O Globo
STJD julga Obina hoje por agressão
Numa segunda-feira em que nuvens sombrias ameaçavam a Gávea, pelo menos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o Flamengo teve uma boa notícia: denunciado porque o Beijoqueiro invadiu o campo no jogo contra o Goiás, o clube foi absolvido por unanimidade em um julgamento que não durou mais de um minuto, já que o próprio relator do processo, Flávio Zveiter, percebeu o absurdo da situação e pediu absolvição. Hoje à noite, no entanto, o rubro-negro tem nova batalha no STJD: Obina vai ser julgado pela agressão a Índio, zagueiro do Internacional.
Indiciado no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o baiano corre o risco de ser suspenso de 120 a 540 dias. Apesar de a agressão ter sido flagrada pelas câmeras de TV, a estratégia de defesa está pronta.
- Vou tentar desclassificar o artigo de agressão para ato de hostilidade porque Obina reagiu a um empurrão - disse Michel Assef Filho, diretor jurídico do Flamengo.
Enquanto Obina vai enfrentar o banco dos réus, os jogadores se reapresentam na Gávea, após um dia de folga. Operado ontem para redução da fratura na clavícula esquerda, o atacante Paulo Sérgio só deve voltar às atividades em seis ou sete semanas. Já a lesão na coxa direita de Renato Augusto é menos grave do que aparentava. Após a ressonância magnética a que ele se submeteu, os médicos ficaram mais tranqüilos. O craque está fora do jogo de domingo, contra o Juventude, mas tem boas chances de enfrentar o Atlético-MG, domingo, dia 30.
Herói rubro-negro no empate em 1 a 1 com o Vasco, o goleiro Bruno passou uma segunda-feira de folga com a família. Ao lado da mulher Daiane e da filha Bruna Vitória, ele ciceroneou sua irmã Pâmela pelo Recreio dos Bandeirantes e pela Barra da Tijuca:
- Aproveitei o dia para botar o assunto em dia e mostrar as praias à minha irmã Pâmela, que mora no Piauí e veio para o Rio com a minha sobrinha, de dois meses.
Jornal dos Sports
Interpretações diversas
Rubro-negros se dividem nas opinões sobre o resultado do clássico com o Vasco
Diego Marrul e Thiago Bokel
Nina Lima
Leonardo Moura aproveita falha da defesa vascaína e empata o clássico
Um jogo limpo, bom de se ver. Desta forma, o técnico do Flamengo, Joel Santana, definiu o clássico de ontem. Após a partida, o treinador destacou que as perdas de Renato Augusto e, logo em seguida, do substituto, Paulo Sérgio (ambos saíram lesionados no início do primeiro tempo), desorganizaram a equipe rubro-negra.
"Perder dois jogadores importantes dessa forma não é fácil. Além disso, o Vasco soube preencher o meio-de-campo e prendeu muito bem a bola no ataque. Ao contrário de nós, que, quando íamos para frente, era de uma forma mais sufocante, sem segurar a bola para tentarmos uma melhor jogada", relatou Joel.
Arbitragem\ O comandante rubro-negro comentou ainda o último ataque do Vasco na partida, uma oportunidade incrível, que só não foi convertida em gol porque a bola explodiu na cabeça de Allan Kardec, na frente da trave. Na ocasião, Joel aproveitou para dar uma "alfinetada" na arbitragem.\
"Tivemos sorte nessa jogada. Mas aconteceram outras duvidosas, como o toque de mão de um jogador deles em no início do jogo, dentro da área. Então, fica uma coisa por outra", disse.
Outro que reclamou da atuação do árbitro Marcelo de Lima Herique foi o lateral-esquerdo Juan. "Ele interferiu diretamente no resultado, deixando de dar um pênalti a nosso favor", esbravejou o lateral,completando:
"Às vezes, nosso time se manda todo para o ataque e abre espaços para o adversário. Precisamos aprender a cadenciar mais o jogo", explicou.
Para o zagueiro Fábio Luciano, mesmo com uma atuação inferior ao Vasco, o Fla poderia ter vencido:
"Tiveram chances para os dois lados e qualquer um dos times podia ter vencido", afirmou, ao deixar o gramado.
Autor do gol rubro-negro na partida, Leonardo Moura acredita que o empate foi justo.
"O placar foi justo, pois as duas equipes tiveram oportunidades".
No meio do caminho no Fla, tem o STJD
Pedra no sapato do clube no Brasileiro, Superior Tribunal de Justiça Desportiva julga Obina hoje
Nathan de Lima e Thiago Bokel
Arquivo/JS
O atacante Obina terá de encarar hoje um marcador implacável: o STJD
O Flamengo tem mais uma grande decisão hoje, às 17h. Não se trata de outro clássico, como o de domingo com o Vasco, quando diante de mais de 55 mil pessoas a equipe não passou de um empate em 1 a 1. A disputa desta tarde é contra um adversário que aos poucos vai se tornando um grande rival do rubro-negro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que já julgou neste campeonato o meia Roger, o atacante Souza e o técnico Joel Santana.
