O GLOBO
Fla arremessa para a História
Time aposta no jogo coletivo para bater Corrientes nas finais da Liga Sul-Americana
Legenda da foto: PAULO CHUPETA posa junto a escudo do Flamengo e mostra otimismo: "O objetivo é ganhar as duas partidas em Corrientes"
Claudio Nogueira
Em busca do mais importante título de sua história no basquete, o da Liga Sul-Americana, o Flamengo faz hoje, em Corrientes, contra o Regatas Corrientes, da Argentina, a primeira partida da melhor de cinco da final, às 23h de Brasília.
O primeiro jogo da decisão deveria ter sido disputado ontem. Entretanto, foi adiado a pedido do Corrientes, por um problema com a documentação de seus americanos Robinson e Stanton, que não haviam obtido vistos de trabalho para entrar no Brasil já na semifinal contra o Universo/Brasília. De acordo com o site da Liga Argentina, eles finalmente obtiveram os vistos no Consulado do Brasil em Buenos Aires.
Marcelinho exalta força do conjunto
No Flamengo, o técnico carioca Paulo Teixeira Sampaio, o Paulo Chupeta (há três anos no comando do tricampeão do Rio), é apontado como o responsável pelo sucesso da equipe, reforçada no segundo semestre de 2007 com Marcelinho (integrante da seleção brasileira), seu irmão Duda e Hélio. O jogo coletivo é a força do time.
- Sempre trabalhei assim. Levou tempo para eles assimilarem isso, mas toda vez que se foge do jogo coletivo, o time se complica - afirma Paulo Chupeta, acrescentando: - Cada um tem de saber qual é a sua função, qual é a sua bola, para minar o adversário. A função de treinador é passar isso para o time.
Chupeta se espelha em técnicos com os quais trabalhou, como Cláudio Mortari e Emmanuel Bomfim. Segundo ele, o maior exemplo de jogo coletivo é Marcelinho, ala-armador, cestinha e estrela do time.
- Pode se ver quantos rebotes ele pegou. É um definidor, como eu fui, no time do Riachuelo, mas joga no coletivo - disse.
Semana passada, nos 72 a 66 sobre o Boca Juniors, no terceiro jogo da semifinal, no Tijuca, Marcelinho obteve 27 pontos e 11 rebotes.
- Naquela semifinal, a força do conjunto do Flamengo brilhou. Dizem que eu sou estrela, mas uma estrela só brilha em conjunto. Agradeço a todo o time - afirmou.
Para o jogador, as partidas em Corrientes serão as duas primeiras batalhas de uma guerra, mas o grupo está pronto para a pressão:
- Final se joga com o coração e este time já mostrou que tem isso de sobra. O Corrientes é bem armado. Vimos vídeos dos jogos deles. Erra pouco, sabe jogar com a bola, tem jogadores de qualidade.
O armador Hélio é outro a enfatizar a necessidade de o Flamengo manter a coletividade, determinante nas semifinais com o Boca Juniors.
- Nós nunca deixamos de pensar no jogo coletivo. Nossa mentalidade nunca deixa de ser essa. O técnico prega isso. Pode se ganhar um jogo ou outro na individualidade, mas título só se ganha no coletivo. O segredo para ser campeão é deixar o individualismo - enfatizou Hélio.
Em sua primeira temporada no rubro-negro, o armador está feliz com a torcida e pede apoio nos jogos que serão no Maracanãzinho:
- A torcida é uma energia extra.
Tricampeão do Rio, o Flamengo ainda não tem título nacional nem sul-americano de basquete. Perdeu os Nacionais de 2000 para o Vasco e de 2004, para o Uberlândia, e está na primeira final no continente. Chupeta e seu auxiliar João Batista têm analisado vídeos de jogos do adversário, nos confrontos com o Brasília, pelas semifinais da Liga.
- Acredito muito na minha equipe. Já passamos por equipes argentinas fortes, como o Libertad Sunchales e o Boca Juniors. O objetivo é ganhar os dois jogos lá, ou pelo menos um, para jogar a responsabilidade para cima deles - imagina o treinador do Flamengo, conhecido como Chupeta, por usá-la sem parar quando criança.
O Corrientes está invicto, com sete vitórias, ao passo que o rubro-negro carioca tem seis vitórias e uma derrota. Os destaque da equipe argentina são o armador Montecchia, campeão olímpico de 2004 pela Argentina, e os americanos Stanton e Robinson. Carabajal e Cavaco, lesionados, são dúvidas.
No Fla, Gavilán\ se vê longe de mostrar seu valor\
Volante estudaria propostas. Clube não garante renovação
Gavilán esbanjou confiança quando, mesmo reprovado pelos médicos, aceitou o risco de fazer contratos curtos com o Flamengo, para ser avaliado. Hoje, vive na Gávea realidade diferente da que projetou. Jogou quatro partidas, só duas como titular. Visto como exemplo de conduta na Gávea, é respeitoso com o clube e com o técnico Joel Santana, mas estudaria propostas para poder jogar.
O Flamengo exalta a postura de Gavilán. Mas o futuro do jogador, cujo primeiro contrato de três meses acaba no dia 23, está em discussão.
- Vamos conversar com o Joel e ver se estendemos um pouco mais ou não. Ele é de uma correção total - diz o vice de futebol, Kleber Leite.
Com 28 anos e duas Copas do Mundo no currículo, mesmo quando não é relacionado, Gavilán é presença constante nos vestiários e nas correntes dos jogadores. Ele imaginava ter outro papel no Flamengo.
- Cheguei esperando ter seqüência. É difícil avaliar meu desempenho. Comecei um pouco atrás, por causa da minha suspensão. Depois entrei só duas vezes como titular e com o time reserva. Mas respeito a opção do Joel - disse Gavilán. - É difícil dizer que estou pronto. Precisava de mais jogos com os titulares. Muitas vezes entrei fora de posição. Tem sido difícil ser mais aproveitado. Há muitos jogadores na minha posição. Eu me sinto bem no Flamengo. Mas se houver uma chance concreta em outro clube, para jogar, vou passar para o Flamengo e conversar. Vou estar aberto.
