Notícias

Clipp 15/setembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla resolve esperar por Fábio Luciano

Entre um zagueiro à meia bomba e outro meio barro, meio tijolo, Joel usa tática da paciência

Legenda da foto: OBINA, QUE substitui Souza no jogo contra o Vasco, disputa a bola com Thiago Sales no coletivo na Gávea

Márcio Tavares

Desta vez não é mistério gratuito às vésperas de clássico. O técnico Joel Santana está mesmo numa encruzilhada e não sabe quem escalar na zaga central do Flamengo, amanhã, contra o Vasco. Entre um zagueiro à meia bomba (Fábio Luciano) e outro meio barro, meio tijolo (Rodrigo Arroz), como ele mesmo definiu, o jeito é dar tempo ao tempo para ver se os astros e o destino mais uma vez lhe dão uma ajuda providencial.

- É uma droga - diz Joel Santana. - Vamos esperar pelo Fábio Luciano até o jogo. Ele é um homem de brios, vai querer jogar. Mas, se não puder, o certo seria pôr o substituto da posição, o Rodrigo Arroz. Mas ele está meio barro, meio tijolo. Amanhã (hoje), vou ver como se comporta o Thiago Sales num coletivo rápido. Não quero mexer muito na estrutura do time.

A tendência é que, melhorando um pouco, Fábio Luciano seja escalado. A teoria é de que ele é tão superior que vale a pena correr o risco. E, caso ele voltar a sentir a lesão na coxa esquerda durante o clássico, haveria tempo de recuperá-lo para a próxima partida, domingo, contra o Juventude, em Caxias do Sul. Desde que não seja nada grave.

Para o médico José Luiz Runco, conhecido por seu otimismo em relação à recuperação de seus jogadores, a situação está sob controle. Bruno e Cristian, que foram poupados ontem porque sentiam dores na mão esquerda e coxa direita, respectivamente, têm escalação garantida:

- Fábio Luciano ainda sente dores e vamos esperar a reação até domingo. Mas Bruno e Cristian não têm restrição. Vão para o jogo.

Um jogo diferente para o baiano Obina

Quem também vai para o jogo cheio de otimismo é o baiano Obina, que substitui Souza, suspenso. Obina rompeu o silêncio que vinha mantendo desde que foi afastado para perder peso e mostrou confiança diante de um adversário diante do qual tem boas e más recordações.

- Contra o Vasco, fiz um dos gols importantes da minha carreira (na final da Taça Guanabara) e também sofri a lesão no joelho. É um jogo diferente - afirma Obina.

O Flamengo pode ser punido pelo STJD na segunda-feira, com multa de R$10 mil a R$200 mil e perda do mando de campo de uma a dez partidas, pela invasão de campo do Beijoqueiro, dia 26 de agosto, contra o Goiás.

Panorama Esportivo

Treinar pra quê?

Terça-feira, véspera do jogo contra o Cruzeiro. O torcedor Moraes, que freqüenta a Gávea desde os anos 80, foi até lá para descobrir a razão de o time estar mal no Brasileiro. Pensou que conseguira: o mini-coletivo, cronometrado por ele, durou 23m12s. No Maracanã, preparou-se para o pior. E não entendeu nada: Fla 3 x 1, com show de bola.

Jornal dos Sports

Laterais, o caminho do sucesso no Rubro-Negro

Joel Santana elogia Leonardo Moura e Juan, os ‘desafogos’ da equipe

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Nina Lima

Leonardo Moura conversa com o técnico Joel Santana, de quem recebeu diversos elogios

Em meio à euforia pela vitória sobre o Cruzeiro na quarta-feira e o conseqüente afastamento da zona da degola, um ponto começa a chamar a atenção na ressurreição do Flamengo neste Campeonato Brasileiro: a boa fase dos laterais da equipe, Leonardo Moura e Juan. E ambos têm sido premiados com elogios pelo técnico Joel Santana, mentor do esquema que os libera para atacar.

"São dois jogadores altamente qualificados, competentes e os desafogos do time quando o jogo está muito congestionado no meio-de-campo. O Juan está em grande fase e o Leonardo está voltando a mostrar aquele futebol que se espera dele. Quando rendem o que se deseja, as chances de vencer  se tornam grandes", avaliou.

Juan é o artilheiro do time neste Brasileiro com cinco gols e já acertou a renovação do seu contrato com o Flamengo até dezembro de 2010. A negociação foi sacramentada nesta quinta, faltando apenas a assinatura do jogador para o contrato ser registrado na CBF. O Rubro-Negro adquiriu mais 25% dos direitos federativos dele e detém agora 75%. Juan também teve um reajuste salarial de aproximadamente 30%.

Já pelo lado direito rubro-negro, a excelente atuação de Léo Moura contra o Cruzeiro começa a entusiasmar a comissão técnica e a torcida. Depois de ter um bom início de temporada, o lateral caiu  de rendimento após a eliminação da Libertadores e foi considerado pelos torcedores como um dos culpados pela derrota  para o Inter. Agora, confiante, Léo projeta novas atuações como a do jogo com o Cruzeiro.

Provocando o rival

"Futebol é assim mesmo. Falhei contra o Inter, mas, nunca fugirei da responsabilidade de ser ousado. Não sou mais nenhum menino, já tenho alguma experiência e sei da minha qualidade. Agora o pensamento é engrenar uma boa seqüência de vitórias", afirmou Léo, que projeta uma partida muito difícil no clássico de domingo com o Vasco: "Sempre é complicado. Se vencermos, nos dará moral e confiança para se aproximar de quem está acima na tabela. Eles estão brigando pela vaga na Libertadores e se pudermos atrapalhar esse objetivo, ótimo", provocou.

