Notícias

Clipp 1/dezembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

O sim nos braços da torcida

Num dia de muita festa e agitação, Joel acerta sua permanência no Flamengo

ABRAÇADO PELO padre Benedito, Joel participa da festa da torcida no Corcovado, antes de definir sua permanência no Fla

Márcio Tavares

Foi uma festa. Na Gávea, no Corcovado. Tudo por causa de Joel Santana, carregado nos braços da massa, jogado para o alto e reverenciado antes mesmo de dizer ao povo que ficaria no Flamengo. Numa sexta-feira de intensa carga emocional, que começou de manhã com a gritaria dos jogadores no vestiário pedindo sua permanência com o coro "fica, papai", teve seqüência na animada visita ao Cristo Redentor e acabou com o solene sim na Gávea, que já tinha sido ensaiado no Corcovado, o treinador acabou com a novela e continua no rubro-negro.

- Essas últimas 48 horas foram decisivas. Aconteceram muitas coisas, esse movimento pela minha permanência me sensibilizou demais. A parte financeira nem foi tão importante assim - disse Joel. - O que mais mexeu comigo foi a movimentação da torcida. Essa ida ao Cristo, o pedido dos jogadores, tudo influiu na minha decisão de continuar. Teve até vizinho botando bilhete por baixo da porta pedindo que eu ficasse.

No Cristo, uma 'loucura bacana'

Só que a decisão de Joel mobilizou o futebol quase todo do Flamengo. Depois do treinamento da manhã, o treinador caiu nos braços da multidão ao ir ao Corcovado participar da festa promovida pela torcida, que levou bandeiras, camisas e incendiou o tradicional ponto turístico. À beira da estátua do Cristo Redentor, uma algazarra raras vezes vista.

Era uma multidão querendo abraçar, tirar fotos, colher autógrafos, ou simplesmente chegar perto do treinador. O padre Benedito, da paróquia de São Judas Tadeu, santo padroeiro do Flamengo, benzeu tudo que aparecia à sua frente, enquanto a torcida fazia sua festa, com Joel demonstrando preocupação a cada tentativa de erguê-lo no colo.

- Não, de novo, não. Cuidado, gente... - diz o técnico, que definiu sua ida ao Corcovado com uma frase significativa. - Foi uma loucura bacana aquela no Cristo.

De volta à Gávea, a tarefa foi mais fácil. Em uma hora de reunião com o vice de futebol Kleber Leite e a cúpula do futebol rubro-negro, o treinador decidiu sua situação. Parecendo mais confortável do que na véspera, Joel não escondia a satisfação pelo desfecho.

- Foi um belo presente de Natal. Estou muito feliz. É claro que me sinto uma pessoa especial. Antes, só me batiam, agora me recebem com flores. Isso é muito legal.

Joel só não achou legal quando o assunto passou a envolver treinadores gaúchos. Um assunto que exigiu a intervenção de Kleber Leite:

- Queria esclarecer que não falo há tempos com Mano Menezes. Quando Joel nos avisou que havia possibilidade de nos deixar, conversei com Carlos Leite, procurador do Mano, e pedi prioridade para negociar com ele caso Joel saísse. E consegui essa prioridade.

Foi a deixa para Joel afirmar.

- Não quero que fique a impressão de que sou inimigo dos gaúchos. Dirigi o Inter e fui muito bem tratado no Sul.

O assunto evidentemente é encaminhado para suas recentes divergências com Renato Gaúcho, técnico do Fluminense. Rindo, Joel driblou também a polêmica.

- Deixa o Renato em paz. O Baby foi um grande aluno, mas ainda nem tem o mestrado - disse, rindo.

Outro assunto no qual Joel também não quis se aprofundar: os números envolvendo seu contrato.

- Meu contrato não é bom, nem ruim. É diferente. É um contrato feito para quem gosta de ganhar títulos como eu. Nada mais.

Após o acerto, Joel Santana e Kleber Leite foram ao almoço de fim de ano do canal ESPN Brasil, num restante perto do clube. Outro alvoroço que o treinador provocou, entusiasmando pagodeiros rubro-negros. Na semana que vem, quando o Flamengo já deverá ter recebido todas as cotas de patrocínio retidas por ordem do Ministério Público, Joel começa a definir com Kleber a contratação de reforços.

-Já temos alguma coisa alinhavada - revela Joel, que pediu um zagueiro, um cabeça-de-área, um meia de armação e um atacante.

Kleber diz que Roger não está dentro

Embora tenha acertado com o Corinthians um plano de parcelamento dos US$500 mil referentes à compra definitiva de Roger, Kleber Leite disse ontem que o assunto não está liquidado. Segundo ele, apesar do acerto e da conclusão de que o contrato já está renovado, a negociação não está concluída porque ainda depende do sim de Joel.

- Uma coisa nada tem a ver com a outra. Precisamos ver se o Joel quer que ele continue. Também temos de acertar o novo contrato, saber se ele aceita nossas bases, nossa proposta. Não é tão simples assim - disse Kleber Leite.

Pelo retrospecto do jogador no Brasileiro, a impressão é de que o técnico está indeciso. Para consumo externo, elogios a Roger. Mas, a algumas pessoas mais ligadas, Joel tem mostrado incerteza quanto ao acerto de investir no jogador de fala eloqüente, com discurso de líder, mas que demonstrou pouco comprometimento com a causa, sempre dizendo-se prejudicado por uma lesão muscular que nenhum exame conseguiu detectar. Apesar da desconfiança, Roger, sem modéstia, exalta sua importância e aposta:

- Espero um 2008 produtivo. Estou curado e vou entrar zerado. Tive um bom começo, as lesões me prejudicaram, mas fui muito importante fora de campo. Nada perto do que posso fazer e já fiz no futebol, mas dei minha colaboração no fim.

Panorama Esportivo

A festa final

Pela primeira vez no sistema de pontos corridos, os quatro grandes clubes do Rio podem terminar na metade superior da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O que mudou no futebol carioca para que isso possa se tornar possível? O tema é interessante e se junta a outro não menos importante: depois de 23 anos, o Rio terá dois clubes na Copa Libertadores, em 2008.

Sem dúvida, o planejamento tem a ver com isso. Bom ver o Flamengo dando um passo que julgamos fundamental para 2008 ao renovar o contrato do técnico Joel Santana. Depois de tudo o que ocorreu com o clube durante os oito meses de duração do campeonato, seria um ponto negativo da diretoria se o treinador deixasse a Gávea.

Ninguém aqui se ilude sobre a importância da parte financeira. Porém, a demonstração de carinho, de amor mesmo do torcedor comum do Flamengo - esqueça o profissional, aquele que tem ajuda de custo para aplaudir cartola A, B ou C - teve peso importante na decisão de Joel de continuar no clube para a campanha da Libertadores-2008.

O futebol carioca não mudou da água para o vinho, de repente. Mas dá sinais de perceber a importância de virar a página daquela estrutura mambembe.

Maraca de Fla e Flu

O Maracanã continua nos planos do Fluminense. Reeleito presidente tricolor, Roberto Horcades conversará, nos próximos dias com o colega do Flamengo, Márcio Braga. Na pauta do encontro, desengavetar o projeto para que os dois clubes possam administrar o estádio já a partir da próxima temporada.\ A conferir.\

Zico & Zizou

O Campeonato Brasileiro terminará amanhã, sem qualquer partida no Maracanã, estádio em que a torcida rubro-negra estabeleceu seguidos recordes de público e festejou a ascensão do Flamengo na reta final da competição.

