Notícias

Clipp 16/fevereiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Joel mostra nervosismo e intenção de voltar ao esquema do ano passado

Além de Toró, a dúvida é Cristian e Marcinho ou Kleberson e Tardelli

LEONARDO Moura faz do cone um megafone: Fla em estado de alerta

Tanto na longa conversa com os jogadores quanto no treino tático, Joel Santana estava sereno. Fora de campo, o técnico do Flamengo mostrou-se irritado por estar constantemente no alvo dos fotógrafos e dos críticos de seu esquema com quatro jogadores de marcação no meio-campo. Na Gávea, a fronteira era a situação de conforto e o descontrole é tênue, sobretudo depois de uma goleada num Fla-Flu e às vésperas de um clássico decisivo, como será o de amanhã, com o Vasco, na semifinal da Taça Guanabara.

- Estou amargurado. Tem horas que não dá para engolir certos comentários e situações. É sempre a mesma coisa, parece cobra mandada para me tirar do sério antes do clássico - queixou-se Joel depois de ser fotografo tomando um cafezinho e de ter sido lembrado do compromisso com um programa de TV após o clássico. - Não tenho compromisso com ninguém, só com minha mulher e filhos.

Apesar das cobranças para que jogue com um apoiador e dois atacantes, Joel dá sinais de que vai recuar. Como Kleberson e Diego Tardelli ainda precisam ganhar ritmo e entrosamento, o técnico pode voltar ao esquema que vinha dando certo no ano passado, com Marcinho na função de Renato Augusto e com a volta de Cristian no lugar de Toró, com dores musculares.

- Alguns dos reforços estavam sem jogar. Claro que ainda não renderam o esperado. Uma hora vão ter que entrar, mas ainda não atingimos o encaixe do fim do ano, que ficou na cabeça de todos.

Normalmente bem humorado, Joel saiu do tom da tarde tranqüila no clube, de arquibancadas vazias e nenhum tumulto na venda de ingressos. Nem a volta de Edmundo, histórico algoz rubro-negro, ao Vasco causou sobressaltos.

- Calafrios eu sinto por outros motivos, bem mais agradáveis - ironizou o vice de futebol Kleber Leite. - A presença do Edmundo é boa para o clássico e também para o Flamengo, porque inspira um cuidado redobrado e atenção mais firme dos jogadores.

Primeiro técnico de Edmundo no Vasco, Joel o tem como referência. Certa vez, para justificar a importância de Renato Augusto, comparou seu estilo ao de Edmundo. Ontem, o técnico foi mais contido.

- Em 30 anos de profissão, aprendi a não falar de jogadores adversários. Todo vez que comentei sobre o Edmundo, ele jogou muito. Então, deixa cada um fazer sua parte.

JORNAL DOS SPORTS

Toró ainda é dúvida

Durante o treino de ontem, na Gávea, o clima de preocupação era evidente. Com o time praticamente definido, o técnico Joel Santana ainda está à espera do apoiador Toró, que sentiu uma fisgada na parte posterior da coxa direita, na última quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi.

Joel colocou o cabeça-de-área Kleberson em seu lugar, e deu mostras de que deve optar pelo meio-campista caso Toró não tenha condições de jogo. O médico José Luiz Runco preferiu adotar a cautela para explicar as condições físicas do apoiador.

“O Toró está em tratamento médico intensivo. Vamos aguardar por ele até o último momento. Se a partida fosse hoje, estaria fora, mas para domingo, ele tem 50% de chances de ser aproveitado”, avaliou o médico.

Já o apoiador, disse que fará questão de jogar se tiver o mínimo de condições físicas: “A dor ainda está me incomodando um pouco, mas confio no departamento médico do Flamengo, quero muito jogar e estou concentrado neste objetivo”, afirmou o jogador.\ A boa notícia de ontem foi a volta do apoiador Renato Augusto aos treinamentos com o restante do grupo. Ele participou da parte inicial da atividade com bola, mas não esteve presente no treino tático, pois ficou trabalhando a parte física.\

O treino contou com a presença do ex-técnico do Cardoso Moreira, Charles Guerreiro, que foi ao clube para rever alguns amigos. Ele deixou o clube do Norte Fluminense há uma semana por causa das incompatilidades que teve com a diretoria.

Kleber Leite faz mistério sobre Ronaldo

Assim que soube da grave lesão sofrida pelo atacante Ronaldo Fenômeno, no joelho esquerdo, o vice de futebol, Kleber Leite, disponibilizou as instalações do Flamengo para que o jogador fizesse sua recuperação. Agora, o dirigente foi mais direto, e promete anunciar uma grande novidade nas próximas semanas.

“Haverá uma grande novidade. Queremos concretizar uma proposta que temos para ele. Acreditamos que o Ronaldo voltará a ser o grande jogador que sempre foi. Mas pai é pai, mãe é mãe e novidade é novidade, por isso não irei contar nada”, despistou Kleber Leite.\ O médico José Luiz Runco, que tratou da antiga lesão do atacante no joelho direito, também confia na recuperação de Ronaldo. Para ele, a auto-estima pesará a favor do artilheiro.\

“Pelo que estou sabendo, a operação dele foi muito bem sucedida. Agora temos que aguardar as sessões de fisioterapia para saber como ele irá se recuperar. Ele tem uma força de vontade muito grande e tenho certeza de que isso irá ajudá-lo”, explicou o médico rubro-negro, que é especialista em lesões no joelho.

Leonardo, enfim, é apresentado

Leonardo era só alegria durante sua apresentação como jogador do Flamengo

O zagueiro Leonardo, contratado pelo Flamengo ao Goiás, foi apresentado oficialmente ontem à tarde, na Gávea, após o treinamento. O jogador, que também passou por Palmeiras e Coritiba, ressaltou a importância de jogar pelo clube de maior torcida do país e, especialmente, de chegar justamente perto de uma decisão.

