O GLOBO
Fla pode pôr pé no freio para evitar viagem longa
Joel admite evitar goleada sobre o Bolognesi para não ir ao México entre finais do Estadual
Para ter chance de ser o time de melhor campanha na primeira fase da Libertadores, o Flamengo precisa vencer o Coronel Bolognesi, na quarta-feira, por cinco gols de diferença. Mas evitar uma viagem longa nas oitavas-de-final parece ser a prioridade na Gávea. Ontem, o técnico Joel Santana admitiu que, para fugir de uma ida ao México no meio das finais do Estadual, pode optar pela segunda melhor campanha.
- Nossa comissão técnica vai nos passar as possibilidades e teremos que fazer uma escolha. Pode ser negócio ou não ficar em primeiro - disse Joel. - Uma vez, fui primeiro, peguei o Boca Juniors e entrei bem. A questão é escolher onde jogar.
O plano esbarra num obstáculo: a definição do adversário dependerá das partidas do grupo do São Paulo, que serão após o jogo do Flamengo. Hoje, há boa chance de o time de melhor campanha enfrentar o América, do México. Só que, mesmo sendo segundo, o Flamengo pode pegar os mexicanos. Outros adversários possíveis são o San Lorenzo, da Argentina, ou o Audax, do Chile.
O lateral Juan foi denunciado pelo TJD pelas críticas à arbitragem do jogo contra o Botafogo, na semifinal da Taça Rio. Ele pode ser julgado no dia 30, entre as duas finais do Estadual e pode pegar pena de um a quatro jogos. A procuradoria recorreu, ainda, da recente absolvição do goleiro Bruno e das suspensões por apenas um jogo dos meias Toró e Jônatas. Eles podem ter que voltar ao TJD.
O meia Carlos Alberto, do São Paulo, foi oferecido ao Flamengo, que descartou por ter muitos jogadores na posição.
BASQUETE DO FLA
Na terceira partida da melhor de cindo das finais da Liga Sul-Americana de Basquete, o Flamengo enfrentará o Regatas Corrientes, terça-feira, às 19h, no Maracanãzinho. A série está 2 a 0 para o time argentino. Caso o Flamengo vença, o quarto jogo será quarta-feira, às 17h, no mesmo local, antes do confronto do clube pela Copa Libertadores, no Maracanã.
JORNAL DOS SPORTS
Souza vive uma semana de sustos
Souza viveu uma semana difícil, com problemas estomacais e o pai assaltado
O demolidor da Gávea, Souza, teve uma semana para ser esquecida. Primeiro, o atacante sofreu com uma gastroenterite, que o afastou do segundo tempo da partida contra o Botafogo e dos treinamentos do início da semana. Não bastasse o incômodo causado pelo problema nas vias digestivas, na madrugada da última quinta-feira, o jogador levou um susto ao saber que seu pai, o portuário Wladimir de Souza Cardoso, de 49 anos, foi baleado na porta de casa, após um assalto.
Mesmo com o susto, o jogador participou normalmente do coletivo de ontem na Gávea e, após o treinamento, explicou aos repórteres o que aconteceu.
"Estava na casa dele e meu pai, em uma confraternização com amigos. Quando chegou, estava sem o controle do portão e ligou para podermos abrir. Ao descer do carro, quatro homens o abordaram, roubaram o cordão de ouro e o relógio e o mandaram correr. Quando ele estava fugindo começaram a atirar", contou Souza, que disse que já havia pedido para o pai se mudar: "Eu fui criado em Bento Ribeiro e, por isso, já estou meio que acostumado com essas cenas. Eu já falei com meu pai várias vezes para ele mudar-se, mas como ele foi criado lá não quer sair de forma alguma", disse.
Wladimir de Souza Cardoso foi atingido duas vezes, sendo ferido na perna direita e no pé esquerdo.
Sobre a partida do dia 23, contra o Coronel Bolognesi, pela última rodada da primeira fase da Copa Libertadores, Douza disse que considera esse jogo como apenas um apronto para a final do Campeonato Carioca, mesmo sabendo que a partida vale a liderança do Grupo 4 da competição.
"Na verdade estamos encarando esse jogo contra o Coronel Bolognesi como um apronto para a final. É lógico que se tivermos ganhando de uns 2 a 0 por exemplo vamos tirar um pouco o pé para não corremos o risco de nos machucarmos", avisou Souza.
Joel especula vantagens da segunda melhor campanha na Libertadores
Prestes a entrar em uma seq6uência de jogos decisivos entre finais do Estadual e oitavas-de-final da Libertadores, o técnico Joel Santana explicou que, para o Flamengo, ser primeiro lugar geral da Libertadores pode não significar um caminho mais fácil do que a segunda melhor campanha.
