Notícias

Clipp 10/maio

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

'Estava tudo errado'

Presidente admite culpa, mas convoca cúpula do Fla para discutir

Legenda da foto: CAIO JÚNIOR conversa com seus 11 titulares para o jogo com o Santos, antes do treino de ontem pela manhã, na Gávea: tentativa de passar confiança para o elenco do Fla

Carlos Eduardo Mansur

Abusca pelas causas da desastrosa eliminação do Flamengo na Copa Libertadores gerou os mais diversos diagnósticos. Ontem, o presidente do clube, Márcio Braga, expôs o seu. Ele disse ter observado um "acúmulo de erros" na montagem de toda a estratégia para o jogo com o América, no Maracanã. Márcio assumiu que, na condição de presidente, tem responsabilidade pelo caso. Mas afirmou que pretende convocar o vice de futebol, Kleber Leite; o gerente, Isaías Tinoco; e o diretor-executivo, Eduardo Manhães, para uma reflexão sobre a derrota.

Ao assumir sua parcela de responsabilidade, Márcio Braga afirmou ter enxergado vários equívocos em cadeia na preparação do jogo.

- Quando ocorre um problema dessa grandeza, não é apenas uma pessoa que constrói. É um acúmulo de erros. E, em última análise, o presidente tem a culpa. Vi uma série de coisas, uma série de erros, e não corrigi - disse o presidente. - Foi tudo culposo, nada doloso. Mas o fato é que se criou uma conjuntura altamente adversa ao Flamengo naquele jogo. Estava tudo errado e o presidente, no fim, tem que assumir. Mas temos que aprender com o erro e não repetir. Então, vou chamar Kleber, Isaías e Manhães para refletirmos juntos sobre o que aconteceu.

Márcio chegou de São Paulo horas antes do jogo com o América e não sabia do porte da festa programada para Joel Santana, antes do jogo.

- Mas, se soubesse antes, iria autorizar - avisou Márcio.

Recuperar astral é prioridade de Caio

O dirigente, no entanto, deu a dimensão do impacto do resultado.

- A eliminação foi um desastre. Perdemos a última renda do ano. Agora, vem o Campeonato Brasileiro e a bilheteria, em geral, não resolve o problema. Para fechar o balanço, o Flamengo vai ter que vender jogador para cumprir um orçamento que prevê arrecadar R$100 milhões - disse Márcio, para quem as negociações com TV, Petrobras e com o fornecedor de material esportivo não serão afetadas.

Ontem, o técnico Caio Júnior começou a montar o time que vai estrear contra o Santos, amanhã, no Brasileiro. O novo treinador poderia ter tido a preocupação de impor uma marca pessoal, fazer mudanças ou dar um choque. Mas entendeu que a mente sã é o melhor caminho para a recuperação. Com mais de 48 horas de antecedência, anunciou que os mesmos 11 jogadores que iniciaram o jogo com o América vão ser titulares contra o Santos. Com Fábio Luciano ainda vetado, Leonardo está mantido na zaga e Cristian, no banco. Com a decisão, Caio Júnior não elegeu culpados pelo fracasso e tentou dar uma injeção de confiança no time.

- Os que começaram o jogo passado serão titulares. Não é por uma derrota que vão sair. É importante este time ter confiança. E, a partir deste jogo, o jogador é que vai se escalar por mérito - disse Caio.

Ontem, ele preferiu uma conversa com os 11 titulares a um treino que exigisse muito da parte física. Caio explicou que a seqüência de jogos decisivos e viagens, além do desgaste mental, ainda era um peso. Após a reunião, os titulares jogaram futevôlei.

- O fundamental é recuperar a parte física e psicológica. Às vezes, um bom papo é melhor do que treino. Tenho falado muito com os jogadores e isto será uma constante aqui. Na reunião, fiz uma leitura do jogo, ouvi as opiniões deles e deixei que falassem de questões individuais, sobre o posicionamento em campo que cada um prefere - disse Caio, que depois se reuniu com o psicólogo do clube, Paulo Ribeiro.

Para não deixar arestas, Caio disse ser responsável por liberar o goleiro Bruno, que não foi ao treino da última quinta-feira. O técnico, que será julgado na terça-feira, no STJD, disse que não quis ofender o árbitro do jogo Goiás x Corinthians, pela Copa do Brasil.

- Se precisar, vou ao tribunal. Se fiz algo, foi revoltado pela derrota por 4 a 0 - explicou, antes de conversar com o diretor jurídico, Michel Assef Filho.

Após o treino, o vice de futebol, Kleber Leite, chamou cada jogador do elenco. Ele proibiu que se fale da Libertadores. Segundo ele, o clube pagou 60% dos salários de março. Os de abril, por acordo, vencem só no dia 25.

O clube pediu à Suderj cuidado para que não haja entrada de público amanhã, no Maracanã, o que renderia punição ao Flamengo, que jogará com portões fechados para cumprir pena imposta pelo STJD. Uma relação com todos os profissionais e os oito dirigentes com entrada permitida foi enviada à Federação do Rio. O Flamengo usará, ainda, 25 seguranças para ajudar no controle e pediu apoio à polícia.

Depois de outro fracasso, a mudança

Mariana Brochado quer trocar de técnico

Legenda da foto: MARIANA BROCHADO larga para a prova dos 400m livre: nadadora não alcançou o índice para Pequim

Ao contrário do que aconteceu no Troféu Maria Lenk do ano passado, quando se debulhou em lágrimas com a perda, inesperada, da vaga para os Jogos Pan-Americanos, a carioca Mariana Brochado não chorou em público desta vez. Mas também não escondeu o abatimento. Ontem, na final B dos 400m livre, no Troféu Maria Lenk, na Barra da Tijuca, ela terminou em terceiro lugar, com 4m29s33, mais de 15 segundos acima do índice olímpico da prova (4m11s26), e viu ruir, de vez, o sonho de disputar as Olimpíadas de Pequim.

O péssimo resultado deve provocar mudanças. Depois de uma vida inteira treinando no Flamengo, e sete anos com o técnico Marco Lamah, ela pensa em mudar.

- Estou decepcionada. Na semana que vem, quero sentar com a Patrícia Amorim (vice-presidente de Esportes Olímpicos) e com o Marco, para conversar. Algumas coisas têm que ser repensadas. Preciso saber se cheguei ao meu limite ou é um problema técnico - explica a nadadora, de 23 anos, que não gostaria de sair do Flamengo. - Ficar no clube é a minha primeira opção. Mas já estou com o Marco há muito tempo. Acaba acomodando. Eu preciso de outra motivação.

BASQUETE DO FLA

Sinal de alerta no basquete do Flamengo. O técnico Paulo Chupeta não quer que sua equipe, líder da fase de classificação do Nacional Masculino, entre no já ganhou que levou o time de futebol rubro-negro a ser eliminado da Copa Libertadores. Hoje, às 11h, na Gávea, o Flamengo recebe o Cetaf/Garoto/UVV (ES), nos playoffs. Amanhã, ao meio-dia, as equipes voltam a se enfrentar, na Gávea.

JORNAL DOS SPORTS

Fla vai repetir escalação da noite trágica

O técnico Caio Júnior vai repetir o time da última quarta-feira, quando foi eliminado da Copa Libertadores, no jogo de estréia no Campeonato Brasileiro, diante do Santos, no Marcanã, sem público.

Tranquilo, Caio não quer fazer mudanças bruscas na equipe. O time precisa de moral, segundo o treinador.

"Devagar as coisas vão sendo encaminhadas. Agora, é outro campeonato. É uma competição longa. Minha função, neste momento, é dar confiança aos jogadores que vão entrar em campo. Não é por causa de uma derrota que eu vou mudar o que vinha sendo feito. Mas, a partir de agora, quem vai se escalar são os jogadores", declarou o treinador.

