Notícias

Clipp 1/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Em seu recomeço, Joel mostra o conhecido estilo de técnico 'paizão'

Nem prancheta, nem laptop ou bloquinho: treinador ataca de psicólogo

Em seu primeiro dia nesta quarta passagem pelo Flamengo, o técnico Joel Santana resolveu fazer concorrência ao psicólogo Paulo Ribeiro. Em vez de orientações técnicas e táticas, ele usou muito papo e muita observação. Repetindo que o momento é de sacrifícios, Joel chegou cedo à Gávea para conhecer seu novo grupo e ficou conversando durante cerca de 40 minutos com os jogadores dentro do vestiário. Mais tarde, depois da sessão coletiva, o treinador chamou o atacante Souza no canto para uma conversa ao pé do ouvido, mantendo o velho e conhecido estilo paizão.

- Depende do que se entende por paizão. Conheço o Souza há muito tempo e falei que não é agredindo que vai mostrar hierarquia. Disse ao Souza que ele teve um prejuízo profissional muito grande com aquela expulsão. Respeitando as pessoas é o caminho mais fácil para se fazer respeitar - afirma Joel Santana.

Após conversar com Souza, Joel se reuniu com os zagueiros. Para ele, a defesa, que sofreu 54 gols em 36 jogos (média de 1,5 gol por jogo), é o setor mais problemático.

- Tudo começa lá atrás, né? Já avisei que vou ser chato. Temos que treinar muito porque os gols que estamos levando são mais conseqüência de falhas nossas do que por méritos dos adversários. Conheço essa posição. Um bom time precisa ter uma boa defesa - disse o treinador, que em seus tempos de zagueiro não enfrentava o rigor das arbitragens atuais.

Clube anuncia mais um zagueiro: Fábio Luciano

Para acabar com esse queijo suíço, o Flamengo anunciou a contratação de mais um zagueiro, o nono jogador para o setor é Fábio Luciano, dispensado pelo Fenerbahçe, da Turquia, e se transferiu para o Colonia, da Alemanha, que acabou rebaixado.

Aos 32 anos, Fábio Luciano não atua desde o dia 20 de abril e precisaria de pelo menos dez dias de recondicionamento físico para estrear. Ele será apresentado amanhã de tarde, no Ninho do Urubu.

A contratação de um jogador experiente para o setor agradou ao técnico Joel Santana, que espera dias melhores pela frente.

- É claro que estou animado. O time está caído, imagine se chego desanimado...

A estréia de Joel será contra o Santos, domingo, mas na Gávea as atenções já estão voltadas para o clássico com o Vasco, 16 de outubro. O Vasco alega que, como o jogo estava marcado para dia 25 de junho, reforços como Ibson, Roger, Jônatas, não podem jogar.

- Temos uma carta da CBF garantindo que todos podem jogar porque, segundo a entidade, o jogo pelo Brasileiro não foi adiado e sim remarcado - disse o vice jurídico, Michel Assef Filho.

Federação tem mais uma eleição previsível

Oposição já admite derrota para Rubens Lopes hoje em pleito que guarda semelhanças com Era Caixa D'Água

Fellipe Awi

Nos últimos 22 anos, a chamada "Era Caixa D'Água", a Federação de Futebol do Rio enfrentou inúmeras crises mas, de quatro em quatro anos, nunca houve dúvidas de que Eduardo Viana seria reeleito presidente. No primeiro pleito após sua morte, marcado para hoje, mudaram os personagens e permaneceu a mesma certeza. O candidato da oposição, Francisco Horta, entra na eleição ciente de que perderá para o presidente interino Rubens Lopes, num processo que guarda outras semelhanças com o de seu antecessor.

Em 2003, naquela que seria sua última eleição à presidência da federação, Eduardo Viana foi acusado pela chapa opositora, encabeçada por Paulo Almeida, de controlar o sistema de votação e o colégio eleitoral. Agora, a oposição também acusa Lopes de antecipar as eleições para se favorecer, de publicar o seu edital sem divulgar o colégio eleitoral e manipular o protocolo do registro das chapas.

- Consegui a adesão de vários clubes que depois assinaram a chapa da situação. Mas eles dizem que a deles foi protocolada primeiro e não tenho como provar porque o Rubinho é o dono do protocolo - conforma-se Horta, repetindo uma acusação de Almeida há quatro anos.

Essas assinaturas coincidentes levaram a comissão eleitoral a impugnar a candidatura de Horta na segunda-feira. O argumento é de que os clubes assinaram o apoio ao candidato na eleição para o mandato tampão, realizada em fevereiro, e que, agora, eles decidiram apoiar Lopes. Só ontem Horta conseguiu liminar na 18ª Vara Cível confirmando sua candidatura, alegando, entre outras coisas, que obteve as assinaturas em fevereiro - portanto, antes de Lopes.

O advogado de Horta, Pedro Trengrouse, afirma ainda que a comissão eleitoral não possui a isenção necessária para organizar a eleição. Seu presidente é Elias Duba, um dos maiores aliados políticos de Lopes. Ele lembrou ainda que a eleição foi convocada em 10 de julho, há apenas 20 dias.

- O Rubinho não quis dar tempo para a oposição fazer campanha e aproveitou que todas as atenções estavam voltadas para o Pan - disse.

Horta só tem o apoio de\ três clubes da 1ª Divisão\

Lopes disse que só vai se pronunciar após a eleição. Mas a alegação da federação é de que a eleição foi antecipada para que houvesse tempo de organizar melhor o Estadual de 2008. Esse campeonato, aliás, fez parte da plataforma eleitoral do presidente interino. Ele inchou as três divisões, o que sempre é garantia de votos. Além do mais, conta com um aliado que sempre esteve ao lado de Viana: o medo da perseguição.

