Notícias

Clipp 17/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Torcida esgota ingressos e Joel protege Fla da festa

Time deve sair do Rio para se isolar do clima de euforia

Carlos Eduardo Mansur

No Flamengo, a distância entre a depressão profunda e a euforia desmedida costuma ser das mais curtas. Num campeonato em que o time já foi penúltimo colocado e hoje é um dos favoritos para chegar à Libertadores, nada mais natural do que ver a Gávea em ebulição às vésperas do jogo com o Atlético-PR. Tanto que ontem, os 49.314 ingressos do primeiro lote de vendas se esgotaram. É exatamente deste clima que o técnico Joel Santana pretende se proteger.

A comissão técnica do Flamengo pretende levar o time para fora do Rio de Janeiro na próxima semana. O destino mais provável é a Granja Comary, em Teresópolis. O objetivo é isolar os jogadores do clima de festa que a torcida deve protagonizar nos dias anteriores ao jogo. Se vencer o Atlético-PR e o Cruzeiro perder para o Sport, o Flamengo terá garantido, de forma antecipada, a vaga na Libertadores de 2008.

Renato Augusto defende viagem ou treinos no CT

Ontem, houve enormes filas em todos os pontos de venda de ingresso. Agora, restam apenas os 32.730 bilhetes de arquibancada verde e amarela. Estes setores têm venda exclusiva pela promoção com uma empresa de alimentos. As trocas acontecem em supermercados, a partir da próxima segunda-feira.

- É hora de ter pés no chão, sem muita euforia. Principalmente no Flamengo, é um momento perigoso. Quem joga aqui, vai no mercado, no posto de gasolina e já escuta muitas coisas. É normal na vida do clube, mas não podemos perder o foco - disse Joel, enquanto os jogadores faziam um treino físico na Gávea. - Um escritor se isola para finalizar um livro. Um compositor também. Para vencer este jogo, todo esforço vale.

O meia Renato Augusto também fez sua advertência:

- Muitos jogadores do elenco já foram torcedores. Sabemos como é o comportamento da torcida. Não ganhamos nada, mas o oba-oba pode atrapalhar. Talvez seja bom treinar fora do Rio ou até ir para o Ninho do Urubu, onde ficamos mais à vontade.

Ontem, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, enviou carta ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, agradecendo pela aprovação da Timemania.

Regata classificatória prossegue na Lagoa Rodrigo de Freitas

Na prova mais emocionante do dia, Thiago Gomes e Thiago Almeida, do Flamengo, ficaram em segundo, pouco atrás dos uruguaios Rodolfo Tourn e Javier García e pouco à frente dos cubanos Eyder Vargas e Yunior Aguillera.

Panorama Esportivo

Em nome do padre

Convidado pelo Flamengo para conduzir a cerimônia de inauguração da capela de São Judas Tadeu, na Gávea, o padre Benedito foi até lá, na última quinta-feira (data de fundação do clube), mas ficou impossibilitado de comandar o ato. Descobriu que a diretoria rubro-negra não pedira autorização à Cúria Metropolitana, o que poderia resultar em punição ao religioso.

Mesmo assim, a capela foi inaugurada e a festa pela passagem dos 112 anos do Flamengo aconteceu. Sem batina, o presidente do clube, Márcio Braga, dirigiu toda a cerimônia.

O gesto dividiu associados. Se na famosa Boca Maldita, há quem duvide da força espiritual da nova capelinha e queira programar outra cerimônia, outros não fazem qualquer tipo de restrição ao ato.

Descamisados

Com o time em alta, a torcida rubro-negra anda inconformada por não conseguir comprar o "manto sagrado". Lojistas consultados pela coluna explicaram a razão: uma briga da Nike com a fábrica que produz os uniformes atrasou a entrega das encomendas.

Tem ponto de venda sem receber camisa do Flamengo há quase dois meses.

Jornal dos Sports

Roger no circo da Stock Car Brasil

O meia rubro-negro Roger esteve nos boxes da equipe do plioto Cacá Bueno o Autódromo Nelson Piquet, que sedia amanhã a penúltima etapa da Stock Car Brasil.

O jogador é amigo do piloto (que é torcedor fanáticodo Fluminense, clube que revelou o jogador) e os dois arriscaram, inclusive, bater uma bolinha no local.

"Acompanho automobilismo há bastante tempo. Assisto todo Grande Prêmio que dá. Morei três anos em São Paulo e sempre fui quando o Cacá estava lá. Estou aqui para torcer, sou apaixonado por velocidade, por carros de corrida. É sempre bom. Como todo brasileiro, acompanhei muito o Ayrton Senna. E agora, vejo o Felipe Massa e o Rubinho Barrichello. São amigos também. Infelizmente não deu para ir ao Grande Prêmio de Fórmula 1 neste ano, em Interlagos, pois tive jogo no mesmo dia”, disse Roger, que foi ao autódromo após ter participado do treinamento realizado pela manhã, na Gávea.

Nação a caminho de novo recorde

Wallace Teixeira

Os 49.314 ingressos de cadeiras especiais, cadeiras comuns e arquibancadas brancas disponíveis à venda para o jogo entre o Rubro-Negro carioca e o Atlético-PR se esgotaram. Só restam 32.730 entradas da promoção da Nestlé, que começarão a ser trocados na próxima segunda-feira. Ontem, torcedores encararam a chuva e fizeram fila na bilheteria do Maracanã.

Fugindo do ‘oba-oba’

Flamengo deve se preparar para o jogo com o Atlético-PR na calma da Granja Comary

NATHAN DE LIMA E TIAGO DA COSTA

Úrsula Nery

Ibson, Roger e Renato Augusto suaram a camisa no treinamento físico

A boa fase do Flamengo que proporcionou a impressionante arrancada do time na reta final do Campeonato Brasileiro deixou a Nação Rubro-Negra eufórica. Com medo de que o clima de 'oba-oba' acabe contagiando o grupo, a comissão técnica e a diretoria do clube estão decididos a levar a equipe na próxima semana para longe dos entusiasmados torcedores que comparecem aos treinos da Gávea.\ O objetivo é que os jogadores possam se concentrar para a partida decisiva contra o Atlético-PR, no Maracanã, no dia 25, pela penúltima rodada da competição. E o provável destido da delegação do Fla é a Granja Comary, em Teresópolis.\

De acordo com o vice-presidente de futebol Kleber Leite, a Granja será utilizada para a realização de um congresso na próxima semana. Com isso, a delegação rubro-negra deverá ficar hospedada no Hotel Alpina e somente treinará nos campos do CT da CBF, a mesma situação que aconteceu quando o time viajou à Região Serrana no fim de julho, na reestréia de Joel Santana no comando da equipe. O dirigente revelou que está negociando a estadia do clube e a possibilidade de um acerto é de 99,9%.

Um dos principais defensores da idéia de isolar o time é o técnico Joel Santana. O seu argumento é bem simples:

"Este é um momento de concentração. Isso é importante não só no futebol. Os grandes músicos quando querem fazer suas composições se isolam. O boxeador, para fazer uma grande luta, se afasta para se concentrar. Antigamente, o compositor pegava uma caixinha de fósforos e tirava uma música. Agora é diferente. O compositor se isola. Mas não quero ir para um lugar muito longe por causa da dificuldade de deslocamento, até mesmo para vocês da imprensa", disse Joel.

O apoiador Renato Augusto concorda com o treinador:

"Na Gávea tem muito oba-oba, e  isso pode atrapalhar . Vamos conversar para ver o que será melhor para o grupo", comentou.

Renato Augusto, xodó de Joel

Renato Augusto já provou que é um jogador polivalente. Apesar de sua posição original ser a de apoiador, muitas vezes ele é escalado por Joel Santana  para formar a dupla de ataque do Flamengo com o atacante Souza.

Depois de uma excelente fase no começo do ano, quando chegou a ser chamado de a maior revelação do clube nos últimos tempos, e de uma queda de rendimento após o Mundial Sub-20, no Canadá, no qual acabou perdendo sua vaga de titular no time, o jovem atleta volta a ser uma peça imprescindível para o esquema da equipe.

Com um bom porte físico e técnica refinada, Renato Augusto pode desempenhar muitas funções dentro de campo, desde servir os atacantes, atuando como um meia avançado, como é de sua preferência, até ajudar na marcação ou jogar no setor ofensivo. Tantas virtudes fizeram com que o técnico Joel Santana rasgasse elogios ao seu futebol durante o treinamento físico realizado na manhã de ontem.

