O GLOBO
Após criticar adversário, Fla adota o 'chororô antecipado'
Joel vê 'forças estranhas' e diretoria diz estar atenta aos bastidores
Legenda da foto: SOUZA POSA com a bandeira feita por torcedores para homenageá-lo, com a inscrição "Souza, o demolidor"
Carlos Eduardo Mansur
Encerrada a Taça Guanabara, vencida pelo Flamengo numa tumultuada final com o Botafogo, as lamentações do rival viraram motivo até de gozação na Gávea. Mas ontem foram os rubro-negros que passaram a enxergar uma conspiração que impediria a conquista antecipada do Estadual. E antes mesmo de entrar em campo para disputar a semifinal da Taça Rio com o alvinegro.
Vencedor da Taça Guanabara, o Flamengo ganhará o Estadual sem disputar uma final se vencer o segundo turno.
- Há muitos interesses envolvidos, forças estranhas - disse o técnico Joel Santana que, provocado, se recusou a ir adiante. - Não vou mais responder. Vocês já sabem. É só parar e pensar. Não estou mandando recado, levantando suspeita. Mas numa decisão é preciso pensar em tudo.
Joel poupa titulares de treino para evitar desgaste
Joel lembrou que, ao contrário dos três grandes que seguem vivos no Estadual, o Flamengo já cumpriu 50% do caminho para o título. Nas entrelinhas, deu a entender que haveria interesses contrariados caso o clube chegasse ao título da Taça Rio.
O presidente Márcio Braga diz ter a mesma preocupação.
- Recentemente, em Brasília, encontrei uma pessoa que viveu o dia-a-dia da Federação. Ele me disse: "fica atento, porque quando o Eurico Miranda diz que está escrito que o Vasco será campeão, é porque estão armando". Estamos atentos, mas dentro do possível - disse Márcio Braga.
Já o atacante Souza adotou um discurso ponderado. Personagem de polêmicas com o goleiro Castillo e o volante Túlio, ele pregou a paz.
- Por tudo o que ocorreu, o jogo sempre tem uma pimentinha. Mas espero que seja sem violência. Se fizer um gol, não vai ter gesto nem comemoração especial - disse Souza.
O atacante mediu palavras ao falar dos adversários:
- Não vai ter conversa especial com o Castillo porque não sou amigo dele. Mas o respeito. Não vou pegar bola dentro do gol para evitar confusão. A discussão com o Túlio foi chata. Posso ter me equivocado e não desejo mal a ele.
Os jogadores que enfrentaram o Cienciano fizeram apenas musculação ontem. Na Gávea, a preocupação é o desgaste da viagem a Cuzco. Joel só vai divulgar o time pouco antes do jogo, mas deverá repetir a formação que venceu no Peru.
DECISÃO ADIADA
A Confederação Sul-Americana de Basquete adiou as finais da Liga Sul-Americana entre Flamengo e Corrientes (ARG), que começariam dia 15. A Embaixada brasileira em Buenos Aires ainda não deu vistos de entrada no Brasil para os americanos Robinson e Stantom, do clube argentino.
Ginástica artística
Jade se destaca em dose tripla na Copa do Mundo
Ginasta avança com Daiane às finais no solo, além de salto e barras
COTTBUS, Alemanha. Mais uma temporada da ginástica se inicia e a estrela da jovem Jade Barbosa continua brilhando. Ontem, no segundo dia de competições da Copa do Mundo, em Cottbus, na Alemanha, ela garantiu vaga nas finais das barras paralelas, do salto e do solo. Outra ótima notícia de ontem ficou por conta do oitavo lugar de Daiane dos Santos no solo, depois de passar quase sete meses longe das competições com uma lesão no pé direito. As finais acontecem hoje e amanhã.
Jade brilhou em sua prova mais forte, o salto. Ela ficou em segundo lugar entre 21 participantes, na fase classificatória. Arriscando tudo com notas de partida altas, ela alcançou 14.850 pontos, ficando abaixo apenas da alemã Oksana Chusovitina, que terminou com 15.225. Já nas barras paralelas a brasileira terminou o dia com o sexto lugar, marcando 14.050. Quem levou a melhor na primeira fase foi a chinesa He Kexin, com 16.800. O Brasil também foi representado na prova pela novata Ana Cláudia Silva, que ficou em 15º lugar, com 13.275, ficando de fora das finais. Apenas as oito melhores se classificam para a fase decisiva.
Guto dos Anjos e Victor Rosa não se classificam
No solo, disputado à noite, Jade se destacou outra vez, garantindo o segundo lugar, com 14.350. A única a superá-la foi a romena Sandra Izbasa (campeã européia), com 15.000. A festa verde-amarela foi ainda maior porque Daiane dos Santos ficou com o oitavo lugar, com 13.750 pontos.
O Brasil foi o único país a ter duas atletas na fase decisiva do solo. Romênia, China, Rússia, Ucrânia, Alemanha e Suíça classificaram uma, cada.
Se no feminino a expectativa é otimista, no masculino não houve o que celebrar ontem. Victor Rosa e Luiz Augusto dos Anjos (o substituto de Diego Hypólito, em recuperação de dengue e de uma cirurgia no joelho) não se classificaram.
Rosa foi o 18º no solo, com 14.125 pontos. O melhor do dia foi o chinês Kai Zou (15.600). Na eliminatória do cavalo com alças, Luiz Augusto terminou na 47ª posição (10.975). O britânico Daniel Keatings ficou em primeiro, com 15.800.
JORNAL DOS SPORTS
Joel com medo da conspiração
Conquistar a Taça Rio é o objetivo principal do Flamengo nas próximas duas semanas. Assim, a equipe evitaria o desgaste de jogar as duas finais do Campeonato Carioca. No entanto, o técnico Joel Santana teme ser prejudicado neste segundo turno, para que aconteçam as decisões.
"Todos contra o Flamengo neste momento. Existem algumas forças estranhas envolvidas com a intenção de evitar que sejamos campeões antecipadamente. Não quero levantar polêmica, mas quem está no futebol sabe como funciona esse tipo de coisa", alertou Joel Santana, que ao tomar conhecimento de que Cuca havia convocado a torcida alvinegra para dividir o Maracanã com a do Flamengo, ironizou:
"Não preciso convocar a nossa torcida. Quando atuamos em casa, ela sempre comparece", avisou.
Capitão tranqüilo\ Já o zagueiro Fábio Luciano não parece preocupado com a missão de marcar o atacante Wellington Paulista, artilheiro da competição com 13 gols.\
"Vou marcá-lo da mesma maneira que faria com um atacante de equipe pequena. Ele é um grande jogador, mas não costumo diferenciar os adversários, mesmo sendo o artilheiro do Carioca. Não haverá marcação especial no Wellington Paulista", garantiu Fábio Luciano.
Desgastados, titulares não treinam
Nem sempre o trabalho forte é fundamental para uma decisão. Depois de chegarem ao Rio somente na madrugada de ontem, após mais de 17 horas de viagem de Cusco até a Cidade Maravilhosa, o desgaste dos jogadores do Flamengo era nítido.\ Preocupado com o cansaço dos atletas, o técnico Joel Santana deixou que seus comandados fizessem apenas um exercício leve de musculação, ontem, na Gávea.\
Dos que iniciaram a partida, apenas Bruno não teve descanso. Ele fez um trabalho específico com o preparador de goleiros, Roberto Barbosa, enquanto os jogadores que não viajaram e os reservas do jogo no Peru, fizeram um treino tático sob o comando do auxiliar-técnico Andrade.
