O Globo
'Sou Maxi, não primo do Messi'
Autor do gol no Fla-Flu, argentino tem um dia de herói na Gávea
Legenda da foto: MAXI, DE BEM com a vida, relaxa na piscina da Gávea, diz que é mais do que primo de Messi e não quer ser herói isolado no Fla
Márcio Tavares
Era mais ou menos previsível. Ao marcar o gol da heróica vitória de 1 a 0, anteontem, sobre o Fluminense, o argentino Maxi Biancucci logo se tornou a bola da vez, o novo herói do Flamengo. E, é claro, não poderiam faltar as inevitáveis e inapropriadas comparações com Doval, o último argentino que fez sucesso de verdade na Gávea - depois dele, vieram outros como o goleiro Fillol, o apoiador Mancuso e o atacante Borghi. Embora confesse que vive um momento especial, Maxi ontem começou a mostrar algo que o vinha incomodando.
- Sou Maxi, não primo do Messi. Meu primo é um jogador diferente, mas ninguém triunfa porque é parente de alguém - diz Maxi.
Desfrutando do súbito prestígio que um gol costuma atribuir a efêmeros heróis, Maxi se diz surpreso com a popularidade momentânea. Esperto, esse argentino nascido em Rosário há 21 anos, em sua terra, jogou no Newell's Old Boys e, depois, foi descoberto pelo Flamengo no modesto Deportivo Luqueño, do Paraguai. Ele afirma que não é candidato a herói, mas se entusiasma quando fala de seu gol no Fla-Flu de anteontem.
- Foi bárbaro! Uma coisa é imaginar fazer um gol num clássico como o Fla-Flu, outra é viver na carne essa emoção. Mas não quero ser herói sozinho. O grupo tem que superar esse mau momento e sair da zona de rebaixamento - afirmou Maxi, que sonha se firmar no Flamengo para vislumbrar uma chance de poder jogar na seleção argentina.
Toró cotado para substituir Roger
Max diz que não tem muito tempo para conhecer o Rio. Morando na Barra, ele até agora foi à praia apenas uma vez, com a mulher, Jazmin. Caseiro, sua comunicação com a família é através do MSN. Mas ontem recebeu uma ligação de sua tia, Celia, mãe de Messi, seu primo famoso do Barcelona, com quem não falava desde a decisão da Copa América.
- Ela me ligou para dar parabéns. Com Leonel não falo desde a final da Copa América. Provoquei por causa da derrota para o Brasil e ele ficou furioso - afirma, rindo.
Numa família de craques e projetos de craque, ele revela que tem um irmão em quem vale a pena apostar.
- É o Bruno, tem só 10 anos e joga muito. Meu outro irmão, de 19 anos, também joga direitinho, mas o Brunito vai ser outro craque na família.
E se o negócio é apostar em baixinhos, o técnico Joel Santana não está jogando suas fichas apenas no argentino. Um outro jogador de baixa estatura, que parecia esquecido no elenco, pode ser escalado amanhã, contra o Palmeiras, no lugar de Roger. Com seu 1,70m, Toró vem agradando a Joel. Fez um belo gol no jogo-treino de ontem, contra o Silva Jardim, e tem boas chances de ganhar a disputa com Léo Lima, que passou boa parte do treino trocando botinadas com jogadores do modesto adversário.
Toró já tinha chamado a atenção de Joel dentro e fora de campo. Tanto que, nesses dias de concentração permanente, o técnico arrancou risadas no restaurante do hotel.
- Estou de olho nesse jogador. Ele anda com a bundinha empinada para trás. Só pode ser tocador de bumbo... - disse o treinador, imitando pelo restaurante como Toró anda.
Outra dúvida de Joel está no ataque. Obina tem boas perspectivas de enfrentar o Palmeiras, um time que o técnico considera inconstante. Se o baiano for escalado desde o começo, Paulo Sérgio voltará ao banco. Ele deverá ser o único atacante reserva, porque Leonardo sentiu uma fisgada na parte posterior da coxa esquerda, num pique no fim do jogo-treino de ontem, e pode ser vetado.
- Obina teve atuação importantíssima ontem (anteontem). Pela luta e dedicação, melhorou bastante e fez um belo gol no treino. Está ganhando mobilidade e readquirindo o tempo de bola. Estou pensando se ele começará jogando - anunciou Joel, que confirmou a entrada de Luizinho e Egídio, em substituição a Leonardo Moura e Juan, suspensos.
Se a vitória no Fla-Flu tirou outro peso das costas de Joel, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva promete complicar sua vida de novo. Marcelo Jucá, procurador do STJD, vai entrar com recurso para derrubar a decisão da Terceira Comissão Disciplinar, que absolveu o treinador na última quarta-feira da acusação de incitar a violência no jogo contra o Santos, domingo passado, na Vila Belmiro. Indiciado no artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (incitar a prática de infração), Joel fora absolvido por unanimidade.
Panorama Esportivo
PODE? Um rubro-negro corrige: "Maxi é melhor do que o primo Messi. Melhor do que Eto'o é o Obina".
Jornal dos Sports
Maxi comemora gol no Fla-Flu e sonha com Seleção
Após o gol no Fla-Flu, Maxi foi um dos mais requisitados pelos fãs
O argentino Maxi Biancucchi não poderia ter uma sexta-feira melhor. Após fazer o gol que garantiu a vitória por 1 a 0 em cima do rival Fluminense nesta quinta, o jogador era só alegria na Gávea. O atacante revelou que não pretende ganhar status de ídolo, pois só está preocupado em ajudar o grupo a conquistar as vitórias necessárias para tirar o Flamengo da zona de rebaixamento.
“Estou muito feliz. Minha família me felicitou pelo gol em um jogo tão importante. Não penso em ser ídolo. Quero ajudar o grupo a conquistar vitórias, estou pensando somente no grupo, não no individual. Senti muito carinho da torcida e espero continuar ajudando”, afirmou Maxi em entrevista à Rádio Globo.
Biancucchi contou ainda que seu grande sonho como jogador é vestir a camisa da seleção da Argentina. Para isso, ele acredita que o Flamengo seja uma grande vitrine para o treinador Alfio Basile.