Além de Gavilán, o zagueiro Leonardo e o atacante Éder sequer têm sido relacionados. Dos outros cinco reforços do clube para 2008, só Kléberson é, hoje, titualar. O zagueiro Rodrigo e Jônatas se recuperam de lesões. Marcinho e Tardelli são reservas que vêm entrando no decorrer dos jogos.
- É cedo para avaliar. A temporada começou em fevereiro - diz Kleber Leite.
Ele pediu à comissão técnica que avaliasse a hipótese de levar o time para Itu. Outra opção é manter o grupo concentrado no Rio, na próxima semana.
JORNAL DOS SPORTS
Espinhos incômodos
Renato Augusto não tem preferência para final; quer dar o troco tanto no Flu quanto no Bota
NATHAN DE LIMA E THIAGO BOKEL
Arquivo
Depois de sair machucado no último domingo, Renato Augusto está liberado para treinar e se vingar de Botafogo ou Fluminense nas finais do Campeonato Carioca
O Flamengo começou ontem sua preparação para a partida contra o Coronel Bolognesi no próximo dia 23 pela última rodada da primeira fase da Libertadores, mas o assunto entre os jogadores ainda era o Campeonato Carioca. O apoiador Renato Augusto — um dos poucos atletas que resolveu parar e conversar com a imprensa ontem, já que a maioria fugiu por causa da chuva e do frio — disse que está engasgado com os dois finalistas da Taça Rio.
O jogador, que está liberado para treinar normalmente mesmo tendo saído machucado na derrota para o Botafogo, não quis apontar um favorito para as finais, pois seria igual enfrentar qualquer um dos dois clubes.
"O futebol é assim mesmo. O Botafogo estava um tempo sem nos vencer e agora somos nós que estamos com eles engasgados. O Fluminense também nos venceu e queremos vencê-los. Vamos trabalhar forte durante esse tempo para podermos chegar à final bem. Não tenho preferência de adversário, até porque o Botafogo vem em uma crescente muito grande e o Fluminense tem um time bom", disse Renato Augusto.
Sobre o tempo sem jogar que a equipe vai ficar até a partida contra o Bolognesi, Renato Augusto gostou dessa pequena pausa. O jogador acha que esse período de treinamento pode ser útil para melhorar a condição física dos jogadores.
"Vínhamos em uma seqüência de jogos muito grande, esta parada é boa para recuperarmos a forma física. Vamos nos dedicar ao trabalho, para podermos chegar forte à decisão", explicou Renato Augusto.
Além de Renato Augusto, outro jogador parece estar com os finalistas engasgados.
O goleiro Bruno, que ontem fez um trabalho junto com seus companheiros de posição no ginásio do clube, não estava escalado para dar entrevista, mas quando deixava a Gávea, junto com o goleiro Paulo Vitor e um funcionário do clube, cumprimentou os jornalistas e logo depois, um pouco mais distante, já na porta, mandou um recado com um sorriso no canto da boca: "O que é deles está guardado", surpreendendo a todos os presentes e sem dar tempo para qualquer explicação.
Basta saber agora o que ele quis dizer com essa declaração.
Flamengo treina de manhã na Gávea
Após a derrota para o Botafogo na semifinal da Taça Rio, o Flamengo voltou suas atenções para a Libertadores da América. O time rubro-negro só volta a jogar no dia 23/04, contra o Coronel Bolognesi, no Maracanã.
O técnico Joel Santana comanda treino na manhã desta quarta-feira, na Gávea. O meia Renato Augusto, que saiu de campo lesionado contra o Botafogo, já está liberado pelo Departamento Médico e treina normalmente. Souza, que foi substituído no intervalo do clássico de domingo com náuseas, também já está 100%.
Joel: 'Romário é um iluminado como eu'
Arquivo/JS
Joel Santana é considerado por Romário o melhor técnico com quem trabalhou nos 22 anos de carreira
Em diversas entrevistas, quando perguntado quem teria sido o melhor técnico com quem trabalhou em sua brilhante carreira como jogador, Romário nunca titubeou na resposta: Joel Santana.
O técnico que já trabalhou com o artilheiro no Vasco Fluminense e no próprio Flamengo onde está atualmente, se sente lisonjeado pela menção do Baixinho. Agora que o camisa 11 está deixando os gramados, o Mestre da Prancheta aproveitou para retribuir às palavras de carinho mais uma vez. Para o treinador acredita que Romário continuará fazendo sucesso, mesmo fora de campo.
“Romário é um ídolo pra mim e infelizmente chegou a hora de ele parar. Eu tive a honra de trabalhar com eles em diversos clubes e sei que ele será bem-sucedido no que vier a fazer a partir de agora, porque ele é como eu: um iluminado”, disse Joel em entrevista à Rádio Globo.
Jônatas e Rodrigo já fazem treinos físicos na Gávea
O cabeça-de-área Jônatas e o zagueiro Rodrigo só terão condições físicas de atuar, no segundo jogo da final do Campeonato Estadual, em maio. O Flamengo, como vencedor da Taça Guanabara, já está classificado para a fase final da competição, aguardando o vencedor do segundo turno, que será conhecido no próximo domingo, entre Fluminense e Botafogo.
