O GLOBO
Com as peças da casa, Caio dá seu toque ao Fla
Atrás de um armador, técnico traz Erick Flores dos juniores. Clube adia decisão sobre Dininho
O estilo Caio Júnior de comandar já desperta simpatia na Gávea. Em especial, porque não chegou com o discurso de que era preciso impor mudanças radicais. Com as peças que o Flamengo tem e sem grandes exigências de contratações, Caio faz minucioso trabalho de avaliação. Nos treinos, mudou funções de Toró e Kleberson, por exemplo. Diz estar satisfeito com os volantes e atacantes do grupo mas, na busca por um armador, irá receber na próxima semana Erick Flores, de 19 anos, dos juniores.
Para Caio, um meia capaz de armar o time e com passe preciso, talvez o que seja a deficiência do elenco. Coube ao vice de futebol, Kleber Leite, indicar Erick Flores ao treinador. Um caso semelhante ao de Renato Augusto. Erick, que se recupera de cirurgia na mão, vai se apresentar no ambiente dos profissionais na segunda-feira.
Souza está vetado e Bruno também preocupa
No treino de ontem, Caio Júnior reforçou a tendência de usar Toró mais recuado, como volante, e Kleberson um pouco mais à frete do que na época de Joel Santana. Depois, testou Leonardo como titular, usando três zagueiros de origem. A diretoria anunciou ontem que a definição da possível contratação de Dininho, do Palmeiras, ficou para segunda-feira.
Caio Júnior tem problemas imediatos. O goleiro Bruno, com dor lombar, preocupa. Já Souza, com dor no tendão-de-aquiles, não enfrenta o Grêmio, domingo, em Porto Alegre. Ontem, Caio disse que a tendência é escalar Obina, o que não alteraria a característica do time. Mas no treino tático, usou Diego Tardelli ao lado de Marcinho.
Tardelli vê a chance de viver um novo tempo na Gávea. Ele lamentou ter tido poucas chances com Joel Santana.
- Todo jogador precisa de ritmo. Com Joel, não tive tantas chances. Não o critico. Ele tinha o grupo formado quando eu cheguei. Nem comparo treinadores, mas com Caio espero uma vida nova. O trabalho dele é diferenciado - disse Tardelli.
Vida nova também espera o atacante Éder, que veio do Guarani em janeiro e ganhou mais três meses para ser avaliado.
Ontem, dirigentes do Goiás ameaçaram cobrar de Caio Júnior o valor da multa rescisória do contrato que ele tinha com seu ex-clube. Segundo eles, o valor é de R$450 mil.
Chupeta para basquete deixar de chorar
CBB surpreende e anuncia técnico do Flamengo no comando da seleção no Sul-Americano
Legenda da foto: PAULO CHUPETA sorri junto a uma bola de basquete. Dirigir seleção era um antigo sonho do treinador
Claudio Nogueira
O futebol perdeu um goleiro. Há quase 40 anos, Paulo Sampaio, o Paulo Chupeta, fez a escolha de sua vida. Preferiu ser ala de basquete a ficar sob as traves. Tornou-se jogador e depois, treinador. Ontem, foi anunciado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) como técnico da seleção masculina no Sul-Americano do Chile, de 1º a 6 de julho.
Técnico do Flamengo - líder do Nacional e vice-campeão da Liga Sul-Americana - Chupeta irá trabalhar ao lado do colega de faculdade Cristiano Pereira, treinador da seleção brasileira sub-15 e das divisões de base do Vasco, e dos preparadores André Guimarães e Fábio Ganine.
Moncho Monsalve cuidará da equipe para o Pré-Olímpico
A ser anunciada hoje ou nos próximos dias, a seleção do Sul-Americano será diferente da que o espanhol Moncho Monsalve irá preparar para o Pré-Olímpico de julho, na Grécia. No evento estarão em jogo três vagas para as Olimpíadas, competição para a qual a seleção masculina se classificou pela última vez há 12 anos, em Atlanta (EUA).
- No Sul-Americano, temos uma responsabilidade muito grande, porque o Brasil tem 17 títulos e vamos lutar pelo 18º para manter essa hegemonia - afirmou Chupeta.
A base da equipe para o Sul-Americano deverá ser formada com jogadores que atuam no Brasil, ao passo que a do Pré-Olímpico terá também atletas da NBA e da Europa.
- Estamos recebendo informações sobre adversários. O Sul-Americano classifica para a Copa América de 2009, que dá a vaga no Mundial- 2010. Teremos a chance de observar vários jogadores - afirmou Chupeta.
Ele começara a carreira em 1974, quando jogava pelo Riachuelo e treinava os pré-mirins. Há sete anos trabalha no Flamengo, sendo há três no adulto, tricampeão estadual:
- Chegar à seleção é uma emoção muito grande. Todos os treinadores começam nas divisões de base e sonham com a seleção do estado ou do seu país. Havia uma especulação, e finalmente veio o convite. E fui premiado com o Cristiano como assistente.
Carioca nascido, criado e residente até hoje no Riachuelo, Chupeta conta que a aventura ao redor das cestas começou casualmente:
- Por volta de 1969, eu era goleiro. Um amigo me convidou para treinar no basquete, com o Bira Bello, mas no início achei chato, porque de início não arremessava, e me afastei. Em 1970, quando eu tinha uns 13 anos, encontrei de novo o mesmo amigo. Eu já tinha a altura de hoje, de 1,80m, e ele tornou a me chamar. Voltei e encontrei seu Zezinho Montofano, meu primeiro técnico. Acabei tomando gosto.
Bom nas bolas de longa distância, Chupeta lembra que em 1987, já pelo Tijuca, foi premiado pela Federação por ter acertado 60 bolas de três pontos - à época novidade na regra - em oito jogos.
O apelido pelo qual o técnico é conhecido surgiu aos 4 anos, quando usava chupeta:
- Um pedreiro vizinho, seu Benedito, me chamava Paulinho da Chupeta. Quando estava trabalhado no Riachuelo, me viu treinando, e disse: 'Olha o Paulinho da Chupeta!' A turma ouviu 'Paulo Chupeta', e o apelido pegou.
Segundo o presidente da CBB, Gerasime Bozikis, o Grego, a entidade quer aumentar o leque de treinadores, pois a cada ano serão dez torneios internacionais nas várias categorias da modalidade:
- Foi um reconhecimento ao seu trabalho no Flamengo, e ele está assumindo com uma gana incrível de vencer.
Bassul deve divulgar\ hoje seleção feminina\
Na seleção feminina, o técnico Paulo Bassul anuncia hoje as 12 que irão na terça-feira para o Equador, visando ao Sul-Americano, de 24 a 29 de maio. O mais provável é que, além das dez que vêm treinando no Rio, conte com Mamá e Claudinha, que jogam na Europa. Para o Pré-Olímpico (em junho, em Madri, com cinco vagas), ele tem 14 nomes dos quais vai escolher 12.
Anteontem, pelo Nacional Masculino, o Ciser/Univille/Joinville (SC) derrotou a Ulbra/Rio Claro (SP) por 86 a 79, abrindo 2 a 1 na série. Do confronto sairá o adversário do Flamengo.
