O Globo
Chupeta provoca choro em adversários
Técnico tricampeão estadual de basquete pelo Fla exalta ligação dos jogadores com o clube
Legenda da foto: PAULO CHUPETA posa junto ao mascote do Fla, no ginásio da Gávea: em três anos, três títulos estaduais
Ary Cunha
Paulo Teixeira de Sampaio vive há meio século na Rua Marechal Bittencourt, no Riachuelo, mas nem o carteiro sabe ligar o nome à pessoa. Festejado pela torcida do Flamengo nas últimas três temporadas, o homem que se orgulha de preservar a identidade do basquete carioca ironicamente só é conhecido pelo apelido: Chupeta.
Tricampeão estadual à frente da equipe rubro-negra, Paulo Chupeta é do tempo em que as quadras da cidade eram celeiros e os campeonatos do Rio não precisavam de times de aluguel. Além da equipe do Vasco/Universo (DF), derrotada na final, a competição teve outros dois times "forasteiros": o Fluminense/Minas Tênis Clube e a Liga Macaense/Saldanha da Gama (ES).
- O apego do time às cores do Flamengo fez a diferença. Nossos jogadores treinam em dois turnos no clube, conhecem a sede, vão à piscina, correm no campo de futebol. Trazer equipes de fora faz com que você não tenha identidade. Vi torcedores do Vasco tristes porque nem a camisa parecia a do clube.
Exemplo de autocontrole à beira da quadra, Paulo Chupeta estava rouco ontem. Junto com Marcelinho, que também esteve na Gávea ontem à tarde, ela havia cantado repetidas vezes o hino rubro-negro e o "Tema da vitória" na comemoração do título, numa churrascaria da Zona Sul.
A ligação de Paulo Chupeta com o basquete surgiu no início da adolescência. Com 12 anos, ele jogava no Riachuelo Tênis Clube. Poderia ser conhecido de outra forma se um pedreiro vizinho, chamado Benedito, não o tivesse visto treinando no pré-mirim.
- Desde criança, ele me via sempre de chupeta, na porta de casa. Uma vez, foi fazer obra no clube e gritou: "Olha lá o Paulinho da chupeta". O pessoal morreu de rir, o apelido pegou e já dura 38 anos.
'Sou contra um técnico estrangeiro na seleção'
Em 1996, ele começou a trabalhar nas equipes de base e como auxiliar-técnico do adulto até ser efetivado em 2005. Desde então, foram três estaduais e três voltas olímpicas. Professor de academia, devoto de São Jorge, sambista com experiência em comissões de frente e pai de três meninas, Paulo Chupeta vê no diálogo o segredo de grandes conquistas. E aponta a saída para a seleção brasileira reencontrar a harmonia e as vitórias.
- Sou contra um técnico estrangeiro, porque há grandes treinadores no Brasil, como o Hélio Rubens, o Emmanuel Bomfim. Acho que falta um aglutinador à seleção.
O poder sedutor da torcida
Leonardo Moura troca fama de cigano e euros pelo carinho dos fãs no Flamengo
LEONARDO MOURA comemora com a mãe Lenice, a irmã Lívia e o irmão Eduardo o fim de um ano estressante e proveitoso\ ELEITO O melhor lateral-direito do Brasileiro, o beijo em família na bola de ouro\
Márcio Tavares
Ele começou no modesto Linhares, do Espírito Santo, despontou no Botafogo e rodou por todos os clubes grandes do Rio, além de São Paulo e Palmeiras, criando fama de cigano. Como tem um empresário de peso, sempre mostrou extrema facilidade para trocar de pouso a cada temporada. Inclusive para o exterior, tendo jogado no Sporting de Braga (Portugal), Den Haag (Holanda) e GBA (Bélgica). Hoje, aos 29 anos, sem a ilusão de jogar fora do Brasil, Leonardo Moura vem na contramão da maioria dos jogadores. No melhor ano de sua carreira, em vez de sonhar com euros ou petrodólares, acabou seduzido pelo canto arrebatador e apaixonado da torcida do Flamengo. De olho na sua segunda Libertadores pelo rubro-negro, prorrogou seu contrato até 2011.
Contratado pelo Flamengo em 2005, Leonardo Moura teve um fim de 2007 especial e agora desfaz a imagem de jogador que pula de galho a cada fim de ano. Valorizado por suas atuações, teve a multa rescisória dobrada para 6 milhões de euros, logo depois de ter sido eleito o melhor lateral-direito do recém-terminado Campeonato Brasileiro. Uma recompensa para quem foi, ao lado do goleiro Bruno, o mais assíduo em campo em 2006: 36 jogos. Ao todo, fez 138 partidas pelo Flamengo, tendo marcado 14 gols.
