Notícias

Clipp 17/maio

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Estatura do Grêmio faz Caio mudar o Fla

Leonardo entra na zaga e Tardelli será titular do ataque

Durante quase 40 minutos, o técnico Caio Júnior ensaiou exaustivamente jogadas e o posicionamento do Flamengo para enfrentar o Grêmio. Do trabalho, participaram apenas os 11 titulares que enfrentarão o Grêmio, amanhã, em Porto Alegre. Entre eles, a grande novidade era o zagueiro Leonardo. Para enfrentar um time alto e que, na visão do técnico rubro-negro, usa e abusa das bolas paradas, Caio decidiu aumentar, também, a média de altura do Flamengo.

Na defesa, colocou Leonardo, um zagueiro de origem, para atuar ao lado de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. O volante Jaílton, que fazia a função de terceiro zagueiro, passa a atuar no meio-campo. Com a mudança, Toró deixou o time, entre outras coisas, pela estatura. Kléberson e Ibson vão completar o meio-campo. No ataque, sem Souza, com tendinite, e Obina, que ontem torceu o tornozelo no treino, Diego Tardelli vai formar dupla com Marcinho. O que, para Caio, torna o Flamengo um time mais leve e rápido para contra-atacar.

Bruno se recupera e enfrenta o Grêmio

Caio avisou que o Flamengo terá, a partir de agora, um time base. No entanto, a formação poderá ter mudanças a cada jogo, de acordo com o rival.

- Não mudamos o esquema tático. O Jaílton já jogava como terceiro zagueiro. Mas o Grêmio tem um time alto, com força na bola parada. Aumentamos a estatura do nosso time na defesa com um zagueiro de origem. Com o Tardelli, ganhamos mais velocidade no ataque - disse Caio. - No futebol moderno, a estatura é um fator importante. Se a gente olhar o São Paulo bicampeão brasileiro, vai notar isto.

O goleiro Bruno, que na véspera sentira dores lombares, ficou em tratamento ontem. No entanto, viajou com a delegação e vai jogar amanhã.

JORNAL DOS SPORTS

Tática muda e Toró é sacado para entrada de Leonardo

Nina Lima/JS

Caio Júnior está preocupado com a altura do ataque do Grêmio

Preocupado com as bolas aéreas e as jogadas ensaiadas do Grêmio, o técnico Caio Júnior resolveu aumentar a estatura do time do Flamengo, para o jogo deste sábado, no Estádio Olímpico. Para isso, escalou o zagueiro Leonardo ao lado de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim e formará a defesa com três zagueiros. Toró deixa a equipe titular.

"O Grêmio tem um estilo de jogo característico. É um time forte e que usa muito a bola parada. Por isso achei interessante aumentar a estatura do time, colocar mais um zagueiro", afirmou o técnico Caio Júnior.

Desde que chegou ao Flamengo, Leonardo não conseguiu conquistar a torcida rubro-negra. Muito criticado, o jogador reconheceu, semana passada, que poderia render mais do que vinha rendendo. Leonardo, porém, não esperava que, mesmo com a volta do capitão, Fábio Luciano, fosse ganhar mais uma oportunidade.

Feliz com a nova chance dada por Caio Júnior, o zagueiro espera corresponder à confiança do treinador.

"Todo o jogador do Flamengo deve estar preparado. Farei de tudo para fazer um grande jogo e atender às expectativas do Caio", disse o zagueiro, que garante não ter dificuldades em jogar com o esquema de três zagueiros: "Jogar assim não é novidade para mim. No Goiás joguei muito tempo com três zagueiros, só estou pouco acostumado a sair para o combate, mas acredito que não terei dificuldades", disse.

A confiança de Leonardo em realizar um bom jogo é aumentada pela presença Fábio Luciano:  "Ele usa muito a experiência e vai nos auxiliar bastante", afirmou .

Encostados ganham oportunidade

O argentino Maxi ganha nova oportunidade de mostrar serviço a um treinador do Flamengo

Com a saída de Joel Santana e a chegada de Caio Júnior, a oportunidade tão desejada para maioria dos jogadores começa a aparecer. Além de Jônatas, que não era escalado nem para o banco de reservas sob o comando de Joel, e que já pelo segundo jogo será uma das opções de Caio, os atacantes Maxi e Éder prometem ser melhor analisados pelo novo treinador.

Éder, mesmo não ficando no banco, teve o seu contrato renovado por mais três meses a pedido do treinador e Maxi deverá ser opção para Caio Júnior no Sul. Com a contusão de Obina, o argentino ganhará nova chance de ficar entre os reservas. Segundo Caio, Maxi merece ser mais bem observado.

"O Maxi é um bom jogador e que merece ser mais bem observado. Com a contusão do Obina ele vai para o banco", disse.\ Erik Flores promovido\

Além de dar oportunidade para alguns jogadores que estavam encostados no elenco, Caio Júnior já puxou o seu primeiro jogador das divisões de base. Trata-se do apoiador Erik Flores, que começará a treinar com o grupo na próxima segunda-feira.

Fla sem centroavantes no Olímpico

Time já não tinha Souza e, ontem, perdeu Obina para a partida contra o Grêmio, amanhã

Eduardo Lacombe, Bernardo Peirão e Thiago Bokel

Nina Lima/JS

Obina estava quase confirmado para jogar amanhã, quando sofreu uma torção no tornozelo

Por mais que possa parecer estranho, ainda está difícil de identificar se o técnico Caio Júnior tem sorte ou não nessa passagem pelo Flamengo. Se por um lado ele teve a confirmação de que poderá contar com o goleiro Bruno, que sofrera um estiramento nas costas no treino da última quinta-feira, pelo outro, teve de lamentar o veto inesperado do atacante Obina para o jogo de amanhã, às 16h, contra o Grêmio, no Estádio Olímpico.

Mesmo parecendo estar decidido em escalar Diego Tardelli como parceiro de ataque de Marcinho, o treinador ainda procurava manter o mistério com a chance de também escalar Obina na frente. Só que enquanto o atacante disputava um recreativo com os outros reservas, uma dividida com Toró acabou com a dúvida. Obina torceu o tornozelo direito e apesar ter continuado treinando, dez minutos depois deixou a atividade mancando.

Por outro lado, o goleiro Bruno, que não tinha presença garantida pela contusão nas costas, confirmou que irá jogar amanhã.\ "Me estiquei demais para fazer uma defesa e me machuquei. Mas isso não será problema. Ficarei de repouso amanhã (hoje) para poder jogar", explicou Bruno, que ainda lembrou da partida no ano passado, quando o Flamengo perdeu por 1 a 0 no Sul:\

"Estávamos em uma situação ruim, lutando contra o rebaixamento, mas fazíamos um bom jogo até levarmos um gol bobo. Agora a história é bem diferente. Claro que vamos para vencer, mas se voltarmos de lá com um ponto também estará bom, pois depois teremos quatro jogos no Rio", reiterou.