"É uma responsabilidade muito grande vestir esta camisa. Chego em um momento especial, afinal, o Flamengo está decidindo a Taça Guanabara e disputando a Libertadores. Estou treinando forte a parte física desde terça-feira e espero estar à disposição em uma semana, no máximo dez dias", afirmou o novo reforço rubro-negro.

Leonardo, que disputou duas Libertadores na carreira, uma pelo Palmeiras e outra pelo Goiás, também falou sobre suas principais características e se apresentou à torcida rubro-negra.

"Sou um jogador viril e por isso tenho que estar em minha plena forma física. A torcida pode esperar muito empenho. Jogar com eles (torcedores) nos apoiando vai ser maravilhoso. Deixei meu nome marcado em todos os clubes que passei e espero fazer história também aqui no Flamengo", concluiu o zagueiro, que chegou para substituir Rodrigo, afastado por aproximadamente quatro meses devido a uma fratura no antebraço direito.

Nascido em Juiz de Fora (MG), Leonardo Devanir de Paula completará 31 anos no próximo dia 12. Além de ter sido campeão estadual por Coritiba, em 1999, e Goiás, em 2006, conquistou também a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2003, pelo Palmeiras.

Quem tem medo de Edmundo?

Mesmo sendo carrasco rubro-negro, atacante vascaíno não chega a ser bicho-papão na Gávea

Nathan de lima, Pedro Chiaverini e Thiago Bokel

Souza, que pelo Flamengo ainda não marcou gols contra o Vasco, quer acabar esta escrita

Edmundo. Só de escutar este nome, alguns  rubro-negros já começam a ter calafrios. O Animal é reconhecidamente o grande carrasco do Flamengo nas duas últimas décadas. Porém, mesmo fazendo sua reestréia pelo Vasco amanhã, o atacante não causa medo entre o flamenguistas.

O atacante Souza, que nunca marcou um gol contra o Vasco com a camisa rubro-negra, explicou que por ser torcedor do Flamengo, entra em campo mais empenhado ainda para derrotar o rival.

"Partidas contra o Vasco sempre trazem uma motivação especial, ainda mais porque eu sou flamenguista. Vamos com tudo para este jogo", prometeu Souza, que apesar de ter jogado por um bom tempo pelo Vasco, concluiu dizendo que não guarda carinho algum pelo rival de amanhã.

"Não sinto nada pelo Vasco, só pelo Flamengo. Apenas respeito muito os jogadores que estão lá. Joguei com o Edmundo e apesar de ele estar com a idade avançada e ter perdido aquele arranque, ainda é um jogador muito perigoso", alertou o camisa 9 do Fla.\ O vice de futebol, Kleber Leite, lembrou da época em que o Animal defendeu as cores rubro-negras e explicou que nem sempre um jogador com as qualidades dele consegue ir bem em determinados clubes. Mas apesar de exaltar o futebol do artilheiro, Kleber disse que não teme o atacante.\

"O Edmundo não me dá calafrios de forma alguma. Eu sinto esse tipo de coisa em outros momentos da minha vida. Mas lembrando dele não", brincou Kleber Leite.

Já o técnico Joel Santana não quis comentar o adversário. Sobre a equipe que irá começar a partida decisiva, o treinador fez alguns testes no treino-tático realizado ontem na Gávea, mas é bem provável que o time tenha a mesma formação da que empatou com o Coronel Bolognesi, na última quarta-feira. Na segunda parte do treinamento, Joel tirou Diego Tardelli e Jônatas e em seus lugares colocou Marcinho e Cristian, respectivamente, porém, a chance do segundo deixar a equipe é mínima.

Joel Santana, que começou as entrevistas dizendo que estava amargurado, terminou feliz, e mesmo com toda a experiência acumulada na longa carreira, revelou ainda ficar ansioso antes de jogos decisivos como este.

"Ainda sinto um frio na barriga. É um clássico emocionante. Sempre que entro em campo, lembro que essa torcida maravilhosa vai estar nos ajudando, o que me deixa emocionado", avisou Joel, que desde a sua volta ao Fla,  ganhou uma e empatou outra partida contra o rival de amanhã.

O clássico do goleiros

Roberto Murad

Bruno e Tiago podem decidir o clássico

Bruno e Tiago são bons goleiros e inspiram confiança às suas torcidas, mas eles não têm só isso em comum. Os dois goleiros gostam de arriscar nas cobranças de falta, embora ainda não tenham obtido sucesso, eles vêem esse clássico como uma boa chance de ficarem de vez na história.

Nunca um goleiro marcou gols no confronto entre Flamengo e Vasco. Tiago já fez gols de pênalti e falta quando atuava pela Portuguesa, enquanto Bruno nunca marcou.

No jogo contra o Duque de Caxias, neste Campeonato carioca, o técnico Joel Santana pediu que Bruno batesse falta perto da área. O Goleiro foi e não conseguiu efetuar boa cobrança, jogando a bola para longe. Bruno também iria ter a chance de fazer um gol de pênalti, mas Souza pegou a bola e não deixou o goleiro bater.

O Flamengo e Vasco deste domingo será um jogo decisivo e pode ter os goleiros como personagens principais, seja defendendo, fazendo gols ou na disputa de pênaltis.

