Notícias

Clipp 16/dezembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Só torcida do Flamengo altera média de público do Brasileiro

Estudo analisa o comportamento do torcedor de futebol do país desde 1971

A TORCIDA DO Flamengo no Maracanã: a única dentre os clubes de massa capaz, sozinha, de modificar a média de público de um Brasileiro

Carlos Eduardo Mansur

No ano em que o Campeonato Brasileiro registrou sua melhor média de público desde 1987, um estudo mostra o que atrai e o que afasta o torcedor dos estádios do país. A empresa de marketing esportivo Golden Goal, que tem entre seus clientes o Milan e o ex-jogador Leonardo, examinou dados de todos os 13.618 jogos da história do torneio.

O estudo mostra que fatores como qualidade técnica e desempenho do time mandante, além da relevância do jogo no campeonato, têm influência clara na demanda. Indica, ainda, que a violência é fator de fuga dos estádios e que a torcida do Flamengo é a única no país que altera, sozinha, a média de público do Brasileiro.

O preço dos ingressos é fator importante apenas quando os jogos não são decisivos.

Apesar do recorde de 2007, o campeonato vive enorme oscilação de público. No entanto, nas últimas 15 edições, só duas vezes o público superou a média histórica de 13,9 mil pagantes por partida.

A competição tem altíssimo índice de capacidade ociosa nos estádios: desde 1971, só 2,2% dos jogos tiveram mais de 90% de lotação.

VIOLÊNCIA: Os clássicos estaduais sofreram a maior redução de público nos últimos anos. Desde os anos 70, houve queda de quase 50% na média de público dos clássicos. Já jogos interestaduais considerados de baixo risco tiveram queda de 33%. No Rio, o clássico Flamengo x Vasco tem, desde 2000, média de público 55% menor do que a dos anos 90 e 49% menor do que a dos anos 70. Os demais clássicos cariocas envolvendo o Flamengo tiveram queda de 16% em relação aos anos 90 e de 42% em relação aos anos 70.

RELEVÂNCIA DO JOGO: No antigo formato (mata-mata) do Brasileiro, sempre houve aumento de público conforme a disputa avançava. As finais têm média histórica de 72 mil pessoas contra 15 mil das fases iniciais. Nas disputas por pontos corridos, o público tem dificuldade de perceber a importância particular de um jogo. As variações dependem do desempenho de cada time. Os objetivos secundários (vaga na Libertadores, Sul-Americana e luta contra o rebaixamento) não são fortes o suficiente para modificar a média de público. Em 2006, o Vasco, que perdeu a vaga na Libertadores na última rodada, passou 80% da disputa com públicos abaixo da média do campeonato, quase sempre inferior a 10 mil pessoas. O São Paulo, que historicamente tem média de público menor que a do Vasco, já superava 20 mil pessoas pouco depois da metade do torneio. Em 2007, o Botafogo teve, no primeiro turno, enquanto era aspirante ao título, média de 19 mil pagantes por jogo, 43% acima de sua média histórica no Brasileiro. Na segunda metade da competição, a média caiu para 10 mil por jogo, quando o time podia, no máximo, chegar à Libertadores.

QUALIDADE DOS TIMES: Clubes mandantes com aproveitamento superior a 60% no campeonato têm público médio 50% superior à media da competição. O aproveitamento do clube visitante também é capaz de provocar efeito importante na média de público.

EXPECTATIVA DE VITÓRIA: O estudo mostra que a presença de público varia de acordo com a diferença de aproveitamento entre mandante e visitante. O tipo de confronto que mais atrai público é o que tem o mandante com bom aproveitamento no campeonato e com desempenho entre dez e 20 pontos percentuais acima do adversário. Este tipo de jogo atrai, em média, público 51% superior à média histórica do campeonato. Ou seja, trata-se de um jogo entre duas equipes fortes, com ligeira tendência de vitória do time da casa. Quando o mandante está bem na disputa e tem aproveitamento a partir de 40 pontos percentuais acima do rival, o público tende a ser 18% superior à média. A tendência clara de derrota também afasta o público.

PARTICIPANTES: O estudo mostra que não há relação entre uma grande quantidade de clubes de menor expressão participando do Brasileiro e queda na média de público. É verdade que, em 1979, quando 78 times jogaram o Brasileiro, houve uma das piores médias da história, com 9 mil pessoas. No mesmo ano, houve a menor participação de clubes populares: Santos, São Paulo e Corinthians não disputaram. Já em 2004, quando os 12 clubes mais populares do país jogaram o Brasileiro, a média foi de apenas 8,4 mil. Em 1983, houve a maior média em fases iniciais do Brasileiro - excluindo mata-matas -, com 20,6 mil pessoas. Neste ano, 60% dos participantes não estavam entre os 12 mais populares.