A jogada boba citada por Bruno foi o gol contra marcado pelo zagueiro Irineu. Ainda naquele jogo o atacante Souza foi expulso por agredir o meio-campo Tcheco. Dessa vez, o Demolidor não correrá o risco de levar o cartão vermelho, pois está vetado. Além disso, Caio confirmou a barração do apoiador Toró para a entrada de Leonardo na zaga. Renato Augusto será a novidade no banco. Com isso, o time deverá ser: Bruno, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Leonardo; Léo Moura, Jaílton, Ibson, Kleberson e Juan; Marcinho e Diego Tardelli.

Caio Junior aprova dupla Marcinho e Tardelli

Arquivo/JS

tardelli terá a chance que tanto queria no ataque titular do Flamengo neste domingo, contra o Grêmio

Com a contusão de Obina no treino desta sexta-feira, o técnico Caio Junior optou por escalar Diego Tardelli ao lado de Marcinho no ataque do Flamengo para a partida contra o Grêmio, neste domingo, às 16h, no Olímpico. No entanto, o treinador revelou após o coletivo que a a nova formação do setor o agradou bastante, e acredita que a mudança trouxe mais velocidade ao time, que enfrentará uma defesa bem postada em Porto Alegre.

Assim, o comandante espera que os atacantes tenham mais facilidade para superar a forte marcação do adversário.

“Gostei muito do treinamento do Marcinho com Tardelli dando mais velocidade na frente e foi em cima disso que eu optei por essa formação. A minha idéia inicial era o Obina para manter a característica da equipe dos últimos jogos, mas com a contusão dele decidi por esta dupla”, disse Caio Junior em entrevista à Rádio Globo.

Obina se machuca e não enfrenta o Grêmio

Arquivo/JS

Obina torce tornozelo e dá vaga a Diego Tardelli neste domingo

O Flamengo terá um desfalque de última hora para a partida contra o Grêmio, às 16h, no estádio Olímpico. O atacante Obina se machucou durante o treino desta sexta-feira, na Gávea e está vetado para a partida no Sul do país. O Anjo-Negro nem viajará para Porto Alegre, e ficará no Rio de Janeiro tratando a lesão, que inicialmente não preocupa para a seqüência do Campeonato Brasileiro.

O problema sentido pelo xodó rubro-negro foi no tornozelo direito. Desta maneira, o técnico Caio Junior, que chegou a ficar em dúvida sobre quem seria o substituto de Souza, também lesionado, confirmou a presença de Diego Tardelli ao lado de Marcinho no ataque.

Outra dúvida para o confronto deste domingo, o goleiro Bruno, que sente uma lesão nas costas, não treinou nesta sexta, mas deve entrar em campo. Caso a contusão não se agrave, Diego assumirá a camisa 1.

Juan: 'As feridas ainda estão abertas'

Lateral diz que eliminação na Libertadores ainda incomoda

As chagas da eliminação na Copa Libertadores ainda estão ardendo na Gávea. Pelo menos, na opinião do lateral-esquerdo Juan.

"Às vezes, olhando o treino se imagina que está tudo bem, mas a ferida ainda está aberta e vai demorar a cicatrizar. A melhor maneira de resolver isso será fazer um ótimo Campeonato Brasileiro, buscando o título", disse Juan à Rádio Bandeirantes.

A respeito da opção pensada pelo técnico Caio Júnior, de utilizá-lo pela meia-esquerda, Juan foi enfático.

"Não gosto de jogar na meia. Prefiro vir de trás, pela lateral, e, aí sim, cair para o meio, ou para a ponta", finalizou.

Juan quer o fim de um tabu no Sul

Jair Mota/JS

Juan tem más lembranças de suas partidas no Olímpico e quer acabar com essa escrita

Em uma das melhores fases da carreira, o lateral-esquerdo Juan, vem sendo, mesmo nas derrotas, um dos melhores jogadores do Flamengo neste ano de 2008. Valente e habilidoso, ele será, sem dúvida alguma, uma ótima arma ofensiva na partida de domingo contra o Grêmio.

Apesar de todo o destaque, Juan terá mais do que três pontos para vencer no Estádio Olímpico. Terá também de acabar com um tabu.\ Acostumado a acumular vitórias em diversos estádios brasileiros, ele nunca conseguiu derrotar o Grêmio em Porto Alegre.\

"Não tenho boas lembranças do Estádio Olímpico. O Grêmio é um time que joga com muita garra e tem muita força da torcida. Enfim, sabe usar o estádio", afirmou o jogador, que ainda não sabe se irá marcar um pouco mais neste jogo: "Depende de como estiver a partida. O Grêmio deve vir para cima e temos de estar bem posicionados. Mas tudo depende do jogo", disse.

O DIA

Caio Júnior escala Leonardo e Tardelli entre os titulares

Técnico , que escalou o Fla no 3-5-2, sabe que, para vencer, é preciso ser ousado

Janir Júnior

Rio - Como jogador, Caio Júnior ficou dos 15 aos 23 anos no Grêmio. Agora, aos 43, e tendo enfrentado o time do Sul como técnico, ele conhece como poucos o adversário de amanhã. No ‘caldeirão do Olímpico’, que é como ele define o estádio, sabe que é preciso ter cautela, mas sem perder a ousadia. Por isso, escalou três zagueiros — Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Leonardo —, mais Jaílton na proteção à zaga. No ataque, optou pela velocidade, com Marcinho e Diego Tardelli. Obina torceu o tornozelo direito ontem e nem viajou com o grupo.

“É um jogo muito difícil. O Flamengo tem que saber se defender, mas vai atacar o adversário. Vamos para ganhar”, garantiu o treinador.

A barração de Toró e a opção por Leonardo tem explicação: para Caio Júnior, um dos pontos fortes do Grêmio são as bolas alçadas na área e a boa estatura dos jogadores adversários. “Optei por um jogador mais alto. Além disso, na frente vamos ter velocidade, pois com Tardelli e Marcinho o ataque fica um pouco mais leve”, analisou.

Questionado sobre a mudança de esquema, Caio Júnior afirmou que o time de Joel Santana também atuou diversas vezes no 3-5-2. “O Jaílton fazia a função de terceiro zagueiro. Gostei dos treinos em que armei o time da forma como vai jogar”, destacou o técnico.

Além de tentar equilibrar defesa sólida com ataque veloz, Caio Júnior treinou insistentemente jogadas de bola parada e cobranças de faltas, principalmente com Juan e Leonardo Moura.

Antes mesmo de Obina se machucar, Tardelli foi testado entre os titulares. “Lamento a contusão do Obina, mas o Tardelli também merece essa chance”, afirmou Caio. Quem ganhou com isso foi Maxi Biancucchi. O argentino não estava relacionado para o jogo, mas arrumou as malas e viajou com o time para Porto Alegre.

