analisar o adversário para ver como vou escalar o time. Contra o Grêmio, não precisamos de volantes protegendo a zaga, por isso, Junior Maranhão e Romerito ficaram mais livres para jogar. Contra o Flamengo, não deve ser assim - afirma o técnico.
Mancuso aprova novo argentino do Fla
Ex-volante diz que Hugo Colace é bom jogador e costuma entrar em campo com raça
Thiago Dias
Neste ano, Colace disputou apenas cinco jogos pelo Estudiantes
A contratação do volante Hugo Colace pelo Flamengo está aprovada pelo último ídolo argentino da torcida rubro-negra: Mancuso. Segundo o ex-jogador, que não conhecia Maxi Biancucchi antes do acerto com o Rubro-negro, o novo reforço tem potencial para conquistar a arquibancada.
- Eu o conheço, ele joga com raça e é bom jogador quando está com a bola - diz Mancuso, pela internet, ao GLOBOESPORTE.COM.
Em 1996, o ex-volante chegou ao Flamengo envolvido em uma troca com o Palmeiras. Rapidamente, caiu nas graças da torcida e herdou o apelido do ex-zagueiro Rondinelli, o "Deus da Raça".
Hugo Colace, de 23 anos, fez exames médicos na última quinta-feira e deverá assinar contrato nesta sexta, último dia de transferências de jogadores do exterior para o Campeonato Brasileiro. Segundo Mancuso, o volante está sendo pouco aproveitado em seu clube atual, o Estudiantes.
- Minha única preocupação é que ele não está jogando muito aqui. Não sei qual a razão. O estilo de jogo dele é mais ou menos parecido com o meu. O Colace participou várias vezes das seleções de base da Argentina - lembra.
O jornalista Ezequiel Cogan, do diário "Olé", lembra que Colace começou a carreira no Argentinos Juniores, clube com tradição em revelar volantes. Sergio Batista (campeão do mundo em 1986), Redondo, Cambiasso, Gancedo e Cristian Ledesma são alguns exemplos.
- Parecia que o Colace iria por esse caminho, teve chances nas seleções inferiores com José Pekerman (técnico). Mas, ele nunca firmou-se como titular nos times como profissional. Até agora, é mais promessa que realidade. Mas é jovem. Quem sabe o Flamengo seja o seu lugar no mundo - analisa o jornalista.
Sem Souza, Obina ganha nova chance
Anjo Negro será titular na partida deste sábado, contra o Sport, no Maracanã
Obina (esq.) e Juan se abraçam durante o treino do Flamengo. Anjo Negro vai jogar
Joel Santana não poderá contar com o atacante Souza para a partida deste sábado, contra o Sport, no Maracanã. Suspenso por mais duas partidas pelo STJD, o jogador terá de assistir ao duelo da arquibancada.
Mas desta vez o treinador do Flamengo não fez mistério e confirmou Obina como parceiro de Renato Augusto.
- O Obina entra naturalmente na vaga do Souza. Todos sabem do carinho especial que tenho por ele e tenho certeza de que está pronto para voltar a render tudo que pode. O Roger também vai voltar ao meio e o resto da equipe eu vou definir momentos antes do jogo - explica
Roger topa cobrar os pênaltis
Apoiador diz que aceita substituir Souza no jogo deste sábado, contra o Sport
Roger aceita cobrar os pênaltis
O pênalti perdido por Souza contra o Botafogo definiu o placar por 1 a 1 no clássico carioca, na quarta-feira passada. Com a suspensão do atacante por mais dois jogos pelo STJD, o Flamengo perdeu seu cobrador oficial para a partida de sábado, contra o Sport, às 18h10m, no Maracanã. Um dos destaques do time, o apoiador Roger disse que se habilita a substituir o companheiro.
- Já fui cobrador de pênaltis em outras equipes. Até tive um momento ruim no Corinthians, quando perdi uma cobrança que eliminou o clube da Copa do Brasil de 2005. Mas se for necessário eu me candidato para bater - diz.
Roger, porém, fez questão de elogiar Souza:
- É uma coisa que pode acontecer com qualquer um. Ele só errou porque estava ali para bater. Tenho certeza de que na próxima oportunidade ele fará o gol.
Fla faz pré-inscrição de Colace
Diretoria encaminha documento à CBF, mas não apresenta o jogador argentino
Eduardo Peixoto
O impasse sobre a contratação do volante Hugo Colace não foi resolvido nesta sexta-feira. No último dia de inscrição de jogadores que atuam fora do país, o Flamengo improvisou uma maneira de driblar o fim da janela de transferências.
No início da noite, a diretoria enviou à CBF um documento para registrar o atleta até o fim deste ano. Entretanto, ainda falta a liberação de um dos clubes que detêm os direitos federativos do atleta.