Criatura reencontra o criador no clássico

Renato Augusto foi relacionado pela primeira vez para os profissionais do Fla por Celso Roth

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Nina Lima

Marcado por dois reservas no treino realizado na Gávea, Renato Augusto é uma das grandes armas rubro-negras para o clássico de amanhã

A primeira partida de Renato Augusto como profissional do Flamengo foi na final da Copa do Brasil de 2006, quando o Rubro-Negro derrotou o Vasco e se sagrou bicampeão da competição. Mas não é só no título que a história deste jovem jogador se mistura à do arqui-rival.

Em 2005, quando tinha apenas 17 anos, ele foi relacionado pela primeira vez para a equipe profissional pelo atual técnico do Vasco, Celso Roth, que trabalhava no Fla.Mas, considerado ainda muito novo, o jogador acabou voltando em seguida, para as divisões de base do clube.

"O Celso Roth sempre foi um cara correto. Ele me lançou e teve cabeça para perceber que eu não estava preparado ainda para estrear. Fiquei chateado na época, mas hoje agradeço a ele", disse Renato, que espera sofrer uma forte marcação no clássico de domingo. "Ele deve mandar alguém me marcar em cima, o que é normal hoje em dia. Todos os armadores recebem marcação mais forte. Mas temos muitos bons jogadores aqui e se eles me marcarem vão deixar espaços para meus companheiros", disse.

Renato Augusto vive uma relação de amor e ódio com a torcida do Flamengo. Brilhante no final do ano passado e no início deste ano, o jogador vinha conquistando o coração da nação. Mas após sua convocação para a Seleção sub-20 que disputou o Mundial da categoria, entrou em uma má fase, que o perseguiu até a  boa boa atuação contra o Cruzeiro.

Uma função diferente

"Sem dúvida, toda má fase um dia acaba. Estou ganhando confiança e estou começando a arriscar novamente os chutes de fora da área. Algumas vezes, quando arrisquei, fui feliz e vou continuar arriscando", avisou.

A torcida rubro-negra vem reclamando da insistência dos treinadores do clube em escalar o apoiador como atacante. Mesmo assim, o técnico Joel Santana o confirmou ao lado de Obina para o Clássico dos Milhões. Ontem, na Gávea, o jogador conversou com o treinador e explicou que prefere jogar mais recuado. Por isso é bem provável que na partida de domingo, Renato Augusto jogue um pouco mais aberto, fazendo uma função parecida com a que o argentino Maxi vinha fazendo.

"Eu gosto de jogar de frente para a marcação, até conversei com o Joel hoje e ele me colocou para jogar mais aberto. Com isso ele só ganha moral com a gente", concluiu.

Fábio Luciano, a grande dúvida do Fla

O técnico Joel Santana ficou ontem nas mãos do médico José Luiz Runco no treino realizado na Gávea. Com cinco jogadores que estavam entregues ao departamento médico, Joel ouviu de Runco que apenas o apoiador Ibson não estava liberado para os treinamentos. Cristian, com dores na coxa esquerda, e Bruno, que machucou o dedo da mão esquerda na quinta-feira, estão liberados para jogar. Os dois foram poupados do treino de ontem.

Maxi Biancucci também já está liberado pelo departamento médico, mas terá que fazer um trabalho de recondicionamento físico. Mas a grande dúvida  se encontra na defesa. Segundo Runco, o zagueiro Fábio Luciano, que sentiu uma fisgada no adutor da coxa esquerda, contra o Cruzeiro, tem 50% de chances de jogar. Ele será observado até momentos antes do jogo.

Colace regularizado

Se no departamento médico as notícias são boas, as que dizem respeito a Hugo Colace elas são melhores. O argentino teve sua documentação regularizada ontem e foi relacionado para o clássico. No entanto, ele deverá ficar como opção para o decorrer do jogo.\ Ontem, os titulares venceram os reservas por 1 a 0, gol de Obina.\

O clássico preferido de Obina

Foi numa partida contra o Vasco que Obina começou a se tornar ídolo

Após perder a vaga de titular para Souza, Obina viu o companheiro ser suspenso pelo terceiro amarelo contra o Cruzeiro e herdou a vaga contra o Vasco. E suas lembranças do clássico são boas. Ele caiu nas graças da torcida após fazer um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o rival, na primeira partida da final da Copa do Brasil de 2006. Desde então, o apoio vindo das arquibancadas o transformou numa das referências do time, até que uma lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo, contra o próprio Vasco, na semifinal da Taça Guanabara deste ano o afastou dos gramados por cinco meses.

"Tenho sorte contra o Vasco. Mas foi contra eles também que me machuquei, num momento de felicidade e tristeza ao mesmo tempo, pois havia acabado de fazer um gol", lembrou Obina, que tem a confiança deJoel Santana: "Obina está  muito melhor fisicamente do que quando cheguei aqui".

Beijo caro

O Flamengo poderá ser multado em R$200 mil, em razão da invasão de campo do folclórico "Beijoqueiro', na vitória sobre o Goiás. O STJD marcou o julgamento para segunda-feira. Ele invadiu o gramado para beijar Obina.