O Fla vai entrar em campo com: Bruno; Leo Moura, Leonardo, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Kléberson, Ibson e Toró; Marcinho e Souza.

Kleber: ‘Quem fala é o Babão’

Nina Lima/Arquivo JS - 8/5/08

Kleber está magoado com Montenegro

O vice-presidente de Futebol do Flamengo, Kleber Leite, resolveu responder às provocações dos dirigentes de Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, e do Vasco, Eurico Miranda. Ambos, após a eliminação do Flamengo da Libertadores para o América do México, ironizaram e riram da desgraça do rival. Montenegro declarou que abriu uma garrafa de vinho e se deliciou com a derrota e choro do adversário. Já Eurico, afirmou ironicamente que iria contratar o ”Mansões”, numa alusão ao atacante Cabañas, artilheiro da partida.

Kleber Leite, mesmo mostrando muita tranqüilidade, soltou o verbo contra os dirigentes dos clubes rivais.

"O Montenegro gosta de ejacular com o pênis alheio. Cada um faz da maneira que Papai do Céu permite. Aqui, nós fazemos com o nosso mesmo. Cada um nasce para algum tipo de coisa. Sobre o Eurico, quem fala aqui no Flamengo é o Babão (roupeiro). Quem fala o que quer, ouve o que não quer", afirmou.

A irritação do dirigente foi maior com os botafoguenses. Kleber Leite tentou deixar claro que o Flamengo não os humilhou na final do Carioca.

"Quero dizer que nós não humilhamos o Botafogo. O Botafogo auto-humilhou-se naquela pantomima que eles armaram e serão lembrados pelo resto da vida como chorões. Quando o Campeonato Carioca acabou, dei ênfase ao grande trabalho que o Botafogo faz não só dentro de campo quanto fora dele, como clube, com o Bebeto e até o Montenegro. O Cuca também é um profissional espetacular", disse.

Sobre o possível problema financeiro que o clube poderia ter com a eliminação da Libertadores, Kleber também rebateu.\ "Só falam do Flamengo. Tem clube no Rio que não paga o salário da carteira há um ano e ninguém fala. O Flamengo deve parte dos prêmios e o salário de março já está 60% pago. O resto será pago segunda-feira”.\

Flamengo não assina acordo com a TV Globo

Flamengo, São Paulo e Corinthians estão unidos para tentar negociar com a TV Globo um valor maior das cotas de TV. Na última quarta-feira, o clube dos 13 assinou um novo acordo com a emissora para as transmissões válidas pelo triênio 2009, 2010 e 2011, pagando R$ 220 milhões por cada temporada. No entanto, dos três clubes, apenas o Corinthians compareceu à reunião, mas, assim como os outros dois, nada assinou.

Por entenderem que são os três maiores clubes do País e que representam grande parte da audiência, representantes dos três clubes reuniram-se na última semana no Morumbi e decidiram não assinar o acordo e agora, querem negociar separadamente os valores com a emissora.

"Os três vêm mantendo um entendimento há algum tempo para negociarmos outros valores. O São Paulo e o Flamengo estão rompidos com o Clube dos 13. Nem participamos das eleições à presidência e o Corinthians vem se juntando a nós. Somos os maiores clubes do Brasil e queremos negociar separadamente", disse o presidente do Flamengo, Márcio Braga.

Márcio Braga, no entanto, garante que os clubes não pensam em rompimento.

A Globo é a nossa parceira, Mas se não chegarmos a um acordo, vamos procurar outro caminho", disse.

Leonardo garante: joga bem, sim

Nina Lima/Arquivo JS - 8/5/08

Leonardo concorda que não está atuando bem, mas garante: críticas são exageradas

Com a decisão tomada pelo técnico Caio Júnior de manter, para o jogo com o Santos, o mesmo time que foi eliminado da Libertadores, o zagueiro Leonardo ganhará nova oportunidade. O jogador, que foi eleito um dos piores em campo na derrota para o América e vem sendo muito criticado desde que chegou à Gávea, reconhece que vem jogando abaixo do que pode, mas considera as críticas exageradas.

Leonardo pretende usar a sua experiência para passar por esse momento difícil e espera que já na partida contra o Santos, o seu verdadeiro futebol apareça.

"Tentei fazer o melhor nesta partida. Infelizmente, não consegui. Não fui tão bem como eu esperava e como eu posso jogar, mas desde que cheguei aqui, não fui tão mal como alguns estão falando. Tenho autocrítica e sei que posso melhorar, sem dúvida. Espero que neste jogo com o Santos eu comece a jogar o que posso", disse.

Apesar das palavras de Leonardo, a eliminação da Libertadores ainda dói na consciência dos jogadores. Segundo o zagueiro, Caio Júnior tem sido importante nesse momento, já que tem procurado estar ao lado dos jogadores e tentando voltar a atenção do time apenas para o Brasileirão.

"Ele está nos passando confiança, o que é importante agora. O futebol é dinâmico, claro que estamos p... com esse resultado. Mas o tempo não vai voltar. Temos de pensar no Brasileiro", afirmou.

À procura de um novo time

Caio Júnior mantém escalação que deu vexame na quarta-feira, mas avisa: mudanças virão

Bernardo Peirão

Jair Motta/JS

Caio dará nova oportunidade ao time do vexame, mas está à procura de um novo time

O tempo não pára. A famosa frase de Cazuza reflete bem o momento do Flamengo. A Libertadores acabou e, por mais doloroso que seja, não adianta mais olhar para trás, o Campeonato Brasileiro bate à porta e é preciso preparar-se para brigar pelo título, ou pelo menos, voltar à Libertadores, o mínimo que a torcida exige. Para isso, o técnico Caio Júnior ganhou carta branca para fazer as modificações que quiser. E ele procura a melhor formação para ir bem na competição.

O fato é que novas caras e um novo esquema devem aparecer aos poucos no Flamengo. Para o jogo de amanhã, contra o Santos, no Maracanã, porém, o treinador resolveu manter o mesmo time que deu o vexame na quarta-feira, inclusive com Léo Moura, que era dúvida mas deve jogar. Segundo o técnico, a decisão foi tomada como uma forma de dar um crédito de confiança aos 11 que entraram em campo nesse jogo.

"A equipe que começou o jogo é a que vai jogar. É importante passar confiança para eles. Não é por uma derrota que eu vou mudar completamente o que vinha acontecendo", afirmou o treinador, que logo depois ressaltou que essa medida foi tomada apenas para este primeiro jogo: "A partir de agora, quem se escala é o jogador, em uma análise que vou fazer jogo a jogo", explicou.

Caio Júnior, no entanto, já começou a implementar os seus métodos de treinamento. Ontem, os titulares tiveram uma conversa com o treinador. Depois, apenas jogaram futevôlei, já que, segundo Caio, estão desgastados fisicamente. Já os reservas fizeram um treino puxado de finalizações e trabalhos físicos. Apenas Renato Augusto não treinou e deu corridas em torno do campo.

Este jogo com o Santos pode ser o único em que o técnico irá dirigir o Flamengo, já que ele será julgado na próxima terça-feira, pelo STJD, e pode ser suspenso por até 150 dias. Ele foi indiciado por invadir o gramado na partida entre Goiás e Corínthians, pela Copa do Brasil.

"Não faz parte da minha conduta, aconteceu naquele momento. Tenho certeza de que serei absolvido", disse.

Kleber garante recursos até dezembro

A eliminação da Libertadores para o América do México acarretará para o Flamengo mais do que apenas uma decepção esportiva. Um baque econômico também será sentido. Com muitas contratações e investimentos altos feitos para disputar a maior competição da América do Sul, a Diretoria não contava com uma eliminação precoce e, por isso, deixará de ganhar cerca de R$ 6milhões, caso fosse campeão, e o tão conhecido problema financeiro poderá voltar à tona.