“Seria uma satisfação muito grande vestir a camisa da Argentina. Acredito que o Flamengo é uma grande porta para a Seleção. Se eu for bem aqui, poderei realizar este sonho”, disse.
Luisinho teme a falta de ritmo de jogo
Com a suspensão do lateral-direito Leonardo Moura pelo terceiro cartão amarelo recebido no Fla-Flu, Luisinho viu a chance de ser titular cair em suas mãos. Apesar da chance de mostrar potenccial, ele sabe que são remotas as possibilidades de se manter entre os que começam jogando regularmente.
"Estou na expectativa de fazer um bom jogo e aos poucos mostrar que posso ser titular. Sei da capacidade do Léo Moura, mas estou trabalhando muito forte para me firmar e mostrar meu valor. Se entrar bem, darei uma dor de cabeça a mais para o Joel", analisou o lateral.
Na única partida em que começou desde o início neste Brasileiro, Luisinho teve ótima participação no empate de 0 a 0 com o São Paulo, no Morumbi. O jogador, de 24 anos, chegou ao Flamengo em janeiro, vindo Ipatinga, indicado pelo então técnico Ney Franco. Desde então, além do jogo com o atual líder do campeonato, ele começou jogando contra o Fluminense, Nova Iguaçu e Friburguense pelo Carioca. A falta de ritmo já o preocupa.
"É complicado ficar muito tempo sem atuar. Tentarei fazer o simples para ter uma seqüência de jogos e mostrar um bom futebol que ajude o Flamengo", objetivou Luisinho, que também esteve em campo nos jogos contra o Internacional e paraná neste Brasileiro.\ Mesmo com a pouca idade, o lateral já tem no currículo um histórico de clubes respeitável. Além do Rubro-Negro e do Ipatinga, Luisinho já atuou no Cruzeiro, Mogi-Mirim e Nacional da Ilha da Madeira, de Portugal. Agora chegou o momento de colocar essa experiência em campo.\
Juniores do Fla não superam o Manchester
Acabou o sonho para a garotada do Flamengo no Mundial Interclubes Sub-19, que está sendo disputado na Malásia. A equipe por 2 a 1 para o Manchester United, da Inlgaterra, e viu a chance de chegar pela primeira vez na história à final da categoria. No fim da partida, os rubro-negros estavam desolados.
O time comandado pelo técnico Adílio foi superior durante os 90 minutos mas não conseguiu transformar o domínio em vitória. O Manchester, ao contrário, aproveitou as poucas oportunidades que teve para ganhar a partida. Hewson, aos 23 minutos do primeiro tempo, numa cabeçada fulminante, abriu o placar para os ingleses, mas 11 minutos depois, Kayke, de pênalti, empatou para o Fla.\ O Rubro-Negro continuou pressionando e chegou a colocar três bolas na trave, dominando amplamente a partida. No entanto, aos 25 minutos da etapa final, novamente Hewson, de cabeça, garantiu os Diabos Vermelhos na final do Mundial. O time agora encara a Juventus de Turim na final, no domingo, enquanto o Fla enfrenta o Milan na disputa pelo terceiro lugar da competição .\
Joel Santana terá três desfalques amanhã
Joel tem dúvidas para escalar o time que enfrentará o Palmeiras
O técnico Joel Santana está quebrando a cabeça para escalar o time para o jogo de amanhã, às 16h, contra o Palmeiras, no Parque Antártica. Com as expulsões de Juan e Roger no Fla-Flu e a suspensão pelo terceiro cartão amarelo de Leonardo Moura, o treinador já tem três desfalques certos para o confronto.
"Ainda não defini o time. Nas laterais vão jogar o Luisinho e o Egídio. A minha dúvida está em quem vai substituir o Roger. Tenho o Léo Lima e o Toró para a posição. Também não sei ainda quem será o companheiro do Maxi no ataque. Pode ser o Paulo Sérgio ou o Obina, que entrou bem no jogo e mostrou desenvoltura no jogo-treino de hoje (ontem) com o Silva Jardim e até marcou um gol", despistou Joel.
O retorno de Obina ao time titular deve ser confirmado no treino da manhã de hoje, na Gávea. Afastado para fazer um trabalho de recondicionamento físico após a derrota para o Atlético-PR, o atacante reapareceu no banco de reservas e entrou em campo no clássico, causando surpresa até entre os torcedores.
Paulo Sérgio, ao contrário, teve uma atuação discreta e mais uma vez não conseguiu aproveitar a chance de comandar o ataque do Fla. Joel, no entanto aprovou a atuação do jogador. "Gostei do Paulo Sérgio com o Maxi na frente. Eles se movimentaram bem e deram muito trabalho à zaga do Fluminense. Mas o Obina também entrou muito bem no jogo e, por isso, vou ver o que é melhor para o time para escolher quem atuará no ataque", explicou o treinador.
Joel ganhará em breve mais uma opção para o setor. A suspensão de Souza acaba na partida de amanhã e ele está liberando para enfrentar o Juventude na próxima quinta-feira, no Maracanã.
Argentino nos braços da nação rubro-negra
Herói do Fla-Flu, Maxi Bianccuchi já sente como é ser ídolo no clube mais popular do Brasil
Thiago Bokel
Maxi se refresca na piscina da Gávea: argentino ainda não pôde curtir as praias cariocas
Com a garra típica dos argentino, o atacante Maxi Biancucchi vai conquistando cada vez mais o coração da torcida rubro-negra. O jogador vai, aos poucos, se firmando entre os titulares e na quinta-feira foi o grande destaque da vitória sobre o Fluminense, marcando o gol que definiu a partida. Sempre de bom humor, Maxi comentou onte, na Gávea, onde recebeu o carinho dos torcedores, o momento especial que vive.
"Foi uma vitória muito importante para o Flamengo, principalmente por se tratar de um Fla-Flu, que é especial. Alguns familiares me ligaram para parabenizar pelo gol. Infelizmente não tenho muito tempo para ficar desfrutando deste momento, pois teremos um jogo difícil, contra o Palmeiras, no domingo (amanhã)", alertou.