- Como sei que o Horta não vai ser eleito, não vou comprar briga com o Rubinho. Todo mundo sabe que ele gostar de retaliar - disse o presidente de um clube, que pediu para não ser identificado.

Além do cargo, Rubinho herdou os aliados de Viana, mesmo tendo se tornado seu inimigo político. Da Primeira Divisão, apenas Flamengo, Botafogo e América apóiam Horta e a grande maioria das ligas e clubes pequenos também está com o novo mandachuva do futebol carioca.

- Rei morto, rei posto - resume um vice-presidente da federação, Ronald Jarbas.

Estão aptos a votar hoje 26 clubes da Terceira Divisão, 30 da Segunda e 12 da Primeira, além de 11 clubes amadores e 49 ligas amadoras. O peso dos votos é diferenciado: seis pontos (Série A), quatro pontos (Série B), dois pontos (Série C) e um ponto (clubes e ligas amadoras). Com esse sistema, criado por ele próprio, Viana sempre se manteve no cargo sem dificuldades. Mesmo quando tinha oposição dos grandes clubes, o que raramente acontecia, valia-se da maior força eleitoral, em conjunto, dos pequenos. Além disso, deu poder de voto a vários clubes e ligas fantasmas.

Jornal dos Sports

Fábio Luciano é o novo zagueiro do Fla

O Flamengo segue se reforçando para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Desta vez, a boa notícia é para a zaga rubro-negra. O zagueiro Fábio Luciano será apresentado na próxima quinta-feira, no centro de treinamento do clube, o Ninho do Urubu, em Vargem Grande. O jogador assinou contrato com a o Fla até o fim do ano.

Fábio Luciano chega para tentar resolver o problema crônico do Flamengo no miolo de zaga. Desde Juan e Gamarra, muitos passaram por pelo setor e não tiveram sucesso. Revelado pela Ponte Preta, o jogador de 32 anos já teve passagem pela Seleção Brasileira após fazer sucesso no Corinthians. Atualmente, ele estava no Colônia, equipe recém-promovida à primeira divisão da Alemanha.

Os reforços já poderão estrear a partir da próxima sexta-feira, quando se abre a janela de transferências da CBF para jogadores vindos de fora do país. O Rubro-Negro está na 19ª posição no Brasileiro, com 12 pontos em 12 partidas disputadas. A equipe volta a campo domingo, contra o Santos na Vila Belmiro.

Flamengo não teme ameaça do presidente do Vasco

Leo Schabbach e Thiago Bokel

Wallace Teixeira

O Vasco está tentando jogar uma balde de água fria nas pretensões do Flamengo no Campeonato Brasileiro, ao tentar impedir que os reforços rubro-negros Roger, Ibson, Maxi Biancucchi e, possivelmente, Jônatas possam participar dos jogos que foram remanejados. Entretanto, a diretoria do Flamengo já tinha previsto este problema e garantiu que todos os jogadores poderão atuar.

A base da tese vascaína se sustenta no fato de que, como os jogos adiados estavam programados para antes do dia 3 de agosto, quando começa a inscrição de jogadores vindos de fora do país, estes reforços não poderiam atuar. O presidente do Vasco, Eurico Miranda, ainda questionou o fato de o Flamengo ter optado por jogar apenas contra o América-RN, em Juiz de Fora, quando poderia tê-lo feito nos demais jogos.

O vice de futebol rubro-negro, Kleber Leite, explicou que esse fato se deu porque o clube optou por disputar o maior número de partidas possíveis no Maracanã, que é a sua casa. Depois ainda revelou ter consultado a CBF sobre este assunto e que os reforços estão liberados.

“Ele (Eurico) está fazendo confusão, pois está imaginando que os jogos foram adiados. A questão é que eles não foram, a tabela é que foi remanejada. O Flamengo consultou a CBF e qualquer jogador que esteja com o contrato regularizado com o clube poderá atuar”, explicou.

Quem também comentou o possível recurso do Vasco foi o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt.

“A tese deles é interessante, mas ainda não posso adiantar nada. No caso dela ser aceita, também teríamos de ver a questão dos cartões, pois a norma é isonômica. Se o STJD aceitar o pedido, a questão dos jogadores suspensos na época deve ser levada em consideração. Se for o caso, STJD e CBF vão avaliar tudo”, disse o procurador, ressaltando ainda que precisa esperar uma posição oficial vascaína para poder tomar qualquer decisão.

Além disso, segundo ele, não há atualmente uma forma legal de lidar com este tipo de situação. “Vou esperar o Vasco apresentar primeiro as suas provas. Não há um dispositivo legal que determine como atuar nos casos de jogos adiados”, afirmou.

Joel defende zagueiros do Fla e diz que culpa é de todo o time

Apesar de o Flamengo estar trazendo um reforço para a zaga e de a torcida estar muito insatisfeita com o setor, Joel Santana fez questão de defender os zagueiros de seu elenco. Para ele, o fato de o time estar em uma situação ruim na tabela é responsabilidade de todo o conjunto e não apenas de um setor.

“Conversei com os zagueiros que estão aqui e não acho que temos uma defesa ruim. É claro que a culpa está caindo em cima deles, mas é também porque lá na frente o trabalho não está sendo feito direito. Agora, Fábio Luciano é certamente um grande reforço”, afirmou o treinador para depois comentar a possibilidade de acontecerem mudanças.