Os maiores problemas poderão vir porque o clube não tem mais de onde tirar dinheiro, já que antecipou muitas cotas de patrocínio de TV e ficará sem receber durante um bom tempo. Além disso, com a eliminação, as cotas de bilheteria deverão diminuir sensivelmente, pelo menos por enquanto.

Apesar disso tudo, o vice-presidente de Futebol, Kleber Leite, garante que existe uma engenharia financeira pronta.

"O aspecto financeiro pode ser adminstrado. A Libertadores é uma maravilha somente para o campeão que vai para o Japão. Já há um plano pronto para o Brasileiro", afirmou o dirigente, que mesmo assim, não descartou mudanças no elenco: "Só o Íbson e o Rodrigo têm os contratos se encerrando agora. Mas temos tempo para segurá-los. Tudo dependerá da avaliação do Caio", disse ele.

Mengão inicia a caminhada

Flamengo recebe o Cetaf na abertura dos playoffs das quartas-de-final do Nacional de Basquete

Nina Lima/JS

A união será o ponto forte dos jogadores do Flamengo para vencer o Cetaf nas quartas-de-final

As quartas-de-final (melhor de cinco) do 19º Campeonato Nacional de Basquete Masculino começam hoje com Flamengo/Petrobras (RJ) x Cetaf/Garoto/UVV (ES), no Rio de Janeiro, às 11h, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea. O Flamengo inicia o caminha rumo à conquista de um inédito título. O objetivo aumentou após a perda do título da Liga Sul-Americana para o Regatas, da Argentina.

O Flamengo terminou a primeira fase em primeiro lugar com 41 pontos em 22 jogos (19 vitórias e três derrotas). E o Rubro-Negro teve o ataque mais positivo com a média de 92.4 pontos e a segunda melhor defesa com 73.9 pontos por partida. O Cetaf terminou na oitava posição com 31 pontos em 22 partidas (nove vitórias e 13 derrotas).

Comparação\ A equipe capixaba teve o oitavo melhor ataque e a décima defesa com as médias de 77.0 e 79.7 pontos por jogo, respectivamente. O Flamengo ganhou os dois confrontos da primeira fase: 98 a 62 (Rio de Janeiro) e 80 a 78 (Vila Velha).\

Mas o cubano Amile, destaque do Flamengo, pede respeito ao Cetaf: "Apesar da excelente campanha, o Flamengo não pode ser considerado favorito porque o playoff é uma nova competição e todas as equipes começam do zero. Precisamos entrar com confiança e jogar com determinação os 40 minutos para não dar chance ao adversário. Temos que aproveitar o mando de quadra e o apoio da torcida. O objetivo é ser campeão", afirmou o ala cubano Amiel, do Flamengo.

Pelo lado do Cetaf, o ala Jefferson Sobral aposta numa surpresa: "Temos uma tarefa muito difícil, mas a nossa equipe cresceu muito na reta final da primeira fase e isso nos dá mais confiança. Perdemos para o Flamengo por apenas dois pontos em casa e hoje estamos jogando ainda melhor. Temos que marcar com muita pressão para aproveitar o desgaste do time rubro-negro."

E ainda Ulbra/Rio Claro (SP) x Joinville (SC), em Rio Claro (18h). A primeira rodada termina amanhã com mais dois jogos: Minas (MG) x Saldanha da Gama (ES), em Belo Horizonte (11h); e Universo (DF) x UTC/Uberlândia (MG), em Brasília (11h30).

Flamengo: Marcelinho,Amiel, Hélio, Alírio eColoneze\ Técnico: Paulo Chupeta\

Cetaf: Hubner,Felipinho,João GabrielJefferson Sobral eManuil\ Técnico: Luís Felipe\

Local: Gávea

Iata Anderson

Taça Libertadores\ A eliminação do Flamengo da Taça Libertadores nos leva a uma reflexão. Inconcebível perder para o América-MEX, no Maracanã, com apoio de 50 mil torcedores e vantagem de dois gols. Bastaria que todos fossem profissionais responsáveis, até os dirigentes ditos amadores, transferindo para depois dessa partida as comemorações, justíssimas, pela conquista do bicampeonato sobre o Botafogo. Mas a vantagem liberou geral, a turma ficou por conta do campanhe, houve exagero. Mais difícil era vencer no México, e o time se organizou e goleou o América, jogando como o Fla campeão estadual. Que sirva, mais uma vez, de lição. O jogo é jogado no campo, não há outra saída.\

O DIA

'Psicólogo', Caio Júnior quer recuperar jogadores

Rio - O novo técnico do Flamengo, Caio Júnior, disse que seu principal papel após a elimanação do time na Copa Libertadores será remotivar o grupo rubro-negro.

Segundo ele, haverá um trabalho psicológico, destinado à recuperação dos jogadores, uma vez que todos estão abatidos e o tempo para a próxima partida é curto.

"Era um sonho vencer a libertadores, um sonho que acabou por enquanto, mas que poderemos voltar a ter com uma boa campanha no Brasileiro. O céu e o inferno estão muito próximos no futebol. Nem euforia nem desespero. Agora é pensar no Santos", afirmou o treinador.

Para reverter a situação, o novo comandante do Flamengo pede o apoio da torcida, pois o "o momento é mais psicológico do que técnico. Gosto muito de trabalhar essa parte. Uns jogadores se abatem mais, outros menos. Quem se abate menos tem que puxar para cima quem se abate mais", concluiu.

Joel queimou a língua

Rio - Antes do vexame, a ironia. Quando voltava de viagem do México, no jogo de ida das oitavas-de-final da Libertadores, quando o Flamengo venceu o América por 4 a 2, Joel Santana detonou alguns jogadores adversários. O ex-treinador teve que engolir a seco as brincadeiras e o vexame na derrota de 3 a 0.

Quando se referiu ao zagueiro Sebá, que já atuou pelo Corinthians, Joel disse. “Como pode um zagueiro com a bunda quadrada jogar bola? Ele deve ter um empresário muito bom”, debochou Joel Santana.

E o ex-técnico do Flamengo, que deixou o clube para dirigir a seleção da África do Sul, não parou por aí. “O Villa não se agüenta mais em campo. Está muito velho”, afirmou. Apesar das ironias do técnico, Ronaldo Angelim manteve sua seriedade. O zagueiro revelou que era difícil marcar o paraguaio Cabañas, que protegia muito bem a bola e era perigoso.

Por falar no herói da classificação, ontem circulava pela Internet um vídeo curioso de Cabañas. Nele, o atacante foi flagrado por câmeras de uma emissora de televisão mexicana em situações inusitadas durante um lance. Primeiro, o jogador ensaia um beijo em um companheiro de equipe. Depois, o jogador aparece sendo tocado nas partes íntimas por outro jogador

Festa cancelada

Após o vexame diante do América do México, a carreta pela conquista do título estadual em cima do Botafogo, que estava programada para hoje, foi cancelada.

Caio Júnior certo da absolvição

Rio - Caio Júnior tinha até esquecido que será julgado pelo STJD na terça-feira, por ter sido expulso no jogo entre seu ex-clube, o Goiás, e o Corinthians, no dia 30 de abril, quando o time paulista eliminou os goianos da Copa do Brasil com goleada de 4 a 0. Denunciado por ofensas morais ao árbitro e invasão ao local da arbitragem, ele pode pegar, no mínimo, 150 dias de suspensão.

“Tinha até me esquecido. Essas não são minhas características. Qualquer coisa que eu tenha dito foi pela revolta pela derrota, e não pelo árbitro”, explicou o agora técnico do Flamengo.

Caio se colocou à disposição do departamento jurídico do Flamengo para participar do julgamento, e acredita na absolvição. “Tenho certeza de que não levarei suspensão”, afirmou. Se por acaso Caio for suspenso, o auxiliar Júlio César Camargo comandará o time à beira do campo.

