O Globo
Fla aposta no Maracanã para não se complicar
Time, de volta ao abismo, ainda jogará dez jogos em casa
O Flamengo voltou à zona de rebaixamento, mas tem a seu favor o fato de ainda fazer 15 partidas até o fim do Brasileiro. Dez delas serão no Maracanã, incluindo dois jogos com o Vasco e um com o Fluminense. Serão 30 pontos disputados diante da torcida e, mais do que nunca, o time vai precisar da força das arquibancadas para não se complicar na reta final do campeonato. Até porque fora do Maracanã o time só tem colecionado derrotas.
Desde que Joel assumiu, o time perdeu as quatro partidas que realizou longe do Rio - Santos 3 a 0, Atlético-PR 2 a 0, Palmeiras 2 a 1 e Internacional 3 a 0. Aliás, em todo o campeonato, o Flamengo só venceu uma vez na casa do adversário - 3 a 1 no Goiás. A outra vitória fora do Rio foi sobre o América-RN (3 a 1), em Juiz de Fora.
Portanto, a subida que o time deu na tabela foi toda escorada nos jogos no Maracanã. Lá, o Flamengo conseguiu cinco das sete vitórias obtidas até agora. Isso talvez explique a tranqüilidade de Bruno após a derrota para o Internacional, por 3 a 0 sábado, no Beira-Rio.
- Temos que manter a tranqüilidade. Ainda temos muitos jogos dentro de casa. Vamos buscar os pontos que necessitamos para terminar bem o campeonato - disse o goleiro rubro-negro.\ O atacante Obina, que deu uma cotovelada sem bola em Índio, do Internacional, flagrada pelas câmeras de TV, deverá ser denunciado ao STJD e poderá ser punido.\
Jornal dos Sports
Joel na hora da verdade
Próximos jogos do Flamengo, no Maracanã, serão decisivos para a permanência do treinador
Nathan de Lima
Joel Santana está no olho do furacão. Ele perdeu as estribeiras após a humilhante derrota de 3 a 0 para o Inter
As duas próximas partidas do Flamengo, contra o Cruzeiro e o clássico contra o Vasco, ambas no Maracanã, são decisivas para a permanência do técnico Joel Santana na Gávea. A diretoria diz que o treinador contínua prestigiado, mas o comandante está aos poucos perdendo o controle e a confiança de seus jogadores. Para piorar, o Flamengo está na zona de rebaixamento.
O treinador, que chegou ao Flamengo para repetir a receita que deu certo em 2005, quando conseguiu milagrosamente salvar a equipe do rebaixamento, parece ter esquecido como fez para unir aquele grupo de jogadores.
Este ano, ao contrário de 2005, Joel tem tido pouca paciência com seus atletas, principalmente com o meia Roger, principal contratação da diretoria para o Campeonato Brasileiro deste ano.
No dia seguinte ao empate contra o Sport, Joel Santana soltou os bichos e não poupou ninguém. Após outro resultado negativo, desta vez a derrota por 3 a 0 para o Internacional, no último sábado, no estádio Beira-Rio, com mais uma atuação patética de todo o time, Joel mostrou novamente sua ira com este grupo de atletas.
“O que a gente está jogando é uma vergonha, só podia dar nisso mesmo”, disse Joel Santana.
No intervalo da partida, quando o time já perdia por 2 a 0, Roger disse que se pudesse avaliar a equipe naquela partida, dava uma nota 2. O meia foi substituído pelo treinador e foi acusado de não ter competitividade. No desembarque da equipe no Rio, quando foi perguntado sobre a causa da má fase do jogador, Joel disparou:
“O que aconteceu com o Roger? Você tem que perguntar para ele”, disse.
Joel continua soltando a metralhadora giratória
O técnico Joel Santana sempre foi conhecido pelo seu temperamento calmo e pelo estilo "paizão" que sempre tratou os seus atletas. Mas a derrota para o Internacional por 3 a 0, no último sábado, no Beira-Rio, deixou o sempre bem-humorado treinador muito irritado.
No desembarque do clube no Rio, o comandante não poupou críticas aos seus jogadores, principalmente pela jogada que ocasionou o primeiro gol colorado na partida.