DESEMPENHO DOS CLUBES DE MASSA: Só o Flamengo é capaz, com seu desempenho, de modificar a média de público do Brasileiro. Nos anos em que o clube chegou à final, o Brasileiro teve média geral quase 70% maior do que nos anos em que o clube ficou abaixo do 16 º lugar. Em 2007, ano da maior média nos últimos 20 anos, o Flamengo teve 39 mil torcedores por jogo. O clube foi responsável por 22% do aumento de público em relação a 2006. Um sexto do público de 2007 esteve em jogos do Flamengo. Em anos de boa campanha do Corinthians, por exemplo, a média de público do Brasileiro foi pouco mais de 10% superior a anos em que os paulistas ficaram abaixo do 16º.

DIA DA SEMANA: Este fator tem importância moderada. Historicamente, a média de público dos jogos aos domingos é 25% maior do que nas quartas-feiras, por exemplo. Levando-se em conta apenas jogos de fases iniciais, a diferença sobe para 50%. No entanto, desde os anos 70, a queda na média de público tem sido mais acentuada aos domingos: 53% contra 37% nos demais dias. O estudo aponta que o público do meio de semana se dispõe a mais sacrifícios para ir ao jogo, é mais fanático. O de domingo tem mais "torcedores casuais", que se afastaram com a redução do número de ídolos e o enfraquecimento dos clubes.

PREÇO DOS INGRESSOS: O valor corrigido de hoje é, em média, mais do que o dobro do que era pago em 1971. Nas disputas por pontos corridos e nas fases iniciais de competições, o preço tem extremo impacto na presença de público. O estudo aponta que, em finais, a demanda do torcedor brasileiro é inelástica ao preço. O interesse, neste caso, sobrevive a preços mais altos.

DESEQUILÍBRIO: O estudo mostra que, em média, quando o líder abre diferença grande de pontos, a queda na média de público na competição pode chegar a 50%.

ESTÁDIOS: Desde a construção da Arena da Baixada, em 1999, o Atlético-PR teve aumento de 40% em sua média de público no Brasileiro.

FLA ANUNCIA REFORÇOS

O Flamengo começa a confirmar a partir de amanhã os reforços que está contratando para 2008. Além da manutenção do goleiro Bruno, o rubro-negro deve oficializar a contratação de um zagueiro, que pode ser Rodrigo (Dínamo de Kiev), um meio-campo e um atacante. A diretoria só está esperando o pagamento dos salários em atraso para anunciar suas novidades: "Estamos com tudo amarrado", garante o vice de futebol Kleber Leite.

Renato Mauricio Prado

O sonho de Zico vai virar realidade! Depois que o Galo revelou ao repórter Regis Rosing, da TV Globo, que muitas vezes sonha que ainda é jogador e, entre outras coisas, se vê, em pleno Maracanã, dando passes para Obina fazer gols, o atual xodó da torcida rubro-negra confirmou presença na festa do próximo dia 27, no Maracanã, quando a equipe rubro-negra campeã brasileira de 1987 enfrentará uma seleção de craques do passado.

De férias na Bahia, Obina já avisou que vai até gravar a partida, pois, no futuro, pretende mostrar a Sayonara (sua filhinha de apenas um ano), que jogou ao lado do maior craque rubro-negro de todos os tempos.

Ele atuará no lugar de Bebeto - que não pode jogar porque viaja, na mesma noite, para os EUA.

Jornal dos Sports

Sai Roger. Entra Marcinho

Diretoria anuncia a contratação de Marcinho, ex-Atlético-MG, para o lugar do apoiador Roger

Nathan de Lima

Ex-Galo, o apoiador Marcinho é a nova contratação do Flamengo para a próxima temporada

O técnico Joel Santana já havia anunciado que iria pedir para Papai Noel apenas quatro reforços para a próxima temporada (um zagueiro, um cabeça-de-área, um apoiador e um atacante), já que confiava na equipe que conseguiu a grande recuperação obtida pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro deste ano. Com a confirmação do meia Marcinho ex-Atlético-MG, agora só falta um atacante para completar a lista de presente pedida pelo treinador.

Os outros jogadores do pacotão de Natal, que o vice-presidente de futebol Kleber Leite vai anunciar ao longo da semana, são o zagueiro Rodrigo e o cabeça-de-área Jonatas.

Marcinho defendeu o Atlético-MG durante o último Campeonato Brasileiro, mas por causa de desentendimentos com o técnico Emerson Leão, acabou perdendo espaço no Galo e por isso o clube não lutou muito para segurá-lo. O diretor de futebol alvinegro Beto Arantes disse que a proposta do Fla foi irrecusável.

“Nós até tentamos conversar com o Marcinho, mas o Flamego fez uma boa proposta e não conseguimos segurar. Eu diria que o jogador estar 90% na Gávea. Nós tentamos mantê-lo aqui, mas não teve jeito”, explicou Beto Arantes.