Toró e Bruno sob ameaça de longa suspensão

Rio - Na quarta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio julgará o recurso de Jônatas, Toró e Bruno. Os dois últimos correm o risco de ficar fora do Campeonato Brasileiro por dois meses. As denúncias são referentes ao jogo contra o Botafogo, na semifinal da Taça Rio.

No primeiro julgamento, Toró e Jônatas foram suspensos por um jogo, e Bruno foi absolvido, mas a procuradoria pediu novo julgamento por considerar que não teve explicações plausíveis. Jônatas será julgado por reclamação contra as decisões da arbitragem e prática de jogada violenta ao tentar dar cabeçada em Jorge Henrique.\ Bruno tentou agredir o zagueiro André Luís, do Botafogo, com um soco. E Toró por ter dado um bico na cabeça do goleiro Castillo.\

GAZETA ESPORTIVA

Flamengo reitera desejo de contar com Ronaldo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Dentro de campo, o Flamengo tenta esquecer o abatimento pela eliminação na Libertadores com a estréia no Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 18h10, contra o Santos. Fora dele, o presidente Márcio Braga confirmou que a polêmica envolvendo o atacante Ronaldo na última semana não tirou o interesse do Rubro-Negro em contar com o Fenômeno.\ O dirigente reiterou o que já havia feito seu vice, Kléber Leite. Além disso, Braga voltou a colocar as dependências do clube carioca à disposição para que o atacante possa se recuperar de uma grave lesão no joelho, sofrida no ano passado. Por sua vez, Ronaldo tem os direitos federativos presos ao Milan até o meio do ano, mas já deixou claro que deseja atuar pelo Flamengo quando se recuperar, já que é torcedor do clube.\

Ao mesmo tempo em que sonha com Ronaldo, a diretoria do Flamengo luta para manter seus principais jogadores até o final do ano. O goleiro Bruno e os laterais Leonardo Moura e Juan têm sido alvos de especulações sobre o possível interesse de clubes europeus em contratá-los para a próxima temporada.

'Money, get back' - A eliminação precoce na Copa Libertadores deve trazer ainda mais problemas para os já combalidos cofres do clube rubro-negro. O Flamengo esperava arrecadar mais de R$ 7 milhões entre cotas de televisão, premiação, publicidade estática e bilheteria, caso fosse até a final da competição.

Para tentar contornar este imprevisto para as contas, os dirigentes esperam conseguir um melhor contrato para o fornecimento de material esportivo. A Nike já enviou uma proposta de renovação, mas outras empresas como a Olympikus também estão no páreo para vestir os rubro-negros.

Enquanto isso, Kléber Leite se mostrou irritado nesta sexta-feira, quando questionado sobre um possível atraso salarial na Gávea. “O salário aqui está totalmente equacionado. Sei de clubes que estão vivendo problemas muito piores que o do Flamengo. E não precisa ir muito longe, pode ficar aqui no Rio de Janeiro mesmo”, afirmou o dirigente, confirmando que o clube deve algumas premiações ao elenco.

Jogadores garantem apoio à estréia de Caio Júnior\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo fará sua estréia no Campeonato Brasileiro deste ano contra o Santos no Maracanã, mas com as arquibancadas vazias. O quadro incomum é referente a uma punição que o Rubro-negro recebeu em 2007, que decretou portões fechados no primeiro compromisso do clube na edição deste ano, neste domingo, às 18h10.\ Se não poderá ouvir os gritos, sejam de protestos ou de apoio, vindos das arquibancadas, o estreante técnico Caio Júnior já ouve palavras de incentivo dentro do próprio elenco rubro-negro. Capitão na era Joel Santana, o zagueiro Fábio Luciano tece palavras carinhosas ao treinador.\

“Estamos muito felizes com a escolha do Caio Júnior. É um treinador muito competente. Ele veio para nos ajudar, e já chegou pensando grande, falando em títulos”, afirmou o defensor flamenguista.

A estréia de Caio Júnior coincide com a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, competição que o Flamengo não conquista desde 1992. Após a eliminação inesperada na Libertadores, o elenco rubro-negro sabe que a pressão será maior para que o time encerre o jejum no Nacional.

“Será um campeonato difícil, mas lutaremos pelo título. Vamos mostrar que somos um time guerreiro, com chance de ser campeão” salientou Fábio Luciano, que, assim como o meia Marcinho, também coloca o time entre os candidatos ao caneco.

“Com este grupo que o Flamengo tem, temos sempre que sonhar com vitórias e títulos”, salientou o jogador, que participa de recreativo na Gávea na manhã deste sábado e depois segue para a concentração com o restante do elenco em um hotel na zona oeste do Rio de Janeiro.

Contra Santos, Caio mantém time da 'tragédia'\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após observar das cabines de rádio ao trágico jogo em que Flamengo foi eliminado nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, o técnico Caio Júnior se prepara para sua estréia oficial no comando da equipe carioca, neste domingo, contra o Santos. E apesar da derrota rubro-negra por 3 a 0 para o América-MEX, o treinador decidiu repetir a escalação utilizada por seu antecessor, Joel Santana.\ Na manhã desta sexta-feira, Caio trocou o coletivo por uma atividade física e muita conversa com o elenco. “Chegamos a conclusão que era muito importante a parte física e a psicológica. Às vezes, é muito mais importante que treinamento mais forte. E a equipe que começou o jogo passado é que vai para o jogo”, disse. “Não é por causa de uma infelicidade que vamos mudar tudo. Mas a partir de agora, o jogador é que se escala.”\

A única dúvida de Caio Júnior é quanto ao lateral-direito Leonardo Moura, que se recupera de um problema sofrido no último jogo. Já o zagueiro Fábio Luciano, ainda machucado, segue de fora e Leonardo ganha mais uma chance. Caso Léo Moura se recupere, o Flamengo entra em campo com a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Leonardo e Juan; Cristian, Kleberson, Toró e Ibson; Marcinho e Souza.

O comandante, porém, não terá a presença dos torcedores em seu primeiro jogo à frente do Rubro-negro. Isto porque o Flamengo enfrentará o Santos no Maracanã com os portões fechados – culpa de uma punição ainda referente ao Campeonato Brasileiro do ano passado.

“Jogar com os portões fechados faz parecer que você está em um treinamento. Vai ser estranho. Eu gostaria de estrear com a presença da torcida. Quando penso no Flamengo, penso logo na torcida, em Zico, Maracanã”, ressaltou o treinador, fazendo referência também ao maior ídolo da história do clube carioca.

PELÉNET

Caio Júnior vai repetir time do "vexame" contra o Santos

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O técnico Caio Júnior já começou a armar o Flamengo para a estréia no Campeonato Brasileiro, contra o Santos, domingo, no Maracanã. E a tendência é que o time não sofra qualquer alteração, ao menos por enquanto. No treino da manhã desta sexta-feira, o novo comandante chamou um grupo de jogadores, seus titulares, para uma conversa.

E a formação era exatamente a mesma que foi derrotada por 3 a 0 pelo América-MEX, quarta-feira, e acabou eliminada nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, protagonizando um dos maiores vexames da história do Rubro-Negro.

Os convocados para o bate-papo foram: Bruno, Leonardo Moura, Leonardo, Ronaldo Angelim e Juan, Jaílton, Toró, Kleberson e Ibson; Marcinho e Souza.

"Essa equipe que começou o jogo passado é a que vai para o jogo. Não vai ser por causa de uma derrota que vou mudar. Mas a partir de agora sim. Aí quem se escala é o jogador", disse o técnico.

O zagueiro Fábio Luciano, com uma lesão na coxa direita, segue fora de combate e em tratamento no departamento médico do clube. Seu retorno aos campos deve ocorrer somente na próxima semana.

