Notícias

Clipp 10/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla afasta Obina e tenta efeito suspensivo para ter Souza

Zagueiros estão fora dos planos de Joel e clube recorre a ex-juniores

Márcio Tavares

O desespero bate à porta da Gávea. Após a derrota de 2 a 0 para o Atlético-PR, anteontem, a diretoria do Flamengo e o técnico Joel Santana anunciaram ontem à tarde uma série de providências para tentar melhorar a posição do time, que está em 19º lugar no Brasileiro, na zona de rebaixamento. Uma decisão foi afastar Obina, que está com 92 quilos e com percentual de gordura altíssimo para um atleta: 16%. O peso ideal de Obina, que tem 1,83m, seria 86 quilos.

Só que, afastando Obina, Joel fica praticamente com apenas dois atacantes, Leonardo e Maxi, para o jogo de amanhã, contra o Náutico, já que Paulo Sérgio recebeu o terceiro cartão amarelo. A solução foi apelar para uma medida judicial: o vice-jurídico Michel Assef Filho entrou ontem no Superior Tribunal de Justiça Desportiva com pedido de efeito suspensivo para a punição a Souza, suspenso cinco jogos pelo STJD.

Se o pedido for aceito, o atacante, que no último sábado surpreendeu a comissão técnica ao alegar sentir uma lesão muscular, ficando fora da viagem para Santos (seria reserva de Obina), está escalado. Obina ficou surpreso com o afastamento, embora soubesse dos riscos que corria. Escalá-lo nessas condições foi um erro, na opinião de Joel:

- A medida é para preservá-lo. Acho que escalá-lo fora de forma física e acima do peso expôs o jogador, mas peguei isso assim. Ele foi liberado pelos preparadores físicos e fisiologistas. Se eu chego e tiro o Obina, vão dizer o quê?

Uma outra decisão dividiu os jogadores: o grupo, que vem de viagens e concentrações seguidas, já se concentrou ontem de noite para a partida de amanhã e deve se enclausurar em Teresópolis a partir de segunda-feira, até o Fla-Flu de quinta-feira.

- Preferia ficar em casa - disse Renato Augusto. - Viajei muito, estou vivendo um inferno e quero paz.

Quem não está nem aí para a crise é Fábio Luciano. O zagueiro treinou bem e estréia amanhã. Ele terá a companhia de Rodrigo Arroz e ex-juniores como Marlon ou Rômulo. Se Thiago e Moisés já estavam fora dos planos de Joel, anteontem Irineu e Ronaldo Angelim entraram na lista porque decepcionaram o técnico num momento crucial.

No intervalo, Joel avisou que tiraria Irineu, mas Angelim se antecipou e disse que ele deveria sair porque estava sentindo uma dor na perna. Começou um jogo de empurra entre os dois jogadores, que só terminou com uma intervenção enérgica e irritada de Roger, tipo: "Estão com medo de jogar? Vamos lá, droga..."

E com a ida de Paulinho para Israel, oficializada ontem, a república do pão de queijo está sendo desfeita de vez. Jaílton e Léo Medeiros também não serão mais aproveitados e só Luizinho ganhou sobrevida.

Renato Mauricio Prado

E o Flamengo, hein? Mal vi o novo vexame, mas, zapeando entre o jogo do Botafogo (a que assisti, prioritariamente) e o do rubro-negro, desisti de vez quando percebi Léo Lima em campo! Ele é a cara do Fla, nos dias de hoje. Dispersivo, preguiçoso, inútil...

O que está acontecendo na Gávea? Nem quem sabe jogar bola, consegue. Renato Augusto parece ter esquecido o futebol no Mundial Sub-20. Leonardo Moura não faz, há meses, um jogo que preste! E até o goleiro Bruno se mostra fora de forma - falhou nos dois gols. Que desastre!

Joel Santana não anda mesmo com sorte. A perna quebrada de Reasco e o chute de Túlio na cara de Leandro só pioram o clima para o julgamento a que será submetido, no STJD, por ter mandado os jogadores do Flamengo darem "porrada", caso o Santos "ficasse de gracinha".