A intenção da comissão técnica era não exigir demais dos titulares, para não desgastá-los mais ainda, pois amanhã já terão outra decisão pela frente, a semifinal da Taça Rio, contra o Botafogo. Hoje, às 10h está programada outra atividade, também na Gávea.
Visita — Em semana de decisão, é comum que algumas personalidades visitem o Flamengo. E ontem não foi diferente. O grupo de pagode 'Referência' foi prestigiar o treinamento na Gávea. Mesmo com os titulares estando na musculação, os músicos foram recepcionados por Leonardo Moura, Cristian e Souza, fãs de carteirinha do grupo.
Demolidor de defesas
Souza ganha bandeira e um apelido novo da torcida rubro-negra. O Botafogo que se cuide
Nathan de Lima e Thiago Bokel
Úrsula Nery/JS
Depois de ganhar a bandeira da torcida, Souza agora que retribuir o carinho com gols
Quando o assunto é acabar com a zaga adversária e atormentar os goleiros rivais, o torcedor rubro-negro já sabe a quem procurar. O camisa 9 da Gávea, Souza, agora responde por um novo nome: O Demolidor. O apelido do artilheiro chegou junto com uma bandeira feita por uma facção organizada, apresentada ontem, na Gávea.
A homenagem não é para todos. Do atual grupo rubro-negro, apenas o goleiro Bruno e o apoiador Ibson haviam recebido uma bandeira. Lisonjeado com o carinho da Nação, o atacante, mesmo que um pouco tímido diante da bandeira, não conseguia esconder a felicidade.
"É uma responsabilidade muito grande acima de tudo. Estou aqui há pouco mais de um ano e esta homenagem me deixou muito feliz, até porque sou flamenguista e todos sabem disso", afirmou Souza, que foi o principal personagem rubro-negro na decisão da Taça Guanabara, contra o mesmo Botafogo, adversário de amanhã, às 16h no Maracanã. A rivalidade, entretanto, ele espera que fique apenas dentro de campo e sem qualquer gesto de violência.
"A rivalidade entre Flamengo e Botafogo aumentou muito nos últimos anos, pois os dois times têm chegado sempre às finais. Espero que não tenha violência nem dentro nem fora de campo", disse o demolidor, que avisou que desta vez evitará as provocações com o adversário. "Não farei gesto algum para provocar o Botafogo. Se marcar um gol, irei comemorar com meus companheiros e minha torcida", prometeu.
Ninguém na Gávea quis confirmar, mas Souza deve ter novamente como seu companheiro de ataque o apoiador Renato Augusto. Com isso, o técnico Joel Santana deve escalar a mesma equipe que começou a última partida, na quarta-feira, contra o Cienciano.\ Quem deve estar na torcida pelo Flamengo amanhã é o atacante Ronaldo. O jogador, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo, pediu duas camisas do clube para ir ao estádio. Até o presidente Marcio Braga — que raramente vai aos jogos —, pode pintar no Maracanã para acompanhar a partida ao lado do Fenômeno.\
Joel: ‘Cuca não ganhará seu primeiro título desta vez’
Joel Santana deixou claro que o Flamengo está tranqüilo para a semifinal e aproveitou para alfinetar Cuca
A guerra de provocações entre Flamengo e Botafogo está mais tranqüila para esta semifinal da Taça Rio. Mesmo assim, Joel Santana deu uma leve alfinetada no treinador adversário antes do clássico de amanhã. Para o técnico rubro-negro, Cuca é um grande treinador e inevitavelmente ganhará um título, mas não será desta vez.
“Da nova safra de treinadores, posso dizer que Cuca está entre os melhores. Ele ainda não ganhou títulos, mas garanto que ele conquistará algum no futuro. Mas não será neste Carioca”, brincou Joel, que falou sobre a situação confortável do Flamengo na competição em função da conquista da Taça Guanabara.
“Todo jogador precisa ter na cabeça que o Flamengo precisa apenas de dois jogos se quiser ser campeão, os outros não. Quem quiser tirar o título da gente, terá quatro decisões pela frente”, disse o treinador.
Pressão\ Se o Flamengo vive um clima mais tranqüilo por conta da classificação para a segunda fase da Libertadores e a vaga garantida na final do Carioca, o Botafogo vive o oposto. Em busca do seu primeiro título pelo clube, Cuca sabe que toda pressão do clássico de amanhã está em cima do seu time.\
“O Flamengo veio de uma excelente vitória, o que deixa o clima mais calmo. Além disso, eles têm vaga garantida na final do Carioca, por isso mesmo toda pressão está sobre nós. Quem precisa mostrar serviço na semifinal é o Botafogo”, explicou o treinador.
“Certamente eles querem vencer o segundo turno para garantir o título, mas a pressão sobre eles é bem menor”, ponderou Cuca.
Fla: 'Cansado, pero no mucho'
O Flamengo desembarcou na noite da última quinta-feira no Rio de Janeiro, trazendo na bagagem a classificação para a próxima fase da Copa Libertadores. O rubro-negro venceu o Cienciano, por 3 a 0, em Cuzco, no Peru. O desgaste da partida, disputada na altitude de 3.360m, e da longa viagem de volta, poderá pesar na semifinal da Taça Rio, no próximo domingo, contra o Botafogo.
O atacante Souza falou sobre fadiga do elenco flamenguista, no atual momento.
"Estamos muito cansados, mas teremos tempo para descansar até o jogo. Isso não pode ser desculpa. O Botafogo está muito motivado, mas nós também estamos", disse à Rádio Globo.
Questionado sobre a forte rivalidade com relação ao Botafogo, Souza respondeu:
"Pelo que tem havido nos últimos confrontos, esse é um clássico que todo mundo está esperando. É um clássico apimentado.
Um presentão para Marcelinho
Craque do Flamengo completa hoje 33 anos e quer os títulos do Nacional e da Liga Sul-Americana
Nina Lima/JS
O ala Marcelinho, destaque da Seleção, comanda o Flamengo no ano
Finalista da Liga Sul-Americana e líder isolado do Nacional de Basquete Masculino, o Flamengo enfrenta o FTC EAD (BA) amanhã a partir das 11h (de Brasília), no Ginásio Hélio Maurício, em partida da 18ª rodada. O craque do time, Marcelinho completa hoje 33 anos.
Sozinho na ponta da tabela de classificação com 33 pontos (16vitórias e uma derrota), o Rubro-Negro, do Marcelinho Machado, vai atrás de mais uma vitória na briga para garantir a melhor campanha da fase classificatória e levar a vantagem do mando de quadra para as séries de playoffs. No primeiro turno, em Salvador, vitória carioca por 93 a 68.
Planejamento\ “Agora o nosso foco é só no Brasileiro. Essa foi uma semana de desgaste físico e emocional muito grande, mas também muito feliz para todos nós, porque foi uma recompensa ao nosso trabalho. Mas a preocupação agora é o Nacional, temos que entrar forte contra os baianos, porque o nosso objetivo nessa primeira fase é terminar em primeiro para ter o mando de quadra nos playoffs, o que é uma vantagem importante”, disse Marcelinho, que sabe o que é preciso fazer.\
“Para isso, precisamos vencer, vamos buscar esse resultado em casa - afirmou o capitão da Seleção Brasileira, cestinha do campeonato com 394 pontos (média de 24,6 por partida).