Mengão faz mais uma vítima

Equipe vence por 93 a 68 o FTC/EAD e segue na liderança invicta do Nacional de basquete

Foto do Arquivo/JS

Mesmo sem pontuar como de costume, o ala Marcelinho foi peça importante na vitória do Flamengo, a oitava em oito jogos do Nacional

Salvador, BA — O Flamengo confirmou o favoritismo e venceu a equipe do FTC/EAD por 93 a 68 ontem de noite, no ginásio do Colégio Salesiano, em Salvador, mantendo a invencibilidade e a liderança isolada do Nacional de basquete. Destaque para o pivô Alírio, cestinha da partida com 20 pontos. O time volta a quadra no próximo domingo, às 11 horas, contra o Brasília, na casa do adversário.\ Diferentemente do que vinha acontecendo nas últimas partidas, onde o time da Gávea vinha definindo o jogo logo no começo, desta vez a história foi diferente. O time rubro-negro encontrou muitas dificuldades para sair da marcação forte imposta pela equipe baiana no primeiro quarto e não conseguiu abrir uma vantagem maior do que quatro pontos, que foi mantida até o final do período: 23 a 19.\

No segundo quarto de jogo, o técnico Paulo Chupeta apostou nos chutes de fora, já que o jogo interno no garrafão baiano estava complicado, e a apoesta deu certo. O ala Duda que entrou no começo do período alterou completamente o panorama da partida, com três bolas de três convertidas o jogador aumentou a vantagem rubro-negra, e confundiu a defesa do FTC/EAD, que ao sair para marcar os chutes de longa distância deixava espaços em seu garrafão. Foi aí que Alírio também começou a se destacar. O pivô fez 13 pontos no primeiro tempo, que terminou 44 a 29 para o Flamengo.

No segundo tempo, o time voltou com a mesma formação que terminou a primeira etapa, e também com a mesma disposição, chegando a abrir 26 pontos de vantagem.

Acertos

O treinador rubro-negro aproveitou para descansar os seus principais jogadores e mesmo assim o padrão técnico não caiu e a equipe fechou o quarto em 71 a 47. No último quarto foi a vez da estrela do ala Marcelinho brilhar. O jogador que não vinha bem até o momento, começou a acertar os arremessos de média e longa distância e aumentou ainda mais a vantagem do líder do campeonato. Com uma larga vantagem estabelecida no placar o time da Gávea esperou o tempo passar e fechou o jogo em 93 a 68.

FTC / EAD: Muñoz (12), Jefferson (3), Gilson (13), Roberto (11) e Newsome (5)\ Entraram: Perez (5), Henrique (6), Gustavo (8), Velasco (2) e Darlan (3)\ Técnico: Daniel Watffy\

Flamengo: Fred (11), Duda (18), Marcelinho (14), Coloneze (11) e Alírio (20)\ Entraram: Wagner (3), Hélio (5), Fernando Mineiro (2), Maicon (6),  Igor (3) e Amiel\

Técnico: Paulo Chupeta

O DIA

Dinheiro para incentivar os jogadores

Janir Júnior

Rio - Comum nos dias que antecedem jogos decisivos, o doping financeiro para os jogadores do Flamengo antes da semifinal de amanhã, contra o Vasco, veio fracionado. A diretoria, enfim, quitou os prêmios pela conquista do Estadual do ano passado e pela participação no Brasileiro, mas não pagou os dois meses de salários atrasados.

Nada, porém, que faça a Gávea ferver, pelo contrário: os jogadores entenderam as justificativas da diretoria. Somente uma derrota para o Vasco tornaria o clima ruim. Com a renovação do patrocínio com a Petrobras, a promessa é de novo pagamento na próxima semana.

Para Souza, não tem dinheiro que pague fazer um gol contra seu ex-clube, o que ainda não aconteceu desde que o atacante passou a defender o Flamengo. “Contra o Vasco, tem sabor especial. Estou ansioso para que chegue logo o jogo. Meus parentes e amigos estão cobrando a vitória”, disse o atacante, que não polemizou sobre a síndrome de vice-campeão do rival: “Esse negócio de que eles perdem para gente quando está valendo taça não existe”.

Souza, que atuou com Edmundo no Vasco, fez o alerta: “Apesar da idade avançada, ele tem muita qualidade, é preciso ter atenção”.

Com dores na coxa direita, Toró não participou do treino tático de ontem, na Gávea. O jogador, porém, afirma que estará em campo amanhã. Caso não tenha condições, Kléberson será o titular no meio-campo.

Ao ser questionado sobre a presença de Edmundo, Joel Santana brincou. “Não falo do adversário, ainda mais do Edmundo, que é um jogador qualificado. Sempre que faço isso, ele arrebenta com o jogo”, disse o técnico.

HOMENAGEM A RONALDO

A torcida Urubu Guerreiro prepara uma homenagem para Ronaldo, com uma bandeira com o rosto do atacante, o símbolo do clube e a frase ‘amor eterno’. O vice de futebol Kléber Leite voltou a dizer que seguirá em busca da contratação do atacante. Segundo o dirigente, na semana que vem uma proposta formalizada será apresentada ao jogador do Milan.

Leonardo é apresentado na Gávea

Rio - O zagueiro Leonardo finalmente foi apresentado oficialmente como reforço rubro-negro nesta sexta-feira, na Gávea. O novo contratado foi anunciado na segunda-feira como reforço, mas só hoje, na reapresentação do elenco falou sobre a felicidade em jogar pelo Flamengo.

"É uma grande responsabilidade jogar no Flamengo. Vou trabalhar forte para agarrar essa oportunidade. Espero conquistar muitos títulos, e entrar para história do Clube. Jogar com o apoio dessa torcida vai ser maravilhoso”.

O zagueiro destacou sua força física e facilidade nas bolas aéreas como principais qualidades. O ex-jogador de Goiás e Palmeiras espera estar à disposição do treinador Joel Santana em breve.

Clássico dos Milhões já tem 53 mil ingressos vendidos

Rio - O Clássico de domingo entre Flamengo e Vasco, pela semifinal da Taça Guanabara, já tem garantia de casa cheia. É que a última parcial de vendas já apontava 53 mil ingressos vendidos. Agora, restam cerca de 15 mil bilhetes para a partida.