Porém, o ano não terminará sem que a nação rubro-negra volte a invadi-lo. E por um justo motivo.

No Jogo das Estrelas do próximo dia 27, a tradicional festa beneficente organizada anualmente pelo ídolo Zico, a principal atração será o time pentacampeão brasileiro em 1987. Lembra a escalação? Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton, Zinho e Zico; Renato Gaúcho e Bebeto.

Para enfrentá-lo, estrelas estão sendo contatadas. Inclusive Zidane. Mas Zizou ainda não confirmou.

A festa tem até site na Internet {www.jogodasestrelas.com.br}.

ANOTE: Ganhadora de três medalhas no Pan, Jade Barbosa vai ser tema de história em quadrinhos.

Jornal dos Sports

Cristian renova até 2010

Substituto do contestado Claiton, o cabeça-de-área é outro que permanecerá no Flamengo

Nathan de Lima e Thiago Bokel

A espinha dorsal do time, aos poucos, permanece. Cristian renova

A tarde de ontem foi muito animadora para a grande nação rubro-negra. Além da renovação do técnico Joel Santana, outra confirmação deixou os torcedores do Flamengo confiantes e felizes. O cabeça-de-área Cristian, que chegou ao clube no meio do ano, após um acordo do Fla com a diretoria do Atlético Paranaense, avisou que continua no clube até dezembro de 2010.

Cristian foi trocado pelo criticado Claiton, e para continuar jogando no Rio, o Flamengo deveria pagar US$ 500 mil ao Furacão até ontem, o que, segundo a diretoria, aconteceu. O jogador disse que estava muito contente em renovar com o time mais popular do país e aproveitou para explicar o que conversou com o vice-presidente de futebol Kleber Leite.

“ Kleber disse que já depositou o dinheiro e agora só está faltando cair na conta do Atlético Paranaense. Fico no Flamengo até 2010 e estou muito feliz. Desde o início deixei bem claro que essa era a minha vontade”, disse o cabeça-de-área.

O jogador chegou ao clube meio despercebido, mas rapidamente ganhou a vaga de titular na equipe do técnico Joel Santana. Cristian, que tatuou no braço “sempre te amarei” em homenagem à esposa, mas inspirando-se no “Tema da vitória” da torcida rubro-negra disse que espera que o Flamengo tenha uma excelente temporada em 2008 e para isso aposta na força do grupo.

“Nós temos um grande grupo de jogadores, somos unidos e provamos que somos bons. Quando cheguei  nosso time era desacreditado, mas agora provamos que temos caráter e muito potencial”, disse Cristian, aproveitando para apagar de vez a fama que tinha de menino mal.

“Quando saí do Atlético Paranaense disseram que eu era bad-boy. Mas no Flamengo pude provar que não tem nada disso”, completou o jogador.

Chuteira emprestada

Ao deixar a Gávea ontem, o cabeça-de-área Cristian carregava uma chuteira verde e preta, completamente diferente da que ele tem usado nas últimas partidas. Ao ser perguntado pelo seu assessor de imprensa que chuteira era aquela o jogador respondeu em tom de brincadeira.

“Essa chuteira aqui é do Léo Medeiros, ele foi embora e pegou a minha, vê se pode? Já que ele pegou a minha vou ficar com a dele”, disse o jogador.

Maxi e Obina contra o Náutico nos Aflitos

O artilheiro Souza não poderá participar da última partida da equipe neste ano, pois voltou a sentir dores no tornozelo direito. Com isso, para o jogo contra o Náutico, amanhã, às 16h, nos Aflitos, o técnico Joel Santana confirmou o time, que terá Obina no ataque titular, formando dupla com o argentino Maxi Biancucchi.

Além do setor ofensivo, as outras novidades da equipe são a permanência de Léo Medeiros no meio-de-campo e a volta do apoiador Toró.

“Vamos lá para deixar uma boa impressão no último jogo do campeonato. Já estamos na Libertadores, mas não vamos relaxar, pois sabemos que a nossa torcida local é muito grande”, disse Léo Medeiros.

Maxi também mostrou-se feliz com a oportunidade:

“Estou preparado para jogar. Após a lesão, não fui bem, mas espero terminar bem o ano para brigar por uma vaga de titular na próxima temporada”, explicou o hermano.

O Flamengo entrará em campo com: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Léo Medeiros, Ibson e Toró; Maxi e Obina.

Leonardo é a primeira vítima da degola

Roger faz seu primeiro treino após a confirmação de que vai continuar na Gávea

Na tarde de ontem, em meio a toda euforia criada entre os torcedores e jogadores com a renovação do técnico Joel Santana, um jogador destoava do resto do grupo, o atacante Leonardo. O jogador estava muito chateado por ter de retornar para o Paraná em janeiro, provavelmente para disputar a Série B do Brasileiro.

Leonardo chegou ao Flamengo no início deste ano, mas uma série de dores misteriosas durante toda a temporada fizeram o jogador atuar pouco e acabar sendo esquecido pelo técnico Joel Santana.

"O Flamengo não me procurou, então terei de voltar para o Paraná em janeiro. Queria continuar por aqui, mas não deu", disse Leonardo, que considerou o longo período em que ficou sem jogar como o principal motivo de sua dispensa.

"Infelizmente por causa das minhas lesões, eu não consegui jogar nenhuma partida esse ano com 100% da minha forma física", disse.

Mais um diz que fica

Roger confirmou ontem, na Gávea, que permanecerá no Flamengo por mais três anos. O jogador disse que o vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite, acertou tudo com o Corinthians.

"Graças a Deus o Flamengo mostrou interesse e estou muito feliz por permanecer no clube", disse o jogador.

Para ficar com Roger, o Flamengo teria que pagar US$ 500 mil, mas após um acordo com o clube paulista, a diretoria do Fla conseguiu ficar com o jogador sem ter de pagar o combinado, mas terá que emprestar alguns atletas, ou quem sabe dar alguma percentagem de jogadores para o Corinthians.

Treinador nos braços do povo

“(...) Para o Flamengo a camisa é tudo. (...) Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará à camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável”.

Quando escreveu um pequeno texto sobre a força da torcida do Flamengo, o saudoso Nelson Rodrigues acabou prevendo a linda festa que aconteceria ontem no Corcovado. Na chegada do técnico Joel Santana ao local, a comemoração foi maior ainda.

Alguns torcedores carregaram Joel no colo, e como ainda não havia anunciado a sua permanência, ele ouviu muitos pedidos para ficar no clube. Foi confeccionada, inclusive, uma bandeira personalizada com o rosto de Joel.

“Muitas coisas aconteceram nessas última 48 horas. Até um vizinho colocou um papel debaixo da minha porta pedindo para que eu ficar. É difícil ter esse reconhecimento da torcida. Achei que já tinha visto tudo nesses quase 30 anos de futebol , mas me surpreendi”, admitiu Joel.

Sobrou até para o exportador Renato Barros, de 32 anos, torcedor do São Paulo que visitava o Cristo no exato momento da comemoração e foi reconhecido pelos torcedores. Para fugir da polêmica, ele não titubeou ao dizer qual clube foi o primeiro pentacampeão brasileiro.