Jônatas, com uma lesão na perna esquerda, terá sua carga de treinos físicos intensificada já nesta semana. E Rodrigo, que fraturou o braço direito, no dia 7 de fevereiro, contra o Volta Redonda, vem treinando mais levemente para calcificar o osso, quando então poderá trabalhar com os demais companheiros
Mengão sem medo do Regatas
Flamengo promete valentia contra a equipe e torcida argentinas na abertura da final da Liga
Pedro Ivo Almeida
Nina Lima
O ala Duda, com sua vibração, surge como uma aposta do Flamengo
Passadas as confusões envolvendo as datas dos jogos, a equipe do Flamengo desembarcou ontem a tarde na Argentina e agora se concentra apenas na partida de hoje, a primeira da série melhor de cinco das finais da Liga Sul-Americana de basquete, contra o Regata Corrientes, às 23h (de Brasília), no ginásio do adversário.
Com a moral elevada após a bela virada na série semi-final da competição, quando venceu o Boca Juniors por 2 a 1, a equipe do técnico Paulo Chupeta entra em quadra praticamente completa para o duelo de hoje. O único desfalque continua sendo o pivô Wagner, que ainda se recupera de uma dengue e só deve voltar à equipe nas partidas de volta, no Rio de Janeiro.
O pivô Maicon, que participou mais efetivamente das partidas da série semi-final em função da ausência de Wagner, espera poder continuar ajudando o grupo nessas primeiras partidas da série final.
"Devido à ausência do Wagner ganhei um tempo maior de quadra, já que o grupo ficou com um número reduzido de pivôs e o Coloneze teve problemas de faltas nas duas partidas contra o Boca no Rio. Graças a Deus entrei bem e consegui ajudar bastante o grupo. Espero poder ajudar novamente a equipe nessas partidas finais, mas também espero que o Wagner se recupere logo, porque além de um amigo é um jogador muito importante para o grupo", disse o jovem pivô.
Preparados
Jogador mais experiente e destaque do time na competição, o ala Marcelinho garante que o time está preparado para a pressão que encontrará nessas duas primeiras partidas em solo argentino e falou ainda sobre a importância de, pelo menos, uma vitória na casa do adversário.
"Vão ser as duas primeiras batalhas de uma guerra. Mas estamos prontos. Estamos indo para a Argentina com a certeza de que temos jogos muito nervosos pela frente, ginásio lotado e uma pressão enorme. Vão fazer de tudo para tirar nossa concentração, irritar a gente, mas estamos indo lá para começar bem a série, buscando a vitória no primeiro jogo, depois pensando no segundo, para trazer ao menos uma vitória. Temos um time forte, que já mostrou do que é capaz, sua qualidade e seu potencial, todos nós lutamos muito para chegar nessa decisão e agora estamos aqui. Final se joga com o coração e esse time já mostrou que isso tem de sobra", afirmou o jogador.
Após o jogo de hoje, o rubro-negro terá muito pouco tempo para descansar. A segunda partida da série acontece amanhã, também em Corrientes (ARG).
O DIA
Contra quem for, um gosto de revanche no ar
Renato Augusto lembra que Flamengo perdeu para Botafogo duas vezes e foi goleado pelo Flu
Martha Esteves
Rio - Seja qual for o adversário do Flamengo na decisão do título estadual, o sabor será de revanche. Palavras do apoiador Renato Augusto, que levou uma sola de Lúcio Flávio, na perna direita, está em tratamento intensivo, mas deve enfrentar o Coronel Bolognesi, dia 23, pela Copa Libertadores.
O camisa 10 da Gávea lembra que o Flamengo perdeu dois jogos seguidos para o Botafogo (3 a 2 e 3 a 0, na Taça Rio), e foi goleado pelo Fluminense por 4 a 1, na Taça Guanabara.
“São os números dos confrontos que provam que o próximo duelo, seja com quer for, será uma revanche. Mas não escolho adversário, porque é aquela velha história: quem quer ser campeão tem que enfrentar qualquer time”, disse o apoiador.
Apesar de ainda sentir muitas dores na perna, que está muito inchada e com enorme hematoma, Renato Augusto, que será poupado dos treinamentos de hoje, espera não ser vetado para o jogo da Libertadores. Segundo o médico Walter Martins, o jogador está medicado, vai fazer duas sessões de fisioterapia por dia e não deverá ser problema para o técnico Joel Santana.
Se Renato Augusto espera por uma revanche na final do Estadual, o apoiador Cristian nem pensa em secar o Fluminense, que enfrenta a LDU, amanhã, pela Libertadores, em busca do primeiro lugar geral na competição.
“Não vou secar ninguém. Até porque vai ser bom para o futebol do Rio que Flamengo e Fluminense vençam seus jogos e façam boa campanha na Libertadores. Nós temos é que fazer a nossa parte, vencer nosso jogo e não ficar torcendo contra ninguém”, entende.\ Por isso mesmo, Cristian não vai torcer para ninguém na decisão da Taça Rio. Vai assistir ao jogo apenas para estudar o adversário do Flamengo na final do Estadual.\
O lateral-direito Léo Moura e Souza estão com gastroenterite e não vão treinar hoje. O atacante, que foi substituído no intervalo do jogo contra o Botafogo, sofreu com enjôo, vômitos e diarréia. Os dois receberam orientação médica para seguirem dieta, em casa.
Bruno: ‘O que é deles está guardado’
Rio - O recado foi dado ao vento, sem direção, sem explicação e sem alvo específico. Ao sair da Gávea, no início da noite de ontem, o goleiro Bruno falou bem alto, perto de alguns jornalistas: “O que é deles, está guardado”. E saiu andando, sem dar qualquer justificativa ou dar o endereço do recado.
Como houve confusões e brigas em dois jogos contra o Botafogo, e muita gente na Gávea também não engoliu a goleada imposta pelo Fluminense (4 a 1 contra o time reserva), o recado pode ter sido endereçado para qualquer um dos dois times, que lutam no domingo por uma vaga na final do Estadual contra o Flamengo.
Na rodada dupla, em o Fluminense fez preliminar do jogo que o Flamengo venceu o Friburguense, no Maracanã, parte da torcida tricolor ficou atrás do gol de Bruno, xingando e provocando o camisa 1. Durante o jogo, o goleiro, aborrecido, revidou as provocações com um adeus aos tricolores.