A cadeira comum custa R$ 30, as arquibancadas verdes, amarelas e brancas custam R$ 40 e a cadeira especial custa R$ 150. Estudantes que comprovem estar matriculados em 2008 pagam meia-entrada.

Locais de Vendas Antecipadas:

•Bilheterias da  Gávea na Praça N. S. Auxiliadora\ •Bilheterias da  Gávea na Rua Mario Ribeiro (Ginásio Helio Maurício)\ •Bilheterias da Sede do Olaria Atlético Clube (Rua Bariri, 251)\ •Bilheterias de São Januário (Vasco da Gama)\ •Sede do Calabouço (Centro do Rio)\ •Bilheterias do Vasco Barra\

No dia do jogo somente as bilheterias do Maracanã estarão funcionando.

Toró é dúvida para o clássico de domingo

Rio - O técnico Joel Santana comandou um treino tático, em campo reduzido, na reapresentação da equipe, nesta sexta-feira. Toró, fazendo tratamento na coxa direita, não participou da atividade e é dúvida para o clássico contra o Vasco, no domingo. Kleberson o substituiu.

A equipe que treinou foi: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Jônatas, Ibson e Kleberson; Diego Tardelli e Souza.

Fla continua interessado em Ronaldo e Romário

Rio - Kleber Leite, vice-presidente de futebol do Flamengo, afirmou nesta sexta-feira que o clube segue interessado em contar com Ronaldo e Romário, e que os acontecimentos da semana em nada mudaram os interesses do Fla.

Segundo o dirigente, mesmo com a grave lesão do Fenômeno, o Rubro-Negro ainda pode formalizar uma proposta pelo atacante, que tem contrato com o Milan até o meio do ano.

Já no caso Romário, o cartola disse que vai esperar o Baixinho decidir sua situação com o Vasco, para depois formalizar uma proposta oficial.

GAZETA ESPORTIVA

Na Gávea, Toró é poupado de treinamento\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após ganhar a quinta-feira de folga, o elenco do Flamengo voltou a treinar na tarde desta sexta, quando o técnico Joel Santana comandou atividades na Gávea. A grande baixa do mini-coletivo foi o meia Toró, que ainda não se recuperou totalmente de um problema na coxa direita.\ Sem poder contar com Toró, Joel Santana utilizou Kléberson no seu meio-campo, mas Cristian também concorre à vaga de titular no clássico de domingo contra o Vasco, caso Toró seja vetado pelos médicos. 'Ele vai para a concentração e vou esperar até a última hora' comentou Joel Santana.\

Uma das atrações desta sexta na Gávea foi a presença de Renato Augusto. O jogador realizou um leve treino com bola, o primeiro desde que foi submetido a uma cirurgia para corrigir um afundamento no malar.

Confiante, Tardelli espera brilhar no clássico\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de estrear pelo Flamengo marcando um gol contra o Volta Redonda, o atacante Diego Tardelli foi figura apagada na derrota para o Fluminense e no empate com o Coronel Bolognesi. As últimas atuações renderam algumas críticas, mas o atacante garante estar confiante de que possa se destacar no clássico deste domingo, quando o Rubro-negro duela com o Vasco pelas semifinais da Taça Guanabara.\ “O time ainda está se entrosando, principalmente eu e o Souza, mas tenho certeza que temos tudo para fazer um grande jogo. O nosso lado psicológico está tranqüilo”, garantiu Tardelli.\

“O Joel já conversou comigo e falou que é um clássico não muito diferente dos outros. Mas vou entrar em campo para dar o meu máximo e conseguir a classificação para esta final inédita na minha carreira”, afirmou o atacante.

Já o técnico do Flamengo acredita na evolução gradual dos homens de frente da equipe. “Sei que não se forma um ataque de um dia para o outro. Até que fomos bem na última partida, mas faltou concluir melhor”, comentou Joel.

Para o clássico deste domingo, Joel Santana não terá três jogadores à disposição. O zagueiro Rodrigo e o meia Renato Augusto seguem entregues ao departamento médico, enquanto o zagueiro Leonardo não está inscrito na Taça Guanabara.

O meia Toró, que se machucou contra o Coronel Bolognesi, deve jogar, mas continua sendo observado de perto pelos médicos rubro-negros. Kléberson está de sobreaviso e poderá ganhar uma oportunidade caso o jogador volte a sentir a lesão na coxa direita.

Nesta sexta, enquanto o elenco se reapresentou somente à tarde, Toró realizou tratamento. No sábado pela manhã, Joel Santana comanda um recreativo na Gávea. Após a atividade, o elenco rubro-negro volta para a concentração.

PELÉNET

Kleberson treina no lugar de Toró no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo voltou aos treinos na tarde desta sexta na Gávea, após ter estreado na Copa Libertadores com um empate sem gols com o Coronel Bolognesi, no Peru, na noite de quarta-feira.

A novidade da atividade tática dirigida pelo treinador Joel Santana foi a escalação de Kleberson na equipe titular, na vaga de Toró, que é dúvida para o clássico de domingo, contra o Vasco, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pelas semifinais da Taça Guanabara. O jogador sentiu uma lesão na coxa direita no primeiro tempo do jogo contra os peruanos.

O treinador Joel Santana confirmou que ainda espera pelo titular. Ele disse também que falar pouco é fundamental antes de partidas decisivas.

"Vou esperar para ver se vou poder contar com o Toró, mas se ele não tiver condições, temos outra opção. Convivemos com decisões há muito tempo e acho que não devemos falar muito. Minha postura é respeitar o adversário e fazer meu trabalho aqui", comentou.

O restante do time está confirmado, com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas e Ibson; Diego Tardelli e Souza. Os jogadores voltam a treinar na manhã deste sábado, quando Joel deverá comandar um rápido treinamento coletivo.