Depois do FTC EAD, a delegação do Flamengo segue, na segunda-feira para Corrientes (Argentina), onde, nos dias 15 e 16, enfrenta o Regatas Corrientes em partidas da série melhor-de-cinco das finais da Liga Sul-Americana 2008. As partidas 3 e 4 (se necessário), estão confirmadas para 22 e 23, no Rio de Janeiro e, o jogo 5 (se necessário), será dia 29 ou 30, na Argentina. O Corrientes tem a vantagem do mando de quadra no confronto por ter feito a melhor campanha na competição.
Em parceria com a Federação Paraense de Basketball, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizou duas Clínicas Técnicas e de Preparação Física Eletrobrás nas cidades de Belém e de Castanhal.
O DIA
Souza quer paz, amor e gols
Martha Esteves
A estratégia está pronta: se fizer um gol, Souza não vai pegar a bola no fundo das redes e nem comemorar de forma provocativa. O autor do gesto ‘chororô’, imitado por artilheiros de todo o Brasil, não quer mais confusão. Contra o Botafogo, Souza quer paz, amor e gols.
Preocupado em não pôr lenha na fogueira da rivalidade contra o Botafogo, Souza, que bateu boca com Túlio, e se irritou com o goleiro Castillo, espera que o jogo de amanhã seja o mais tranqüilo possível.
“Tomara que não haja violência das duas partes, nem dentro nem fora de campo. Por isso, não vou pegar bola dentro do gol. E se eu marcar, quero comemorar com a minha torcida e com meus companheiros”, disse.
O atacante sabe que será muito perseguido e vaiado pela torcida adversária. E não liga. Prefere lembrar que terá enorme incentivo dos rubro-negros, e que tem apoio dos companheiros e comissão técnica do clube.
“Eles não têm que gostar de mim. Sou grato porque tenho muito apoio dentro do Flamengo, e uma enorme torcida atrás de mim. Tenho que pensar apenas no adversário, que tem muita qualidade”, entende o atacante, que ontem ganhou bandeirão com seu rosto, com a inscrição: ‘o demolidor’.
Fábio Luciano usa o mesmo discurso ‘paz e amor’. Ele reconhece que o clássico ‘mexe um pouco a mais’ com os nervos do time e da torcida. Por isso, pede que todos mantenham a cabeça no lugar e os pés fincados no chão. O zagueiro avisa que Wellington Paulista não terá marcação especial, mas alerta que todo o cuidado é pouco com o time rival, que está mais descansado. “Vamos entrar com energia redobrada. No Flamengo a obrigação é sempre de vencer. Queremos ser campeões logo”.
Ronaldo dá força ao Mengão
Rio - O time de Joel terá um reforço hoje na arquibancada: Ronaldo vai ao Maracanã, com o presidente Marcio Braga e a namorada, Ana Beatriz. O procurador do jogador, Fabiano Farah, pediu e ganhou três camisas do Flamengo. “Uma para Ronaldo, outra para a namorada e a última para seu procurador. Vamos assistir ao jogo num camarote de um amigo rubro-negro”, contou Marcio Braga.
Joel Santana continua preocupado com ‘forças estranhas’. Desde o início da Taça Rio ele vem divagando sobre esse medo, sem no entanto dar maiores explicações. Justifica apenas porque o Flamengo tem a obrigação de vencer amanhã.
“A gente garante logo a vaga na final e fica a um jogo de ser campeão. Estamos concentrados nisso e em fazer um jogo limpo”.
Zico ganhará estátua feita por torcedores
Marluci Martins
Rio - O Flamengo terá um reforço gigantesco na semifinal da Taça Rio, domingo, contra o Botafogo: Zico estará no Maracanã. Não em carne e osso, mas em isopor e papel. Um grupo de torcedores está há pouco mais de um mês preparando a surpresa que, finalmente, vai ficar pronta.
Mais do que uma homenagem ao maior ídolo da história do Flamengo, a ‘estátua’ simboliza um protesto de um grupo de torcedores que, liderado por Marcelo Tijolo, tentará entregar ao Secretário de Esportes, Eduardo Paes, antes da partida, um abaixo-assinado. “Vamos reivindicar que façam uma estátua do Zico, de bronze, para o Maracanã”, explicou o torcedor, exigindo um tratamento melhor ao ídolo da Gávea.
Feita em isopor encapado com papel, tela e armação de arame, a ‘estátua’ encomendada pelos torcedores tem 4 metros de altura. Já em fase de acabamento, ela está sendo feita no barracão do Salgueiro, na Cidade do Samba, Gamboa, mesmo local em que foi produzida também a réplica da taça de bolinhas, alusiva à polêmica conquista do penta — que ficou famosa na reta final do Brasileirão, como um protesto endereçado à CBF, que, contrariando os rubro-negros, teimou em reconhecer o São Paulo como único clube pentacampeão nacional.
Vice-presidente da Vila Olímpica do Salgueiro, Marcelo Tijolo está aproveitando sobras de isopor dos carros alegóricos de sua escola de samba. Nem melhor nem pior, o que não serve para o Salgueiro irá para os braços da torcida rubro-negra, no clássico de domingo, na arquibancada do Maracanã.
A ‘estátua’ de Zico feita por Itamar Cordeiro, um dos artesãos do Salgueiro, tem uma réplica da taça de bolinhas na mão, usa camisa Adidas e está em cima de um globo. “É o mundo aos pés do Zico”, explicou o torcedor. “Hoje em dia, um jogador não consegue ficar nem dois anos no mesmo clube. Zico fez história no Flamengo e merece tudo da gente”, acrescentou.
Joel esconde equipe para o clássico de domingo
Rio - Depois do treinamento na tarde desta sexta-feira, na Gávea, o treinador Joel Santana afirmou que só vai divulgar a escalação da equipe rubro-negra no domingo, dia da partida.
“Não é questão de mistério. Estamos levando 20 jogadores para a concentração, e todos têm condições de começar a partida. Vou conversar com a comissão técnica para escolhermos o time. Todo mundo já sabe mais ou menos qual é a formação da nossa equipe, mas só vou confirmar a escalação no domingo”, disse.
Joel lembrou que a equipe da Gávea está apenas a dois jogos do título Carioca, e que a partida de domingo deve ser encarada como uma decisão.
“Para as outras equipes faltam quatro jogos, e para o Flamengo apenas dois. Temos que levar isso em consideração, e entrar em campo no domingo pensando não só na Taça Rio, mas também no Campeonato Carioca”, ressaltou.
GAZETA ESPORTIVA
Joel deve usar força máxima contra Bota\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Sem muito tempo para trabalhar sua equipe, o técnico Joel Santana só divulgará a escalação do Flamengo para o clássico contra o Botafogo nos vestiários do Maracanã. Mas de acordo com o preparador-físico Ronaldo Torres, o treinador não precisará se preocupar em poupar nenhum dos jogadores que atuou na altitude de Cusco.\ “Não tem porque poupar ninguém, já que não teremos nenhum jogo na próxima semana. Todos os atletas do Flamengo, mesmo os que não estão jogando, estão prontos para ajudar, pois fizeram uma preparação muito boa”, assegurou Ronaldo.\
O Flamengo encerra sua preparação nesta sábado com o tradicional rachão na Gávea. Após a movimentação, o grupo rubro-negro retorna para a concentração, em um hotel da Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ).