Bruno garante que joga no domingo

Rio - Um dos lideres do elenco do Flamengo, o goleiro Bruno garantiu que vai estar em campo no jogo de domingo, contra o Grêmio, no Estádio Olímpico. O camisa 1 não treinou ontem e hoje devido a dores lombares, mas disse que vai participar da partida em Porto Alegre.

“Vou jogar. Senti apenas uma dor, mas não é nada de grave. Estou firma e forte para o confronto”, disse Bruno.

O goleiro elogiou a escolha do treinador Caio Júnior, que vai escalar a equipe rubro-negra no 3-5-2.

“Eu gosto de jogar no esquema com três zagueiros. O Caio Júnior está pensando na melhor maneira de enfrentarmos o Grêmio no Olímpico. Temos tudo para fazermos uma grande partida. No Brasileiro, é importante somar pontos fora de casa. Vamos para vencer, mas um empate também é um bom resultado. Só não podemos perder”.

Para Bruno, o Flamengo tem tudo para conquistar o seu sexto titulo do campeonato nacional.

“Além de um time muito forte, temos um excelente banco. O Flamengo tem boas condições de brigar pelo titulo do Brasileiro. Desde 92 que o Clube não ganha o campeonato, e essa é a oportunidade para conquistarmos o hexa", finalizou.

Tardelli é confirmado como titular no Fla

Rio - O técnico Caio Júnior confirmou nesta sexta-feira, após o treino na Gávea, que o Flamengo vai enfrentar o Grêmio com o esquema 3-5-2. O meio-de-campo Toró foi sacado da equipe para a entrada do zagueiro Leonardo, muito questionado pela atuação na eliminação da Libertadores. No ataque, Obina, que substituiria o titular Souza, torceu o tornozelo direito e sequer viaja para Porto Alegre.

Com a contusão de Obina, quem ganhou uma vaga entre os titulares foi Diego Tardelli, que fará dupla de ataque com Marcinho. O treinador falou sobre as mudanças feitas na equipe.

"Gostei do treino dos dois (Marcinho e Tardelli), a equipe fica mais leve. E como é um jogo que requer uma estatura maior optei pelo Leonardo na zaga. O Grêmio vai jogar com o estádio cheio, a seu favor. Então esse velocidade no ataque pode ser decisiva. O OBina era a opção para o lugar de Souza. Mas acho que o Marcinho e o Tardelli podem fazer um bom jogo", explicou.

GAZETA ESPORTIVA

Obina se machuca e Tardelli é confirmado contra o Grêmio\ Gazeta Press\

Foto: Divulgação

Obina se contundiu nesta sexta

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Caio Júnior já sabe quem será o companheiro de Marcinho no ataque do Flamengo no jogo de domingo, contra o Grêmio, no Estádio Olímpico. Obina, que brigava pela vaga do lesionado Souza, se machucou no treinamento desta sexta-feira e deixou o caminho livre para Diego Tardelli.\ Além da entrada de Diego Tardelli, o treinador rubro-negro ainda deve escalar sua equipe no 3-5-2. Nesta sexta, na Gávea, Caio Júnior voltou a treinar com o zagueiro Leonardo no lugar do meia Toró.\

Quem não treinou nesta sexta, mas deve enfrentar o Grêmio, foi o goleiro Bruno, ainda se recuperando de dores lombares.

Flamengo e Grêmio lutam pela segunda vitória\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Vitoriosos na abertura do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Flamengo tentam confirmar o bom início na competição neste domingo, quando se enfrentam às 16 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS). Enquanto os gaúchos chegam embalados por uma vitória sobre o atual campeão São Paulo em pleno Morumbi, o Rubro-Negro tenta engrenar após bater o Santos na última semana.\ Absolvido no STJD no início da semana, o técnico Caio Júnior teve toda a semana para trabalhar o Flamengo para a batalha no sul do país. Com largo conhecimento do Grêmio, onde atuou por muitos anos como jogador, o comandante rubro-negro pede respeito ao time gaúcho, mas sonha em voltar ao Rio de Janeiro (RJ) com a vitória.\

“Sabemos que o Grêmio cresce quando atua em casa, com o apoio de seu torcedor. Além disso, eles têm um time de muita qualidade. Mas o Flamengo também tem uma grande equipe e em condições de trazer um bom resultado”, salientou.

Após o embate contra os gremistas, o Flamengo terá quatro partidas seguidas no Maracanã. Ainda buscando a reaproximação com a torcida, após a traumática eliminação na Copa Libertadores, o Rubro-Negro espera que um bom resultado no sul diminua a desconfiança da torcida.

“Seria ótimo conseguirmos um bom resultado, porque teremos quatro jogos seguidos em casa depois e uma vitória no sul chamaria nossa torcida para ajudar a termos um bom começo de Brasileiro”, ressaltou o técnico rubro-negro.

Uma das apostas do Flamengo está depositada nos pés do meia-atacante Marcinho, um dos grandes destaques da primeira rodada, quando marcou um gol e deu um bonito passe para Ibson marcar outro. O jogador curte o bom momento no clube carioca.

“Para jogar no Flamengo, o jogador tem que se dedicar o tempo todo, pois a pressão é enorme. E é exatamente isso que procuro fazer em todos os jogos, me entregando totalmente em busca da vitória”, afirmou.

E Marcinho terá novo companheiro neste domingo. Como Souza sofreu uma lesão no tendão de aquiles e foi vetado pelos médicos do Flamengo, o mesmo acontecendo com Obina, que se machucou na sexta-feira, o técnico Caio Júnior dá uma oportunidade a Diego Tardelli.\ Desfalque na primeira rodada por estar machucado, o zagueiro Fábio Luciano está de volta ao Flamengo. O capitão rubro-negro formará dupla defensiva com Ronaldo Angelim, parceria que vem desde o Brasileiro do ano passado.\

Já no Grêmio, o técnico Celso Roth não esconde que ficou satisfeito com a atuação da equipe na estréia do Brasileiro contra o São Paulo. Tanto que o treinador não fará mudanças para tentar a segunda vitória seguida na competição. Entretanto, o comandante alerta que o time ainda não está no nível ideal.

“O campeonato está no início. Temos que acertar muita coisa e corrigindo vamos seguir nosso caminho”, ressaltou.

Autor do gol da vitória sobre o São Paulo, o zagueiro Pereira alerta seus companheiros para a necessidade de a equipe fazer o dever de casa. “Por se tratar de uma competição por pontos corridos temos que seguir somando, principalmente quando jogarmos dentro de casa. Mas o nosso elenco sabe onde pode chegar e temos que vencer no Olímpico”, acredita o jogador.