- Falta resolver com o Newell's Old Boys. Com o Estudiantes está tudo certo. Queremos que ele assine o contrato até 31 de dezembro de 2008. Mas ainda não concluímos a negociação por causa deste problema - declara o diretor de futebol do Fla, Marcos Braz.
Enquanto aguarda o fim do impasse, Hugo Colace continua no Rio de Janeiro à espera da autorização para ser apresentado oficialmente.
Bota e Flu fora dos mimos da Fifa
Representantes da entidade ganharam camisas do Vasco e do Flamengo no Maracanã
Thiago Lavinas
Comissão da Fifa durante inspeção no Maracanã
Depois de encerrados todos os compromissos no Rio de Janeiro, a comitiva da Fifa ganhou presentes. O embaixador Romário deu para cada um dos cinco representantes da entidade camisas especiais do milésimo gol pelo Vasco. Logo depois, eles também receberam camisas oficiais do Flamengo. Os outros dois grandes clubes cariocas - Fluminense e Botafogo - foram esquecidos.
Curioso foi na hora de tirar a foto de recordação com as camisas. Valia tudo para sair bem e não ficar com o filme queimado. O governador Sérgio Cabral, vascaíno assumido, e Romário queriam ficar longe da camisa do Flamengo. Já o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, segurava a camisa do Rubro-negro, clube pelo qual tem carinho. E Hugo Salcedo, chefe da comitiva da Fifa no Brasil, foi obrigado a posar com os dois uniformes.
Diretoria espera 45 mil no Maraca
Nos últimos cinco jogos no estádio, Flamengo levou mais de 210 mil pessoas
Eduardo Peixoto
O sábado será de casa cheia mais uma vez no Maracanã. De acordo com estimativa da diretoria do Flamengo, entre 40 e 45 mil torcedores irão ao estádio assistir ao duelo contra o Sport, a partir de 18h10m.
Nos últimos cinco jogos do Rubro-negro no Maracanã, a torcida tem prestigiado o time. No total, o público pagante destas partidas ultrapassa a marca de 210 mil pessoas.
- Nossa torcida está nos apoiando muito. Eles estão de parabéns - diz o técnico Joel Santana.
Todos os 28 mil ingressos da promoção de uma empresa de laticínios foram vendidos na última quinta-feira. O restante dos ingressos continuam à venda nesta sexta-feira às 17h, nos postos de venda abaixo.
• Bilheterias da Gávea (Flamengo)\ • Bilheterias do RioSampa (Nova Iguaçu)\ • Bilheterias de General Severiano (Sede do Botafogo)\ • Bilheterias do Estádio Caio Martins (Niterói)\ • Bilheterias do Fluminense F. C.\ • Loja Kappa: Av. das Américas, 4200 – Bloco 11 - Barra da Tijuca\ • Bilheteria 08 do Maracanã.\
Bruno Mezenga retorna aos juniores
Após ser liberado do Fortaleza, atacante vai passar por trabalho especial na Gávea
Eduardo Peixoto
Emprestado ao Fortaleza, Bruno Mezenga não teve sucesso por lá
Um dos maiores artilheiros das categorias de base do Flamengo nos últimos anos terá nova chance. Depois de uma passagem de pouco sucesso no Fortaleza, Bruno Mezenga está de volta à Gávea.
Na próxima semana, ele será reintegrado ao time de juniores do Rubro-negro e receberá um tratamento especial do técnico Adílio.
- Vou conversar e mostrar que essa vivência no Fortaleza foi importante. Ele ainda é novo e pode dar muito ao Flamengo - declara.
Mezenga completou 19 anos no dia 8 de agosto e ainda não marcou gol no time profissional rubro-negro.
Joel Santana no Papo de Sábado
Envie perguntas para o técnico do Fla, que será entrevistado pelo GLOBOESPORTE.COM
O torcedor rubro-negro tem a chance de perguntar o que sempre quis a Joel Santana: o treinador é o próximo entrevistado do "Papo de Sábado" do GLOBOESPORTE.COM e as perguntas já podem ser enviadas para o e-mail papodesabado@globo.com.
As melhores e mais criativas serão selecionadas e respondidas por Joel. A entrevista será publicada no sábado. Participe!
Lance
Obina é escolhido para o lugar de Souza no ataque
Joel Santana revela ter um carinho especial pelo xodó da torcida
Joel Santana não poderá contar com o atacante Souza para a partida deste sábado, contra o Sport, às 18h10min, no Maracanã, uma vez que o mesmo foi suspenso na última terça-feira pelo STJD e terá de cumprir mais duas partidas de suspensão por sua expulsão contra o Grêmio.
Mas dessa vez o treinador do Flamengo não fez mistério e confirmou Obina como parceiro de Renato Augusto.
- O Obina entra naturalmente na vaga do Souza. Todos sabem do carinho especial que tenho por ele e tenho certeza de que está pronto para voltar a render tudo que pode. O Roger também vai voltar ao meio e o resto da equipe eu vou definir momentos antes do jogo - explicou.