De acordo com o treinador, é preferível enfrentar um time argentino ou uruguaio do que uma equipe mexicana na próxima fase da competição. Isto porque a partida de ida do confronto desta fase se dá exatamente na semana que antecede a segunda partida da finalíssima do Carioca. Assim, uma viagem mais longa faria um maior estrago do que um adversário considerado mais forte à equipe rubro-negra.
“É muito mais vantajoso jogar ali na Argentina ou Uruguai do que ter que ir até o México e nos desgastarmos em uma viagem longa. Terminar em segundo pode ser pra gente melhor do que terminar em primeiro. Vamos esperar até quarta para saber os resultados dos outros times e ver o que será melhor para o Flamengo”, disse Joel em entrevista à Rádio Globo.
Em busca da paz, antes da guerra
Joel Santana quer aproveitar estada em Teresópolis para reagrupar o time
Nathan de Lima e Thiago Bokel
Wallace Teixeira
Marcinho voltou a treinar entre os titulares, já que Renato Augusto continua com dores na coxa
Os ares de Teresópolis, para onde o Flamengo viajará na próxima semana, visando à preparação para a decisão do Campeonato Carioca e à partida contra o Coronel Bolognesi, pela Libertadores, servirão para que o técnico Joel Santana consiga trazer a paz que seus comandados não teriam no Rio.
O treinador não quer utilizar a viagem apenas para corrigir os erros, mas também para fortalecer o lado psicológico dos jogadores.\ "A parte mais importante a ser trabalhada será a psicológica. Lá eu poderei conviver mais com os jogadores, passar a minha experiência e acalmá-los, pois sempre que esses jogos decisivos aproximam-se, a tensão fica mais forte", explica o treinador.\
Ir longe na competição sul-americana , aliás, tornou-se imprescindível para o Flamengo. Com dificuldades para deixar os salários em dia, a Diretoria já adiantou toda a cota de patrocínio da Petrobras para 2008. Parte dessa verba (30%) ficou retida na Justiça Trabalhista e, por isso, apenas a receita vinda da Libertadores - bilheteria dos jogos e gratificação por fase alcançada - seria possível de aliviar o lado financeiro do clube, que atualmente só tem a garantia de pagar os salários até abril.
Até por isso, na Gávea, há o temor de que a equipe tenha que enfrentar o América do México já nas oitavas-de-final da Libertadores. Uma viagem até a Cidade do México seria desgastante e no intervalo de jogos da decisão. Como o América já está classificado como um dos piores segundos colocados da fase de grupos, é bem provável que o clube cruze o caminho do Flamengo.
"Seria bem melhor ir à Argentina, pois o desgaste seria menor. Como o jogo do grupo deles será decidido horas depois da nossa partida, não adianta ficar especulando. Antes era melhor terminar como um dos melhores primeiros colocados, mas pelo nível dos que estão se classificando na parte debaixo, não sei se isso é tão bom assim. Teremos duas ou três semanas para definir tudo: Libertadores e Carioca", avaliou Joel.
Ontem, o lateral Juan foi indiciado no TJD por ofensas que teria cometido contra o árbitro Péricles Bassols, na partida contra o Botafogo, pelas semifinais da Taça Rio. O julgamento está marcado, inicialmente, para o dia 30, antes do segundo jogo pelas finais do Campeonato Carioca. (T. B.)
O DIA
Alerta vermelho no Fla
Lateral Juan é denunciado pela Procuradoria do TJD por reclamação e pode pegar gancho de quatro partidas, desfalcando a equipe no segundo jogo da finalíssima
Rodrigo Lima
Rio - Mais um jogador do Flamengo pode parar no banco dos réus. As declarações de Juan ao fim da semifinal da Taça Rio contra a arbitragem de Péricles Bassols Cortez podem tirar o lateral rubro-negro da grande final do Estadual, no dia 4 de maio.
O jogador foi denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva, sendo citado no artigo 251 (reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A pena pode chegar a até quatro jogos. Caso seja condenado, Juan ficaria fora da segunda partida da decisão do Campeonato Estadual, já que a data inicial do julgamento está marcada o dia 30 deste mês.
Na ocasião, após a partida, Juan disse: “Ele ganhou o jogo. O que ele marcou de faltinhas perto da nossa área foi brincadeira. Enquanto pra gente ele não apitava nada... O pênalti foi ridículo, o Toró ganhou na cabeça e no corpo. A concentração não fez bem para ele”.
Para André Luiz Valentin, procurador do TJD, a denúncia contra o lateral foi justa. “O Juan falou demais, não tinha como isso passar em branco e por isso foi denunciado”, disse o procurador.