A bola da vez do STJD é o xodó da torcida e ídolo da nova geração, o folclórico Obina, que será julgado por causa de uma suposta agressão ao zagueiro Índio, do Internacional.
O jogador foi indiciado no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão ao árbitro ou seus auxiliares ou contra qualquer participante do evento esportivo) e se for punido, o Anjo Negro pode pegar de 120 a 540 dias de suspensão.
Na derrota para o Internacional por 3 a 0, no dia 8 de setembro, no Beira-Rio, Obina nem recebeu cartão amarelo pela jogada, mas as imagens da partida foram requisitadas pela procuradoria do STJD um dia após o jogo.
A defesa do Flamengo será feita pelo advogado do clube Michel Assef Filho, que defendeu os outros atletas julgados este ano, tendo levado vantagem na maioria dos casos.
Assef vai tentar desclassificar a jogada como agressão e argumentar que o atacante só fez o gesto para se defender do zagueiro colorado, que estaria provocando-o desde o início da partida. Se conseguir desclassificar e mudar a acusação para o artigo 255 (praticar ato de hostilidade contra seu adversário) o jogador teria a pena reduzida e poderia pegar de um a três jogos de suspensão.
O advogado não confirma, mas este pode ser o caso mais complicado deste ano.
Os atacantes do Fla têm tido presença constante nos julgamentos do STJD. Só o artilheiro Souza, foi julgado duas vezes pela expulsão e pela agressão ao meia Tcheco, do Grêmio.
Bruno volta a brilhar na Gávea
Considerado o melhor goleiro do Brasil pela torcida do Flamengo, o goleiro Bruno teve uma participação importante no empate com o Vasco, no clássico do último domingo, no Maracanã. Apesar de ter falhado no gol, o goleiro se recuperou durante a partida, fazendo defesas sensacionais.
O número 1 da Gávea, que no início do Campeonato Brasileiro não vivia uma boa fase, deu a volta por cima e creditou sua recuperação aos seus companheiros de time.
“Depois que passou esta turbulência, tudo está melhor. Meus companheiros estão me dando muita força e eu estou trabalhando forte para poder ajudá-los”, disse o atleta, que mesmo reconhecendo sua parte na falha que ocasionou no gol cruzmaltino, o goleiro gostou de sua atuação.
“Jogador que busca algo a mais na carreira, destaca-se em clássicos. Eu fiz um bom jogo e meus companheiros também”, afirmou Bruno.
Em 13º na tabela de classificação e o Flamengo ainda sonha com pelo menos uma classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem, mas o fantasma da zona do rebaixamento continua batendo nos portões da Gávea.
“Muita coisa ainda vai acontecer neste Campeonato Brasileiro, o Flamengo está correndo atrás do prejuízo. Agora temos que jogar e ganhar, só depois pensar mais na frente. O campeonato está equilibrado e por isso temos chance de chegar”, completou Bruno.
Fla não perde o mando de campo
Durou pouco o sofrimento para o torcedor rubro-negro. Em julgamento realizado no início da noite de ontem, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Flamengo foi absolvido da ameaça de perda do mando de campo.
Na vitória sobre o Goiás, dia 26 de agosto, o folclórico “Beijoqueiro” entrou no gramado para agraciar o atacante Obina. A brincadeira ganhou contornos mais sérios do que se esperava e o clube corria o risco de ficar até dez partidas sem jogar no Maracanã e pagar uma multa de R$240 mil.
Indiciado no artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir ou reprimir desordens na área desportiva), o julgamento do Flamengo durou menos de um minuto. O advogado Michel Assef Filho usou como defesa o fato de já ser costumeiro o “Beijoqueiro” invadir o Maracanã para dar carinho aos jogadores.
A vitória pode ser considerada uma das maiores do Flamengo neste Brasileiro. Dentro do Maracanã a equipe perdeu apenas uma partida, na estréia contra o Palmeiras, tendo uma invencibilidade de 11 partidas (seis vitórias e cinco empates).
Garotos comem o pão que o diabo amassou no Mengão
A bruxa está solta para as revelações Renato Augusto e Paulo Sérgio
O empate com o Vasco no domingo trouxe péssimas conseqüências para o Flamengo. Não que o resultado tenha sido ruim para time no Brasileiro, muito pelo contrário, a igualdade manteve o Rubro-Negro afastado da zona do abismo. Em compensação, se o ataque já está todo desfigurado nas últimas partidas, mais duas baixas entraram em pauta.