"Ele pode jogar de centroavante e até de zagueiro. Bom jogador é assim, joga onde tem espaço e a qualidade é indispensável. Quando o Renato se contundiu, eu disse que ele seria importante no nosso esquema porque tem virtudes que nos agradam bastante e vão ser muito importantes", disse o comandante.

Não é só do treinador que o desempenho do apoiador está encantando. Desde que foi promovido à categoria profissional do clube, o jogador tem sido alvo de muitas especulações sobre uma possível transferência para o futebol europeu. No entanto, a diretoria, o empresário do atleta e o próprio Renato negam a existência de qualquer proposta.

Maxi deve ganhar uma nova chance

Úrsula Nery

Maxi começou bem, mas acabou perdendo lugar no time

O técnico Joel Santana já começou a planejar o time que entrará em campo contra o Atlético-PR, no próximo dia 25, no Maracanã. Com a suspensão de Toró, o treinador tem algumas opções para a vaga do titular, que foi muito criticado durante toda a temporada, mas vem fazendo um Campeonato brasileiro, desde chegada de Joel, em junho. O provável substituto do apoiador é o argentino Maxi Biancucci, que depois de ter um início fantástico, com direito a gol em Fla-Flu, foi perdendo espaço e acabou barrado por Renato Augusto.

Se Joel Santana confirmar a volta do argentino ao ataque rubro-negro, Renato Augusto jogaria mais recuado, o que deixaria a torcida rubro-negra muito feliz, já que há muito tempo os torcedores pedem para que os treinadores escalem o jogador nesta posição.

"Eu posso jogar na frente ou atrás, depende do treinador, ele sabe o que é melhor para o nosso time. Minha posição de origem é apoiador e é nela que eu gosto mais de atuar, mas eu estou aqui para ajudar meus companheiros", disse Renato Augusto.

A outra possibilidade de Joel Santana é escalar o apoiador Roger no meio e mater Renato no ataque da equipe.

A prioridade é rubro-negra

Pretendido pelo Flu, Renato pode voltar à Gávea, já que ouvirá primeiro a oferta do seu ex-clube

Nathan de Lima e Tiago da Costa

Wallace Teixeira

Kleber Leite tentará repatriar Renato e se antecipar ao interesse do Fluminense

O fim do Campeonato Brasileiro se aproxima e a chance do Flamengo conquistar uma vaga na Libertadores está cada dia maior. E um dos reforços preferidos pela Nação Rubro-Negra para o ano que vem é um velho conhecido: o apoiador Renato, que jogou pelo clube de 2005 até o final do Carioca deste ano, conquistado pelo clube. Com muita raça e um canhão na perna esquerda, o jogador deixou saudade nos torcedores, sentimento que pode estar com os dias contados. Já que sua volta pode estar mais próxima do que o esperado.

Quando saiu do país para jogar no Al Nasr, time do Oriente Médio, Renato deixou claro que quando voltasse ao Brasil, escutaria, antes de qualquer proposta, o Flamengo. E como adiantou o JORNAL DOS SPORTS na edição de ontem,o Fluminense está muito interessado no jogador. Inclusive já começou a conversar com os empresários do atleta há muito tempo.

Durante a tarde de ontem, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite admitiu ter interesse por Renato, o que o colocaria mais próximo da Gávea. O dirigente não se mostrou surpreso com o interesse de outros clubes, mas voltou a lembrar que o contrato do jogador com o Al Nasr só termina em maio do ano que vem.

"Claro que o Renato nos interessa, ele teve uma grande passagem aqui pelo clube, é um grande jogador. Pelo que eu sei, ele só vai poder voltar em maio, quando acaba o contrato dele com o clube, mas se ele puder vir no início do ano, vamos conversar com ele também", disse Kleber Leite.

Lacuna

A possível chegada do apoiador acabaria com uma pequena deficiência no elenco rubro-negro. Quando chegou ao clube no meio da temporada, o técnico Joel Santana reclamou da falta de um meia de ligação canhoto, que pudesse marcar forte e chegar ao ataque com eficiência, como vem fazendo o Ibson pelo lado direito. Neste ano, Joel colocou o jovem Toró para fazer essa função na equipe, já que Roger não tem como característica a marcação e Léo Medeiros ainda não conseguiu ter uma seqüência boa no time titular. Toró é destro, mas vem exercendo este papel na equipe muito bem.

Vale lembrar que o Flamengo já contratou um jogador de nome para o ano que vem, o cabeça-de-área pentacampeão mundial pelo Brasil, Kleberson, que apesar de também poder fazer a função que Renato faria, não tem as mesmas características.

Marcio Braga envia carta ao presidente Lula

site oficial do Flamengo

Marcio Braga comemora a Timemania

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, enviou na manhã desta sexta-feira, uma carta ao presidente Lula para agradecer o apoio à aprovação da Timemania.

Futebol espanhol pode ser o destino de Renato Augusto

Jogador no entanto garante que nenhuma proposta foi feita

Renato Augusto é uma das grandes promessas do futebol brasileiro

O jovem apoiador Renato Augusto poderá se despedir do Fla no final do ano. Ele está na mira do Valência, da Espanha, e sabe-se que a diretoria rubro-negra não se negaria a vendê-lo caso a proposta seja muito boa.

O meia do Flamengo deverá receber uma proposta em breve, mas ele já garantiu que não está pensando nisso neste momento. Renato só quer pensar nas duas últimas partidas do Campeonato Brasileiro, que podem dar a vaga na Libertadores do ano que vem.

"Eu fico sabendo sempre por vocês(jornalistas). Já disse que prefiro não saber de nada, estou focado no Flamengo, e na vaga da Libertadores da América. Depois vamos ver o que acontece, tem que ser o melhor para os dois lados. É normal o interesse da Europa, porque sou jovem, mas hoje na minha cabeça, só o Flamengo", disse a revelação rubro-negra.

Após um período lesionado, Renato Augusto já se recuperou e de quebra recuperou a vaga de titular na equipe de Joel Santana. O jogador teve uma boa atuação diante do Santos, e já havia entrado bem no jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão.

Vasco vence clássico tumultuado

Teve de tudo em Niterói: briga generalizada, expulsões e prorrogação. No fim, Vasco 74 a 73

Rafael Oliveira

Wallace Teixeira

O armador Fred faz uma cesta, mas não foi suficiente para vencer

Nem a chuva fria que caía do lado de fora do ginásio Caio Martins, em Niterói, impediu que o clássico entre Vasco e Flamengo fosse eletrizante. Graças a colaboração do árbitro Eduardo Augusto, muito questionado pelas duas equipes, a partida, vencida pelos vascaínos por 74 a 73 (35 a 30), foi marcada por discussões, brigas e muita tensão. Marcelinho foi o cestinha, com 31 pontos.

Isso porque, a seis segundos do fim, o árbitro não marcou falta em Coloneze. O pivô rubro-negro foi derrubado no garrafão e sofreu um corte no rosto. A omissão do árbitro levou a partida para a prorrogação, onde uma nova confusão ocorreu.

Amiel atingiu o vascaíno Estevam com a bola. Este revidou e a briga se generalizou. Eduardo Augusto, além de não expulsar ninguém, correu para o vestiário. Só saiu de lá 13 minutos depois, tempo que a partida ficou paralisada.

A partida foi muito mais marcada pela emoção do que pelo nível técnico das equipes. Com muitos desfalques, os vascaínos foram liderados pelo quarteto Valtinho, Jefferson Sobral, Estevam e Cipriano. O time de José Carlos Vidal compensou o cansaço com muita garra, o que os permitiu jogar de igual para igual durante todo o jogo.

O Vasco esteve a frente no placar durante quase todos os 40 minutos do tempo regulamentar. O Flamengo só foi melhor no terceiro quarto, quando terminou na frente. Com o coração na mão, a equipe cruzmaltina reagiu na etapa final e empatou.

Na prorrogação, os rubro-negros chegaram a estar seis pontos na frente, mas permitiu a virada adversária a menos de um minuto do fim.

“Não estava bem na partida, mas tive a oportunidade de fazer aquela cesta perto do final. Só tenho a agradecer a esta torcida que nos deu força do início ao fim”, disse Fernando Jesus, autor da cesta derradeira.