Ele também entrou recentemente com um recurso contra o resultado do julgamento de Bruno, Jônatas, Toró e Obina, julgados devido a incidentes na derrota do Botafogo, por 3 a 2, na primeira fase do campeonato.
Ser primeiro não empolga
Joel afirmou ontem que pode abrir mão de brigar pelo primeiro lugar geral da primeira fase da Libertadores. Para ultrapassar o Fluminense e ficar com a melhor campanha, o Fla precisa vencer o Coronel Bolognesi, quarta-feira, por pelo menos cinco gols de diferença. Desafio que não motiva tanto Joel.
“De repente, nem é negócio ser o primeiro. O problema não é tanto o adversário, mas para onde a equipe terá de se deslocar para jogar. Se a gente puder evitar grandes distâncias, será bem melhor”, disse Joel.
Hoje, o time de juniores decide o título da Taça Rio, contra o Macaé, às 15h, em Édson Passos. O vencedor pega o Fluminense na finalíssima do Estadual.
Joel não acha que primeiro lugar na Libertadores seja essencial
Rio - O técnico Joel Santana comandou um coletivo nesta sexta-feira, na Gávea e colocou em campo a equipe considerada titular com apenas uma modificação. A entrada de Marcinho no lugar de Renato Augusto, que vem sendo poupado dos treinamentos após um choque no clássico contra o Botafogo.
No meio da atividade, o treinador testou o atacante Diego Tardelli no lugar do meio-de-campo Kleberson, deixando a equipe um pouco mais ofensiva.
Ao fim do treino, Joel falou com a imprensa. Para o treinador, ficar com a primeira colocação entre todas as equipes da Libertadores não é o principal objetivo da equipe.
"Vamos analisar todos esses jogos e as possibilidades de confrontos. O que pretendemos é não desgastar muito a equipe, com viagens longas. Quando eu digo pretendemos somos eu, Isaias Tinoco, Ronaldo Torres e toda a nossa comissão técnica", declarou.
Na verdade, Joel teme que, mesmo com o primeiro lugar entres os 16 clubes classificados (para isso o clube precisa golear o Coronel Bolognesi por 5 gols de diferença), o Flamengo possa encarar um adversário como o América, do México.
Souza minimiza o susto com o pai
Rio - Mesmo com a classificação garantida para a próxima fase da Libertadores, o atacante Souza disse depois do treinamento coletivo de hoje à tarde, na Gávea, que a equipe rubro-negra tem que encarar o jogo contra o Coronel Bolognesi com muita seriedade, já que luta por uma boa posição na tabela da competição sul-americana e se prepara para a decisão do Campeonato Carioca.
“Estamos focados. Será importante fazer um bom jogo contra o Coronel Bolognesi, já que lutamos por uma boa posição na tabela da Libertadores, que dá alguns privilégios nas próximas fases. Além disso, será um bom teste para o a decisão do Campeonato Carioca, contra o Botafogo ou Fluminense”.
Para o atacante, a viagem para a Granja Comary, na próxima semana, vai ser importante para o grupo rubro-negro.
“Será muito bom para o trabalho. Na Granja, o grupo fica mais unido, conversa mais, e isso é importante”.
O camisa nove do Flamengo falou um pouco sobre o seu pai, que foi baleado ontem à noite no Rio, após uma tentativa de assalto.
“Foi apenas um susto. Ele já está em casa e está tudo bem”.
GAZETA ESPORTIVA
Flamengo segue para Granja Comary na segunda\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Envolvido em alguns assuntos que lhe irritaram nos últimos dias, como o suposto assédio da seleção sul-africana e a insatisfação de jogadores como Diego Tardelli, Marcinho e Gavilán, o técnico Joel Santana bateu o martelo e decidiu levar o Flamengo para a Granja Comary nesta segunda-feira.\ O time retornará ao Rio de Janeiro (RJ) para enfrentar o Coronel Bolognesi na quarta-feira, pela última rodada da primeira fase da Copa Libertadores, e depois se concentra novamente na Granja para se preparar para as finais do Campeonato Carioca.\
“Vai ser bom para ficarmos todos juntos e pensando na final do estadual. Das outras vezes que saímos, deu certo e agora vai dar também. A comissão técnica e a diretoria sabem o que fazem”, disse o lateral-direito Leonardo Moura.
A estadia na Granja Comary também será importante para que a comissão técnica do Flamengo recupere o meia-atacante Renato Augusto, que se queixa de dores na perna direita nos últimos dias. O jogador só enfrentará o Coronel Bolognesi se estiver cem por cento recuperado. Caso contrário, o atleta será substituído por Marcinho.
Assim, Joel Santana tem o seguinte time na cabeça para a próxima quarta-feira: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kléberson, Ibson e Toró; Renato Souza e Souza.