Flamengo deve definir com Dininho até segunda\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A diretoria do Flamengo deixou para a próxima segunda-feira uma reunião que decidirá se o zagueiro Dininho será ou não contratado. O jogador já foi liberado pelo Palmeiras para negociar com outros clubes, mas o principal entrave rubro-negro está no salário – cerca de R$ 120 mil, equivalente ao que Dininho recebia no Palmeiras.\ O Flamengo já conta com, pelo menos cinco zagueiros, no elenco profissional: Ronaldo Angelim, Fábio Luciano, Leonardo, Rodrigo Arroz e Thiago Salles. E ao mesmo tempo em que pode reforçar sua defesa, o Flamengo se mobiliza para melhorar as finanças, abaladas após a eliminação na Copa Libertadores.\

O Rubro-Negro vendeu o atacante Pedro Beda, dos juniores, a um clube ligado ao empresário J. Hawilla. A negociação rendeu cerca de R$ 1,2 milhão ao Flamengo. Pedro deverá ser repassado a alguma equipe da Europa.

O Flamengo também espera por uma nova injeção de dinheiro em breve. Isto porque o clube deverá receber uma quantia referente a transferência do meia Felipe Melo, do Almería-ESP para a Fiorentina-ITA. Felipe foi revelado pelo Fla no início da década.

PELÉNET

Obina desfalca o Flamengo contra o Grêmio\ Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo sofreu uma baixa inesperada nesta sexta-feira. Durante o treinamento, na Gávea, Obina acabou sofrendo uma torção no tornozelo direito. O atacante foi examinado e vetado pelo departamento médico rubro-negro para a partida contra o Grêmio, domingo, às 16h, no Olímpico, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Obina é atendido durante treino do Fla; atacante será baixa contra o Grêmio no Sul\ CAIO JR. APOSTA EM TIME NO 3-5-2\ FOTOS DOS TREINOS PELO PAÍS\ Sem Obina, Caio Júnior decidiu pela entrada de Diego Tardelli ao lado de Marcinho. Na quinta-feira, o treinador do Flamengo já tinha perdido Souza, também machucado.\

"Lamento o problema do Obina, mas acho que o Diego Tardelli merece. Vamos ver como ele vai se comportar na partida contra o Grêmio", destacou Caio Júnior.

O goleiro Bruno, com dores nas costas, ficou de fora da movimentação. Porém, o camisa 1 deve jogar normalmente. A única dúvida está no esquema: 3-5-2 ou 4-4-2. Com três zagueiros, Leonardo entra na vaga do meia Toró.

"Testei com três zagueiros. Na verdade, o Flamengo já jogava assim com o Jailton. Está é a minha dúvida. O Leonardo aumenta a estatura da equipe", avisou o comandante rubro-negro.

Sendo assim, o Flamengo pode pegar o Grêmio desta maneira: Bruno, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Leonardo (Toró); Leonardo Moura, Jailton, Ibson, Kléberson e Juan; Marcinho e Diego Tardelli.

Caio Júnior confirma Flamengo no 3-5-2 para encarar o Grêmio\ Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Caio Júnior não sustentou por muito tempo a promessa de manter o time armado pelo ex-técnico Joel Santana. Com uma semana no comando, o novo treinador do Flamengo abandonou o clássico esquema 4-4-2 e irá adotar o 3-5-2 para o jogo contra o Grêmio, domingo, às 16h, no Olímpico, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Desta maneira, o volante Toró, titular absoluto com Joel, foi sacado da equipe para a entrada do zagueiro Leonardo, que formará o trio defensivo ao lado de Ronaldo Angelim e do capitão Fábio Luciano.

Na frente, Marcinho, que já vinha atuando, e Diego Tardelli serão os responsáveis pelos gols rubro-negros. O titular Souza e a primeira opção para substituí-lo, Obina, estão lesionados e foram vetados pelo departamento médico.

O Rubro-Negro irá atuar com: Bruno, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Leonardo; Leonardo Moura, Jailton, Ibson, Kléberson e Juan; Marcinho e Diego Tardelli.

Apesar da mudança de técnico, Marcinho segue "intocável" no Fla\ Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Caio Júnior está no Flamengo há quase duas semanas. Neste período, o treinador já testou o 3-5-2 no lugar do tradicional 4-4-2, além de acenar com a possibilidade de substituir alguns jogadores. Porém, independentemente de qualquer mudança, um atleta segue intocável: o apoiador Marcinho.

"O Caio Júnior sabe que não pode fazer mudanças bruscas na equipe. O time está entrosado e ele só está colocando as peças de sua preferência. É bom saber que tenho a sua confiança. Isso me deixa mais tranqüilo para jogar", destacou.

Artilheiro do Flamengo na temporada, com 11 gols, Marcinho deverá ter a companhia de Obina para a partida deste domingo, contra o Grêmio, às 16h, no Olímpico, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Souza, machucado, desfalca o Rubro-Negro. Diego Tardelli tem chances remotas de ser o titular.

"Com o Obina, não mudaremos nossa forma de atuar. Ele é um jogador de área e faz papel de pivô. Já com o Diego Tardelli, ganhamos um jogador de velocidade nos contra-ataques", avaliou Marcinho.

Caso Caio Júnior opte pelo esquema 3-5-2, o meia Toró sai para a entrada do zagueiro Leonardo. O goleiro Bruno, que se machucou no treinamento de quinta-feira, na Gávea, passou a ver dúvida.

Com algumas indefinições. O Flamengo pode pegar o Grêmio desta maneira: Bruno (Diego), Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Leonardo (Toró); Leonardo Moura, Jailton, Ibson, Kléberson e Juan; Marcinho e Obina (Diego Tardelli).

]

Bruno: "A derrota para o América-MEX ainda dói no peito"\ Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Nove dias após a traumática eliminação do Flamengo nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, Bruno enfim desabafou. Ainda abatido e sem entender a inesperada derrota por 3 a 0 para o América-MEX, em pleno Maracanã, o goleiro não encontrou palavras para expressar seu sentimento diante do ocorrido. Contudo, espera que o time tire deste episódio lições para o futuro.

"Não vou tentar explicar, pois é algo inexplicável. Essa é a verdade. A gente tem que amadurecer com isso. São páginas viradas, mas fica marcado. Ainda dói no peito", admitiu o camisa 1 da Gávea.

Com o precoce adeus à competição continental, resta ao Flamengo voltar suas forças para o Campeonato Brasileiro, título que a torcida rubro-negro não comemora há muitos anos.

"Desde 1992 que o clube não ganha um Brasileiro. Temos essa competição pela frente e precisamos ir bem. O futebol nos dá a oportunidade de todo dia dar a volta por cima. E é nisso que temos de pensar", disse.

O Flamengo estreou no Nacional domingo, vencendo o Santos por 3 a 1, no Maracanã. Na segunda rodada, o adversário será o Grêmio, domingo, às 16h, no Olímpico.

Roth prevê dificuldade: "Flamengo joga melhor futebol do Brasil"\ Do UOL Esporte\ Em Porto Alegre\

O treinador do Grêmio, Celso Roth, prevê um jogo muito difícil contra o Flamengo, neste domingo à tarde, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O motivo para a preocupação ele deixa bem claro: "O Flamengo joga o melhor futebol do Brasil no momento".