O bom momento vivido no Fla já faz Maxi ser reconhecido pelas ruas como o verdadeiro craque da família. Pelo menos para os torcedores rubro-negros, agora, o atacante Messi, do Barcelona, é o seu "primo pobre". Feliz com o carinho que vem recebendo, o atacante alimenta um grande sonho.
"Seria maravilhoso disputar uma partida nas Eliminatórias da Copa pela seleção argentina. Continuarei trabalhando forte para um dia concretizar esse sonho. Sei que atuando por uma equipe do porte do Flamengo, as portas se abrirão com mais facilidade", afirmou Maxi.
A adaptação ao Rio de Janeiro foi muito rápida para o atacante. Encantado pela cidade, ele está morando na Barra, mas só teve uma oportunidade de ver o mar carioca de perto: "Outro dia fui com a minha mulher, Yasmin, à praia para conhecer. É muito bonita, espero poder ir lá mais vezes".
Se o encanto o encanto do gringo com a cidade e a torcida é total, Maxi garantiu que a recíproca é verdadeira. Após o jogo, ele chegou a dizer que jogar um clássico no Maracanã lotado é mais emocionante do que na Argentina.
Mesmo sendo primo de Lionel Messi, Maxi não leva o sobrenome do parente famoso na sua certidão de nascimento. Isso porque o segundo nome do craque do Barcelona é oriundo do pai dele, e o parentesco dos dois se deve ao fato de suas mães serem irmãs. Mesmo assim, nas arquibancadas do Maracanã que o verdadeiro craque da família está no Rubro-Negro.
Três zagueiros e uma barca rubro-negra
Criticados pela torcida em razão de suas más atuações, Irineu, Moisés e Thiago Gosling deixam o Fla
Thiago Bokel
Irineu e Moisés durante um treino: ambos, além de Thiago Gosling, foram dispensados
Os escombros da Era Ney Franco continuam a ser retirados do Flamengo. O vice de futebol Kleber Leite comunicou ontem, na Gávea, que os zagueiros Irineu, Moisés e Thiago Gosling não fazem mais parte do grupoo. Os jogadores não estavam nos planos do técnico Joel Santana e acertaram uma rescisão de contrato amigável, não causando ônus algum ao clube.
“Realmente, esses atletas não fazem mais parte do grupo. O Irineu e o Moisés já assinaram as suas rescisões e o Thiago está acertando os últimos detalhes. Foi um acordo amigável, bom para o clube e para os jogadores”, disse Kleber Leite
Contratados como grande esperança de dar segurança ao setor rubro-negro no início do ano, Moisés, Irineu e Thiago não conseguiram fazer atuações que enchessem os olhos da torcida. Os três vieram por indicação do técnico Ney Franco, que havia trabalhado com eles no Cruzeiro e no Ipatinga.
A primeira dispensa confirmada foi a de Irineu, que sequer vestiu o uniforme de treino e foi visto se despedindo dos funcionários do clube. Logo depois veio a informação de que os outros dois zagueiros também estavam fora do clube.
O destino de Moisés deve ser o exterior. Como ele foi suspenso pela Fifa por quatro meses na próxima temporada que disputasse, e esta já começou nos outros continentes, o jogador ficaria sem atuar até o final do ano e poderia jogar normalmente a partir de janeiro. Caso fique no Brasil, a punição entrará em vigor apenas no início de 2008 e Moisés teria que esperar até abril para ter condições de jogo.
Thiago veio para o Fla como uma incógnita. O jogador estava no Fluminense e vinha de uma série de contusões que o afastaram dos gramados por cerca de sete meses. Esse, no entanto, não chegou a ser o seu maior problema no Rubro-Negro. O jogador não rendeu o esperado e com isso quase nunca ganhava oportunidades de começar jogando. Sem ritmo de jogo e de temperamento nervoso, Thiago acabou antecipando a sua saída do Fla.
Agora os jovens Marlon, Hélder, Thiago Salles e Rodrigo Arroz, revelados nas categorias de base, deverão ganhar mais oportunidades.
O Dia
Maxi: Felicidade sem risos
Operado para tirar um cisto, Maxi está com a boca torta e não pode sorrir
Marluci Martins
Rio - O baixinho Maxi Biancucchi fez gol no Fla-Flu, encarou o grandalhão Luiz Alberto e conquistou o coração da torcida rubro-negra. Mas nada disso lhe devolveu o largo sorriso que tinha quando chegou ao Flamengo. Hoje, o argentino luta contra outro adversário até agora imbatível: a neuropraxia.
Quando o primo de Messi — craque argentino e astro do Barcelona — chegou ao clube, em julho, os médicos do Flamengo decidiram que deveria submeter-se a uma cirurgia para a retirada de um cisto sebáceo do lado esquerdo do maxilar. Desde então, Maxi ficou com a boca torta.
“Não consigo mais ficar com a boca alinhada. Quando dou um sorriso, a boca não fica certa. Mas os médicos dizem que um dia volta tudo ao normal”, disse, ontem, o herói do Fla-Flu, preocupando-se com a estética.
O médico José Luiz Runco confirmou que a neuropraxia, termo da Medicina para designar a compressão de um nervo, é realmente passageira. Mas sem um prazo definido.
“Para que o tumor fosse retirado, o nervo foi comprimido durante a cirurgia. Mas tudo vai voltar ao normal”, assegurou Runco.
O futebol de Maxi, porém, tem a plástica perfeita para a torcida do Flamengo. No Maracanã de quase 60 mil torcedores, o argentino pôde ter certeza de que não poderia estar numa vitrine melhor para realizar um novo objetivo na carreira.
“Chegar à seleção argentina seria um sonho. Vou trabalhar para um dia concretizar isso. Se eu me sair bem aqui no Flamengo, as portas vão se abrir”, disse o jogador, querendo trilhar o caminho do primo Messi.
Enquanto as portas não se abrem na Argentina, Maxi vai entrando num novo mundo: o Rio de Janeiro.