Os detalhes da negociação ainda não foram divulgadas, mas o empresário do apoiador, Daniel Pereira, avisou que para tudo ficar oficializado só falta a assinatura.

“Não houve acerto com o Atlético. Tivemos uma proposta significativa do Flamengo e resolvemos aceitar. Ainda não está nada assinado, mas já está tudo praticamente fechado”, disse Daniel Pereira.

Kleber Leite resolveu adotar uma política de só falar sobre os jogadores com contrato assinado pelo Rubro-Negro, para evitar que nomes continuem sendo especulados diariamente.

“Eu não falo sobre jogadores que ainda não assinaram conosco. Nem sobre o Marcinho, nem sobre nenhum outro. Eu tenho esse direito”, esbravejou Kleber Leite.

Com a contratação do jogador, o nome de Ricardinho, que foi oferecido ao clube está praticamente descartado, já que o atleta só seria procurado caso as negociações com Marcinho fosse cancelada.

O nome do atacante que completará a lista de Joel ainda é um segredo, mas é bem provável que esse jogador venha de algum país vizinho, já que no mercado interno as opções são poucas.

Léo Moura participa de jogo beneficente

Laeral do Flamengo jogará o Vila Kennedy contra a fome neste domingo

Como é de costume todo fim de ano, o lateral-direito Leonardo Moura é presença garantida em jogos beneficentes. Antes de participar do Jogo das Estrelas, evento organizado pelo eterno ídolo Zico, dia 27, no Maracanã, ele jogará o "Vila Kennedy sem fome", neste domingo às15h na Vila Olímpica de Vila Kennedy. O ingresso será um quilo de alimento não perecível e contará com jogadores profissionais como Hugo, do São Paulo, e artistas como o cantor Toni Garrido.

"Procuro participar desses jogos beneficentes todo fim de ano para tentar retribuir um pouco do que tenho hoje e ajudar a quem precisa. O jogo de amanhã tem um motivo especial para mim, pois será onde nasci e passei parte da minha infância. Espero que as pessoas compareçam e que possamos arrecadar uma boa quantidade de alimentos, que serão doados para instituições locais", disse Léo Moura.

4 perguntas para VANDER

Vander Sacramento Vieira nasceu no dia 3 de outubro de1988 e chegou ao Flamengo em 97 após se destacar na escolinha do Madureira. Um dos maiores destaque das divisões de base do clube, o jovem jogador ficou conhecido por dar o drible da lambreta invertida.

No último Brasileiro Sub-20, Vander começou como suplente, mas acabou ganhando a vaga durante a competição.

1 O que você achou da sua participação e da participação da equipe no Brasileiro Sub-20?\ Não fomos muito bem. O time esperava uma participação bem melhor, mas infelizmente não aconteceu. Eu também não fui espetacular, mas acabei ganhando a vaga durante o torneio, o que me faz achar que agradei o treinador.\

2 Qual o jogador do time principal, que você tem uma admiração especial?\ Eu me espelho muito no Renato Augusto, ele é um grande jogador. Eu o admiro não só por suas características, até porque não são muito iguais a minha, e sim por ele ter chegado nos profissionais e ter se garantido por lá.\

3 Quais são suas perspectivas para o ano que vem?\ Minha maior vontade no momento é fazer parte do elenco profissional, mesmo que eu não jogue a Libertadores. Eu quero é estar com o grupo e participar de qualquer competição.\

4 Se você for para os profissionais irá trabalhar com o Joel Santana. O que você acha dele?\ Ele é um grande treinador, que dá muita atenção para as divisões de base do clube.\

Prefeito vai homenagear torcida

Os torcedores rubro-negros vão receber uma justa homenagem do botafoguense Cesar Maia

A torcida do Flamengo deu um show durante todo o Campeonato Brasileiro deste ano e foi um dos fatores fundamentais para que a equipe de Joel Santana conseguisse dar a volta por cima - abandonando a penúltima posição da competição e chegando em terceiro lugar do principal torneio do país.

Por causa desta paixão, a grande nação rubro-negra foi tombada como patrimônio cultural do Rio de Janeiro. Para homenagear o prefeito César Maia, toda diretoria rubro-negra, junto com um representante de cada torcida organizada do Fla, irá na próxima terça-feira ao Palácio da Cidade entregar na mão do prefeito uma placa.

Zico\ Os ingressos para o “jogo das estrelas”, organizado por Zico, que será realizado no próximo dia 27, no Maracanã, começaram a ser vendido ontem na sede do CFZ. Os bilhetes para arquibancada custam R$ 10 e os de cadeira azul estão R$ 6.\

O evento contará com craques do passado e da atualidade como Seedorf, Nakata, Arce, Gamarra, Ibson, Edmundo, Leo Moura, Vagner Love, Amoroso, Zinho, Júnior, Renato Gaúcho, Bebeto e Aldair.