Fla ainda acredita em hegemonia na competição\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Após a vitória do Fluminense sobre a LDU na última quarta-feira, o Flamengo ficou em situação difícil para se tornar o time de melhor campanha de toda a primeira fase da Copa Libertadores. Mesmo assim, o Rubro-Negro ainda mantém a confiança de que possa conseguir vencer por cinco ou mais gols de diferença e tirar a vantagem que o Tricolor carioca tem no saldo de gols.\ “O grupo hoje é muito mais maduro no ano passado. Aprendemos muito com a Libertadores de 2007 e hoje entendemos como é importante jogar bem fora de casa”, afirmou o zagueiro Leonardo.\
“A vitória que tivemos lá no Peru nos deu ainda mais confiança de que podemos ir bem mesmo sem ser perto da nossa torcida. Vamos encara a partida contra o Bolognesi com toda seriedade porque é importante ficarmos na melhor colocação possível. Para as próximas fases isso pode ser decisivo”, completou o defensor.
Fora dos campos, a diretoria do Flamengo já decidiu que Gavilán, cujo contrato se encerra no dia 23, poderá continuar treinando no clube enquanto não acerta transferência para outra equipe. Contratado no início do ano, o paraguaio pouco foi utilizado pelo técnico Joel Santana. O vice-presidente de futebol rubro-negro, Kléber Leite, só falará sobre o assunto após a final do Estadual.
Enquanto isso, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, almoçou nesta semana com Fabiano Farah, empresário do atacante Ronaldo. O dirigente do clube carioca, que sonha em contar com o Fenômeno para a próxima temporada, ofereceu as instalações do clube para que o atleta faça a recuperação de sua lesão no joelho.
Juan pode ser suspenso pelo TJD\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo corre o risco de ter um desfalque inesperado na segunda partida da decisão do Campeonato Carioca. Após ter criticado de forma áspera o árbitro Péricles Bassols, no clássico com o Botafogo no último domingo, o lateral-esquerdo Juan acabou denunciado no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, no artigo 251 (Reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares).\ “Juan falou demais, não tinha como isso passar em branco e por isso foi denunciado. A Procuradoria entende que o atleta tem que ser condenado nas penas do artigo”, afirmou o procurador André Valentim.\
Juan deverá ser julgado na quarta-feira, dia 30 de abril. Com isso, o jogador está garantido pelo menos no primeiro jogo da final do Carioca, dia 27.
PELÉNET
Juan é denunciado pelo TJD-RJ e pode desfalcar Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Como era esperado, o lateral-esquerdo Juan, do Flamengo, foi denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ). O jogador terá de responder pelas fortes declarações a respeito da atuação do árbitro Péricles Bassols Cortez na derrota rubro-negra por 3 a 0 para o Botafogo, no último domingo, pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. A tendência é que o julgamento seja realizado na próxima quarta-feira.
Juan criticou a atuação do árbitro Péricles Bassols Cortez e será julgado pelo TJD-RJ
O jogador foi incurso no artigo 251 (Reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A punição para este tipo de caso varia de um a quatro jogos de suspensão.
"Juan falou demais, não tinha como isso passar em branco e por isso foi denunciado. A Procuradoria entende que o atleta tem que ser condenado nas penas do artigo", disse André Luiz Valentin, Procurador do TJD-RJ, ao site Justicadesportiva.
Revoltado com a atuação do árbitro, Juan soltou o verbo na saída de campo. Com a cabeça quente e atordoada pelo resultado negativo, o lateral afirmou que Péricles Bassols teria "ganhado a partida" para os alvinegros.
De acordo com Juan, o árbitro usou pesos diferentes em lances semelhantes, marcando excessivas faltas nas proximidades da área do Flamengo e não fazendo o mesmo no campo alvinegro. O camisa seis reclamou também do pênalti de Toró sobre Jorge Henrique, que originou o terceiro gol do Glorioso.
Zagueiro Leonardo é liberado e volta a treinar no Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O zagueiro Leonardo já está de volta aos trabalhos no Flamengo. O defensor, reserva de Fábio Luciano, passou quase duas semanas em tratamento de uma inflamação no pé esquerdo, que acabou impedindo sua participação no clássico com o Vasco (empate em 2 a 2), dia 6 de abril, pela última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. Na ocasião, o técnico Joel Santana escalou uma equipe mista.
Recuperado, Leonardo ainda terá uma forte disputa por um lugar na zaga do Flamengo
"Fiquei triste por não ter jogado. Foi ruim ficar esse tempo parado, mas é bom que vou ter tempo para treinar e voltar a um bom ritmo já que só jogamos agora semana que vem", disse o defensor, em referência à partida contra o Coronel Bolognesi-PER, quarta-feira, no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
Apesar de toda a ansiedade em voltar aos campos, Leonardo terá de se desdobrar para jogar efetivamente, uma vez que a dupla de zaga titular (Ronaldo Angelim e Fábio Luciano) conta cada dia com mais confiança do técnico Joel Santana.