A cara e a alma do clássico

Campeão por Vasco e Flamengo, Joel Santana participa de seu 24º jogo entre os dois clubes

Thiago bokel e Leo Schabbach

Ao pisar no Maracanã amanhã para comandar o Flamengo no clássico contra o Vasco, o técnico Joel Santana viverá uma emoção que poucas pessoas dentro do futebol tiveram o privilégio de sentir. Apesar da passagem pelos quatro grandes clubes do Rio, é inegável que a maior identificação de Joel está ligada aos dois times de maior torcida do Estado. Os números a favor do treinador comprovam a qualidade do seu trabalho. Ele, ao longo da carreira, participou de 23 clássicos entre Flamengo e Vasco, tanto como jogador, como técnico. Ao saber de tal estatística, Joel comentou.

“Para ser sincero, não fazia idéia de quantos clássicos entre Flamengo e Vasco já havia participado. Tenho certeza de que ganhei mais do que perdi”, brincou.

Entretanto, Joel estava enganado. Das 23 partidas, venceu apenas seis, empatou dez e perdeu sete. O treinador esteve presente em alguns jogos históricos. Em 2001, ano do tricampeonato do Flamengo, viu de perto, como comandante do Vasco, o sérvio Petkovic cobrar uma falta com precisão no ângulo do goleiro Hélton, aos 43 minutos do segundo tempo.

Mas não só de derrotas está marcada a carreira de Joel Santana nesses dois clubes. Pelo Vasco, foi campeão carioca de  1992 e 1993, além de ter conquistado a Copa Mercosul e a Copa João Havelange, em 2000, dirigindo o time nos jogos finais. Pelo Rubro-Negro, em 1996, comandou a conquista do título Carioca de forma invicta. Mas foi em 2001, que ele ganhou de vez o coração da torcida rubro-negra. Na época, conseguiu fazer o time escapar da zona de rebaixamento do Brasileiro, quando era um dos principais candidatos ao descenso.

A façanha do Professor

Neste ano, Joel assumiu o comando da equipe faltando nove rodadas para acabar o Campeonato e conseguiu a incrível marca de seis vitórias e três empates. Por muito pouco a torcida não mandou fazer uma estátua na Gávea em sua homenagem. Com tantas boas lembranças de ambos os lados, Joel só espera que o clássico seja emocionante e digno de sua tradição.

“Flamengo e Vasco é um jogo diferente, tem uma magia por trás. São dois clubes que estão no meu coração. Adoro participar deste clássico, ainda mais por ser num palco que gosto de estar, o Maracanã. Minha expectativa é de que seja uma grande partida onde prevaleça a qualidade técnica e tática, com a violência ficando do lado de fora do estádio”, desejou Joel, que com tantos jogos, já ganhou a cara e a alma do “Clássico dos Milhões”.

Policiamento reforçado para o clássico e show da Disney

O domingo promete ser um dia complicado nas redondezas do Maracanã. Isso porque no mesmo horário em que ocorrerá o clássico entre Flamengo e Vasco, com as duas maiores torcidas do Rio de Janeiro, haverá no Maracanãzinho o evento “Disney On Ice - A Viagem Mágica de Mickey e Minnie”, que tem como principal alvo o público infantil. Para evitar conflitos, o policiamento foi reforçado.

O encontro entre os dois diferentes públicos deve acontecer às 18h, pois os torcedores estarão entrando no Maracanã no mesmo momento em que quem assistiu ao espetáculo das 16h, no Maracanãzinho, estará voltando para casa. Após o clássico, aproximadamente às 20h, um novo encontro pode ocorrer, entre os torcedores que estarão deixando o estádio e as pessoas que forem assistir ao espetáculo da noite.

Por todos estes motivos, o policiamento será maior do que costuma ser em dia de jogos. Segundo o Major Marcelo Pessoa, do Grupamento Especializado em Policiamento de Estádios (GEPE), o planejamento está sendo feito para um evento Classe A, no qual se espera um número entre 50 e 80 mil pessoas, por causa da coincidência de horários.

Policiamento reforçado

Na parte externa, 500 homens farão a proteção policial, contando com 12 duplas de cavalos, 18 carros de apoio e 25 carros do batalhão. Na parte interna, 400 homens trabalharão na segurança do estádio e, apesar dos recentes conflitos entre duas facções da torcida do Flamengo, a expectativa é de que não haja problemas.

“Acho que isso já está superado. Não deve acontecer nada entre eles, mas, se houver, estaremos preparados”, disse

O Dia

Flamengo: Obina é só felicidade

Atacante, festejado pela torcida, espera fazer gol no Vasco e recuperar vaga

Rio - Nada de lembrança ruim. Obina só alimenta pensamentos positivos para entrar em campo contra o Vasco, amanhã. Nem mesmo a triste recordação da séria contusão sofrida nas semifinais da Taça Guanabara, contra o rival, que o afastou por quatro meses do time, tira o sorriso do rosto de Obina. O Anjo Negro da Gávea se alimenta da força da torcida e espera retribuir com gols o carinho recebido.

Sem Souza, suspenso, Obina será titular ao lado de Renato Augusto. Ontem, crianças de uma escola de Jacarepaguá, gritavam sem parar cada vez que o atacante dava voltas no campo.

Obina ria, gesticulava, fazia sinal de positivo e ainda distribuiu autógrafos depois do treino. “Fico ainda mais motivado com essas demonstrações de carinho, que são espontâneas. Sei da qualidade do time do Vasco, mas entro em campo pensando só em vencer. De preferência, com um golzinho meu”.