Ídolos que nunca esqueceram a mágica de um Flamengo x Vasco

Vasco da Gama e Flamengo, os dois clubes mais populares do Rio de Janeiro, protagonizam hoje mais um capítulo deste que é um dos maiores clássicos do Brasil. Não será em um campo de futebol, mas numa quadra de basquetebol. Para Miguel Ângelo da Luz, Hélio Rubens, Almir e Helinho, quatro personagens da história deste confronto, alguns momentos foram inesquecíveis.

“Sou um privilegiado pois fui campeão no Vasco como jogador e no Flamengo como técnico”, lembrou Miguel Ângelo da Luz, campeão carioca pelo Vasco em 1981, como jogador, e como técnico do Flamengo em 1994,95,96, 99 e 2002.

“Na primeira partida que decidiu o título brasileiro de 2000, perdíamos por três pontos,  a segundos do fim, e tínhamos dois lances livres.  Ao final, vencemos o jogo e ali senti que seríamos campeões”, disse Hélio Rubens, técnico do Vasco da Gama de 1999 a 2002, bicampeão estadual e brasileiro em 2000/01.

“A decisão do Estadual de 98 foi demais. No 4º jogo, eles venciam a série por 2 a 1 e já davam como certo que seriam campeões. Compraram o champanhe e marcaram suas passagens para as festas de fim de ano. Faltando sete minutos para acabar a partida, nossa desvantagem era de dez pontos. Eu entrei e arrebentei. Além da virada e do empate na série, fui ovacionado pela galera do Mengão que lotou o Maracanãzinho. Acabamos campeões estaduais”, disse Almir, ala que jogou no Flamengo de 1982 a 1998.

“Meu clássico inesquecível foi a partida que nos deu o título brasileiro em 2000 contra o nosso maior rival. Um momento mágico, porque joguei muito bem, tanto na pontuação como nas assistências e marcação”, comentou o armador Helinho, hoje no Franca. Helinho fez 17 pontos e deu seis assistências no jogo do título, Vasco da Gama 110x103 Flamengo, no dia 30 de junho  de 2000.

Iata Anderson

Prefiro acreditar que estou mal informado a admitir que esse inepto Clube dos 13  continuará dando as cartas, decidindo em nome do Flamengo. Quero que alguém me diga o que essa confraria fez até hoje para o futebol, além de entregar os clubes, de bandeja, para as TVs, em troca de esmolas. Marcio Braga, o senhor foi o maior presidente que o Flamengo teve nas suas primeiras gestões, porque deu a dimensão exata do poder que tinha à mão. Vi o senhor esmurrar a mesa, na sala da presidência, dizendo “Aqui nenhuma TV vai mandar!”, quase quebrando o vidro. Eu vi, repito. Depois o senhor lançou o grito de independência, proclamando livre a  Nação rubro-negra. Está na hora de encerrar seu ciclo, se assim é seu desejo, dando outro murro na mesa e anunciando a redenção do clube, tratando diretamente, sem intermediários, todos os seus negócios, como faz o Real Madrid, que tem CT, estádio e até avião. Ou sua torcida não merece isso, precisa mostrar mais alguma coisa?

O Dia

Briga de torcidas leva pânico ao Centro

Líder de facção organizada do Flamengo sofre fraturas e traumatismo craniano durante pancadaria com grupo do Vasco

Marco Antonio Canosa

Rio - Cerca de 50 integrantes de torcidas organizadas do Vasco e do Flamengo foram detidos ontem à noite após briga generalizada pelas ruas do Centro. Um dos líderes da Torcida Jovem do Flamengo (TJF) foi levado para o Hospital Souza Aguiar em estado grave, depois de ter sido espancado pelos rivais. A confusão envolveu aproximadamente 400 membros das facções inimigas, que seguiam para um jogo de basquete entre os dois times, no estádio Caio Martins, Niterói.

De acordo policiais do 13º BPM (Praça Tiradentes), o tumulto começou na Praça 15, por volta das 19h30, quando os dois grupos se encontraram. Depois de xingamentos, as brigas e correria se espalharam pelas ruas do Centro, culminando com grande pancadaria na Avenida Almirante Barroso. O tumulto envolveu integrantes da TJF e da Força Jovem Vascaína, que teriam marcado encontro pela Internet.

Pedestres e motoristas que passavam pelo local ficaram em pânico com as cenas de terror: a multidão enfurecida atirava paus e pedras uns nos outros, além de agredir os rivais a socos e pontapés. Um táxi teve os vidros estilhaçados por pedras.

A PM foi chamada para conter a confusão. Quarenta homens do 13º BPM cercaram um grupo que tentou fugir pela Avenida Almirante Barroso. Os detidos foram enfileirados e colocados na calçada, enquanto o ônibus da PM se deslocava para levar os brigões até a 6ª DP (Cidade Nova), onde o caso foi registrado. Um dos torcedores alegou que passava mal e foi levado ao Hospital Souza Aguiar. Até o fim da noite, nenhum deles havia prestado depoimento.

Encontrado jogado no meio da rua, Germano Soares de Souza, 43 anos, foi violentamente agredido e levado em estado crítico para o Hospital Souza Aguiar. Ele sofreu traumatismo craniano e fraturas pelo corpo. Segundo PMs, ele teria sido espancado com pedaços de madeira, barras de ferro e até com um cone de trânsito. Germano perdeu massa encefálica. Todas as roupas e documentos da vítima foram levados pelos torcedores rivais.

Germano é um integrante antigo da TJF e mora no Flamengo. Por envolvimento em outras brigas, teria sido detido e até proibido de freqüentar estádios. Há informações de que, quando foi pego por torcedores rivais, estava com a camisa do Flamengo e alcoolizado.

Até o fim da noite de ontem, a vítima continuava no setor de tomografia do hospital\ O tumulto se estendeu ao Centro de Niterói, onde cerca de 20 torcedores, que iam a caminho do jogo de basquete, destruíram vidraças do Niterói Shopping.\

Fla: ‘Fica, papai Joel, fica’

Um a um, jogadores pedem ao técnico-paizão que nem pense em voltar para o Vegalta Sendai

Martha Esteves

Rio - Não foi nada combinado. Mas assim que souberam do interesse do Vegalta Sendai, do Japão, em ter de volta Joel Santana, os jogadores, um a um, trataram de pedir ao técnico que nem sequer cogitasse a possibilidade de deixar a Gávea. O time não abre mão de disputar a Copa Libertadores sob o comando do ‘treinador paizão’ que tirou o time da zona de rebaixamento, melhorou a auto-estima de cada um e está bem perto de conquistar a vaga no torneio continental.

Renato Augusto, que já foi barrado pelo treinador quando atravessava mau momento, mas hoje é seu melhor curinga, confirmou que vários companheiros, assim como ele, pediram ao treinador que continue no clube. Assim que a vaga estiver garantida, Joel vai definir a renovação de seu contrato com o vice de futebol Kléber Leite.

“O time, hoje, tem a cara do Joel e só funciona tão bem porque ele soube trabalhar a cabeça de cada um. Principalmente quando todos estavam com a auto-estima muito em baixa. Não faria o menor sentido disputar uma Libertadores sem ele”, avalia Renato Augusto.

O goleiro Bruno defende a idéia. Para ele, o treinador soube usar bem ‘seu estilo paizão’ para unir os jogadores, aparar arestas e acertar o time em campo. “O Joel é uma pessoa muito especial. Tem o jeito certo de tirar o melhor de cada um. Duvido que ele troque o sonho de disputar uma Libertadores pelo futebol japonês”, aposta.

Ninguém mais do que Toró tem dívida de gratidão com Joel. Foi depois de seguir seus conselhos de ‘fechar a boca, fazer dieta e trabalhar muito nos treinamentos’, que a eterna promessa conseguiu consolidar seu futebol de raça e disposição, e virar o novo xodó da torcida.

“O Joel não pode sair de jeito algum. Ele é imprescindível para o time. Ainda mais numa competição difícil e estressante como a Libertadores. É um dos melhores técnicos do Brasil e responsável direto pela minha boa fase”, agradece Toró.

É com emoção que Joel Santana recebe os elogios. Agradece o carinho dos jogadores e até do colega Cuca, que o apontou como o melhor técnico do Brasil, mas quer deixar de lado o interesse do futebol japonês e pensar apenas no Flamengo.

“Gosto de ser elogiado, principalmente por um amigo de profissão, como o Cuca, que reconheceu meu trabalho no campeonato sem revanchismo. Também fico tocado com o carinho dos jogadores, mas vamos pensar apenas no jogo contra o Atlético-PR, no dia 25, e na oportunidade de garantir de vez a vaga na Libertadores”, pede Joel.