Zagueiro Leonardo espera dar volta por cima no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O zagueiro Leonardo foi apontado como um dos vilões na eliminação do Flamengo da Copa Libertadores, após derrota por 3 a 0 para o América-MEX, quarta-feira, no Maracanã. Ele substituiu o capitão Fábio Luciano, que foi vetado devido a um problema na coxa direita, que ainda persiste.

Desta maneira, apesar de tantas críticas, Leonardo será mantido entre os titulares para o jogo contra o Santos, domingo, no Maracanã, pela rodada inaugural do Campeonato Brasileiro. E o jogador pensa somente em dar a volta por cima e provar seu valor.

"É um novo jogo, uma nova competição. Espero ir bem e conseguir meu espaço dentro do clube. Ainda não tive uma boa apresentação e sei que posso render muito mais", avaliou o zagueiro.

Com a derrota inesperada de quarta, o que se vê na Gávea é um clima dos mais pesados. Contudo, Leonardo acredita que não é hora para isso. O que resta é todos unirem forças para que possam se reerguer.

"Não adianta mais nada lembrar disso que aconteceu. Foi horrível. Mas temos de estar juntos e um ajudar o outro para que possamos ir bem no Brasileiro. É a chance de darmos um resposta para a torcida", destacou.

Kleber Leite: "Os salários estão razoavelmente equacionados"

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Após a eliminação do Flamengo da Copa Libertadores, surgiram no clube rumores de que dois meses de salários estariam atrasados, assim como alguns prêmios prometidos pela diretoria. Contudo, o vice-presidente de futebol rubro-negro, Kleber Leite, repudiou a informação e explicou a real situação. Os argumentos, porém, não foram dos mais convincentes.

"Não tem nada disso. Já está tudo equacionado. Está tudo razoavelmente acertado. Faltam alguns prêmios sim e partes de salários, mas isso já está sendo resolvido. Devemos resolver na próxima semana", afirmou.

Kleber aproveitou ainda para desviar um pouco o foco da Gávea e atacar alguns rivais. Contudo, preferiu não dar "nomes aos bois".

"O problema é que aqui se faz muito escândalo por tudo. Conheço clubes que passam por problemas sérios e devem salários de mais de um ano. E não precisa ir muito longe não. Aqui no Rio mesmo tem alguns", disparou o dirigente.

E se a situação financeira do Flamengo já não é das mais saudáveis, a tendência é se agravar um pouco com a saída precoce da Libertadores, na última quarta-feira.

"Realmente não podemos mais ganhar esse prêmio. Mas quem garante que seriamos campeões. O que dói é ser eliminado do jeito que aconteceu. Não por causa do dinheiro", frisou o vice de futebol.

O adeus rubro-negro à competição continental foi traumático. Após vencer fora de casa por 4 a 2, o time foi derrotado por 3 a 0 pelo América-MEX, no Maracanã, e perdeu a chance de avançar às quartas-de-final.

GLOBOESPORTE

Fla estréia contra o misterioso Santos e tenta superar trauma

Jogo será a estréia de Caio Júnior; no Peixe, Leão pode entrar com mistão

Fred Huber e Adilson Barros Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Caio Júnior não sabe o que esperar da equipe montada pelo técnico Emerson Leã\ Neste domingo, às 18h10m, no Maracanã, Flamengo e Santos iniciam a longa caminhada em busca do título do Campeonato Brasileiro. As duas equipes, que imaginavam se enfrentar pelas quartas-de-final da Libertadores, vivem climas opostos após a eliminação do Rubro-Negro. Agora, os cariocas voltam todas as suas atenções para a disputa do nacional, enquanto o Peixe deve priorizar a competição mais importante do continente e poupar alguns titulares.\

O confronto marca a estréia do técnico Caio Júnior, que assumiu o lugar de Joel Santana no comando do Fla. O desafio do Peixe é se concentrar na partida e não pensar na desgastante viagem que terá que fazer até o México, onde encara o América, algoz do Flamengo.

Ordem no Fla é esquecer o trauma recente

Bruno é a aposta do Flamengo de segurança debaixo das traves diante do time paulista

No Flamengo, a ordem é esquecer o vexame da eliminação contra o América-MEX e voltar as atenções totalmente para a disputa do Campeonato Brasileiro. Calejado depois do início ruim em 2007 depois da eliminação nas oitavas da Libertadores (assim como neste ano), o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite, decretou o supultamento do assunto "eliminação" na Gávea.

- Passado é passado, morreu, vamos olhar para frente agora. A estréia no Campeonato Brasileiro está muito próxima, não podemos carregar peso para este jogo. O assunto Libertadores está absolutamente sepultado no Flamengo. Estabelecemos uma meta, que é chegar na frente no Brasileiro - afirma.

A partida contra o Peixe não é somente a estréia do Fla no campeonato, mas também a do técnico Caio Júnior no comando do time. Ele, que achou que assumiria um clube no topo, acordou em um turbilhão de desconfiança para administrar. Ele, que não teve muito tempo de treinar a equipe, só de dar apoio aos jogadores, vai escalar o mesmo tim que perdeu por 3 a 0 para o América-MEX. Fábio Luciano, com uma contratura na coxa direita, continua fora. Leo Moura, que era dúvida, não deverá ter problemas para entrar em campo. O treinador está preocupado com o Santos, uma incógnita para todos.

- Vi o jogo do Santos pela Libertadores e eles terão uma viagem desgastante até o México. Não sei com que time ou como vão encarar essa estréia do Brasileiro. Será péssimo também não termos a torcida ao nosso lado, ela sempre nos empurra. Mas temos que ver o lado positivo, podemos concentrar somente no adversário. Devagarinho as coisas vão se encaminhar, não podemos lamentar mais. Temos que lembrar que o time foi campeão carioca, precisamos de confiança - diz.

De olho na Libertadores, Peixe pode jogar com time misto

Goleiro Fábio Costa é um dos titulares que devem entrar em campo diante do Flamengo

O técnico Emerson Leão ainda não decidiu se irá poupar jogadores no confronto contra o Flamengo. Classificado para as quartas-de-final da Taça Libertadores, a delegação alvinegra viaja nesta segunda-feira para o México, onde enfrentará o América-MEX.

Por isso, é possível que o treinador utilize um time misto na primeira rodada do Brasileirão. O meia Molina, que vinha se queixando de dores musculares, é um dos que podem ficar de fora do jogo no Maracanã. Com isso, Tabata deverá ganhar a vaga.

O meia Marcinho Guerreiro afirma que preferia não jogar contra o Fla para se concentrar no jogo contra o América.

- Particularmente, eu acho que tem de priorizar a Libertadores. Gostaria de ser poupado. Mas não sou em quem decido - afirma o volante.

O Peixe só chega ao Rio no sábado, por volta das 11h30m. O time jogou na última quinta-feira na Colômbia, onde venceu o Cúcuta-COL, por 2 a 0. A volta para o Brasil

Técnico diz que ausência de Bruno no treino de quinta foi sua responsabilidade

Caio Júnior afirma que o goleiro sentiu mais a eliminação do que os companheiros e foi dispensado da atividade da quinta-feira

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Ausência no treino de quinta, Bruno foi o último a deixar o campo nesta sexta-feira

A ausência do goleiro Bruno passou quase despercebida na reapresentação do elenco do Flamengo, quinta-feira, um dia após a eliminação do time na Libertadores, quarta-feira. Como os jogadores titulares fizeram apenas um trabalho na sala de musculação, não foram para o gramado. Além do arqueiro, Gavilán e Maxi não estiveram no clube, mas fizeram uma atividade na parte da tarde para compensar. A ausência do camisa 1, no entanto, não foi justificada pelo clube, já que a maioria das pessoas não tinha notícias do atleta.

Nesta sexta-feira, o técnico Caio Júnior assumiu a responsabilidade da ausência de Bruno, que, de acordo com a sua avaliação, sentiu mais a eliminação do que outros jogadores.