O jogo contra o Vasco pode ser o último do ano. O sorriso, marca registrada do bom baiano, fica amarelo quando ele lembra do julgamento a que será submetido na terça-feira, pelo STJD, por causa da cotovelada que deu em Índio, do Internacional, domingo passado.

O rubro-negro feriu o código 253 (agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) e pode pegar de 120 a 540 dias de suspensão. “Todos me conhecem bem, sabem que nunca fui jogador violento. Nunca quis prejudicar o Internacional e nem machucar o jogador adversário. Se Deus quiser, tudo vai acabar bem”, espera.

Na verdade, Obina quer deixar para pensar nisso somente após o desafio contra o Vasco, jogo da maior importância para quem busca voltar a ser titular. “Respeito muito o momento do Souza e sei que só estou jogando porque ele está suspenso. Mas é lógico que gostaria de voltar ao time. E uma boa atuação contra o Vasco é importante para qualquer jogador. Vou fazer de tudo para ajudar o time”, promete.

UMA DÚVIDA, SEM FAZER MISTÉRIO

Dessa vez, não há mistério. A única dúvida do técnico Joel Santana é a escalação do zagueiro Fábio Luciano, que está se recuperando de um problema muscular e será avaliado amanhã, antes do jogo.

O argentino Maxi Biancucchi foi liberado pelo departamento médico, mas o técnico decidiu adiar sua volta ao time para o jogo contra o Juventude, quando Roger também estará à disposição para atuar.

“O time está pronto. Só vou esperar pelo Fábio Luciano, que é peça importante”, confirmou o técnico, que vai escalar a equipe com a seguinte formação: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo Arroz ou Thiago Sales), Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Obina e Renato Augusto.

Fora de campo, o Flamengo terá mais problemas no STJD, além do julgamento de Obina. Por causa da invasão do Beijoqueiro, no jogo contra o Goiás, no dia 26, no Maracanã, o clube pode perder o mando de campo por até dez jogos e sofrer multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil. O clube foi denunciado por infração do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de jogo).

Renato Augusto agradece à mãe e a Joel

Rio - O medo de arriscar acabou. Os aplausos ouvidos após a vitória sobre o Cruzeiro trouxeram a confiança perdida. Renato Augusto está mais leve e pronto para o desafio contra o Vasco. A mensagem de incentivo do psicólogo Paulo Ribeiro, mostrada antes do jogo contra o Cruzeiro, e as conversas com a mãe, dona Salete, foram o começo da virada.

O próprio Renato Augusto admite que carregava um mundo de incertezas nas costas. Estava mais triste, arredio. Mas as cobranças e vaias dos torcedores serviram para acelerar seu amadurecimento. “Estava ansioso, com medo de arriscar e errar. Mas minha mãe me ajudou muito a superar a má fase. Teria sido muito pior se tudo tivesse acontecido no ano passado, quando era mais inexperiente. Aos poucos, vou amadurecendo”, diz o jogador de 19 anos.

A primeira chance como profissional foi dada pelo técnico Celso Roth, hoje no Vasco. Ele entrou no segundo tempo de um jogo com o Corinthians, em 2005, quando o Rubro-Negro perdeu por 4 a 2, em Mogi-Mirim.

O jogador conviveu apenas uma semana com o técnico, mas formou opinião sobre ele. “Sou grato pela chance. O Celso é um cara sério, durão, que não aceita atraso nem de cinco minutos. Ele me deu um bom conselho: entrar no time de cima fingindo que ainda estava nos juniores”, conta Renato.

O camisa 10 da Gávea também se rende ao trabalho de Joel Santana. O técnico, segundo ele, sabe ouvir as colocações dos jogadores.

Renato Augusto agradece a liberdade dada pelo treinador. “Conversei com ele e pedi para fazer revezamento com o Toró na frente. E deu certo. Foi legal ele ter me escutado e também muito bom eu perceber que seria produtivo para o time.”

Gazeta Esportiva

Jogadores criados na base do Fla comemoram 'jogo especial'\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Na Gávea sempre valeu a máxima 'craque o Flamengo faz em casa'. A frase sempre foi muito valorizada pelas diretorias que passaram pelo clube e principalmente pela torcida, que sempre gostou de ver atletas revelados nas categorias de base envergando a camisa rubro-negro. E é justamente em alguns pratas-da-casa que o técnico Joel Santana aposta para vencer o clássico deste domingo contra o Vasco.\ O volante Rômulo, que está confirmado no time que vai a campo, viveu esse ano uma situação especial, pois derrotou o Vasco na final do Campeonato Carioca de juniores e, alguns meses depois, tem a chance de reencontrar os vascaínos, dessa vez pelos profissionais.\

“Foi muito importante aquela final para mim porque eu era o capitão do time. Estou desde a categoria mirim na Gávea e por isso enfrentei o Vasco em diversas ocasiões. A rivalidade realmente é uma coisa à parte. Acredito que este seja sempre um jogo diferente. Ganhar do Vasco é um prazer a mais, um campeonato a parte. Quem ganha fica com moral no alto e queremos”, afirmou Rômulo.

Outro que foi criado na Gávea é o meia Renato Augusto, que mais uma vez deverá atuar no ataque diante dos vascaínos no domingo. Ele também reconhece que é um jogo especial.