Fla enfrenta 'catimbeiros’
Time inicia hoje série final da Liga Sul-Americana contra o Corrientes
Corrientes, Argentina - A temporada tem caminhado do jeito que o Flamengo queria. A equipe de basquete tem chances reais de conquistar dois títulos inéditos num mesmo ano: o do Nacional, no qual se mantém na liderança, e o da Liga Sul-Americana. A final do torneio internacional contra o Regatas Corrientes terá início hoje, às 23h (de Brasília), na Argentina. A segunda partida será amanhã, às 21h.
Os confrontos no Maracanãzinho estão marcados para terça e quarta-feira (se necessário). Se for preciso, a quinta partida será no dia 29 ou 30 fora de casa. “Vão ser as duas primeiras batalhas de uma guerra. Mas estamos prontos. Teremos jogos muito nervosos pela frente, ginásio lotado e uma pressão enorme. Eles vão fazer de tudo para tirar nossa concentração, nos irritar, mas vamos tentar trazer ao menos uma vitória”, disse o ala-armador Marcelinho.
A catimba argentina começou cedo. A Confederação Sul-Americana de Basquete (Consubasquet) mudou as datas das partidas alegando que Robinson e Stanton, os dois americanos do Regatas Corrientes, não tinham visto para entrar no Brasil. Além das datas, também alteraram horários nas passagens da equipe Rubro-Negra, o que criou mais insatisfação pelo fato de prejudicar o descanso dos atletas.
Apesar disso, o Flamengo está confiante. “Temos um time forte, que já mostrou do que é capaz, sua qualidade e seu potencial. Todos nós lutamos muito para chegar nessa decisão e agora estamos aqui. Final se joga com o coração e essa equipe já mostrou que isso tem de sobra”, acredita Marcelinho.
A lição de casa para vencer o adversário, que bateu o Brasília na semifinal, foi feita: “Vimos vídeos deles. É uma equipe que erra pouco, sabe jogar com a bola, tem jogadores de qualidade”.
No Fla, reunião para traçar planos é adiada para quarta-feira
Rio - Por causa da forte chuva que cai no Rio de Janeiro, a equipe do Flamengo pouco trabalhou nesta terça-feira. Ninguem chegou a entrar em campo na Gãvea. Todos os jogadores ficaram fazendo trabalho na musculação do clube.
Estava previsto para hoje uma reunião entre a comissão técnica para definir uma possível viagem de toda a delegação, mas como o grupo não chegou nem a entrar em campo, a decisão sobre uma possível saída do Rio de Janeiro foi transferida para esta quarta-feira.
Quem falou com a imprensa foi Joel Santana. O treinador, que sempre foi escolhido por Romário como o melhor técnico que já tinha trabalhado, falou sobre a aposentadoria do craque.
"O Romário é um ídolo, amigo e herói. Um dia chega a hora de todo mundo parar de jogar futebol. O que fica para nós são os gols maravilhosos que ele fez. Tive a honra de trabalhar com ele em alguns clubes e conquistamos alguns títulos juntos", declarou em entrevista à Rádio Globo.
Fla pode sair do Rio em busca de preparação para a equipe
Rio - A comissão técnica do Flamengo cancelou o treino marcado para esta terça-feira de manhã preocupada com o cansaço dos jogadores. Como a próxima partida do time acontecerá só no próximo dia 23, contra o Coronel Bolognesi, uma possível saída do Rio de Janeiro está sendo estudada.
O preparador físico da equipe, Ronaldo Torres, admitiu a possibilidade de viajar.
"É um bom período (oito dias) para preparar a equipe. Principalmente depois do jogo em Cuzco, da viagem de volta e desta semifinal contra o Botafogo. Amanhã (terça) nós resolvemos colocar o treino só na parte da tarde, para pouparmos os jogadores. Depois vamos nos reunir para traçar planos para o jogo contra o Bolognesi e o primeiro jogo da decisão do Carioca.
Perguntado se aprovaria uma possível saída do Rio, Torres admitiu gostar da idéia.
"O ideal seria sair do Rio. Eu aceitaria. Mas também tem que saber para onde vai. A Granja Comary seria bom, mas o Botafogo já está ocupando o espaço', destacou.
GAZETA ESPORTIVA
Chuva cancela treinamento com bola no Flamengo\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Com o gramado da Gávea encharcado pela forte chuva que caiu no Rio de Janeiro nesta terça-feira, o técnico Joel Santana não pôde comandar o treinamento que estava previsto inicialmente. Desta maneira, o elenco rubro-negro aproveitou a reapresentação para trabalhar fisicamente na academia do clube.\ Enquanto isso, os goleiros do Flamengo trabalharam levemente com bola no ginásio da Gávea. O elenco volta aos treinamentos na manhã desta quarta-feira, quando Joel Santana espera poder realizar a primeira atividade tática da semana.\
O Flamengo só volta a campo no dia 23 e os jogadores se mostram aliviados com a folga na tabela, após uma maratona de jogos.
“Tivemos uma seqüência grande de jogos importantes e viagens. Esse tempo que teremos será importante para recuperar a parte física e psicológica”, afirmou o meia Renato Augusto.
Quase recuperado, Rodrigo espera jogar final pelo Fla\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Um dos reforços contratado pelo Flamengo no início do ano, o zagueiro Rodrigo passou os últimos dois meses entregue ao departamento médico, já que se machucou em um jogo contra o Volta Redonda, no dia 7 de fevereiro. Imerso em fortes treinamentos físicos nos últimos dias, Rodrigo espera poder disputar a decisão do Campeonato Carioca, cuja primeira partida da final do Estadual está marcada para o próximo dia 27.\ “Estou ansioso e feliz de voltar. Estava vindo de uma lesão no joelho e, logo na minha primeira partida como titular, acabei me machucando de novo. Mas estou voltando com alegria e muita vontade de jogar”, prometeu o atleta.\
“Ainda treinarei a parte física nesta semana e quem sabe na outra eu já possa estar treinando e na seguinte não possa jogar”, continuou o defensor. “Venho conversando com a comissão técnica e com o (médico José Luis) Runco. Ele mesmo disse que posso estar à disposição do treinador no dia 27” afirmou Rodrigo à Rádio Brasil.