“Se não falar que é o Flamengo, me jogam lá embaixo”, brincou.

Dessa vez ele fica!

Com a benção do Cristo Redentor, Joel Santana acerta sua permanência para a Libertadores

Thiago Bokel e Nathan de Lima

Wallace Teixeira

Sob os olhares atentos do Cristo, a Nação Rubro-Negra carrega o herói Joel nos braços

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.

Está certo que não era Dom Pedro I anunciando que ficaria no Brasil, mas a confirmação da permanência do técnico Joel Santana no Flamengo teve um peso semelhante para a maior torcida do país. Depois de muita indefinição, finalmente ele chegou a um acordo com a diretoria e comandará o Rubro-Negro em 2008.

Após o treino recreativo realizado ontem na Gávea, os jogadores e o vice de futebol Kleber Leite reuniram-se por aproximadamente 30 minutos com Joel e a comissão técnica. Ali, fizeram um apelo para que o treinador permanecesse, e ao saberem da resposta positiva, comemoraram como se tivessem feito um gol.

Ao final da conversa, o técnico seguiu para o Corcovado, onde foi ovacionado nos braços da torcida. Logo em seguida, ele voltou à Gávea para resolver os detalhes finais da renovação. Sempre bem-humorado, Joel chegou a dizer quando estava entrando no clube, que aquela era a hora de se falar a verdade, colocando uma interrogação no ar. Uma hora depois, Kleber Leite anunciava a permanência do treinador.

“Com enorme alegria, e atendendo aos pedidos da imensa massa, comunico que o Joel continuará aqui em 2008. Estamos muito felizes por dar esse grande presente de natal à torcida”, festejou o dirigente, para negar, na seqüência que tivesse contatado Mano Menezes:

“Não nos falamos há mais de um ano, quando o consultei sobre a contratação de um jogador. Apenas pedi prioridade ao Carlos Leite (empresário do treinador), caso o Joel não ficasse”, explicou.

Aliviado com o fim das negociações, Joel desmentiu ter insultado o povo gaúcho e o atual técnico gremista. Outro assunto abordado foi em relação ao salário que ele passará a ganhar.

“Não gosto de falar em números, meu contrato não é bom, nem ruim, é apenas diferente, voltado para quem quer conquistar títulos. Agora iremos planejar aonde poderemos chegar. No início da semana, começaremos a conversar sobre alguns nomes que nos interessam”, adiantou o treinador.

Sobrou até para o ‘Baby’

No final, ainda sobrou para o técnico do Fluminense, Renato Gaúcho, que teria comentado que agora a rivalidade iria pegar fogo:

“Deixa o ‘Baby’ fazer o trabalho dele. É um grande aluno, mas ainda não tem mestrado”, ironizou o treinador.

Petrópolis se garante na final

Time da Serra empata com o Fla e agora aguarda o adversário na decisão do Estadual de Futsal

A disputa de bola foi intensa na partida da semifinal do Estadual Adulto de Futsal, em Petrópolis

Em partida dramática, Flamengo e Petrópolis empataram em 1 a 1 no ginásio da UCP. O resultado classificou a equipe serrana para a decisão do Estadual de Futsal. Os gols foram de Gabriel, para o rubro-negro, e Cupim, para os petropolitanos.

A equipe de Fernando Malafaia irá brigar agora pelo tricampeonato da competição. O adversário na final será conhecido na segunda-feira, quando Teresópolis e Canto do Rio se enfrentarem na cidade serrana.

Por ter vencido o primeiro duelo, na última terça-feira no ginásio do Olaria, o Petrópolis jogava com a vantagem do empate. Ciente da condição de sua equipe, o técnico rubro-negro Cid Escarlate colocou seus jogadores para jogar de forma bem ofensiva.

O Flamengo se lançou ao ataque e abriu espaço para os contra-ataques dos donos da casa. Com isso, o primeiro tempo foi marcado pela grande quantidade de gols perdidos pelas duas equipes. O Petrópolis ficou muito perto de abrir o placar com um pênalti sofrido por Jorginho. Mas Breno, em grande noite, defendeu a cobrança do atleta petropolitano.

À menos de dois minutos para o intervalo o Flamengo abriu o marcador. Gabriel, artilheiro do time no campeonato, sofreu falta. No tiro de dez metros, bateu com competência e colocou sua equipe na frente.

Mas a vantagem dos cariocas não durou muito. Um minuto depois Cupim também foi derrubado e, assim como Gabriel, converteu seu tiro de dez metros.

No segundo tempo o rubro-negro, precisando deseperandamente de um gol, adiantou a marcação. Nos últimos dez minutos só deu Flamengo. Mas o goleiro Douglas estava inspirado e impediu que os adversários chegassem ao gol.

PETRÓPOLIS

Douglas, Régis,  Cupim (1), Vinícius  e Mancha. Entraram:  Pelé, Bruninho, Tiago, Formiga e Jorginho\ Técnico: Fernando Malafaia\

FLAMENGO

Breno, Dudu, Michel, Panázio e Sixel. Entraram: Rafael, Magrão, Charles, Gabriel (1), Otávio e Antony\ Técnico: Cid Escarlate.\

Local: Ginásio da UCP, em Petrópólis

João Areosa

Feijoada completa com Joel de sobremesa

Tudo certo entre Flamengo e Joel Santana.\ Mano Menezes, Deus seja louvado, foi um tiro n’água e tenho cá comigo que em nenhum momento o Fla teve a intenção de trazê-lo para a Gávea. Se a ameaça dessa contratação serviu para alguma coisa? Quem sabe funcionou como instrumento de pressão para agilizar a resposta do Joel Santana.\ Não, não estive na sede da Gávea acompanhando os acontecimentos desta sexta-feira nublada de 11 novembro Mas andei ali perto, no restaurante Gato Pardo (fica a uns 500 metros do clube), participando da animada feijoada organizada pela ESPN Brasil para festejar os dois anos de inauguração da sucursal do Rio.\ Chope gelado, feijão no capricho e eis que lá pelas três da tarde surgem o Joel Santana e o Kleber Leite abrindo largos sorrisos e contando as boas novas.\ Sentados numa mesa comum, este cronista ficou sabendo dos últimos acontecimentos, junto com os colegas de imprensa José Trajano, Fernando Calazans, José Gerheim, Marcio Guedes e Marilene Dabus. É o que se pode chamar de sopa no mel.\ E antes que me perguntem, adianto: Kleber e Joel se limitaram a beber coca-cola e disso não passaram.\

Ruy Fernando

A nação rubro-negra !!!