- Os dois jogadores que não vieram de manhã (Gavilán e Maxi) treinaram à tarde, e o Bruno nós achamos que não havia necessidade, ele sentiu muito mesmo a eliminação. Foi liberado, é uma responsabilidade minha - garante.

Na manhã desta sexta, Bruno compareceu ao clube e treinou normalmente. Foi o último a deixar o campo.

Kléber Leite ironiza comemoração dos rivais botafoguenses e vascaínos

Dirigente do Flamengo diz que Montenegro, dirigente do Bota, só faz ironias a partir da conquista da outros times

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Cabañas (direita) acabou se tornando a arma favorita para as provocações ao Fla

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, rebateu com veemência nesta sexta-feira as provocações feitas pelos dirigentes do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, e Eurico Miranda, do Vasco. O Alvinegro disse que, após a eliminação do Fla na Libertadores, abriu uma garrafa de vinho e riu do choro rubro-negro. O presidente cruzmaltino afirmou que vai tentar contratar "Mansões" (Cabañas, na verdade), carrasco do Fla. O dirigente rubro-negro usou uma expressão pouco educada para dizer que os rivais estão provocando a partir da conquista da outros times, e não dos próprios méritos, e emendou.

- Cada um faz da maneira que Papai do Céu permite. Aqui, nós fazemos com o nosso mesmo, cada um nasce para algum tipo de coisa. Sobre o Eurico, quem fala aqui no Flamengo é o Babão (roupeiro). Quem fala o que quer, ouve o que não quer - afirma.

Kléber Leite fez questão de deixar claro que o Fla não humilhou o Botafogo depois da final do Campeonato Carioca. Mas lembrou que o rival será sempre lembrado pela cena do "chororô" coletivo depois da final da Taça Guanabara.

- Quero dizer que nós não humilhamos o Botafogo, o Botafogo se auto-humilhou naquela pantomima que eles armaram e serão lembrados pelo resto da vida como chorões. Quando o Campeonato Carioca acabou, dei ênfase ao grande trabalho que o Botafogo faz não só dentro de campo quanto fora dele, com o Bebeto e até o Montenegro. O Cuca também é um profissional espetacular - diz.

Criticado, Leonardo desabafa e diz que deu o seu melhor

Zagueiro entrou no lugar do capitão Fábio Luciano contra o América-MEX, partida que, segundo ele, vai ficar como uma mancha na história do clube

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Se a missão do zagueiro Leonardo de substituir o capitão Fábio Luciano já seria complicada normalmente, o que dizer depois da derrota para o América-MEX por 3 a 0 e da eliminação na Taça Libertadores? O jogador foi apontado por muitos como um dos culpados pela tragédia, mas não quer carregar nas costas a responsabilidade do fracasso. Leonardo desabafou dizendo que as críticas em cima dele são muito pesadas, mas reconheceu que ainda está devendo no Flamengo.

- No vestiário estava esperando entrar, mas as coisas dentro de campo não aconteceram do jeito que imaginávamos. Espero ir melhor do que fui até agora no Flamengo. Não fui tudo aquilo que posso, mas também não fui o que estão falando. Sei que o Fábio Luciano faz falta, é o nosso capitão, o time está acostumado com ele, ele acertou a defesa desde que chegou. Tentei fazer o meu melhor, mas não deu. Cobrança no Flamengo sempre existe, ainda mais em uma desclassificação. Tenho autocrítica, sei que posso melhorar - diz.

Leonardo tem consciência de que os rubro-negros não vão esquecer esta traumática eliminação tão cedo, mas pede que todos no clube tentem voltar todas as atenções para o Campeonato Brasileiro, que começa neste domingo, contra o Santos. E Leonardo está confirmado entre os titulares, novamente no lugar de Fábio Luciano, que está com uma contratura na coxa direita.

- O jogo vai ficar marcado na história, mas não podemos voltar atrás, ficar lamentando. Estamos p..., tínhamos uma grande chance de passar para as quartas, mas a vida tem que seguir. Futebol é dinâmico, quem dera que pudesse voltar atrás, mas não podemos. Agora é levantar a moral, porque temos o Brasileiro pela frente e vamos pensar alto, este é o nosso objetivo. Ter confiança é muito importante, porque está muito recente o que aconteceu. O técnico conversou com a gente, deu moral, tomara que nós possamos voltar a ter uma boa atuação - afirma.

Bruno, Toró e Jônatas terão os recursos julgados nesta quarta-feira no TJD

Goleiro e o meia correm o risco de ficar fora do Brasileirão por dois meses

GLOBOESPORTE.COM no Rio de Janeiro

O Flamengo corre o risco de ficar sem o seu camisa 1 no Campeonato Brasileiro

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD) marcou para a próxima quarta-feira o julgamento do recurso dos jogadores Jônatas, Toró e Bruno, do Flamengo. Os dois últimos correm o risco de ficarem fora do campeonato Brasileiro por dois meses. As denúncias contra os rubro-negros são referentes aos jogos contra o Botafogo, na semifinal da Taça Rio. No primeiro julgamento, Toró e Jônatas foram suspensos por um jogo, e Bruno foi absolvido. As informações são do site "Justiça Desportiva".

O dr. André Valentin, procurador do TJD/RJ, disse por que recorreu das decisões.

- A procuradoria não ficou satisfeita com a decisão e achou descaso o fato de os jogadores comparecerem ao Tribunal mas não esclarecerem o que aconteceu. Somente Obina fez isso (foi absolvido) - afirma.

Jônatas será julgado no artigo 251 - reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem ou desrespeitar o árbitro e seus auxiliares - e no artigo 253 - praticar jogada violenta - por tentar dar uma cabeçada no atacante Jorge Henrique, do Bota. No primeiro artigo, ele pode ser suspenso de uma a três partidas, e, no segundo, por até 60 dias.

Bruno foi incluso no artigo 253 - praticar jogada violenta - por tentar agredir o zagueiro André Luis, do Botafogo, com um soco. A pena pode chegar a 60 dias. O volante Toró também foi denunciado no artigo 253 por ter dado um bico na cabeça do goleiro Castillo. A pena pode variar de 120 a 540 dias de suspensão.

Expectativa, agora, é pelo topo da tabela

Fugir do rebaixamento é coisa do passado. Fla entra como um dos favoritos

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Incógnita no Fla: como reagirá o time à chegada de Caio Júnior para a vaga de Joel Santana

Na história recente, o torcedor do Flamengo acostumou-se a entrar no Campeonato Brasileiro sabendo que o fim do ano seria de aflição na luta contra o rebaixamento. Até agosto de 2007, a caminhada se repetia. Mas a arrancada que levou o time à terceira colocação subverteu a tendência rubro-negra. Em 2008, o status de simples coadjuvante sumiu. A diretoria investiu pesado para montar um elenco caro e eficiente, o que ficou provado com o título do Campeonato Carioca.

É preciso esperar, no entanto, para ver como o elenco reagirá à traumática eliminação na Taça Libertadores, com a derrota por 3 a 0 para o América do México no Maracanã, e à troca do "paizão" Joel Santana, que dirigirá a seleção da África do Sul, pelo "tiozão" Caio Júnior.

A base que carregou a equipe tabela acima no último Brasileirão foi mantida. Do time titular de Joel Santana, apenas Kleberson e Marcinho não estavam no Flamengo no ano passado. Outros reforços de peso contratados, como Jônatas e Diego Tardelli, ainda não encontraram espaço na equipe principal.

Risco de perder titulares para o mercado estrangeiro

Há, sim, a possibilidade de o assédio europeu atingir a Gávea em julho. Mas, tirando Ibson, todos os demais têm contratos com multas rescisórias elevadas. Em relação ao camisa 7, a saída é quase irreversível. Ele pertence ao Porto e, para contratá-lo, o Flamengo precisa desembolsar cerca de R$ 10 milhões. Algo pouco provável para um clube que, apesar dos investimentos, ainda tem nos constantes atrasos salariais um de seus pontos fracos. Bruno e Renato Augusto são os outros jogadores que certamente receberão propostas estrangeiras.