Mesmo com a cabeça voltada para a semifinal da Taça Rio, o técnico Joel Santana não esquece da Copa Libertadores. Apesar de o time já estar classificado matematicamente para as oitavas-de-final, o treinador garantiu que utilizará força máxima contra o Coronel Bolognesi, no próximo dia 23, no Maracanã, pois quer garantir ainda mais vantagem em confrontos a partir da segunda fase.
“Vejo que, no futebol, cada jogo é uma decisão e cada decisão é uma responsabilidade”, disse Joel. “Estamos em primeiro lugar no nosso grupo e conseguimos tirar aquela vantagem de gols do Nacional. Atingimos um objetivo e vamos continuar com o nosso planejamento. Não tem nada de amistoso”, adiantou o treinador.
O jogo contra o Coronel Bolognesi, inicialmente marcado para às 21h50 (de Brasília), teve seu horário alterado e será realizado às 19h30 do dia 23. O Flamengo já iniciou a venda de ingressos para esta partida. Arquibancadas verde e amarela custam R$ 40, com a branca sendo vendida a R$ 50. Já os ingressos para as cadeiras inferiores podem ser comprados por R$ 30.
Ronaldo - Para buscar sua vaga na decisão da Taça Rio na partida contra o Botafogo, o Flamengo poderá ter um torcedor especial nas tribunas de honra do Maracanã: o atacante Ronaldo, que está no Rio de Janeiro (RJ) para dar seqüência à recuperação de uma lesão no joelho.
O Fenômeno, através de seu empresário Fabiano Farah, teria pedido também uma camisa do Flamengo ao presidente rubro-negro, Márcio Braga, com a qual pretende ir ao Maracanã neste domingo
Já nos bastidores, o Flamengo tenta arrumar parceiros que possam viabilizar a contratação de Ronaldo para o final do ano, quando o atacante deverá voltar aos campos.
Souza espera clássico sem violência\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Nas últimas partidas em que se enfrentaram, Flamengo e Botafogo protagonizaram clássicos emocionantes, mas que também ficaram manchados por lances de violência entre os jogadores. Para a partida de domingo pela semifinal da Taça Rio, o rubro-negro Souza disse torcer por uma história diferente.\ “Espero que não haja nenhum tipo de violência e que a gente possa fazer um bom jogo para sair com a vitória”, afirmou o atacante flamenguista.\
Mesmo com o Flamengo vindo de uma desgastante viagem do Peru, onde atuou na última quarta-feira, Souza se recusa a apontar alguma vantagem para o adversário: “Clássico não tem favorito. O Botafogo tem uma equipe de qualidade, mas nós também, e acredito que este jogo será decidido nos detalhes”.
Toró quer confirmar volta por cima no clássico\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Há cerca de três semanas, o meia Toró foi alvo de inúmeras críticas após alguns atos de indisciplina dentro dos jogos do Flamengo. O jogador chegou inclusive a ser poupado pelo técnico Joel Santana, preocupado com a forte pressão sobre o atleta de 22 anos. De volta à equipe titular, o meio-campista se destacou na vitória sobre o Cienciano na última quarta-feira, quando marcou um dos gols rubro-negros e ajudou a selar a classificação para as oitavas-de-final da Copa Libertadores.\ O jogador mostrou alívio pela boa atuação no meio de semana e também pelo fato de sua esposa, Luana, também ter conseguido superar um problema de saúde. “Tudo que aconteceu nos últimos dias foi um presente de Deus para mim. Estou muito feliz, mas vou continuar fazendo por merecer este presente”, comentou o meia.\
Toró completará 23 anos no próximo domingo e quer como presente a classificação para a final da Taça Rio. Para isso, o Rubro-Negro precisará passar pelo Botafogo. E é justamente o adversário de domingo que ainda pode trazer novas complicações para Toró.
Indiciado por chutar o goleiro Castillo no último clássico entre as duas equipes, o rubro-negro foi punido com uma partida de suspensão, mas será julgado novamente nos próximos dias, já que o procurador André Valentim recorreu da primeira decisão judicial.
PELÉNET
Capitão do Fla avisa que W. Paulista não terá marcação especial
Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\
O atacante Wellington Paulista, do Botafogo, vive boa fase e é artilheiro do Campeonato Estadual, com 13 gols. Contudo, nada disso assusta o zagueiro rubro-negro Fábio Luciano. O capitão do Flamengo afirma estar pronto para encarar o avante no clássico de domingo, às 16h, no Maracanã, peça semifinal da Taça Rio, segundo turno da competição regional.
"Ele será marcado como um jogador qualquer. Sei que está bem e tudo o mais, mas vamos ter a mesma atenção que temos com os outros atacantes. É perigoso e será tratado com respeito. Mas nada de marcação especial", disse o defensor.
Fábio Luciano destacou ainda a necessidade de o Rubro-Negro encarar esta partida com toda a seriedade. Afinal, é a oportunidade de encurtar o caminho para o título estadual.
"Todos precisam ter a consciência de que podemos conquistar o campeonato com mais dois jogos: esse de domingo e uma possível final da Taça Rio. Por isso, todos têm de ter muito cuidado e dar tudo agora", exigiu.
O Flamengo conquistou a Taça Guanabara, primeiro turno, e, por isso, já tem vaga assegurada na final do Estadual. Contudo, caso vença também a Taça Rio, se sagra, automaticamente, campeão carioca.
Joel: "Quem quer ser campeão não pode reclamar de cansaço"
Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\
No Flamengo, nada de desculpas. Os jogadores, assim como o técnico Joel Santana, não querem usar a partida pela Copa Libertadores, na última quarta-feira, em Cusco, no Peru, a 3.400 metros de altitude (vitória rubro-negra por 3 a 0 sobre o Cienciano-PER) como justificativa para um possível fracasso diante do Botafogo, domingo, pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.
"Não tem essa de que eles (Botafogo) levam vantagem porque estamos cansados. Viemos aqui hoje, fizemos um trabalho de recuperação e até domingo todos estarão prontos para entrar em campo e fazer sua parte. Esquece esse negócio. Quem quer ser campeão não pode reclamar dessas coisas", afirmou o técnico.
O capitão rubro-negro, Fábio Luciano, também não quer saber de desculpas. De acordo com o zagueiro, o tempo de repouso é mais do que suficiente para que todos estejam preparados para encarar o Alvinegro.
"Isso não existe. Hoje estamos cansados, mas amanhã já estaremos bem e até domingo estaremos em plenas condições. Ninguém vai vir aqui para reclamar da viagem, que foi desgastante, ou do esforço maior que fizemos por jogar muito acima do nível do mar", decretou o capitão e zagueiro Fábio Luciano.
A delegação do Flamengo iniciou a viagem de volta ao Brasil na manhã de quinta-feira e enfrentou uma verdadeira maratona. Tanto que o avião só chegou ao Rio de Janeiro na madrugada de quinta para sexta, o que deixou os jogadores bastante desgastados fisicamente.
Por isso, nesta sexta nada de treino pesado para os titulares, que trocaram o campo por um leve trabalho físico na sala de musculação da Gávea. Os reservas participaram de um animado rachão.
Souza, o "demolidor" do Fla, sugere clássico da paz com o Botafogo
Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\
Há apenas um ano e três meses no Flamengo, Souza já é tratado como ídolo. Seus gols, a doação em campo e, sobretudo, o estilo provocador conquistaram rapidamente os rubro-negros. Na tarde desta sexta-feira, o "carinho das arquibancadas" foi materializado, quando um grupo de torcedores pendurou nas grades da arquibancada da Gávea uma enorme bandeira com a imagem do artilheiro e a seguinte frase: Souza, o demolidor.