Ao lado de Zico, o início da paixão
Antes de entrar em seu quarto ano seguido no Flamengo, que promete ser animado e também estressante, vem recarregando as baterias em Santa Catarina. Ele passa alguns dias de suas férias em Florianópolis. Um turismo muito especial, já que está matando as saudades da filha, Maria Eduarda, que mora em Santa Catarina com a mãe Juliana. Mesmo de férias, Leonardo Moura não se cansa de falar sobre o que viveu em 2007.
- Não tenho do que reclamar deste ano. Foi realmente sensacional. Acredito que foi a melhor temporada da minha carreira, mas espero que a próxima seja ainda melhor. Meus objetivos são conquistar a Libertadores e ter uma chance na seleção brasileira. Conquistamos o Estadual e conseguimos sair de um momento complicado no Brasileiro para conquistar a vaga na Taça Libertadores. Além disso, fui eleito o melhor do campeonato pela CBF e recebi a Bola de Prata. Acho que isso tudo foi fruto de um trabalho que fiz visando a manter a regularidade ao longo do ano e acho que deu certo.
Num ano cheio de desafios e obstáculos, com momentos de alegria com a conquista do estadual e também de desespero e tensão por causa da eliminação na Libertadores, além da longa permanência na zona de rebaixamento do Brasileiro, Leonardo Moura aprendeu a lição que gravou definitivamente. Para brilhar no Flamengo, é preciso antes de tudo ter coração e identificação com o clube.
- No Flamengo, eu me sinto em casa. Sou muito bem tratado e me dou bem com todo mundo. Dá muito orgulho defender esse clube. Quando era garoto, sonhava com o dia em que poderia jogar no Maracanã lotado. Cheguei a entrar em campo como mascote, ao lado do Zico, e hoje tenho a felicidade de receber o carinho do torcedor. Por isso, mesmo recebendo propostas, preferi ficar e prorrogar meu contrato. Hoje é muito difícil me tirar do Flamengo.
Apesar da fase favorável, o lateral-direito sabe que em 2008 os problemas podem ser tão grandes ou maiores do que em 2007. E que as dificuldades do ano que vem têm de ser encaradas como um alerta.
- Vamos ter uma segunda chance. A desclassificação este ano foi traumática, porque conseguimos chegar perto da vaga. Mesmo após a eliminação diante do Defensor, a torcida aplaudiu. Isso ficou marcado no nosso grupo e tenho certeza de que todos os jogadores vão lembrar daquele momento para que ele não se repita. Marcamos nosso nome na história do clube com o segundo título da Copa do Brasil e vamos fazer de tudo para repetir isso ganhando o bi da Libertadores.
Quando fala em marcar o nome na história do clube, ele evidentemente também se refere à torcida, que sem exagero pode ser apontada como a responsável pela virada no Brasileiro.
- Nossa torcida é mágica. Nunca vi um apoio tão grande, mesmo quando o time enfrentou momentos difíceis este ano - resume o jogador.
Em Porto Alegre, o Flamengo perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1 e foi eliminado nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro Sub-20.
Ibson e Joel, os eleitos pelos internautas
Bernardo Pombo ()
Em pesquisa promovida pelo Globo Online e o jornal O GLOBO para escolher os destaques da competição, o meia Ibson, do Flamengo, foi eleito o craque do Brasileiro, superando o goleiro Rogério Ceni e o zagueiro Breno, ambos do São Paulo; o zagueiro Thiago Silva, do Fluminense; e o atacante Acosta, do Náutico. O troféu de revelação ficou com o goleiro Felipe, do Corinthians.
Ao contrário da premiação dada pela CBF aos melhores do Brasileiro, os internautas não tiveram dúvida ao escolher o melhor técnico. Para a maioria, Joel Santana merece todos os méritos por ter tirado o Flamengo da zona do rebaixamento rumo à classificação na Libertadores.
- É como um título para mim, uma felicidade muito grande. Até porque no universo de internautas não existem apenas torcedores do Flamengo. Isso mostra o carinho do torcedor rubro-negro, mas também a admiração que eu tenho por parte dos fãs dos outros clubes - disse Joel, que aproveitou para elogiar Ibson. - É uma escolha justa. Um jogador que estava sendo pouco aproveitado em Portugal chegou aqui e, hoje, merece uma vaga na seleção brasileira. Sem dúvida 2007 foi um ano muito especial para mim. Perdemos alguns atletas, mas a diretoria está se esforçando para reforçar o grupo.
O Flamengo foi o time que mais cedeu jogadores para a seleção do Brasileiro. Mas os outros clubes cariocas também foram representados
O time do Brasileiro ficou assim: Felipe, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Thiago Silva e Juan; Richarlyson, Arouca, Ibson e Valdívia; Leandro Amaral e Dodô.
() Do Globo Online
Jornal dos Sports
Caso Renato terá o seu Dia D na terça
O ‘canhão’ Renato deve voltar à Gávea em breve
Assim como antecipou o JORNAL DOS SPORTS do dia 17 de novembro, o apoiador Renato continua sendo um sonho para a diretoria. E pelo que parece, voltar ao Rubro-Negro também parece ser o desejo do jogador. Prova disso é que ele manifestou o desejo de retornar ao clube, e o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, viajará para Dubai no máximo até terça-feira.