O atacante Paulo Sérgio passou por uma cirurgia na clavícula, que fraturou no domingo e ficará afastado por cerca de 45 dias. O médico José Luiz Runco, que comandou a operação, disse que o jogador deverá ir para casa hoje. Ele comentou que a cirurgia foi um sucesso e que Paulo Sérgio deverá começar a fazer um trabalho de fisioterapia a partir da próxima semana.
Já Renato Augusto, que sentiu uma fisgada na coxa direita, passou por uma ressonância magnética, que constatou um estiramento de grau 2, considerado de gravidade média. O jogador já está fora da partida de domingo contra o Juventude, em Caxias do Sul, e deverá ficar no estaleiro por, no mínimo, duas semanas.
A maré realmente não é das melhores para Renato Augusto. Desde que voltou do Mundial sub-20, no Canadá, o apoiador nunca mais conseguiu mostrar o futebol que encantou a torcida. Há um mês ele sofreu uma lesão na coxa esquerda que o afastou dos gramados por duas semanas. Depois de não conseguir fazer bons jogos desde a volta, Renato esteve bem contra o Cruzeiro, e já começava a dar sinais de recuperação. Agora, com esse novo afastamento, todo o martírio está de volta.
Taí O Que Você Queria!
Empate do alem
Sergio Du Bocage bocage@jsports.com.br
Sem dúvida que os momentos decisivos do Vasco x Flamengo de domingo passado não foram “normais”. A começar pelos gols, feitos pela dupla Leandro e Leonardo, que nem existe mais. E o que dizer da ‘defesa espírita’, no último lance do jogo, feita exatamente por Alan Kardec? Como explicar que o goleiro que falha bisonhamente, no começo do jogo, como Bruno, no gol do Vasco, transforme-se no principal jogador, com defesas milagrosas? E o juiz? Parecia estar fora do ar, pelo menos nos dois pênaltis não marcados.
O empate não foi bom para o Vasco, mas foi para o Flamengo, principalmente porque o rubro-negro contou com outros resultados positivos na rodada. Mal ou bem, o time ganhou uma posição na tabela e, se analisarmos o desempenho percentual, o Flamengo já está no grupo dos que se classificam para a Sul-Americana.
Quanto aos pênaltis, o primeiro foi absurdo. Como o juiz - e o auxiliar - não enxergou o Jorge Luiz meter a mão na bola? Mas, pior: como um jogador, que se diz profissional, faz aquilo com dois minutos de jogo? É confiar demais na incompetência do árbitro. O segundo lance - empurrão do Juan no Wagner Diniz - é mais compreensível e vem, apenas, confirmar a minha tese do cai-cai, que estou tentando combater. Aquele lance, fora da área, seria marcado, sem dúvida! Mas como jogador cai à toa, o árbitro opta por só marcar - para não se aborrecer - no meio de campo. Dentro da área? Ah, aí já é demais, o risco é muito grande. Daí vemos mais um erro, que interfere no resultado de um jogo.
Fluminense e Botafogo é que foram muito bem e prometem um jogo de bom nível, no próximo domingo. O Fogão não terá Zé Roberto e, por isso, desde agora, me arrisco a dizer que o Tricolor leva pequeno favoritismo.
E mais uma vez o STJD entrará em campo. Agora o foco é Obina. Eu sou contra. Ninguém viu, só as câmeras. Até Pelé já foi flagrado agredindo um adversário, em época em que havia menos câmeras. E nunca foi chamado de violento por isso. A punição deve ser dada a partir das súmulas, preservando a autoridade dos árbitros. Se câmeras não podem ser usadas para responder se foi gol ou não e, com isso, punir um árbitro, por que valem para jogadores?
O Dia
FLA: Anjo Negro bem perto do inferno
Obina vai hoje a julgamento por causa da agressão ao zagueiro Índio, do Internacional. Diretoria rubro-negra teme pena de 120 dias, que tiraria atacante do campeonato
Martha Esteves
Rio - A cotovelada em Índio, do Internacional, tem causado dor em Obina. Indiciado no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (agressão), o atacante do Flamengo vai ser julgado hoje e pode ser punido com suspensão de 120 a 540 dias. O Anjo Negro, que deve pegar a pena mínima, teme conhecer o inferno de dar adeus ao Campeonato Brasileiro, no momento em que vinha recuperando espaço no time.
Ontem, foi dia de vitória no STJD. O Flamengo foi absolvido por unanimidade pela invasão do Beijoqueiro, no jogo contra o Goiás, em julgamento que durou apenas um minuto. Obina foi alvo do beijo do folclórico personagem e depois ajudou a tirá-lo de campo.