‘Só penso no Flamengo’

Mês sim, outro também, surge especulação sobre interesse de europeus em Renato Augusto. O clube da vez é o Valencia, da Espanha, que teria pedido informações a um empresário. O apoiador jura que não sabe de nada e nem quer saber. O único assunto que lhe interessa no momento é ajudar o time a conquistar a sonhada vaga na Libertadores.

O jogador segue os conselhos de Joel Santana, que pediu a todos que não entrem em polêmica e mantenham a concentração apenas nos jogos contra o Atlético-PR, dia 25, e Náutico, dia 2. “Não quero saber de nada sobre o Valencia. Até o fim do campeonato, só penso no Flamengo. Depois, a gente pode até conversar. Minha cabeça está voltada para a Libertadores”, encerra questão.

Outro assunto que não tem muita importância para ele é a polêmica sobre em qual posição será escalado. Ele prefere o meio-campo, mas se coloca à disposição para atuar no ataque: “Vou conversar com o Joel e fazer o que ele determinar”.

INGRESSO AGORA SÓ NA PROMOÇÃO

O Flamengo está bem perto de quebrar um novo recorde neste Brasileiro, com 82.044 pagantes. Não há mais ingressos à venda para o jogo com o Atlético-PR. Terminaram ontem as 49.314 cadeiras, cadeiras comuns e arquibancadas brancas. Só restam as 32.730 arquibancadas verdes e amarelas da promoção da Nestlé. Os bilhetes serão trocados por latas de Neston nos supermercados credenciados a partir de segunda-feira.

Ontem, sob chuva fina, torcedores formaram fila desde cedo. Na Gávea, antes das 8h, mais de 50 pessoas esperavam a abertura da bilhteeia, às 11h. A maior reclamação foi com a demora de quase duas horas para a compra do bilhete. A explicação era simples: com apenas um funcionário no guichê e a obrigatoriedade de checar documentos que garantiam meia-entrada, o trabalho foi lento. Nas Laranjeiras, a reclamação era a mesma. “Seria preciso mais gente. Estamos tomando chuva há horas e a fila não anda”, exigiu Carla Rodrigues, de 24 anos, moradora do Leblon.

POSTOS DE TROCA

Supermercados Sendas (Dias da Cruz, Largo do Machado, Ponte e Leblon); Supermercados Extra (Maracanã e Barra 24h); Supermercados Mundial (Matoso e Freguesia) e Supermercados Carrefour (Norte Shopping).

Euforia pode fazer o time sair do Rio

Janir Júnior

Rio - O apoio incondicional da ‘nação’ rubro-negra tem sido o principal combustível para o time nesta reta final do Brasileiro. Mas a euforia desmedida da torcida, que planeja vestir o Cristo Redentor com uma gigantesca camisa 12 do Flamengo, caso o time vá à Libertadores, pode contagiar os jogadores e atrapalhar a concentração do time.

Por isso, Joel Santana estuda com os dirigentes a possibilidade de tirar a equipe do Rio e treinar numa cidade próxima, para afastar os jogadores do perigoso oba-oba que começa a preocupar a comissão técnica. O destino pode ser a Granja Comary, caso o tempo melhore.

“Um músico, quando quer compor uma canção, se afasta de tudo para buscar inspiração. Hoje, um jogador pára num posto de gasolina e todos querem dar parabéns e falar do time. Isso pode tirar o foco e a concentração. É hora de manter os pés no chão”, alerta o treinador, que pode também manter os jogadores concentrados durante a semana num hotel na Barra e fazer os treinos no Ninho do Urubu.

Ontem, um enorme e barulhento grupo de crianças das escolinhas, além de muitos turistas, não parou nem um minuto de gritar o nome dos jogadores, que apenas correram em volta do campo e deixaram o clube às pressas para curtir o fim de semana.

Renato Augusto, que há pouco mais de dois anos torcia na arquibancada, entende a preocupação de Joel. “A Gávea vive cheia, e o oba-oba pode mesmo atrapalhar nosso trabalho. Faltam só dois jogos para a gente definir o futuro. Precisamos de concentração máxima”, alerta Renato Augusto.

INTERNET ENGROSSA A PROCISSÃO RUBRO-NEGRA

A promessa feita por torcedores do Flamengo de vestir o Cristo Redentor com a camisa 12 caso o time garanta vaga na Copa Libertadores ganhou adesões, e a subida pela Estrada das Paineiras até a estátua promete se transformar numa autêntica procissão rubro-negra. Ontem, pela Internet, torcedores aderiram ao movimento e deram idéias de levar mais bandeiras para colorir o cartão-postal do Rio.

Nem a notícia recebida ontem do Ibama, responsável pelo Cristo, de que o bandeirão somente poderá ser levado até os pés da estátua desanimou a torcida. Pelo contrário. Os torcedores encheram comunidades do site de relacionamentos Orkut com discussões em torno da promessa. Dezenas de páginas na Internet trazem títulos como ‘Cristo Redentor é Flamengo’ (comunidade com pouco mais de 5.500 integrantes), ‘Até o Cristo é Flamengo’, ‘Flamengo e Cristo, a cara do Rio’.

O movimento ganhou força e mereceu frases do tipo ‘Até o Cristo Redentor é Mengão. Não é mole não! Cristo Redentor abençõe esta nação!’ e ‘Quem é Flamengo Deus abençoa, quem não é Deus perdoa’.

Um dos responsáveis pela promessa, José Carlos Peruano ficou impressionado com a repercussão do movimento. “Precisamos de pelo menos 40 pessoas para levar a bandeira, mas em um dia centenas de torcedores já aderiram”, afirma.

A promessa ganhou mais força divina. Antes de chegar à Estrada das Paineiras está programada visita à Igreja de São Judas Tadeu que fica próximo à subida do Cristo, no Cosme Velho. Com a vaga na Libertadores, o padroeiro e santo das causas impossíveis também merecerá agradecimento. Se dependesse apenas da ajuda do céu, o Flamengo já poderia comemorar a vaga.

Joel afirma: "O Flamengo é Renato Augusto e mais dez"

Rio - Sem poder contar com o cabeça-de-área Toró, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e ainda sem saber se poderá ou não contar com Cristian (a diretoria do Atlético Paranaense ainda não confirmou que vai liberar o cabeça-de-área para jogar), o técnico Joel Santana destacou nesta sexta-feira que o Flamengo vai enfrentar o Furacão com apenas uma certeza: o time será Renato Augusto e mais dez.

Para ele, o mais importante é a equipe poder contar com o bom futebol do jovem apoiador. O comandante rubro-negro não quis adiantar se vai usar o jogador no meio ou se vai adiantá-lo para o ataque. Flamengo e Atlético Paranaense se enfrentam no próximo dia 25, no Maracanã.

"Tanto faz, porque o Renato Augusto pode jogar de centroavante ou zagueiro. Jogador bom é assim mesmo. Na época que ele estava machucado eu falei para vocês da imprensa que é sempre bom atuar com um jogador deste nível, porque ele tem certas características diferentes dos outros", comentou Joel Santana, em entrevista à Rádio Brasil.

Gazeta Esportiva

Ingressos 'normais' esgotam para Flamengo x Atlético-PR\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Três dias após ter conseguido um efeito suspensivo, a direção do Flamengo anunciou nesta sexta-feira que já esgotaram os 49.314 ingressos colocados à venda para a partida contra o Atlético-PR, em 25 de novembro, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.\ O restante das entradas (32.730 lugares nas arquibancadas verdes e amarelas) está na promoção de uma empresa multinacional de alimentos e as trocas dos ingressos por pacotes de bolachas iniciarão nesta segunda-feira.\

Caso todas as trocas sejam efetuadas, a partida registrará o novo recorde de público pagante no Brasileirão, com 82.044 ingressos vendidos. A marca superaria assim os 81.844 pagantes que viram o triunfo do Flamengo sobre o Santos por 1 a 0, na última rodada do Nacional.

A entrada de torcedores na partida só foi garantida pelo efeito suspensivo dado pelo STJD. O rubro-negro havia sido condenado com a realização de uma partida com portões fechados, em virtude de objetos jogados pelos seus torcedores na partida contra o Grêmio, em 21 de outubro. Como os ingressos já foram vendidos, mesmo que a decisão do STJD seja revista, a punição terá de ser cumprida apenas no próximo ano.