Mas se o Leonardo está de volta, o mesmo não se pode dizer de Jônatas. Ainda se recuperando de lesão na coxa esquerda, o volante se limita a poucas voltas em torno do campo da Gávea e só deve ser liberado para o primeiro jogo da final do Campeonato Estadual, dia 27 de abril. O adversário rubro-negro sairá do confronto Botafogo x Fluminense, que decidem no domingo a Taça Rio, segundo turno do Estadual.
Presidente do Flamengo almoçou com empresário de Ronaldo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Ao que parece, o Flamengo já iniciou uma nova "força tarefa" para contratar o atacante Ronaldo, do Milan. Nesta quinta-feira, o presidente rubro-negro, Márcio Braga, almoçou com Fabiano Farah e Amir Bocaiúva, empresário e advogado do jogador, respectivamente.
Leandro Taques/AE/AE
Atacante Ronaldo segue sendo um motivo de especulações dentro clube rubro-negro
"Foi um almoço social. Não foi nada relacionado a negócios. Ele (Ronaldo) tem contrato com o Milan. A prioridade agora é o tratamento dele. No fim do ano, quando ele voltar a jogar, trataremos desta situação", desconversou o dirigente.
Na última semana o jogador declarou mais uma vez seu amor ao clube da Gávea e, em entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, admitiu o desejo de atuar com a camisa do Rubro-Negro carioca antes de voltar ao Milan.
Ronaldo está no Brasil desde o último dia 9 para se tratar da grave lesão no joelho esquerdo (ruptura do tendão patelar), que o manterá afastado dos gramados por cerca de nove meses. O Fenômeno se machucou no dia 13 de fevereiro, em partida do Campeonato Italiano, entre o Milan e o Livorno. Dias depois, o jogador foi operado em um hospital de Paris.
Flamengo e Ronaldo: Namoro antigo
Não é de hoje que o Rubro-Negro carioca sonha acertar com Ronaldo. Em dezembro de 2007, entre o Natal e o Ano Novo, a diretoria do clube convocou entrevista coletiva para falar sobre o assunto. De acordo com o vice-presidente de futebol, Kleber Leite, uma "força tarefa" seria criada para a contratação do atacante.
Contudo, na ocasião o Milan "bateu o pé" e não liberou o jogador. Com isso, Ronaldo seguiu atuando pelo clube italiano até sofrer a lesão que o tirou mais uma vez de combate.
GLOBOESPORTE
Meninos do Fla disputam final da Taça Rio
Rubro-Negro enfrenta o Macaé neste sábado. Destaque do time é o meia Erick Flores
Eduardo Peixoto
Adílio comanda os juniores do Fla na final
Depois de fracassar na Taça Guanabara, o Flamengo tem a chance de se garantir na decisão do Campeonato Carioca de juniores neste sábado contra o Macaé. A partida acontece às 15h no estádio Edson Passos, em Mesquita.
Atual tricampeão da categoria, o Rubro-Negro não foi bem no primeiro turno e sequer chegou à semifinal. Mas na Taça Rio os comandados de Adílio recuperaram a hegemonia e se classificaram em primeiro lugar no Grupo A.
Na semifinal derrotou o Resende por 1 a 0, gol de Paulo Sergio. No time de juniores do Fla há dois jogadores que já tiveram chance entre os profissionais: o próprio Paulo Sergio e o volante Aírton. Entretanto, a grande estrela da equipe é o meia Erick Flores. O camisa 8 ressalta o trabalho forte da equipe.
- O time trabalhou forte a semana toda. Chegou a hora de colocar em prática - diz
O Flamengo vai entrar em campo com a seguinte formação: Marcelo; Davidson, Anderson Bamba, Wellinton e Leozinho; Aírton, Antônio, Erick Flores e Renan; Paulo Sergio e Pedro Beda.
Juan é denunciado pelo TJD
Lateral rubro-negro pode pegar até quatro jogos de gancho
Declarações de Juan após derrota para o Bota podem tirá-lo da final do Carioca
As declarações de Juan ao final da semifinal da Taça Rio podem se tornar uma grande dor de cabeça para o lateral rubro-negro. Ele foi denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, sendo incluído no artigo 251 (Reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Caso seja condenado, Juan poderá ficar fora da decisão do Campeonato Carioca.
Para André Luiz Valentin, procurador do TJD/RJ, a denúncia do lateral foi justa.
- Juan falou demais, não tinha como isso passar em branco e por isso foi denunciado. A Procuradoria entende que o atleta tem que ser condenado nas penas do artigo - diz, em entrevista ao site Justiça Desportiva.