“Sempre há uma idéia nova, mas pretendo dar seqüência a quem já estava jogando. É claro que pela situação que o Flamengo está na tabela, mudanças terão de ser feitas, mas, como não tive tempo para analisar ainda todo o grupo, é provável que tenha no máximo duas alterações”.

Joel Santana ainda comentou a possibilidade de Jônatas, Ibson e Roger atuarem juntos, com Renato Augusto jogando no ataque.\ “No futebol não dá para se fazer previsões. Se eles conseguirem render o que já mostraram antes, teremos um time forte”.\

Ibson está ansioso para jogar no Rubro-Negro

Um dos reforços do Flamengo para o restante do ano, o apoiador Ibson deverá fazer a sua estréia na partida de domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro. O jogador admitiu estar ansioso para voltar a vestir a camisa rubro-negra.

“Quero muito começar a jogar e ajudar os meus companheiros a sair dessa situação. É muito ruim ver o time mal e não poder entrar para tentar mudar tudo isso. Tive duas semanas para trabalhar e espero agüentar o jogo inteiro”, explicou o jogador.

Ibson terá uma missão árdua pela frente. Contratado como uma das maiores esperanças de reação do Rubro-Negro no Brasileiro, o jogador formará ao lado de Cristian, Roger e Renato Augusto um meio-de-campo totalmente renovado em relação ao que iniciou o ano e foi campeão carioca. O retorno quase certo de Jônatas faz o apoiador sonhar com a volta de dias melhores.

“Com o retorno de Jônatas se confirmando, creio que ficaremos mais fortes. Espero que consigamos demonstrar isso dentro de campo. É um jogador que começou junto comigo e, além de ser um grande profissional, é um excelente jogador. Fizemos a dupla de cabeças-de-área nos juniores e espero repetir aquele entrosamento. Mas, mesmo sem ele, acho o nosso time muito interessante”, elogiou, Ibson.

A amizade dos dois jogadores começou a ser construída com a chegada de Jônatas ao clube, em 2001, vindo do futebol cearense. Ibson disse que, apesar de não conversar com freqüência com o antigo companheiro, procura sempre saber como anda a sua carreira.

Fábio Luciano chega para pôr ordem no Fla

O zagueiro Fábio Luciano deve ser o novo xerife da zaga rubro-negra

Depois de ter admitido segunda-feira que o Flamengo estava acertando com um zagueiro que jogou na Seleção Brasileira, o vice de futebol Kleber Leite anunciou a contratação do experiente Fábio Luciano, que ultimamente defendeu o Colônia, da Alemanha. As novidades, no entanto, não param de surgir na Gávea. Como foi publicado na edição de ontem dos Js, o meio-campo Jônatas é mais um que já acertou com o clube.

O Espanyol, que detém os direitos federativos do jogador, já o liberou. Falta apenas a documentação chegar para ele ser anunciado. Apesar de ter sido muito elogiado no período em que esteve no futebol espanhol, o apoiador alega não ter mais clima para continuar por não ter se adaptado à Europa. Jônatas, inclusive, disse que quer voltar ao Brasil, especificamente para o Flamengo.

Já Fábio Luciano, que jogou uma partida pela Seleção Brasileira, na vitória por 3 a 0 sobre a Nigéria, mas que já foi convocado várias vezes, chega para ser a referência do time no setor. Kleber Leite comemorou a contratação.

“É um jogador conhecido, um excelente zagueiro que já tem muita experiência, foi capitão por onde passou e creio que nos ajudará muito”, festejou o dirigente.

O único problema para os planos de Joel Santana em utiliza-lo de imediato é o período de inatividade em que ele se encontra. A última partida de Fábio Luciano foi dia 20 de abril e, desde lá, o atleta se queixa de dores no púbis. O zagueiro esteve muito próximo de acertar com o Cruzeiro há pouco tempo, mas um possível interesse do Genoa-ITA acabou esfriando a negociação. Uma volta ao Corinthians também foi tentada, mas não se concretizou.

Joel quer ver os reforços rubro-negros em campo

Roger, Ibson, Cristian, Maxi Bianchuccie, Fábio Luciano e, provavelmente, Jônatas são os reforços da diretoria para tirar o Flamengo da zona de rebaixamento. No entanto, Joel Santana, novo treinador da equipe, quer ver os resultados dos recém-chegados dentro de campo.

“No papel tudo é possível, agora, vamos ver dentro de campo. Não dá para prever como eles vão se sair. Se eles jogarem o que estão acostumados estaremos muito bem”, afirmou o técnico.

Basquete do Fla busca tri-estadual e título nacional

Rafael Oliveira

O armador Fred é um dos jogadores da última temporada que permanecerão no Fla

O fraco desempenho do Flamengo no último Nacional Masculino de Basquete ainda está entalado na garganta dos dirigentes rubro-negros. A equipe da Gávea obteve apenas 50% de aproveitamento na primeira fase e foi eliminada nas quartas-de-final após perder de 3 a 0 no duelo contra o Franca-SP. Pensando nisso, a diretoria decidiu promover uma reestruturação no elenco, que, para a nova temporada, está repleto de novidades.

Da equipe que terminou o Nacional na sétima colocação restaram apenas três jogadores. O armador Fred e os pivôs Coloneze e Maicon renovaram contrato com o clube e serão os únicos remanescentes da equipe bicampeã estadual.