UOL Esporte
Atacante Souza, "O Demolidor", recebe homenagem da torcida rubro-negra
"Fiquei muito feliz com essa homenagem. É um reconhecimento pelo meu esforço, apesar de eu não estar há tanto tempo no clube. É muito bom saber isso, pois só me dá uma vontade ainda maior de ajudar o time. Estou muito feliz", declarou o camisa 9.
Alguns minutos depois, toda a emoção e o ar sereno no rosto de Souza deram lugar a uma face de expressão rígida. Sobrancelhas erguidas, testa franzida, o atacante projetou a complicada "batalha" de domingo, diante do Botafogo, pela semifinal da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.
"Vai ter uma pimentinha a mais nesse jogo, por tudo que tem acontecido nos jogos contra eles. Mas temos de deixar isso fora de campo e entrar para jogar futebol, só isso", disse o avante, referindo-se às brigas ocorridas nos dois últimos encontros entre Rubro-negros e Alvinegros, válidos pela final da Taça Guanabara (vitória do Flamengo por 2 a 1) e quarta rodada da Taça Rio (triunfo do Botafogo por 3 a 2).
À medida que vai amadurecendo e aparecendo ainda mais no mundo do futebol, Souza tem colocado na cabeça um objetivo: acabar com a fama de "bad boy". Por isso, nada de comemorações exageradas, danças na beira do gramado ou novos conflitos com os jogadores rivais.
"Isso acabou. Se fizer gol, só vou festejar com meus companheiros e com a torcida. Nem vou pegar a bola dentro do gol, para não criar polêmica. Não vou fazer nada que possa gerar violência", prometeu.
GLOBOESPORTE
Capitão comemora ter oxigênio de sobra
Fábio Luciano vibra com jogo em condições normais, e Joel alerta para o forte calor\ Cahê Mota\
Fábio Luciano ressalta a qualidade técnica do Botafogo, próximo rival
Encarar a altitude de quase 3.400 metros de Cuzco não foi tão difícil quanto o Flamengo esperava. Passada a tensão da partida contra o Cienciano, o elenco rubro-negro não vê a hora de poder entrar em campo diante de situações normais. Para o capitão Fábio Luciano, no entanto, a facilidade para respirar contrasta com a dificuldade imposta pela qualidade do Botafogo, que ele acredita ser maior do que a apresentada pelos peruanos.
- A gente se sente mais fortalecido depois de conseguir jogar bem, correr os 90 minutos e fazer uma partida segura e equilibrada nesta experiência na altitude. Agora voltando pra nossa casa, com o apoio do torcedor, no nosso país e ao nível do mar, esperamos fazer um grande jogo. É onde a gente gosta de jogar. Talvez seja uma partida que nos exija mais do que contra o Cienciano, seja mais difícil, mas estamos felizes de viver esta decisão.
Joel Santana também comemora o retorno para casa, mas lembra que se em Cuzco a altitude foi um fator negativo, o forte calor do domingo carioca não fica muito atrás.
- Horário não é sofrível só para o Flamengo, para o adversário também. Calor forte, temperatura indefinida, às 17h seria mais agradável. Mas não estamos aqui para procurar desculpa, se for 16h, 15h, 13h, 12h não importa. Temos que jogar pra cima onde a Federação definir.
Joel fala como advogado do 'zerado' Cuca
Treinador elogia o rival e garante que ele 'daqui a pouco conquista título e deslancha'\ Cahê Mota\
Joel reclama dos críticos de Cuca e diz que rival logo terá seu momento
A história recente de Flamengo e Botafogo ficou marcada por duelos individuais nada amistosos. Souza x Túlio, Souza x Castillo, Jônatas x Jorge Henrique, entre muitas outras disputas particulares acirraram o clima para a semifinal da Taça Rio no próximo domingo. No entanto, se os jogadores seguirem dentro de campo os exemplo de seus comandantes fora dele a previsão é de clima ameno no Maracanã. O bom-humor, fruto da boa fase do Flamengo na temporada, fez com que Joel Santana assumisse até mesmo a função de advogado de Cuca contra as críticas de que o rival nunca levantou um troféu.
- Malhar é muito fácil, criticar. Reconhecer competência é muito difícil. Considero o Cuca um dos grandes treinadores desta nova safra do futebol brasileiro. É sério, gabaritado, e daqui a pouco vai conquistar um título e deslanchar, é questão de momento. Eu mesmo até hoje levo chicotada todo dia, quando as coisas não acontecem o chicote aparece.
O treinador rubro-negro lamenta a correria da semana dos dois clubes, que tiveram compromissos pela Libertadores e pela Copa do Brasil, mas projeta um grande espetáculo para a semifinal.
- Cuca é um bom treinador, vem fazendo bom trabalho, é um bom adversário e tem uma grande equipe. Trabalhada e equilibrada. Será um jogo bem interessante. Gostaria que as duas equipes tivessem uma semana para trabalhar e montar a postura certa para termos um espetáculo de gala, mas infelizmente os dois tiveram que jogar no meio de semana. Está tudo certo.
Atacante do Fla quer distância dos desafetos
Souza deseja felicidades a Túlio e Castillo, mas adota discurso que pede cada um na sua\ Cahê Mota\
Souza e os titulares do Flamengo só fizeram musculação no treino de sexta
Souza costuma viver momentos agudos em confrontos contra o Botafogo. Em 2007, ele marcou dois gols nas partidas decisivas do Estadual e no Brasileirão desperdiçou um\ pênalti. Este ano foi protagonista de uma confusão com Castillo e foi expulso na final da Taça Guanabara, além de provocar os rivais com o 'chororô' e bater boca com Túlio\ através da imprensa. Neste domingo o atacante quer mostrar que aprendeu a lição com o erros do passado.\
- Não vai ter nada de pegar bola no fundo do gol. Deixa a bola pra lá. Tem outras do lado de campo, se for pra pegar eu pego essas outras - brinca o atacante.
Dos desafetos alvinegros então o camisa 9 quer distância, e apela para o discurso de cada um na sua.
- Troca de palavras com o Castillo não vai ter porque ele não é meu amigo. Mas não desejo nenhum mal a ele. Apenas vou entrar em campo e fazer o máximo com a camisa do Flamengo. Com o Túlio foi uma coisa chata que aconteceu entre eu e ele, mas já passou e desejo sucesso na carreira dele. Posso ter me equivocado no que eu falei, mas é passado e espero que isso não se repita.
Até mesmo do duelo de palavras com o zagueiro Andre Luis, que declarou esta semana estar louco para eliminar 'Souza e o Flamengo', o artilheiro rubro-negro fugiu.
- Já o enfrentei várias vezes no Goiás, tem muita qualidade e força, mas espero estar bem para levar o Flamengo a vitória.
Aliviado com o 'sumiço' das críticas, Souza não quer dar chances para o azar e, mais do que evitar confusões, ele quer dar seqüência na boa fase para evitar piadinhas durante a próxima semana.
- No momento que o Flamengo vence só escuta coisas boas, mas domingo as coisas podem ser diferentes. Então, temos que entrar em campo e vencer, porque se isso não acontecer a gente vai voltar a escutar um monte de besteirinha.