O advogado Michel Assef Filho, que não teve trabalho algum no julgamento de ontem, preparou a defesa do atacante, baseado no bom comportamento do jogador.\ Será destacado que, no lance do jogo em que o Flamengo foi derrotado pelo Internacional, no Beira-Rio, Obina nem sequer levou cartão amarelo. Mas, para azar do rubro-negro, as câmeras de TV flagaram o exato momento da agressão e as imagens foram pedidas pela procuradoria do STJD.\
O objetivo da defesa é desclassificar a acusação para o artigo 255 (ato de hostilidade) ou 250 (ato desleal), cujos penas vão de um a três jogos de suspensão. “Vou provar que ele apenas reagiu a provocação do Índio. E foi uma reação até moderada, não uma agressão”, entende o advogado.
BOM COMPORTAMENTO
Na sexta-feira, quando preparava-se para enfrentar o Vasco, Obina já driblava o assunto. Mostrou otimismo ao lembrar que sempre foi disciplinado.
Também destacou que não teve a intenção de machucar Índio. “Todo mundo sabe que sou um cara tranqüilo, que joga limpo e não comete faltas. Aquele lance não aconteceu da maneira que estão falando. Não queria prejudicar o adversário”, defendeu-se.
Ontem, Obina ficou em casa com a filha, Sayonara. Não falou sobre o julgamento por temer complicar-se. Michel Assef Filho, preocupado com seu estado de ânimo, não decidiu se vai levá-lo ao tribunal. “Vai ser uma batalha difícil”, prevê.
Renato Augusto desfalca o Flamengo por no mínimo duas semanas
Rio - Nesta segunda-feira, o médico do Flamengo, José Luiz Runco, revelou que o apoiador Renato Augusto ficará fora dos gramados por, no mínimo, duas semanas. O jogador sofreu um estiramento de Grau 2 na coxa direita logo nos primeiros minutos do clássico com o Vasco, neste último domingo, no Maracanã. Segundo Runco, o normal neste tipo de lesão é um tempo de recuperação que vai de quatro até seis semanas.
No entanto, o Flamengo vai tentar minimizar este tempo para que Renato Augusto volte o mais rápido possível à equipe.
"Infelizmente foi um estiramento muscular de grau 2. Caso ele consiga ter a resposta que a gente espera, dentro de duas semanas ele poderá voltar. Essa lesão é algo que leva um tempo de recuperação em torno de quatro a seis semanas, mas estamos tentando fazer uma técnica mais apurada", disse o médico, que aproveitou para falar da situação de Paulo Sérgio.
"Ele já foi operado, passa bem e deve receber alta na terça-feira. Acredito que já na próxima semana ele esteja realizando os trabalhos na Gávea, mas o tempo de consolidação na clavícula leva até 45 dias", disse.
Paulo Sérgio, operado, volta em dois meses
Rio - Apesar de o atacante Paulo Sérgio estar ainda um pouco assustado com a gravidade de sua contusão, a cirurgia em sua clavícula esquerda, realizada ontem pelo médico José Luiz Runco, foi considerada um sucesso. Segundo o médico rubro-negro, o jogador voltará aos treinos em seis semanas.
Paulo Sérgio caiu de mau jeito 10 minutos após entrar no clássico com o Vasco, deixando o gramado do Maracanã sentindo muitas dores. O atacante vai deixar hoje o Hospital Pasteur, no Méier.
“Deu tudo certo na cirurgia, e Paulo Sérgio deve começar o trabalho de musculação já na próxima semana”, prevê Runco.
O médico adiantou também que o apoiador Renato Augusto vai desfalcar o time do Flamengo no jogo de domingo, contra o Juventude, em Caxias do Sul. O jogador foi submetido ontem a exame de ressonância magnética e ficou constatado um estiramento grau dois.
José Luiz Runco vai reavaliar o camisa 10 no decorrer desta semana. O trabalho de musculação para recuperação do jogador está previsto para ser iniciado na semana que vem.
“Renato Augusto está fora do jogo contra o Juventude. Por ser uma lesão muscular, não temos como estipular um prazo. Vamos aguardar a evolução do jogador nos próximos dias”, encerrou o médico rubro-negro.