O técnico Paulo Chupeta, que permanecerá na Gávea junto com seu assistente, o ex-jogador João Batista, explicou que o time já vinha precisando ser modificado. “Decidimos renovar o grupo. Estas contratações fazem parte de um planejamento de longo prazo que resolvemos adotar. São todos jogadores de alto nível físico e técnico”.

As caras novas já têm data para serem apresentadas. Na próxima segunda-feira o novo elenco se reunirá na Gávea para dar início aos treinamentos para a temporada 2007 / 2008. Praticamente todo o grupo já está definido. Além dos três remanescentes, Paulo Chupeta terá a sua disposição o armador Hélio, que no último Nacional atuou pelo Uberlândia, os alas Duda (Brasília), Marcelus (ex-juvenil do Vasco), Amiel (Saldanha da Gama) e Fernando Mineiro (Limeira) e os pivôs Alírio (Brasília) e Wágner (Uberlândia).

Na próxima semana, os jogadores passarão por exames físicos e, no dia 10, darão início à pré-temporada, que, até o momento, será realizada na Gávea. Mas o diretor de Basquete do clube, Arnaldo Szpiro, informou que está em negociações para que os primeiros treinos sejam feitos em uma cidade do interior do Estado.

Busca pelo Tri

Como o Nacional de Basquete só começará em janeiro de 2008, o grande desafio do Flamengo para este semestre será a luta pelo tricampeonato estadual. Apesar das grandes chances de realizar este feito, ninguém na Gávea esconde qual é a grande meta para os próximos meses. “Queremos ser campeões brasileiros. É um título que ainda não temos e montamos um time de qualidade justamente para brigar por essa conquista inédita na história do clube”, afirmou Chupeta.

O Dia

Flamengo acerta com Fábio Luciano e Jônatas

Jogador estava jogando na Segunda Divisão da Alemanha

Rio - A diretoria do Flamengo confirmou nesta terça-feira a contratação do zagueiro Fábio Luciano, que defendeu o Corinthians, a Ponte Preta e Fernebahçe, da Turquia. O jogador está sem atuar desde o último dia 20 de abril, quando defendia a equipe do Colônia, da Segunda Divisão do Campeonato Alemão. Fábio Luciano, de 32 anos, será apresentado oficialmente na próxima quinta-feira, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande.

Além dele, o clube fechou o retorno por empréstimo do cabeça-de-área Jônatas, que se transferiu em 2006 para o Espanyol, da Espanha, mas não se firmou desde então. Jônatas ficará na Gávea até meados de 2008.

Íbson espera pelo amigo Jônatas

Íbson está pronto. O jogador já se colocou à disposição de Joel Santana para o jogo de domingo contra o Santos, na Vila Belmiro. Mas essa não é sua única expectativa no Flamengo. Ele não vê a hora também de ter a seu lado a companhia de um velho amigo, Jônatas.

Os dois se conheceram em 2001, ainda na divisão de base do Flamengo. Mas cada um seguiu seu destino: Íbson foi para o Porto; Jônatas, para o Espanyol.

“Quando eu encontrar o ‘Paraíba’, vai ser uma resenha só. Não vejo o Jônatas há mais ou menos um ano e meio, mas é um amigo que está guardado aqui no coração. A gente se afastou um pouco, mas sempre acompanhei o seu trabalho pela televisão”, afirmou Íbson.

Por conhecer tão bem Jônatas, Íbson já sabe até em que posição ele deverá entrar na equipe, quando chegar ao Flamengo. “Gosto dele saindo de trás. Ele tem qualidade no passe. É um jogador excepcional. Teremos um bom meio de campo”, afirmou o meia.

Antes de jogar ao lado de Jônatas novamente, Íbson espera que tudo dê certo em sua reestréia, no domingo. “Trabalhei forte a semana inteira. Estou pronto para jogar e espero agüentar os 90 minutos. Eu acho que consigo”, disse Íbson, dizendo-se com fome de bola.

Flamengo: Lema de Joel é vencer

Rio - O frio não permitiu que Joel Santana arregaçasse as mangas. Mas não lhe faltou trabalho. Ele passou o dia na sede da Gávea e até almoçou no clube. Tudo isso, por um objetivo: conseguir duas vitórias consecutivas fora de casa, contra Santos (domingo) e Atlético-PR (dia 8). “Precisamos melhorar alguma coisa e vamos começar com duas partidas fora de casa. Vamos precisar de uma postura agressiva. É melhor arriscar e buscar a vitória, pois nesse campeonato o empate é igual à derrota”, afirmou, mostrando coragem e ambição.

Joel não consegue mesmo pensar em outro resultado que não seja a vitória. Não teme dizer que o empate, mesmo fora de casa, não lhe agrada. “Temos que passar duas ou três rodadas vencendo. E esse negócio de jogar fora de casa é relativo. Às vezes, pode-se jogar a responsabilidade para quem tem o mando de campo”, destacou Joel.

A idéia é vencer ou vencer, e Joel Santana não entrega nada além da confissão de seu objetivo. Ele não quis dar pistas do time que levará para o campo. “Vou fazer um coletivo nesta quarta-feira e um na sexta. Ainda é cedo para definir o time. Pretendo dar seqüência ao trabalho do Ney Franco e vou fazer algumas mudanças dentro das necessidades”, antecipou, misterioso, sem dar muitos detalhes sobre o esquema que pretende usar no domingo.

EX-AMIGO

Pela vitória, vale tudo. Vale até chamar um amigo de inimigo: o preparador-físico Antônio Mello, que trabalha no Santos com Vanderley Luxemburgo, virou rival.

“Trabalhei com o Mello durante 10 anos. A gente se conhece muito bem. Mas, agora, ele é meu inimigo”, ironizou o técnico Joel Santana, que nem telefonou para Antônio Mello.