Roth rasgou elogios para o adversário\ LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO\ LEIA MAIS SOBRE O BRASILEIRO 2008\ Segundo Roth, que já definiu seu time com a mesma formação da partida de estréia, vitória sobre o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi, o time carioca "pratica um futebol moderno, com todo mundo marcando e jogadores habilidosos e rápidos".\

Ao despejar elogios para o adversário de domingo no Olímpico, o técnico gremista se lembrou até de justificar o fracasso na Libertadores da América. "Infelizmente o Flamengo teve um tropeço num jogo que considerou como se já estivesse ganho, mas fez um belo campeonato carioca, com muitas alternativas, um time equilibrado".

Para encarar uma equipe que considera tão qualificada, Roth trabalhou no coletivo desta sexta-feira uma formação mais defensiva. Ao final do treinamento ele sacou o centroavante Perea e incluiu o volante Makelele, embora tenha deixado claro que foi apenas um teste para uma questão de necessidade. "É uma opção de time com mais gente no meio de campo, com o Makelele pelo lado direito, o Rafael - Carioca - pela esquerda e o Roger mais centralizado, para facilitar sua criação, o que não significa que o Roger atuará mais avançado", explicou o técnico.

O time, não esconde Celso Roth, terá Victor; Léo, Pereira e Réver; Paulo Sérgio, Eduardo Costa, Rafael Carioca, Roger e Hélder; Soares e Perea.

GLOBOESPORTE

Após boas estréias, Grêmio e Flamengo se enfrentam no Olímpico

Diego Tardelli ganha chance como titular no Rubro-negro. Celso Roth tenta conquistar a torcida gremista

Flamengo e Grêmio passaram por momentos difíceis nas últimas semanas. O Tricolor foi eliminado da Copa do Brasil e nem disputou a final do Campeonato Gaúcho. O Rubro-negro caiu no Maracanã e deu adeus à Taça Libertadores ao perder para o América-MEX. Mas os dois clubes começaram bem o Campeonato Brasileiro. Na estréia venceram o Santos e o São Paulo, respectivamente. Neste domingo, às 16h, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, os rivais esperam manter a caminhada por uma nova fase e a liderança da competição.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real. A Rede Globo transmite ao vivo o jogo para a rede.

A partida será especial para o Flamengo, que completa 950 partidas no Campeonato Brasileiro. Mas o time carioca tem problemas. Souza e Obina estão machucados e não jogam. Com isso, o caminho ficou aberto para Diego Tardelli. O atacante, que foi muito importante na conquista do título do Campeonato Carioca, ganha uma chance como titular ao lado de Marcinho.

- Tenho boas memórias do sul. No ano passado, quando estava no São Paulo, marquei um dos gols da vitória sobre o Grêmio. Foi o início da arrancada para o título - lembrou Diego Tardelli.

Caio Júnior resolveu mudar o esquema tático do Flamengo por causa do forte jogo aéreo do Grêmio. Com isso, Toró perdeu a vaga para o zagueiro Leonardo. E o time vai jogar no 3-5-2.

- Já jogávamos assim. A diferença agora é que teremos três zagueiros de ofício e não um volante (Jaílton) fazendo o papel. É uma mudança que resolvi fazer para esta partida porque o Grêmio tem três zagueiros com 1,90m e sabe explorar muito bem isso - disse o treinador rubro-negro.

Assim que acabou o jogo contra o São Paulo, com vitória de 1 a 0 no Morumbi, Celso Roth afastou o pescoço da guilhotina. Em caso de insucesso, ele seria demitido. Com o bom resultado, foi prestigiado, mas sua situação ainda não é de conforto absoluto. Boa parte da torcida não engole o treinador. A reação da galera poderá ser medida neste domingo, no primeiro jogo no Olímpico desde as eliminações no Campeonato Gaúcho e na Copa do Brasil. E é justamente a partida contra o time que, para Roth, joga o melhor futebol no Brasil atualmente.

- O Flamengo vem muito bem desde o ano passado. E agora agregou qualidade. Tem jogadores habilidosos e rápidos. Tenho a impressão de que é o time que joga o melhor futebol neste momento no Brasil, talvez junto com o Cruzeiro. É um futebol moderno, com todos marcando e saindo para jogar - afirma Roth.

O time não tem problemas para o jogo contra o Flamengo. A tendência é de manutenção da formação que bateu o São Paulo, mas com uma possível modificação na dinâmica. Roth disse que, com as mesmas peças do Morumbi, pode tornar o time mais ofensivo. É a mudança no 3-5-2 para o 4-4-2. Réver migra da zaga para a função de volante, ao lado de Eduardo Costa. Assim, o garoto Rafael Carioca, de boa saída de bola, ganha maior liberdade e vira um auxiliar de Roger na criação para os atacantes Soares e Perea. Porém, é uma variação mais provável para o decorrer do duelo. O time deve mesmo ir a campo com três zagueiros fixos atrás. O líbero é Pereira.

A diretoria tricolor aposta em estádio lotado contra o Rubro-Negro. Os dirigentes acreditam que a eliminação do Inter na Copa do Brasil possa animar os tricolores. A expectativa é de cerca de 40 mil torcedores no estádio.

Caio Júnior: 'O Tardelli merecia uma chance'

Treinador quer ver o rendimento do atacante como titular

Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Diego Tardelli terá chance como titular

Após ser um dos responsáveis pela conquista do Campeonato Carioca na final contra o Botafogo, Diego Tardelli vai ganhar uma chance como titular neste domingo, contra o Grêmio, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante foi confirmado como titular ao lado de Marcinho pelo técnico Caio Júnior. Tardelli tem 20 jogos pelo Flamengo nesta temporada e marcou seis gols.

- O Diego Tardelli merecia uma chance como titular. E abriu uma brecha com o problema do Souza. Tenho acompanhado o rendimento dele e agora vamos ver como ele vai se comportar entrando desde o início na partida.

Caio Júnior está animado e demonstra muita expectativa com a atuação da dupla Marcinho-Diego Tardelli na partida contra o Grêmio.

- Com os dois a equipe vai ficar mais leve e rápida no ataque. Será um jogo muito complicado, com estádio cheio e muita pressão. Mas esta velocidade no ataque pode fazer a diferença e nos dar a vitória. Eles têm tudo para fazer uma boa dupla.

Tardelli entra no time favorecido pela lesão de Souza, que nem viajou para Porto Alegre. Além disso, Obina também se machucou no treino desta sexta-feira e foi vetado pelo departamento médico.

Leonardo: 'Faz um tempo que não saio para a caça'

Zagueiro vai sair mais da defesa para combater os adversários

Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Fábio Luciano atuará como líbero no Fla

O zagueiro Leonardo usou um termo curioso ao comentar a função tática que terá em campo com a escalação de três zagueiros no jogo contra o Grêmio, no domingo, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Como Fábio Luciano vai jogar como líbero, Leonardo vai sair mais um pouco atrás dos atacantes gremistas.