Zagueiro Leonardo treina e é apresentado no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo apresentou oficialmante o zagueiro Leonardo, de 30 anos, ex-Palmeiras e Goiás, no início da noite desta sexta-feira. Antes da cerimônia, o defensor participou do treinamento com os demais companheiros na Gávea.

Ele foi contratado na última segunda-feira, mas sua chegada ao clube foi adiada, já que o time viajou para o Peru, onde estreou na Copa Libertadores da América, com um empate sem gols com o Coronel Bolognesi. Leonardo reforça o elenco rubro-negro para suprir o desfalque do zagueiro Rodrigo, que sofreu uma fratura no braço direito, foi operado e só voltará em cerca de três meses.

"É uma grande responsabilidade jogar no Flamengo. Vou trabalhar forte para agarrar essa oportunidade. Espero conquistar muitos títulos, e entrar para história do clube. Jogar com o apoio dessa torcida vai ser maravilhoso", disse o defensor, que espera em breve estar à disposição do treinador Joel Santana.

"Estou trabalhando forte a parte física desde terça-feira. Espero em uma semana já estar apto para atuar", completou.

Leonardo Devanir de Paula nasceu na cidade mineira de Juiz de Fora em 12 de março de 1977. Começou a carreira no Tupi-MG e depois atuou por Coritiba, Palmeiras e Goiás, no qual estava desde 2005. No Alviverde paulista, participou da campanha do rebaixamento da equipe à Série B do Campeonato Brasileiro.

Renato Augusto faz seu primeiro treino com bola no Fla após cirurgia

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O treinamento desta sexta-feira do Flamengo teve uma atração. O meia Renato Augusto fez trabalho com bola pela primeira vez desde que sofreu um afundamento no malar, osso da face, na vitória do Rubro-Negro por 2 a 0 sobre o Boavista, no Maracanã, na estréia de ambos pelo Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

O meia sofreu uma intervenção cirúrgica no dia 21 de janeiro no qual foi necessária a colocação de três placas de titânio com 1,5cm de espessura, além de 11 parafusos para a reconstrução do osso fraturado.

O técnico Joel Santana expressou a sua felicidade em ver o apoiador treinando com desenvoltura na Gávea. "É um bom menino e fico contente em ver que o Renato Augusto já está bem", disse.

A expectativa inicial é que o camisa 10 do Rubro-Negro retorne a equipe em março. Com a contusão, Renato Augusto sequer fez parte da lista do Flamengo para a disputa da Taça Libertadores da América.

Joel Santana avisa: "Quero fazer um Flamengo quase imbatível"

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O treinador Joel Santana está contente com os resultados que tem obtido no comando do Flamengo. Nesta sexta-feira, ele comentou que tem buscado fazer um trabalho execepcional na Gávea, para que o Rubro-Negro consiga seus objetivos no primeiro semestre: o bicampeonato estadual e a conquista da Copa Libertadores.

"Minha preocupação é fazer a minha equipe ser quase imbatível, pois ninguém é imbatível", disse Joel, na antevéspera do clássico contra o Vasco, válido pelas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno da competição doméstica.

Joel aproveitou para elogiar o rival Alfredo Sampaio, treinador vascaíno.

"O Alfredo Sampaio fez um ótimo trabalho no Madureira e espero que faça bem o seu trabalho no Vasco também. Eu continuarei fazendo o meu aqui no Flamengo", concluiu.

O técnico tem uma dúvida para definir o time que enfrenta o maior rival, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. Toró ainda sente dores na coxa direira e caso não tenha condições de atuar será substituído por Kleberson, que já treinou entre os titulares nesta sexta-feira.

GLOBOESPORTE

Vasco e Fla brigam por vaga na decisão

Cruzmaltinos contam com a reestréia de Edmundo, e Rubro-Negros apostam nos laterais

Duelo de artilheiros do Brasileirão: Edmundo e Souza, esperança de gols

O jogo deste domingo entre Vasco e Flamengo, às 16h, no Maracanã, vale vaga na final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Para o torcedor que sair de casa para ir ao estádio, o confronto tem ingredientes mais do que especiais. Para os vascaínos, Edmundo reestréia com a camisa do clube e espera acabar com o jejum de vitórias sobre o rival em jogos decisivos. Do lado rubro-negro, a manutenção da hegemonia sobre os cruzmaltinos é uma razão a mais para comparecer ao "Maior do Mundo". Motivos é que não faltam para acompanhar o clássico dos milhões.

O torcedor que não conseguiu ingresso para o jogão deste domingo ou que preferiu ficar em casa, pode acompanhar o confronto ao vivo pela Rede Globo ou em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Emoções não vão faltar para ver quem vai chegar à decisão da Taça Guanabara.

Edmundo reestréia pelo Vascão

No Vasco, a empolgação é grande com a estréia de Edmundo. A volta do Animal ao time pelo menos devolveu a confiança da torcida, que nos últimos jogos decisivos contra o Flamengo compareceu em pequeno número devido ao retrospecto desfavorável do time na última década contra o rival. A procura de ingressos em São Januário e na sede do Calabouço foi grande.

- Não é a minha entrada que vai fazer o time do Vasco ficar maravilhoso e dar espetáculo do dia para a noite. Sozinho a gente não faz nada. Quero ajudar. Não tenho a mínima intenção de ser protagonista, de fazer os gols. A minha atenção é ajudar o Vasco a vencer. Vou estar 100% fisicamente. Vou correr para caramba - diz o Animal, que será o único a usar a camisa 10 a partir de agora.

Com 14 gols marcados em cima do Flamengo em 17 jogos pelo Vasco, Edmundo prefere pensar no presente.