Gazeta Esportiva

Ibson ansioso com possível estréia no domingo

Rio de Janeiro (RJ) - Com a expectativa de fazer sua estréia pelo Flamengo já neste domingo, contra o Santos, o meia Ibson admitiu estar ansioso. O jogador, que estava no Porto, espera ajudar o Rubro-negro a deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.\ Segundo jogador, o treinador Joel Santana não precisa se preocupar com a parte física. “Venho trabalhando forte há cerca de três semanas. Estou totalmente à disposição do Joel Santana, apesar de ansioso. Mas a animação é ainda maior”, afirmou.\

Apesar disso, o técnico ainda não divulgou o time que enfrenta o Peixe. De acordo com ele, a definição da equipe só acontecerá o próximo sábado, na Gávea. Vale lembrar que mesmo uma vitória mantém a equipe carioca na zona da degola.

Flamengo confirma acerto com Fábio Luciano\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo segue apresentando novidades nesta semana. Após acertar com o técnico Joel Santana, o Rubro-Negro carioca confirmou na tarde desta terça-feira, a contratação do zagueiro Fábio Luciano. O jogador chegará à Gávea na próxima quinta, quando vestirá o uniforme e assinará contrato até o final do ano.\ Fábio Luciano, que no Brasil se destacou principalmente com a camisa do Corinthians, chega para tentar corrigir os muitos erros cometidos pela defesa do Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Na penúltima colocação na tabela, o time já sofreu 22 gols em 12 partidas.\

Novo técnico busca melhor formação do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após muita conversa em seu primeiro dia de trabalho no Flamengo, o técnico Joel Santana garantiu que sua prioridade é encontrar a melhor formação para o Flamengo. Apesar de admitir que pode mexer em todos os setores do time, à exceção do gol e das laterais, o técnico afirmou que ainda não sabe quais serão as modificações.\ “Tenho uma idéia na cabeça, mas ainda nem trabalhei direito. Vamos treinar amanhã, quinta e sexta-feira já devo ter a equipe mais ou menos encaminhada”, disse o técnico, que não escondeu sua maior preocupação com o sistema defensivo. “Em qualquer esporte coletivo, se a defesa não for bem, os resultados não aparecem. Conheço bem a posição e não é normal levarmos gols como temos levado. Às vezes dá para corrigir tendo um pouco mais de atenção”, explicou Joel.\

Joel Santana também se esquivou quando questionado sobre a possibilidade de o Flamengo contratar o zagueiro Fábio Luciano, ex- Corinthians. O treinador garantiu que só falará sobre reforços quando estes chegarem à Gávea.

Além de Fábio Luciano, cuja negociação não é confirmada pela diretoria rubro-negra, o Flamengo também pode apresentar o volante Jônatas nos próximos dias. O clube carioca apresentou uma proposta ao Espanyol-ESP para ter o jogador por um ano, por empréstimo.

Enquanto não conta com reforços, Joel Santana vai ter a tranqüilidade para trabalhar, algo que Ney Franco vinha reclamando que não vinha tendo. A diretoria confirmou que os treinamentos de quarta, quinta e sexta serão realizados no centro de treinamento Ninho do Urubu, em Vargem Grande.

Estádio – O Flamengo encontra dificuldades para realizar o sonho de construir uma moderna arena em sua sede na Gávea. Sérgio Cabral, Governador do Rio de Janeiro, confirmou que deverá acatar uma recomendação da Procuradoria Geral, sustando a liberação para que o Rubro-Negro inicie as obras em sua sede.

Antes de anunciar sua decisão, o que só deve acontecer dentro de dez dias, Sérgio Cabral espera que o Flamengo responda a um documento, no qual o Governo pede esclarecimentos sobre o projeto da Gávea.

Joel começa seu trabalho no Flamengo com muita conversa\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Apresentado na véspera como novo comandante do Flamengo, o técnico Joel Santana começou a trabalhar na manhã desta terça-feira na Gávea. Além dos treinamentos no campo, o treinador aproveitou seu primeiro dia para muita conversar com o elenco rubro-negro. Primeiro, uma reunião de 45 minutos com os jogadores nos vestiários. Além disso, Joel também falou em separado com o atacante Souza, além de um bate-papo um pouco depois com os jogadores do sistema defensivo.\ “Estamos procurando nos conhecer melhor, saber o que está acontecendo. Temos que procurar sair desta situação e espero que isso possa acontecer já no domingo contra o Santos. Ficar lá atrás na tabela é algo que incomoda a mim e a todos aqui no clube. O momento não é de falar bonito, mas sim de agir”, comentou o treinador rubro-negro.\

Quem gostou da conversa com Joel Santana foi Souza, que marcou apenas um gol neste Campeonato Brasileiro e já foi expulso duas vezes. “Expliquei a ele alguns problemas que eu vinha tendo e foi tudo muito bem”, afirmou Souza, que revelou já ter trabalhado com o treinador. “Já trabalhei com o Joel no Vasco e é um treinador com muita qualidade, não tem nem o que falar dele. É um cara que já conquistou muitos títulos e veio para ajudar a gente a sair desta situação”, completou o atacante que, na próxima semana, será julgado por sua expulsão contra o Grêmio.

PeléNet

Joel Santana quer começar a acertar o Fla pela defesa

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Conforme prometido, o técnico Joel Santana começou seu trabalho no Flamengo nesta terça-feira, na Gávea, em dois períodos. Contudo, tanto na parte da manhã como à tarde, o treinador apenas observou os jogadores realizarem trabalhos físicos no campo, enquanto conversava com o seu auxiliar, Andrade. De qualquer maneira, o comandante rubro-negro já sabe por onde vai começar a tentar acertar o time: pela defesa.