A torcida rubro-negra bater o recorde de público do Campeonato Brasileiro, há 3 dias da partida contra o Santos, numa disputa de vaga para a Libertadores, é sensacional mas não é tudo. Já presenciei façanhas tão ou mais impressionantes como esta. Minhas experiências no período em que tive a honra de cobrir o Flamengo para a Rádio Globo são fantásticas: Ano de 1992 e o time foi jogar um amistoso na Ilha de Parintins, no Rio Amazonas, contra a Seleção local, ao pousarem, os dois aviões Bandeirantes que levava a delegação, foram cercados, na pista, por centenas de torcedores ávidos por um autógrafo do jogador preferido. No curto caminho, de ônibus, entre o pequeníssimo Aeroporto e a acanhada pousada, os jogadores eram saudados como se todos na ilha fossem torcedores do Flamengo. E, olha ! Tenho minhas dúvidas até hoje se relmente não eram.Na hora do jogo - neste caso apenas um detalhe - o pequenino estádio estava botando pelo ladrão com quase toda a população presente. Nas Copas dos Campeões disputadas no Nordeste, era covardia. O Palmeiras, o São Paulo, e o Corinthians tiveram a oportunidade de conhecer de perto a força da torcida do Flamengo fora do Rio. Em 2001 nos jogos finais contra o São Paulo em Maceió e João Pessoa a torcida do Flamengo, sem exagero, era representada por mais que 95% dos torcedores presentes nos estádios.Para encurtar a prosa, eu vi a torcida rubro-negra ser maioria absoluta no Estádio Canindé numa partida contra a Portuguesa, comprovando ser ela, e não a da Lusa, a quinta maior torcida da capital do Estado de São Paulo. Há muito tempo digo que o Flamengo é um clube nacional e quiça mundial. Não é bairrismo não, mas para a mídia paulista conseguir - e não sei se vai, direcionar a maioria dos jovens brasileiros para uma paixão paulistana, talvez demore aí mais um século.

O Dia

Flamengo: 'Se o povo quer, eu fico'

Aos pés do Cristo e no meio da galera, o redentor Joel confirmou sua permanência

Janir Júnior

Rio - Joel Santana é o redentor do Flamengo. Ontem pela manhã, aos pés do Cristo, ao confirmar que ficaria no clube em 2008, o técnico mostrou que, se a estátua é uma das sete novas maravilhas do mundo, ele é um orgulho rubro-negro. Cercado, agarrado, descabelado, ovacionado e erguido por 250 torcedores, Joel virou atração turística e, com o coração acelerado, prometeu visitar outro local no fim do ano que vem: Yokohama, no Japão.

Emocionado, Joel instituiu o ‘dia do fico’. “Não tem coração que agüente. Se o povo quer, eu fico. Aliás, não pensei em sair. Nunca vi nada igual na minha vida como essa manifestação de carinho de torcedores e jogadores. Às vezes, na vida, a parte financeira não é a mais importante”, afirmou Joel.

Depois, o treinador projetou vôos mais altos: “Arigatô, Flamengo. Vamos juntos para a Libertadores e para o Japão”. O técnico desceu do Cristo direto para a Gávea. No clube, depois de reunião de uma hora com Kléber Leite, vice de futebol, ele assinou contrato de um ano. “A alegria é grande. Conseguimos um ótimo presente de Natal”, disse o dirigente.

Ao chegar ao Cristo Redentor, Joel ouviu da torcida gritos de ‘Fica, Joel’ e a música ‘Oh, Kléber Leite, não inventa, não; Joel Santana é o melhor para a nação’.

O técnico rasgou elogios para a torcida e destacou a importância da força que veio das arquibancadas para tirar o time do rebaixamento para as primeiras posições. “Fizemos pacto de amor com a torcida, uma união de suor e muita paixão”, disse.

Acima do peso, Joel Santana deu trabalho para ser erguido pelos torcedores. De óculos escuros, colocou boné de torcida, ganhou presentes e, mesmo de forma desajeitada, cantou o hino, rodou a camisa e, em certo momento, demonstrou preocupação. O motivo: acabara de perder uma moedinha de 25 centavos, que, mesmo com todo alvoroço, conseguiu recuperar, e brincou: “Pô, é o dinheiro do ônibus”.

Mas, em 2008, o Flamengo quer ter mais valor, quer mesmo é fazer escalas de avião na Libertadores até a final do Mundial, no Japão. “Quando me chamaram, ninguém queria vir.

Agora, chegou minha hora”, disse o técnico, que ganhou da torcida bandeira com sua caricatura e a frase ‘Valeu Joel’. Ele prometeu estendê-la na sala de casa. Joel Santana curte o momento de redentor, mas ciente de que, no Flamengo, o técnico também pode ser pego para Cristo.

SEM INIMIGO NO CAMINHO

Por orientação da Polícia Militar, a carreata que saiu da Gávea até o Cristo com os torcedores não passou em frente à sede náutica do Vasco, na Lagoa. Mas, no trajeto que começou às 9h55 e terminou às 10h58, houve cenas de amor, provocação aos rivais e alguns fatos inusitados.

Uma enorme mão feita de isopor, com os cinco dedos representando o pentacampeonato brasileiro, quebrou no meio do caminho e acabou virando o que nenhum rubro-negro quer: o tetra. Já no Cristo, foi feito um reparo e o dedo recolocado.

Carlos Alvarenga, da Urubuzada, e José Carlos Peruano, da Urubu Guerreiro, organizavam a carreata. Tinha carro de som tocando o hino e narrando gols. Em cima de uma Kombi, torcedores cantavam sem parar, debochavam do Vasco e eram saudados das janelas com acenos.

No Cosme Velho, ao cruzarem com um torcedor vascaíno e sua pequena filha, apenas brincaram de forma saudável. Já no Cristo, uma guia turística perguntava se era a comitiva do presidente Lula, que também estava no Rio ontem.

Os torcedores estenderam a enorme camisa 12 aos pés do Cristo, mas logo tiveram que enrolar a bandeira, pois turistas e torcedores pisavam nela.

Padre Benedito, rubro-negro de carteirinha e ex-pároco da Igreja de São Judas Tadeu, benzeu e deu um forte abraço em Joel.

A americana Mary Still perguntou: “What’s this? (O que é isso?)”. E ouviu de um torcedor rubro-negro: “This is Flamengo”.

Souza está vetado para a partida contra o Náutico

Rio - O atacante Souza está fora da partida contra o Náutico, em Recife, pela última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. O jogador acabou sendo vetado pelo departamento médico do clube por causa de dores no tendão de aquiles da perna direita. Com isso, Obina e Maxi serão os titulares do ataque rubro-negro.

No último treino antes do embarque para o Recife, os jogadores participaram de uma animada pelada. O técnico Joel Santana, que nesta sexta-feira afirmou continuar no clube para 2008, vai escalar o Flamengo com os seguintes jogadores: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Leo Medeiros, Ibson e Toró; Maxi e Obina.

Gazeta Esportiva

Joel cumpre palavra e assina novo contrato com Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Como havia prometido, após participar de carreata com a torcida, nesta sexta-feira, pela manhã, o técnico Joel Santana renovou contrato com o Flamengo até dezembro de 2008. O acordo aconteceu após encontro com o vice-presidente de Futebol, Kléber Leite, mas os valores não foram reveladas. “A manifestação dos torcedores em favor da sua permanência foi fundamental para que ele tomasse a decisão de permanecer na Gávea”, disse o treinador após a reunião.\ Joel disse que “nunca viu tanta gente mobilizada em favor da permanência de um profissional em um clube”. Ele contou que colocaram apelos escritos por baixo da sua porta e isso acabou pesando na sua decisão. Torcedores que estavam presentes ao clube na hora da confirmação, prometeram ao treinador que ele vai receber uma bandeira do clube com o seu rosto gravado como um reconhecimento pelo seu trabalho à frente da equipe em 2007.\

Kléber Leite considerou a assinatura de contrato como um presente de Natal do clube para a torcida que estava querendo a permanência de Joel. Ele explicou o noticiário dos últimos dias que apontavam como Mano Menezes como o possível técnico do Flamengo, caso o atual treinador não ficasse.