A desatenção do meio-campo Léo Medeiros, que deu as costas para o time na cobrança de falta de Léo Moura, foi o principal alvo das críticas de Joel.
"Aquele primeiro gol que nós tomamos, não pode acontecer nem em dois toques. Eu nunca vi aquilo na minha vida. O Léo Medeiros e o Léo Moura estavam desatentos", disse Joel Santana.
O goleiro Bruno, que na saída do vestiário tinha reclamado muito de seus companheiros, tentou ser um pouco mais diplomático, mas o goleiro também alfinetou Léo Medeiros e Léo Moura.
"No futebol o que acontece é o seguinte: quando um time vence, ganha todo mundo e quando perde, perde todo mundo, mas aquela jogada do primeiro gol foicomplicada. Aquilo não deveria ter acontecido", lembrou o goleiro, que foi um dos poucos jogadores que se salvaram na derrota para o Internacional.
Ibson será reavaliado pelos médicos do Fla
A pancada no tornozelo direito que tirou o apoiador Ibson da partida contra o Internacional, neste sábado, logo aos seis minutos do primeiro tempo, pode ser mais séria do que parece. Os médicos do clube vão esperar 24 horas para ver a gravidade da lesão. O jogador será reavaliado nesta segunda, antes do treinamento, na Gávea.
Jade fica em sétimo na trave
Stuttgart, Alemanha — No último dia do Mundial de Ginásica de Stuttgart, a ginasta brasileira Jade Barbosa não se apresentou bem e ficou em sétimo lugar na final da trave.
Quarta a se apresentar, Jade caiu do aparelho e comprometeu sua nota, terminando sua apresentação com 14,575. A medalha de ouro ficou mesmo com a favorita da prova, a americana Anastasia Liukin, que alcançou a nota de 16,015. A prata ficou dividida entre duas ginastas, a chinesa Shanshan Li e a romena Steliana Nistor, ambas com 15,900. Outra romena na final, a ginasta Catalina Ponor, ficou com o bronze, com 15,700.
A americana Shawn Johnson, campeã mundial no individual geral e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos, foi a surpresa negativa da prova. Com duas quedas em sua apresentação, a americana ficou apenas com o oitavo lugar.
Estréia\ Essa foi a primeira vez de Jade em mundiais. A brasileira encerrou sua participação no Mundial de Stuttgart com uma medalha de bronze na prova individual geral, feito inédito para o País, o quinto lugar no salto e o sétimo na trave.\
O Brasil finalizou sua participação conquistando apenas duas medalhas, o bronze de Jade e o ouro de Diego Hypólito no solo.
O Dia
Flamengo: Nome não garante
Joel cobra dos ‘medalhões’ e critica Roger. Risco de degola voltou
Rio - Revoltado com a atuação displicente e apática do Flamengo na derrota por 3 a 0 para o Internacional, em Porto Alegre, o técnico Joel Santana promete medidas duras hoje de manhã, na reapresentação do elenco. Ainda mais depois do que aconteceu ontem, com o time voltando à beirada do abismo da degola, em 16º lugar.
A atuação de alguns “medalhões”, sobretudo Roger, deixaram o treinador fora de si, e ele garante que não poupará ninguém na hora de fazer as mudanças necessárias.
“Todo mundo sabe que o Roger não está jogando bem. Mas quem tem que vir a público falar sobre a atuação dele é ele próprio, não eu. Não adianta ter nome, precisa render. As decisões que tiverem que ser tomadas serão tomadas de manhã, bem cedo”, disse.
O Flamengo aposta todas as fichas na seqüência de partidas que terá no Rio (seis dos próximos sete confrontos) para tentar se afastar do rebaixamento. O Rubro-Negro venceu quatro jogos e empatou dois, dos últimos seis no Maracanã.