“Todo clássico é sempre diferente. Enfrentar Vasco, Botafogo e Fluminense é sempre um gostinho novo para um jogador revelado no Flamengo ou que está vestindo a camisa do time. Ganhar um clássico muda tudo, a motivação ganha muito mais força e vencer no domingo será muito importante para nós”, disse Renato Augusto, que ainda não está no melhor de sua forma física.

Por sinal, para armar o time para esta partida Joel Santana possui desfalques importantes, já que não poderá contar com o zagueiro Fábio Luciano, vetado com dores na coxa esquerda, o meia Ibson, com dores no tornozelo direito, e Roger, que continua recuperando a forma física.

No setor ofensivo, Maxi segue se recuperando de estiramento na coxa esquerda, e Souza, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória de 3 a 1 sobre o Cruzeiro, também ficará fora.

Com isso o meio-de-campo que passou pelo time mineiro está mantido, com Thiago Sales entrando na zaga e Obina ocupando a vaga de Souza. A tendência é o Rubro-Negro jogar com: Bruno, Leonardo Moura, Thiago Sales, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jaílton, Cristian e Toró; Renato Augusto e Obina.

No sábado pela manhã vai acontecer um trabalho recreativo, que vai anteceder o período de concentração para o duelo deste domingo.

Irritado, Joel Santana manda recado inflamado a críticos\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Ainda criticado pela forma como tem armado o Flamengo, o treinador Joel Santana, nesta sexta-feira, desabafou após ser perguntado se o clássico do próximo domingo poderia ser feio tecnicamente pela fama de 'retranqueiro' dos dois treinadores.\ “Eu tenho dentro do meu currículo quatorze títulos oficiais. Não fico fazendo propaganda sobre o que eu vou fazer dentro de campo. No futebol carioca se vende muitas abobrinhas. Tem pessoas que nunca ganharam um título e falam que jogam para frente. Mas futebol não se ganha com a boca. Trabalho há vinte anos em clubes de ponta como Flamengo, Botafogo, Vasco, Corinthians, Internacional, não é à toa. Eu sou o único treinador no mundo campeão nos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro e isso não é pouca coisa”, esbravejou Joel Santana.\

Pelo Flamengo, o inflamado técnico foi campeão carioca invicto na edição de 1996, conquistando os dois turnos e ficando com a taça por antecipação, sem a necessidade de realizar a decisão.

Joel foi muito criticado antes do jogo contra o Cruzeiro por armar o meio-de-campo com Rômulo, Jaílton, Cristian e Toró. O setor foi considerado extremamente defensivo por boa parte dos jornalistas que fazem a cobertura do clube e isso irritou o treinador, que respondeu veementemente as críticas na entrevista coletiva que concedeu após o confronto, ainda no Maracanã.

PeléNet

Hugo Colace é regularizado e pode estrear pelo Fla no clássico

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Em meio a vários desfalques, o técnico Joel Santana ganhou uma opção para a partida do próximo domingo, contra o Vasco, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O volante argentino Hugo Colace já foi regularizado na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pode fazer sua estréia pelo Flamengo no clássico.

Entretanto, o mais provável é que Colace fique como opção no banco de reservas diante do Vasco. Na última quinta-feira, Joel Santana já havia adiantado que o argentino seria relacionado para o clássico se fosse regularizado nesta sexta, mas não o garantiu como titular.

Tanto que, no treino coletivo desta tarde, na Gávea, o treinador repetiu o meio-campo que enfrentou o Cruzeiro, com exceção do volante Crisitan, poupado devido a dores na coxa esquerda. Assim, o setor atuou com Rômulo, Jaílton, Léo Medeiros e Toró.

De qualquer forma, Colace não esconde a ansiedade por estrear pelo Flamengo no clássico contra o Vasco. "Estou com muita vontade de jogar esse clássico no domingo e ansioso para entrar em campo. Já ouvi muita gente falando da rivalidade", afirmou o volante argentino.

Hugo Colace é regularizado e pode estrear pelo Fla no clássico

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Em meio a vários desfalques, o técnico Joel Santana ganhou uma opção para a partida do próximo domingo, contra o Vasco, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O volante argentino Hugo Colace já foi regularizado na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e pode fazer sua estréia pelo Flamengo no clássico.

Entretanto, o mais provável é que Colace fique como opção no banco de reservas diante do Vasco. Na última quinta-feira, Joel Santana já havia adiantado que o argentino seria relacionado para o clássico se fosse regularizado nesta sexta, mas não o garantiu como titular.

Tanto que, no treino coletivo desta tarde, na Gávea, o treinador repetiu o meio-campo que enfrentou o Cruzeiro, com exceção do volante Crisitan, poupado devido a dores na coxa esquerda. Assim, o setor atuou com Rômulo, Jaílton, Léo Medeiros e Toró.

De qualquer forma, Colace não esconde a ansiedade por estrear pelo Flamengo no clássico contra o Vasco. "Estou com muita vontade de jogar esse clássico no domingo e ansioso para entrar em campo. Já ouvi muita gente falando da rivalidade", afirmou o volante argentino.

Joel espera liberação de Fábio Luciano para definir o Flamengo

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

O técnico Joel Santana ainda não sabe se poderá contar com o zagueiro Fábio Luciano no clássico contra o Vasco, no próximo domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Com dores na coxa esquerda, o atleta depende da liberação do departamento médico para saber se joga.

Desta forma, o treinador também depende de uma posição dos médicos para definir o time. "Está na mão do nosso departamento médico. Assim que eles me derem uma posição, eu dou a minha", afirmou.