"Estou indo para Dubai para definir essa situação. Colocarei as cartas na mesa, e tentarei ser o mais transparente possível com os dirigentes do Al-Nasr (atual clube de Renato). Quero ver se há a possibilidade dele voltar antes do final do contrato. Do contrário, em maio voltaremos a tentar a contratação. Ele demonstrou o interesse em voltar e por isso estou indo para lá", adiantou o advogado, que também viajará até a Turquia para tentar um acordo com os dirigentes do Besiktas para o caso do litígio entre o clube e o apoiador Kleberson.
Bruno Renova
Apesar do vice de futebol Kleber Leite ainda não confirmar, o goleiro Bruno ficará no Flamengo pelas próximas quatro temporadas. Depois de muitas negociações, o fundo de investimento MSI aceitou que o pagamento dos 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 7,8 milhões) fosse parcelado.
"Está tudo bem encaminhado, mas ainda não é oficial", despistou o dirigente.
Bruno ficará na Gávea pelos próximos quatro anos.
Além disso, os jogadores e funcionários do clube receberam uma excelente notícia ontem: até o dia 20, será efetuado o pagamento dos salários de outubro e novembro, e a quitação de alguns benefícios, como vale-transporte e premiações que estavam atrasados.
Xerifão perto da Gávea
Ex-São Paulo e Ponte Preta, zagueiro Rodrigo está muito próximo de um acordo com o Flamengo
THIAGO BOKEL E NATHAN DE LIMA
Rodrigo deve formar a defesa rubro-negra ao lado de Fábio Luciano, Léo Moura e Juan
A cozinha está ficando arrumada. Depois de acertar as renovações dos laterais Leonardo Moura e Juan, do zagueiro Fábio Luciano e do goleiro Bruno pelos próximos quatro anos, a diretoria do Flamengo está perto de anunciar o defensor que estava faltando para completar o setor. Isso porque o nome preferido da diretoria, Rodrigo, ex-São Paulo, já não tem mais entrave algum para vestir a camisa rubro-negra.
O empresário do jogador, Giuseppe Dioguardi, viajou para Kiev, na Ucrânia, para conseguir junto aos dirigentes do Dínamo, clube que detém os direitos econômicos de Rodrigo, a liberação para negociar a volta do zagueiro para o Brasil. E a resposta não poderia ter sido melhor. Eles enviaram um fax autorizando o procurador a resolver esta situação. Desde já, dois clubes estão interessados no jogador: Flamengo e Santos.
Acontece que com a demissão de Vanderlei Luxemburgo do clube da Baixada Santista, as possibilidades de Rodrigo ir para lá ficaram reduzidas a pó. Ele já manifestou a vontade de defender o Flamengo na Libertadores e está com um pé na Gávea.
"No futebol vale o que está escrito e essa situação ainda não está sacramentada. Ainda estamos acertando alguns detalhes, e acredito que na semana que vem este assunto já esteja resolvido", afirmou o vice de futebol Kleber Leite, que também citou sobre a contratação do cabeça-de-área Jônatas: "É a mesma situação do Rodrigo. Está muito bem encaminhada também", explicou.
O zagueiro, que além do São Paulo, já jogou na Ponte Preta, operou o joelho direito em agosto e estava fazendo fisioterapia no Santos, que contava com a permanência de Luxemburgo para seduzir o jogador. A previsão é que ele volte aos gramados em janeiro, desta forma, o Flamengo não estaria dando um tiro no escuro, sem saber das reais condições físicas de Rodrigo.
O primeiro nome especulado para acertar com o Fla foi o de Bolívar, no final da semana passada, mas a prioridade da diretoria sempre foi Rodrigo, tanto que a partir do momento que começou a negociar com ele, o nome de Bolívar foi deixado de lado. Rodrigo chegou ao São Paulo, em 2004, por indicação do técnico Cuca, atualmente no Botafogo. Depois de uma excelente temporada pela equipe paulista, o zagueiro foi vendido para o Dínamo de Kiev, onde está desde janeiro de 2005.
Com a confirmação dessa contratação, o torcedor rubro-negro poderá se orgulhar de ter uma das melhores zagas do Brasil, e se tudo correr como planeja a diretoria, ao final do ano poderá ser a melhor do mundo.
De bem com a vida, Bruno elogia o 'Papai Joel'
Bruno fica no Fla até 2011
O goleiro Bruno renovou seu contrato por mais quatro anos copm o Flamengo e está feliz com isso. O camisa 1 se identificou rapidamente com a torcida rubro-negra e teve uma grande temporada. Bruno credita parte deste sucesso ao trabalho de Joel Santana.