Leite revelou que não fala com Mano há muito tempo mas confessou ter procurado o procurador do ex-técnico do Grêmio para conversar sobre um possível acordo caso Joel saísse do clube. Para Kléber, Mano se comportou de forma elogiável em todo o processo e é um nome que terá as portas abertas dentro da Gávea.

Quem também vibrou com a permanência de Joel foi o meia Kleberson que chegou ao clube rubro-negro em setembro, mas só vai poder jogar em 2008. Para o meia pentacampeão do mundo, foi o treinador que o ensinou a amar o Flamengo e hoje ele se sente completamente integrado no clube e com a torcida.

Joel divulga permanência no Flamengo em 2008\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Joel Santana vai comandar o Flamengo na campanha da Libertadores em 2008. Depois de participar de carreata até o Cristo Redentor, promovida pela torcida na manhã desta sexta-feira e até cantar músicas ironizando o Vasco, clube que o revelou para o futebol, o treinador garantiu que continuará a dirigir a equipe rubro-negra.\ De acordo com Joel, o carinho que a torcida demonstrou por ele o sensibilizou para a decisão. O comandante havia colocado em dúvida a sua permanência na Gávea, alegando que tinha recebido uma ótima proposta de um clube do exterior.\

Em entrevista divulgada pela TV Globo, Joel afirmou que ainda não é hora de abandonar o barco, pois o torcedor “viveu com ele este sonho maravilhoso da classificação e vai junto para a conquista da Libertadores”.

“Quem sabe não iremos juntos para Tóquio ?”, disse um entusiasmado Joel que iria conversar com a diretoria para sacramentar o seu desejo.

Léo Medeiros, Toró e Obina escalados no jogo de 'boa lembrança'\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo está definido para a partida do próximo domingo contra o Náutico, às 16h (de Brasília), nos Aflitos, em Recife (PE), pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro carioca é o terceiro colocado com 61 pontos e já está assegurado na próxima Copa Libertadores, mas um triunfo diante do time pernambucano, aliado a um tropeço do Santos contra o Fluminense, na Vila Belmiro, dará o vice-campeonato aos cariocas.\ No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram no Maracanã e o jogo terminou com vitória flamenguista por 2 a 1, com gols de Fábio Luciano e Leonardo Moura, esse aos 42 minutos do segundo tempo. O jogo marcou o início da reação do Flamengo no atual Campeonato Brasileiro, pois o time se encontrava na zona de rebaixamento. “Temos boas lembranças daquela partida, pois a gente precisava ganhar de qualquer maneira e conseguimos, foi muito importante”, comentou o goleiro Bruno.\

Para este jogo, o técnico Joel Santana não poderá contar com o volante Jaílton e nem com o meia Renato Augusto, que receberam o terceiro cartão amarelo na vitória de 2 a 0 sobre o Atlético-PR e terão que cumprir suspensão. Com isso, Léo Medeiros entra na vaga do primeiro e Toró retorna após estar suspenso diante do Furacão. Com dores no tendão direito, o atacante Souza será poupado. Obina entra na vaga.

Dessa maneira a formação que vai a campo neste domingo será a seguinte: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Leo Medeiros, Toró e Ibson; Maxi e Obina

Flamengo acerta a permanência de Roger por três anos\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, se reuniu com o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, na noite de quinta-feira, na sede da Gávea, e acertou a permanência do meia Roger no clube carioca pelos próximos três anos. A informação foi divulgada pelo dirigente flamenguista, que convidou o colega corintiano para acompanhar a uma reunião do conselho deliberativo do Flamengo. Os dois clubes estão negociando algumas parcerias para o futuro.\ Ainda não foi definida a forma como o Corinthians será compensado pela cessão do apoiador, que chegou a ser colocado em disponibilidade no Parque São Jorge pelo técnico Paulo César Carpegiani. Mas existe a possibilidade de os flamenguistas cederem alguns atletas ao Timão.\

“O relacionamento entre os dois clubes é a melhor possível e estou encantado com essa figura que é o presidente do Corinthians. Com certeza eles serão compensados pela situação do Roger, que é um atleta que nos agradou muito nesta temporada”, disse Kléber Leite.

Roger ficou feliz com a possibilidade de permanecer por mais tempo no Flamengo e espera ter um 2008 melhor, já que passou parte da atual temporada sem poder atuar. “O Flamengo é um clube muito bom de se trabalhar, pois tem pessoas competentes e uma torcida apaixonada. Fico feliz com essa situação e espero ter um dois mil e oito muito melhor pelo Flamengo, ajudando o time a conquistar o título da Copa Libertadores”.

Até o momento, dos jogadores que tinham contrato até o fim deste ano, a diretoria do Flamengo acertou as renovações dos compromissos de Roger, do volante argentino Hugo Colace, do lateral-esquerdo Juan e do zagueiro Fábio Luciano. Além disso o clube comunicou ao Atlético-PR, dono dos direitos federativos do meia Cristian, que vai depositar em dezembro o valor necessário para adquirir o passe do atleta.

Agora, a grande meta é conseguir assegurar a permanência do goleiro Bruno, que está emprestado ao clube até o fim deste ano e tem seus direitos federativos ligados ao MSI, fundo de investimento que administrava o departamento de futebol do Corinthians. Os dirigentes flamenguistas estão formulando uma proposta de compra dos direitos federativos do atleta, que é muito identificado com os torcedores.

Além disso, o clube vai procurar a contratação de reforços de peso para a próxima temporada. Alguns nomes começam a ser especulados nos bastidores da Gávea, mas a diretoria só quer se posicionar quando os atletas estiverem com contrato assinado, para evitar boatos.

PeléNet

Joel Santana diz "sim" e renova seu contrato com o Flamengo

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

Joel Santana é do Flamengo por mais uma temporada. A confirmação foi dada nesta sexta-feira pelo vice de futebol Kleber Leite. Antes de "bater o martelo", o dirigente esteve reunido, por cerca de 1h30, com o treinador rubro-negro.

"Nosso treinador continua para a próxima temporada. Sendo assim, atendemos a mais um desejo da nação rubro-negra. A permanência do Joel Santana é um presente de Natal para termos um excelente 2008", discursou.

Mais cedo, antes de se reunir com Kleber Leite, Joel Santana, juntamente com os torcedores, foi ao Cristo Redentor agradecer pela classificação do Flamengo à Libertadores. No ponto turístico, o treinador já dava sinais que iria ficar.

"Vamos juntos na Libertadores e quem sabe chegar ao Mundial de Clubes. Vou me reunir com os dirigentes e vai ser uma conversa rápida. Comigo não tem novela", contou.

Caso o Natalino, com sondagens do futebol japonês, europeu e dos Emirados Árabes, não acertasse com o Flamengo, a diretoria rubro-negra já estava de olho em Mano Menezes, que não continua no Grêmio na próxima temporada.

Ainda nesta sexta-feira, Joel Santana comandou um treinamento na Gávea. No domingo, o Rubro-Negro encara o Náutico, às 16h (horário de Brasília), nos Aflitos, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

Joel Santana está em sua quarta passagem pelo Flamengo e estreou contra o Santos, no dia 5 de agosto, com uma derrota por 3 a 0. Neste período, em 136 jogos sob seu comando, o time tem 77 vitórias, 35 empates e 24 derrotas, com 230 gols a favor e 133 contra.