Devido às dores musculares, Fábio Luciano foi poupado do treino desta sexta-feira, na Gávea. O jogador apenas realizou um trabalho de recuperação física na piscina do clube.

Se o zagueiro for vetado do clássico contra o Vasco, Joel Santana terá de escolher um substituto no treino de sábado. "Caso ele não possa jogar, vou definir entre o Thiago Sales e o Rodrigo Arroz", adiantou Joel, que já definiu o substituto de Souza, suspenso.

"O Obina entra no lugar do Souza. Não é hora de mexer muito na estrutura da equipe, que vem de um bom resultado", continuou o treinador, referindo-se à vitória sobre o Cruzeiro, por 3 a 1, na última quarta-feira.

Além de Fábio Luciano, outros dois titulares foram poupados do treino desta sexta-feira: o goleiro Bruno, que levou uma pancada no dedo mínimo da mão esquerda no jogo contra o Cruzeiro, e o volante Cristian, com dores musculares na coxa esquerda. No entanto, ambos não devem ser problemas para o clássico.

Já o volante Ibson, vetado por causa de uma entorse no tornozelo direito, e o meia Roger, em processo de recuperação do seu condicionamento físico, seguem fora da equipe.

O atacante argentino Maxi Biancucchi, recuperado de estiramento na coxa esquerda, já foi liberado pelo departamento médico, mas também desfalca o time devido ao longo tempo sem jogar - não atua há cinco partidas.

Desta forma, o Flamengo deverá entrar em campo com Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano (Thiago Sales ou Rodrigo Arroz), Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Renato Augusto e Obina.

GloboEsporte

Vasco tem Fla e Obina pela frente

Time da Colina quer acabar com fama de carrasco do baiano no clássico deste domingo

Obina e Leandro Amaral prometem brilhar

O clássico deste domingo, às 18h10m, no Maracanã, vai marcar um novo encontro entre Flamengo e Vasco, o primeiro do atual Brasileirão e, por incrível que pareça, válido pelo  returno do torneio nacional (a partida do primeiro turno foi adiada por causa dos Jogos Pan-Americanos e será realizada apenas no dia 18 de outubro). Além da rivalidade que volta a aflorar entre as duas torcidas, o confronto terá o duelo do atacante Obina com a equipe da Colina. Nos últimos anos, a história cruzmaltina e a do Anjo Negro tem contornos dramáticos para ambos os lados. Acompanhe o clássico em Tempo Real com vídeos exclusivos pelo GLOBOESPORTE.COM ou ao vivo pelo Premiere.

Em 2006, Obina fez um dos gols do título do Flamengo sobre o rival na final da Copa do Brasil. Este ano, o Anjo Negro também marcou na semifinal da Taça Guanabara e no mesmo lance acabou sofrendo uma séria lesão no joelho esquerdo. No jogo seguinte, válido pelo returno do Estadual, o Vasco foi a forra e aproveitou a ausência do baiano para vencer por 3 a 0. Agora, o time da Gávea conta com o atacante e os cruzmaltinos terão a chance de triunfar com o carrasco em campo. Na tabela de classificação, o Fla ocupa a 14ª colocação, com 32 pontos. O Vasco está em quinto lugar, com 39.

Venda de ingressos

Os ingressos para Vasco e Flamengo podem ser encontrados nos seguintes pontos de venda: Gávea, RioSampa, São Januário, sede do Calabouço e bilheterias 5 e 8 do Maracanã (exceto no sábado)

Arquibancada verde, amarela e branca R$ 25,00\ Arquibancada verde, amarela e branca (meia-entrada) R$ 12,00\ Cadeiras especiais R$ 100,00\ Cadeiras especiais (meia-entrada) R$ 50,00\ Cadeiras comuns R$ 20,00\ Cadeiras comuns (meia-entrada) R$ 10,00\

Joel aposta suas fichas em Obina

Do lado rubro-negro, o clássico diante do Vasco é tratado como uma partida que pode colocar o Flamengo de volta à luta por uma vaga nas competições sul-americana. O técnico Joel Santana trata o jogo com muito cuidado e diz que é um privilegiado por ter estado dos dois lados.

- Poucos treinadores tiveram a chance de trabalhar nesses dois clubes. Eu já estive dos dois lados e sei como é essa rivalidade. É um clássico e como a palavra diz: clássico é clássico - afirma o treinador rubro-negro.

Em campo, Joel Santana volta a ter problemas para escalar o time. Souza, suspenso, está fora. Maxi, recuperado de um problema na coxa esquerda, vai ser preparado para o jogo diante do Juventude, no dia 23. Roger, por sua vez, vai seguir aprimorando a parte física. Com isso, Obina é o nome da vez e o treinador rubro-negro aposta todas as suas fichas no Anjo Negro.

- Obina é o Obina. Quando ele entra em campo, entre para fazer gols - analisa Joel.

A única dúvida do treinador para o clássico é na defesa. Joel vai esperar até o último momento para saber de poderá contar ou não com o Fábio Luciano, que ainda sente dores na conxa esquerda. Caso o capitão do Fla seja vetado, Thiago Sales e Rodrigo Arroz brigam por uma vaga na equipe titular.

Roth tem dúvida no ataque

No Vasco, o clássico contra o maior rival sempre mexe com jogadores, dirigentes e torcida. O presidente cruzmaltino, Eurico Miranda, por várias vezes admitiu que duelos contra o Flamengo são campeonatos à parte. E o técnico Celso Roth, que já esteve do outro lado, entendeu bem o recado e resumiu a sensação de todos em São Januário (assista aos gols no vídeo ao lado do último confronto entre as duas equipes).