Zagueiro Hélder está de saída da Gávea

O zagueiro Hélder, revelado pelas categorias de base do Flamengo, não continuará no clube em 2008. Pouco aproveitado por Joel Santana, o jogador tem contrato até maio, mas um acordo está sendo conversado para sua saída.

Hélder teria duas opções para definir seu destino: uma é Boavista, que participará do Campeonato Carioca 2008 e está tentando montar um time competitivo para tentar fazer bonito na competição. Outra possibilidade é o Coritiba, com quem o atleta pode começar a negociar na próxima semana.

Para Marcinho ser do Fla, só falta assinar o contrato

Site Oficial do Atlético/MG

Marcinho está perto de ser o próximo reforço do Mengão para a Libertadores 2008

O apoiador Marcinho, que estava no Atlético Mineiro, irá defender o Flamengo na temporada 2008. Segundo Beto Arantes, diretor de futebol do clube, o Galo fez de tudo para ficar com o atleta, mas a proposta do Rubro-Negro foi superior.

“Nós tentamos conversar mas o Flamego fez uma proposta e não conseguimos segurar. Tentamos mantê-lo aqui mas não deu. Agora vamos procurar outro nome para a posição”, disse Beto.

Daniel Pereira, empresário de Marcinho não revelou detalhes da transação, mas garantiu que a proposta do Fla foi ótima.

“Não houve acerto com o Atlético. Tivemos uma proposta significativa do Flamengo. Não está assinado ainda, mas estamos fechando.”, garantiu o procurador.

Kleber Leite, vice de futebol do time da Gávea, preferiu não se pronunciar sobre a chegada de Marcinho ao Urubu.

“Só falo de jogadores que já assinaram o contrato. Antes disso, não falo nada. Na semana que vem poderemos ter novidades”, despistou Kleber.

Marcinho será o segundo reforço do Flamengo para a disputa da Taça Libertadores da América de 2008. Antes dele, o Fla já tinha acertado com Kleberson, ainda no decorrer de 2007.

Ibson comemora volta por cima em 2007

Nada melhor do que um dia após o outro, ou no caso do meias Ibson, um ano após o outro. O jogador vive uma das melhores fases de sua carreira jogando pelo Flamengo, clube que o revelou, e ele mesmo garante: Em um ano, tudo mudou.

Em 2006, Ibson estava no Porto e viveu o que foi de acordo com o próprio atleta um dos piores anos da sua vida. Mas segundo o camisa 7 do Fla, em 2007 tudo melhorou.

"Ano passado foi um dos piores da minha vida. Tive duas lesões sérias e problemas com meu treinador no Porto. Hoje eu estou feliz, tudo mudou. Casei, tive filho e estou muito bem no Flamengo. Espero que tudo continue assim", disse Ibosn à Ràdio Bandeirantes.

Marina Canetti e Flávia vão para a Itália

Marina Canetti (1) e Flávia Fernandes (2) brilharam no Pan-Americano de 2007 no Rio de Janeiro

A legião das meninas-perfeitas na Itália ganhou duas integrantes: a atacante Flávia Fernandes e a centro carioca Marina Canetti foram anunciadas pelo Florentia para o segundo turno da Liga Italiana de Pólo Aquático. Elas se juntam a Cassie Azevedo (Rapallo) e Alê Araújo (Roma), além de Andrea Henriques (do Gifa, da Série) A-2.

Ontem, no encerramento do turno, o Florentia foi derrotado por 14 a 3 pelo Ortígia. E as brasileiras terão uma dura missão.

“É um mais um desafio e vamos viajar com o objetivo de ajudar a equipe, em primeiro lugar, a escapar do rebaixamento. Mas temos a ambição de subir algumas posições e, antes do Pré-Olímpico, o nosso primeiro objetivo é vencer o Messina, nosso rival direto”, comentou Flávia, que vai para sua quinta temporada na Itália.

Já Marina Canetti, do Flamengo, será caloura, após passar três anos no Long Beach (EUA). Essa experiência e o ritmo de jogo serão fundamentais para as estrelas ajudarem o Brasil a garantir uma vaga e  Pequim.

"Vamos ao Pré-Olímpico para tentar uma vaga. Se dissesseo contrário, eu estaria mentindo. O resultado da Rússia na Holiday é um estímulo. Sei que estão em transição, mas o sal que levaram dos Estados Unidos: 10 gols, demonstra que não são tão regulares”, afirmou Flávia

O Dia

Flamengo: Marcinho vem aí

Apoiador não fica no Atlético-MG e deve ser mais um reforço rubro-negro

Rio - Além da vinda do zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo e Dínamo de Kiev e da volta do volante Jônatas, do Espanyol, o Flamengo anunciará nas próximas horas a contratação do apoiador Marcinho, do Atlético-MG, que não chegou a um acordo com o Galo. Marcinho virá para ocupar a vaga deixada por Roger, devolvido ao Corinthians. O vice- de futebol do Flamengo, Kléber Leite, prefere aguardar a assinatura do contrato.