Caso seja escalado por Joel Santana, Rodrigo terá pela frente Botafogo ou Fluminense, que se enfrentam no domingo pela final da Taça Rio. Político, o zagueiro rubro-negro afirmou que prefere não escolher um adversário na decisão.
“A gente está cansado de saber. Quando se trata de final, com qualquer um dos dois que passar vai ser um jogo emocionante e bem disputado. Não tem muito que escolher”, ressaltou o zagueiro flamenguista.
O contrato de Rodrigo termina no meio do ano, mas o jogador ainda não sabe se o empréstimo será renovado junto ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia. Isto porque o jovem Thiago Sales tem entrado bem quando tem que substituir Fábio Luciano ou Ronaldo Angelim no Flamengo. Com isso, a diretoria rubro-negra pode optar pela saída de Rodrigo, que tem um dos maiores salários do clube.
Enquanto isso, o elenco do Flamengo voltou aos treinos na tarde desta terça-feira, na Gávea. Sem compromissos oficiais marcados para os próximos dias, o técnico Joel Santana decidirá com calma se poupará titulares no jogo contra o Coronel Bolognesi, no próximo dia 23, pela última rodada da primeira fase da Copa Libertadores.
Renato Abreu - A diretoria do Flamengo já corre atrás de reforços para o Campeonato Brasileiro. O vice-presidente de futebol, Kléber Leite, confirmou que o Rubro-Negro já iniciou negociações para tentar a volta do meia Renato Abreu, que deixou o Flamengo no ano passado para defender o Al-Nasr, dos Emirados Árabes.
Renato Abreu conta com grande simpatia dentro do Flamengo e era considerado um dos jogadores mais queridos pela torcida quando aceitou uma proposta milionária para atuar no futebol árabe. Na época, o jogador garantiu que retornaria à Gávea.
A chegada de Renato Abreu também pode ajudar a suprir a provável saída de Ibson, que, emprestado ao Fla pelo Porto até o meio deste ano, o jogador dificilmente permanecerá na Gávea após o final de seu compromisso.
PELÉNET
Joel Santana: "Romário é um iluminado como eu"
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Na segunda-feira, durante lançamento do DVD "Júri do Baixinho - DVD Romário É Gol", Romário anunciou o fim da sua carreira. Nesta terça, perguntado sobre a decisão do Baixinho, o amigo e treinador Joel Santana lamentou toda essa situação.
"Romário é um ídolo, amigo e herói. Infelizmente chegou a hora dele parar. Mas acontece e fica o que ele fez de bom. Tive a honra de trabalhar com o Baixinho e diversos clubes. Romário é um iluminado como eu", salientou.
Joel Santana, considerado por Romário um dos melhores treinadores do futebol brasileiro, trabalhou com o Baixinho no Flamengo (campeão estadual de 1996), Fluminense e Vasco (campeão brasileiro e da Copa Mercosul de 2000).
Outros treinadores também falaram sobre aposentadoria de Romário, entre eles Sebastião Lazaroni, atualmente comandando o Marítimo, de Portugal.
"Romário foi um moleque travesso em campo. Quero dar os parabéns pela brilhante carreira, pelos gols, pelas conquistas nos clubes e na seleção brasileira. O que Romário não gostava mesmo é de ser chamado de toddynho, apelido que ganhou dos companheiros", revelou.
Zagueiro Rodrigo pode não seguir no Fla até o fim do ano
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Em recuperação de uma lesão no braço direito, o zagueiro Rodrigo deve voltar a defender o Flamengo em duas semanas. Contudo, ao que parece, seu período na Gávea não será muito longo.
Com contrato até o meio do ano, Rodrigo pode estar deixando o time rubro-negro
Emprestado pelo Dínamo de Kiev-UCR, o defensor tem contrato com o Rubro-Negro até o meio do ano e só dependerá de sua própria vontade a extensão do vínculo por mais seis meses. Porém, as primeiras palavras do zagueiro sobre o assunto não foram tão animadoras.
"O ambiente aqui é muito bom. Todos são amigos. Mas vamos ver. Só depende de mim. Vou esperar chegar perto, para ver o que acontece. Se fico aqui ou não", disse.
Já liberado pelo departamento médico, Rodrigo já vem treinando com bola e aprimorando seu preparo físico. Desta maneira, estaria apto a disputar a seqüência da Copa Libertadores pelo Flamengo.
"Estou ansioso em voltar a jogar. Conversei com os médicos e preparadores físicos e eles deram esse prazo de duas ou, no máximo, três semanas. Tenho que me recuperar logo", explicou.
Volante Cristian vê "lado bom" com eliminação do Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Fora da final da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual, o Flamengo, agora, só entra em campo no próximo dia 23, quando encara o Coronel Bolognesi-PER, no Maracanã, pela Libertadores. Até lá, o Rubro-Negro vai ficar apenas treinando.
Para Cristian, o fato de o time ter ficado de fora da decisão não é tão grave assim. O volante salientou que o tempo "livre" vai ser bom para acertar todos os detalhes.
"Estes dias que teremos de descanso serão importantes para trabalharmos a parte técnica, física e mental. O Joel Santana (técnico) aproveitará para corrigir os erros que tivemos na semifinal da Taça Rio", destacou o volante.
A decisão do Campeonato Estadual, contra Fluminense ou Botafogo, está marcada para os dias 27 de abril e 4 de maio. Neste tempo, o Rubro-Negro também estará envolvido nas oitavas-de-final da Libertadores.