O Flamengo pode assegurar já contra o Atlético-PR a sua vaga na Copa Libertadores de 2008. Atualmente em terceiro lugar, com 58 pontos, o time precisa vencer a partida e torcer por uma derrota do Cruzeiro diante do Sport, fora de casa.

Descanso: Em boa fase no Campeonato Brasileiro, o elenco ganhou um descanso por parte da comissão técnica. O grupo, que treinou fisicamente debaixo de chuva nesta sexta-feira, folgará no final de semana e só volta aos treinos na segunda à tarde.

Durante a folga do elenco, a comissão técnica deverá se reunir com a diretoria para decidir se o time seguirá para a Granja Comary na próxima semana. O técnico Joel Santana pensa em afastar os jogadores do clima de euforia que se instalou no clube nos últimos dias, principalmente entre os torcedores.

Márcio Braga agradece a Lula pela Timemania\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O presidente do Flamengo, Márcio Braga, emitiu, nesta sexta-feira, nota oficial dirigida ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, onde agradece pela sanção da Lei que permitirá a implementação da Timemania, loteria que ajudará os clubes a saldar suas dívidas fiscais.\ 'Em meu nome, pessoal, e no do Clube de Regatas do Flamengo, tenho o prazer e a honra de agradecer a concessão da Timemania aos clubes de futebol do Brasil', diz parte da nota assinada pelo dirigente rubro-negro.\

Além da Timemania, o Flamengo tem outro motivo para respirar mais aliviado em suas contas. No início desta semana, o clube recebeu a Certidão Negativa de Débitos, através da qual conseguirá ter acesso às cotas de patrocínio da Petrobras, que ficaram retidas nos últimos meses.

Indeciso sobre substituto de Toró, Joel elogia Renato Augusto\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Enquanto a comissão técnica estuda a possibilidade de sair da cidade para evitar a euforia da torcida, os jogadores do Flamengo realizaram treinamento físico na manhã desta sexta-feira na Gávea. O primeiro coletivo antes do jogo com o Atlético-PR, marcado para o dia 25 de novembro no Maracanã, está marcado apenas para a próxima segunda.\ Sem poder contar com o meia Toró suspenso, Joel Santana pode promover o retorno do atacante Maximiliano Biancucchi. Neste caso, Renato Augusto, que fez dupla com Souza diante do Santos, voltaria a atuar no meio-campo, mas o técnico ainda despista.\

“Vamos resolver no decorrer da próxima semana. O mais importante é que temos muitas opções”, afirmou Joel, que elogiou a polivalência de Renato Augusto. “Pode ser de zagueiro, como de atacante, ou em qualquer posição. O grande jogador se impõe aonde é escalado e o Renato é um jogador muito importante para a gente”, completou.

E o meia-atacante garante que irá acatar a decisão de Joel Santana. “Onde ele precisar eu vou estar preparado para jogar. Agora é com ele. Claro que minha preferência é atrás, já que sou meia, mas jogo aonde ele quiser”, salientou Renato Augusto, que mostrou admiração pelo treinador.

”O Joel chegou aqui e mudou o ambiente, da água para o vinho. Estava todo mundo desanimado, com o Flamengo na zona de rebaixamento e ele nos ajudou bastante. Ele tem tudo para escrever seu nome na história do Flamengo”, completou o meia rubro-negro.

Euforia da torcida preocupa o Flamengo

Rio de Janeiro (RJ) - De acordo com as contas de alguns matemáticos, o Flamengo tem mais de 60% de chances de conseguir a classificação para a Copa Libertadores do ano que vem. Mas a torcida rubro-negra não quer nem saber de esperar os resultados das duas rodadas que restam no Campeonato Brasileiro.\ Nas ruas e na internet, os flamenguistas já programam diversas comemorações, certos de que o clube conseguirá o seu objetivo. Até mesmo a possibilidade de levar um trio elétrico para a porta do Maracanã no próximo dia 25, quando o time carioca enfrenta o Atlético-PR. Dentro do estádio, mais de 80 mil torcedores são esperados para incentivar o Flamengo.\

Experiente e calejado, o técnico Joel Santana tenta proteger o seu time do “oba-oba” dos torcedores. O treinador está consciente da importância do jogo contra o Atlético-PR. O treinador prevê dificuldades, principalmente pelo fato de o comandante do Furacão, Ney Franco, ter passado pela Gávea recentemente.

“O Atlético-PR é um time perigoso, que sabe jogar bem fora de casa e tem um técnico competente que já trabalhou aqui no Flamengo. Uma vitória nos deixará bem perto da vaga para a Libertadores, o que aumenta nossa responsabilidade. Só quem tem a perder é o Flamengo. Talvez seja um dos jogos mais importantes da história do clube”, ressaltou o treinador.

Alguns jogadores também mostram preocupação com a euforia dos torcedores. “É claro que este clima de oba-oba pode atrapalhar, mas a gente sempre conversa para evitar que isso aconteça”, afirmou o meia Renato Augusto.

Para fugir da empolgação da torcida, Joel Santana estuda até mesmo levar o time para treinar fora do Rio de Janeiro na próxima semana. Com isso, o técnico teria tranqüilidade para armar sua equipe.

PeléNet

Flamengo x Atlético-PR: novo recorde à vista

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo deve ter mais uma vez casa cheia no jogo diante do Atlético-PR, dia 25, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Apoio da torcida tem ofuscado desempenho do time do Fla na reta final do Brasileirão

Nesta sexta-feira se esgotaram os 49.314 ingressos colocados à venda nas bilheterias previamente anunciadas. Os 32.730 (arquibancadas verdes e amarelas) restantes, que fazem parte da promoção Torcer Faz Bem, começarão a ser comercializados na próxima segunda-feira.

Caso a carga promocional também se esgote, o que é esperado, será batido o recorde de maior público da competição nacional, que pertence ao próprio Flamengo, que atingiu a marca de 81.844 pagantes na vitória por 1 a 0 sobre o Santos, no último domingo, no Maracanã.

Os torcedores poderão adquirir seus bilhetes em troca de uma lata de Neston nos postos de troca credenciados. Cada lata de 400g deverá ser trocada por um ingresso de arquibancada verde ou amarela do dia próximo da 19 (segunda-feira) ao dia 25 (domingo) nos seguintes locais:

Supermercados Sendas (Dias da Cruz, Largo do Machado, Ponte e Leblon)\ Supermercados Extra (Maracanã e Barra 24h)\ Supermercados Mundial (Matoso e Freguesia)\ Supermercados Carrefour (Norte Shopping)\ Supermercados Prezunic (Caxias e Campo Grande)\ Supermercados Guanabara ( Vila Isabel)\ Estádio do Maracanã (somente no dia do jogo de 11:00h até o intervalo do jogo).\

Para técnico do Fla, vitória sobre Atlético-PR é obrigação

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O técnico Joel Santana considera uma obrigação do Flamengo vencer o Atlético-PR, dia 25 de novembro, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o comandante do Rubro-Negro carioca, sua equipe é só quem tem a perder neste duelo, uma vez que o Furacão irá entrar em campo "relaxado pela falta de objetivos".

"Para eles (Atlético-PR) vale uma vaga na Copa Sul-Americana, mas que devem conquistar mesmo sem nos vencer no Rio. Por isso, eles entrarão mais relaxados, e nós temos de entrar muito concentrados e vencer. Só a gente é que tem a perder", salientou Joel.

Com 58 pontos, o Flamengo ocupa a terceira colocação do Nacional e briga por vaga na Copa Libertadores juntamente com Santos (vice-líder, com 59), Palmeiras (quarto, com 58), Cruzeiro (quinto, com 57), Grêmio (sétimo, com 54) e Botafogo (oitavo, com 53).

O Fluminense, na sexta posição, não está nesta disputa porque já se garantiu na competição continental por ter conquistado a Copa do Brasil. Com 76 pontos, o São Paulo já levou antecipadamente o título brasileiro e, de quebra, um lugar na Libertadores.

Para Renato Augusto, Fla deveria treinar fora do Rio de Janeiro

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Renato Augusto acredita que o Flamengo só tem a ganhar com a possível decisão da diretoria de tirar o time do Rio de Janeiro visando à preparação para o jogo do dia 25 contra o Atlético-PR, no Maracanã, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na opinião do meia, o Rubro-Negro não pode se deixar levar pela euforia da torcida em função da boa situação do time na competição nacional. A equipe do Fla é a terceira colocada, com 58 pontos.