Fábio Luciano prega clássico da paz
Capitão diz que o Fla 'só quer jogar futebol' e deixa polêmica com o Bota no passado\ Cahê Mota\
Fábio Luciano pede que o elenco não cometa os erros do passado recente
Os jogos entre Flamengo e Botafogo recentemente são cercados de uma certeza, que será um duelo equilibrado, e uma dúvida, se novas confusões acontecerão dentro de campo. Capitão do Flamengo e um dos jogadores com maior voz ativa no grupo, Fábio Luciano prega a paz na semifinal da Taça Rio e garante que não passa pela cabeça de ninguém no elenco rubro-negro protagonizar novas polêmicas.
- Além de ser uma decisão, este jogo está mexendo um pouco a mais com os times e torcedores. Sabemos que pode ser um jogo um pouco nervoso, mas da nossa parte só vamos jogar futebol. Vamos deixar a rivalidade e os problemas que aconteceram para trás, respeitar o Botafogo, que vai buscar o resultado, e fazer o trabalho com pés no chão. Aconteceram alguns episódios que não eram para acontecer, mas ficaram no passado. Que aconteça um jogo limpo e que vença o melhor.
Se o zagueiro quer levar parar dentro de campo a tranqüilidade que reina na Gávea após a classificação antecipada para as oitavas-de-final da Libertadores, ele sabe também que de uma hora para outra a pressão por resultados pode voltar, e usa um passado recente como exemplo do que não deve ser feito para que o Flamengo continue com o bom astral.
- A adrenalina tem que ter. Ansiedade, vontade de jogar, nervosismo... Isso deixa o time mais ligado e concentrado, mas que não seja extravasado dentro de campo. Já passamos por situações ruins exatamente por isso, pelo excesso de vontade. Então, vamos manter a cabeça no lugar. Sabemos que é um jogo difícil. Temos que manter a maneira de jogar, marcando forte na saída de bola do Botafogo, mas com limite. É importante que terminemos a partida com a equipe inteira, os 11 jogadores. Vai ser diferente dos jogos passados, sem violência.
O capitão rubro-negro terá pela frente a nada agradável tarefa de marcar Wellington Paulista, artilheiro do Estadual com 13 gols, dois deles sobre o Flamengo. Para Fábio Luciano, no entanto, o duelo não será diferente dos que ele se acostumou a enfrentar durante toda a competição.
- Vou marcá-lo da mesma forma que marco os atacantes de times pequenos, procuro respeitar todo mundo. Ele vive um bom momento, será marcado forte, mas nada individual.
Bota e Fla: tira-teima tenso no Maracanã
Últimos jogos tiveram muita polêmica. Neste domingo, vale vaga na final da Taça Rio
Cahê Mota e Eduardo Peixoto
Botafogo de Cuca e Flamengo de Joel Santana medem forças neste domingo
Certeza um: Maracanã cheio. Certeza dois: clássico tenso. Dúvida fundamental: qual será o comportamento dos jogadores de Botafogo e Flamengo, neste domingo, pela semifinal da Taça Rio? A resposta será dada a partir de 16h.
A preocupação com as atitudes dos atletas envolvidos no duelo tem fundamento. Puxando rapidamente pela memória, os dois jogos recentes ficaram com polêmicas no ar. Na final da Taça Guanabara houve um roteiro com expulsões, choro público dos alvinegros e deboche posterior do flamenguista Souza.
O round seguinte teve rastro de rivalidade mal resolvida. Mesmo com um time quase todo reserva, o Fla perdeu a cabeça e teve dois atletas expulsos. Fora as incontáveis discussões de jogadores e provocações da torcida.
Novamente a ferida parece que não cicatrizou. Os torcedores do Bota exibem faixas provocando Souza e cantam músicas aludindo a um suposto benefício do Fla no assunto arbitragem. Os rubro-negros preferem a ironia e colaram no adversário o estigma de "chorão".
- Entradas duras podem acontecer. Mas só não pode passar para o lado da violência. É bom ver que a rivalidade deste clássico aumentou - diz o botafoguense Renato Silva, que já atuou na Gávea.
Seja como for, o confronto deste domingo tem caráter mais decisivo para o time comandado por Cuca. Afinal, o Flamengo tem vaga na final do Campeonato Carioca assegurada por ser o campeão da Guanabara.
- A obrigação é nossa. O Flamengo já fez a sua parte - diz o capitão Lucio Flavio.
Mas há discordância na Gávea.
- Fomos preparados para chegar a todas as finais, incluindo a Taça Rio. Queremos todos os títulos - diz o técnico Joel Santana.
Vamos viajar
Nos dias que antecederam ao jogo, os dois times viajaram. A diferença é o motivo da viagem. O Flamengo encarou 17 horas para retornar de Cuzco, no Peru, onde venceu o Cienciano a 3.400 metros de altitude e garantiu a classificação. Houve críticas ao sistema aéreo brasileiro e um lembrete:
- Não adianta treinar. Neste momento, o mais importante é o descanso - declara Joel.
O Botafogo pensa parecido. Por isso, depois de eliminar o River-PI, na Copa do Brasil, o técnico Cuca decidiu fazer o que considera um "retiro" na Região Serrana fluminense. Levou o Botafogo para respirar os ares da Granja Comary, em Teresópolis. Tudo em busca de concentração.
- Quando o jogador fica em casa, vai à padaria e acaba ouvindo o que não quer. Aqui, podemos focar apenas nesta decisão - diz o técnico Cuca.
Botafogo completo
Embora o apoiador Lucio Flavio não tenha participado do último coletivo, o Botafogo não tem qualquer problema para a partida de domingo. A aposta, mais uma vez, está nos pés de Wellington Paulista. Ele encontrou duas vezes o Fla e deixou sua marca em ambas (assista ao vídeo).
- Estou ansioso não para encontrar o Flamengo, mas sim porque é uma decisão - diz o artilheiro do Carioca, com 13 gols.
Até o banco de reservas alvinegro estará reforçado. Depois de quatro meses recuperando-se de um problema no púbis, Leandro Guerreiro volta a ser relacionado.
- Estou pronto para ajudar se o treinador quiser - declara o volante.
'Tropa de elite' em ação para decidir o título logo
Com a vida tranqüila na primeira fase da Taça Libertadores, o Flamengo encara o Botafogo disposto a acabar de vez com o Campeonato Carioca. Campeão da Taça Guanabara, o Rubro-Negro reencontra a vítima na decisão do primeiro turno com o pensamento de despachar logo um rival que pode dar trabalho em uma possível decisão em dois jogos (assista ao vídeo).
- O Flamengo vem bem em duas competições, trabalhou para isso e vai pra dentro de campo encarar um rival de boa qualidade e boa técnica, excelente nos últimos jogos. Vamos procurar fazer a nossa parte. O pensamento do grupo tem que ser de conquista do título já - declara Joel Santana.
O desgaste da longa viagem de mais de 17h de Cuzco ao Rio de Janeiro fez com que o treinador priorizasse o descanso nos dias que antecedem a semifinal. A falta de treinos com bola e a boa exibição podem fazer com que o "papai" repita no domingo o time que venceu o Cienciano na altitude, a chamada "Tropa de elite", mas Joel tenta despistar.
- Você quer saber de time? Mas não vai saber, meu amigo. Só no domingo. Não é mistério, mas temos um grupo com 20 jogadores na concentração e todos têm condições de jogar.
Capitão do Flamengo, o zagueiro Fábio Luciano aposta em uma partida equilibrada independentemente dos jogadores que entrarem em campo, e aposta que, assim como na decisão da Taça GB, a qualidade individual fará a diferença.