O 'paredão rubro-negro' rasgou elogios ao Joel. "O Joel fala a língua do jogador. Ele nos deixa a vontade e cobra ao mesmo tempo. Ele é um cara muito legal", disse Bruno, que aproveitou para destacar o bom humor do 'papai Joel'. "Eu acho muito engraçado quando ele fala, "Olha o papai aqui". Tem que escutar o papai", brinca Bruno em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Esperança de vitória no Nacional
Há seis meses atrás, Paulo Chupeta chorava a eliminação de sua equipe no Nacional 2006/07. Hoje, o técnico é só sorrisos e vive a expectativa de estrear na edição 2008, onde é um dos favoritos ao título. Ele admitiu que, em seus três anos de Flamengo, nunca esteve tão otimista em relação as chances de levantar a tão cobiçada taça que o clube nunca conquistou.
“Em 2005, quando o Emanuel deixou o cargo, o Flamengo não iria participar do Estadual por falta de verba. Mas então fui chamado para assumir e procurar alguns atletas que estivessem à disposição no mercado. Chamei o Léo, o Ricardinho, o Alexei e o Mingão. Os outros jogadores nós puxamos da base. Ganhamos o Estadual diante do Telemar, mas não fomos bem no Nacional. No ano seguinte o elenco foi reforçado. Faturamos o bicampeonato e chegamos em sétimo no Brasileiro. Agora nós montamos um dos times mais fortes do país e a nossa meta é o Nacional”, explicou.
Um líder guerreiro e sambista
Supersticioso, devoto de São Jorge e apaixonado por carnaval e basquete. Assim é Paulo Chupeta
Rafael Oliveira
O treinador era só felicidade após o título conquistado na quinta-feira
Em um campeonato marcado por tantas parcerias, brilhou a estrela do único treinador formado em seu clube. Paulo Chupeta está no Flamengo há 11 anos, sendo que nos oito primeiros dirigia as divisões de base. Em seus três anos de adulto faturou todos os estaduais que disputou.
Muito parabenizado pelos amigos, o comandante rubro-negro viveu ontem seu primeiro dia como o único tricampeão estadual legítimo, já que na Gávea somente ele participou das vitoriosas campanhas de 2005/06/07.
O orgulho de ser flamenguista estava estampado em sua cara. Este sentimento, aliás, foi fundamental para o clube vencer a série decisiva contra o Vasco.
“Por melhores que sejam as equipes, não têm uma identidade tão forte com a camisa que estão vestindo como a gente. Nós montamos nosso time, não é parceria. Espero que isso faça com que os demais dirigentes cariocas montem seus próprios elencos no ano que vem”.
Há tanto tempo no clube, Chupeta já se tornou um personagem na Gávea. São raros os sócios que não identificam sua careca reluzente e o homem que está sempre vestido com as cores vermelha e branca. O visual tem explicação: ele é devoto de São Jorge e veste estas cores devido a uma promessa que fez ao santo.
“Morei durante dois anos em Quintino. Um dia meu pai me levou a matriz de São Jorge, que fica no bairro, e desde então me tornei devoto”, afirmou o técnico, que ainda segue a superstição de sempre usar a mesma camisa em decisões.
“Foi o Cuca (atual técnico do Botafogo), quem me deu. Somente ele e eu temos uma dessas”.
Além do santo guerreiro, o samba é outra de suas paixões. Chupeta já desfilou por cinco anos na comissão de frente da Viradouro, também desfilou na Paraíso do Tuiuti e ainda foi diretor de bloco da Vassourão do Riachuelo.
O samba está no sangue. Sua mãe, Dona Almerinda, foi porta-bandeira da Tuiuti, enquanto sua irmã mais velha, Dona Neusa, foi princesa do Cacique de Ramos. Apenas seu pai, Seu Válter, não era ligado ao meio carnavalesco.
O pai de Chupeta, aliás, não aprovava a participação de seu filho no esporte que veio a se tornar parte de sua vida. “Ele dizia que basquete era coisa de mulher”, contou.
Se fosse vivo, Seu Válter veria como o esporte das cestas fez de seu filho um homem respeitado e admirado. Começou a jogar ainda garoto e foi campeão em todas as categorias que disputou, fosse como jogador ou como técnico.