"Sair do Rio talvez seja uma boa, pois com este momento que estamos vivendo a Gávea esta sempre cheia, e este oba-oba pode atrapalhar a nossa equipe", salientou.

Assim como o restante do grupo, Renato Augusto torce pela permanência do técnico Joel Santana. Na última quinta-feira, o treinador foi procurado pelo seu ex-clube, o Vegalta Sendai, do Japão, para reassumir o time na próxima temporada.

"Ele mudou o Flamengo da água para o vinho. Acredito que o Joel tem o interesse de ficar no clube, e isso será muito bom para nós também", enfatizou o armador.

Presidente do Fla agradece a Lula pela Timemania

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Por intermédio de um decreto, assinado no dia 14 de agosto, o presidente do Brasil, Lula, regulamentou a Timemania, considerada a salvação para o verdadeiro caos financeiro vivido pela maioria dos clubes de futebol do país. Nesta sexta-feira, em uma nota oficial, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, agradeceu ao chefe da nação por ter validado o projeto, que teve seu pontapé inicial em janeiro de 2004.

O dirigente, expressando-se em seu nome e do clube rubro-negro, ressaltou a boa vontade de Lula. Segundo Márcio Braga, a atitude serviu para que algumas "amarras burocráticas" fossem dribladas. De acordo com o presidente do Flamengo, nenhum governo durante toda a história brasileira investira tanto no esporte quanto o atual.

Além do Rubro-Negro, outros sete clubes do Rio de Janeiro aderiram a Timemania: Fluminense, Vasco, Botafogo, América, Bangu, Olaria, Americano.

GloboEsporte

Vasco vence Flamengo em jogo tumultuado

Time precisa da prorrogação para conseguir uma importante vitória no Estadual do Rio

Jogadores de Flamengo e Vasco se envolvem em confusão durante o clássico

Em uma partida muito tumultuada, marcada por brigas e muita discussão, o Vasco venceu o Flamengo por 74 a 73 na prorrogação, após o empate em 61 a 61 no tempo normal, pela sétima rodada do Campeonato Carioca de basquete. O resultado encerra uma série de seis jogos de invencibilidade do Flamengo na competição, e iguala as campanhas duas equipes no torneio, com seis vitórias e uma derrota. Antes do jogo, uma briga entre torcidas no Centro do Rio causou tumulto, sendo necessária a presença da Polícia Militar.

O jogo, como se esperava, foi disputado com clima de muita rivalidade e provocação por parte das duas torcidas, que foram em bom número ao Ginásio Caio Martins, em Niterói. A partida teve belos lances por parte das duas equipes, e belas atuações de Marcelinho, do Flamengo, com 31 pontos, e Valtinho, do Vasco, com 15 pontos, oito assistências e oito rebotes.

Com muito equilíbrio em quadra, a partida ficou completamente indefinida até os últimos segundos do quarto período, quando, em um ataque do Flamengo, Marcelinho reclamou por achar ter recebido uma cotovelada. A arbitragem não acatou a reclamação do atleta rubro-negro, que continuou muito nervoso. No começo da prorrogação, o árbitro marcou uma falta técnica de Marcelinho, concedendo dois lances livres ao Vasco, convertidos por Valtinho, e posse de bola para o Vasco, para desespero dos flamenguistas.

Tumulto interrompe partida por dez minutos

Com as duas equipes muito nervosas, reclamando muito com a arbitragem e com a mesa de cronometragem, o Flamengo conseguiu empatar a partida no lance seguinte, com uma cesta de Marcelinho após dois lances livres perdidos por Wagner. Incentivados pela torcida presente ao Caio Martins, os jogadores do Flamengo marcaram quatro pontos seguidos, após uma falha de marcação dos vascaínos, abrindo 67 a 63.

O jogo teve de ser paralisado quando o cubano Amiel, do Flamengo, acertou uma bolada em Estevam após, segundo o jogador, ter sido agredido pelo pivô vascaíno, provocando uma confusão generalizada. A Polícia Militar teve de entrar na quadra para conter os jogadores, que estavam muito nervosos. Diante do cenário, os árbitros resolveram deixar a quadra e se isolaram nos vestiários.

- Na minha opinião, a culpa desta situação é da arbitragem e da Federação de Basquete do Rio de Janeiro. Quando eu fui falar com um dos árbitros, ele disse que nada podia fazer, porque o outro árbitro é que estava comandando. Foi armado o circo, e o resultado é este - disse o ala Marcelinho, do Flamengo, em entrevista à Rádio Manchete.

Após mais de dez minutos de paralização, os árbitros reuniram os dois técnicos (Paulo Chupeta, do Flamengo, e José Carlos Vidal, do Vasco) e pediram que os comandantes acalmassem seus atletas. Com 3m08s para o fim, a partida foi reiniciada sem a presença de Amiel, do Flamengo, e Cipriano, do Vasco, que foram expulsos por terem iniciado a briga.

Duda erra arremesso decisivo para o Fla

O Flamengo não conseguiu manter a vantagem, que caiu para um ponto (71 a 70) após uma cesta de três pontos do Vasco, feita por Valtinho. A diferença se manteve em um ponto para o Flamengo, quando, a 30 segundos do fim do jogo, Marcelinho errou um arremesso de dois pontos. No contra-ataque, o Vasco virou o placar com uma cesta de Fernando, a cinco segundos para o fim do jogo. Após o pedido de tempo do Flamengo, o rubro-negro tentou a cesta da vitória com Duda, sem sucesso. Após o jogo, uma bomba foi jogada no meio da torcida do Vasco, provocando uma pequena confusão. Não houve feridos.

O próximo jogo do Vasco acontece neste sábado, diante do Fluminense. Já o Flamengo vai ao norte do Estado do Rio, encarar o Campos, neste domingo, em Campos dos Goytacazes.

Fla envia carta a Lula

Márcio Braga agradece o apoio do Governo Federal à criação da Timemania

Márcio Braga veste a camisa 12 do Fla

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, enviou, nesta sexta-feira, uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para agradecer os esforços do Governo Federal em prol da Timemania, loteria que ajudará os clubes brasileiros em seu programa de realinhamento fiscal.

Fla muito perto de novo recorde

Só restam 32.730 entradas de arquibancada verde e amarela da promoção da Nestlé

Márcio Iannacca

Torcida do Flamengo apronta mais uma e está perto de quebrar mais um recorde\ O Flamengo está bem perto de quebrar um novo recorde neste Campeonato Brasileiro. Os 49.314 ingressos de cadeiras especiais, cadeiras comuns e arquibancadas brancas disponíveis à venda para o jogo entre o Rubro-Negro carioca e o Atlético-PR se esgotaram. Só restam 32.730 entradas da promoção da Nestlé, que começarão a ser trocados na próxima segunda-feira.\

A carga total de ingressos para o jogo do dia 25 é de 82.044 bilhetes. O recorde de público do Campeonato Brasileiro é da partida entre Flamengo e Santos, quando o Rubro-Negro colocou mais de 81 mil pessoas no Maracanã.

Joel e Ney Franco: encontro marcado

Atual treinador do Fla diz que como será o confronto com o ex-comandante rubro-negro

Joel Santana elogia Ney Franco, ex-Fla

Ney Franco deixou o Flamengo em julho e deu lugar ao técnico Joel Santana no comando da equipe da Gávea. Na época, o Rubro-Negro carioca estava na zona de rebaixamento e sem perspectivas de subir na tabela de classificação. Porém, o Natalino deu uma nova cara ao time, que, três meses depois, ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, com 58 pontos.

Nesta sexta-feira, na Gávea, o atual técnico Rubro-Negro rasgou elogios ao ex-comandante do Flamengo.

- É normal, porque ele é um profissional competente, que passou mais de um ano na Gávea e fez um bom trabalho. Ele conhece o time e será um jogo perigoso - diz o treinador - afirma Joel Santana.

Renato Augusto: 'Oba-oba pode atrapalhar'

Jogador rubro-negro aprova ida para Teresópolis ou preparação no CT Ninho do Urubu

Renato Augusto prefere preparação fora do Rio ou no CT Ninho do Urubu

Preocupado com o oba-oba da torcida do Flamengo devido à grande fase do time, o meia Renato Augusto viu com bons olhos uma viagem visando à preparação para a partida contra o Atlético-PR, no próximo dia 25, no Maracanã, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

- Isso é com a torcida e alguns dos nossos jogadores já foram torcedores. Porém, sabemos que não temos a vaga assegurada. Uma viagem seria bom, pois muito oba-oba pode atrapalhar - expressa o jogador.