Gazeta Esportiva
STJD absolve Fla por invasão de campo
Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo foi absolvido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo caso de invasão de gramado na partida contra o Goiás, realizado no dia 26 de agosto. O Rubro-negro corria o risco de perder o mando de campo por até dez jogos, além de poder tomar uma multa entre R$ 10 mil e R$ 240 mil.\ Em julgamento rápido, o clube se livrou de uma punição por unanimidade de votos. Enquadrado no artigo 213 do CBJD (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), o time foi defendido pelo advogado Michel Assef Filho, que baseou sua argumentação no fato de o torcedor em questão, conhecido como o Beijoqueiro, ter fama de invadir locais públicos tais como o Maracanã.\
Apesar da boa notícia, o Flamengo volta ao tribunal nesta terça-feira. Isso porque o atacante Obina será julgado no artigo 250 (agressão) e pode pegar um ganho de até 540 dias
Flamengo perde Renato Augusto por duas semanas\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Após deixar o campo no início do clássico com o Vasco, o meia Renato Augusto passou por exames mais detalhados na manhã desta segunda-feira. Com um estiramento muscular, o jogador desfalcará o Flamengo pelo menos por duas semanas, de acordo com o médico José Luiz Runco.\ “Ele teve um estiramento muscular de grau dois. A gente vai realizar um tratamento convencional e espera conseguir colocá-lo jogando daqui a duas semanas”, afirmou o médico rubro-negro e também da seleção brasileira, em entrevista à Rádio Brasil.\
Antes de se machucar contra o Vasco, Renato Augusto não vinha atravessando boa fase e chegou a ser vaiado pelos torcedores rubro-negros em alguns jogos no Maracanã, neste Campeonato Brasileiro.
Além de Renato Augusto, o técnico Joel Santana também perdeu o atacante Paulo Sérgio por 45 dias. Na manhã desta segunda-feira, o jovem passou por uma cirurgia no ombro, após fraturar a clavícula contra o Vasco.
“Ele operou hoje pela manhã e correu tudo bem. Está internado e deve ter alta amanhã (terça-feira). Na próxima semana provavelmente já estará trabalhando na Gávea, mas deverá levar 45 dias para voltar a jogar”, disse Runco.
Independente do time que poderá escalar contra o Juventude, o técnico Joel Santana espera que o Flamengo possa mostrar uma evolução para seguir em sua batalha para espantar o fantasma do rebaixamento.
“Ainda tem que melhorar muito contra o Juventude. Contra o Vasco o time não foi mal, mas precisa aprender tocar mais a bola. Quando a gente fizer 50 pontos, poderemos respirar e buscar algo melhor no torneio.”
Souza reforça o Flamengo contra o Juventude
Rio de Janeiro (RJ) - Depois de empatar em 1 a 1 com o arqui-rival Vasco, neste domingo, e ficar a apenas dois pontos da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Flamengo ganhou o reforço do atacante Souza para tentar deixar a situação delicada na partida contra o vice-lanterna Juventude, no próximo domingo, no Alfredo Jaconi.\ O jogador desfalcou o time no clássico porque estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, recebido na vitória ante o Cruzeiro, na última quarta-feira. Portanto, está liberado para retornar na próxima partida.\
Além de Souza, o técnico Joel Santana poderá ter a volta de outros três titulares para o decisivo duelo em Caxias do Sul. Afastado desde a derrota para o Internacional, há três rodadas, o meia Roger vem se submetendo a um trabalho físico especial e deve ser relacionado para a partida de domingo.
Além dele, o meia-atacante Maxi Bianguchi também pode reforçar o Fla. O argentino desfalca a equipe desde o dia 26 de agosto, quando sofreu um estiramento na coxa esquerda durante a partida contra o Goiás, mas foi liberado pelo departamento médico e treina nesta semana para recuperar o ritmo de jogo.
Outro que pode retornar ante o Ju é o volante Ibson. O jogador, que sofreu uma entorse no tornozelo direito na partida contra o Inter, ainda não foi liberado pelos médicos, mas isto pode acontecer até o final da semana.
Em contrapartida, o meia Renato Augusto é dúvida para o próximo jogo. Ele foi substituído no clássico contra o Vasco logo no início da partida, quando sentiu uma fisgada na coxa direita, e será reavaliado nesta segunda-feira.
PeléNet
Fla é absolvido e segue com mando de campo no Brasileiro
Da Redação\ No Rio de Janeiro\
Em julgamento que durou pouco mais de um minuto, realizado no fim da tarde desta segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Flamengo foi absolvido por unanimidade da acusação de infração ao artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Desta forma, o clube segue com mando de campo no Campeonato Brasileiro.
O Flamengo foi ao tribunal nesta segunda-feira por causa da invasão de campo do "Beijoqueiro" no Maracanã. Na partida contra o Goiás, no dia 26 de agosto, ele conseguiu pisar no gramado e deu um beijo no atacante Obina.
No entanto, o advogado Michel Assef Filho argumentou que o "Beijoqueiro" é uma figura conhecida e tem o hábito de invadir locais públicos, como já tinha feito anteriormente no próprio Maracanã, onde beijou o já falecido cantor norte-americano Frank Sinatra. A tese foi suficiente para convencer os auditores do STJD e livrou o Flamengo de duas punições.