“A cidade é linda, mas não tenho tempo de desfrutar muitas coisas com minha mulher (Jazmin). Só fui à praia uma vez”, disse um dos novos ilustres moradores da Barra da Tijuca.
A tia telefona e dá parabéns; o primo, não
Até a tia Célia, mãe de Messi, ligou da Argentina para parabenizar Maxi Biancucchi pelo gol que marcou no Fla-Flu. Faltou somente o primo famoso, com quem o jogador do Flamengo não fala desde a Copa América.
“Messi não fala mais comigo porque, quando a Argentina perdeu para o Brasil, eu brinquei com ele”, ironizou Maxi, que usa uma ‘nécessaire’ da seleção de seu país, um presente do primo.
Apesar de ter disputado só um jogo como titular do Flamengo, Maxi já acha que chegou a hora de se desligar da sombra do primo famoso do Barcelona. Ele quer fazer sua própria história.
“Ele não vai ajudar. Quero que me conheçam porque sou o Maxi e, não, o primo do Messi. Ninguém vence na vida por ser parente de alguém”, reclamou o ‘hermano’.
Os irmãos de Maxi já passam pelo mesmo problema. Aos 10 anos, Bruno é um dos destaques no time da Escola Renato Cesarini. E Emanuel, 19, joga no Newell’s Old Boys. “O Bruno joga muito bem. Dizem que será o sucessor de Messi”, encerrou o argentino, que teve o futebol como berço de família.
Padre dá maior força
Rubro-negro, sacerdote foi à Gávea abençoar os jogadores
Marluci Martins
Rio - O Flamengo mostrou no Maracanã, com dois homens a menos, que seu santo é forte, ao vencer o Fluminense, por 1 a 0. E, com fé em dias tão bons quanto a quinta-feira, a diretoria do clube convocou o Padre Benedito, rubro-negro assumido.\ Ele trocou ontem a Igreja de Santo Cristo dos Milagres pela Gávea. Abençoou jogadores, funcionários e boa parte da sede do Flamengo. “Normalmente, não posso assistir aos jogos, porque estou rezando missa. Mas, quando chego à sacristia, sempre aparece alguém para me dizer o resultado”, disse o padre, que, de vez em quando, usa a camisa do Flamengo sob a batina.\
Num dia em que a religião bateu à porta da Gávea, o argentino Maxi Biancucchi ironizou uma piada que rondava o clube, dando conta de que um sapo foi enterrado no campo de treino. “Creio no poder de Deus. Podem enterrar um elefante ou uma girafa aqui que nada vai acontecer”, disse.
Obina ganha ponto
Os atacantes Obina e Toró ganharam um ponto com o técnico Joel Santana, num jogo-treino, ontem à tarde, contra o Silva Jardim, na Gávea. O Flamengo venceu por 5 a 0, com gols de Obina, Toró (2), Souza e Leonardo.
Os dois jogadores que se destacaram no jogo-treino podem ganhar uma chance no jogo de amanhã, contra o Palmeiras, no Parque Antártica. O Flamengo terá cinco desfalques: Roger, Juan, Léo Moura e Souza, suspensos, e Renato Augusto, recuperando-se de um estiramento.
O goleiro Bruno, com dor na virilha, ainda é dúvida. Joel decide hoje se mantém Paulo Sérgio no time ou se dá uma nova chance a Obina, que, na pior das hipóteses, estará no banco. Luisinho vai jogar na lateral direita, e Egydio, na esquerda. Toró e Léo Lima brigam pela vaga deixada por Roger.
Gazeta Esportiva
Flamengo dispensa zagueiros indicados por Ney Franco\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Fora dos planos do Flamengo desde que o técnico Joel Santana assumiu a equipe, os zagueiros Moisés, Irineu e Thiago Gosling não ficarão no clube para a seqüência do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, a diretoria rubro-negra anunciou a rescisão contratual com os três jogadores.\ Os defensores chegaram ao Flamengo no início do ano por indicação do então treinador Ney Franco. Apesar de terem atuado por muitas vezes com o antigo técnico, nenhum destes jogadores jamais conseguiu conquistar a torcida rubro-negra.\
Com Joel Santana, a defesa vem sendo formada por Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. Na reserva, o técnico vem dando oportunidade a Rodrigo Arroz, prata-da-casa, mas que vinha sendo preterido por Ney Franco.
Flamengo terá desfalques contra o Palmeiras\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Embalado por duas vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, o Flamengo se prepara agora para tentar surpreender o Palmeiras no domingo, no Parque Antarctica, na vigésima rodada do Campeonato Brasileiro. Para este compromisso, no entanto, o técnico Joel Santana tem alguns problemas parta montar seu time.\ A começar pelas ausências do lateral-esquerdo Juan e do meia Roger, já que dois foram expulsos no clássico da última quinta-feira, contra o Fluminense. Na direita, Leonardo Moura recebeu o terceiro amarelo e também terá que cumprir suspensão.\
Sem muito tempo para treinar o time antes deste jogo, Joel Santana confirmou que Luisinho e Egídio entrarão nas alas direita e esquerda respectivamente. Já para o meio, o técnico também continua sem Renato Augusto, ainda se recuperando de uma lesão muscular.
“Vamos ter cautela com o Renato Augusto para que ele possa voltar bem. Mas para este jogo com o Palmeiras ele já está fora”, afirmou o médico do Flamengo, Walter Martins.
Desta forma, o substituto de Roger continua sendo um mistério, mas Léo Lima larga na frente na briga por uma vaga no meio-campo rubro-negro. Outra opção, um pouco mais defensiva, seria a entrada do volante Jaílton.
O Flamengo ainda pode ter uma mudança no gol. Bruno, que reclamou de dores musculares no Fla- Flu, está em observação e caso volte a sofrer com o problema será substituído por Diego.
O único treino com bola do Flamengo acontece na manhã deste sábado, na Gávea. À tarde, o grupo embarca para a capital paulista.
Juniores – Se o time de profissionais comemora a vitória no clássico com o Fluminense, os juniores do Flamengo decepcionaram na manhã desta sexta-feira e acabaram eliminados nas semifinais do torneio internacional sub-19 na Malásia.