“Temos de fazer a diferença em casa, com o apoio do nosso torcedor”, afirmou o goleiro Bruno, um dos poucos a se salvar no sábado
Gazeta Esportiva
Cotovelada de Obina pode provocar suspensão no STJD
Porto Alegre (RS) - Além da derrota, por 3 a 0, diante do Internacional, no Beira-Rio, o Flamengo pode perder também o jogador Obina, que foi flagrado pelas câmeras de TV dando uma cotovelada no zagueiro Índio.\ Apesar de ter agredido o adversário longe dos olhos do trio de arbitragem, ele deve ser denunciado pelo STJD, como tem sido hábito no Campeonato Brasileiro e enquadrado no artigo 253 do código disciplinar. A pena vai de 120 a 240 dias de suspensão.\
Os dirigentes do Internacional chamaram atenção para o que viram. “Eu gostaria de vir a público para relatar o que houve. O Índio foi ofendido durante todo o jogo e sofreu duas agressões. Me parece que uma delas, do Obina, foi flagrada pela TV. O STJD tem utilizado o recurso das imagens para punir atletas, e espero que isso aconteça desta vez” disse Giovanni Luigi, em entrevista para a Rádio Gaúcha.
Joel Santana irritado com atuação do Flamengo
Porto Alegre (RS) - O técnico Joel Santana deixou o estádio do Beira-Rio irritado com a apresentação do Flamengo depois da derrota para o Internacional, neste sábado, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um dos principais motivos de irritação do treinador Rubro-negro foi o lance do primeiro gol do Internacional.\ O meio campo do time carioca se precipitou em uma cobrança de falta rápida, entregando a bola nos pés do adversário. “Não é possível que alguns jogadores não saibam que não podemos sair jogando errado lá de trás. O jogo estava indefinido e poderíamos ter administrado melhor a posse de bola”, afirmou Joel.\
Mesmo assim, o treinador achou o resultado justo. “Foi um resultado elástico e numa situação que nós demos a eles. Colocamos na preleção aquilo que o Inter apresentaria e sabíamos que eles marcariam bem e partiriam para cima. Eles foram muito mais inteligentes do que nós. Não adianta nem falar muito, temos que corrigir.”
Ainda em Porto Alegre, Joel Santana comentou a vitória do São Paulo sobre o Vasco, por 2 a 0. Para ele, o Tricolor paulista já conquistou o Campeonato Brasileiro deste ano. “Eles abriram muitos pontos e jogam como manda o figurino. Acho muito difícil algum time tirar esse título das mãos do São Paulo”, concluiu.
PeléNet
Cartões vermelhos tiram Fla da zona de rebaixamento
Da Redação\ No Rio de Janeiro\
O zagueiro Rhodolfo, do Atlético-PR, salvou o Flamengo de ir para a zona de rebaixamento. Não pelo que ele fez nesta rodada, mas há cinco jogos, quando foi expulso contra o Internacional. O número de cartões vermelhos é o critério de desempate que deixou os cariocas fora da área de descenso, levando vantagem sobre os curitibanos.
Flamengo e Atlético-PR têm o mesmo número de pontos (29), de vitórias (7), saldo (-2) e de gols marcados (35). O critério seguinte seria o confronto direto, que o time do Paraná leva vantagem, já que venceu por 2 a 0 no primeiro turno. O jogo do returno só acontece na penúltima rodada.
Talvez por este motivo, a CBF tenha preferido, no momento, considerar o quinto critério de desempates: menor número de cartões vermelhos recebidos. Por isso, ao fim da 25ª rodada, o Fla está no 16° lugar, à frente do Atlético-PR, que está na 17ª posição, a primeira da zona de rebaixamento.
Como Rhodolfo foi o quinto jogador atleticano a receber um cartão vermelho no Campeonato Brasileiro, é justamente ele quem está desequilibrando em favor do Fla, que teve quatro expulsões.
Além do zagueiro, Danilo, Nei, Claiton e Alex Mineiro foram expulsos do lado paranaense. Pela equipe da Gávea, Juan, Roger e Souza duas vezes, receberam o vermelho.
O Flamengo tem ainda dois jogos a menos que o adversário na luta para ficar na primeira divisão. O primeiro será disputado nesta quarta, às 20h30, no Maracanã, contra o Cruzeiro. O outro, contra o Vasco, acontece apenas no dia 18 de outubro.
Fla deve perder Ibson e continuar sem Maxi contra o Cruzeiro
Da Redação\ No Rio de Janeiro\
O Flamengo deverá perder um importante titular para a partida da próxima quarta-feira, contra o Cruzeiro, no Maracanã, em jogo adiado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro: o volante Ibson. Além dele, o argentino Maxi Biancucchi também deve continuar fora da equipe por lesão.