A diretoria do Flamengo, juntamente com a comissão técnica, estuda a possibilidade de tirar a equipe da cidade do Rio de Janeiro. Porém, tudo deverá ser decidido somente nesta quarta-feira.
Joel Santana pode substituir Parreira na seleção da África do Sul
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Uma notícia, ainda não confirmada, surgiu nesta terça-feira, na Gávea: Joel Santana poderia substituir Carlos Alberto Parreira na África do Sul, já que estaria pensando em deixar o comando da seleção. Porém, o treinador do Flamengo não se pronunciou sobre o assunto. As informações são da Rádio Tupi.
Técnico Joel Santana pode trocar o Flamengo pela seleção da África do Sul
Na verdade, nesta terça-feira, Joel Santana não deveria conceder entrevista coletiva. Porém, resolveu abrir uma exceção para falar apenas do amigo Romário, que anunciou sua aposentadoria na véspera.
A diretoria do Flamengo também não se manifestou. Joel Santana, que tem contrato até o fim deste ano, retornou à Gávea em agosto de 2007 e classificou o Rubro-Negro para a Copa Libertadores da América deste ano.
Nesta temporada, Joel Santana levou o Flamengo ao título da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual, e também às oitavas-de-final da Copa Libertadores da América.
A decisão do Campeonato Estadual, contra Fluminense ou Botafogo, está marcada para os dias 27 de abril e 4 de maio. Neste tempo, o Rubro-Negro também estará envolvido nas oitavas-de-final da Libertadores
GLOBOESPORTE
Fla inicia luta pelo título sul-americano
Time rubro-negro tenta superar cansaço e Regatas Corrientes no primeiro jogo decisivo
Thiago Fernandes
Equipe do Flamengo está unida para buscar o título da Liga sul-americano
O Flamengo começa a luta pelo título da Liga Sul-Americana de basquete, nesta quarta-feira, contra o Regatas Corrientes, da Argentina. A partida, que tem início às 23h, terá como ingredientes mais do que apenas a rivalidade entre brasileiros e argentinos. Após o imbróglio envolvendo o adiamento da partida e a troca de horário das viagens, os jogadores rubro-negros entram “mordidos” em campo.
A equipe viajou durante toda esta terça-feira, véspera do jogo. Apesar do cansaço do trajeto, o técnico Paulo Chupeta acredita que a equipe estará bem para entrar em quadra.
- A viagem foi bem cansativa. Tivemos que sair as 6h da manhã, pegar avião, ônibus e só chegamos à noite. Mas o jogo é só as 23h de amanhã e acredito que a equipe estará bem. Fizemos uma boa pré-temporada e acho que o aspecto físico não será problema. Vou revezar bastante os jogadores em quadra. De qualquer forma, agora é a final. É hora de dar um pouco mais – afirma o treinador por telefone, de Corrientes, ao GLOBOESPORTE.COM.
Mesmo cansados da viagem, os jogadores rubro-negros fizeram um treino leve de reconhecimento do ginásio da partida. Em seguida, seguiram para os quartos para descansarem até quarta de manhã, quando Chupeta comandará mais um treino em solo argentino. Os atletas terão a tarde de folga, para repousarem, antes de entrarem em quadra.
Adversários bem estudados
A comissão técnica já analisou vídeos do adversário na decisão e acredita estar bem informada sobre os pontos fortes da Corrientes.
- O time deles tem alguns bons talentos individuais, mas o grande trunfo é o conjunto. Eles estão bem no campeonato argentino, mas nós estamos preparados para os enfrentar e vencer – declara Paulo Chupeta.
A segunda partida da série será realizada nesta quinta, às 21h, também na Argentina. O terceiro duelo será em solo carioca, na próxima terça-feira, às 19h. Caso seja necessário, o quarto jogo será realizado um dia depois, na quarta-feira, às 22h, também no Rio. Caso a série fique empatada, a quinta e última partida será disputada na Argentina, por causa do melhor desempenho do Corrientes nas semifinais do torneio. Este duelo ainda está sem data definida.
Renato Augusto não escolhe adversário
Meia do Fla diz que não tem preferência por Botafogo ou Fluminense na final do Carioca\ Márcio Iannacca\
Renato Augusto (à esq.) prefere não escolher adversário na final do Estadual
O meia Renato Augusto é uma das armas do técnico Joel Santana para tentar a conquista do Campeonato Carioca e para um futuro de sucesso na Taça Libertadores. Ciente de que o Flamengo precisa trabalhar duro para seguir nas duas competições, o jovem, de 19 anos, afirmou que o time não pode amolecer no momento de decisão. Porém, o jogador prefere não escolher adversário, principalmente na reta final do Estadual. Botafogo ou Fluminense, para Renato, tanto faz.
- Para a nossa equipe tanto faz. Já estamos na final do Campeonato Carioca e agora é esperar o adversário. São duas grandes equipes, que fizeram um grande campeonato. Vamos trabalhar forte esses dias para estarmos preparados na final - diz o meia.
Renato Augusto afirmou que as últimas derrotas para Botafogo e Fluminense ainda não foram digeridas pelo elenco rubro-negro.
- Claro que uma derrota fica na garganta do jogador. Estamos engasgados com os dois. Vamos entrar assim com quem vier - afirma Renato Augusto.
Gastroenterite ataca Souza e Leo Moura
Jogadores são medicados e treinam leve. Médico do Fla explica problema dos atletas
Márcio Iannacca
Souza faz musculação na Gávea. Atacante ainda se recupera de uma gastroenterite
O lateral-direito Leo Moura e o atacante Souza seguem fora dos treinos com o restante do grupo do Flamengo. Os dois atletas estão com gastroenterite e estão sendo poupados pelo departamento médico. Medicados, os dois receberam uma orientação para seguirem uma dieta elaborada pela nutricionista do clube.