Jornal dos Sports

Joel Santana resolve sacar Obina da equipe titular

Fla concentrado em Teresópolis por tempo indeterminado

Joel terá muito trabalho para resolver os problemas do Flamengo

O técnico Joel Santana resolveu tomar uma atitude drástica no Flamengo. Com o Rubro-Negro na zona de rebaixamento, ocupando a 19ª e penúltima posição no Brasileiro, Natalino resolveu sacar do time nada mais, nada menos do que Obina. Xodó da torcida, o jogador não conseguiu voltar á velha forma desde que sofreu uma contusão no joelho esquerdo, que o deixou cinco meses fora do futebol.

O treinador explicou que não podia ter tirado o Anjo Negro antes por não ter como justificar o ato para os torcedores, mas agora, com respaldo do departamento médico, Joel tomou a decisão de poupar o atacante nas próximas partidas.

“Se eu chego no Flamengo e tiro o Obina logo de cara, que explicação eu iria dar para vocês e para os torcedores? Os preparadores chegaram a conclusão que ele não está nas condições ideais para produzir o que ele pode. Então decidimos que é melhor poupa-lo”, disse Joel em entrevista à Rádio Globo.

Em seguida, contou que a saída não será definitiva, pois quer coloca-lo para atuar aos poucos novamente. “Ele tem que ser levado a campo gradualmente para recuperar a forma dele”, completou.

Outra decisão tomada, esta pela diretoria rubro-negra, é a de isolar o grupo de jogadores em teresópolis, a fim de tentar retomar o caminho das vitórias. Joel Santana tentará dar um jeito na parte tática do time e apra isso, buscará a calmaria da Granja Comary.

"Vamos acelerar o processo de concentração para melhorar a parte tática do time. Além disso, será bom para o grupo ficar mais unido. Não podemos esperar até setembro, outubro, para tomar uma atitude", finalizou.

A primeira vítima do fracasso rubro-negro

Dirigentes e técnico afastam o atacante Obina, que, segundo eles, está muito acima do peso

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Obina esteve na Gávea para fazer exercícios físicos. Ele deve voltar ao time em dez dias

Atordoada pela péssima campanha neste Brasileiro, amargando a penúltima colocação, a diretoria do Flamengo, junto com a comissão técnica começam a detectar os problemas que prejudicam o time na competição nacional. A primeira baixa no elenco será o atacante Obina, que, visivelmente acima do peso, ficará sem jogar para recuperar a forma física o mais rapidamente possível.\ “Obina é um jogador extremamente importante para o Flamengo, mas ele não está no peso ideal e decidimos tomar essa atitude para preservá-lo. Quando voltar à forma ideal, ele retomará o lugar que sempre teve no time”, explicou o vice de futebol Kleber Leite.\ A decisão de deixar o atacante treinando para se recuperar foi tomada após o técnico Joel Santana ter constatado nesses dois jogos em que está no comando da equipe que o aproveitamento do jogador não está dentro do esperado. Mesmo assim, o treinador espera uma volta triunfal do goleador.\

“Confio muito nele, tanto que vou deixá-lo treinando com o grupo. É um jogador que conheço muito bem, desde os tempos em que era seu técnico no Vitória e por quem tenho um carinho grande. Conversei com o jogador sobre a decisão que tomamos e dei total apoio. Não se pode mandar toda a história que Obina tem no Flamengo por água abaixo. Isso vai ser rápido, daqui a dez dias no máximo ele estará de volta”, afirmou o treinador.

Desde a sua volta aos gramados, depois de ficar afastado cinco meses por ter rompido os ligamentos do joelho esquerdo, Obina atuou em cinco jogos, sendo titular em quatro. Ele marcou apenas um gol, sobre o América-RN, em Juiz de Fora. O atacante está tranqüilo e espera logo perder a rotunda silhueta para vestir novamente a camisa rubro-negra.

“A diretoria e Joel conversaram comigo para explicar a situação. Quero me recuperar para voltar a jogar no mesmo nível que estava quando me contundi”, disse esperançoso atacante.