Caso o elenco rubro-negro não viaje, o jogador tem uma sugestão para a reclusão do grupo rubro-negro.

- Podemos treinar até mesmo no Ninho do Urubu (em Vargem Grande) pois lá não existe o mesmo assédio que o daqui da Gávea - diz Renato Augusto.

Roger visita Cacá Bueno em Jacarepaguá

Amigos, piloto e jogador bateram bola dentro dos boxes do Autódromo Nelson Piquet

Rafael Lopes

Roger e Cacá Bueno posam com uma bola nos boxes de Jacarepaguá nesta sexta

Mesmo com muita chuva no Rio de Janeiro, o Autódromo Nelson Piquet recebeu visitas ilustres. Roger, meio-campo do Flamengo, esteve nos boxes da equipe de Cacá Bueno, torcedor fanático do Fluminense. O jogador é amigo do piloto e os dois arriscaram, inclusive, bater uma bolinha dentro do espaço.

- Acompanho automobilismo há bastante tempo. Assisto a todo Grande Prêmio que dá. Morei três anos em São Paulo e sempre fui quando o Cacá estava lá. Estou aqui para torcer, sou apaixonado por velocidade, por carros de corrida. É sempre bom. Como todo brasileiro, acompanhei muito o Ayrton Senna. E agora, vejo o Felipe Massa e o Rubinho Barrichello. São amigos também. Infelizmente não deu para ir à Fórmula 1 neste ano, tive jogo no mesmo dia – diz Roger.

Cacá, também apaixonado por futebol, brincou com as chances do Flamengo, time do amigo, de chegar à Libertadores. Ele comparou com sua situação no campeonato da Stock Car nesta temporada.

- Acho que é o mesmo caso que o meu aqui. No campo, nós já estamos lá e eles estão muito próximos. Mas acho que vai chegar. A gente brinca com esse negócio de Fla-Flu, mas é muito bom para o futebol do Rio que os dois estejam bem. Na pista, é legal correr em casa e receber a visita dos amigos. O Roger é um deles. Acaba sendo uma etapa mais descontraída que as demais – diz Cacá

Antes da folga, treino físico

Jogadores do Fla ralam no gramado nesta sexta-feira, na Gávea

Márcio Iannacca

Ibson e Leo Moura arrastam Leo Medeiros na água durante o treino do Flamengo

Os jogadores do Flamengo fizeram um forte treino físico nesta sexta-feira, na Gávea. Após a atividade, o grupo foi liberado para passar o fim de semana em casa. O elenco se reapresenta na segunda-feira, às 16h.

Nos dois últimos dias, o técnico Joel Santana aproveitou para trabalhar alguns aspectos táticos e físicos de olho na próxima semana. Na última quinta-feira, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande, o treinador optou por um trabalho de aproximação. Joel até brincou por estar tão tranqüilo na semana que passou.

- Não temos jogos e os jogadores precisavam desse descanso. Estamos com a mesma energia e a mesma vontade de antes e vamos estar revitalizados para as últimas rodadas - diz.

Fim de semana de folga? Raridade no Fla

Jogadores se apressam para deixar o clube para curtir três dias com a família

Márcio Iannacca

Renato Augusto quer aproveitar a folga deste feriadão com a família

É raro um clube de futebol, tirando o período de férias, ter três dias de folga. Porém, neste fim de semana, os jogadores do Flamengo vão passar grande parte da sexta-feira, o sábado e o domingo com os seus familiares. Em virtude dos jogos da seleção brasileira pela eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, o grupo vai ficar em casa.

Nesta sexta-feira, após o treino da manhã na Gávea, os jogadores estavam apressados para deixar o clube e chegar em casa. Enquanto uns corriam para ver esposa, filhos e parentes, outros se preparavam para viajar e reencontrar os familiares que moram fora do Estado do Rio de Janeiro. Para o meia Renato Augusto, a folga vai servir para descansar.

- É uma boa ter esses dias de folga. Vamos aproveitar a família antes dos dois últimos jogos do Brasileirão. Vai ser importante para voltarmos ainda mais dispostos - afirma.

Fla deve ir à Granja na próxima semana

Diretoria e comissão técnica querem acabar com oba-oba na véspera dos jogos decisivos

Márcio Iannacca

Joel Santana diz que é hora de concentração total no Flamengo

A comissão técnica do Flamengo está decidida a tirar o time do Rio de Janeiro na próxima semana. O técnico Joel Santana admitiu nesta sexta-feira que a delegação deve deixar a cidade para se concentrar para a partida contra o Atlético-PR, no dia 25, no Maracanã, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O destino do grupo deve ser a Granja Comary, em Teresópolis.

- Este é o momento de concentração. O cantor, para fazer uma boa música, se concentra. O boxeador, para fazer uma grande luta, se concentra. Não é diferente com o jogador de futebol. Antigamente, o compositor pegava uma caixinha de fósforos e tirava uma música. Agora é diferente. O compositor se isola - explica o treinador, mas sem confirmar o local da concentração da equipe.

Joel afirmou que é normal esse tipo de oba-oba, ainda mais em um clube como o Flamengo.

- Aqui é Flamengo e isso aqui é normal. Não podemos deixar acontecer pelo momento que estamos passando - afirma.

Lance

Torcedor do Flamengo morre após briga

Espancado em confronto no Centro do Rio, homem de cerca de 40 anos era membro antigo da Torcida Jovem

O torcedor do Flamengo Germano Soares da Silva morreu na noite desta sexta-feira, após ser espancado por um grupo de torcedores do Vasco durante uma briga de torcidas ocorrida na Avenida Almirante Barroso, no Centro do Rio.

De acordo com a polícia, um grupo de 400 torcedores de Flamengo e Vasco seguiam para Niterói, onde as equipes de basquete dos dois clubes se enfrentariam pelo Estadual, quando ao se encontrarem, em frente a uma boate de grande movimento, iniciaram uma briga.

Germano que era um dos líderes da organizada Torcida Jovem do Flamengo foi atacado pelos torcedores do Vasco e espancado com chutes e socos, em sua maioria desferidos na cabeça.

Germano ainda foi levado em estado grave para o hospital Souza Aguiar, onde foi atendido e teve constatado quadro de fraturas múltiplas e traumatismo craniano, mas não resistiu e morreu, segundo informação da Sala de Polícia do hospital.

Após a briga, policiais prenderam cerca de 52 torcedores de ambas as equipes e levou o grupo para a delegacia da Cidade Nova para prestar depoimento.

A polícia também informou que a briga teria sido marcada previamente pelos membros das duas torcidas por meio do site de relacionamentos Orkut.

Zinho elege Nação como craque do Brasileiro

Ex-meia fez coro às palavras do atacante Luis Fabiano, da Seleção

Zinho continua de olho no Flamengo (Crédito: Gilvan de Souza)

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Empolgado com a reação do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o ex-jogador Zinho, que teve duas passagens pela Gávea (de 1986 a 1992 e de 2004 a 2005), fez coro às palavras de Luis Fabiano, elegendo a torcida rubro-negra como craque do Brasileirão.

- Estou acompanhando e torcendo bastante. A torcida do Flamengo é um espetáculo à parte, o grande craque do campeonato - delicia-se o técnico do Miami FC, que se arriscou a cantar o Tema da Vitória, indo bem no ritmo, mas sem saber a letra toda da música.

Sobre a briga pela classificação para a próxima Libertadores da América, o tetracampeão mundial e pentacampeão brasileiro (87 e 92 pelo Flamengo, 93 e 94 pelo Palmeiras, além de 2003 pelo Cruzeiro), Zinho expressou sua felicidade por ver todos os quatro grandes clubes que defendeu no Brasil, brigando por três vagas.

- Estou acompanhando bastante, pois estão brigando os quatro grandes clubes nos quais joguei. Há uma hierarquia da minha torcida. Em primeiro, vem o Flamengo. Em seqüência, Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro. Se pudesse dividiria meu coração em quatro, mas já que tenho de escolher um, este é o Flamengo - finalizou.