Pelos playoffs da NBA, anteontem, o Boston Celtics venceu o Cleveland Cavaliers, do brasileiro Anderson Varejão, por 96 a 89, nas semifinais da Conferência Leste. O Boston tem 3 a 2 na série.
Coluna Ancelmo Gois
Tatuagem de amor
Léo Moura, o lateral do Flamengo, fez uma tatuagem de amor para a namorada, a funkeira Perla: desenhou a moça como um anjo no tornozelo
JORNAL DOS SPORTS
Fla quer se reconciliar com a torcida
Vitória sobre o Grêmio, domingo, é vista como caminho para reconquistar os torcedores
Eduardo Lacombe e Bernardo Peirão
Wallace Teixeira/JS
Os jogadores do Flamengo querem de volta a aliança com a torcida, que levou o time do rebaixamento à classificação para a Libertadores
A quebra de confiança resultada da eliminação para o América do México fez com que a torcida do Flamengo vivesse momentos amargos na última semana. Como uma amante traída, ficou não apenas frustrada mas, principalmente, decepcionada com o time que, há 10 meses, ela mesma pegou pelo braço e com muita raça, amor e paixão ajudou a levar para a Libertadores da América.
Justamente a Libertadores, que foi jogada pela janela por aqueles que a torcida acolheu. Mesmo sabedores de sua dívida, os jogadores querem novamente a ajuda da massa, para poder fechar de uma vez por todas essa ferida que, hoje, parece incurável.\ Após jogar com o Grêmio, fora de casa, o Flamengo terá quatro jogos seguidos no Maracanã. Oportunidade única para que a união, time e torcida, volte a ser como antes, e os bons tempos se reestabeleçam na Gávea. Com isso, a importância da partida contra o Grêmio, neste domingo, no Estádio Olímpico cresce ainda mais:\
"Seria muito bom para nosso time se conseguíssemos um bom resultado lá no Olímpico, para podermos ter novamente o apoio da nossa torcida. Temos quatro jogos seguidos no Maracanã e, para conseguirmos uma boa seqüência logo nesse início, a força da nossa torcida é fundamental", ressalta o técnico Caio Júnior. Ele acredita que com um bom início de campeonato, as chances de o time brigar na parte de cima da tabela são grandes.
Assim como o treinador, Marcinho também acha que uma vitória contra o Grêmio poderá devolver a confiança da torcida. Mas reconhece que vencer no Olímpico é uma tarefa difícil:
"Temos de vencer para a torcida voltar a acreditar no nosso time. Sei que vai ser um jogo muito dificil e por isso temos de entrar em campo ligados para conseguirmos um bom resultado. O Campeonato Brasileiro está começando e quem conseguir uma arrancada boa no início vai se dar bem lá no final", disse.
Para o técnico Caio Junior, a dificuldade da partida aumentou ainda mais com a vitória conquistada pelo Grêmio no último sábado contra o São Paulo, no Morumbi. Segundo ele, nem a pressão sobre o técnico Celso Roth facilitará as ações para o Flamengo. O treinador, no entanto, não tem dúvidas de que o seu time pode trazer uma vitória do Sul:
"O OIímpico vai estar lotado e certamente seremos pressionados. Mas acredito no meu grupo", disse.
Dúvidas no ataque e na defesa
Jair Motta/JS
Diego Tardelli pode ter uma oportunidade, domingo, de formar o ataque com Marcinho
Com dores no tendão do pé direito, Souza não treinou ontem e está praticamente fora da partida de domingo, contra o Grêmio, no Estádio Olímpico. Para seu lugar, o técnico Caio Júnior estuda duas opções: Obina ou Diego Tardelli. O primeiro, no entanto, é o favorito para a vaga.
Outra dúvida é na defesa. Caio teme a altura dos jogadores do Grêmio, principalmente o atacante Perea e os zagueiro Réver, Pereira e Léo. Com isso, é possível que ele tire Toró e escale mais um zagueiro. O cotado é Leonardo. Caio Júnior, no entanto, mantém o mistério:
"Obina treinou bem e se ele jogar a gente mantém a estrutura. Ele tem o mesmo estilo do Souza. O Tardelli não está descartado. Mas como ele é rápido, pode ser uma opção para o decorrer do jogo. Vou aproveitar os próximos treinos para testar", afirma o treinador, que ontem treinou muitas finalizações e jogadas de bola parada.
Postulante à vaga, Tardelli diz estar motivado:
"O Joel tinha o grupo formado. Eu fiz gol de título, mas não tive a seqüência que queria e como outros jogadores tiveram", afirmou o atacante, que voltou a elogiar Caio Júnior: "Os métodos de motivação dele estão bem à frente, e dentro de campo, os treinamentos são diferenciados".
Tardelli: 'Não tive a sequência que queria com Joel'
Tardelli busca titularidade no Flamengo
Sem o espaço desejado com o técnico Joel Santana, o atacante Diego Tardelli vê a chegada de Caio Junior como sinal de novos tempos para si no clube. Mesmo tendo feito o gol do título da Taça Guanabara, o jogador nunca chegou a ter o status de titular e pior, chegou a ser até terceira opção do ex-técnico para o ataque. Tardelli tem uma explicação razoável por ter sido pouco aproveitado até agora.
“O Joel tinha o grupo formado. Eu fiz gol de título, mas não tive a seqüência que queria e como outros jogadores tiveram. Agora é vida nova para todos, não apenas para mim. O Éder, por exemplo, não tinha chances com o Joel, e no primeiro coletivo com o Caio conseguiu se destacar", comentou Tardelli.
Apesar de estar esperançoso, Diego Tardelli ainda deverá ser banco na próxima partida do Flamengo, contra o Grêmio, no Olímpico, neste domingo. O ex-são-paulino encara esta partida como um primeiro desafio rumo a titularidade.
“Quando você está no banco, tem de entrar e ser a solução dos problemas. Já se for titular dá para conseguir uma seqüência. Acho que é o que falta para mim”, encerrou.
'Anjo Negro' Obina deverá ser titular contra o Grêmio
O Flamengo, que começou bem no Campeonato Brasileiro, venceu o Santos, por 3 a 1, no Maracanã, tentará somar mais três pontos, no sul do país, diante do Grêmio, no próximo domingo. O adversário gaúcho também estreou bem, ganhou do São Paulo, no Morumbi, por 1 a 0.
O técnico Caio Júnior espera um jogo difícil, com um Grêmio mais saliente do que na primeira rodada.
"Eles fizeram um bom jogo contra o São Paulo. Não sei se terão a mesma postura, daquela partida, contra nós. Acho que não, porque, agora, vão jogar em casa e sair mais para o jogo", disse o treinador à Rádio Bandeirantes.
Souza fora\ O atacante Souza não treinou nesta quinta-feira e não enfrentará o tricolor gaúcho. O camisa 9 rubro-negro está com dores no pé direito. Seu substituto deverá ser Obina, que, segundo o treinador, tem o mesmo estilo de jogo do titular.\
Chupeta comanda a Seleção
Técnico do Flamengo foi escolhido para liderar o Brasil no Sul-Americano de Basquete
Pouco mais de dois meses após a apresentação do técnico espanhol Moncho Monsalve, que irá dirigir a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico mundial, em julho, na Grécia, a Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB) anunciou na manhã de ontem o nome de Paulo Chupeta, técnico do Flamengo, para comandar a equipe brasileira no 43º Campeonato Sul-Americano, no Chile, de 1 a 6 de julho.