A equipe, que chegou a acertar três bolas na trave, foi derrotada pelo Manchester United por 2 a 1. O único gol rubro-negro foi marcado por Kayke. Antes da derrota desta sexta, no entanto, o Flamengo havia conquistado vitórias importantes contra equipes tradicionais como o Arsenal, o Ajax e o PSV, além de um empate com o Milan.
PeléNet
Joel Santana vê evolução no Fla, principalmente na defesa
Guilherme Toscano\ No Rio de Janeiro\
Depois de conquistar duas vitórias seguidas, o técnico do Flamengo, Joel Santana, afirmou que vê uma boa evolução na equipe, principalmente no setor defensivo. Apesar do otimismo, o treinador reclamou da dificuldade de conseguir arrumar o ataque rubro-negro.
"Estou mexendo no time. Organizei o meio-campo com o Ibson, com o Roger, que é o criador. Agora, quero arrumar uma dupla de centroavantes. Isso ainda não foi possível devido a contusões e suspensões", reclamou o comandante.
Joel Santana citou o Fla-Flu como uma prova da evolução do seu sistema defensivo: "Éramos um time que levava gol com muita facilidade. Veja como é o destino: no Fla-Flu, com nove em campo, não tomamos gol. Estou procurando manter o time, montei uma defesa titular, coloquei novos jogadores e o setor já começou a corresponder".
Nas duas últimas rodadas, o Flamengo venceu o Náutico por 2 a 1 e o Fluminense por 1 a 0, ambos os jogos no Maracanã. Agora, enfrenta o Palmeiras, neste domingo, no Parque Antarctica, às 16h.
Mal fora de casa, a equipe precisa da vitória para continuar subindo no Campeonato Brasileiro. Neste momento, tem 18 pontos e está na 18ª posição, ainda na zona do rebaixamento.
Zagueiros Moisés, Thiago e Irineu estão de saída do Flamengo
Guilherme Toscano\ No Rio de Janeiro\
Três atletas estão prestes a rescindir contrato com o Flamengo, todos zagueiros, devido à abundância de jogadores no setor. São eles Moisés, Thiago e Irineu. Como o técnico Joel Santana e a diretoria rubro-negra concluíram que precisam diminuir o tamanho do elenco, essas são as primeiras dispensas feitas pelo clube.
"Tínhamos oito jogadores de defesa. É muita gente, não precisamos de tantos atletas para esta posição. Então, alguém tinha que sobrar", comentou o treinador Joel Santana.
Irineu era titular do Flamengo até pouco tempo atrás. Perseguido pela torcida, perdeu a vaga para Fábio Luciano, recém-contratado, que faz a dupla com Ronaldo Angelim. O zagueiro dispensado veio para o time rubro-negro para a disputa da temporada 2007 por indicação do então técnico Ney Franco.
Já Thiago passou um ano e meio no Fluminense quase sem atuar, perseguido pelas lesões, mas se destacou quando jogou. Dispensado pela diretoria tricolor, foi contratado pelo Flamengo no início de 2007. Na Gávea, continuou se machucando com frequência e não correspondeu quando entrava em campo. Acabou sendo descartado.
Moisés também veio para o Flamengo por indicação do treinador Ney Franco no começo de 2007. Assim como Irineu, era ex-jogador do Cruzeiro e chegou para reforçar a equipe na disputa da Taça Libertadores deste ano
Joel elogia maturidade de Rômulo
O personagem do Fla-Flu desta quinta-feira foi o argentino Maxi Biancucchi, que marcou o gol da vitória rubro-negra e deu muito trabalho a defesa tricolor. Porém, o técnico Joel Santana destacou o operário da Gávea: o jovem Rômulo, de apenas 20 anos, deu conta do recado e se firmou entre os titulares.
“Ninguém fala na atuação desse garoto, o Rômulo. Ele é muito importante para o time e tem se sacrificado. Estou com um zagueiro (Fábio Luciano) que não jogava há muito tempo e com o Roger, que nem disputou um turno inteiro pelo Corinthians. O Rômulo é um operário”, analisou Joel.
Natalino também ressaltou o papel tático exercido pelos companheiros de meio-de-campo do novato, Ibson e Cristian. “Junto com o Rômulo, os dois têm dado conta do recado. Ele têm fechado muito bem o meio-campo”, disse o treinador rubro-negro.
GloboEsporte
Padre benze jogadores do Fla
Religioso da igreja de São Judas Tadeu dá atenção especial ao atacante Obina
Márcio Iannacca
Padre benze o time do Flamengo na Gávea
O padre Benedito, da igreja de São Judas Tadeu, esteve na Gávea nesta sexta-feira. O religioso benzeu o vestiário, os jogadores e o campo de treinamento do Flamengo. Ele teve um carinho especial com o atacante Obina, que, aos poucos, está voltando ao time. O Anjo Negro ficou afastado da equipe por uma semana para recuperar o seu condicionamento físico.
O padre conversou com os jogadores e rezou as orações do "Pai Nosso" e "Ave Maria". Os atletas participaram da atividade e, posteriormente, iniciaram o treinamento na Gávea. O religioso ainda benzeu as duas imagens de São Judas Tadeu que estavam no vestiário.
O presidente Marcio Braga esteve no departamento de futebol para participar do ato, mas chegou minutos após o bate-papo de Benedito com os jogadores e com a comissão técnica do Flamengo.
- Estive aqui para elogiar a atuação dos jogadores na última partida e para abençoarmos o time para esse início de segundo turno - diz Benedito.