Quase 50 mil vendidos para Fla x Atlético-PR

Quase 50 mil ingressos já vendidos para jogo contra o Atlético-PR. Restam ainda os da Promoção da Nestlé

A expectativa de quebra de recorde de público deste Brasileiro aumenta a cada dia de venda de ingressos para a partida entre Flamengo e Atlético Paranaense. Nesta sexta-feira esgotaram-se as entradas que não pertencem à promoção da Nestlé. Ou seja, 49.314 lugares (referentes à Cadeiras Especiais, Cadeiras Comuns e Arquibancadas Brancas) estão esgotados.

Os ingressos das arquibancadas verde e amarela (32.730) começarão a ser vendidos na segunda-feira, dia 19, em postos definidos pela Nestlé.

O torcedor terá de comprar uma lata de 400g de Farinha Láctea e trocá-la pelo ingressos nos seguintes supermercados: Sendas (Dias da Cruz, Largo do Machado, Ponte e Leblon); Extra (Maracanã e Barra 24h); Mundial (Matoso e Freguesia); Carrefour (Norte Shopping); Prezunic (Caxias e Campo Grande); Guanabara (Vila Isabel).

Renato Augusto avisa: 'Quero vencer o Ney'

Apoiador destaca a importância de seu ex-comandante

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Apesar de estar ainda a nove dias de enfrentar o Atlético Paranaense de Ney Franco, Renato Augusto mostrou-se focado no jogo, relembrando a confiança depositada pelo técnico mineiro em seu trabalho. O apoiador ainda deixou claro que não vai retribuir com carinho no próximo dia 25, quando Fla e Furacão se enfrentam pela penúltima rodada do Brasileirão.

- Agradeço muito pelo que fez por mim, pois não é qualquer um que tira um jogador do time júnior e bota para jogar uma final de Flamengo e Vasco - recorda Renato, fazendo referência à decisão da Copa do Brasil, vencida pelo Fla em 2006.

O jogador de 19 anos diminuiu a importância de Ney Franco ter treinado o Flamengo por mais de um ano, indicando que a equipe treinada pelo mineiro é bem diferente, da de Joel Santana.

- São outros jogadores, nosso estilo de jogo mudou. Para ele, existe o lado bom de nos conhecer. Em contrapartida, também sabemos a maneira que ele gosta de armar um time - concluiu.

Basquete: pancadaria na vitória do Vasco

Equipe supera o Flamengo em partida marcada por confusões e pancadaria\ !\ O Vasco derrotou o Flamengo na noite desta sexta-feira por 74 a 73, no Ginásio de Caio Martins, em Niterói, e acabou com a invencibilidade do Rubro-Negro no Estadual de Basquete, que já durava oito partidas. Com a vitória, a equipe cruzmaltina chegou ao sexto triunfo em sete jogos na competição. O jogo foi marcado por muitas reclamações, confusões e pancadaria entre jogadores, comissão técnica e torcedores que acompanhavam a partida.\

O jogo começou com o Vasco dominando, chegando, inclusive, a abrir 10 pontos (18 a 8), muito em função da fraca atuação de Marcelinho. Quando o ala finalmente entrou na partida, acertou algumas bolas de três e o Flamengo equilibrou as ações, abrindo quatro pontos de vantagem no final do primeiro quarto. O jogo permaneceu muito disputado até o final, com as duas equipes se alternando na liderança do placar.

Até que, faltando alguns segundos para o fim do último quarto, o placar estava empatado em 61 a 61, com a posse de bola para o Flamengo. Márcio Cipriano, do Vasco, fez falta dura em Coloneze, do Flamengo, que caiu no chão com o supercílio aberto, só que os árbitros não assinalaram falta. Os jogadores rubro-negros reclamaram bastante, mas não adiantou e o jogo foi para a prorrogação. Faltando três minutos para o final, o mesmo Márcio Cipriano deu uma cotovelada em Amiel, do Flamengo, e uma briga generalizada entre os jogadores teve início no meio da quadra. A PM teve que intervir e os árbitros abandonaram a partida, alegando falta de segurança.

O armador Fred, do Flamengo, estava revoltado com o time vascaíno e com a arbitragem.

- Era o última bola e eles estragaram o jogo. O time do Vasco não é nem daqui e quer mandar alguma coisa. Não sei se tem condições de continuar a partida.

Mas depois de 20 minutos de paralisação, os árbitros se reuniram e decidiram continuar, com o placar marcando 67 a 64 para o Flamengo. Aí o armador do Vasco e da Seleção Brasileira Valtinho fez cinco pontos seguidos, virando o jogo e dando a vitória para a equipe cruzmaltina, 74 a 73.

Após a partida, Valtinho reagiu às reclamações dos rubro-negros contra a arbitragem.

- A arbitragem foi ruim, mas foi ruim para os dois lados. Isso tem que ser revisto, estudado.

Os dois times voltam a se enfrentar quarta-feira, dia 21, desta vez no Maracanãzinho, em partida adiada do turno.

Joel: 'só o Flamengo tem a perder neste jogo'

Treinador lembra que partida não é decisiva para Atlético-PR

Joel Santana mostrou-se preocupado com a partida do Flamengo contra o Atlético-PR, no Maracanã, no dia 25. Para o treinador, apenas os cariocas têm a perder no confronto rubro-negro, já que os paranaenses estão com a situação bem definida no Campeonato Brasileiro.

- Só o Flamengo tem a perder com este jogo, pois o Atlético-PR dificilmente perderá uma vaga na Sul-Americana. Eles têm um time que joga bem fora de casa - afirmou.

Enquanto o Flamengo está em terceiro lugar brigando por uma vaga na Libertadores de 2008, o Atlético-PR está na décima colocação, bem perto da classificação para a Copa Sul-America

Marcio Braga envia carta ao presidente Lula

Presidente rubro-negro agradece o apoio dado pelo governo ao esporte e o empenho no caso da Timemania

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, enviou nesta sexta-feira ao presidente Lula uma carta de agradecimento pelo apoio dado pelo governante à Timemania.

Na carta, Marcio Braga ressalta que o governo Lula foi aquele que mais fez pelo esporte na história do país. O presidente rubro-negro destaca a competência na organização do programa de realinhamento fiscal dos clubes do país.

Tricolor, Cacá Bueno quer Fla na Libertadores

Piloto acha classificação do Rubro-Negra positiva para o futebol carioca

Fred Sabino RIO DE JANEIRO

Torcedor fanático do Fluminense, o piloto de Stock Car Cacá Bueno surpreendeu ao revelar que está torcendo para o rival Flamengo se juntar ao Fluminense na Copa Libertadores de 2008. Campeão da Copa do Brasil, o Tricolor está classificado para a competição continental, enquanto o Rubro-Negro, terceiro colocado no Brasileirão, tem boas chances de conquistar uma vaga.

- Sou tricolor, mas acharia legal se o Flamengo se classificasse. Seria muito bom para o futebol carioca ter dois representantes na Libertadores - afirmou o atual campeão da categoria, que recebeu o amigo e jogador rubro-negro Roger nos boxes de Jacarepaguá nesta sexta-feira.\ Renato Augusto não pensa em transferência\ Jogador se concentra apenas no final do Campeonato Brasileiro\ Fred Gomes RIO DE JANEIRO\ Entre em contato\

Neste fim de ano, especulações davam conta de que Renato Augusto teria despertado o interesse do Benfica, de Portugal, e de outros clubes europeus. Porém, o jogador de 19 anos não pretende pensar em transferência por enquanto. Ele volta suas atenções apenas para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, onde o Flamengo ainda luta por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

- Agora eu não quero saber de nada até o fim do Campeonato Brasileiro. Depois que nós conseguirmos a classificação para Libertadores vamos sentar para conversar e ver o que é melhor para mim. A minha idade ajuda nessas especulações no mercado europeu, que gosta de jogadores jovens - disse o jogador.

Advogado é homenageado por rubro-negros

Michel Assef Filho livrou o Flamengo de perder o mando de campo

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Após o fenômeno de popularidade Obina, o novo ídolo dos rubro-negros é Michel Asseff Filho, diretor jurídico do departamento de futebol do Flamengo. O fato de o advogado ter livrado o Flamengo de severas punições fez com que este recebesse diversas homenagens no site de relacionamentos Orkut, além de uma paródia ao Pai Nosso.

Rubro-negro, 30 anos, o “santificado” advogado recebeu a notícia com muito bom humor e agradeceu ao carinho da nação.

– Esse apoio da torcida ao meu trabalho só me dá mais vontade de ajudar o Flamengo. Essa irreverência da torcida do Flamengo é única, o que me dá mais força para