- No Goiás jogamos muito com três zagueiros. Mas depois que sai de lá não joguei tanto assim. Faz um tempo que não saio para a caça, mas acho que não terá muito problema. O Fábio Luciano é um jogador que dispensa comentários e a experiência dele vai nos ajudar muito - diz.

Leonardo foi contratado este ano pelo Flamengo. Veio do Goiás, onde foi campeão estadual em 2006. Fez até agora seis jogos pelo clube. No domingo, o zagueiro vai ficar de olho também nos cruzamentos para a área.

- A jogada de bola alta deles é muito forte. Por isso precisamos ficar atentos. O Flamengo normalmente não joga com três zagueiros de ofício, mas taticamente é parecido já que o Jaílton faz sempre essa função. Não teremos problemas.

Após baixo rendimento longe do Rio em 2007, Fla quer incomodar como visitante

Time só venceu três jogos fora de casa no Brasileiro no ano passado

Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Caio Junior quer o Fla bem fora de casa

O Flamengo terminou o Campeonato Brasileiro do ano passado em terceiro lugar. Mas venceu apenas três jogos fora de casa: Goiás, Paraná e América-RN. Por isso, para brigar pelo título neste ano, os jogadores sabem que o time não pode ser temido apenas no Maracanã. Precisa fazer bonito, também, longe de casa.

O primeiro desafio será neste domingo, às 16h, contra o Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Com a vitória sobre o Santos na primeira rodada, o Flamengo está entre os líderes da competição.

- No Brasileiro, é importante somar pontos fora de casa. Vamos para vencer, mas um empate também é um bom resultado. Só não podemos perder - disse o goleiro Bruno.

Em 2006, quando dirigiu o Paraná Clube, o técnico Caio Júnior conseguiu seis vitórias fora de casa e levou o clube paranaense para a Taça Libertadores. Para repetir o bom rendimento nos jogos fora de casa, o comandante rubro-negro vai escalar o time conforme as características do adversário nas partidas longe do Rio de Janeiro.

Contra o Grêmio, por exemplo, Caio Júnior decidiu barrar o meia Toró e colocar Leonardo no time. Com isso, o time ganha estatura para combater o forte jogo aéreo do Grêmio. Além disso, quer explorar a velocidade de Diego Tardelli e Marcinho no ataque.

- Com o Paraná em 2006 ganhei muitos jogos fora de casa. Por isso, vamos explorar a velocidade. Temos também que atacar os adversários. É uma obrigação do treinador conhecer os adversários e mudar o time conforme os jogos. É preciso ter uma base, mas também fazer uma ou outra mudança dependendo de quem a gente vai enfrentar - disse Caio Júnior.

Para o zagueiro Leonardo, que ganhou uma chance no time mesmo após a volta de Fábio Luciano, não adianta apenas pensar no empate nos jogos fora de casa.

- Em um campeonato de pontos corridos todo jogo é uma decisão. E vencer fora é muito importante. Vencemos em casa na estréia e agora temos que dar seqüência para ter um bom início. Não adianta ir jogar fora do Rio pensando só no empate. Tem que ir para vencer - disse o zagueiro Leonardo, confirmado no time no lugar de Toró.

Souza volta a treinar com bola na segunda

Atacante está praticamente recuperado da lesão no tendão do pé direito

Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Souza fez apenas seis gols nesta temporada

Souza está praticamente livre das dores no tendão do pé direito que o tiraram da partida contra o Grêmio, neste domingo, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. O atacante não seguiu com a delegação e ficou no Rio de Janeiro fazendo tratamento. A expectativa é que ele volte a treinar com bola na próxima segunda-feira.

Sem marcar há oito jogos, Souza voltará a ficar a disposição do técnico Caio Júnior para a partida contra o Internacional, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o comandante rubro-negro não garante a escalação do atacante. Prefere esperar para ver o rendimento de Diego Tardelli contra o Grêmio.

Souza, que chegou ao Flamengo no início da temporada passada, tem seis gols em 2008. Mas não balança a rede desde o dia 22 de março, quando fez um dos gols da vitória sobre o Cabofriense, pelo Campeonato Carioca.

Luxemburgo pretende ser presidente do Flamengo após encerrar a carreira

Treinador do Palmeiras afirma que é sócio-proprietário do Rubro-Negro, torcedor e admirador do clube onde foi revelado para o futebol

Luiz Ademar Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo

Vanderlei Luxemburgo já tem em mente o que pretende fazer assim que encerrar a carreira de treinador. Em princípio, o comandante do Palmeiras, que tem 56 anos, avisa que vai exercer a função somente até os 60 anos. Mas se conseguir colocar em prática o plano de voltar a trabalhar na seleção brasileira, ele esticará no cargo até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Em seguida, a sua intenção é disputar o cargo de presidente do Flamengo (assista ao vídeo).

- Não me vejo trabalhando como treinador depois dos 60 anos. A não ser que eu assuma a seleção brasileira e trabalhe até a Copa de 2014, no Brasil. Mas não pretendo abandonar o futebol. Se parar, tenho certeza que morro do coração. Quero continuar no meio, mas fazendo outras atividades. E entre os meus objetivos está concorrer ao cargo de presidente do Flamengo – afirma Luxemburgo.

O treinador do Palmeiras não esconde que é torcedor rubro-negro. Ele acompanha todos os passos do clube, troca idéias com ex-jogadores e mantém contato com os atuais e os antigos dirigentes. Luxemburgo também paga rigorosamente em dia a mensalidade de sócio e futuramente espera disputar o cargo de presidente.

- Todo mundo sabe que sou flamenguista. Quando encerrar a carreira de treinador, eu pretendo disputar a presidência do clube. Sou sócio-proprietário e tenho o direito de postular o cargo – explica o comandante alviverde.

Admiração por Beckenbauer

Luxemburgo admira o amor do alemão Franz Beckenbauer pelo Bayern de Munique. Depois de defender o time do coração, ele encerrou a carreira e assumiu a presidência do clube. E o treinador do Palmeiras espera fazer o mesmo no Flamengo.

- O Beckenbauer é um exemplo no Bayern de Munique. Também fiquei muito feliz em ver o Platini no Comando da Uefa. São ex-jogadores que estão fazendo algo pelo futebol. Espero fazer o mesmo pelo Flamengo – ressalta Luxemburgo.

Mas se não conseguir nas urnas a presidência do Flamengo, Luxemburgo tem em mente outra função dentro do futebol. Assim como faz o empresário uruguaio Juan Figer, que é dono do Clube Atlético Rentista, do Uruguai, pelo qual contrata diversos jogadores e os repassa para outras equipes, o treinador do Palmeiras acredita que pode fazer o mesmo.