- Realmente, a partida contra o Flamengo é diferente aqui no Vasco. Esse é um jogo único, importante, não só pela situação no campeonato. Eu pude perceber isso na prática, através do presidente Eurico Miranda - afirma Roth.

Sem o zagueiro Vilson e o volante Amaral, ambos suspensos pelo terceiro amarelo, o treinador vascaíno deve optar pelo argentino Dudar na defesa, ao lado de Jorge Luiz e Júlio Santos. Já no meio-campo, Roth vai apostar em Roberto Lopes ao lado de Perdigão, que volta ao time após se recuperar de uma lesão no tornozelo direito.

A maior dúvida de Celso Roth está no setor ofensivo. O técnico ainda não definiu quem começará jogando ao lado de Leandro Amaral. Apesar dos elogios a Abuda e Alan Kardec, Roth não esconde a preferência por Marcelinho, que marcou os dois gols da vitória vascaína contra os paranaenses. Enílton, que não se recuperou de um estiramento na coxa esquerda, está fora.

Fla será julgado por causa do 'Beijoqueiro'

Invasão de campo na partida com o Goiás pode render multa de R$ 200 mil ao clube

O Flamengo poderá ser multado em até R$ 200 mil por causa da invasão de campo do "Beijoqueiro" na partida com o Goiás, no dia 26 de agosto. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para a próxima segunda-feira o julgamento do clube.

No jogo, vencido por 3 a 1 pelo Rubro-Negro no Maracanã, José Alves de Moura, mais conhecido como "Beijoqueiro", entrou no gramado para beijar o atacante Obina.

Por causa disso, o Flamengo foi denunciado por infração do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva ("Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto").

As punições previstas são multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil, e perda do mando de campo de uma a dez partidas.

Obina também na mira do STJD

Na terça-feira será a vez de Obina ser julgado pelo STJD. O atacante foi flagrado dando uma cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional. O xodó rubro-negro corre risco de ser suspenso entre 120 e 540 dias.

Renato Augusto: 'O que vale é gol do Fla'

Meia sonha com boa atuação, mas não faz questão de marcar o gol da vitória no clássico

Márcio Iannacca

Leo Moura e Renato Augusto se abraçam

O meia Renato Augusto, considerado um dos principais jogadores do Flamengo pelo técnico Joel Santana, está ansioso para o clássico de domingo, contra o Vasco, no Campeonato Brasileiro. O jogador não quer pensar em fazer gol, só quer ajudar o time a conquistar uma vitória.

- É o momento de explodir. Não importa que o gol seja meu, o que vale é gol do Fla. Eu quero é fazer uma boa partida.

Renato Augusto parece ter recuperado o bom futebol. Após ter sido vaiado pelos torcedores em rodadas passadas, o meia fez uma boa partida na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, no Maracanã.

Joel confirma o time, sem Maxi

Treinador não faz mistério para o clássico e veta o atacante argentino

Márcio Iannacca

Joel Santana conversa com os jogadores

Diferentemente das partidas anteriores, o técnico Joel Santana não fez mistério na escalação do Flamengo para o clássico de domingo, contra o Vasco, no Maracanã. A única dúvida do treinador é no aproveitamento do zagueiro Fábio Luciano, que está se recuperando de um problema muscular e será avaliado no domingo. Os outros dez jogadores já estão confirmados.

Joel vai escalar o time com a seguinte formação: Bruno, Leo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo Arroz ou Thiago Sales), Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró; Obina e Renato Augusto. O Anjo Negro entra na vaga de Souza, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

- Não tem muito o que mexer. A única dúvida é na zaga. O resto do time é o mesmo, aquilo que vocês já conhecem - revela o treinador rubro-negro.

Maxi Biancucchi, apesar de liberado pelo departamento médico, foi vetado pelo treinador. O argentino vai trabalhar a parte física para retornar ao time no jogo contra o Juventude, no próximo fim de semana.

- O Maxi nem treinou com bola. Ele está recuperando a forma física - explica Joel.

Fla confirma adesão à Timemania

Delair Dumbrosky, presidente em exercício, diz que assinou contrato na última quarta

Márcio Iannacca

A diretoria do Flamengo confirmou nesta sexta-feira que já aderiu à Timemania, nova loteria que entrará em vigor em 2008. De acordo com o vice-presidente geral, Delair Dumbrosky, o clube assinou o contrato de adesão com a Caixa Econômica Federal na última quarta-feira, dia 12.

A partir de agora, o clube vai iniciar o pagamento de suas dívidas com o Governo para obter a sua certidão negativa de débito. Assim que tiver o documento, poderemos receber a verba de patrocínio da Petrobras, que está retida desde o início do ano, dificultando que o clube mantenha os seus compromissos em dia.

O presidente Marcio Braga está em Londres e chega ao Rio de Janeiro no fim de semana. O dirigente foi um dos principais defensores da criação da Timemania, que também contará com a participação de outros clubes brasileiros.

Fábio Luciano tem 50% de chance de jogar

Médico do Fla diz que vai esperar zagueiro até momentos antes da partida de domingo

Márcio Iannacca

Fábio Luciano está confiante para participar do jogo deste domingo

O zagueiro Fábio Luciano tem 50% de chances de jogar o clássico de domingo, contra o Vasco, no Maracanã. A afirmação é do médico do Flamengo, José Luís Runco. O jogador está sentindo dores na coxa esquerda e corre o risco de ser vetado. O técnico Joel Santana vai esperar o atleta até meio-dia de domingo.