Ibson sofreu uma entorse no tornozelo direito logo no início da partida contra o Internacional, no último sábado, em Porto Alegre. O jogador realiza tratamento para recuperar-se da lesão e sua liberação ou não será definida na reapresentação do elenco, na próxima segunda-feira, na Gávea. No entanto, o atleta dificilmente poderá enfrentar o Cruzeiro.
"Ele levou uma pancada muito forte na perna e, por conseqüência, sofreu uma entorse grande no tornozelo direito. Ele relatou muita dor e optei por fazer uma radiografia. Não houve sinal de fratura, mas foi uma entorse muito forte. Ele precisa de repouso. Vamos ver amanhã [segunda]", disse o médico Walter Martins à Rádio Globo.
O argentino Maxi Biancucchi também será reavaliado segunda-feira para saber se terá condições de enfrentar o Cruzeiro. O jogador estava praticamente recuperado do estiramento grau um sofrido na coxa esquerda durante a partida contra o Goiás, há cinco rodadas, mas voltou a sentir a lesão e também tem chances reduzidas de atuar na quarta-feira.
"O Maxi deixou de viajar para o jogo contra o Inter porque sentiu novamente o ponto de dor muscular. As coisas já evoluíram bem, já estava programada a liberação dele, mas ao chutar uma bola em um treino ele novamente sentiu um incômodo. Por precaução, vamos mantê-lo em tratamento, e amanhã [segunda] vamos avaliá-lo", contou o médico.
Caso realmente não possa contar com nenhum dos dois na partida contra o Cruzeiro, o técnico Joel Santana deverá escalar Léo Medeiros no lugar de Ibson e manter Renato Augusto na vaga de Maxi.
GloboEsporte
Cartões colocam o Furacão a perigo
Paranaenses têm cinco expulsões no Brasileirão, contra quatro do Flamengo\ Cahê Mota\
Regulamento diz que o confronto direto só é válido após os jogos de ida e volta
Ao término da 25ª rodada do Brasileirão, um critério inusitado define o primeiro integrante da zona de rebaixamento: o número de cartões vermelhos. Com o mesmo número de pontos, 29, Flamengo e Atlético-PR estão iguais também nos três primeiros critérios de desempate: número de vitórias, sete cada; saldo de gols, ambos estão com dois negativos; e gols pró, 35. No entanto, os paranaenses já tiveram cinco jogadores expulsos na competição, contra quatro dos cariocas, e ficam com a décima-sétima posição.
- O critério do confronto direto a gente salta, pois só é aplicado depois dos 180 minutos. Nada se aplica pela metade, basta ler o regulamento, que é muito claro. Se já tivesse acontecido o jogo de volta, o critério seria pleno, mas como não houve, ele está prejudicado. Valem os cartões. Para não haver dúvidas, tem um funcionário da CBF checando todas as súmulas da última rodada - explica o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio.
Clique e confira a tabela correta do Brasileirão
Independentemente do critério usado, as dúvidas acabarão na próxima quarta-feira, quando o Flamengo, que tem dois jogos a menos, entra em campo para receber o Cruzeiro, no Maracanã, em partida adiada da 16ª rodada. Caso vença ou empate, os cariocas superam o Furacão no número de pontos. Se os mineiros levarem a melhor, o saldo de gols será responsável pela volta do Fla à zona de rebaixamento.
Ibson é desfalque quase certo na quarta
Meia não teve fratura no tornozelo direito, mas dificilmente enfrentará o Cruzeiro
A torção de tornozelo que Ibson sofreu após entrada violenta de Adriano, do Internacional, logo aos seis minutos de partida, no sábado, em Porto Alegre (assista ao vídeo ao lado), faz o Flamengo correr o risco de perder o jogador na partida de quarta-feira contra o Cruzeiro. O meia está em tratamento intensivo e nesta segunda-feira saberá se terá condições de jogo.\ - O Ibson levou uma pancada muito forte na perna e sofreu uma entorse grande no tornozelo direito. Ele relatou que sentiu muita dor e optei por fazer uma radiografia. Não houve sinal de fratura, mas foi uma entorse muito forte. Ele precisa de repouso. Vamos ver amanhã (segunda-feira) - revelou o médico Walter Martins em entrevista à "Rádio Globo".\
Outro que será reavaliado nesta segunda-feira é o atacante Maxi Biancucchi, que desfalcou a equipe nos dois últimos jogos.