primeiro turno\ 29/9 - VOLTA REDONDA 49 x 95 FLAMENGO\ 7/10 - FLAMENGO 91 x 86 FLUMINENSE\ 14/10 - FLAMENGO 94 x 45 MUNICIPAL\ 19/10 - FLAMENGO 91 x 79 AUTOMÓVEL CLUBE\ 22/10 - FLAMENGO 97 x 78 LIGA MACAENSE\ 30/10 - FLAMENGO 98 x 74 IGUAÇU\ 21/11 FLAMENGO 81 x 80 VASCO\
SEGUNDO turno\ 3/11 - FLAMENGO 125 x 65 VOLTA REDONDA\ 5/11 IGUAÇU 67 x 85 FLAMENGO\ 16/11 - VASCO 74 x 73 FLAMENGO\ 18/11 - AUTOMÓVEL CLUBE 74 x 106 FLAMENGO\ 24/11 - FLUMINENSE 75 x 91 FLAMENGO\ 28/11 - MUNICIPAL 57 x 107 FLAMENGO\ 30/11 - LIGA MACAENSE 99 x 101 FLAMENGO\
SEMIFINAL\ 6/12 - LIGA MACAENSE 82 x 90 FLAMENGO\ 8/12 - FLAMENGO 79 x 78 LIGA MACAENSE\
FINAL\ 12/12 - VASCO 74 x 92 FLAMENGO\ 13/12 - FLAMENGO 75 x 73 VASCO\
O Dia
Flamengo faz esforços para repatriar Renato
Rio - O Flamengo vai investir pesado na tentativa de repatriar dos importantes jogadores que participaram da conquista da Copa do Brasil de 2006: Renato, atualmente no futebol dos Emirados Árabes Unidos, e Jônatas, do Espanyol, da Espanha. O advogado do clube, Michel Assef Filho, estará viajando nesta próxima semana para tentar resolver a situação de Renato. Em relação a Jônatas, as negociações entre o Flamengo e o Espanyol estão bem encaminhadas.
Renato tem contrato em vigor com o Al Nassr até meados do próximo ano. Porém, o vice-presidente de futebol rubro-negro, Kléber Leite, mesmo sabendo que a contratação do apoiador é difícil, afirma que o clube fará mais um esforço para ter o jogador para a Libertadores da América de 2008.
"O Michel vai a Dubai tatear esta situação. É pouco provável que o Renato saia antes do contrato acabar. Mas se ele vier para o Brasil, virá para o Flamengo", disse Kléber.
Gazeta Esportiva
Galo desconhece interesse do Fla em Marcinho\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Com a renovação do goleiro Bruno garantida, o Flamengo espera acertar com reforços para outras posições. Um dos nomes especulados na Gávea é o do meia Marcinho, atualmente no Atlético-MG.\ Os dirigentes do Galo desconhecem o interesse rubro-negro. “Não houve nenhum contato com o Atlético-MG. Não houve nenhum entendimento com ninguém do Atlético-MG”, confirmou o diretor de futebol atleticano, Beto Arantes, à Rádio Brasil.\
O procurador de Marcinho, Daniel Pereira, também garantiu não ter sido procurado por ninguém do Flamengo, mas confirmou que está aberto a receber propostas do Rubro-Negro carioca pelo jogador. O Goiás também está na briga para contar com Marcinho.
Outro desejo do Flamengo para 2008 é o retorno do meia Renato Abreu, que trocou a Gávea pelo futebol árabe no meio do ano. Na próxima segunda-feira, o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, deve viajar para Dubai, nos Emirados Árabes, onde pretende formalizar uma proposta para contar novamente com o jogador.
Renato, no entanto, tem contrato com o Al Nars até o dia 31 de maio do ano que vem e, dificilmente será liberado antes disso. Se o retorno de Renato no momento se mostra complicado, a volta de Jônatas poderá ser anunciada na próxima semana, pois o Espanyol já se mostra disposto a ceder o atleta por empréstimo.
Já o meia Ricardinho, atualmente no futebol da Turquia, foi oferecido aos dirigentes do Flamengo, mas a princípio o clube carioca não tem interesse no jogador que já passou por Corinthians, Santos e São Paulo.
O técnico Joel Santana já pediu à diretoria que busque também reforços para o ataque, um dos setores que mais sofreu neste ano. O treinador quer um companheiro para Souza, já que Maximiliano Biancucchi não convenceu e Renato Augusto já deixou claro que prefere atuar no meio-campo.
Enquanto as especulações sobre reforços agitam o Flamengo, o clube também age em outras frentes. Nesta semana, o Rubro-Negro anunciou o lançamento da Flapédia, uma enciclopédia sobre o clube na internet.
Através da Flapédia, o torcedor rubro-negro poderá ter acesso a artigos, entrevistas, fotos, vídeos e estatísticas da história do Flamengo.
Dirigente garante acerto para manter Bruno no Flamengo\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - O sonho do Flamengo em fazer de Bruno um Rogério Ceni da Gávea está mais próximo. Nesta sexta-feira, o vice-presidente de futebol, Kléber Leite, confirmou que o grupo MSI aceitou a proposta feita pelos rubro-negros para adquirir os direitos federativos do jogador em definitivo.\ Na próxima semana, então, Bruno deverá assinar um novo compromisso com o clube carioca, válido por quatro anos.\
Para ficar com Bruno, o Flamengo terá que desembolsar cerca de 3 milhões de euros (mais ou menos R$ 8 milhões). Para conseguir pagar esta quantia à MSI, o Rubro-Negro deverá utilizar recursos que pretende arrecadar com a Fla-TV.
Durante toda a temporada de 2008, Bruno foi um dos grandes destaques do Flamengo na conquista do título carioca e na surpreendente campanha no Campeonato Brasileiro, quando o time deixou a zona de rebaixamento e terminou a competição na terceira posição.