- O retrospecto é bom, mas não ganha jogo. Cada partida tem a sua história. Não vivo muito de passado. Gosto de pensar no presente.

O técnico Alfredo Sampaio tem dois problemas para a partida. Wagner Diniz é quem mais preocupa. Com um problema muscular, o lateral-direito, um dos destaques do Vasco neste Campeonato Carioca, treinou pouco durante a semana e não está em suas melhores condições. Outro que pode desfalcar o time é o meia Beto, que sente dores no pé esquerdo. Andrade será o provável substituto.

Outra novidade será a estréia de Morais com a camisa 98. Ao ceder o número 10 para Edmundo, o meia recebeu a responsabilidade de ser o único do time a vestir uma camisa personalizada alusiva ao ano em que o Vasco venceu a Libertadores da América. Ela traz uma mensagem no peito que segue o modelo utilizado pela Conmebol, com a frase "Dez anos da reconquista da América - Vasco 2008".

Mengão quer aproveitar a melhor campanha

Toró é dúvida para o clássico contra o Vasco, neste domingo, no Maracanã

Do lado do Flamengo, o técnico Joel Santana tem apenas uma dúvida para escalar o time. Toró, com uma contratura na parte posterior da coxa direita, sequer treinou e tem a sua presença ameaçada no clássico. Cristian e Kléberson estão na briga pela vaga. A tendência é que o pentacampeão seja o titular, caso Toró seja vetado.

- Vou esperar o Toró até o último minuto. Não podemos esquecer que o horário de verão acaba neste fim de semana. Essa hora que vamos ganhar pode ajudar na recuperação do Toró - brinca o técnico rubro-negro.

Por outro lado, o Rubro-Negro tem motivos de sobra para entrar em campo cheio de moral. O time fez a melhor campanha da fase de classificação, conquistando  seis vitória e uma derrota. Além disso, a boa fase dos laterais Leonardo Moura e Juan, e dos zagueiros Fábio Luciano e Ronaldo Angelim são motivos de sobra para animar o torcedor rubro-negro.

Nem a estréia de Edmundo está metendo medo no time rubro-negro. O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, afirmou que o Animal não mete mais medo. Souza, por sua vez, prefere respeitar a história do ídolo cruzmaltino. Porém, voltou a dar uma espetada no rival.

- Conheço o Edmundo e já joguei com ele. Ele tem muita qualidade e pode decidir. Tenho muito carinho por ele. Sobre o Vasco, o que eu posso dizer é que sou flamenguista. Não sinto nada pelo Vasco, sinto pelo Flamengo - diz o atacante.

Leonardo é apresentado no Fla

Zagueiro chega ao clube para substituir Rodrigo, que quebrou o braço logo na estréia

Márcio Iannacca

Leonardo é apresentado na Gávea

O zagueiro Leonardo, ex-Goiás e Palmeiras, foi apresentado nesta sexta-feira como reforço do Flamengo para a temporada 2008. O jogador foi contratado pela diretoria rubro-negra para substituir Rodrigo, que sofreu uma fratura do braço em sua estréia pela equipe da Gávea.

Animado com a oportunidade, o jogador conversou com a imprensa após vestir a camisa do Flamengo.

- Estou feliz com a oportunidade. Quero ajudar o Flamengo e estou treinando para entrar logo na equipe. O objetivo é chegar e ajudar o time - diz Leonardo.

Nesta sexta-feira, o jogador já iniciou os treinamentos com o grupo. Leonardo deu voltas em torno do gramado e está sendo preparado para se juntar ao restante do elenco nos próximos dias. Ele está inscrito na Taça Libertadores.

Toró ainda é dúvida no Fla

Desanimado, meia dá indícios de que não jogará. Joel vai esperar até o último momento

Márcio Iannacca

Toró está confiante que vai poder atuar no clássico de domingo contra o Vasco

O meia Toró ainda não tem a sua escalação confirmada na semifinal de domingo, contra o Vasco, no Maracanã. Com uma contratura na parte posterior da coxa direita, o jogador sequer apareceu no gramado da Gávea nesta sexta-feira. Na coletiva, ele deu indícios de que dificilmente entrará em campo para enfrentar o rival.

- Estou sentindo dor. Por hoje (sexta-feira), eu não jogaria. Estou meio desanimado porque a gente não quer sentir nada. Temos uma semifinal importante, jogo da Libertadores. Não queria ficar fora disso tudo - diz o meia.

Apesar do desânimo do seu jogador, Joel Santana vai esperar até o último momento para decidir se colocará ou não Toró em campo. No treinamento desta sexta-feira, o comandante rubro-negro testou duas alternativas - uma com Diego Tardelli e Kleberson, e a outra com Marcinho e Obina.

- Vou esperar até o último minuto. Pelo que eu sei, o jogo tem o Vasco como mandante e eu só preciso mandar a escalação depois deles - afirma Joel.

Renato Augusto treina com bola

Depois de muito tempo se recuperando, meia participa de atividade com os companheiros\ Márcio Iannacca\ O meia Renato Augusto treinou com bola pela primeira vez desde sua lesão nesta sexta-feira, na Gávea (Veja no vídeo ao lado como ele se machucou). Recuperando-se de uma cirurgia no rosto, o jogador inicia o trabalho para retornar ao time. Ele está fora da equipe desde a estréia no Campeonato Carioca, no dia 19 de janeiro.\

Renato Augusto era titular absoluto do time do técnico Joel Santana até sofrer a contusão no rosto. A tendência é que o jogador só retorne aos gramados em março.