- O Maxi deixou de viajar para o jogo contra o Inter porque sentiu novamente o ponto de dor muscular. As coisas já evoluíram bem, já estava programada a liberação dele, mas ao chutar uma bola em um treino ele novamente sentiu um incômodo. Por precaução, vamos mantê-lo em tratamento, e nesta segunda vamos avaliá-lo - diz Martins.
Bruno garante que Fla não cairá
Goleiro rubro-negro promete a torcida que o Rubro-Negro não será rebaixado à Série B
Bruno garante que o Flamengo não estará na zona de rebaixamento no fim do ano
Após a derrota para o Internacional, por 3 a 0, o Flamengo pode voltar para a zona de rebaixamento caso o Paraná vença o Corinthians, neste domingo, em Curitiba, às 19h. Destaque na partida no Sul, com belas defesa, o goleiro Bruno é um dos mais incomodados com a irregularidade rubro-negra, no entanto, faz uma promessa à torcida.
- Não iremos ficar nesta situação até o final do ano - garante.
Lance
Flamengo termina rodada na zona mortal
Vitória do Paraná faz Rubro-Negro dormir entre os quatro últimos
Joel não vai ter um bom sono esta noite. Fla volta para zona de rebaixamento (Crédito: Ricardo Cassiano)
LANCEPRESS!
A derrota por 3 a 0 para o Internacional, neste sábado, no Beira-Rio, aliado à vitória do Paraná por 1 a 0 sobre o Corinthians, neste domingo, em Curitiba, fez com que o Flamengo voltasse para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
O Rubro-Negro, que estava na 14ª colocação no início da rodada, caiu três posições. O Fla permaneceu com 29 pontos e viu o Paraná chegar a 31 pontos, assim como o Figueirense, que bateu o Atlético-MG por 2 a 1, no sábado, em Santa Catarina.
Nem mesmo a vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, no Maracanã, neste domingo, livrou o time da Gávea da zona da degola. Furacão e Fla tem o mesmo número de pontos, número de vitórias: sete, o mesmo saldo negativo de dois gols, mas os paranaenses levam vantagem no confronto direto, já que no dia 8 de agosto venceram por 2 a 0, na Kyocera Arena, em Curitiba.
O Náutico, rival direto na briga contra o descenso, goleou o Botafogo por 4 a 1, nos Aflitos, e chegou a 27 pontos. Já o Juventude perdeu por 1 a 0 para o Santos e permaneceu com 26.
Porém vale lembrar que o Flamengo tem dois jogos a menos que os concorrentes, contra Cruzeiro e Vasco. O Rubro-Negro irá descontar um desses jogos nesta quarta-feira, contra os mineiros, às 20h30min, no Maracanã.
Fla: segunda pior campanha fora de casa no Brasileirão
Rubro-Negro só fica à frente do Juventude longe de casa\ Rafael Ximenes\
O principal fator para o Flamengo estar brigando contra a zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro é o péssimo desempenho do time fora de casa. O Rubro-Negro tem a segunda pior campanha longe de seus domínios na competição nacional, só a frente do Juventude.
Foram 11 jogos e apenas uma vitória (3 a 1 sobre o Goiás), quatro empates (2 a 2 com Sport, 1 a 1 com Atlético-MG, 0 a 0 com o São Paulo e 2 a 2 contra o Corinthians) e seis derrotas (4 a 0 para o Figueirense, 1 a 0 contra o Grêmio, 3 a 0 para o Santos, 2 a 0 Atlético-PR, 2 a 1 para o Palmeiras e 3 a 0 contra o Internacional). O saldo é desanimador: apenas sete pontos conquistados em 33 possíveis. Nove gols a favor e 21 contra.
Com Joel, os últimos quatro compromissos só derrotas. Só o Juventude tem uma campanha pior, apesar de ter uma vitória a mais: são duas vitórias e dez derrotas.