Maxi ganha destaque na Argentina
Diário "Olé" ressalta gol que decidiu o Fla-Flu e o peso de ser primo de Messi
Decidir um clássico como o Fla-Flu faz o herói alcançar uma projeção que ultrapassa fronteiras (assista ao gol no vídeo ao lado). E para o argentino Maximiliano Bianchucchi, que carrega a honra e o peso de ser primo de Lionel Messi, ainda mais. Em seu país, o feito da noite memorável (para ele e para a torcida rubro-negra) não passou despercebido: o site do diário "Olé" destacou o feito.\ Ressaltando a responsabilidade que o atacante carrega por ser parente de um astro\ internacional em ascensão e o ceticismo com que foi recebido no Brasil quando foi\ contratado pelo Flamengo em junho, o jornal argentino faz um relato do gol que decidiu o Fla-Flu, a consagração com a torcida rubro-negra e os elogios da imprensa carioca.\
"... desde que nasceu em Rosário teve de lutar contra a própria identidade. E bem se poderia dizer que na noite passada deu um passo muito importante. O que fez? O argentino fez o único gol do Flamengo (em negrito) no clássico contra o Fluminense. A torcida lhe agradeceu com uma ovação".
O "Olé" reproduz também um trecho do relato da partida feita pelo jornal carioca "O Globo" e a análise do colunista Renato Mauricio Prado: "Sabe jogar e tem muita garra". E termina a matéria com as palavras de Maxi, que dedicara o gol à torcida do Flamengo:
- Uma torcida maravilhosa porque ajudou (o time) durante toda a partida. Este foi meu segundo jogo no Maracanã e ela nos apoiou sempre. É incrível.
Procurador pede novo julgamento para Joel
Treinador do Fla pode voltar ao banco dos réus por declarações na área técnica
O técnico Joel Santana pode voltar ao banco dos réus do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O procurador do STJD, Marcelo Jucá, vai entrar com um recurso para derrubar a decisão da Terceira Comissão Disciplinar, que absolveu o treinador na última quarta-feira.\ - A atitude do Joel é altamente reprovável. A procuradora não ficou satisfeita com o resultado e vai recorrer na segunda-feira, data limite para o pedido de novo julgamento - diz Marcelo Jucá, ao site Justiça Desportiva.\
Joel foi julgado pelo STJD por causa de declarações dadas na área técnica durante a partida contra o Santos. O treinador foi indiciado no artigo 279 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (incitar publicamente a prática de infração).
O treinador foi absolvido por unanimidade. Após o julgamento, Joel afirmou estar aliviado por ter se livrado da suspensão.
- Nunca fui um treinador violento e nem vou ser - diz o treinador rubro-negro.
Obina marca em jogo-treino do Fla
Anjo Negro faz o único gol da partida contra o Silva Jardim, nesta sexta-feira, na Gávea
Márcio Iannacca
Obina marca no jogo-treino desta sexta
O Flamengo venceu o Silva Jardim por 1 a 0, nesta sexta-feira, na Gávea. O gol do time rubro-negro foi marcado por Obina. A partida serviu para o técnico Joel Santana analisar alguns atletas, inclusive Luizinho e Egídio, susbstitutos de Leo Moura e Juan no domingo, contra o Palmeiras, no Palestra Itália.
O time do Flamengo entrou em campo com a seguinte formação: Marcelo Lomba, Luizinho, Rodrigo Arroz, Thiago Salles e Egídio; Jaílton, Toró, Leo Medeiros e Leo Lima; Souza e Obina.
Além do técnico Joel Santana, o vice-presidente de futebol Kléber Leite também observou o treinamento do Flamengo. Após a atividade, o dirigente confirmou mais três saídas do elenco: Thiago, Moisés e Irineu.
Palmeiras x Flamengo: para subir na tabela
Verdão corre atrás da zona da Libertadores. Mengão quer fugir das últimas colocações
Luiz Ademar Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo entre em contato
Márcio Iannacca
Embalados e precisando somar pontos para continuarem subindo na tabela de classificação, os rivais Palmeiras e Flamengo medem forças neste domingo, dia 19 de agosto, no estádio Palestra Itália, pelo Campeonato Brasileiro. Em princípio, a partida marca a reabertura do segundo turno. Porém, o Mengão tem três jogos atrasados para disputar pelo primeiro turno. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. A TV Globo-RJ e o Premiere transmitem o jogo.
O Palmeiras corre atrás da vitória de olho na ascensão na tabela de classificação. Além de somar os três pontos, o time comandado pelo técnico Caio Júnior torce por tropeços de Cruzeiro ou Botafogo, para terminar a rodada na zona de classificação para a Libertadores. Já o Flamengo, animado pelas duas vitórias consecutivas contra Náutico e Fluminense (Assista ao vídeo acima com os melhores momentos), pretende seguir colecionando resultados positivos para se livrar, o mais rápido possível, da zona do rebaixamento.
Irregularidade dentro de casa
Diário de S.Paulo
Paulo Sérgio troca idéias com Caio Júnior para levar a melhor em cima do Flamengo
O Palmeiras traça planos para exorcizar o fantasma da irregularidade nos jogos realizados no Palestra Itália no atual Campeonato Brasileiro. Fora de casa, a equipe realizou a segunda melhor campanha, atrás apenas do líder São Paulo, com cinco vitórias, nos nove jogos. Diante da torcida alviverde, o Verdão colecionou apenas três vitórias, três empates e três derrotas.
O técnico Caio Júnior e os jogadores querem dar um basta nos altos e baixos dentro de casa. A ordem no clube é vencer o Flamengo e recuperar o apoio da torcida, que demonstra nervosismo excessivo no Palestra Itália.
- Quanto mais falarmos da falta de uma seqüência de vitórias dentro de casa, o assunto ficará ainda maior. A verdade é que no Palestra Itália os jogadores ficam fechadinhos na defesa e procuram apenas os contra-ataques. A obrigação de vencer é do Palmeiras e a torcida fica impaciente - analisa Caio Júnior.
O Verdão não contará com três titulares. O meia Valdivia, o volante e dublê de lateral Wendel e o curinga Makelele cumprem suspensão. Paulo Sérgio assume a ala direita, com o volante Francis reforçando o sistema de marcação no meio-campo, e liberando Martinez para armar as jogadas ao lado de Caio.
No ataque, a novidade será o retorno de Luiz Henrique, após cumprir suspensão automática. Ele será o parceiro de Edmundo.