De acordo com o médico Walter Martins, o problema pode ter ocorrido por uma intolerância a algum alimento ingerido no fim de semana.
- O Souza deixou o campo no jogo de domingo por causa de uma de enjôo e dor de cabeça. Esse quadrou evoluiu para uma gastroenterite. É o mesmo caso do Leo Moura. Os dois estão enfraquecidos - explica o profissional.
Walter Martins explicou como dois atletas que tiveram a alimentação controlada no fim de semana puderam ter tal problema.
- É uma intolerância alimentar. Um frango, por exemplo. O jogador pode comer uma parte mal cozida. Conversamos com os familiares para qualificar a alimentação e amanhã (quarta-feira), eles vão estar bem - diz o médico do Flamengo.
Joel emocionado ao falar do amigo Romário
Treinador diz que se sente honrado por ter trabalho com o Baixinho, a quem chama de mito\ Márcio Iannacca\
Joel Santana se emociona ao falar da aposentadoria do atacante Romário
Considerado o melhor treinador na opinião do ex-atacante Romário, Joel Santana se emocionou e ficou com os olhos cheios de água ao falar do Baixinho nesta terça-feira, na Gávea. Chamado para um bate-papo com a imprensa apenas por causa da aposentadoria do jogador, de 42 anos, o técnico do Flamengo lamentou o término da carreira do amigo, que chamou de ídolo e herói na coletiva concedida na Gávea.
- O Romário tem todo o meu respeito. Esses mitos assim não podem parar. Ele fez gols maravilhosos. Tive a honra de trabalhar com ele em muitos clubes. E assim como eu, ele é um iluminado. O Romário sempre foi diferenciado, pelo seu comportamento, pelas respostas que sempre dá - diz Joel.
O Romário é um amigo, um ídolo, um herói. Mitos assim não podem parar\ Joel Santana, técnico do Flamengo\
Joel admitiu a emoção de falar de Romário. Juntos, os dois conquistaram o Campeonato Carioca de 1996, o Brasileirão de 2000 e a Mercosul do mesmo ano.
- Estou emocionado, e não é todo dia que temos oportunidade de trabalhar com um iluminado. Receber essa reverência, claro que me emociona. Baixinho, obrigado! - agradece o treinador do Flamengo.
Reapresentação com treino leve
Chuva forte atrapalha programação e jogadores ficam na sala de musculação na Gávea\ Márcio Iannacca\
Joel vai ter tempo para preparar o time
A forte chuva que castigou o Rio de Janeiro nesta terça-feira prejudicou a programação inicial do Flamengo. Anteriormente, os jogadores fariam um trabalho na piscina, mas com frio e a água que caía no clube, os atletas ficaram mesmo na sala de musculação. A atividade durou cerca de uma hora.
A atividade desta terça-feira foi a primeira do Flamengo após a eliminação na Taça Rio. Agora, os jogadores trabalham para melhorar o condicionamento físico para o confronto contra o Coronel Bolognesi, pela Libertadores, e para as partidas decisivas do Campeonato Carioca.
Nesta quarta-feira, o técnico Joel Santana vai comandar um treino na parte da manhã. A tendência é que a atividade seja física, no campo da Gávea. Além de melhorar o condicionamento físico do grupo, o treinador vai poder contar com alguns atletas lesionados, como Renato Augusto, com uma pancada na coxa direita.
LANCE
Tropa de Elite de Joel mantém-se em alta
Quando o time não rende, técnico recorre ao esquema de 2007
Joel convoca a Tropa de Elite quando precisa de socorro (Crédito: Arte: Allex Ximenes)
Cassius Leitão RIO DE JANEIRO
A linha de trabalho de Joel é conhecida pela confiança que dá e tem em seus atletas. Foi talvez com esta fórmula que ele e seus jogadores conduziram o Flamengo a uma vaga na Copa Libertadores deste ano. Seguindo este raciocínio quase que permanente em sua carreira, Joel tem dado mais espaço aos atletas que estão no clube desde o ano passado do que aos reforços que chegaram no início desta temporada.
Neste ano, apesar de ter ganho reforços de nível de Seleção Brasileira, o treinador do Flamengo não tem aberto mão da base de 2007. Foi assim na estréia do Flamengo no ano, contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, e tem sido assim nas últimas partidas, onde dos titulares, apenas Kleberson não estava na Gávea na campanha do último Brasileiro.
Para se ter idéia, Marcinho - artilheiro do time na temporada com oito gols - e Diego Tardelli - herói do título da Taça Guanabara contra o Botafogo -, que chegaram ao clube neste ano, não conseguem voltar a figurar entre os titulares mesmo com essas credenciais.
É bem verdade que o volante Jônatas e o zagueiro Rodrigo estão contundidos. Porém, nem a qualidade que ambos têm seria garantia de titularidade no esquema de Joel Santana. A Tropa de Elite do Fla é osso duro de roer.
Parreira teria indicado Joel para substituí-lo
Treinador da África do Sul deve deixar a seleção africana em breve
LANCEPRESS!
Joel Santana teria sido o nome sugerido por Carlos Alberto Parreira para o seu lugar - ele estaria de saída - no comando da Seleção da África do Sul, país da Copa do Mundo de 2010.
Porém, o vice de futebol Kléber Leite e o preparador físico e fiel escudeiro de Joel, Ronaldo Torres, disseram desconhecer o assunto. Este último afirmou que o amigo já teria lhe comunicado se fosse algo concreto.
Kléber disse que viajou para São Paulo com Joel, que também não disse nada.
Médico desvenda problema que Souza teve
Atacante está com gastroenterite por ter se alimentado mal\ LANCEPRESS!\
O motivo da substituição de Souza no último domingo enfim foi diagnosticado. Médico do clube, Wálter Martins afirmou que o atacante está com gastroenterite, por ter se alimentado com algo que não deveria nos últimos dias.