Souza é mais um desfalque do Fla contra o Náutico

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

O atacante Souza é mais um desfalque do Flamengo para o jogo contra o Náutico, no domingo, às 16h (de Brasília), nos Aflitos, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Ele sente uma lesão no tendão-de-aquiles direito e será substituído por Obina, apesar do "xodó" da torcida ter sido poupado no treino da manhã desta sexta-feira na Gávea.

Souza é um dos artilheiros do Flamengo na competição, ao lado do lateral-esquerdo Juan e do volante Ibson. Os três marcaram seis gols.

Os outros dois titulares que não atuam no Recife são o volante Jailton e o meia Renato Augusto, suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, no domingo passado. Léo Medeiros e o argentino Maxi Biancucchi entrarão no time, respectivamente.

Mesmo ainda sem estrear, meia do Fla se considera "filho" de Joel

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

Mesmo sem ainda jogar uma partida sequer pelo Flamengo, Kleberson mostrou-se contagiado pelo carisma de Joel Santana. Apesar de não receber nenhuma bronca ou elogio do treinador, o volante já se considera um das 'crias' do comandante rubro-negro.

"Assim como muitos aqui, também me considero filho do Joel. Ele provou sim que é um grande treinador e vai nos ajudar muito na Copa Libertadores da América", frisou o jogador.

Como o volante Cristian, Kleberson também fez questão de salientar o seu amor pela torcida do clube da Gávea.

"Todos me diziam que a torcida do Flamengo era grande, mas não imaginava que era deste tamanho. É realmente inacreditável, nunca vi nada igual. Ela foi fundamental para ascensão do Flamengo no Campeonato Brasileiro", asseverou Kleberson.

Joel se reúne terça com diretoria do Fla para tratar de reforços

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Depois de acertar a permanência de Joel Santana no comando técnico da equipe do Flamengo, a diretoria rubro-negra se reunirá na próxima terça-feira com o treinador a fim de tratar, entre outros assuntos, de reforços para 2008. A intenção na Gávea é formar um time capaz de disputar para ganhar a Copa Libertadores da América.

Joel Santana renovou o contrato com o Fla e comandará o time até o término de 2008

Sobre caras novas, a direção do Fla desconversa. Informações vindas de Santos, no entanto, dão conta de que o zagueiro Adaílton, desejo antigo da direção, teria recebido proposta do Fla, o que foi imediatamente desmentido pelo vice de futebol Kleber Leite.

"Só trataremos de contratações a partir de terça-feira. Nenhum bom jogador está descartado, e o Adaílton é um bom jogador. Houve um interesse do Flamengo no início do ano, mas no momento não estamos tratando de nada referente a reforços. Só a partir de terça, quando nos reuniremos com o Joel", reiterou Kleber ao UOL Esporte.

O defensor do Santos, que tem os direitos federativos vinculados ao Rennes-FRA, declarou ao Diário do Litoral que um empresário recebera ligação de algum dirigente rubro-negro mostrando interesse na contratação. O compromisso de Adaílton com o Peixe expira em dezembro, e o jogador afirma desejar renovar com o clube santista.

GloboEsporte

Fla faz 'semi-amistoso' contra o Náutico

Rubro-Negro tenta escapar da Pré-Libertadores contra rival garantido na Primeira Divisão

Maxi entra como titular neste domingo

Náutico e Flamengo atingiram seus objetivos na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Sinal de que a partida entre as duas equipes, neste domingo, às 16h, nos Aflitos, será apenas para cumprir tabela. Certo? Pode ser, mas os rubro-negros ainda têm de afastar duas possibilidades que não agradam seus torcedores: o vice-campeonato e uma possível necessidade de ter que jogar a Pré-Libertadores.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real a partir das 15h50m, e a TV Globo transmite ao vivo apenas para o Rio de Janeiro.

Durante toda a semana, a torcida flamenguista pediu aos atletas que evitem o segundo lugar, já que a posição é associada ao rival Vasco. Mas vale ressaltar que se subir de posição, o Flamengo também terá os prêmios turbinados.

- Quero ficar na Libertadores, na melhor posição possível. O que vier é lucro - declara o técnico Joel Santana.

Em terceiro lugar, com 61 pontos, o time carioca pode perder a vaga direta para a Taça Libertadores se for derrotado e o Palmeiras golear o Atlético-MG, em São Paulo. Caso a combinação de resultados ocorra, o Fla terá de passar pela Pré-Libertadores.

Lance\ Acosta é o craque do time de Recife\

O adversário deste domingo é sempre citado na Gávea porque foi justamente contra o Náutico que o Rubro-Negro, então em 19º lugar, iniciou a arrancada até a Libertadores. Na ocasião, Leonardo Moura marcou no fim e garantiu a sofrida vitória por 2 a 1.

Jogo? Que jogo?

Contudo, a semana na Gávea foi de fim de festa. Nem parecia que ainda há um jogo pela frente. Falou-se muito mais nas renovações de contrato - Joel, Bruno, Roger, Cristian... - do que na hipótese de o jogo prejudicar o 2008 rubro-negro.

- Mas não vamos jogar de brincadeira. Os torcedores que forem ao estádio vão ver um Flamengo forte e buscando a vitória - diz o zagueiro e capitão Fábio Luciano.

O Flamengo terá os desfalques de Jailton e Renato Augusto, suspensos, e Souza, machucado. Leo Medeiros, Maxi e Obina serão os substitutos, respectivamente.

Em 15º lugar, com 46 pontos, o Náutico está livre da ameaça da Série B. O Alvirrubro perdeu para o Figueirense, por 2 a 0, mas conseguiu se manter na Primeira Divisão graças às derrotas de Corinthians (para o Vasco, no Pacaembu) e Goiás (para o Atlético-MG, no Mineirão).

O Timbu não pode nem mais sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana. No entanto, a despedida do Náutico da sua torcida será marcada por muita festa, já que o que o time do técnico Roberto Fernandes conseguiu fugir da queda para a Segundona.

O treinador do Timbu, Roberto Fernandes, elogiou muito a equipe pela permanência na elite do futebol brasileiro, após a partida de quarta-feira:

- Pior que a tristeza da derrota, é a vergonha de não lutar. E esse time lutou muito. Estão todos de parabéns - comemorou.

Fla confirma permanência de Joel

Após reunião na Gávea, diretoria oficializa o nome do treinador para 2008

A nação rubro-negra respira aliviada. Após uma "minissérie" de pouquíssimos capítulos, mas muito polêmica, o treinador Joel Santana disse, durante a visita dos torcedores ao Cristo Redentor, na manhã desta sexta-feira, que permanecerá na Gávea na próxima temporada. Horas depois, o treinador se reuniu com a diretoria do Flamengo e acertou os útimos detalhes do contrato.

Joel chegou à Gávea, como de costume, enigmático. Disse que se reuniria por cinco minutos com a diretoria e "falaria a verdade". Os cinco minutos transformaram-se em mais de 60. Mas o suspense terminou com as palavras do vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite:\ - Nosso treinador continua por mais um ano. A alegria é grande. Conseguimos um ótimo presente de Natal.\

Fica, Papai Joel

Com o ego inflado depois da campanha "Fica, Joel", o treinador disse que está se sentindo importante. Principalmente por causa das manifestações que recebeu da torcida e dos jogadores rubro-negros. Até cartão embaixo da porta de sua casa ele recebeu.