- São dois times que se conhecem muito, não tem segredo. A qualidade dos jogadores vai decidir em jogadas individuais. Depois de todas as dificuldades que passamos esta semana, vamos entrar com energia redobrada para conquistar a classificação.
Souza decreta aposentadoria do 'chororô'
Atacante pede paz na semifinal da Taça Rio, e manda o recado: 'Podem me vaiar'\ Cahê Mota\
Souza recebeu dos torcedores do Fla uma bandeira com sua imagem
Primeiro a confusão na final da Taça Guanabara, depois a provocação com o chororô e o bate-boca com Túlio, agora o pedido de paz. Basta falar em Flamengo e Botafogo para o atacante Souza voltar ao centro das atenções sobre possíveis polêmicas. Calejado com as críticas no início do ano, o artilheiro rubro-negro pede trégua e decreta o fim das provocações aos alvinegros.
- Se eu fizer gol não vai ter nada de gestos. Vou comemorar com meus companheiros, amigos e torcida, isso já está bem claro. Não quero gerar violência em nenhuma das partes - diz o atacante, que nesta sexta-feira recebeu da torcida uma bandeira com sua imagem.\ 'Persona non grata' do lado de General Severiano, Souza, no entanto, não mostra preocupação com o que os rivais pensam dele. De acordo com o jogador, só o que os rubro-negros pensam ao seu respeito deve ser levado em conta.\
- Eles podem me vaiar o quanto quiserem, é normal. Tenho uma torcida imensa atrás de mim e quanto a isso eu fico tranqüilo. Sou grato aos meus torcedores por tudo que têm feito, pelos títulos e pelo respeito que conquistamos. Agora, se os outros não estão satisfeitos comigo, pra mim não quer dizer nada.
Apesar dos pedidos de paz, o atacante concorda que a rivalidade aflorada nos últimos anos deixa o confronto entre Fla e Bota com um sabor a mais.
- Sempre tem uma pimentinha a mais por ser um clássico que tem se repetido em decisões nos últimos anos. Vai ser um jogo difícil, com sabor especial, mas sem violência dentro e fora do campo.
Ronaldo vai torcer pelo Fla no Maracanã
Atacante pede, e presidente Marcio Braga envia camisa rubro-negra
Cahê Mota
Ronaldo ganhou uma camisa do Flamengo ao chegar ao Rio, na 4ª
O Flamengo deverá ter um reforço em sua torcida no Maracanã durante a partida contra o Botafogo, na semifinal da Taça Rio. O atacante Ronaldo entrou em contato com o presidente rubro-negro, Marcio Braga, pedindo uma camisa do Fla para torcer pela equipe no domingo.
- Ele ligou para mim e enviei para ele três camisas. Uma para ele, outra para a namorada (Maria Beatriz) e outra para o seu procurador (Fabiano Farah) - disse Braga.
O dirigente rubro-negro afirmou que vai se reunir com o empresário do jogador na próxima terça-feira para discutir a possibilidade de o atacante se tratar da operação no joelho esquerdo no Flamengo.
- Se ele quiser ficar se tratando no clube, juntamente com o (médico José Luiz) Runco, que ele conhece e confia, estaremos aqui para recebê-lo. Vou almoçar com o procurador dele na próxima semana para definir isso.
Sobre a possibilidade de Ronaldo defender o Flamengo, Marcio Braga foi cauteloso.
- O garoto nunca escondeu o sonho de jogar pelo Flamengo. Ele é rubro-negro, mas há uma série de impossibilidades no momento. Ele só pode voltar a jogar no ano que vem e tem um contrato com um clube (Milan). Não podemos passar por cima disso.
Joel preocupado com 'forças estranhas'
Treinador acredita que título antecipado do Fla pode ser ruim para muita gente\ Cahê Mota\
Joel Santana durante o treinamento do Fla
O clima no Flamengo para a semifinal da Taça Rio contra o Botafogo, no próximo domingo, às 16h, no Maracanã, é o melhor possível após a classificação antecipada para as oitavas-de-final da Libertadores. Satisfeito com o rendimento da equipe dentro de campo e com o planejamento traçado para que os jogadores encarem o Glorioso restabelecidos fisicamente, o treinador Joel Santana só se preocupa com uma coisa: 'forças estranhas' que podem atrapalhar o título rubro-negro no segundo turno, e, conseqüentemente, do Estadual.
- Isso daí é a primeira coisa que o jogador tem que pensar, em função da matemática. Agora, teremos que lutar contra muita coisa. Existem muitos interesses envolvidos nessa partida, não só do adversário, mas de forças estranhas. Em função de termos passado por 50% do campeonato, se vencermos teremos 75% e podemos matar agora. Essa partida não vale só a Taça Rio, vale o título - diz um enigmático Joel.
O treinador, no entanto, não esclarece que tipo de fator 'estranho' pode prejudicar o Fla e garante que está sendo apenas precavido.
- Eu não vou responder, pára pra pensar. Vocês já sabem. Futebol a gente tem que pensar em tudo. Não quero levantar suspeita, fazer novela nem mandar recado. Mas neste momento de conquista temos que pensar em todas as dificuldades que podem ocorrer para o conquista deste campeonato para o Flamengo.
O elenco rubro-negro seguiu para a concentração após a atividade desta tarde na Gávea. O último treino antes da semifinal será neste sábado, às 10h.
Titulares não treinam com bola
Visando à recuperação da viagem de volta de Cuzco, jogadores só trabalham na academia
Cahê Mota
Renato Augusto e Toró na academia do Fla
A boa exibição diante do Cienciano pela Libertadores, no Peru, e a desgastante viagem de mais de 17 horas de volta ao Rio de Janeiro fizeram com que a comissão técnica do Flamengo programasse uma sexta-feira de atividades leves para o elenco rubro-negro.
Visando à recuperação física e ao descanso para a partida de domingo, contra o Botafogo, os titulares sequer trabalharam com bola nesta tarde da Gávea e fizeram apenas exercícios de musculação.
O trabalho com bola ficou restrito aos reservas e aos jogadores que não viajaram para o Peru, que treinaram em campo reduzido sob o comando do auxiliar técnico Andrade.
Do time que iniciou a partida em Cuzco, na última quarta-feira, apenas o goleiro Bruno, que fez um trabalho específico com o preparador de goleiros, Roberto Barbosa, pisou no gramado.
LANCE
Joel faz mistério e não revela escalação
Técnico do Flamengo garante que vai buscar o título da Taça Rio\ LANCEPRESS!\
O técnico do Flamengo, Joel Santana, resolveu fazer mistério ao falar sobre a equipe que deve entrar em campo no domingo para enfrentar o Botafogo, pela semifinal da Taça Rio. A escalação deve ser a mesma que venceu por 3 a 0 o Cienciano (PER), na quarta-feira, pela Copa Libertadores. O treinador do clube prefere revelar a escalação apenas no dia do confronto contra o Alvinegro.
- O time vocês (jornalistas) não vão saber somente no domingo. Estamos concentrando 20 jogadores. Destes, escolherei 18 e todos têm condição de atuar - respondeu.
O time que jogou na quarta-feira foi formado por: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kleberson, Ibson e Toró; Renato Augusto e Souza. Joel não comentou se haverá alguma alteração, mas adiantou que o time quer entrar em campo terá que buscar o título da Taça Rio.
- O jogador tem de pensar assim. Quando entrar em campo no domingo, para nós não valerá só a Taça Rio e sim o Campeonato Carioca. Em uma reta final de campeonato, temos de pensar em tudo, até nas forças estranhas - afirmou, sem explicar quais seriam essas "forças estranhas".