Outro que está com problema similar é o lateral-direito Leonardo Moura. Ele vem sofrendo com náuseas e terá de seguir alimentação ordenada pelos médicos do Flamengo.
- O Leonardo Moura e o Souza estão com quadro de náusea. Isso é algo que eles comeram. Não tem nada a ver com Cuzco. Não é coletivo. É individualizado. Falamos com suas famílias e foi passada uma alimentação a ser seguida. Ambos estão enfraquecidos - declarou Wálter Martins
Cristian lamenta longo período sem jogos
Flamengo ficará dez dias se preparando para a próxima partida\ LANCEPRESS!\
A eliminação da Taça Rio para o Botafogo forçou o Flamengo a parar sua maratona de jogos por dez dias. O "descanso" não agradou o volante Cristian, que preferia manter a seqüência de partidas do Rubro-Negro.
- É ruim ficar parado. Todo mundo quer jogar. Ainda mais uma final. Cabe a nós treinar e corrigir os erros para que eles não se repitam contra o Coronel Bolognesi e nas finais - declarou o volante.
Sobre uma possível mesclagem do time titular com o reserva para a partida da Libertadores, Cristian não escondeu a vontade de entrar em campo, mesmo que o Flamengo já tenha garantido a sua vaga para as oitavas-de-final da competição sul-americana.
- Quero jogar sempre, mas é o Joel quem decide. Seja lá quem for a campo, tem de se dedicar ao máximo e procurar corresponder. Sabemos que não jogamos bem. Estamos conscientes de que precisamos melhorar. O Botafogo teve seu mérito e foi superior. Veja quem vier, vamos procurar fazer um bom jogo para vencer - argumentou Cristian, não escolhendo adversário para a final do Campeonato Carioca..
Final da Taça Rio de juniores será em Édson Passos
Macaé e Flamengo lutam por lugar na decisão do Estadual com o Fluminense\ LANCEPRESS!\
A decisão da Taça Rio de juniores entre Flamengo e Macaé será disputada no próximo sábado, às 15h, no Estádio Giulite Coutinho, em Édson Passos (Mesquita-RJ). Os dois times lutam no estádio do América-RJ por um lugar na decisão do Estadual contra o Fluminense, vencerdor da Taça Guanabara.
Ao contrário da categoria profissional, na qual somente os clubes grandes participaram da fase final dos turnos, nos juniores as equipes de menor investimento conseguiram entrar na festa: no primeiro, Volta Redonda e Cabofriense disputaram uma das semifinais e o segundo perdeu nos pênaltis o título para o Tricolor.
Agora, Macaé e Resende chegaram entre os quatro primeiros e o clube do Norte Fluminense derrotou o Vasco no sábado passado, no Maracanã, por 1 a 0, enquanto o Flamengo passou pelo time do Sul Fluminense, um dia depois, pelo mesmo placar.
Macaé e Flamengo se enfrentaram uma vez no atual Carioca, na quarta rodada da Taça Guanabara. O confronto aconteceu no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé, e terminou empatado por 1 a 1.
Rodrigo espera jogar a final do Carioca
Quase recuperado, jogador está ansioso para voltar aos gramados\ LANCEPRESS!\
Contratado pelo Flamengo no início do ano, o zagueiro Rodrigo passou quase dois meses se recuperando de uma cirurgia no braço, que fraturou em um jogo contra o Volta Redonda, no dia 7 de fevereiro. Passando por intenso treinamento nos últimos dias, Rodrigo espera poder disputar a decisão do Campeonato Carioca, que tem a primeira partida da final marcada para o próximo dia 27.
- Estou ansioso, com muita alegria e vontade de jogar. Treinarei a parte física nesta semana e quem sabe na outra eu já possa estar treinando. Venho conversando com a comissão técnica e com o Runco e ele mesmo disse que posso estar à disposição do treinador no dia 27 - afirmou Rodrigo à Rádio Brasil.
Flamengo forte na final da Liga Sul-Americana
Ala-armador Marcelinho Machado é o maior destaque do time brasileiro
Título da Liga será decidido em melhor de cinco partidas (Crédito: Divulgação/CBB)
LANCEPRESS!
Em busca de uma conquista inédita, o Flamengo começa nesta quarta-feira, às 23h, a decidir o título da Liga Sul-Americana contra o Regatas Corrientes (ARG), em Corrientes. A série acontece em melhor de cinco partidas. A competição é considerada a "Libertadores do basquete" e o ginásio acanhado e a pressão da torcida, que a equipe carioca irá enfrentar, comprovam tal afirmativa. Os incidentes que antecederam o duelo – falta de visto para os americanos do Regatas entrarem no Brasil e a negativa rubro-negra quanto a um possível adiamento das finais – aumentaram a rivalidade já característica entre Brasil e Argentina.
Pensando nisso, o LANCE! ouviu alguns jogadores do histórico time rubro-negro de 1981, campeão da verdadeira Libertadores, para pegar algumas dicas sobre como se comportar em território inimigo. Júnior, lateral-esquerdo daquela equipe, acredita que a chave para a vitória é não se deixar levar pelo que acontece fora da quadra e, acima de tudo, não entrar na mais do que conhecida catimba argentina:
– O Flamengo tem um time experiente. Acredito que a comissão técnica deve ter adotado os mesmos procedimentos que nós na época, de não deixar se influenciar pela pressão da torcida ou dos adversários. Se colocar em prática tudo que foi feito durante o campeonato, vai conseguir sair com a vitória.
Outro campeão de 81, Adílio também demonstrou confiança na equipe rubro-negra, mas alertou os jogadores quanto às provocações que estão sujeitos a receber.
– É uma característica dos argentinos, independente de qual competição seja. Eles vão fazer de tudo para irritar, ainda mais pelo fato de serem brasileiros – afirmou um dos maiores ídolos da história do Flamengo.