- Nunca vi um movimento tão grande pela permanência de um técnico. Acima de tudo os jogadores. Às vezes a parte financeira não é a mais importante - declara Joel Santana.

Antes de saberem da decisão do treinador, os jogadores se reuniram com ele no vestiário e, de forma uníssona, fizeram o pedido: "Fica, papai Joel". Convenceram-no.

Cristian: 'Fico no Fla até 2010'

Volante diz que clube pagou os U$ 500 mil ao Atlético-PR e vibra com permanência

Eduardo Peixoto

Cristian paga promessa com a filha

O Flamengo anunciou na terça-feira que havia fechado a renovação de Cristian. Nesta sexta, o jogador confirmou oficialmente que fica na Gávea por mais três anos. De acordo com ele, o Rubro-Negro depositou os U$ 500 mil referentes a seus direitos econômicos na conta do Atlético-PR.

- O Kléber me passou que fez o pagamento. Fico no Flamengo até 2010 e estou muito feliz. Desde o início deixei bem claro que essa era a minha vontade - afirma o jogador.

Ele chegou no Mengão em julho e rapidamente tornou-se titular da equipe. A identificação com a torcida também foi outro fator positivo. Cristian tatuou no braço "sempre te amarei" em homenagem à esposa, mas inspirando-se no "Tema da vitória" da torcida rubro-negra.

Sanches explica acordo com Flamengo

Presidente do Corinthians conta como vai ser parceria para contratos de marketing

Marcel Rizzo

Presidente Andrés Sanches no aeroporto de Congonhas

Andrés Sanches esteve no Rio de Janeiro nesta quinta-feira em evento do Flamengo. E começou a amarrar um acordo com o clube carioca, diretamente com o presidente Márcio Braga, na área de marketing. Os clubes das duas maiores torcidas do país vão passar a negociar em conjunto...

- Vai ser algo muito bom para os dois times. Vamos chegar em alguém interessado em patrocinar e negociar em conjunto. Ver o que ele pode oferecer para os dois clubes mais populares do país. Vamos ter muito mais força para conseguir contratos melhores - explica Sanches.

Este acordo, segundo ele, aiinda está sendo desenhado, mas a idéia é começar a funcionar já no começo de 2008, o Corinthians ficando na Série A ou caindo para a Série B. Ele deu um exemplo: o Corinthians precisa renovar com a Samsung, por exemplo, seu patrocinador de camisa até o final de 2008. O Flamengo participaria e poderia também receber valores para ter a empresa como um dos parceiros. E o Timão poderia fazer a mesma coisa na negociação flamenguista com a Petrobrás.

- Vai dar certo? Não sei. Mas é algo diferente que vamos colocar em prática. Uma maneira de tentar arrecadar mais dinheiro - diz Sanches.

Em um primeiro momento, está descartado a troca ou intercâmbio de jogadores. Mas, segundo o presidente corintiano, isso já acontece atualmente. Vide Roger. O meia deve ficar no Fla até 2010. Sanches só questiona o documento no qual o os cariocas precisam pagar US$ 500 mil ao Corinthians para ficar com Roger, assinado antes de ele assumir, em outubro.

- O Roger não tem mais como jogar no Corinthians, clima. E o salário é alto. Ele pode sair até de graça que é válido para o Corinthians - diz Sanches.

Futsal: Fla empata e dá adeus ao Estadual

Petrópolis, que venceu o primeiro jogo da série, encara Teresópolis ou Canto do Rio na final

O Flamengo empatou com o Petrópolis em 1 a 1, nesta sexta-feira, na casa do adversário, e está eliminado do Estadual do Rio de Janeiro de Fustal. Gabriel marcou o gol do Rubro-Negro e Cupim igualou para o time serrano.

Petrópolis, que venceu o primeiro jogo da série por 1 a 0, jogava pelo empate e está classificado para a final da competição. O time aguarda a decisão da outra semifinal, entre Teresópolis e Canto do Rio, para conhecer seu adversário.

Fora de casa, Flamengo vence o Macaé

Time termina fase de classificação em primeiro e pega a própria Liga Macaense na semi

O Flamengo foi até Macaé nesta sexta-feira para enfrentar a Liga Macaense pela última partida da fase classificatória do Campeonato Carioca Masculino de basquete. O time da Gávea teve muita dificuldade para vencer os donos da casa por 101 a 99. Os cestinhas da partida foram os alas Marcelinho, do Fla, e Leandro, da Liga, ambos com 32 pontos.

Clique aqui e confira a tabela da fase final do Estadual do Rio!\ Com o resultado, o Flamengo somou 27 pontos (13 vitórias e apenas uma derrota) e terminou como primeiro colocado da primeira fase. Agora, o Rubro-negro enfrenta a própria Liga Macaense pelas semifinais do Estadual, já que o adversário desta noite terminou em quarto lugar, com 23 tentos (9v e 5d).\

Vasco e Fluminense fazem a outra semifinal. O time da Colina ficou em segundo lugar, com 26 pontos (12v e 2d), e a equipe das Laranjeiras em terceiro com 23 (9v e 5d) - o mesmo número de pontos da Liga Macaense. No entanto, o Tricolor levou vantagem na soma de pontos do confronto direto com o Macaé.

Semifinais:

Flamengo (1°) x Liga Macaense (4°)

Vasco (2°) x Fluminense (3°)

Fla se despede da Gávea em 2007

Jogadores deixam clube carregados de sacolas. Reapresentação será em janeiro

Eduardo Peixoto

Contundido, Souza não encara o Náutico e só volta à Gávea em janeiro de 2008

Sacolas nas mãos e felicitações de "Feliz Natal" à vontade. O Flamengo ainda tem mais um jogo em 2007, mas nesta sexta-feira os jogadores se despediram da Gávea.

A delegação embarca na manhã de sábado para Recife e será liberada logo após o jogo contra o Náutico. Desta forma, alguns jogadores já ganharam férias. São os casos, por exemplo, de Souza, Renato Augusto e Jaílton.

- Vou passar o fim do ano no Rio, com a família. Espero que 2008 seja positivo - diz Souza.

Os funcionários do clube receberam presentes de alguns atletas, como Cristian. Outros estavam em clima de despedida. O atacante Leonardo foi um deles. O contrato se encerra no fim deste ano e não há interesse do Flamengo em renová-lo.

A reapresentação dos jogadores está marcada para 3 de janeiro, na Gávea. Dois dias depois, a equipe segue para a Granja Comary, em Teresópolis.

Lance

Agora é oficial: Joel assina com o Flamengo

Treinador fica no clube até o final da temporada de 2008

Joel diz que manifestação da torcida foi incrível

Depois do técnico Joel Santana confirmar que renovaria com o Flamengo, ele de fato assinou o contrato que vai até 2008 após uma reunião com Kleber Leite (vice de futebol do clube), na Gávea. O principal motivo para o treinador acertar sua renovação foi a manisfestação dos flamenguistas.

radio l! - Nunca vi tanta mobilização para um técnico ficar. A manifestação da torcida também pesou. Até papel embaixo da porta da minha casa puseram. Me sinto uma pessoa muito especial. Pensei que já tinha visto de tudo no futebol, mas me enganei - comenta. (Clique e ouça)

Após o jogo do próximo domingo, contra o Náutico, nos Aflitos, Joel receberá dos torcedores uma bandeira com desenho do seu rosto.