A data inicial do julgamento está marcada para quarta-feira, dia 30 de abril, mas ainda não foi confirmada.
Joel não acha 'negócio' ser o melhor
Técnico dá a entender que pode pedir aos jogadores para não golearem Bolognesi
Eduardo Peixoto
Joel Santana pode 'frear' seus jogadores
Enquanto o técnico do Fluminense, Renato Gaúcho, se gaba da melhor campanha na Taça Libertadores, Joel Santana sorri. O treinador do Flamengo lembra que ser o primeiro nesta etapa nem sempre é sinal de vida tranqüila.
Recorda-se que quando dirigiu o Vasco na competição sul-americana, em 2001, venceu todos os jogos da etapa de grupos. Porém, cruzou com o Boca Juniors nas oitavas-de-final e foi eliminado.
Para ultrapassar o Fluminense e ficar com a melhor campanha, o Flamengo precisa vencer o Coronel Bolognesi, quarta-feira, no Maracanã por pelo menos cinco gols de diferença. Desafio que não motiva tanto Joel.
- De repente não é negócio ser o primeiro. Tem de saber jogar, manipular as possibilidades e fazer as escolhas. Vamos olhar as possibilidades e ver se vale a pena ir para cima - diz.
No cenário atual, há duas possibilidades no caminho rubro-negro. O primeiro assusta. Enfrentar o América, com o primeiro jogo na Cidade do México, entre as duas finais do Estadual. A outra chance, no momento, é enfrentar o segundo colocado do Grupo 7, que pode ser São Paulo, Nacional-COL ou Audax.
- É muito melhor jogar na Argentina, no Uruguai que é pertinho do que ir ao México. Vamos escolher onde vamos jogar - diz Joel.
O grande problema é que justamente os últimos jogos da chave 7 começam às 21h50m do dia 23. O Fla joga na mesma data, mas às 19h30m. Portanto, não tem muito o que escolher. Caso tropece no Bolognesi, o clube pode passar à segunda posição de seu grupo. Para tal, basta o Nacional derrotar o Cienciano em Montevidéu.
Coletivo
Apesar da possibilidade de pedir aos atletas para não golearem o Bolognesi, Joel testou uma formação ofensiva no coletivo desta sexta-feira. Em determinado momento, ele trocou Kleberson por Diego Tardelli. O ataque ainda teve Souza e Marcinho. No meio-campo, Jaílton entrou na vaga de Cristian. Mesmo assim, os reservas venceram por 4 a 3.
Depois do susto, Souza treina no Fla
Pai do atacante foi baleado na noite de quinta. Jogador não teve boa semana
Eduardo Peixoto
Souza, do Flamengo, dá entrevista após susto com seu pai
A semana de Souza não foi das melhores. Primeiro, ele ficou afastado dos treinos por causa de uma gastroenterite. Na quinta-feira, o pai do atacante do Flamengo foi baleado na porta de casa, em Sulacap.
Mesmo diante de tantos problemas, o jogador participou normalmente do coletivo nesta sexta-feira, na Gávea.\ Último a entrar em campo, Souza conversou rapidamente com o amigo Egídio e iniciou o coletivo. Sem demonstrar qualquer abatimento, fez o primeiro gol dos titulares.\
Após uma tentativa de assalto em Sulacap, Wladimir de Souza Cardoso foi ferido na perna direita e no pé esquerdo, mas passa bem e está em casa. O jogador estava na casa dos pais jogando baralho e comentou o incidente.
- Meu pai chegou em casa e não tinha o controle para a abrir a garagem. Enquanto esperava, anunciaram o assalto. Ele entregou tudo e pediram para que corresse. Nesta hora, deram muitos tiros. Não sei se os seguranças do condomínio atiraram nos assaltantes e eles revidaram - diz o jogador.
Pai não quer se mudar
Apesar do susto, ele garante que Wladimir não pretende se mudar.
- Até fiz uma oferta, mas ele gosta muito de lá. Até porque Sulacap fica bem perto de Bento Ribeiro, bairro onde moramos muito tempo - diz o jogador, que mora na Barra atualmente.
Marcelinho: gancho deve ser só de um jogo
Diretoria do Flamengo está confiante que seu principal atleta estará em quadra nesta terça
Thiago Fernandes
Marcelinho Machado deverá poder entrar em quadra nesta terça-feira
Expulso na derrota do Flamengo contra o Regatas Corrientes, na primeira partida da série decisiva da Liga Sul-Americana, o ala-armador Marcelinho deve ser condenado a apenas um jogo de suspensão. Como ficou de fora do segundo duelo decisivo, o capitão da equipe já poderia entrar em quadra nesta terça-feira, quando o Rubro-Negro precisa vencer para forçar o quarto jogo.