Para Joel, faltou responsabilidade
Treinador do Flamengo achou que faltou disciplina tática\ LANCEPRESS!\
Não teve o que questionar. A vitória do Internacional sobre o Flamengo por 3 a 0 foi merecida e o técnico da equipe rubro-negra, Joel Santana, admitiu ter sido justo o placar, apontando ainda os motivos da derrota no Beira-Rio:
- Nosso time jogou sem disciplina e responsabilidade. Isso, hoje em dia, é fundamental no futebol - definiu.
Joel lamentou que o Rubro-Negro não tenha aproveitado o bom início de jogo para marcar um gol, o que, segundo ele, poderia ter mudado a história da partida.
Obina: décimo maior artilheiro do Fla em Brasileiros
Atacante pode chegar entre os cinco melhores da lista ainda este ano
Obina já entrou para a história do Flamengo (Crédito: Ricardo Cassiano)
Rafael Ximenes
Que a fase do atacante Obina não é das melhores no Flamengo já se sabe. Ele vem de uma recente cirurgia no joelho esquerdo e ficou fora de boa parte dos jogos deste ano. Mas com o gol da última quarta-feira, na vitória por 4 a 1 sobre o Figueirense, no Maracanã, ele entrou na lista dos dez maiores artilheiros do clube na história dos Campeonatos Brasileiros.
Obina chegou ao Flamengo em 2005 e já fez 71 partidas pelo Rubro-Negro. Ele é o décimo maior artilheiro, com 20 gols marcados e já conquistou um Campeonato Carioca, 2007, e a Copa do Brasil de 2006.
Nomes ilustres e ídolos compõem essa lista. Bebeto, com 41, é o segundo colocado. O Baixinho Romário é o terceiro, com 37 gols. Mas o maior de todos é Zico, com 133 gols. (Confira a lista dos jogadores abaixo). Aliás, Zico foi o último artilheiro do clube em um Brasileirão. Em 1982, ele marcou 20 gols.
A melhor atuação do xodó rubro-negro em termos de gol foi em 2006, quando fez três na vitória por 4 a 3 contra o Fortaleza, no Castelão. Outro fato interessante: quando Obina marcou pela competição nacional, foram 10 vitórias, apenas um empate e cinco derrotas.
Obina já pode chegar entre os cinco primeiros colocados na lista do Flamengo ainda neste ano. Para isso, basta marcar seis gols nos 15 jogos que restam neste Campeonato Brasileiro que se igualará a Adílio, quinto maior goleador da história da competição nacional.
Porém uma possível punição, por ter agredido o zagueiro Índio, na derrota por 3 a 0 para o Internacional, neste sábado, no Beira-Rio, pode estragar os planos do jogador. Obina pode pegar de 120 a 240 dias caso seja suspenso.
A lista de gols de Obina em Campeonatos Brasileiros pelo Flamengo:
2005 27 partidas e seis gols\ Flamengo 2x1 Santos: Obina\ Flamengo 3x4 Brasiliense: Obina (2)\ Flamengo 1x3 Atletico-MG: Obina\ Flamengo 1x1 Internacional-RS: Obina\ Flamengo 1x0 Paraná: Obina\
2006 30 partidas e 11 gols\ Flamengo 2x0 Corinthians: Obina\ Flamengo 1x0 Goias: Obina\ Flamengo 1x2 Internacional-RS: Obina\ Flamengo 4x3 Fortaleza: Obina (3)\ Flamengo 4x1 Fluminense: Obina (2)\ Flamengo 1x3 Palmeiras: Obina\ Flamengo 1x3 Vasco: Obina\ Flamengo 1x0 Goias: Obina\
2007 14 partidas e três gols\ Flamengo 3x1 America-RN: Obina\ Flamengo 4x0 Juventude: Obina\ Flamengo 4x1 Figueirense: Obina\
Os dez maiores artilheiros da história do clube na competição nacional:
Zico 133 gols\ Bebeto 41 gols\ Romário 37 gols\ Nunes 34 gols\ Adílio 26 gols\ Luisinho Lemos 25 gols\ Tita 25 gols\ Nélio 21 gols\ Sávio 20 gols\ Obina 20 gols\