- Todo mundo não fala que eu ganho dinheiro intermediando negociações de jogadores? Não provaram nada na CPI, mas até hoje os boatos maldosos prosseguem. Mas quando eu encerrar a carreira de treinador, eu posso comprar um clube, adquirir os direitos federativos de vários atletas e colocá-los em clubes dentro e fora do Brasil. Outra possibilidade é abrir uma consultoria esportiva – diz Luxemburgo.

Bruno: 'Vou jogar, não é nada grave'

Goleiro garante presença no time no domingo contra o Grêmio

Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Bruno acredita que enfrentará o Grêmio

Bruno não treinou nesta sexta-feira por causa de dores lombares. O goleiro ficou na sala de fisioterapia. É provável que ele também seja poupado neste sábado, em Porto Alegre, do último treino do time antes do jogo contra o Grêmio.

Mas Bruno garante que vai estar em campo no domingo para a partida no estádio Olímpico. Se ele não tiver condições, Diego assume a camisa 1.

- Vou jogar, sim. Senti apenas uma dor, mas não é nada de grave - disse.

O Flamengo estreou bem no Campeonato Brasileiro com uma vitória por 3 a 1 sobre o Santos, no Maracanã. Para o duelo contra o Grêmio, o técnico Caio Júnior optou pela escalação de Leonardo na defesa ao lado de Ronaldo Angelim e Fábio Luciano. Com isso, Toró sai do time.

- Gosto de jogar no esquema com três zagueiros. É uma maneira para enfrentar o Grêmio no Olímpico, já que eles são fortes na bola alta. Temos tudo para fazermos uma grande partida.

Maxi Biancucchi ganha chance e viaja para Porto Alegre

Jogador argentino fica no banco de reservas contra o Grêmio

Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Com a lesão de Obina durante o treino desta sexta-feira, na Gávea, o atacante argentino Maxi Biancucchi ganhou uma chance e foi convocado para a partida contra o Grêmio, no próximo domingo, às 16h, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Maxi estava fora da partida, mas acabou sendo chamado para a viagem. Obina foi vetado para a partida e Souza ainda se recupera de uma lesão. Com isso, o atacante teve que deixar rapidamente o clube e ir até em casa arrumar a mala para viajar com o grupo. Diego Tardelli e Marcinho serão os titulares.

Maxi, de 23 anos, está no Flamengo desde o julho do ano passado. Fez 29 jogos e tem três gols pelo clube.

Após boas estréias, Grêmio e Flamengo se enfrentam no estádio Olímpico

Diego Tardelli ganha chance como titular no Rubro-Negro. Celso Roth tenta conquistar a torcida gremista

Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Flamengo e Grêmio passaram por momentos difíceis nas últimas semanas. O Tricolor foi eliminado da Copa do Brasil e nem disputou a final do Campeonato Gaúcho. O Rubro-Negro caiu no Maracanã e deu adeus à Taça Libertadores ao perder para o América-MEX. Mas os dois clubes começaram bem o Campeonato Brasileiro. Na estréia venceram o Santos e o São Paulo, respectivamente. Neste domingo, às 16h, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, os rivais esperam manter a caminhada por uma nova fase e a liderança da competição.

Marcinho e Diego Tardelli vão formar o ataque do Flamengo no jogo deste domingo

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real. A Rede Globo transmite ao vivo o jogo para a rede.

A partida será especial para o Flamengo, que completa 950 partidas no Campeonato Brasileiro. Mas o time carioca tem problemas. Souza e Obina estão machucados e não jogam. Com isso, o caminho ficou aberto para Diego Tardelli. O atacante, que foi muito importante na conquista do título do Campeonato Carioca, ganha uma chance como titular ao lado de Marcinho.

- Tenho boas memórias do Sul. No ano passado, quando estava no São Paulo, marquei um dos gols da vitória sobre o Grêmio. Foi o início da arrancada para o título - lembrou Diego Tardelli.

Caio Júnior resolveu mudar o esquema tático do Flamengo por causa do forte jogo aéreo do Grêmio. Com isso, Toró perdeu a vaga para o zagueiro Leonardo. E o time vai jogar no 3-5-2.

- Já jogávamos assim. A diferença agora é que teremos três zagueiros de ofício e não um volante (Jaílton) fazendo o papel. É uma mudança que resolvi fazer para esta partida porque o Grêmio tem três zagueiros com 1,90m e sabe explorar muito bem isso - disse o treinador rubro-negro.

Grêmio com força total

Roth (costas) orienta atletas do Grêmio para o duelo contra o time que 'joga o melhor futebol no momento'

Assim que acabou o jogo contra o São Paulo, com vitória de 1 a 0 no Morumbi, Celso Roth afastou o pescoço da guilhotina. Em caso de insucesso, ele seria demitido. Com o bom resultado, foi prestigiado, mas sua situação ainda não é de conforto absoluto. Boa parte da torcida não engole o treinador. A reação da galera poderá ser medida neste domingo, no primeiro jogo no Olímpico desde as eliminações no Campeonato Gaúcho e na Copa do Brasil. E é justamente a partida contra o time que, para Roth, joga o melhor futebol no Brasil atualmente.

- O Flamengo vem muito bem desde o ano passado. E agora agregou qualidade. Tem jogadores habilidosos e rápidos. Tenho a impressão de que é o time que joga o melhor futebol neste momento no Brasil, talvez junto com o Cruzeiro. É um futebol moderno, com todos marcando e saindo para jogar - afirma Roth.

O time não tem problemas para o jogo contra o Flamengo. A tendência é de manutenção da formação que bateu o São Paulo, mas com uma possível modificação na dinâmica. Roth disse que, com as mesmas peças do Morumbi, pode tornar o time mais ofensivo. É a mudança no 3-5-2 para o 4-4-2. Réver migra da zaga para a função de volante, ao lado de Eduardo Costa. Assim, o garoto Rafael Carioca, de boa saída de bola, ganha maior liberdade e vira um auxiliar de Roger na criação para os atacantes Soares e Perea. Porém, é uma variação mais provável para o decorrer do duelo. O time deve mesmo ir a campo com três zagueiros fixos atrás. O líbero é Pereira.

A diretoria tricolor aposta em estádio lotado contra o Rubro-Negro. Os dirigentes acreditam que a eliminação do Inter na Copa do Brasil possa animar os tricolores. A expectativa é de cerca de 40 mil torcedores no estádio.

LANCE

Comendo pelas beiradas, Marcinho é o 10 da Gávea

De coadjuvante no início do ano, atacante agora é destaque do Fla

LANCEPRESS!

As passagens por Cruzeiro e Atlético-MG fazem com que a maioria pense que ele é mineiro. E este pensamento faz sentido. Afinal, é se utilizando de um jeito mineirinho de ser que o paulista Marcinho, da cidade de Irapuã, vem conquistando seu espaço no Flamengo. Sem alvoroço em torno de seu nome, ele vem comprovando o seu valor dentro de campo, com um futebol surpreendente e goleador.