“Só falo de jogadores que já assinaram contrato. Antes, não falo nada. Mas, semana que vem podemos ter novidades”, admitiu Kléber.

Os detalhes do negócio não foram revelados. Mas, Daniel Pereira, empresário de Marcinho, disse que está praticamente fechado. “Tivemos uma proposta significativa do Flamengo. Não está assinado ainda, mas estamos fechando”, afirmou.

Kléber Leite minimizou a saída do diretor de futebol Marcos Braz, antigo aliado político no Flamengo, contrário à volta de Jônatas. “Não existe vontade isolada na Gávea. No Flamengo, o processo é democrático”.

Gazeta Esportiva

Segundo empresário, Dínamo aceitou proposta do Fla por Rodrigo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo, pode acertar com o Flamengo nos próximos dias. Isso porque o empresário do jogador, Giuseppe Dioguardi, garante que o Dínamo de Kiev, clube da Ucrânia detentor de seus direitos federativos, aceitou a proposta do Rubro-negro carioca.\ Atualmente com 28 anos, o defensor se destacou no Tricolor paulista, mas não conseguiu brilhar no futebol ucraniano e acabou contundindo o joelho. Ele está se recuperando da lesão na Vila Belmiro, nas instalações do Santos.\

Enquanto espera finalizar o negócio, a diretoria rubro-negra tenta agilizar a volta do meia Jônatas, que está no Espanyol. Além disso, o clube pretende repatriar o meia Renato, que está no futebol árabe. O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, viajará para Dubai na próxima semana para conversar com os dirigentes do Al-Nasr sobre a possibilidade de liberação do atleta antes do final de seu contrato.

Além disso, o advogado também viajará até a Turquia para tentar um acordo com os dirigentes do Besiktas. O objetivo é tentar resolver os problemas que envolvem o apoiador Kleberson.

PeléNet

Sem acordo, Atlético-MG admite perder Marcinho para o Flamengo

Luiza Oliveira\ Em Belo Horizonte\

O diretor de futebol do Atlético-MG, Beto Arantes, informou neste sábado que o destino do meia Marcinho, que tem contrato até no final de deste mês com o clube mineiro, será o Flamengo, que disputará a Copa Libertadores em 2008.

De acordo com o dirigente, o clube carioca fez uma "boa proposta" para Marcinho. "Tem 99% de chances do Marcinho ir para o Flamengo. Está difícil de fazer acordo com ele. O Flamengo fez uma boa proposta, o empresário dele achou melhor ir, então dificilmente ele permanece", disse.

Segundo Beto, a proposta não chegou ao Atlético e sim ao jogador que tem o contrato terminado no fim do ano com o Atlético. Segundo o dirigente, os problemas durante o ano pesaram para que Marcinho não permanecesse na Cidade do Galo. "Não houve entendimento. Ele já não estava muito satisfeito em ficar aqui com as coisas que aconteceram durante este ano", disse.

Marcinho chegou ao Atlético ano passado e ficou marcado por altos e baixos no clube. Logo na sua chegada ,ele foi criticado por torcedores por ter atuado no rival Cruzeiro, mas deu a volta por cima e se destacou como o camisa dez do alvinegro na conquista da série B.

Neste ano, ele não conseguiu repetir as atuações e teve problemas extra-campo. Após a chegada de Emerson Leão ao comando alvinegro, Marcinho faltou a um treino, porque havia ido para uma "balada" na noite anterior. O treinador o barrou da partida contra o Palmeiras, pelo turno, no domingo seguinte.

Marcinho chegou a treinar em separado do restante do grupo e teve que se recuperar de pubalgia após o episódio. O armador só voltou a ser titular na partida contra o rival Cruzeiro, em 16 de setembro, mas terminou a temporada como titular.

Flamengo pensa em emprestar jovem zagueiro Hélder

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo está negociando o jovem zagueiro Hélder, que quase não fora aproveitado em 2007 e não parece fazer parte dos planos iniciais do técnico Joel Santana para a próxima temporada. A intenção é emprestar o jogador por um ano para que ele ganhe mais experiência.

A primeira opção seria o Boavista, clube que disputa a primeira divisão do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Contudo, o Coritiba, recentemente promovido à Série A do Campeonato Brasileiro, também demonstrou interesse.

Atualmente, o Rubro-Negro conta com seis defensores no elenco: Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Rodrigo Arroz, Marlon, Thiago Sales e Hélder. Rodrigo, do Dínamo de Kiev-UCR, pode acertar em breve e, com isso, Hélder teria chances ainda menores de jogar.