"Em qualquer esporte coletivo, se a defesa não for bem, os resultados não aparecem. Parece que o Flamengo tomou cinqüenta e poucos gols no ano. Isso não é normal", comentou Joel, que, no entanto, evita críticas à zaga rubro-negra e sai em defesa dos jogadores do setor.

"Não acho que a zaga seja tão ruim. Os problemas estão estourando lá atrás. É preciso o apoio dos outros setores. A marcação começa lá na frente. Conheço bem a posição. Ás vezes, dá para corrigir tendo um pouco mais de atenção", continuou o treinador do Flamengo.

Em 36 jogos disputados neste ano, o time da Gávea sofreu 53 gols, o que dá uma média 1,47 por partida. Mas no Campeonato Brasileiro, a equipe levou 22 gols em 12 jogos, média de 1,83.

Com isso, todos os zagueiros, com exceção de Ronaldo Angelim, vêm sendo bastante criticados. O mais execrado ultimamente tem sido Irineu, autor de um gol contra que decretou a derrota rubro-negra por 1 a 0 para o Grêmio - resultado que, na ocasião, afundou o Flamengo para a lanterna do Campeonato Brasileiro.

Desta forma, uma das primeiras providências de Joel Santana no clube nesta terça-feira foi ter uma conversa com os zagueiros, em especial Irineu, que mostrou-se bastante grato com o apoio do treinador.

"Fiquei muito satisfeito com o que ouvi dele. Me pareceu ser uma pessoa alegre, interessada e amiga. Ele foi um zagueiro e sabe o que precisamos. Acho que a conversa que ele teve com todos do setor elevou a auto estima do grupo", contou Irineu, que foi barrado pelo ex-técnico Ney Franco após marcar o gol contra.

"Comigo, ele [Joel] falou particularmente. Perguntou como eu estava e se dava para me utilizar. Acho que quando um treinador novo chega, você se enche de esperanças e tem tudo para subir de rendimento", continuou o zagueiro, que já deslumbra a possibilidade de recuperar a vaga de titular.

Ibson coloca-se à disposição para estrear pelo Fla

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Legalmente liberado para disputar o próximo jogo do Flamengo - domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro -, o volante Ibson colocou-se à disposição do técnico Joel Santana para fazer sua reestréia pelo time rubro-negro nesta partida.

Mesmo sem ritmo de jogo, o atleta não só acredita que já tem condições de entrar em campo como também acha que pode participar de toda o duelo. "Me sinto bem. Trabalhei forte durante duas semanas e já vou para a terceira. Se o treinador optar por mim, acho que posso suportar os 90 minutos", afirmou.

Ibson não atua desde o fim de maio, quando disputou sua última partida pelo Porto-POR, clube que o emprestou ao Flamengo até junho de 2008. Como veio do exterior, o atleta só pode atuar neste Campeonato Brasileiro a partir de 3 de agosto, dois dias antes da partida contra o Santos.

Por isso, Ibson não consegue esconder a ansiedade por voltar a disputar uma partida, ainda mais pelo Flamengo, onde o atleta iniciou sua carreira aos nove anos de idade. "Estou ansioso para voltar a jogar. Estou treinando há quase três semanas, ajudando só na torcida", comentou.

O técnico Joel Santana ainda não definiu se vai escalar Ibson na partida contra o Santos. "Já tenho uma idéia do time. Agora, vamos levar para o campo. Faremos trabalhos táticos até sexta-feira e espero definir a equipe no sábado", disse o treinador, que não quis revelar o esboço do time que tem na sua cabeça.

GloboEsporte

Joel quer o Fla como a seleção de Dunga

Treinador diz que não adianta ter quarteto mágico e não vencer os campeonatos

Márcio Iannacca

De volta ao Flamengo, Joel Santana elogia seleção do técnico Dunga

O técnico Joel Santana espera que a equipe do Flamengo se encaixe e dê resultado nos próximos jogos do Campeonato Brasileiro. Para exemplificar o que ele pretende de sua equipe, o treinador usou o exemplo da seleção da Copa do Mundo de 2006 e do time de Dunga, campeão da Copa América, há 15 dias.

- Na Copa do Mundo, ninguém imaginava que a seleção fosse ser eliminada. Tinha aquela coisa do quarteto mágico ser imbatível, mas não deu. Não encaixou. Agora, a seleção do Dunga entrou em campo para enfrentar a Argentina disposta a não deixar o adversário jogar. Os jogadores conseguiram isso e foi fácil. Foi um dos jogos entre Brasil e Argentina mais fáceis que eu já vi - analisa Joel.

O treinador lembrou que, em 2005, as peças do seu Flamengo se entenderam bem em campo desde o primeiro jogo. Para ele, o Rubro-Negro tem um excelente time no papel, mas precisa mostrar toda essas qualidade dentro de campo.

- No papel tudo é possível, mas vamos ver como eles vão responder dentro de campo. Se os jogadores que estão aqui jogarem o que estão acostumados, vamos melhorar e melhorar muito - afirma o treinador.

Horta diz que vai concorrer à Ferj

Ex-presidente do Fluminense é oposição contra Rubens Lopes, da situação

O ex-presidente do Fluminense e candidato da oposição à presidência da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Francisco Horta, garante que conseguiu nesta terça-feira uma liminar concedida pelo juiz da 18ª vara cível para que sua chapa participe das eleições para o comando da entidade contra a do atual presidente Rubens Lopes.