- Os comissários da Consubasquet me sinalizaram a possibilidade do Marcelo pegar apenas um jogo. O juiz diz na súmula que o jogador o insultou, mas nas imagens da tv dá para perceber que ele não fez isso. Temos que aguardar, mas acredito que terça-feira ele poderá ajudar o time a buscar a vitória – afirma Arnaldo Szpiro, diretor de basquete do Flamengo.
A resposta sobre o número de jogos que Marcelinho ficará fora deve ser dada pela Consubasquet nesta sábado. Com isso, o técnico Paulo Chupeta já poderá pensar como armará a equipe para o terceiro jogo da decisão.
Equipe chega exausta
A delegação rubro-negra saiu direto do ginásio para um ônibus que a levou de Corrientes ao aeroporto de Assunção (PAR). De lá, jogadores e comissão técnica seguiram para São Paulo, onde pegaram a ponte-aérea para o Rio de Janeiro. Como não havia lugares para todos no mesmo avião, a delegação foi dividida em grupos.
- Chegamos amassados, estragados, enfim... A viagem foi muito cansativa, principalmente, porque foi feita logo depois da partida. Mas os jogadores vão descansar para começarmos a reverter a situação na terça-feira – diz Arnaldo.
Flamengo precisará de muita união para virar a série decisiva contra o Corrientes
Com as duas derrotas na Argentina, o Flamengo se encontra em posição delicada na série. Caso o Corrientes vença mais um jogo, será o campeão sul-americano. Por isso, o Rubro-Negro precisa ganhar as partidas de terça e quarta-feira, no Rio, para força o quinto duelo, a ser realizado na Argentina.
Mesmo com a situação desfavorável, a diretoria do clube acredita na reviravolta na série, inclusive com uma vitória na Argentina, no último jogo.
- Temos que pensar jogo a jogo. Primeiro temos que vencer terça, para forçar a partida de quarta e, se tudo der certo, empatar a série. Acredito que podemos ganhar o quinto duelo na Argentina. No segundo jogo já mantivemos uma postura totalmente diferente e, se tivéssemos o Marcelinho para revezar com o resto do time, talvez tivéssemos conseguido outro resultado.
Livre de inflamação, Leonardo volta
Zagueiro do Fla fica à disposição do técnico Joel Santana para os próximos jogos.
Leonardo volta aos treinos no Flamengo
O zagueiro Leonardo está liberado pelos médicos do Flamengo para atuar pelo clube. O jogador ficou fora na última semana por causa de uma inflamação no pé esquerdo. Por causa do problema, ele foi vetado do clássico contra o Vasco, dia 6 de abril, momentos antes do jogo.
- Fiquei muito chateado quando não pude atuar no clássico contra o Vasco, pois era uma partida em que estava extremamente motivado para defender o Flamengo. Ficar uma semana parado foi ruim para mim, mas pelo menos terei tempo para recuperar esses dias sem treinar, afinal só jogamos no dia 23 - diz, referindo-se ao jogo contra o Coronel Bolognesi, pela Libertadores.
Jônatas\ O volante Jônatas, por sua vez, deu voltas ao redor do campo na última quinta. Ele segue se recuperando de uma lesão muscular na coxa direita. A previsão é de que retorne ao time no primeiro jogo da final, dia 27.\
LANCE
Tardelli é destaque em coletivo na Gávea
Atacante tem boa atuação e deixa sua marca pelo time reserva e pelo titular
Tardelli foi testado na equipe titular
LANCEPRESS!
No coletivo realizado na Gávea nesta sexta-feira pela tarde, o técnico Joel Santana ganhou uma dor de cabeça. O atacante Diego Tardelli começou na reserva, mas teve ótima atuação em campo tanto que ganhou uma chance entre os titulares. Em ambos os times, o atacante deixou sua marca e teve uma atuação muito boa.
Os reservas venceram os titulares por 4 a 3, gols de Tardelli, Jaílton, Kleberson e Egídio para os reservas e Egídio (contra), Léo Moura e Tardelli para os titulares. A derrota da equipe principal deveu-se à ótima atuação do goleiro Marcelo Lomba para os reservas.\ Além de Tardelli, Joel Santana testou Jaílton no lugar de Cristian no time titular e explicou as alterações.\
- Estou testando a melhor formação possível. Com a entrada do Tardelli, a parte ofensiva foi muito bem. Com isso, os reservas ficaram mais interessados no jogo e entraram no coletivo. Coloquei o Jaílton para reforçar a marcação atrás. Vou seguir testando de novo para definir a escalação de quarta - afirmou.