Renato Augusto teme condições do Flamengo para o clássico
Meia rubro-negro destaca cansaço do grupo\ LANCEPRESS!\
O próximo desafio do Flamengo será neste domingo. O time enfrentará o Botafogo, com ares de revanche, na semifinal da Taça Rio, no Maracanã. O camisa 10 rubro-negro Renato Augusto entrega as reais condições do elenco para enfrentar o clássico.
radio l! - Estamos muito cansados, não só pelo jogo, mas pela viagem também. Fomos dormir tarde, acordamos às cinco da manhã e ainda viajamos. É chegar em casa, descansar, porque domingo tem mais - declarou. (Clique e ouça)
Renato Augusto desaprova atuação na altitude
Meia Rubro-negro classifica desempenho contra Cienciano\ LANCEPRESS!\
O meia do Flamengo Renato Augusto marcou o primeiro gol na vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano, pela Libertadores. Apesar de ter deixado a sua marca a 3.360m do nível do mar, o jogador fez ressalvas quanto a sua atuação:
radio l! - Não foi meu melhor desempenho, principalmente levando em conta o problema da altitude - analisou. (Clique e ouça)
O próximo confronto pela Copa Libertadores será no Maracanã, onde enfrenta o Coronel Bolognesi na última rodada.
Joel elogia fisiologistas do Flamengo
Técnico rubro-negro também credita vitória aos profissionais dos bastidores\ LANCEPRESS!\
O técnico Joel Santana fez questão de lembrar de sua equipe técnica na chegada de Cuzco. Segundo ele, a boa atuação dos jogadores se deveu em muito ao trabalho dos preparadores físicos e fisiologistas, que garantiram uma perfomance irretocável nas alturas.
radio l! - Nosso grupo de fisiologistas foi espetacular. Nosso preparador físico, o Ronaldo (Torres), também. A equipe foi desenvolta, jogou um grande futebol, tanto psicologicamente quanto fisiologicamente - elogiou. (Clique e ouça)
Torcida do Fla faz homenagem a Souza
Torcida do Flamengo faz homenagem ao atacante com bandeira que será exibida no clássico contra o Botafogo
LANCEPRESS!
O atacante Souza recebeu nesta sexta-feira, na Gávea, um presente da torcida do Flamengo. O jogador será homenageado pelos torcedores com uma bandeira na partida de domingo, contra o Botafogo, no Maracanã, na semifinal da Taça Rio. Na bandeira está desenhado o rosto do atleta, com seu nome na parte de cima e as escritas "o demolidor" na parte de baixo.
- Fico muito feliz pelo reconhecimento da torcida, apesar de estar aqui há pouco tempo. Ela pode ter certeza que cada vez que eu vestir a camisa do Flamengo darei o máximo em campo - afirmou o jogador.
Souza é o terceiro do elenco rubro-negro a receber a homenagem. Além dele, o goleiro Bruno e o meio-de-campo Ibson também já receberam bandeiras personalizadas dos torcedores do Flamengo.
Psicólogo do Flamengo sugere serenidade
Paulo Ribeiro afirma que vitória sobre Cienciano servirá de motivação\ LANCEPRESS!\
Um dos responsáveis pela excelente postura de maturidade do Flamengo na vitória de 3 a 0 sobre o Cienciano (PER), pela Copa Libertadores, em Cuzco, o psicólogo do clube, Paulo Ribeiro não vê razões a mais para motivar seus jogadores quando o assunto é clássico. Para ele, jogos deste naipe já requerem empenho sem que seja necessária a conscientização dos atletas.
Sobre as últimas confusões entre Flamengo e Botafogo, Paulo Ribeiro tem feito um trabalho gradativo para manter o controle emocional dos jogadores em dia. Segundo ele, se o time jogar com a serenidade que teve contra o Cienciano, a possibilidade de vitória cresce.
- Estou fazendo um trabalho de regularidade emocional, por isso não terá DVD especial para esse jogo. A motivação é vencer e a vitória no Peru serviu como um excelente incentivo - afirmou.
Goleada do Fla no Peru foi inédita no século
Última vez que Flamengo havia goleado fora do Brasil havia sido em 2000\ LANCEPRESS!\
Além da óbvia importância por ter assegurado a classificação para as oitavas-de-final da Copa Libertadores, a goleada sobre o Cienciano por 3 a 0 na quarta-feira passada também tem seu valor histórico para o Flamengo. Afinal, esta foi a primeira vez neste século que o clube da Gávea venceu por três gols de diferença fora do Brasil.
A última vez que o Rubro-Negro havia goleado além das fronteiras brasileiras havia sido em 2000. Na Copa Mercosul daquele ano, o Flamengo fez 4 a 0 no Universidad do Chile. O jogo foi realizado em Santiago e os gols foram marcados por Edílson (2), Fabão e Denílson.
A última vitória por três gols de diferença fora do Rio não foi no século passado, mas também fazia tempo. Ela ocorreu na última rodada do Brasileiro de 2005. Em Belém, o Fla fez 4 a 1 no Paysandu.
Ronaldo irá ao Maraca com camisa do Fla
Quem garante é o presidente rubro-negro Marcio Braga
Ronaldo sempre declara seu amor ao Flamengo (Crédito: Arquivo)
LANCEPRESS!
O presidente do Flamengo, Marcio Braga, afirmou nesta quinta-feira que o atacante Ronaldo vai ao jogo de domingo contra o Botafogo, pela semifinal da Taça Rio. Segundo o dirigente, o Fenômeno acompanhará a partida em sua companhia.
Marcio Braga revelou que já conversou com Fabiano Farah, procurador de Ronaldo, e com o próprio jogador depois que o mesmo manifestou seu desejo em jogar pelo Flamengo.
- Fabiano Farah é meu amigo e me ligou para dizer que Ronaldo queria ir ao jogo. E que ele queria uma camisa para ir ao Maracanã - afirmou Marcio, acrescentando que deverá enviar o manto sagrado nesta sexta-feira para o atacante do Milan.
O presidente do Flamengo falou ainda sobre a possibilidade de Ronaldo atuar pelo clube.
- Isso ainda vai dar muito pano para manga. Mas é um negócio viável, sim. Desde que ele deseje, tudo se viabilizará. Mas é preciso que ele queira - enfatizou Marcio.
O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, afirmou no Peru que nesta sexta-feira vai entrar em contato com Ronaldo.
Jaílton deve completar 50 jogos pelo Flamengo
Volante fez sua estréia no Rubro-Negro justamente contra o Botafogo\ LANCEPRESS!\
Caso seja escalado pelo técnico Joel Santana, o volante Jaílton alcançará a marca de 50 jogos com a camisa do Flamengo neste domingo, contra o Botafogo, pela semifinal da Taça Rio, no Maracanã. O curioso foi que sua estréia com a camisa rubro-negra foi justamente contra o rival deste domingo, no empate de 3 a 3 da Taça Guanabara do ano passado.
- Atingir esta marca é muito especial. Cheguei no clube com a desconfiança de muita gente e não deixei que isso me afetasse. Poucos jogadores conseguem chegar a este número de partidas e espero não parar por aí, quero disputar ainda muitos jogos pelo Flamengo - disse.
O volante espera poder contribuir na partida de domingo, que deixará o clube perto do título carioca.
- Viemos de uma ótima vitória na Libertadores e isso nos dá muita motivação para a partida contra o Botafogo - finalizou o jogador.