A permanência de do camisa 1 era considerada uma prioridade por toda a diretoria e a comissão técnica do Flamengo. Nas últimas semanas, o clube conviveu com o assédio de outros clubes sobre o seu goleiro.
PeléNet
Flamengo e Santos já podem negociar com Rodrigo
Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\
Flamengo e Santos têm caminho livre para negociar com o zagueiro Rodrigo, do Dínamo de Kiev-UCR. Nesta sexta-feira, o clube ucraniano divulgou nota em seu site oficial informando que o jogador e mais dois defensores estão em uma lista inicial de transferências.
Rodrigo em 2004, durante partida do São Paulo pela Copa Libertadores daquele ano
A liberação de Rodrigo foi resultado de uma reunião realizada nesta tarde entre seu procurador, Giuseppe Dioguardi, e a diretoria do Dínamo. A tendência é que o ex-jogador do São Paulo seja emprestado por um ano.
Passada a primeira etapa, resta agora a Flamengo e Santos encaminharem suas propostas oficiais ao zagueiro e ao clube ucraniano, que terá peso decisivo na escolha e exigirá uma compensação financeira.
Na briga por Rodrigo, o Santos leva pequena vantagem, uma vez que o jogador utilizou as dependências do clube para se recuperar de uma artroscopia no joelho esquerdo. Rodrigo passou os últimos dois meses se tratando no CEPRAF (Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol)
Dirigente do Fla vai à Arábia para "repatriar" Renato
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
A diretoria do Flamengo quer mesmo a volta do meia Renato. O diretor jurídico do clube, Michel Assef Filho, revelou que seguirá para os Emirados Árabes a fim de repatriar o jogador que teve boa passagem pela Gávea entre 2005 e este ano, quando se transferiu para o Al Nasr.
"Na próxima semana embarcarei para Dubai e tentarei trazer o Renato de volta para o Flamengo. Preciso saber das condições de como está sua situação, se ele poderia voltar já em janeiro ou somente em maio", disse Assef em entrevista à Rádio Tupi.
O advogado do Fla salienta que irá para o mundo árabe disposto a resolver qualquer questão que envolva o vínculo de Renato, desde, é claro, que os dirigentes do Al Nasr não tentem dificultar o acerto.
"É por isso que o Flamengo está mandando um diretor jurídico e não um diretor executivo. Tudo depende do que vão dizer, e então faremos negócio. Não tenho conhecimento da multa rescisória, mas isso não me preocupa porque normalmente é isso negociável", ressaltou.
Nos acréscimos, Fla perde para o Cruzeiro e sai do Brasileiro Sub-20
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Com um gol aos 48 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro derrotou o Flamengo por 2 a 1, de virada, nesta sexta-feira, em Porto Alegre, e se classificou para a semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20, que está sendo realizado no Rio Grande do Sul. Com o resultado, a Raposa se qualificou para disputar com o Grêmio, domingo, uma vaga à grande final.
O Rubro-Negro abriu o marcador por intermédio do atacante Paulo Sérgio, que já teve passagens nos profissionais. Quase no fim do primeiro tempo, porém, a equipe celeste conseguiu a igualdade, com Vinícius cobrando pênalti.
Quando tudo indicava que a decisão iria para a disputa de pênaltis, Wallace cobrou falta para a área aos 48 minutos, a bola passou por todo mundo e foi morrer no canto direito da meta carioca.
Times do Rio mantêm posições no ranking da CBF
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Não houve mudança para os grandes clubes do Rio de Janeiro no ranking divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol. Os quatro cariocas se mantêm entre os 12 primeiros colocados, sendo o Vasco (em 3° lugar), o melhor posicionado.
Com 1.928 pontos, os cruzmaltinos seguem atrás apenas de Grêmio (líder, com 1.978) e Corinthians (2°, com 1.938). Nem mesmo o rebaixamento para a Série B alterou a posição do Timão. Segundo os critérios da CBF (que leva em conta somente o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil), o Vasco somou 53 pontos em 2007.
Já o arqui-rival Flamengo ostenta o quarto posto, agora com 1.918 pontos, portanto a somente dez dos vascaínos. Neste ano, o Rubro-Negro conquistou mais 58.
Quem mais pontuou (87) na temporada entre os cariocas foi o Fluminense, respaldado pela boa campanha no Brasileiro (4° colocado) e a conquista da Copa do Brasil. O Tricolor está na 11ª posição, com 1.561.
Finalmente, fechando a raia entre os grandes times do Rio, está o Botafogo, em 12°, com 1.503 pontos. Em 2007, os alvinegros computaram mais 62.