Horta falou sobre a sua expectativa em participar do pleito, que acontece nesta quarta-feira na sede da Federação.

- Infelizmente, tive de entrar com uma ação na justiça comum. Minha vontade é uma eleição mais democrática. Eleição se ganha no dia, não há necessidade de ficar criticando o adversário. Quem quer a mudança, vota na minha chapa. Quem está satisfeito com o rumo do futebol carioca, vota na chapa do Rubens - analisa.

Ibson ansioso para reencontrar Jônatas

Volante do Fla espera atuar ao lado do ex-companheiros de categorias de base

Márcio Iannacca

Ibson está ansioso para voltar a jogar ao lado de Jônatas no Flamengo

O volante Ibson espera que a contratação de Jônatas pelo Flamengo seja concretizada nos próximos dias. Companheiros nas categorias de base do Rubro-Negro, os dois jogadores formavam a dupla de proteção dos zagueiros, principalmente nos tempos de juniores.

- Eu e o Jônatas fazíamos a dupla de volantes nas categorias de base. Espero que o entrosamento daquela época apareça também no profissional. Se ele vier, espero que venha para somar - afirma Ibson, torcendo para um desfecho favorável das negociações.

Ao ser questionado se com a chegada de Jônatas o Flamengo formaria um time difícil de ser batido, Ibson não pensou duas vezes.

- Mesmo sem ele, o nosso time é interessante - diz o meia, que fará a sua estréia no próximo domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro.

Kléber fala do acerto com Jônatas

Dirigente diz que está à espera da liberação do Espanyol para anunciar o volante

Márcio Iannacca

Jônatas espera liberação para se reapresentar ao time rubro-negro

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, está à espera da liberação do Espanyol, da Espanha, para anunciar a contratação do volante Jônatas. Entre o Rubro-Negro e o atleta já está tudo acertado.

- Estamos esperando apenas o clube espanhol liberar o Jônatas. Isso pode acontecer nas próximas horas - diz o dirigente rubro-negro.

Jônatas vai assinar contrato com o Flamengo até junho 2008. O jogador não se adaptou ao clube espanhol e não vai ficar em Barcelona.

Fábio Luciano acerta com o Fla

Zagueiro assina contrato até o fim do ano e será apresentado na quinta-feira

Márcio Iannacca

Fábio Luciano, ex-zagueiro do Colônia, é a nova contratação do Fla

O zagueiro Fábio Luciano é o novo reforço do Flamengo para a disputa do Campeonato Brasileiro. O jogador será apresentado na quinta-feira, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. Ele assinou contrato com o Rubro-Negro até o fim do ano.

Fábio Luciano tem 32 anos e já atuou pela seleção brasileira e pelo Corinthians, e recentemente teve uma passagem pelo Colônia, da Alemanha. O jogador foi revelado pela Ponte Preta.

O vice-presidente de futebol Kléber Leite elogiou o novo reforço, que atuou pela última vez no dia 20 de abril pelo Campeonato Alemão, e revelou que é um sonho antigo do clube.

- O nome foi aprovado pelo Joel Santana e o Ney Franco também o queria no Flamengo. É um nome de peso para a nossa defesa - diz o dirigente rubro-negro.

Joel: 'Fla não tem que escolher estádio'

Treinador diz que equipe precisa vencer os jogos, independentemente do mando de campo

Márcio Iannacca

O técnico Joel Santana chegou ao Flamengo disposto a tirar a equipe das últimas colocações nas próximas rodadas. Despreocupado com o mando de campo dos adversários, o treinador rubro-negro afirmou que a equipe precisa vencer de qualquer maneira, sem se preocupar em qual estádio vai atuar.

- No momento em que estamos, qualquer lugar que colocarem a gente para jogar, vamos jogar. Não tem que escolher campo, temos é que vencer. Claro que a nossa casa é o Maracanã, mas no lugar que nos colocarem para jogar, vamos responder presente - afirma o treinador.

Nas duas próximas rodadas, o Flamengo pega o Santos, na Vila Belmiro, e o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Para o técnico, esses dois jogos são importantes para o time iniciar uma arrancada.

- É importante vencer os dois jogos para começarmos a trabalhar fora daquela zona vermelha. Faltam 26 jogos, mas não podemos achar que temos muitos jogos para deixarmos a zona de rebaixamento. Temos que vencer a partir de agora - analisa.

Lance

Flamengo contrata zagueiro Fábio Luciano

Ex-corintiano jogou última partida em abril pelo Colônia, da Alemanha

Fábio Luciano disputou seu último jogo em 20 de abril (Crédito: Eduardo Viana)

LANCEPRESS!

O Flamengo fechou na tarde desta terça-feira a contratação do zagueiro Fábio Luciano, de 32 anos. Ele será apresentado nesta quinta-feira, no Ninho do Urubu, e ficará até dezembro deste ano.

Fábio Luciano disputou a Segunda Divisão do Campeonato Alemão pelo Colônia e havia feito sua última partida em 20 de abril.

O zagueiro estava emprestado e seus direitos pertenciam ao Fenerbahçe, da Turquia, mas o contrato acabou no meio deste ano.

Joel não tira os pés do chão com reforços

Treinador do Fla quer esperar ver os jogadores dentro de campo

LANCEPRESS!

Apesar da chegada dos novos reforços do Flamengo, o técnico Joel Santana mantém os pés no chão em relação ao novo time que será formado. O treinador sabe que dentro das quatro linhas a coisa muda de figura.