Volante Cristian assina com o Flamengo até 2010

Mas permanência do jogador por este período é incerta

LANCEPRESS!

O Flamengo depositou US$ 500 mil na conta do Atlético-PR – valor equivalente à metade dos direitos econômicos – para ter Cristian até 2010. Mas informações dão conta de que o Fla saberia de uma proposta do exterior que estaria chegando e, por isso, se apressou em adquirir 50% do atleta (o prazo Áa até 31/12).

Com isso, não é certo que o volante fique na Gávea o tempo estabelecido. Mas, se a negociação com um clube estrangeiro de fato acontecer, ao menos o Fla também lucraria.

Desde julho no Rubro-Negro, Cristian não escondeu a sua felicidade pela permanência no clube. Ele e sua família estão adaptados ao Rio de Janeiro e maravilhados com a grandeza e a intensidade da torcida do Flamengo.

– stou muito feliz por continuar no Flamengo. É um clube que te projeta muito no âmbito nacional. É bom também porque minha esposa gosta muito do Rio – admitiu.

Joel Santana confirma permanência no Fla

Treinador se empolga e garante que vai levar o time ao Mundial de Clubes

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Fim do mistério. O técnico Joel Santana confirmou na manhã desta sexta-feira que vai continuar no Flamengo em 2008. O comandante rubro-negro ainda projeta um próximo ano de vitórias e garante: vai disputar o Mundial de Clubes ano que vem.

- O ano de 2008 vai ser melhor do que 2007, em Tóquio. Não tem como não ficar. Não há problema da minha parte. Eu só tenho que ouvir a diretoria. Estou indo à Gávea para resolver isso - disse Joel.

O técnico foi muito festejado pela torcida na chegada ao Cristo Redentor, na carreata promovida pelos rubro-negros. A empolgação de Joel foi tão grande que ele chegou a cantar músicas que ironizam o Vasco. Os torcedores ainda presentearam-no com uma bandeira.

Leonardo não vai continuar no Flamengo

Mas atacante diz que dificilmente acertará com o Botafogo

LANCEPRESS!

Contratado por empréstimo no início do ano ao Paraná, o atacante Leonardo teve uma temporada recheada de lesões e retornará ao Tricolor paranaense em janeiro.

Cobiçado pelo Botafogo, ele diz que dificilmente será liberado pelo Paraná, a não ser que seja comprado pelo Glorioso.

– O Paraná não vai querer me emprestar ao Botafogo, só quer me vender. Não tenho mágoas do Flamengo. Tive muitas lesões aqui – declarou.

Fábio Luciano deu jeito na zaga rubro-negra

Flamengo só levou 19 gols, nos 21 jogos que o capitão atuou

LANCEPRESS!

A desconfiança com a zaga do Flamengo vinha se arrastando há anos, a diretoria e as comissões técnicas que passaram não conseguiram solucionar os problemas do setor defensivo rubro-negro. Mas em agosto deste ano, Kléber Leite acertou em cheio ao contratar o experiente zagueiro Fábio Luciano.

Logo que chegou, não foi unanimidade, já que não sabiam se o zagueiro era aquele jogador veloz e preciso nos tempos de Corinthians. E na sua estréia contra o Naútico mostrou que não tinha mais a mesma velocidade, mas continuava preciso e com estrela, já que marcou o gol de empate e iniciou a virada do Flamengo para 2 a 1.

Os números não mentem, nos 21 jogos que o capitão do Flamengo atuou, o time só levou 19 gols. Já nos 16 jogos que o zagueiro não atuou no Brasileiro, a zaga rubro-negra levou 28 gols.

Joel acredita em temporada de 2008 melhor\ Treinador diz que o time já tem uma base, só precisa de alguns reforços\

O técnico Joel Santana acertou sua permanência no Flamengo nesta sexta-feira e já pensa na temporada de 2008, quando o clube disputará a Copa Libertadores. Para o treinador, o desempenho do Rubro-Negro na temporada que vem tem tudo para ser melhor que o deste ano.

- Vamos poder trabalhar com calma na próxima temporada. Podemos escolher os jogadores, treinar e nós temos uma equipe com uma boa base, só precisamos reforçar algumas posições - disse o treinador à Rádio Globo.

Souza: 'Os euros ainda não me seduzem'

Jogador está totalmente focado na temporada de 2008 no Flamengo

Autor de gols decisivos pelo Flamengo na atual temporada, como os da final da Taça Rio contra o Madureira e os da decisão do Estadual contra o Botafogo, o atacante Souza revelou que não pensa em trocar o Flamengo pelo futebol do exterior, pelo menos no momento:

- Os euros ainda não me seduzem. Meu interesse é ficar aqui e isso já está decidido. Estou bem e feliz no clube. Não tive problema algum.

Já sobre o futuro do time, ele indica o que deverá ser feito e quais as dificuldades que o Rubro-Negro enfrentará em 2008.

- O ano que vem será um ano de muita cobrança. Preciso me cuidar bem nas férias para começar bem 2008. É importante manter a base. O time tem qualidade e com certeza brigará por títulos. Os primeiros objetivos são ganhar o Carioca e brigar pelo título da Libertadores. Ser artilheiro dessa competição é um sonho que pode virar realidade - disse o jogador.

Rubro-Negros provocam times rivais

Torcedores foram ao Corcovado comemorar vaga na Libertadores

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Nesta sexta-feira torcedores do Flamengo foram até o Cristo Redentor para agradecer e comemorar a conquista da vaga para Copa Libertadores. Os rubro-negros entoavam cânticos de amor ao clube e de gozações com seus rivais como na música para o rival Fluminense, também garantido na maior competição sul-americana: "O Fluminense não tem tradição... Na Libertadores será eliminado pelo meu Mengão"

Outro clube que não passou despercebido pelos flamenguistas foi o Vasco. A letra "Chora vascaíno o sonho acabou, Libertadores sou eu que vou" foi cantada por todos, inclusive pelo técnico Joel Santana.

Gritos de fica Joel e o tema da vitória também foram lembrados

Volante Rômulo não vai ter férias no Flamengo

Jogador rubro-negro vai tratar de lesão no joelho direito

O volante Rômulo será o único jogador do Flamengo que não vai ter férias. Isso porque ele continuará se tratando de uma lesão no joelho direito. O atleta já passou da etapa de fisioterapia e começará as sessões de musculação.

Rômulo sofreu uma ruptura no ligamento do joelho direito no clássico contra o Vasco, no dia 18 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro.

Michel Asseff filho é homenageado por flamenguistas

Vitórias nos tribunais deixaram advogado com moral junto à torcida

As vitórias nos tribunais, que livraram Souza e Obina de pesadas punições e permitiram que a torcida do Flamengo tivesse o direito de assistir ao jogo contra o Atlético Paranaense, renderam ao advogado Michel Asseff Filho uma homenagem da torcida rubro-negra. Ele recebeu uma camisa personalizada com a seguinte inscrição: "Michel Assef, advogado de uma nação, obrigado".

Feliz com o reconhecimento, o advogado prometeu ainda mais empenho no ano que vem:

- Mais uma vez agradeço à nação pela homenagem calorosa. Ano que vem continua. Estou preparado para eventuais tribunais tanto do Brasil quanto da Conmebol.