Confira a lista dos dez melhores e todos os cariocas
1° Grêmio - 1.978 pontos\ 2° Corinthians - 1.938\ 3° Vasco - 1.928\ 4° Flamengo - 1.918\ 5° São Paulo - 1.879\ 6° Atlético-MG - 1.868\ 7° Palmeiras - 1.840\ 8° Internacional - 1.803\ 9° Cruzeiro - 1.776\ 10° Santos - 1.649\ 11° Fluminense - 1.561\ 12° Botafogo - 1.503\ 40° Americano - 479\ 41°América - 477\ 51°Bangu - 539\ 74°Volta Redonda - 174\ 87°Goytacaz - 130\ 97°Campo Grande - 97\ 109°Itaperuna - 75\ 134°Olaria - 40\ 162°Bonsucesso - 26\ 174°Serrano 22\ 183°Cabofriense - 18\ 219°Madureira - 08\ 224°Friburguense - 07\ 278°Portuguesa - 02\ 325°Barra Teresópolis - 01\ 325°Barra Mansa - 01\ 325°Bayer - 01\ 325°CFZ do Rio - 01\ 325°Macaé - 01\ 325°Rio Branco de Campos - 01\
GloboEsporte
No sub-20, Raposa despacha o Fla
Equipe cruzeirense supera cariocas e se classifica à semifinal, onde enfrentará o Grêmio
O Cruzeiro está classificado à semifinal do Campeonato Brasileiro sub-20. O time mineiro derrotou o Flamengo, por 2 a 1, de virada, nesta sexta-feira, no estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, e enfrentará o Grêmio por uma vaga na grande decisão da competição nacional. Vinícius, em cobrança de pênalti, e Maicon, nos acréscimos, deram a vitória aos celestes. Paulo Sérgio marcou o gol dos cariocas.
O Flamengo começou a partida dando a impressão de que atropelaria os mineiros. Logo aos oito minutos, Paulo Sérgio recebeu bom passe de Deivdson e abriu o placar para os rubro-negros. Após o gol, os cariocas recuaram e viram o pênalti cometido pelo goleiro Marcelo em cima do cruzeirense Márcio. Aos 44 minutos, Vinícius cobrou a penalidade e empatou o placar. A nota triste ficou por conta do jovem celeste Josean, que sofreu falta dura de Mazei e teve fratura em dois pontos da perna direita.
Na segunda etapa, o Cruzeiro dominou inteiramente as ações da partida. Fora uma cabeçada de Diguinho no travessão, o Flamengo pouco incomodou os mineiros. Buscando o ataque o tempo inteiro, a Raposa acabou premiada nos acréscimos. Aos 48, Wallace cobrou falta para a área e Maicon raspou na bola com a cabeça para eliminar o Rubro-Negro e levar o Cruzeiro à semifinal.
Dínamo libera, e Rodrigo está quase no Fla
Fax chega ao Brasil e zagueiro fica a um passo de ser reforço do clube rubro-negro
Eduardo Peixoto
Zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo, está no Dínamo de Kiev
Um fax timbrado do Dínamo de Kiev deixou o zagueiro Rodrigo muito perto do Flamengo. O empresário Giuseppe Dioguardi reuniu-se com os dirigentes do clube ucraniano nesta sexta, apresentou a proposta rubro-negra e recebeu a resposta positiva.
A negociação foi conduzida em sigilo por Kléber Leite por três semanas. Na última terça, o GLOBOESPORTE.COM informou que o zagueiro fazia parte dos planos do Flamengo. Como o contrato ainda não está fechado, o dirigente rubro-negro evita fazer estardalhaço.
- Ainda não tem nada certo. Só estará 100% fechado quando assinarmos. Mas as situações estão bem encaminhadas - diz Kléber Leite.
O jogador, que está em São Paulo, confirmou a proposta do clube carioca e elogiou a torcida rubro-negra. Rodrigo, de 28 anos, teve destaque no São Paulo, onde foi campeão do Campeonato Paulista, em 2005. Em agosto de 2007, operou o joelho e estava se recuperando no Santos. A previsão é de que volte aos campos em janeiro. Peixe e Tricolor Paulista correm por fora na tentativa de contratar o defensor.
Se for confirmado, Rodrigo será o segundo reforço do Flamengo para a próxima temporada. Em outubro, o Fla havia acertado com o volante Kléberson. A próxima questão a ser resolvida é a de Jônatas. A diretoria espera anunciá-lo na próxima semana.
'Acho que Cristian fica', diz empresário
Negociação com o Lokomotiv de Moscou pára e jogador deve continuar no Flamengo
Eduardo Peixoto
Cristian se adaptou bem ao Flamengo
A negociação de Cristian com o futebol russo parecia iminente. Entretanto, a cada dia o jogador fica mais próximo de permanecer no Flamengo. A negociação com o Lokomotiv de Moscou está parada há mais de uma semana e a tendência é que não prossiga.
O motivo do refugo do clube europeu é a troca de treinador. O novo técnico está analisando possíveis contratações e o volante está longe de ser prioridade.
- Acho que ele fica no Flamengo. O técnico ainda está observando outros atletas e só se ele não gostar destes é que deve voltar a querer o Cristian - diz Josias Cardoso.