Perto de renovar, Bruno agradece apoio da torcida do Fla

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Na iminência de prorrogar por quatro anos seu contrato com o Flamengo, o goleiro Bruno reitera seu carinho pela torcida rubro-negro, que lhe deu apoio nos momentos mais complicados.

O camisa 1 da Gávea sabe que deve muito de seu sucesso à força das arquibancadas, pois mesmos após cometer algumas falhas, o goleiro era sempre saudado pelos torcedores e tratado como um verdadeiro herói.

"Eu não posso reclamar, só agradecer. A torcida sempre me deu incentivo e muito carinho. Quando precisei, fui acolhido", afirmou Bruno, em entrevista à Rádio Tupi.

A permanência do goleiro no Rubro-Negro é quase certa. O Clube já enviou ao grupo de investidores que detém os direitos econômicos de Bruno uma proposta, que foi aceita. Na próxima semana, um novo contrato até o fim de 2011 deve ser assinado.

GloboEsporte

Obina jogará ao lado de Zico

Xodó da torcida substituirá Bebeto no jogo do próximo dia 27 no Maracanã

O torcedor rubro-negro poderá assistir no próximo dia 27, no Maracanã, a uma dupla de ataque que parecia só em sonho ser possível: Zico e Obina. Alías, o maior ídolo da história do Flamengo já revelara à TV Globo que sonha ainda jogar no Maracanã, dando passes para Obina fazer seus gols (assista ao vídeo ao lado).\ De acordo com o colunista Renato Mauricio Prado, o xodó da torcida rubro-negra substituirá Bebeto na partida entre o Flamengo campeão brasileiro de 1987 e uma seleção de craques do passado. Obina está de férias na Bahia e já avisou, segundo o colunista, que gravará o jogo para mostrar no futuro para a filha Sayonara, de um ano.\

Bebeto, que marcou o gol do título de 1987 na vitória sobre o Internacional por 1 a 0, não participará da partida porque tem uma viagem marcada para os Estados Unidos na mesma noite.

Galo diz que Marcinho é do Fla

Jogador será anunciado pelo clube na próxima semana. Dirigente espera assinatura

Marcinho é o novo reforço do Fla

O meia Marcinho não é mais jogador do Atlético-MG. Ele acertou sua ida para o Flamengo e irá defender o Rubro-Negro em 2008. Quem confirma a informação é o diretor de futebol alvinegro, Beto Arantes, acrescentando que a diretoria do Galo não mediu esforços para manter o jogador, mas que a proposta do time carioca foi melhor.

- Nós tentamos conversar (com o jogador) mas o Flamego fez uma proposta e não conseguimos segurar, nós tentamos mantê-lo aqui mas não teve jeito. Agora estamos procurando outro nome para a posição - diz Beto Arantes.

Os detalhes da negociação não foram divulgados, porém o empresário do atleta confirma que a proposta foi muito boa:

- Não houve acerto com o Atlético. Tivemos uma proposta significativa do Flamengo. Não está assinado ainda, mas estamos fechando. Saímos do Galo sem traumas. Tenho um carinho muito grande pelo Ziza (presidente, Ziza Valadares) e o jogador também - revela Daniel Pereira.

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, preferiu não confirmar a negociação, justamente por não ter a assinatura do contrato do jogador.

- Só falo de jogadores que já assinaram o contrato. Antes disso, não falo nada. Na semana que vem poderemos ter novidades - diz o dirigente.

Leo Moura participa de jogo beneficente

Lateral-direito vai disputar partida para arrecadar alimentos para a Vila Kennedy

Leonardo Moura exibe camisa com foto da filha Maria Eduarda.

O lateral-direito Leo Moura vai participar do jogo beneficente "Vila Kennedy sem fome". A partida será realizada neste domingo, às 15h, na Vila Olímpica do local. Além do jogador do Flamengo, o meia Hugo, do São Paulo, e o cantor Tony Garrido, do grupo Cidade Negra, estão confirmados.

Os torcedores que estiverem interessados em assistir ao jogo precisam trocar um ingresso por 1kg de alimento não perecível.

- Procuro participar desses jogos beneficentes todo fim de ano para tentar retribuir um pouco do que tenho hoje e ajudar a quem precisa. O jogo desse domingo é um motivo especial para mim, pois será onde nasci e passei parte da minha infância. Espero que as pessoas compareçam e que possamos arrecadar uma boa quantidade de alimentos, que serão doados para instituições locais - diz o lateral-direito.

Hélder não vai ficar no Fla em 2008

Zagueiro, pouco utilizado em 2007, será negociado. Boavista e Coxa estão interessados

Pouco utilizado pelo técnico Joel Santana em 2007, o jovem zagueiro Hélder não ficará no Flamengo na próxima temporada. O jogador, de 21 anos, já recebeu uma proposta do Boavista, que estará novamente na elite do Carioca em 2008.