O novo técnico terá ainda a compania de Christiano Pereira, que será seu auxiliar técnico, além dos preparadores físicos André Guimarães e Fábio Ganime. Um comissão técnica de muita qualidade.
Paulo Teixeira Sampaio, ou simplesmente Chupeta, começou como jogadora no Riachuelo (RJ), passou ainda por Jaó (GO), Jequiá (RJ), Benfica (Portugal), Botafogo (RJ) e Tijuca TC (RJ).
Depois de alguns anos trabalhando nas categorias de base rubro-negra, chegou ao comando da equipe adulta em 2005, onde se sagrou tricampeão estadual (2005/06/07), além de vice-campeão sul-americano e semifinalista do Nacional deste ano.
Currículo
Aos 51 anos o técnico chega à seleção, comenta o bom momento e garante que vai entrar para ganhar na competição Sul-Americana.\ "Trabalhei a vida inteira para chegar até esse momento. Dirigir a Seleção Brasileira é o maior sonho de todo técnico e estou realmente muito feliz. Os fãs do basquete podem esperar um trabalho sério, dentro das minhas características de técnico disciplinador e aglutinador. A minha filosofia e do assistente técnico Christiano é entrar sempre em uma competição para ganhar e é com esse objetivo que vamos trabalhar a equipe rumo ao Sul-Americano", disse.\
Parceiro
Chupeta terá a compania de Christiano, que em 2007 foi auxiliar de José Neto (atual auxiliar de Moncho) na belíssima campanha brasileira no mundial juvenil, realizado na Sérvia, quando a seleção ficou em 4º lugar.
A equipe, que deverá ser convocada já nos próximos dias, começará a treinar já no início do próximo mês.
Pitágoras/Minas (MG) é o segundo semifinalista do 19º Campeonato Nacional de Basquete Masculino. Na terceira partida das quartas-de-final, o Pitágoras/Minas (MG) ganhou do Saldanha da Gama (ES) por 87 a 83 (42 a 37), em Vitória. Os cestinhas foram Johnson, do Minas, e Ricardo Gianecchini, do Saldanha, com 28 e 20 pontos, respectivamente. A equipe mineira fechou a série em três a zero e aguarda o ganhador do confronto entre Uberlândia e Universo. Na série que definirá o adversário do Flamengo, o Joinville venceu o Rio Claro e abriu 2 a 1 na melhor de cinco.
Eduardo Lacombe
O Vermelho e o Negro
A Fênix rubro-negra
Eduardo Lacombe lacombe@jsports.com.br
Mal cheguei ao jornal, na tarde de quarta-feira, e um vascaíno perguntou se naquele dia celebrava-se a missa de sétimo dia pela morte do Flamengo na Copa Libertadores. Os deuses - todos os deuses! - inspiraram-me. Respondi de primeira: “Não, hoje se celebra a missa de mês pela morte do Vasco no Campeonato Carioca”. O vascaíno recolheu-se e a história morreu aí. Ou melhor, teria morrido se, nas resenhas da TV, o assunto não voltasse a ser discutido, embora de forma diversa: “Será que o Flamengo já esqueceu o trauma do América do México?” Eu pensei com meus botões: ora, como esquecer se as pessoas - rubro-negras ou não - não param de falar nisso?
Acho que é hora de esquecermos o vexame deste ano. Outra coisa: não foi este o maior vexame do Flamengo em seus quase 113 anos de vida. Esses, os vexames, são proporcionais às glórias, como os cinco brasileiros, o sul-americano e o mundial de 81. Sem se falar nos 30 estaduais, sendo que nenhum deles está sendo contestado na Justiça, num é não?
Mas, dizia eu, o maior vexame aconteceu em 1968 quando o Flamengo, após dar a volta olímpica por antecipação, foi derrotado pelo Bonsucesso por 2 a 0 e, pior, goleado pelo Botafogo, por 4 a 1, na finalíssima da Taça Guanabara. E insisto: nada me machucou mais na vida do que a derrota do Brasil na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. Dói mais saber que Zico, Falcão, Leandro, Júnior, Sócrates e - vá lá - Cerezo não são campeões do mundo. É pior, garante que é!
Mas já que temos de seguir em frente, vamos tratar de dar uma cara nova ao time, coisa que o Caio Júnior, parece, já está fazendo. O melhor exemplo é o Kleberson que, passando a atuar do lado direito do campo, pode voltar a apresentar um futebol parecido - não digo o mesmo futebol - que o consagrou em 2002, na conquista do Mundial da Coréia e do Japão.
Paciência e canja de galinha, ensinava minha sábia avó, nunca fazem mal a ninguém.
Vamos com calma para podermos, em dezembro, dizer: “Tal qual Fênix, renascemos das cinzas”.
O DIA
Mau do pé, Souza dá lugar ao ‘Anjo Negro’
Com a contusão do titular, que não faz gols há oitos jogos, Obina enfrenta o Grêmio, domingo. Diego Tardelli fica no banco para entrar durante a partida
Janir Júnior
Rio - Sem balançar as redes desde o dia 22 de março — oito jogos —, Souza não está bom do pé, em vários sentidos. Além de não marcar, as dores no tendão do pé direito fizeram Caio Júnior anunciar que o atacante está fora do jogo do Flamengo no domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Pelas declarações do técnico, Obina será o titular e Diego Tardelli entrará durante a partida. Mas o treinador não confirmou oficialmente o substituto.
“O Souza está vetado. Com o Obina, que fica mais na área, a característica do time não muda, pois ele tem o mesmo estilo de jogo do Souza. O Tardelli não está descartado, mas com ele ganhamos em velocidade, e pode ser opção durante o jogo”, analisou Caio Júnior.\ Obina e Souza, ambos sorridentes apesar dos momentos distintos, já haviam deixado a Gávea quando o técnico fez o anúncio. Diego Tardelli admitiu: “Eu corro por fora. Quando você está no banco, tem de entrar e resolver os problemas. Como titular dá para ter uma seqüência. É o que falta para mim”.\
Sem criticar Joel Santana, Tardelli acredita em vida nova no Flamengo com a chegada de Caio Júnior. “O Joel tinha o grupo formado. Eu fiz gol de título, mas não tive seqüência. Agora mudou a filosofia. E o Caio sempre incentiva quem está no banco”, completou Diego Tardelli.
Na quarta-feira, Obina treinou entre os titulares e marcou um gol no coletivo. Ontem, no treino tático, a dupla de ataque foi formada por Marcinho e Tardelli. O treinador treinou diversas situações em lances de bola parada e saídas rápidas nos contra-ataques. Depois, mudou o esquema, do 4-4-2 para o 3-5-2: sacou Toró para colocar Leonardo.
Aos poucos, o time começa a receber o dedo de Caio Júnior. E, nesta fase de transição, a dor no pé de Souza serviu para a primeira mudança no ataque.