- No papel tudo é possível, agora, vamos ver dentro de campo. Não dá para prever como eles vão se sair. Se eles jogarem o que estão acostumados estaremos muito bem - revelou o treinador.

Até agora, o Flamengo contratou Roger, Ibson, Cristian, Maxi Bianchuccie e Fábio Luciano. Além de Jônatas, que está para acertar sua volta à Gávea

Souza explica o jeito de Joel no Fla

LANCEPRESS!

Souza, atacante do Flamengo, contou como é o jeito de traballhar do novo técnico rubro-negro Joel Santana. Segundo o jogador, Joel conversa muito com todas as peças do elenco. Souza disse ainda que, para o treinador, não há reservas nem titulares e todos sempre têm chances de jogar.

Ibson elogia a qualidade técnica de Jônatas

Os dois jogaram juntos nas categorias de base do Flamengo

LANCEPRESS!

Caso o Flamengo acerte com o volante Jônatas, a equipe pode reeditar a dupla de volantes que teve sucesso nas categorias de base da Gávea. Para Ibson, Jônatas seria um enorme reforço para a equipe rubro-negra.

- A vinda do Jônatas ajudaria muito, por isso espero que ele possa voltar. Já jogamos juntos desde a base, ele tem uma qualidade técnica excelente - garantiu o jogador.

Jônatas tem contrato com o Espanyol até 2011. Pela proposta rubro-negra, ele ficaria na Gávea por empréstimo até a metade da temporada de 2008.

Joel Santana só vai escalar equipe no sábado

Treinador vai esperar para analisar o elenco nos coletivos durante a semana

LANCEPRESS!

O técnico Joel Santana vai esperar até o próximo sábado para escalar a equipe do Flamengo, que enfrenta o Santos, no dia seguinte, na Vila Belmiro. O treinador ainda vai observar dois coletivos que serão feitos durante a semana. Nesta terça-feira, o treino foi de muita conversa com o novo técnico e apenas um leve treino físico.

- Vou dar sequência ao trabalho do Ney. Aqui nós conversamos com todo mundo para tomar uma decisão. Não dá para mudar tudo. Só as necessidades da equipe - destacou Joel Santana.

O primeiro coletivo comandado pelo novo técnico será nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu.

Joel Santana exalta o novo zagueiro do Fla

Treinador diz que Fábio Luciano tem currículo para jogar pelo Flamengo

LANCEPRESS!

O técnico Joel Santana mal chegou ao Flamengo e já aprovou o primeiro reforço na sua nova era, o zagueiro Fábio Luciano. Segundo o treinador, o jogador de 32 anos tem capacidade suficiente para vestir a camisa do Flamengo.

- Ele é um jogador experiente e que tem currículo para atuar pelo Flamengo. Vamos ver como se apresenta, mas sei que pelo porte físico não tem tendência a engordar e já falei para ele acelerar a chegada, pois estamos precisando dele - destacou o treinador.

O zagueiro estava emprestado ao Colonia, da Alemanha, e seus direitos pertenciam ao Fenerbahçe, da Turquia, mas o contrato acabou no meio deste ano.

Elias Duba explica situação de Horta

Chapa de Rubens Lopes é candidata único para eleição\ LANCEPRESS!\

A chapa de Francisco Horta teve sua candidatura negada pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) para a eleição que definirá quem estará à frente da entidade durante os próximos quatro anos. Elias Duba, presidente da comissão eleitoral que vai conduzir o pleito, explicou a situação das duas chapas:

- Foram apresentadas duas chapas, uma de Rubens Lopes e outra de Francisco Horta. Acho que ele (Francisco Horta) não tomou conhecimento da chapa que lançou, tamanha eram as irregularidades. Com tudo isso, a comissão chegou à conclusão que apenas quatro clubes teriam condição de estar na chapa do Francisco Horta e o resto não tem direito a voto - disse à Rádio Brasil.

A eleição será realizada nesta quarta-feira de 12h às 16h. Como tem apenas uma chapa, esta será eleita por aclamação.

Horta ganha liminar e vai concorrer à presidência da Ferj

Ex-presidente do Tricolor concorrerá com Rubens Lopes, atual presidente

HANRRIKSON DE ANDRADE

O ex-presidente do Fluminense e candidato da oposição à presidência da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Francisco Horta, conseguiu nesta terça-feira uma liminar concedida pelo juiz da 18ª vara cível para que sua chapa - Seriedade e Transparência - participe das eleições para o comando da entidade.

Em entrevista por telefone à reportagem do LANCE!, Horta falou com exclusividade sobre a sua expectativa em participar do pleito, que acontece nesta quarta-feira na sede da Federação.

- Infelizmente, tive de entrar com uma ação na justiça comum. Minha vontade é uma eleição mais democrática. Eleição se ganha no dia, não há necessidade de ficar criticando o adversário. Quem quer a mudança, vota na minha chapa. Quem está satisfeito com o rumo do futebol carioca, vota na chapa do Rubens - analisou.

Horta foi além e questionou o histórico de Rubens Lopes como dirigente, traçando um comparativo entre o seu passado como presidente do Fluminense - atividade que exerceu durante a década de 70 - e o de Rubens Lopes como presidente do Bangu.

- Eu quero ter o direito de concorrer, competir. Cabe a mim ganhar de forma justa. Eu vejo a eleição do ponto de vista da qualidade: o que ele fez no Bangu e o que eu fiz no Fluminense? Existe a necessidade de se comparar os históricos no ambiente do futebol - disse.