O Flamengo joga quarta-feira contra o Coronel Bolognesi (BOL), no Maracanã, às 19h30min, pelo último jogo da fase de grupos da Copa Libertadores.
Flamengo decide turno de juniores com Macaé
Partida de sábado definirá adversário do Fluminense na final do Estadual\ LANCEPRESS!\
O Flamengo enfrentará o Macaé neste sábado, às 15h, em Édson Passos, pela decisão da Taça Rio do Campeonato Carioca de juniores. Quem conquistar este turno medirá forças com o Fluminense (campeão da Taça Guanabara) na final do Estadual.
Atual tricampeão estadual da categoria, o Rubro-Negro é favorito diante do time do Norte-Fluminense e espera manter a hegemonia. A esperança rubro-negra para a final do segundo turno é o atacante Paulo Sérgio. Além de já ter tido algumas oportunidades no time profissional do Fla, ele é o artilheiro da competição com 16 gols.
As finais do Campeonato Estadual estão marcadas para os dias 27 de abril e 4 de maio e em princípio serão realizadas nas preliminares dos dois jogos finais entre profissionais, que serão entre Flamengo e o vencedor de Botafogo e Fluminense.
Léo Moura: 'Quero encerrar a carreira aqui'
Lateral-direito faz juras de amor ao Flamengo, seu clube desde a infância
Leonardo Moura é titular do Flamengo há três anos (Crédito: Cléber Mendes)
LANCEPRESS!
Depois de rodar por vários clubes do Brasil e exterior, Leonardo Moura se encontrou definitivamente no Flamengo. Há três anos na Gávea, o lateral-direito não esconde que o Rubro-Negro é sua paixão desde a infância e já planeja encerrar a carreira pelo clube do coração.
Aos 29 anos, Léo Moura vive o auge de sua trajetória no futebol. No início deste ano, inclusive, ele alcançou sua primeira convocação para a Seleção Brasileira e enfrentou a Irlanda, em Dublin.
A identificação com o Flamengo já foi comprovada pela equipe de reportagem do LANCE! no ano passado. Léo Moura cedeu uma foto de arquivo em que estava ao lado de Zico no gramado do Maracanã. Ele foi um dos mascotes rubro-negros naquela ocasião e agora pretende aumentar cada vez mais esse amor pelo clube de sua infância.
– Não saio do Flamengo para outro clube do Brasil. Quero encerrar a carreira aqui. Se puder escolher, paro no Flamengo. O Flamengo é minha casa, tenho confiança da torcida, dos treinadores que passam por aqui e de todos da comissão técnica – declarou o lateral rubro-neg ro.
Este casamento entre Léo Moura e o Flamengo ainda deve durar por longa data. O lateral não esconde que se sente em casa na Gávea:
– É uma paixão de infância e tudo casou muito bem aqui. Tenho mais quatro anos de contrato, o que dá segurança.
Ida à Granja Comary agrada Joel Santana
Flamengo vai se preparar para a decisão do Estadual em Teresópolis\ LANCEPRESS!\
A comissão técnica aprovou a ida da delegação para a Granja Comary, em Teresópolis, para se preparar para as finais do Campeonato Carioca. O técnico Joel Santana aproveitou para dizer que o diálogo com os jogadores é maior quando o time se refugia.
– Você fica mais tempo com o jogador e pode passar experiência através de conselhos. Dá mais tranqüilidade para trabalhar – afirmou o técnico Joel Santana.
O Flamengo viajará a Teresópolis na segunda-feira, voltará ao Rio na quarta-feira para enfrentar o Coronel Bolognesi, no Maracanã, pela Copa Libertadores e retornará no dia seguinte à Região Serrana.
São Paulo ainda espera a Taça de Bolinhas
Juvenal Juvêncio mantém contato com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira\ LANCEPRESS!\
O São Paulo ainda aguarda o recebimento da Taça das Bolinhas, por ser, segundo o próprio clube, o primeiro pentacampeão brasileiro. O presidente Juvenal Juvêncio já ouviu de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que o objeto vai para a sala de troféus do clube paulista, no Morumbi. No entanto, os são-paulinos estão insatisfeitos com a demora, já que a promessa foi feita no último trimestre de 2007.
- Ele (Ricardo Teixeira) me disse que vai entregar a taça para nós, mas ele está sempre ocupado ou viajando. Sempre quando eu o vejo eu pergunto: 'E a taça, presidente?'. Ele me responde que mais pra frente vamos recebê-la - comentou Juvêncio.
Por enquanto, a taça segue no Rio de Janeiro, no cofre da Caixa Econômica. A CBF anunciou que entregaria ao São Paulo nas últimas rodadas do Brasileirão-2007, depois que o penta já estava assegurado. No entanto, mudou de idéia e esqueceu do assunto.