Goiás cobra multa recisória de R$420 mil a Caio Jr.
Goiânia (Goiás) - A diretoria do Goiás parece não ter ficado muito satisfeita com a ida do técnico Caio Jr para o Flamengo logo após a perda do título goiano para o Itumbiara. Agora, o clube cobra multa recisória do treinador e de seu auxiliar técnico e ameaça acionar a Justiça para receber a quantia.
De acordo com o contrato, em caso de rompimento unilateral, Caio Jr. teria que pagar uma indenização de R$ 450 mil e seu auxiliar, R$120 mil. O diretor do departamento jurídico do Goiás, João Bosco Luz, explicou a situação:
"A verdade é a seguinte: quando um time manda um treinador embora, tem de pagar multa. O Vanderlei Luxemburgo já chegou a ficar recebendo salários de três clubes simultaneamente por conta dessa cláusula contratual. Pessoalmente, sou contra perdoar a dívida, mas aguardo uma posição oficial do presidente Pedro Goulart", disse João Bosco ao jornal Diário da Manhã.
O presidente do time goiano, por sua vez, bateu o martelo:
"Não temos como abrir mão desse valor referente à multa do contrato. Vamos cobrar o que temos direito de receber", encerrou.
Eliminação na Libertadores ainda não foi esquecida
Rio - O lateral-esquerdo Juan mostrou que a ferida da eliminação da Libertadores da América ainda não fechou. Em entrevista à Rádio Globo, o camisa 6 falou que os jogadores sentiram por terem de assistir aos jogos de ontem.
"Você olha o treino e parece estar tudo bem, mas entre os jogadores você vê que tem uma ferida aberta. Ainda mais que ontem teve rodada da Libertadores e queríamos estar lá. Essa ferida vai demorar a cicatrizar. Buscar o título brasileiro é a única forma de mostrar que nossa equipe tem qualidade".
A equipe volta a treinar nessa sexta-feira, às 15h30, na Gávea. O time embarca no mesmo dia, às 18h, para Porto Alegre e fará um último treinamento no CT do Internacional, no Sábado. O Flamengo entra em campo contra o Grêmio no domingo, às 16h, no Olímpico, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Caio Júnior testa nova formação
Rio - Depois de treinamento técnico pela manhã, os jogadores do Flamengo se reapresentaram na tarde desta quinta-feira, na Gávea, e já voltaram aos trabalhos. A equipe rubro-negra faz os últimos preparativos para o confronto de domingo, contra o Grêmio.
Caio Júnior organizou um treinamento tático, em campo reduzido, que serviu para treinar o posicionamento da defesa e a saída rápida para os contra-ataques.
O treinador começou a atividade com Diego Tardelli entre os titulares, na vaga de Souza. Depois de 30 minutos testou a equipe no esquema 3-5-2, sacando Toró e escalando Leonardo. O time entrou em campo com: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Ibson, Kleberson e Toró (Leonardo); Marcinho e Diego Tardelli.
Na equipe reserva, Maxi era a grande novidade do treinamento. O argentino voltou aos gramados depois de quase duas semanas se recuperando de dores nas costas.
Flamengo vende atacante dos juniores
Rio - O jovem atacante Pedro Beda não é mais jogador do Flamengo. O atacante dos juniores foi vendido por R$ 1,2 milhão ao Desportivo Brasil, do empresário dono da Traffic, J. Hawilla.
Segundo o diretor executivo de futebol, Eduardo Manhães, a medida adotada com a venda de Pedro Beda passará a ser frequente no Flamengo. O dirigente disse que essa será uma nova política no clube, inspirado no que fazem hoje, Cruzeiro e São Paulo.
O jogador, que não fez sequer uma partida pelos profissionais do clube, foi negociado em definitivo. Pedro Beda tem 19 anos, está no Flamengo desde 2002, foi artilheiro da equipe sub-19 na Taça BH, no ano passado, com 9 gols, deixou também sua marca no Champions Youth Cup, torneio internacional disputado na Malásia, onde foi titular e participou de duas edições da Taça São Paulo de Futebol Junior, em 2007 e 2008.
Vovô Zico: Uma nova emoção
Eterno ídolo rubro-negro chega da Itália e vai direto para a casa do filho Bruno conhecer o primeiro neto, Felipe. Orgulhoso, o Galinho diz que o bebê é lindo, e um reforço de peso para a família Antunes Coimbra e toda a torcida do Flamengo
Martha Esteves
Rio - Era tão grande a ansiedade para conhecer o neto, Felipe, de apenas um mês e meio de vida, que Zico mal pisou em solo carioca e seguiu direto para a casa do filho, Bruno Coimbra. A emoção de pegá-lo no colo provavelmente foi maior do que qualquer gol de placa marcado na vitoriosa carreira.
Orgulhoso, como qualquer vovô de primeira viagem, Zico achou o bebê lindo e um reforço de peso para a família Antunes Coimbra e a torcida do Flamengo. Mas como chegou ao Rio na madrugada de quarta-feira, o técnico do Fenerbahce só conseguiu pegar o bebê no colo no almoço que uniu toda a família.
“Ele é muito bonito. Na verdade, é a minha cara”, falou, aos risos. “Já tinha visto várias fotos que me mandavam pela Internet, mas é muito diferente ver de perto. Foi uma emoção muito grande pegá-lo no colo”, disse o Galinho. Já Bruno garante que seu filho puxou ao pai. “Mas deixa ele falar que puxou a ele, porque é avô de primeira viagem”, brincou Bruno.
A boa temporada no comando do time turco também é motivo de orgulho para o treinador: em 57 partidas disputadas, venceu 36 vezes, além de 13 empates e oito derrotas. Isso representa um aproveitamento de 63% do time. Além disso, chegou pela primeira vez na história às quartas-de-final na Liga dos Campeões da Europa. Mas seu contrato terminou e o destino é incerto.
“Minha posição é de aguardar um sinal deles. Gostaria de continuar no clube, mas também pode surgir outra coisa, sei lá... Por enquanto, estou de férias”, disse o eterno ídolo rubro-negro.
Na quarta-feira à noite, Zico recebeu no CFZ alguns amigos para uma animada pelada e também os torcedores que lideram o movimento para a inauguração de sua estátua no Maracanã. O Galinho será homenageado em dezembro, no Jogo das Estrelas. “Fiquei honrado com esse gesto”, resumiu.
COPA ZICO
Na segunda-feira, o técnico vai lançar a Copa Zico, que será disputada de 22 a 28 de julho, no campo do CFZ, envolvendo meninos de 8 a 17 anos e meninas sub-20, não-federados. As finais do torneio serão disputadas no Maracanã, dia 29 de julho. A idéia de Júnior e Bruno Coimbra, que estão no comando do torneio, é homenagear o pai e descobrir novos valores para o CFZ.