Há pouco mais de quatro meses na Gávea, Marcinho tem tido destaque maior do que Ibson, Kleberson e Jônatas – todos considerados jogadores de nível de Seleção Brasileira. Apoiador de origem, Marcinho tem sobressaído mais ainda pelos gols (é o artilheiro do Flamengo na temporada, com 11).

Muito badalado quando atuava no Atlético Mineiro por ser o cérebro do meio-de-campo, Marcinho admite que o leque de opções maior do elenco rubro-negro faz com que os espaços aumentem para ele, já que outros jogadores também precisam de vigia dos adversários a todo tempo.

– O grupo do Flamengo é para poucos no Brasil. Nós temos um elenco de qualidade. No Atlético, não tínhamos um banco forte. Tenho tidomuita liberdade e acho que tenho aproveitado da melhor maneira, que é fazendo gols – disse.

Curtindo a boa fase, seguramente a melhor de sua carreira, Marcinho não esquece de ressaltar o bom trabalho de seus companheiros, que têm contribuído para o seu sucesso pelo Flamengo: – Se eu estou com muitos gols é porque eles vêm fazendo um excelente papel. O Souza não tem feito gols, mas ajudamuito o time. Ele segura dois ou três zagueiros e eu acabo ficando livre. O Obina e o Tardelli também têm sido fundamentais.

Obina sai machucado e 'facilita' a vida de Caio

Atacante sofre torção no tornozelo direito e não enfrenta o Grêmio. Flamengo pode contar com Bruno

Obina está fora do jogo contra o Grêmio (Crédito: Cleber Mendes)

LANCEPRESS!\ Se Caio Júnior tinha alguma dúvida sobre o substituto de Souza no ataque ela acabou nesta sexta-feira. Obina saiu machucado e está vetado para a partida deste domingo contra o Grêmio, em Porto Alegre. O atacante já vinha treinando entre os reservas, com Diego Tardelli entre os titulares, quando teve uma torção no tornozelo direito.\

Além de Obina, Souza também está fora do jogo contra o Grêmio. O atacante ainda se recupera de dores no pé direito. Em compensação, Bruno, que fez fisioterapia nesta sexta, viaja a Porto Alegre e deverá jogar.

Bruno 'se escala' para jogo contra o Grêmio

Goleiro fez fisioterapia nesta sexta-feira e não treinou com o grupo

LANCEPRESS!\ Bruno, que nesta sexta-feira fez fisioterapia por causa de uma lombalgia e não treinou, tratou de garantir sua escalação contra o Grêmio ao dar entrevista. Ele também explicou que será melhor não participar da movimentação de sábado em Porto Alegre, no CT do Internacional.\

– Estiquei demais para defender uma bola (no treino de anteontem), mas não é nada de grave e não vai me tirar do jogo. O ideal é ser poupado treino de hoje para não forçar e poder ir para o jogo – afirmou.

O treinador já dizia que contava com o jogador, mas dava 90% de chances de o goleiro atuar.

radio l! - Estou contando com Bruno. Ele teve uma lesão msucular, que o tirou do treino de hoje, mas ainda tem tempo para se recuperar - afirmou Caio Júnior.

Com a ausência de Bruno ontem, quem defendeu o gol dos titulares foi Diego. Bruno garantiu que Caio Júnior o autorizou a cobrar faltas.

Escalação do Fla dependerá de adversário

Contra Grêmio, time terá três zagueiros pare evitar jogada aérea\ LANCEPRESS!\

A opção de Caio Júnior de optar por três zagueiros contra o Grêmio, no Olímpico, não quer dizer que o Flamengo terá sempre esta formação. Segundo o treinador, a escalação do time vai depender do adversário, mas sem moificar a orma d ejogar.

Contra o Grêmio, a principal preocupação de Caio Júnior é com as jogadas aéreas. Por isso o treinador optou por colocar mais um zagueiro (Leonardo) e sacar Toró.

- No futebol atual, é necessário conhecer o adversário para montar a equipe de melhor forma possível. Mas não posso mudar suas características. Cada jogo é uma história. O adversário estréia em casa e temos que ter um esquema que funcione e achei interessante ter três zagueiros de origem. Aumentamos a estatura da defesa e damos velocidade ao ataque - afirmou Caio Júnior, se referino à nova dupla de ataque Marcinho/Diego Tardelli.

- A velocidade desta dupla pode ser interessante.

Fla treina no 3-5-2 e com Diego Tardelli no ataque

Caio Júnior começa a dar sua cara à equipe. Ele opta por Leonardo no lugar de Toró. Bruno faz fisioterapia

Leonardo pode continuar como titular do Flamengo (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

LANCEPRESS!

O Flamengo poderá ter novo esquema contra o Grêmio, no domingo, em Porto Alegre. Caio Júnior treinou a equipe titular com três zagueiros, com Leonardo no lugar de Toró e Diego Tardelli ao lado de Marcinho no ataque. No gol, Diego substituiu Bruno.

O time titular treinou sozinho com 3/4 de campo enquanto os reservas participaram de um recreativo. Caio júnior priorizou a saída de bola ao ataque com o novo esquema, mas treinou jogadas de bolas parada. Sem defesa, Diego foi bombardeado.

Souza, com dores no pé direito, fez um trabalho físico à parte. Já Bruno, com uma lombalgia, não chegou a entrar em campo e ficou fazendo fisioterapia no clube.

Os titulares fora formados por: Diego, Fábio Luciano, Leonardo e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Jaílton, Ibson, Kleberson e Juan; Marcinho e Diego Tardelli.

Fla terá três mudanças em relação à estréia

Fábio Luciano volta, esquema muda e Tardelli ganha chance no time\ LANCEPRESS!\

Em relação ao time do Flamengo que estreou no Campeonato Brasileiro contra o Santos, Caio Júnior fez três alterações para o duelo contra o Grêmio. Na zaga, Fábio Luciano volta ao time após lesão na coxa direita e Leonardo segue no lugar de Toró, mudando o esquema para o 3-5-2. No ataque, Diego Tardelli substituiu Souza, recuperando-se de dores no pé direito.

- Testei algumas formações. Primeiro com Obina, depois Tardelli e com três zagueiros. Tardelli merece umaa chance e a lesão de Souza abriu uma brecha - afirmou Caio Júnior, que não vê problemas na formação com trêz zagueiros:

- Na verdade, o Fla vem jogando nesse esquema, mas com Jaílton fazendo a função. O Grêmio é um time alto e muito forte pelo alto. A bola parada pode ser decisiva neste jogo e por isso optei pelo Leonardo. Jaílton terá outro posicionamento.

O time será formado por: Bruno, Leonardo, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Jaílton, Ibson, Kleberson e Juan; Marcinho e Diego Tardelli.