Além de perder o mando de campo de uma a dez partidas, o clube também poderia ser obrigado a pagar multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil se fosse condenado pelo artigo 213 - deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto.
Na próxima terça-feira, o advogado volta ao STJD. O atacante Obina foi denunciado por agressão e pode ser suspenso por 120 a 540 dias se for condenado pelo artigo 253. Na partida contra o Inter, ele acertou uma cotovelada no rosto do zagueiro Índio.
Joel estipula marca para Fla manter foco contra o rebaixamento
Da Redação\ No Rio de Janeiro\
Apesar do bom resultado, diante das circunstâncias, o empate por 1 a 1 com o Vasco, no último domingo, aproximou o Flamengo da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Por isso, o técnico Joel Santana tratou de conter comemorações e estipulou uma marca para o grupo passar a visualizar outro objetivo que não seja evitar do descenso.
Joel contém "euforia" e proíbe mudança de assunto no clube até time atingir 50 pontos
SORTE NO FIM GARANTE EMPATE
"O Flamengo não pode perder o foco. Até porque, ainda não fizemos nada. Precisamos somar pontos para não tocarmos mais nesse assunto. Quando fizermos 50 pontos, vamos pensar em visualizar um novo panorama", disse.
No último domingo, no Maracannã, o Flamengo saiu atrás, superou as lesões de Renato Augusto e Paulo Sérgio e buscou o empate por 1 a 1 com o Vasco. No fim do clássico, em um lance de muita sorte, o time rubro-negro ainda salvou-se da derrota para o arqui-rival.
No entanto, com o empate, a equipe viu sua distância para a zona do rebaixamento diminuir de três para dois pontos, apesar de ter subido da 14ª para a 13ª posição, com 33 pontos. Por isso, Joel Santana ainda está muito preocupado.
"Às vezes o Flamengo bota dois ou três pontos de vantagem e algumas pessoas acham que está uma maravilha. Mas não, pelo contrário. Temos de focar anda mais o problema, porque, a partir de agora, quem entrar na zona do rebaixamento vai ter dificuldades para sair", justificou o técnico.
GloboEsporte
Julgamento dura 1 minuto, e Fla é absolvido
Invasão de campo do Beijoqueiro vira motivo de piada no STJD, e clube é beneficiado
Márcio Iannacca
O Flamengo foi absolvido nesta segunda-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por unanimidade no caso de invasão de campo na partida do dia 26 de agosto, contra o Goiás, no Maracanã. O folclórico Beijoqueiro virou motivo de piada no julgamento que durou um minuto. Por unanimidade, o Rubro-Negro foi liberado e não sofreu punição do STJD com até dez jogos e multa de R$ 10 mil a R$ 240 mil.
O clube foi indiciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto). O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, usou o argumento de que o Beijoqueiro é uma figura conhecida e que tem o costume de invadir locais públicos, como já havia ocorrido no Maracanã.
O advogado do Flamengo estava tranqüilo durante todo o julgamento. E consciente de que o time poderia ser absolvido da acusação da procuradoria do STJD.
Nesta terça-feira, os advogados do Flamengo vão entrar em ação novamente. Desta vez, o caso é mais complicado. O atacante Obina será julgado no artigo 250 (agressão) e poderá pegar de 120 a 540 dias de suspensão.
Renato Augusto desfalca o Fla no domingo
Estiramento grau dois afasta o meia da partida contra o Juventude, em Caxias do Sul
Márcio Iannacca
Renato Augusto deixa o campo carregado pelos massagistas do Flamengo
O meia Renato Augusto vai desfalcar o Flamengo na partida de domingo, contra o Juventude, em Caxias do Sul. O jogador foi submetido a um exame de ressonância magnética nesta segunda-feira e ficou constatado um estiramento grau 2. O médico José Luís Runco já vetou o atleta para o fim de semana e vai avaliar o atleta no decorrer desta semana.
- Renato Augusto está fora do jogo contra o Juventude. Por ser uma lesão muscular, não temos como estipular um prazo. Vamos aguardar a evolução do jogador nos próximos dias - diz o médico rubro-negro.
O elenco do Flamengo está de folga nesta segunda-feira e retorna aos trabalhos na terça-feira, em tempo integral. O técnico Joel Santana vai começar a armar o time para o jogo de domingo, diante do Juventude.