GAZETA ESPORTIVA
Bruno se machuca em treino e deve ser desfalque contra o Grêmio
Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo poderá ter o desfalque do goleiro Bruno no confronto contra o Grêmio, no domingo, às 16 horas, no Estádio Olímpico, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O arqueiro se machucou durante o treino da equipe rubro-negra nesta quinta-feira, na Gávea. Ele acabou se esticando demais ao tentar evitar um gol de Obina, após falha do lateral-direito Leonardo Moura.\ Após a contusão, Bruno foi diagnosticado com uma lombalgia, e será observado pelo departamento médico, que definirá a sua liberação ainda nesta sexta-feira. O Fla já não contaria com o futbol de Souza contra o Grêmio, que está com um problema no tendão de Aquiles do pé direito.\
Caio Júnior minimiza baixo rendimento fora de casa\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo fará neste domingo seu primeiro jogo fora de casa no Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, em Porto Alegre (RS). Com isso, inicia-se um desafio que o clube carioca vem tentando superar desde o ano passado, no qual normalmente a equipe não se apresenta bem como visitante, com um aproveitamento inferior a 30%.\ O fato sequer chegou a ser amenizado com a arrancada na reta final da edição de 2007, que levou o Rubro-Negro a conquistar uma vaga na Copa Libertadores deste ano. Apesar da situação pouco confortável, o fato foi minimizado por todos na Gávea.\
“O Flamengo é um grande time e vai jogar bem em qualquer lugar. Acredito que esse fato é dimensionado de maneira errada, pois normalmente as equipes jogam melhor quando atuam em seu campo, com a presença e apoio dos torcedores”, acredita o técnico Caio Júnior. “Temos que jogar bem em qualquer lugar, mas seria mais preocupante se o Flamengo não estivesse conseguindo se impor em seu estádio”, completou.
Fora de campo a diretoria segue procurando reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro, mas os nomes são mantidos em sigilo para evitar que as especulações atrapalhem as negociações. Um lateral-esquerdo e um meia são as prioridades.
Flamengo não terá Souza contra o Grêmio\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Um trabalho tático realizado na manhã desta quinta-feira, na Gávea, praticamente definiu o time do Flamengo para a partida deste domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.\ O técnico Caio Júnior, porém, recebeu uma notícia nada agradável, pois foi informado que não poderá contar com o atacante Souza, vetado pelo departamento médico por causa de dores no pé direito, que o afastaram mais uma vez das atividades.\
“O Souza está praticamente vetado, pois não participou do treino e, segundo o departamento médico, não terá condições de enfrentar o Grêmio. É uma perda considerável, mas temo jogadores no elenco capazes de substituir os titulares a altura”, garantiu o comandante rubro-negro.
Apesar de dizer que não descarta a utilização de Diego Tardelli desde os minutos iniciais do confronto, Caio Júnior deixou claro que Obina deverá ser mesmo o substituto de Souza.
“O Obina foi testado e deve mesmo jogar, pois com ele não mudamos muito as características da equipe, já que ele tem um estilo semelhante ao do Souza. Também tenho o Diego Tardelli, que não descarto, mas, por ser um jogador veloz, talvez seja melhor usá-lo no decorrer do confronto. Ainda tenho a sexta-feira para me definir”, afirmou Caio Júnior, tentando despistar os jornalistas.
Obina assegurou que está pronto para entrar em campo e ajudar o Flamengo a conquistar o resultado no Sul do país. Ele espera que o time embale no Brasileirão. “Meu pensamento sempre foi o de ajudar a equipe e ser titular. Mas sei que o Flamengo conta com grandes atacantes. Meu objetivo contra o Grêmio é ajudar os meus companheiros”, prometeu Obina.
Preterido por Caio Júnior na luta por uma vaga entre os titulares, Diego Tardelli não também perde a esperança de convencer o novo treinador de que pode ser muito útil ao Flamengo.
“O Caio Júnior, quando foi contratado pelo Flamengo, disse que gosta de jogar de forma ofensiva, privilegiando o ataque. Por isso espero poder tirar proveito desta situação para conseguir me firmar entre os titulares. Mas sempre respeitando os meus companheiros, que é o mais importante”, afirmou Tardelli.
O zagueiro Fábio Luciano, recuperado de uma lesão no tornozelo direito, irá para o jogo na vaga de Leonardo. Já o meia Renato Augusto, que ainda não está no melhor de sua forma física, deverá ficar como opção no banco de reservas.
Com Obina na vaga de Souza o Rubro-Negro vai a campo neste domingo com a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Toró, Kléberson e Íbson; Marcinho e Obina.
GLOBOESPORTE
FOTO: torcida volta a prestigiar o time\ Jogadores recebem gritos histéricos da torcida pela primeira vez após eliminação. Atacante Éder ganha cantada de torcedora\
GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro
A eliminação da Taça Libertadores ainda é recente. Mas na tarde desta quinta-feira, pela primeira vez pós-derrota para o América-MEX, torcedores foram assistir ao treino. E a volta foi triunfal. Um grupo de 30 pessoas tietou à vontade os jogadores. Bruno e Obina, como de praxe, foram os mais requisitados. A surpresa ficou por conta de Éder. O atacante, que renovou contrato por três meses, recebeu até cantada. Tímido, limitou-se a sorrir.
Caio Júnior mapeia elenco e promove Erick Flores ao time profissional
Treinador chega a consenso com diretoria e puxa principal promessa dos juniores para os profissionais: 'Quero chegar para ficar', diz Erick
Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
Erick é o novo integrante dos profissionais
Uma reunião entre o treinador Caio Júnior e a diretoria do Flamengo refletiu no humor de um menino. Abatido com a fratura na mão direita que o tirou das finais do Estadual de juniores e da seleção sub-19, Erick Flores sorriu ao saber que é o novo integrante do elenco profissional.
A decisão saiu depois de o novo treinador mapear o elenco e constatar que está bem servido em todas as posições, exceto a armação de jogadas. Caio pretende utilizar Renato Augusto na função e, aconselhado pelos dirigentes, resolveu promover Erick.
Aos 19 anos, o jogador tem contrato até 2012 e uma multa rescisória de quase R$ 33 milhões. Nas divisões de base é visto como a principal promessa rubro-negra.
- Nada melhor do que receber uma notícia dessas, principalmente em um momento como esse em que me recupero de uma cirurgia na mão. Espero chegar para ficar - diz Erick.
O jogador ainda não está recuperado da operação, mas todo o tratamento será feito com os fisioterapeutas do time profissional. Ele se apresenta a Caio Júnior na próxima segunda-feira.
'Videocassetada' pode tirar Bruno do duelo de domingo, no Olímpico
Goleiro sente dores nas costas e será reavaliado no Rio Grande do Sul
Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
Um lance inusitado no treino tático desta quinta-feira pode ter conseqüências desagradáveis ao Flamengo. O lateral-direito Leo Moura recuou para Bruno erradamente, a bola bateu na trave e sobrou livre para Obina marcar. Tudo seria apenas uma "videocassetada" se o goleiro não tivesse exagerado no esforço de evitar o gol.
Bruno caiu no chão reclamando de dores e foi atendido pelo médico Walter Martins. Depois, ele retornou à atividade dando a impressão de que estava 100%.
Porém, ao deixar o clube na noite de quinta-feira, demonstrou preocupação.
- Esta doendo bastante. Tive até que tomar injeção. Acho que foi um estiramento - diz.