LANCE

Leonardo é apresentado e promete entrega

Zagueiro chega ao Fla e diz que sempre deixou sua marca por onde passou

LANCEPRESS!\ O zagueiro Leonardo, de 30 anos, foi apresentado pelo Flamengo, nesta sexta-feira, na Gavéa. O jogador, contratado na última segunda, já realizou treinamentos físicos no clube. E mostrou confiança ao falar sobre o que o torcedor pode cobrar dele.\

- A torcida pode esperar muito empenho. Eu vim para ajudar e trabalhar forte. Sou um jogador viril, que me entrego de corpo e alma. Por onde passei deixei a minha marca - afirmou o atleta.

Ainda sem saber em quanto tempo estará apto a jogar - segundo ele, entre uma semana e dez dias -, o defensor comentou que a sua inscrição na Libertadores (ele foi contratado para substituir o também zagueiro Rodrigo, que fraturou o braço direito) é sinal de que o que já realizou na carreira foi reconhecido.

- Isso mostra que há uma confiança no meu futebol - disse Leonarod, que já foi semifinalista da competição sul-americana: em 2001, pelo Palmeiras, acabou eliminado pelo Boca Juniors

Joel tem quebra-cabeça para montar no Flamengo

Três dúvidas atormentam a cabeça do técnico na véspera do clássico

Joel: dúvidas para o jogo contra o Vasco (Crédito: Ricardo Cassiano)

Para encontrar sua formação ideal para o Clássico dos Milhões, Joel Santana tem três dúvidas. Toró, com dores na parte posterior da coxa direita, pode dar lugar a Kleberson. No meio-de-campo, Cristian e Jônatas lutam por uma vaga, mesma coisa que acontece com Diego Tardelli e Marcinho, estes no ataque.

Sem poder utilizar Toró no treino tático de sexta, Joel testou duas formações diferentes: – Minha principal dúvida é o Toró. Tudo depende da escalação dele para eu definir o restante da equipe.

Testei algumas formações: uma com Jônatas, Kleberson e Tardelli, outra com Cristian e Marcinho – explicou o técnico.

Cristian foi titular absoluto durante a recuperação do Flamengo no Brasileirão, mas, em 2008, só iniciou uma partida no time principal, na estréia rubro-negra no Estadual, em que o Flamengo venceu por 2 a 0 o Boavista.

Por considerar Toró o termômetro do Fla, o treinador rubro-negro garante que esperará até o último momento para definir o time: – Só vou definir uma hora antes do jogo, quando eu tiver de assinar a súmula – afirmou.

As dúvidas de Joel não são compartilhadas por Souza, que vê as características de Diego Tardelli como as ideais para complementar seu estilo de jogo.

– Os dois são bons jogadores, mas para a minha movimentação é claro que prefiro o Diego Tardelli, pois fica mais próximo de mim.

Também gosto de jogar muito com o Obina – esclareceu.

Na quinta-feira, quando o Flamengo desembarcou de Tacna, Joel deu pistas de que Diego Tardelli deve ser o titular, pois pediu paciência à formação da dupla de ataque Souza-Tardelli, alegando que eles jogaram pouco juntos – apenas duas partidas.

Precavido, Flamengo treina pênaltis na Gávea

Ibson e Fábio Luciano têm ótimo aproveitamento; Juan e Maxi decepcionam

LANCEPRESS!

Contando com a possibilidade de o clássico contra o Vasco terminar empatado, os jogadores do Flamengo treinaram cobranças de pênalti, sexta-feira, na Gávea. O cobrador oficial Ibson e Fábio Luciano tiveram 100% de aproveitamento.

Já o lateral-esquerdo Juan, pelo contrário, errou sete das dez cobranças que tentou na sexta-feira. Outro que não teve bom aproveitamento foi o atacante Maxi, que acertou apenas duas das suas cinco tentativas.

Flamengo e Vasco decidem uma vaga na decisão da Taça Guanabara neste domingo, às 16h, no Maracanã.

Souza dispara: 'Não tenho carinho pelo Vasco'

Porém, quando assunto é Edmundo, atacante rubro-negro é só elogios

LANCEPRESS!

Sem meias palavras, o atacante Souza revelou que não tem qualquer tipo de sentimento pelo Vasco, clube que defendeu no início da década e pelo qual foi campeão estadual em 2003, fazendo inclusive gol na decisão contra o Fluminense:

– Não tenho carinho pelo Vasco, tenho carinho pelo Flamengo. São eles lá e eu aqui.

No entanto, quando o assunto é Edmundo, o rubro-negro é só elogios.

– Tenho carinho por ele e nos damos muito bem – afirmou o atacante, que enfrentará novamente o ex-clube neste domingo, às 16h, pelas semifinais da Taça Guanabara.

Joel Santana: experiência para dar confiança

Campeão pelos quatro grandes, técnico mostra importância do jogo

LANCEPRESS!

Um clássico como Flamengo e Vasco mexe com os nervos de todos os envolvidos. Para tranqüilizar seu grupo, o técnico Joel Santana usa sua experiência: ele já foi campeão estadual pelos quatro grandes do Rio de Janeiro.

- Procuro passar a todos os meus atletas o quanto já venci no Rio para que eles ganhem confiança. Aqui, nós convivemos com decisão sempre - disse o treinador.

Ainda segundo o comandante rubro-negro, a importância de um clássico como este - no domingo, as equipes fazem uma das semifinais da Taça Guanabara (a outra é entre Botafogo e Fluminense) - é enorme na vida de um jogador.

- É um jogo que marca. Todo atleta deve aproveitar uma partida como essa, pois ela é rara na carreira - comentou Joel Santana.

Após reassumir o cargo de técnico do clube no Brasileiro de 2007 e classificar o time para a Libertadores, ele tem a oportunidade de disputar seu primeiro título nesta volta - e tem um objetivo.

- O que mais me preocupa é tentar fazer minha equipe jogar com a mesma simpatia do ano passado - observou Joel Santana.