Paulo Sérgio volta em seis semanas
Atacante opera clavícula esquerda e médico do Fla diz que procedimento foi um sucesso
Márcio Iannacca
Paulo Sérgio deixa o campo no clássico com fortes dores na clavícula esquerda
O atacante Paulo Sérgio foi submetido nesta segunda-feira pela manhã a uma cirurgia na clavícula esquerda. O jogador caiu de mau jeito logo aos dez minutos do clássico do último domingo, contra o Vasco, e deixou o gramado do Maracanã com muitas dores no local. O atleta foi operado pelo médico José Luís Runco, no Hospital Pasteur, no Meiér.
O médico rubro-negro revelou ao site oficial do Flamengo que a cirurgia foi um sucesso e que o atleta voltará a ficar à disposição do técnico Joel Santana em seis semanas.
- A operação foi um sucesso e a tendência é que vá pra casa na terça-feira. Ele deve comecar o trabalho de musculação na próxima semana - diz Runco.
Fla segue com bom retrospecto no Maraca
A única derrota do time no estádio durante o Brasileirão foi em maio, para o Palmeiras
O Maracanã continua sendo o motor do Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Nas últimas nove partidas, foram seis vitórias e três empates. O time rubro-negro conquistou 21 dos 27 pontos possíveis.
A sequência começou na vitória suada, e de virada, por 2 a 1 sobre o Náutico. Ainda foram mais três clássicos: uma vitória (1 a 0 no Fluminense) e dois empates (1 a 1 com Botafogo e Vasco (assista aos gols do jogo no vídeo ao lado).
O Flamengo só perdeu um jogo no estádio neste Brasileirão e foi logo na estréia: 4 a 2 para o Palmeiras, no dia 13 de maio. O retrospecto geral é de seis vitórias, cinco empates e uma derrota.
Os últimos nove jogos no Maracanã:
Flamengo 2x1 Náutico\ Flamengo 1x0 Fluminense\ Flamengo 4x0 Juventude\ Flamengo 3x1 Goiás\ Flamengo 1x1 Botafogo\ Flamengo 1x1 Sport\ Flamengo 4x1 Figueirense\ Flamengo 3x1 Cruzeiro\ Flamengo 1x1 Vasco\
Obina preocupado com julgamento
Anjo Negro corre o risco de ser suspenso por até 540 dias por agressão a Índio, do Inter
Márcio Iannacca
O atacante Obina vai ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva nesta terça-feira pela agressão ao zagueiro Índio, do Internacional. O jogador corre o risco de pegar de 120 a 540 dias de suspensão por sua atitude na partida do dia 8 de setembro, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Preocupado, ele espera ser absolvido pelo STJD (assista ao lance no vídeo ao lado).
- Aquele lance não foi da maneira como estão falando. Eu não queria prejudicar o adversário - defende-se o baiano.
O jogador foi indiciado no artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (agressão). O volante Túlio, do Botafogo, por exemplo, pegou 120 dias ao ser julgado pelo lance com o atacante Leandro, do São Paulo. O Flamengo não admite, mas acha difícil conseguir absolver o atacante.
O atacantes do Flamengo têm tido presença constante nos julgamentos do STJD. No mês passado, Souza foi julgado duas vezes pela expulsão e pela agressão ao meia Tcheco, do Grêmio. Ele foi suspenso por sete partidas. Agora é a vez de Obina, que pode ficar fora do restante do Campeonato Brasileiro.
Lance
Flamengo é absolvido no STJD
Por unanimidade, Fla é considerado inocente quanto à invasão de Beijoqueiro
Beijoqueiro invadiu o campo para beijar Obina (Crédito: Julio Cesar Guimarães)
Rapidamente, o Flamengo foi absolvido por unanimidade nesta segunda-feira da acusação de ter facilitado a entrada de José Alves de Moura, o Beijoqueiro, no gramado do Maracanã para tumultuar a partida de 26 de agosto contra o Goiás. A sessão levou pouco mais de dois minutos.
O clube foi defendido pelo diretor jurídico do departamento de futebol, Michel Assef Filho, que precisou de apenas 20 segundos para sustentar a defesa rubro-negra, já que sentiu que a comissão iria absolver o clube.
- Trata-se do Beijoqueiro, que já invadiu algumas vezes o gramado do Maracanã. Ele é uma figura que causa empatia ao público - afirmou Michel, lembrando que José Alves chegou a beijar Frank Sinatra em show no Maracanã.
Caixa Econômica divulga lista da Timemania
Apenas um clube fica fora. No total são 98 dividindo a fatia
Carlos Molinari, de Brasília
Dos 99 clubes previstos inicialmente pelo Ministério do Esporte, apenas o Grêmio Maringá não está na Timemania. Na verdade, ele não existe mais. No lugar desse clube paranaense, surgiu a Adap Galo Maringá, que não havia sido convidada para integrar a nova loteria. Os outros 98 clubes que totalizam a nova lista aderiam, o que foi confirmado na noite desta segunda-feira pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa, todos os 98 clubes enviaram corretamente a documentação, inclusive Corinthians e Vasco. Dirigentes desses clubes respondem a processos na Justiça, mas foram incluídos na nova loteria.