Porém, a lesão não foi tão grave assim. O camisa 1 rubro-negro, na verdade, teve uma lombalgia. Ele será reavaliado nesta sexta-feira e viaja para o Rio Grande do Sul com a delegação. Caso não possa entrar em campo, Diego será o titular na partida contra o Grêmio, domingo, no Olímpico.
Multa rescisória de Caio Júnior está em seu contrato com o Goiás
Vice-presidente esmeraldino afirma que iniciativa de incluir a cláusula partiu do treinador e de seu auxiliar
Pedro Veríssimo Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
O técnico Caio Júnior precisa acertar as contas com o Goiás, seu ex-clube
Mesmo após assumir o Flamengo, o técnico Caio Júnior ainda segue, de certa forma, preso ao Goiás. Ele e seu auxiliar técnico, Júlio César ainda têm que pagar a multa rescisória com o Esmeraldino, conforme o estipulado em seus contratos com o clube. O vice-presidente do Goiás, Edmo Pinheiro não confirma, mas estima-se que as multas sejam de R$ 450 mil, para Caio, e R$ 120 mil para seu auxiliar. O dirigente esmeraldino explicou a situação, ressaltando que a iniciativa de incluir as cláusulas no contrato partiu do próprio treinador.
- A multa rescisória está no contrato do Goiás com o Caio e o clube vai cobrar. Ela foi uma exigência do Caio e de seu auxiliar quando assinamos o contrato. Nunca vi jogador ou técnico deixar de cobrar alguma coisa e não será diferente - diz Edmo Pinheiro.
O vice-presidente crê que não haverá dificuldade para um acerto entre as partes.\ - Temos que sentar para acertar as contas. Pagar ao Caio todos os dias em que ele trabalhou, e garanto que o Goiás não está um dia atrasado, e receber a multa rescisória. Ele sabe disso pois está no contrato. Acredito que ele fez um bom acerto com o Flamengo e não vai ter dificuldades para pagar - continua.\
Caio Júnior evita falar o nome do Goiás
O vice-presidente do Verdão aproveitou para esclarecer a maneira com que as recentes entrevistas de Caio Júnior tem sido encaradas pelo Goiás. Em algumas oportunidades, o treinador tem evitado citar o nome de seu ex-clube, referindo-se apenas a um clube do centro-oeste quando fala do Goiás. Segundo Edmo Pinheiro, as palavras de Caio Júnior tiveram impacto negativo no clube, mas, em nenhum momento, isso motivou a diretoria a cobrar o pagamento da multa rescisória.
- Não digo mágoa, mas ele não foi feliz nas declarações. O Goiás é um grande clube e ele não deveria ter tido vergonha. No entanto, a questão da multa não foi por isso. Ele poderia ter falado que o Goiás é um grande clube, o que deveria ter feito porque lhe demos muita estrutura para trabalhar, que nossa posição seria a mesma em relação à multa. - conclui
Fla renova com Éder e adia para segunda definição sobre o zagueiro Dininho
Caio Júnior pediu mais tempo para observar o atacante. Acerto com o zagueiro está próximo, mas liberação do Palmeiras impede anúncio oficial
Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
O Flamengo quer contratar Dininho. E a recíproca é verdadeira. Porém, o anúncio da contratação do zagueiro ficou para a próxima segunda-feira.
- Zagueiro, só na segunda - afirma o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite.
O jogador ainda resolve problemas de sua liberação com o Palmeiras. Ele tem contrato até o meio do ano, e o clube paulista pede uma pequena compensação para liberá-lo antes disso.
Dininho foi uma indicação de Caio Júnior. Os dois trabalharam juntos no clube paulista. O jogador ocuparia a vaga de Rodrigo, que voltou para o Dínamo de Kiev.
Éder
Depois de se destacar no coletivo de quarta-feira, o atacante Éder ganhou pontos com Caio Júnior. O treinador pediu a renovação do contrato do atleta - que terminava nesta quinta - por mais três meses. A diretoria atendeu.
O jogador chegou ao Flamengo no início deste ano, mas não teve oportunidade com Joel Santana.
CBF confirma os clássicos cariocas do Bota no Engenhão
Partidas contra Flamengo, Fluminense Vasco não serão mais no Maracanã
GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta quinta-feira que vai atender o pedido do Botafogo e transferir os clássicos do Alvinegro no Campeonato Brasileiro, contra Flamengo, Fluminense e Vasco para o estádio Engenhão.
O primeiro clássico do Bota em casa (e no campeonato) no Brasileirão é contra o Vasco, no domingo, dia 25.
Fla vende promessa por R$ 1, 2 milhão
Pedro Beda sequer jogou pelo time profissional e foi vendido a clube ligado ao empresário J.Hawilla. Clube arrecadou R$ 5 milhões em 2008
Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
Pedro Beda sequer teve chance no time profissional do Flamengo. E nem terá. Em busca de verba, o clube vendeu os direitos econômicos do jogador por R$ 1,2 milhão ao Desportivo Brasil, do empresário J. Hawilla, dono da Traffic.
Centroavante do time de juniores da Gávea, Pedro deve ser repassado para um clube holandês. Ele está em Mato Grosso com a família e não retorna mais ao Fla.
- Será uma nova política daqui para frente. O Cruzeiro faz isso, o São Paulo faz isso e o Flamengo também terá de fazer. Os jogadores que o departamento amador entender que não são tão promissores serão negociados. Precisamos de dinheiro - declara o diretor de futebol do Rubro-Negro, Eduardo Manhães.
Neste ano, o Flamengo arrecadou quase R$ 5 milhões com a venda de fatias de seus atletas, entre eles Renato Augusto. Depois do fracasso na Taça Libertadores, o presidente Marcio Braga avisou que para conseguir manter as finanças em ordem o clube teria de negociar jogadores.
'Fiz gol de título e não tive oportunidade com o Joel Santana', lamenta Tardelli
Atacante confirma que ex-treinador tinha um grupo formado e elogia a chegada de Caio Júnior ao Rubro-Negro: 'Agora é vida nova'
Eduardo Peixoto do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
Diego Tardelli (e) não será titular domingo
Demorou, mas em maio o Flamengo, enfim, desamarra-se de 2007. Esta é a opinião de Diego Tardelli. Empolgado com a chegada de Caio Júnior, o atacante admite que existia a preferência de Joel Santana pelos jogadores que estavam no clube no ano passado.
Sem fazer críticas diretas ao ex-treinador, o atacante lamenta as poucas chances que teve. Quando o time principal estava em campo, ele foi titular em apenas cinco jogos. Mesmo assim, marcou seis gols na temporada. Alguns deles importantes, como o que garantiu o título da Taça Guanabara contra o Botafogo.
- O Joel tinha o grupo formado. Eu fiz gol de título, mas não tive a seqüência que queria e como outros jogadores tiveram - declara.