Para confirmar a tendência de favorito ao título, o Rubro-Negro precisa aprender a jogar fora do Maracanã. No último Brasileiro, o time venceu somente três vezes como visitante - excetuando-se os clássicos cariocas.

Curiosidades:

Maior vitória: 8 x 0 Fortaleza (1981)

Maior derrota: 0 x 6 Botafogo (1972)

Fregueses: Náutico (11 vitórias, 4 empates e 3 derrotas) e Vitória (15 vitórias, 4 empates e 6 derrotas)

Algozes: Figueirense (3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas) e Inter (11 vitórias, 12 empates e 17 derrotas)

‘Tenho certeza de que não serei suspenso’, diz o técnico Caio Júnior

Treinador foi pego de surpresa com a notícia, mas garante que não ofendeu o árbitro Leandro Pedro Vuadem quando dirigia o Goiás

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Caio Júnior corre o risco de ser suspenso e não poder comandar o time do banco

A possibilidade da suspensão do técnico Caio Júnior, do Flamengo, não pegou de surpresa somente o departamento jurídico rubro-negro, mas também próprio treinador. Ele não se lembrava mais da expulsão na derrota do Goiás por 4 a 0 contra o Corinthians. O comandante do Fla está confiante de que não será suspenso, pois acredita que não ofendeu o árbitro.

- Até tinha esquecido. Foi no jogo contra o Corinthians. Se tiver que ir ao tribunal, vou lá falar a verdade. Se usei alguma expressão ou palavra fora do normal, não foi para insultar o árbitro, foi uma revolta por causa do 4 a 0. Tenho certeza de que não vou ser suspenso por que não fiz nada - afirma.

O julgamento de Caio Júnior será na próxima terça-feira. Caso seja condenado, pode ficar no mínimo 150 dias suspenso. Ele foi expulso por invadir o campo e ofender o árbitro Leandro Pedro Vuadem na partida contra o Corinthians, válida pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

O treinador foi denunciado nos artigos 187 II (ofender moralmente – árbitro ou auxiliar em função) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem). Segundo o Justiça Desportiva, as penas previstas para estes artigos são suspensão de 30 a 180 dias e 120 a 720 dias, respectivamente.

Michel Assef Filho, advogado do Fla, deverá fazer a defesa de Caio Júnior.

Kléber Leite diz que o salário do elenco está 'razoalvelmente equacionado'

60% do salário de março foi pago; ainda faltam algumas premiações

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, afirmou nesta sexta-feira que 60% do salário de março dos jogadores foi pago, e que, provavelmente na segunda, está tudo em dia. Depois do treinamento comandado pelo técnico Caio Júnior, o dirigente foi até o gramado e conversou com alguns atletas separadamente. Ele ficou incomodado com insistência dos jornalistas de falar sobre as finanças do clube.

- 60% do salário de março está pago, e, provavelmente na segunda-feira, o restante estará pago. Sei de clubes que estão passando por dificuldades seríssimas, piores do que o Flamengo, aqui é o paraíso. Alguns estão devendo há mais de um ano a parte de salário, mas deixa para lá, não precisa viajar muito não, basta ficar aqui no Rio de Janeiro. Aqui está razoavelmente equacionado, só há o atraso de alguns prêmios - afirma.

Marcelinho pede atenção ao Fla nos playoffs contra o Vila Velha

Classificada na primeira posição, equipe rubro-negra enfrenta a equipe capixaba na manhã deste sábado na Gávea

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Marcelinho é o cestinha do Nacional masculino com 24,4 pontos por partida

Atual vice-campeão da Liga Sul-Americana e campeão carioca, o Flamengo entra em quadra na manhã deste sábado, às 11h (horário de Brasília), no Ginásio Hélio Maurício (Gávea), para enfrentar o Vila Velha (ES), na primeira partida da série melhor-de-cinco dos playoffs de quartas-de-final do Nacional masculino. Marcelinho Machado, capitão rubro-negro e cestinha da competição com 463 pontos (média de 24,4 por jogo), mantém o discurso de respeito aos capixabas e espera um jogo de marcação forte e muito contato físico. Em dois jogos na fase de classificação, duas vitórias cariocas.

- O Vila Velha é um time forte fisicamente, que marca bem e joga em velocidade. Estamos vindo de uma seqüência muito puxada, de jogos e viagens, mas prontos para buscar a vaga na semifinal. Temos uma série decisiva contra o time capixaba, que conseguiu vitórias importantes e chegou com méritos aos playoffs. Tudo o que fizemos na fase de classificação foi importante para termos a vantagem do mando de quadra, mas qualquer desatenção, qualquer erro, pode ser fatal. Agora tudo começa do zero e cada partida tem que ser encarada como uma final. Temos dois jogos em casa e é muito importante vencer e confirmar essa vantagem - revela o ala.

Flamengo e Vila Velha voltam a medir forças na manhã deste domingo, também a partir das 11h (horário de Brasília), no segundo jogo da série, na Gávea.

Rio Claro x Joinville

Outra série das quartas-de-final do Nacional começa neste sábado. O Rio Claro, quarto colocado na primeira fase, recebe o Joinville, que terminou em quinto. A equipe do interior paulista terá a vantagem do mando de quadra na série, e o apoio da torcedor para enfrentar a equipe catarinense, que conta com o maior reboteiro do campeonato. O pivô Shilton tem média de 10,7 por partida.

- Teoricamente, o nosso será o confronto mais equilibrado das quartas-de-final, com grandes chances de chegar à quinta partida. Numa disputa tão apertada, o que pode fazer a diferença não é mais a parte técnica e sim a vontade e a determinação da equipe. Quem jogar com mais garra e concentração, sai vencedor - diz o pivô.

Os outros duelos nos playoffs serão disputados entre Minas (2º) e Vitória (7º), e Brasília (3º) e Uberlândia (6º).

LANCE

Flamengo terá semana de muitos julgamentos

Caio Júnior, Bruno, Jônatas e Toró correm risco de suspensão

LANCEPRESS! Na próxima terça-feira, o novo técnico do Fla, Caio Júnior, será julgado no STJD. Indiciado nos artigos 187 (ofensas ao árbitro) e 274 (invasão ao campo), o treinador poderá pegar um gancho de até 720 dias.

Além do caso de Caio Júnior, o advogado enfrentará outro julgamento quarta-feira, quando o Pleno do TJD julgará novamente Bruno, Jônatas e Toró, expulsos no clássico contra o Botafogo na Taça Rio. O caso voltará ao Tribunal por causa de um recurso do procurador Paulo Valentim, que não concordou com a sentença em primeira instância.

– Já reuni a súmula e os detalhes do processo contra o Caio Júnior. Lá, o árbitro cita xingamentos deferidos contra sua pessoa, mas tudo o que o Caio falou foi devido à frustração pelo resultado negativo. Ele mesmo está confiante em sua absolvição, já que ele confirmou que não invadiu o campo – disse o advogado.

Já no julgamento dos três jogadores, Michel Asseff garante que não deverá ter problemas:

– Estou confiante, mesmo se tratando de um novo julgamento. Atuarei na mesma linha de defesa.

Flamengo teve problemas dentro e fora de campo

Eliminação trágica da Libertadores expôs erros do time Rubro-Negro

Joel Santana é homenageado ao lado do presidente Márcio Braga

LANCEPRESS!

A falta da liderança de Fábio Luciano foi sentida em campo, na quarta-feira, e a torcida do Flamengo ainda não entendeu o motivo de Leonardo ter começado a partida contra o América-MEX. Segundo a comissão técnica do Rubro-Negro, o capitão rubro-negro sofreu uma lesão muscular na coxa direita e não tinha condições de jogo. No entanto, um dia antes da partida pela Libertadores, o zagueiro participou do rachão na Gávea, sem aparentar dores.