Repleto de desfalques
Joel Santana tem muitos desfalques para enfrentar o Palmeiras, fora de casa
Do lado do Flamengo, o técnico Joel Santana começa a dar uma cara ao time rubro-negro. Porém, na partida deste domingo, o treinador não poderá contar com jogadores importantes em seu esquema. Roger, Juan e Leonardo Moura, suspensos, desfalcam a equipe. Além disso, Souza segue fora por causa da punição do STJD e só retorna ao time no dia 23, contra o Juventude, no Maracanã. Renato Augusto também fica de fora, já que ainda se recupera de um estiramento na coxa esquerda.
Joel já escolheu os substitutos dos titulares. Luizinho e Egídio entram nas laterais. Leo Lima vai jogar no meio-campo. Além disso, Joel cogita escalar Obina na equipe principal. Com isso, Paulo Sérgio seria sacado e ficaria no banco de reservas.
- Vencemos o clássico, mas já precisamos pensar no Palmeiras. Confio nos jogadores que vão entrar e acredito em uma nova vitória do Flamengo - diz Joel Santana.
Curiosamente, em 2005, o Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0, com um gol do paraguaio Cesar Ramírez. Naquela ocasião, Joel Santana também era o treinador rubro-negro. Agora, mais uma vez, o time da Gávea precisa de uma vitória para fugir da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Leo Medeiros volta aos treinos
Após uma semana longe dos gramados, meia aguarda chance do técnico Joel Santana
Meia Léo Medeiros já está à disposição do técnico Joel Santana
O apoiador Leo Medeiros foi a novidade no jogo-treino desta sexta-feira, realizado na Gávea, entre os reservas do Flamengo e o Silva Jardim. O jogador voltou a treinar após ficar uma semana se recuperando de uma lesão muscular na coxa direita. Agora, o atleta fica na expectativa de atuar pela primeira vez sob o comando do técnico Joel Santana.
Já a equipe que começou o jogo-treino contra o Silva Jardim, que é comandado pelo ex-jogador Ronald (lateral-direito do Fluminense na conquista do Estadual em 95), teve uma boa movimentação e acabou vencendo por 1 a 0, com um gol do atacante Obina.
O time que começou o jogo treino foi o seguinte: Marcelo Lomba, Luizinho, Rodrigo Arroz, Thiago Sales e Egídio; Toró, Jaílton, Leo Medeiros e Leo Lima; Souza e Obina.
ENTREVISTA: Maxi
Argentino diz que quer ser conhecido por seu futebol e não por ser primo de Messi
Márcio Iannacca
Maxi Biancucchi no treino do Flamengo na Gávea após o clássico desta quinta
Maxi Biancucchi chegou ao Flamengo conhecido como o primo de Lionel Messi, do Barcelona. Aos poucos, nos treinos, ele foi conquistando a confiança dos companheiros, da comissão técnica e dos dirigentes. Em quatro jogos, um como titular, e um gol, o argentino agora é o novo queridinho da massa rubro-negra. Em um bate-papo com os jornalistas um dia após ter dado a vitória ao time da Gávea no clássico contra o Fluminense, ele diz como quer ser conhecido pelos torcedores e volta a falar de seu relacionamento com o parente famoso.
Maxi ou primo do Messi
Tenho que conviver com isso. Meu primo é um jogador diferente. Eu tenho claro na minha cabeça que ninguém triunfa por ser primo de ninguém ou parente de ninguém. Na hora de jogar quem tem que jogar é você. Quero que as pessoas me conheçam por eu ser o Maxi e não o primo do Messi.
Família Biancucchi
A família ligou e parabenizou pela vitória, mas é normal. Conversei também com a mãe do Messi (Célia). Ela me ligou para me felicitar. Não falei com o Messi. Eles estão inteirados de tudo. Na Copa América, nós nos falamos. Brinquei com ele por ter perdido para o Brasil e ele ficou muito nervoso, não quis mais falar comigo (risos).
Brasil ou Argentina
Eu estou representando mais o Flamengo do que o meu país. Tenho compromisso com o Flamengo. Se você vai bem, é claro que falam que sou argentino e um ou outro vai torcer por causa disso. Mas, hoje, quero ver o Flamengo vencendo.
Seleção argentina
Seria um sonho jogar na seleção argentina e vou trabalhar para concretizar esse sonho. O Flamengo abre portas. É só fazer bem as coisas aqui, que você vai acabar sendo premiado no futuro.
Ídolo rubro-negro
Não penso em ser ídolo. Penso em ganhar coisas pelo Flamengo. Penso no time de forma coletiva e queremos que o Flamengo saia dessa situação. As pessoas vão reconhecer se você ganhar coisas pelo Flamengo. Senti muito carinho da torcida. É melhor que todos recebam carinho dos torcedores.
Argentinos no Fla
Conheço o Mancuso pelo que ele fez no Flamengo. Ele foi muito bem aqui. Os outros que passaram pelo Flamengo eu não ouvi falar.
Roger pode ser julgado por simulação
Relator do STJD vai requisitar fitas do Fla-Flu. Punição varia de uma a dez partidas
Paulo Schmitt, procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, disse nesta sexta-feira que vai requisitar as fitas do jogo entre Flamengo e Fluminense para analisar uma possível punição ao apoiador Roger, que simulou ter sido agredido por Luiz Alberto, momentos depois de levar o cartão vermelho, no segundo tempo. (assista ao vídeo ao lado com o lance).
- O caso do Roger vai ser objeto de apreciação. Vamos rever as imagens e decidir o que vai acontecer - explicou Schmitt.
Schmitt explicou que, se a denúncia for aberta, Roger pode ser enquadrado no artigo 158 e levar suspensão que vai de uma a dez partidas.
O caso de Roger é parecido com o de Vampeta. No final do jogo entre Corinthians e Botafogo, na última quarta-feira, ele simulou uma contusão na hora de ser substituído. Schmitt entendeu que o jogador poderia estar simulando uma lesão para que o Timão ganhasse tempo (assista ao vídeo ao lado). O time paulista vencia o carioca por 3 a 2 e tinha um jogador a menos em campo. Schmitt requisitou as fitas da partida e vai decidir se Vamp será julgado.