O Alvinegro Paulista, contudo, enviou documentação para a Caixa Econômica, incluindo cópias autenticadas dos atos constitutivos da entidade, ata de eleição da diretoria, CNPJ e CPF e identidade dos atuais dirigentes - cujas fichas seriam limpas, ao contrário de outros cartolas afastados.
A próxima etapa da regulamentação da Timemania é a negociação dos clubes com seus credores. Cada agremiação tem até o 11 de outubro para parcelar suas dívidas com credores da União - INSS, FGTS, Receita Tributária, Receita Previdenciária e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
A perspectiva da Caixa Econômica é de que a Timemania tenha seu primeiro teste ainda este ano.
Joel espera volta de titulares
Técnico lamentou falta de homens de frente contra o Vasco
LANCEPRESS!
O técnico Joel Santana foi obrigado a escalar o time do Flamengo com quatro volantes no clássico deste domingo, contra o Vasco, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador espera a volta dos titulares para o jogo de domingo, contra o Juventude, em Caxias do Sul, para ter mais opções de ataque.
O comandante, que só tinha Renato Augusto, Paulo Sérgio e Obina para o setor ofensivo, perdeu logo no início do clássico os dois primeiros, lesionados. Souza, suspenso, e Maxi, com um problema na coxa direita, também não atuaram.
- Estávamos sem Souza e Maxi e ainda perdemos Renato Augusto e Paulo Sérgio. Ficamos sem quatro homens de frente, é muita coisa. Qualquer equipe do Brasil ou do mundo é difícil recompor o time com tantos desfalques - disse o treinador.
Outro que pode voltar é o volante Ibson, que ainda sente um problema no tornozelo direito
Paulo Sérgio é operado e passa bem
Atacante do Flamengo teve uma fratura na clavícula esquerda
O atacante Paulo Sérgio foi operado na manhã desta segunda-feira no Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro, e passa bem. O jogador sofreu uma fratura na clavícula esquerda em uma disputa de bola com o zagueiro vascaíno Dudar, no empate deste domingo por 1 a 1, no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O médico do Flamengo, José Luis Runco, comentou sobre a intervenção e sobre o período de recuperação do jogador.
- Ele fez uma cirurgia para fixação da fratura da clavícula e está bem. Nesta terça-feira vai receber alta e na próxima semana deve voltar a treinar - afirmou o médico rubro-negro à Rádio Brasil
Renato Augusto fora do time por no mínimo 15 dias
Jogador sofreu um estiramento de grau dois na coxa direita
Renato Augusto saiu com nove minutos de jogo contrao Vasco (Crédito: Cléber Mendes)
LANCEPRESS!\ O meia-atacante Renato Augusto do Flamengo teve uma passagem relâmpago no empate em 1 a 1 com Vasco, neste domingo, no Maracanã. O jogador sofreu um estiramento de grau dois na coxa direita e teve de ser substituído aos nove minutos do primeiro tempo. Em entrevista à Rádio Brasil, o médico José Luiz Runco revelou que Renato deverá ficar no mínimo 15 dias fora dos gramados devido à lesão.\
- Ele teve um estiramento muscular de grau dois na coxa direita. E isso necessita de um período de tratamento de quatro a seis semanas. Mas vamos trabalhar para tentar conseguir ter a resposta que a gente espera para daqui a duas semanas entregar ele para à preparação física - confirmou o médico. Os estiramentos musculares variam de grau um, o mais leve, a três, o mais grave.
Obina será julgado nesta terça-feira
Atacante foi indiciado no artigo 253, mas advogado tentará desqualificar
Obina pode pegar um gancho de, no mínimo, 120 dias (Crédito: Ricardo Cassiano)
LANCEPRESS!\ Obina terá um dia decisivo nesta terça-feira. O atacante do Flamengo será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por ter dado uma cotovelada em Índio, do Internacional. O atacante foi indiciado no artigo 253 – pratricar agressão física – do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e se for considerado culpado, poderá pegar, no mínimo, 120 dias de suspensão.\
Mas Michel Assef Filho, diretor jurídico do departamento de futebol do clube, não concorda com o indiciamento no artigo e tentará desqualificá-lo.
- Ele reagiu a uma ação do Índio. Vamos tentar ao menos descaracterizar a agressão e lutar para fazê-lo ser julgado em um artigo mais brando - afirmou.
O prórpio Obina já havia se defendido na semana passada:
- Não foi da maneira que estão falando. Não quis prejudicar o Índio - afirmou o atacante.