Joel Santana nunca negou que daria preferência aos jogadores que trabalharam com ele na arrancada do Brasileirão de 2007. Dos reforços, apenas Marcinho ganhou espaço entre os titulares. Outros atletas que chegaram, como Jônatas, Rodrigo, Gavilán e o próprio Tardelli ficaram como opção no banco. Ou nem isso.\ - Agora é vida nova para todos, não apenas para mim. O Éder, por exemplo, não tinha chances com o Joel, e no primeiro coletivo com o Caio conseguiu se destacar - diz Tardelli.\
Na partida contra o Grêmio, domingo, o atacante começará no banco de reservas. Obina e Marcinho devem ser os titulares do ataque. Uma responsabilidade a mais, segundo Tardelli:
- Quando você está no banco, tem de entrar e ser a solução dos problemas. Já se for titular dá para conseguir uma seqüência. Acho que é o que falta para mim.
Souza não treina e fica fora da partida contra o Grêmio, no próximo domingo
Obina é o provável substituto do atacante. Diego Tardelli fica como opção no banco de reservas: 'Estou correndo por fora'
Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
As dores no tendão do pé direito venceram Souza. Nesta quinta-feira, o atacante novamente não participou do treino do Flamengo e está fora da partida de domingo contra o Grêmio, no estádio Olímpico. Obina é a opção mais provável para substituí-lo.
No entanto, o técnico Caio Júnior prefere aguardar para anunciar a escalação.
- Obina treinou bem ontem (quarta) e se ele jogar a gente mantém a estrutura. Ele tem o mesmo estilo de jogo do Souza. O Tardelli não está descartado, mas como ele é rápido pode ser uma opção durante o jogo. Vou aproveitar os próximos treinos para testar - declara.
Tardelli mantém uma ponta de esperança:
- Estou correndo por fora.
O problema no pé de Souza facilitou a vida de Caio Júnior. Sem marcar há oito jogos, o atacante estava ameaçado.
FOTO: Zico conhece o neto Felipe
Após 50 dias de espera, Galinho encontra bebê e se emociona
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Terminou na tarde desta quarta-feira uma espera que durou por 50 dias. Foi este o tempo que levou para que Zico encontrasse pela primeira vez o neto Felipe, filho de Bruno com Danúbia, nascido em 25 de março. O Galinho de Quintino chegou ao Rio vindo da Itália, onde participou de um evento beneficente, no fim da noite de terça-feira e seguiu direto para a casa de seu filho Bruno, já na madrugada. Felipe estava dormindo e o encontro foi adiado. No almoço que reuniu a família, nesta quarta-feira, Zico finalmente pôde segurar seu primeiro neto...
PELÉNET
Machucado, Souza desfalca o Flamengo contra o Grêmio
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O Flamengo não terá Souza na partida de domingo, contra o Grêmio, às 16h, no Olímpico, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante, ainda reclamando de dores no calcanhar direito, ficou de fora do treinamento desta quinta-feira, na Gávea, e acabou sendo vetado pelo departamento médico rubro-negro.
Sem Souza, que também já não tinha participado do coletivo de quarta-feira, Caio Júnior deve optar pela entrada de Obina. Porém, o treinador resolveu fazer certo mistério. Isso porque, Diego Tardelli tem alguma chance de ser o titular.
"Souza está vetado. Testei Obina no coletivo de quarta-feira, mas não descarto o Diego Tardelli. Ainda temos tempo e vamos pensar com calma", salientou Caio Júnior.
Apesar da ausência de Souza, o treinador rubro-negro ganhou o retorno de Fábio Luciano. O zagueiro, que desfalcou o Flamengo nos últimos dois jogos, está totalmente recuperado de lesão na coxa direita.
Desta maneira, o time pode encarar o Grêmio com a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Kléberson, Toró e Ibson; Marcinho e Obina.
Caio Júnior testa esquema 3-5-2 no Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Caio Júnior já começa a botar em prática seus métodos de trabalho no Flamengo. No treino da tarde desta quinta-feira, o comandante testou uma nova formação de equipe, abandonando o clássico 4-4-2 adotado pelo ex-treinador Joel Santana e optando pelo 3-5-2. Para isso, Toró saiu do time, dando vaga ao zagueiro Leonardo, que formou trio com Fábio Luciano e Ronaldo Angelim.
A alteração, porém, ocorreu somente com 30 minutos de atividade. Até então, atuava a equipe base, sem qualquer novidade. A não ser pela presença de Diego Tardelli, e não Obina, no ataque, na vaga de Souza, vetado em função de problema no tendão de aquiles do pé direito.
"É bom atuar os noventa minutos, pois se tem mais tempo para tentar as jogadas. Se erra uma, pode tentar repetir. Quando você entra no meio do jogo, tem menos oportunidades. Mas espero jogar desde o início e ajudar o time", disse Tardelli.
Uma das boas novidades do treino foi a presença do atacante Maxi Biancucchi entre os reservas. O argentino não atuava há cerca de duas semanas, pois estava se tratando de dores nas costas.
O time atuou nesta quinta com: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Ibson, Kléberson e Toró (Leonardo); Marcinho e Diego Tardelli.
STJD acaba com portões fechados
Procuradoria do STJD entra com Ação para impedir jogos sem torcida e é concedida
Depois de muita discussão na última sessão do Pleno, a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entrou com uma Ação Declaratória com a finalidade de declarar nulidade dos artigos 52 e 54 do Regulamento Geral das competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Presidente do Tribunal, Dr. Rubens Approbato analisou a Ação e concedeu a liminar. Com isso, as torcidas de todo o Brasil podem comemorar, pois não haverá nas perdas de mando de campo a situação de se jogar com os portões fechados. Esta decisão deve ser adotada a partir de hoje, dia 15 de maio.
A Ação feita pela Procuradoria do STJD, pedia a nulidade dos artigos 52 e 54 do Regulamento Geral das Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Agora, Caberá a CBF decidir o local e/ou distância mínima de sua praça de desporto para a realização dos futuros jogos com perda do mando de campo.
Confira o que diz os artigos 52 e 54 do Regulamento Geral das Competições:
Art. 52 - Em ocorrendo atraso em jogo da competição, haverá multa aplicada pela CBF, independentemente das sanções previstas pelo CBJD.
Art. 54 – Nos casos em que um clube for apenado com perda de mando de campo pelo STJD, as partidas correspondentes à pena serão realizadas no mesmo estádio em que o clube manda seus jogos, com os portões do estádio fechados ao público.
Durante a sessão realizada no Pleno, o Procurador Geral do STJD, Dr. Paulo Schmitt, ressaltou a importância do público nos jogos, opitando pelo término dos jogos com portões fechados e ainda relembrou casos que tiveram episódios lamentáveis e que os portões fechados não adiantaram nada.
LANCE
Definição sobre Dininho só na segunda
Kléber Leite não garante que negociação será fechada
Dininho foi indicado por Caio Júnior
LANCEPRESS!
A negociação do Flamengo com o zagueiro Dininho ficou para semana que vem. O jogador, que atualmente está no Palmeiras mas não vem sendo utilizado, já manifestou seu desejo de atuar pelo Rubro-Negro.
O vice de futebol, Kléber Leite, afirmou que o assunto será decidido na próxima semana, quando ele irá se reunir com Dininho e seu procurador, Bruno Paiva, no Rio de Janeiro.