Lance
Maxi sonha com seleção argentina
Atacante espera ser reconhecido em seu país
O atacante Maxi Biancucchi revelou nesta sexta-feira que sonha em ser lembrado para a seleção argentina. O jogador, primo do atacante do Barcelona Leonel Messi, espera poder ser chamado agora que está no Flamengo, para ele, uma vitrine para o mundo.
- Seria um sonho para mim chegar na seleção argentina e eu vou trabalhar para algum dia conseguir isso. Se eu faço as coisas bem aqui, as portas vão se abrir pra todos os lados, para todo mundo - finalizou.
Padre abençoa jogadores do Fla na Gávea
Sacerdote da Igreja de São Judas Tadeu dá incentivo aos atletas
Marlos Bittencourt
Os jogadores do Flamengo receberam uma visita ilustre na tarde desta sexta-feira. O Padre Benedito, da Igreja de São Judas Tadeu, padroeiro do clube, esteve na Gávea para abençoar os atletas e lhes dar incentivo para continuar no caminho das vitórias.
- Vim ao clube para abençoar os jogadores, que precisam livrar o time da zona de rebaixamento. Para Deus e São Judas Tadeu nada é impossível e os jogadores são capaz de tirar o Flamengo dessa situação - afirmou o sacerdote.
Após a benção, padre Benedito continuou na Gávea e acompanhou o jogo-treino dos atletas que não atuaram na vitória sobre o Fluminense por 1 a 0, contra o Silva Jardim, que vai disputar a Segundona do Rio de Janeiro. Obina, Souza e Léo Lima participaram da atividade.
Goleiro do Fla é dúvida contra o Palmeiras
Bruno sentiu um pequeno incômodo na virilha direita contra o Fluminense
O goleiro Bruno saiu da partida desta quinta-feira contra o Fluminense com um incômodo na virilha direita. Com isso, ele é dúvida para a partida deste domingo contra o Palmeiras, no Parque Antartica. O médico Walter Martins pede cautela com o atleta e espera um parecer do também médico do clube José Luis Runco para definir se o jogador poderá ou não participar da próxima partida.
- Quando o jogador tem um problema muscular, temos que ter mais cautela para não aumentar aquela dor ou complicar a lesão. Pode ter sido apenas um incômodo. O Bruno queixou-se de uma dor muscular e foi avaliado, mas vamos aguardar um parecer do doutro Runco para saber o que aconteceu - disse em entrevista à Rádio Brasil.
Roger exalta torcida do Flamengo
O apoiador Roger, do Flamengo, não poupou elogios à torcida rubro-negra após a vitória no clássico contra o Fluminense, no Maracanã, por 1 a 0. Para ele, pouco importava quem seria o herói da partida desde que todos se dedicassem dentro de campo. Roger destacou ainda a vontade do grupo de sair da incômoda zona de rebaixamento.
radio l! - O momento não é de apenas um herói e sim de todos. Ninguém estava querendo jogar bonito, queriamos vencer de qualquer momento. Temos que mostrar que somos uma fortaleza junto cm essa torcida que é maravilhosa - afirma. (Clique e ouça)
Flamengo derruba escritas neste ano
Time volta a vencer duas seguidas em 2007 e ganha primeiro clássico no ano
Cristian e Obina comemoram vitória suada sobre o Fluminense (Crédito: Cleber Mendes)
Leandro Dias
A vitória sobre o Fluminense por 1 a 0, nesta quinta, no Maracanã, quebrou duas escritas para o Flamengo, que perseguia a equipe neste ano. O Rubro-Negro não conquistava dois resultados positivos consecutivos há quatro meses, mais precisamente desde abril, pelo Campeonato Estadual. Além disso, foi a primeira vitória em clássicos no ano.
Pela Taça Rio, depois de perder justamente para o Tricolor, venceu o Friburguense por 2 a 1, no Eduardo Guinle, em 1º de abril e o América, no dia 8, por 4 a 1, no Maracanã.
O placar de 1 a 0 sobre o Flu também quebrou um tabu de ainda não ter vencido clássicos no ano. Isso, inclusive, foi motivo de deboche dos torcedores rivais, pelo fato de o time ter conquistado o Estadual sem vencer nenhum dos três grandes. O Fla empatou com o Botafogo quatro vezes, empatou e perdeu para o Vasco e também foi derrotado para o Fluminense.
Manchester elimina o Fla no sub-19
Hewson, com dois de cabeça, foi o algoz do Rubro-Negro
Com gols marcados por Hewson, o Manchester United venceu por 2 a 1 o Flamengo nesta sexta-feira, pela semifinal do Torneio Internacional da Malásia, uma espécie de Mundial de Juniores. Kayke fez o gol rubro-negro de pênalti no fim do primeiro tempo.
O principal vilão da eliminação rubro-negra foi o jogo aéreo. Aos 25 minutos do primeiro tempo, Hewson, de cabeça, abriu o placar. Ainda na etapa inicial, em cobrança de pênalti, Kayke empatou. Porém, novamente de cabeça, aos 27 minutos do segundo tempo, Hewson decretou a derrota.
O Flamengo disputará o terceiro lugar no domingo, quando enfrentará o perdedor de Juventus e Milan.
Ibson não concorda com arbitragem
Atuação do juiz Evandro Rogério Roman foi muito contestada
Mesmo com a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense nesta quinta-feira, no Maracanã, os jogadores do Flamengo não deixaram de reclamar da arbitragem. Isto porque consideram que Evandro Rogério Roman expulsou Juan e Roger de forma injusta. Ibson foi um dos que expôs sua opinião:
- No lance do Juan acho que o juiz não deveria aplicar o cartão amarelo porque é um lance de jogo. Os próprios jogadores do Fluminense fizeram faltas parecidas e ele não deu nada. No segundo cartão do Roger ele acertou, mas no primeiro ninguém entendeu o porquê. Ele tem o seu critério e temos que acatar e trabalhar para não acontecer mais isso - analisou em entrevista à Rádio Brasil.
O apoiador e o lateral-esquerdo estão suspensos e não vão enfrentar o Palmeiras domingo, no Parque Antarctica.