Cristian assinou um contrato por mais três anos com o Flamengo. Ele aguarda o desfecho de seu futuro em Fortaleza. Porém, já deixou claro algumas vezes que deseja continuar na Gávea.
Do banco para o posto de herói do título
Grande destaque da final contra o Vasco, Helinho diz que o mérito é do conjunto
Durante o Estadual todos apontaram o ala Marcelinho como o grande nome da competição. Mas, na partida decisiva, o herói do tricampeonato rubro-negro saiu do banco. Com 30 pontos, sendo cinco bolas de três, o armador Helinho foi o grande destaque do Flamengo.
- O mais importante é ser campeão. Foi uma bela campanha, perdemos apenas um jogo em 19, cumprimos o nosso objetivo e agora é comemorar. É especial ser o destaque num jogo final de campeonato, mas o importante é a vitória. Na decisão fui eu, amanhã será outro. É assim que funciona aqui no Flamengo - afirma o jogador.
Mesmo que o jogador tenha atuado pouco ao longo da competição, o treinador Paulo Chupeta não se surpreendeu com a exibição de Helinho.
- Eu não tenho reservas, tenho suplentes e por isso não me surpreendi com a grande atuação do Hélio. Todos que entram dão sua contribuição e eu só tenho a agradecer a determinação com que encararam a partida de hoje. Foi um título merecido, pois durante a competição éramos tidos como a segunda força e mostramos que tínhamos condições de sermos campeões - diz o treinador\ A estrela do time do Flamengo, o ala Marcelinho também reconhece a importância da atuação de Hélio para a conquista do título.\
- Estou muito feliz com mais essa conquista e por ter contribuído para o time. Minha função é pontuar, por isso tenho um volume maior no ataque. Meus companheiros compreendem isso, me ajudam e eu os agradeço muito. Cada um faz a sua parte, o basquete é isso, é coletivo. Basta ver a partida excepcional que o Hélio fez - explica o craque.
Diretoria acerta salários até o dia 20
Flamengo espera apenas liberação da verba da Petrobras para deixar toda a folha em dia
Eduardo Peixoto
Até o dia 20 de dezembro funcionários e jogadores do Flamengo devem olhar o extrato bancário diariamente em busca de boas notícias. De acordo com o vice-presidente de finanças do clube, José Carlos Dias, esta é a data limite para todos os salários estarem em dia.
- Tudo vai ficar em dia até o dia 20. Estamos só esperando a verba da Petrobras - afirma.
O dinheiro está próximo de ser liberado. A verba do principal patrocinador está retida desde o início do ano, mas com a saída da CND, em novembro, o Rubro-Negro conseguiu liberá-la.
O clube deve dois meses de salários aos funcionários - nos benefícios o atraso chega a quatro meses - e um mês e algumas premiações aos jogadores.
Lance
Rodrigo e Jônatas estão bem encaminhados
Kléber Leite não quer entrar em detalhes, mas promete que reforços de 2008 serão anunciados brevemente
Dirigente do Fla promete reforços para próxima semana (Crédito: Julio Cesar Guimarães)
Sem ainda ter anunciado oficialmente um reforço, o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, promete para semana que vem os novos nomes para 2008. Mas um nome já está bem próximo do acerto: o zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo.
Outro com grandes chances de chegar à Gávea em 2008 é Jônatas. O Espanyol teria gostado da proposta de empréstimo que o Flamengo ofereceu.
Mas Kléber Leite prefere não entrar em detalhes sobre as negociações. Mas o dirigente deu dicas de que Rodrigo e Jônatas estarão na lista dos reforços a serem apresentados.
- Diria que os dois estão na mesma situação. Estão bem encaminhados, mas só posso afirmar que são do Flamengo quando tiver o contrato assinado - afirmou Kléber à Rádio Globo.
Cruzeiro tira o Flamengo do Brasileiro sub-20
Clube mineiro vence o Rubro-Negro por 2 a 1 e enfrenta agora o Grêmio
Flamengo e Cruzeiro se enfrentaram na noite desta sexta-feira, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alergre, pelas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro sub-20. O clube miniro venceu por 2 a 1, de virada, e enfrentará o Grêmio no domingo, às 16h, na semifinal da competição.
O time carioca saiu na frente logo aos oito minutos de partida. Deividson fez jogada pela direita e cruzou para Paulo Sérgio completar com estilo. O Cruzeiro não sentiu o golpe e manteve o equilíbrio do confronto.
Pouco antes do intervalo, a Raposa empatou. O goleiro Marcelo fez pênalti infantil em Márcio e Vinícius cobrou com categoria para igualar o duelo.
No segundo tempo, as duas equipes criaram boas possibilidades e o Cruzeiro chegou ao gol da vitória aos 48 minutos. Pablo cobrou falta em direção à área, ninguém cortou e a bola morreu no fundo da rede do goleiro Marcelo.