Ontem, Fábio Luciano revelou estar sentindo a região desde a partida contra o Botafogo. A informação foi confirmada pelo médico José Luiz Runco. No entanto, no dia do confronto pela Copa Libertadores, o outro médico da equipe, Marcelo Soares, revelou que o elenco não tinha problemas para entrar em campo. A divergência de opiniões revelou uma crise no departamento médico do clube.

Outro detalhe que atenua a revolta da torcida é a qualidade de Leonardo. O zagueiro nunca foi totalmente aprovado pelos torcedores. Isso porque, nas vezes em que ele entrou em campo, o Flamengo só deixou o campo invicto uma vez – na vitória de 2 a 0 sobre a Cabofriense, pelo Estadual. Somando os gols da derrota de quarta, em cinco vezes em que ele atuou como titular, a equipe levou nove gols.

América foi esquecido pelo Flamengo

Depois da vitória sobre o América, no primeiro jogo, os jogadores do Flamengo só foram lembrar da partida de volta contra os mexicanos na véspera do confronto. O possível menosprezo com a partida de volta serviu de lição para os jogadores. O América, por sua vez, foi ao Rio de Janeiro sem pensar no excesso dos rubro-negros e acabou presenteado com a classificação.

– Não acredito que o Flamengo tenha perdido por causa do clima de oba-oba, como falaram. Nossa equipe teve um dia iluminado. Provamos que temos qualidade e saímos com a classificação – disse Sanchez.

Carrasco da partida de quarta, com dois gols, o atacante Cabañas classificou sua atuação como uma das melhores de sua carreira.

– Foi uma partida maravilhosa do América. Não foi o melhor jogo da minha vida, mas tive um bom desempenho e fico feliz – finalizou o atacante do América.

Festa de despedida desvia foco da partida

Para muitos, a solenidade de homenagem ao técnico Joel Santana antes da partida de quarta-feira não teve nenhuma influência no placar.No entanto, após a conquista do título carioca sobre o Botafogo no domingo, tudo que se falou até a bola rolar no Maracanã foi sobre a festa que seria realizada no gramado momentos antes do confronto contra os mexicanos.

Uma fila formada pelos jogadores recepcionou o treinador em campo. Ele recebeu uma placa da diretoria do clube e uma camisa com autógrafos de todo o elenco.

O técnico Joel Santana bem tentou colocar os ânimos dos jogadores no lugar. Na conversa que teve com o time antes do jogo, ele lembrou que nada estava decidido. Quando passava pelo corredor de jogadores, Joel falava palavras de incentivo para cada um deles. Mas foi em vão. A festa já estava formada e ela acabou da maneira que ninguém imaginava.

Não jogou com o resultado

A vitória sobre o América (MEX) na Cidade do México deu uma larga vantagem para a equipe no jogo de volta. Podendo perder por até dois gols de diferença, o Flamengo poderia administrar a partida, já que eram os mexicanos que precisavam inverter o resultado.

No entanto, contagiado pela festa de despedida de Joel e pela torcida que lotava o Maracanã, a equipe do Flamengo partiu para cima do América. Isso ficou ainda mais evidente no segundo gol da equipemexicana.\ Esqueda entrou sozinho na zaga rubro-negra, que estava completamente avançada.\

Mesmo com a derrota parcial de 2 a 0 no intervalo, o Flamengo estaria classificado. Assim mesmo, Joel Santana colocou o time no ataque ao tirar o volante Kleberson para colocar o atacante Diego Tardelli em campo. Além de não marcar um gol, o Rubro-Negro sofreu o terceiro e foi desclassificado.

Zagueiro Rodrigo mais próximo do São Paulo

Jogador pode ser inscrito na Libertadores já nas quartas-de-final\ -\

O zagueiro Rodrigo continua nos planos do São Paulo e, desta vez, o time do Morumbi tem mais chances de inscrevê-lo no mata-mata da Copa Libertadores. O LANCE! apurou que o agente do atleta, Giuseppe Dioguardi, esteve na sexta-feira à tarde na Gávea reunido com Kléber Leite, vice-presidente de futebol do Flamengo, para tentar a liberação do jogador.

O Dínamo (UCR) emprestou Rodrigo para o Flamengo até 30 de junho. No entanto, o jogador não vai continuar no clube carioca. Está com os direitos de imagem atrasados e sem jogar desde fevereiro, por causa de uma fratura no braço direito.

A estratégia do São Paulo é que o clube ucraniano aumente o empréstimo até dezembro para o Fla e o rival carioca repasse-o até o final da temporada para reforçar a zaga do Sampa.

– Se o São Paulo atender o que o Fla está pedindo, que Deus o leve – disparou Kléber Leite na Gávea.

Somente desta forma será possível inscrever Rodrigo na Libertadores até a noite da próxima segunda. Se ele rescindir com o Flamengo e o Dínamo emprestá-lo diretamente para o Tricolor, será caracterizada uma transferência internacional, o que está proibido neste momento. O mercado só será aberto entre os dias 3 e 31 de agosto.

– Há uma sintonia grande entre o jogador e o São Paulo – confirmou na última sexta o diretor de futebol tricolor, João Paulo de Jesus Lopes.

A diretoria corre contra o tempo. Sabe que precisa acertar os detalhes até segunda-feira, prazo final de inscrições paras as quartas-de-final. Rodrigo está sem disputar uma partida oficial desde fevereiro, quando fraturou o braço direito. Mesmo se for contratado e inscrito, dificilmente deve ser escalado por Muricy, que teme colocar atletas sem ritmo em partidas decisivas.

Trio quer receber mais por cotas de televisão

Flamengo, Corinthians e São Paulo ainda não assinaram acordo

LANCEPRESS!\ Flamengo, Corinthians e São Paulo querem negociar cotas maiores para a transmissão de seus jogos no Campeonato Brasileiro pela emissora que comprou os direitos. O Clube dos 13, entidade que reúne os principais clubes do país, negociou a cessão dos direitos por R$220 milhões anuais.\

- Queremos que uma parte da remuneração seja dividida entre todos, claro! Mas quem tem mais exposição tem que receber mais. É justo. Mais exposição é igual a mais valorização - disse o vice-presidente de marketing do Corinthians, Luiz Paulo Rosenberg, autorizado a negociar em nome dos três clubes.

De acordo com a apuração do LANCE!, porém, o Clube dos 13 acredita que a atitude dos clubes "rebeldes" não passa de uma bravata, pois todos os clubes são reféns das cotas de televisão, e acredita que assinatura do acordo por estes três clubes acontecerá até o final deste mês.

Arlindo Cruz nega pagode na concentração

Compositor afirma que teve breve encontro com os jogadores na quarta-feira

LANCEPRESS!\ Dado como um dos pivôs da eliminação do Flamengo da Copa Libertadores, o cantor e compositor Arlindo Cruz garante que não teve a menor influência no resultado da partida contra o América do México e que foi rapidamente ao hotel em que o Flamengo estava concentrado para parabenizar os jogadores pelo título estadual.\

- Fiquei apenas dois minutos com os jogadores. Não teve essa de oba-oba. Passei uma mensagem positiva e agradeci pelo título conquistado contra o Botafogo. Falei para eles que o show tem que continuar - disse Arlindo, em alusão a uma de suas mais famosas composições.

Arlindo Cruz deixou bem claro que não houve roda de pagode na concentração. Afinal, o clube estava prestes a disputar mais uma partida decisiva.

- Nem se eu quisesse, teria feito o pagode. Até porque eles estavam concentrados para um jogo muito importante. Foi um encontro muito rápido que tivemos - garantiu.

O cantor só esteve no hotel porque participou de uma mesa redonda a convite da TV Fla.