EXTRA

Flamengo vence e segue invicto no Nacional\ Lancepress\

A equipe masculina de basquete do Flamengo derrotou FTC EAD na noite desta sexta-feira, por 93 a 68, em Salvador (BA), e segue na liderança invicta do Campeonato Nacional. A equipe rubro-negra foi liderada por Alírio, que terminou com 20 pontos.

Esta foi a oitava vitória do time carioca na competição, que lidera com 100% de aproveitamento. A segunda colocação é ocupada pelo Saldanha da Gama, que possui 80%, com quatro vitórias e uma derrotas. Já o FTC EAD, derrotado nesta sexta-feira, segue em décimo lugar, com 16,7% (uma vitórias e cinco derrotas).

- O grupo acredita na filosofia de trabalho. Temos um elenco formado por grandes atletas, o que me deixa com bastante opções no banco. Cada jogador que entra em quadra mantém o padrão de jogo e isso vem fazendo a diferença nas partidas - disse o técnico Paulo Chupeta, do Flamengo.

O Rubro-Negro volta à quadra neste domingo, quando enfrenta a equipe do Universo/BRB, em Brasília, às 11 horas (de Brasília).

Toró é poupado de treino no Flamengo\ Vicente Seda - Extra\

RIO - Com dores na coxa direita, o volante Toró foi poupado do treino do Flamengo desta sexta-feira à tarde, na Gávea. O jogador ainda é dúvida para o clássico de domingo, contra o Vasco, às 16h, no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara. Também nesta sexta, quem esteve no clube fazendo uma visita foi o ex-jogador Charles Guerreiro, que dirigiu o Cardoso Moreira no primeiro turno do Estadual.

Timemania será lançada segunda-feira em Brasília\ Extra\

RIO - O Ministro do Esporte, Orlando Silva e o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, lançam na próxima segunda-feira, às 15 horas, no Palácio do Planalto a Timemania, nova loteria da Caixa Econômica Federal (CEF). Participam da cerimônia a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, Pelé e representantes de clubes de futebol.

Criada pelo Ministério do Esporte em parceria com a CEF, a nova loteria tem a proposta de distribuir prêmios, mas principalmente regularizar a situação fiscal dos clubes de futebol com a União. A Timemania tem a previsão de arrecadar R$ 520 milhões nos primeiros 12 meses. O apostador poderá marcar 10 entre os 80 números do volante de aposta para concorrer aos prêmios. Serão cinco faixas de premiação: ganha quem acertar 7, 6, 5, 4 ou 3 dos 7 números sorteados. A aposta custa R$ 2,00. Os sorteios serão realizados aos sábados, a partir das 20h. O primeiro sorteio está marcado para 1º de março, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela televisão.

Empolgado, zagueiro Leonardo é apresentado como novo reforço do Flamengo\ O Globo Online\

RIO - Depois do treinamento de hoje à tarde na Gávea, o zagueiro Leonardo foi apresentado oficialmente como reforço do Flamengo. O ex- jogador do Goiás e Palmeiras se apresentou à torcida rubro-negra.

- Sou um jogador muito forte fisicamente. Tenho facilidade nas bolas áreas, por causa da minha estatura. Espero fazer um grande trabalho aqui - disse ele, que mostrou toda a sua alegria em vestir a camisa do Flamengo.

- É uma grande responsabilidade jogar no Flamengo. Vou trabalhar forte para agarrar essa oportunidade. Espero conquistar muitos títulos, e entrar para história do clube. Jogar com o apoio dessa torcida vai ser maravilhoso - emendou.

Leonardo treina na Gávea desde o início da semana, e espera já estar a disposição do treinador Joel Santana nas próxima rodadas.

- Estou trabalhando forte a parte física desde terça-feira. Espero em uma semana já estar apto para defender o Flamengo - finalizou.

Nome completo: Leonardo Devanir de Paula

Data de nascimento: 12/03/1977

Local de nascimento: Juiz de Fora (MG)

Altura: 1,84m

Peso: 84kg

Flamengo: Tenso, Joel Santana não fala sobre Edmundo\ O Globo Online\

RIO - O técnico do Flamengo, Joel Santana, parece tenso com a escalação de Edmundo no Vasco, adversário de domingo pela Taça Guanabara. Perguntado nesta sexta-feira sobre o que representa a presença do Animal para o jogo, ele se mostrou irritado e preferiu não falar sobre o camisa 10 do rival.

( Leia mais: Torcedores ignoram preços salgados e compram 91 mil ingressos antecipados para os clássicos )

- Não tenho hábito de falar do adversário. Eles cuidam do lado dele e nós do nosso. Não falo sobre o Edmundo. Ele vai fazer o trabalho dele e eu o meu - disse Joel em entrevista à Rádio Tupi para em seguida garantir que o time está pronto para o clássico dos milhões.

( Vasco: 'Vou jogar com muito amor', promete Edmundo )

" Quero ver a equipe com aquele espírito vibrante, com muita raça e disposição. Quando isso acontece, somos um time quase imbatível "

- Tudo normal, tranqüilo. Se estamos na semifinal é porque trabalhamos para isso. Estamos prontos. Agora é só esperar a hora do jogo - emendou.

( Leia mais: Se o Vasco tem Edmundo e Tiago, Flamengo aposta em Souza, que já deu um título ao rival )

A única dúvida do treinador é Toró, com dores. Caso não jogue, dois jogadores disputam a posição.

- O Toró está na lista de concentração e vou esperar até o fim. Pode entrar o Kléberson ou o Cristian - afirmou.

( Leia mais: Empolgado, zagueiro Leonardo é apresentado como novo reforço do Flamengo )

A única certeza de Joel é a vontade que ele tem de ver o time atuando como na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado.

- Quero ver a equipe com aquele espírito vibrante, com muita raça e disposição. Quando isso acontece, somos um time quase imbatível - finalizou.