– Falei nesta quinta-feira com o Bruno. Eles ficaram de vir ao Rio na segunda ou na terça-feira para coversarmos – disse o dirigente rubro-negro, para em seguida dar a temperatura da negociação:
– Que iremos nos reunir na semana que vem, é certo. Se o negócio será fechado ou não, não sei.
Dininho foi um nome indicado por Caio Júnior para substituir Rodrigo, que foi para o São Paulo. Os dois trabalharam juntos no Palmeiras ano passado.
Éder: 'Joel Santana mal falou comigo'
Atacante acredita que poderá ter chances de jogar com Caio Júnior
Hugo Perruso RIO DE JANEIRO
Éder comemorou a renovação de contrato com o Flamengo por mais três meses. Para o atacante, a chegada de Caio Júnior pode ajudá-lo a ganhar uma chance de jogar, o que praticamente não teve com Joel Santana (apenas um jogo) e que o deixou chateado.
Segundo Éder, não adiantava treinar bem com o ex-treinador do Flamengo. Mas com o atual, ganhou a atenção em ´pouco mais de uma semana.
- Fico muito feliz com os elogios de Caio. Ele veio nesta quinta-feira falar comigo que pediu para renovar meu contrato e para continuar treinando bem. Com Joel podia treinar o que fosse que para ele não fazia diferença. Quando cheguei ele já tinha o plantel com seus jogadores de confiança. Foi muito complicado - afirmou Éder.
O jovem atacante de 21 anos, que foi contratado no início do ano ao Guarani, mostrou-se desapontado com Joel Santana.
Segundo Éder, o treinador conversou muito pouco com ele.
- Ele nem chegou a falar comigo direito. Acho que só uma vez. Quando fui falar com ele, quase não me deu atenção e me disse que a oportunidade iria chegar. Acho que nem sabia meu nome (risos) – brincou o jogador, que não viajará com a delegação para Porto Alegre.
- Tenho que ter calma. Não é porque Caio Júnior tem me elogiado que já vou entrar. Tenho que continuar trabalhando para conquistar meu espaço.
Procurador de Dininho é cauteloso em discurso
Representante de jogador quer que zagueiro desligue seu vínculo com o Palmeiras antes de ir para o Fla
Dininho tem contrato com o Palmeiras até julho
LANCEPRESS!
Sobre a possibilidade de negociação entre Flamengo e Palmeiras, o procurador do zagueiro Dininho, Bruno Paiva, deixou claro que, antes de acertar com o Rubro-Negro carioca, a prioridade é o zagueiro se desvincular do clube paulista, com quem tem contrato até julho.
- A primeira coisa a ser feita é saber como Dininho se desligará do Palmeiras. Ainda não fizeram contato comigo. No momento, não tenho como passar nada - disse o representante do zagueiro.
No entanto, apesar do discurso cauteloso, uma declaração do procurador evidencia que a transferência do zagueiro para o Flamengo poderá, de fato, acontecer.
– O técnico Caio Júnior gosta muito do Dininho e ele não deverá permanecer no Palmeiras – declarou Bruno Paiva.
O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, confirmou que falou com o procurador no fim da tarde desta quinta-feira. O dirigente rubro-negro afirmou que Dininho e Bruno Paiva chegam ao Rio na próxima semana para acertar os detalhes da transferência. Kléber disse, no entanto, que não é certo de que o negócio seja fechado.
Dininho foi a solução encontrada pela diretoria do Flamengo após o zagueiro Rodrigo deixar o clube para acertar com o São Paulo. O palmeirense não está sendo aproveitado pelo técnico da equipe paulista, Vanderlei Luxemburgo.
Maxi volta a treinar com grupo do Flamengo
Argentino ficou quase duas semanas fora dos treinamentos\ LANCEPRESS!\
O atacante Maxi é mais uma opção para o técnico Caio Júnior montar o Flamengo. O argentino voltou a treinar com o grupo após quase duas semanas se tratando de dores nas costas e terá que recuperar o tempo perdido na luta por uma vaga no ataque rubro-negro.
Neste ano, Maxi disputou 12 jogos pelo Flamengo, apenas quatro como titular. Pouco aproveitado por Joel Santana, o atacante é outro jogador que vê com esperanças a chegada do novo treinador. Além dele, Éder, Gavilán e Jônatas sonham com uma chance.
Fla ganhará R$ 1,2 mi com venda de jogador
Pedro Beda não disputou uma partida sequer nos profissionais\ LANCEPRESS!\
O Flamengo não é mais a casa de Pedro Beda. O atacante dos juniores, que não chegou a jogar pelos profissionais, teve seus direitos econômicos vendidos ao Desportivo Brasil, do empresário dono da Traffic, J. Hawilla, por R$ 1,2 milhão.
O diretor executivo de futebol, Eduardo Manhães, explicou que a medida adotada com a venda de Pedro Beda passará a ser mais constante no Flamengo.
- Será uma nova política daqui para frente. O Cruzeiro e o São Paulo fazem isso e o Flamengo também terá de fazer. Os jogadores que não forem considerados promissores serão negociados. Precisamos de dinheiro - afirmou Manhães.
Souza está fora do jogo contra o Grêmio
Obina deve entrar como titular no ataque do Flamengo
Obina marcando pelo Flamengo (Crédito: Ricardo Cassiano)
LANCEPRESS!\ O que muitos torcedores do Flamengo estavam pedindo foi concretizado: Souza não jogará contra o Grêmio. O atacante, que vem sendo muito criticado pela torcida, desfalcará a equipe com uma lesão no tendão do pé direito e está oficialmente fora da partida.\
Caio Júnior, apesar de não antecipar a entrada de Obina, deu dicas de como poderá montar o time do Flamengo sem o camisa 9:
- Testei ontem o Obina e minha idéia principal é utilizá-lo. Mas ainda não descarto começar o jogo com o Tardelli.
Segundo o treinador, a entrada no time de cada um dos jogadores causa uma mudança tática e que isto deve ser levado em consideração.
- Com o Obina a característica do time não muda, já com o Diego Tardelli o time ganha velocidade e devo aproveitar isso no decorrer do jogo.
Caio Jr. comanda treino tático inédito no Fla
Treinador aproveita para fazer teste no time titular e escala três zagueiros
LANCEPRESS!\ Caio Júnior começou a mostrar sua filosofia de trabalho no Flamengo. Depois do primeiro coletivo na quarta-feira, o treinador comandou nesta quinta um treino tático inédito este ano na Gávea. Imitando uma situação de jogo em lances de bola paradam, o treinador aproveitou para fazer testes.\
Na movimentação, Obina, o favorito para substituir Souza contra o Grêmio, ficou entre os reservas e Diego Tardelli entre os titulares. O treino consistiu em posicionamento da defesa e saída nos contra-ataques em faltas laterais e cobranças de escanteios. Depois de 25 minutos, Caio Júnior substituiu Toró por Leonardo, mudando o esquema para o 3-5-2.
Os mais avançados do time foram, Tardelli e Marcinho. Juan ficou na meia-lua e foi o responsável pela saída de bola. O resto do time ficou dentro da área para tirar as bolas. Outra novidade foi o espaço do campo. O gol dos reservas defendido por Diego ficou na metade do campo defensivo.