Outra opção é uma transferência para o Coritiba, clube com o qual Hélder poderá começar uma negociação na próxima semana. O contrato do zagueiro é válido até maio, mas um acordo está sendo feito para sacramentar sua saída.

'Jóias de 2008': O funk de Erick Flores no Fla

Aos 18 anos, meia se espelha em Zé Roberto e joga embalado pelo som do Rio

Carlos Augusto Ferrari

Erick Flores é a grande aposta das categorias de base do Flamengo

Terminar o ano em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e garantir vaga na Taça Libertadores não poderia ser mais surpreendente para a torcida do Flamengo. Mas, para 2008, as surpresas podem ser ainda maiores. O clube prepara uma nova safra de jovens talentos que promete incomodar os titulares do técnico Joel Santana e até brigar por vagas de titulares.

E os "problemas" devem começar pelo meio-de-campo. Com apenas 18 anos (oito deles na Gávea), o meia Erick Flores surge como uma das grandes promessas do Rubro-Negro e se inspira no melhor jogador brasileiro na última Copa do Mundo para sonhar com uma oportunidade no elenco profissional.

- Gosto muito do Zé Roberto. Ele é um jogador que sabe atacar e defender com qualidade. Meu estilo também é esse. O Íbson é um grande exemplo, assim como o Renato Augusto - afirma o garoto, morador de Jacarepaguá e descoberto jogando futsal, em 1999, em um clube do Rio.

Destaque do Fla no Brasileirão sub-20, o meio-campista, fã de funk e pagode, admite estar ansioso pela possibilidade de ser promovido ao time principal. Em 2007, o jogador chegou a treinar algumas vezes com os profissionais, mas não foi relacionado para jogos. Chance que mexe até mesmo com a família.

QUEM É ERICK FLORES\ Nome: Erick Flores Bonfim\ Posição: Meia\ Data e local de nascimento: 30/04/1989, no Rio de Janeiro-RJ\ Altura e peso: 1,65m / 69kg\ Carreira: Flamengo (desde 1999)\ Pontos fortes: Velocidade e habilidade\ Pontos fracos: Individualismo e porte físico\

- É difícil segurar a empolgação agora. Tenho duas irmãs não querem nem que eu use mais aquelas faixas no punho porque acham que é coisa de jogador mascarado (risos). Eu não ligo para essas coisas. Gosto mesmo é de ouvir funk e pagode. Qualquer banda ou cantor nesses estilos me agrada muito - conta.

Paulo Sérgio, Bruno Mezenga e Kayke: chance pode aparecer no Flamengo

Ídolo do Flamengo nos anos 70 e 80 e atual treinador dos juniores, Adílio aposta no garoto como uma das novidades do próximo ano e elogia a capacidade de trabalho dele no meio-de-campo.

- Acompanho o Erick desde o infantil. É um jogador com muita habilidade, boa força e que tem uma ótima leitura da partida. Além disso, aprendeu a marcar e não perdeu a força ofensiva. Numa urgência, já podem contar com ele que dará conta do recado sem problema algum - diz.

Apesar da eliminação logo nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro sub-20 ao perder para o Cruzeiro, o Flamengo deve promover também outros jogadores, como os atacantes Bruno Mezenga (19 anos) e Paulo Sérgio (18 anos), que já atuaram com os profissionais. O meia Kayke (19 anos) também deve aparecer.

- O Flamengo tem uma safra muito boa de garotos que poderão ajudar muito. Em um ano com a Libertadores no calendário, muitos deles devem começar a ganhar chance – completa Adílio.

Dínamo confirma saída de Rodrigo

Clube divulga nota em seu site oficial e zagueiro está por detalhes de ser do Flamengo

Zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo, está na lista de negociáveis do Dínamo de Kiev\ O Dínamo de Kiev, da Ucrânia, confirmou em seu site oficial que o zagueiro Rodrigo está na lista de atletas negociáveis para a próxima temporada. Com isso, os indícios de que o jogador vai defender o Flamengo em 2008 estão ainda mais fortes. De acordo com uma fonte da diretoria rubro-negra, a contratação só não foi anunciada porque o atleta ainda não assinou o seu contrato com o time da Gávea.\

Rodrigo já acertou a parte salarial com o Flamengo. Na última sexta-feira, um fax do Dínamo liberou a negociação do jogador com o Rubro-Negro. O zagueiro deve ser anunciado oficialmente na próxima semana.

Rodrigo está passando férias em São Paulo e elogiou o Flamengo. O jogador queria retornar ao Brasil para a disputa da Libertadores. Santos e São Paulo correm para tentar melar o acerto com o Rubro-Negro.

Bruno enaltece torcida do Fla

De férias, goleiro lembra que foi acolhido pelos rubro-negros em momento ruim

Goleiro Bruno agradece o carinho da torcida rubro-negra em 2007

Curtindo férias no interior de Minas Gerais, o goleiro Bruno enalteceu a torcida do Flamengo. Para o jogador, que teve parte de seus direitos comprados pela diretoria rubro-negra, ele só permaneceu no clube em respeito aos torcedores.