Nesta sexta-feira, Fábio Luciano fez uma atividade na piscina acompanhado de um dos fisioterapeutas do clube. Ao passar pelos jornalistas, o zagueiro afirmou estar confiante de que poderá participar do jogo.

Caso não possa atuar, o técnico Joel Santana vai escolher entre Thiago Sales e Rodrigo Arroz. No coletivo realizado na sexta-feira, o segundo começou como titular.

Lance

Colace está regularizado e só depende de Joel

Argentino é inscrito na CBF com contrato de três meses

Rodrigo Mandarini

O volante argentino Hugo Colace está registrado na CBF e já tem condições legais de jogar pelo Flamengo. Colace foi registrado nesta quinta-feira e ficará à disposição do técnico Joel Santana. O contrato dele com o Rubro-Negro tem duração de três meses, de 30 de agosto a 30 de novembro. Curiosamente, o compromisso terminará antes do fim do Brasileirão, em 2 de dezembro.

Hugo Colace foi contratado junto ao Estudiantes, da Argentina. O jogador tem 23 anos e teve 25% dos direitos comprados pelo Flamengo por cerca R$ 300 mil. O contrato dele foi anunciado pela diretoria do Flamengo como indo até junho de 2008.

Obina: 'Só entrei porque Souza está suspenso'

Xodó da torcida reconhece que momento do companheiro é melhor

LANCEPRESS!

Com a suspensão de Souza, Obina ganhou contra o Vasco mais uma chance de ser titular do ataque do Flamengo, antes do julgamento de terça-feira, pela cotovelada que deu em Índio, do Internacional.

Mas o atacante não quer saber do julgamento e disse que só pensa no jogo de domingo, que será uma oportunidade de mostrar que pode voltar a ser titular do time.

- Souza está jogando muito bem e só entrei porque ele está suspenso. Estarei sempre o apoiando. E tenho certeza de que ele também está torcendo por mim - afirmou.

Mas Obina acabou falando um pouco sobre o julgamento que pode dar um gancho de 120 a 540 dias. E se defendeu:

- O lance não foi da maneira que estão falando. Não quis prejudicar Índio - disse.

Para Joel, clássico será decidido na estratégia

Treinador considera equipes muito parecidas tecnicamente

LANCEPRESS!

O técnico do Flamengom, Joel Santana, acredita que o clássico contra o Vasco poderá ser decidido nos detalhes e na estratégia. Quando perguntado se estava preocupado com a marcação adversária sobre seus laterais, o treinador lembrou que também iria fazer o mesmo.

Por isso, Joel pediu a ajuda da imprensa para saber se o adversário já estava escalado.

– Os dois times se conhecem bem. Aliás, vocês ainda não me passaram nada sobre o Vasco – brincou Joel, que emendou ao saber da provável escalação adversária – Vai ser uma beleza de jogo!

Joel não revela seu clássico inesquecível

Treinador do Fla tem passagens marcantes pelo Vasco

(Crédito: Ricardo Cassiano)

Rodrigo Campos e Rodrigo Mandarini

O técnico Joel Santana já dirigiu o Flamengo e o Vasco em vários Clássicos dos Milhões. Com passagens marcantes pelos dois clubes, o treinador preferiu escapar pela tangente quando perguntado sobre qual teria sido o seu clássico inesquecível.

- Flamengo e Vasco é um clássico que envolve toda a cidade, conhecido mundialmente. São as duas equipes de maiores torcidas do Rio. Os jogos são sempre decisivos. Dos vários em que trabalhei, sempre tenho lembranças. Seria injusto destacar apenas um - desconversou o treinador.

A habilidade que teve para não dizer qual o seu jogo inesquecível Joel usou para apontar o favorito na partida do próximo domingo,

- O Vasco está melhor na tabela. Mas estamos melhorando. Atingimos uma posição melhor pela primeira vez, demos uma respirada e saímos da zona que incomoda. Mas temos algumas baixas e isso atrapalha. Vai ser um grande jogo e clássico se decide dentro de campo - disse.

Bruno e Cristian são poupados no Flamengo

Em coletivo, Joel chega a colocar Colace entre os titulares

Hugo Perruso

O técnico do Flamengo, Joel Santana, comandou um coletivo nesta quinta-feira visando à partida contra o Vasco, domingo no Maracanã. O goleiro Bruno, que machucou o dedo na quinta-feira, e o volante Cristian, com dores musculares, foram poupados, mas não são problema para o clássico.

O atacante argentino Maxi treinou separadamente com bola e o zagueiro Fábio Luciano, com dores na coxa esquerda, fez um trabalho na piscina.

Sem Cristian e Fábio Luciano, Léo Medeiros e Rodrigo Arroz jogaram entre os titulares e depois foram substituídos por Hugo Colace e Thiago Sales. Sem Souza, suspenso, o ataque foi formado por Renato Augusto e Obina, que marcou um gol no coletivo.

Roger continuou recuperando a forma física com o preparador físico Ronaldo Torres, enquanto que Ibson, com uma torção no pé esquerdo, não entrou em campo.

Os titulares jogaram com: Marcelo Lomba, Léo Moura, Rodrigo Arroz (Thiago Sales), Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jaílton, Léo Medeiros (Colace) e Toró; Renato Augusto e Obina.