- A torcida sempre me incentivou e me deu muito carinho, pois quando eu estava mais precisando e passava por um momento ruim, o torcedor do Flamengo me acolheu - disse o goleiro, em entrevista à Rádio Tupi.

Bruno deve assinar contrato com o Flamengo por quatro temporadas. O jogador era uma das prioridades da diretoria rubro-negra para a próxima temporada.

Lance

Marcinho está cada vez mais perto do Flamengo

Apoiador deve ser anunciado nesta semana pelo Rubro-Negro

Marcinho é o sonho de consumo do Flamengo

Cassius Leitão RIO DE JANEIRO\ Guilherme de Paula\

O Flamengo está cada vez mais próximo de acertar um reforço para o meio-de-campo. Marcinho, apoiador do Atlético Mineiro, já foi procurado por Kléber Leite e, para o empresário do jogador, Daniel Pereira, há uma boa chance de o Rubro-Negro finalizar a contratação.

Pereira garante, inclusive, que o jogador está animado com a possibilidade de defender o Flamengo na próxima temporada.

– Estamos conversando e o negócio pode acontecer. Marcinho sabe que o Flamengo dá uma projeção enorme e está inclinado a avançar as negociações – declarou.

O empresário adiantou também que seu atleta certamente não ficar á no Atlético Mineiro para 2008 e que o Flamengo é o provável destino do jogador, conformeantecipou o LANCE! na edição da última sextafeira.

– Não houve acerto com o Atlético. Tivemos uma proposta significativa do Flamengo. Não está assinada ainda, mas estamos perto de fechar – garantiu Daniel Pereira.

Marcinho encerrará seu vínculo com o Galo no dia 31 de dezembro e a diretoria do clube mineiro, confirmando as declarações do empresário do jogador, já adiantou que ele não ficará no Atlético para a próxima temporada.

Meio-de-campo de características ofensivas, Marcinho terá a função de municiar os atacantes caso feche com o Flamengo. Ele deverá disputar posição com Toró e Renato Augusto no ano que vem.

Ao saber das declarações acima, o vice de futebol, Kléber Leite, elogiou Marcinho e revelou que o negócio deverá ser fechado em breve.

– É um extraordinário jogador e pretendemos anunciá-lo nesta semana – disse o dirigente.

Revelado pelo Cruzeiro, Marcinho, de 23 anos, conquistou a tríplice coroa (Brasileiro, Mineiro e Copa do Brasil) pelo clube celeste em 2003 e, depois, passou por Grêmio e Gençlerbirligi, da Turquia, antes de ir para o Galo, em 2006.

Ibson, do Fla, disputa nova pelada beneficente

Diego e outros ex-jogadores do Flamengo também participarão

Enquanto espera o ano de 2008, Ibson se juntou aos amigos Diego (goleiro), Léo Mattos e Júnior (ex-Fla) para organizar uma pelada beneficente. O evento “Fim de ano feliz” será no dia 26 deste mês, em Niterói, e contará com a participação de jogadores e ex-jogadores do Flamengo. A entrada custará 2 kg de alimento.

A pelada conta com amigos de longa data. Diego e Ibson se conhecem desde crianças.

– São 24 anos de amizade. Fomos vizinhos no bairro de Santa Catarina (em São Gonçalo). É legal estar ajudando agora – disse o goleiro.

A previsão da organização da pelada é de que sejam recolhidas 20 toneladas de alimentos, que serão doados para instituições de caridade.

Somente o supermercado Publix, de São Gonçalo, doou quase 5 toneladas. Em troca, pediu para que Ibson, Diego e Léo Mattos, quando forem buscar os alimentos, dessem voltas no estabelecimento para os clientes.

Léo Moura participará de jogo contra a fome

A partida 'Vila Kennedy sem fome' será realizado neste sábado

LANCEPRESS!

O lateral-direito Leonardo Moura, do Flamengo, pariticipará da partida beneficente "Vila Kennedy sem fome", neste domingo, às 15h, na Vila Olímpica de Vila Kennedy. Jogadores como Hugo, do São Paulo, e artistas como Toni Garrido também jogarão.

– Participo desses jogos beneficentes todo fim de ano para tentar retribuir um pouco do que tenho hoje e ajudar a quem precisa. O jogo é especial para mim, pois será onde nasci e passei parte da minha infância. Espero que as pessoas compareçam e que possamos arrecadar uma boa quantidade de alimentos, que serão doados para instituições locais

Léo Moura também marcará presença no Jogo das Estrelas, no próximo dia 27, no Maracanã, onde também jogará o time tetracampeão brasileiro pelo Flamengo em 1987.