Dirigentes rubro-negros apelam para os torcedores

O Flamengo esta vivendo uma grande crise no Campeonato Brasileiro e, para sair dela, a diretoria acredita na força da grande nação rubro-negra, que tem a fama de se transformar no 12º jogador. O clube da Gávea tem 12 pontos em 14 jogos, mas só fez três partidas no Rio de Janeiro nesta competição. Kleber Leite, vice-presidente de futebol, disse contar com o apoio da torcida para tirar a equipe da zona de rebaixamento.

“A situação é difícil e é natural que os rubro-negros estejam revoltado, mas, ao mesmo tempo, gostaria de fazer um lembrete: em 2005 a situação era bem mais complicada e só demos a volta por cima porque tivemos apoio da nossa grande torcida. Estou pedindo aos torcedores do Flamengo apoio total e que eles não nos faltem”, implorou o dirigente, aproveitando para pedir a presença dos rubro-negros na próxima partida, contra o Náutico.

O apoiador Renato Augusto disse ter sido sempre nas horas difíceis que a torcida do Flamengo fez a diferença.

“Nossa vantagem nessa seqüência de jogos em casa é a nossa torcida. Hoje nós dependemos dela mais do que nunca. Acho que o torcedor tem todo o direito de protestar, mas os que forem ao Maracanã têm de nos apoiar. Se quiserem protestar no fim da partida não há problema, é direito deles. O que importa é nos ajudarem durante os 90 minutos”, disse o jogador, lembrando a final do Campeonato Carioca e da partida decisiva contra o Defensor do Uruguai, na Copa Libertadores.

Renato Augusto: ‘Estamos no inferno’

Wallace Teixeira/JS

Renato Augusto (D) corre ao lado de Leonardo Moura na Gávea. Ele diz que o time está no inferno, mas quer voltar logo ao céu

Após as duas derrotas para Santos e Atlético-PR, alguns jogadores do Flamengo vêm sendo muito cobrados pela acentuada queda de rendimento nos últimos meses. Um deles é o apoiador Renato Augusto, que, desde a volta do Mundial sub-20, não conseguiu reeditar as boas atuações de quando subiu para os profissionais, e até mesmo no Campeonato Carioca. O jogador, no entanto, tentou se defender.

“Acho que estou bem, vejo a imprensa me criticando, mas não concordo. Num momento como esse, a responsabilidade pesa sobre alguns jogadores mais do que em outros. Mas o Flamengo é assim mesmo, céu ou inferno. No momento estamos no inferno, mas vamos trabalhar para voltar ao céu”, comparou Renato Augusto.

Outro ponto muito comentado ontem na Gávea era a possível saída do apoiador para o Palermo, da Itália. Renato negou a negociação: “Por enquanto não estou sabendo de nada. Meu empresário (Carlos Leite) e a diretoria não me falaram nada sobre proposta alguma. Gosto muito do Flamengo e não pretendo sair”, reiterou o apoiador.

O empresário Gilmar Rinaldi estaria à frente das negociações. Porém, ele negou que o Palermo estivesse interessado na revelação rubro-negra.

“Renato seria um custo muito elevado para a diretoria do Palermo. Por isso, garanto que para lá ele não vai”, sentenciou o empresário.

Goleiro dispensado- O goleiro Getúlio Vargas, que havia sido emprestado para o Fortaleza para a disputa da Série B, foi dispensado ontem do clube por ter sido diagnosticada uma arritmia cardíaca. O futuro do jogador ainda é incerto.

Paulinho vai para Israel

O cabeça-de-área Paulinho não é mais jogador do Flamengo. Considerado o novo símbolo da raça rubro-negra durante o final do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o clube ficou em 11º lugar e no Campeonato Carioca deste ano, o jogador aceitou a proposta do Maccabi Haifa e vai jogar a próxima temporada do Campeonato Israelense de futebol pelo clube. Pela negociação, o Rubro-Negro recebeu US$ 150 mil (cerca de R$ 290 mil), já que tinha uma pequena porcentagem do passe do jogador.

Paulinho não vivia um bom momento no time rubro-negro e estava afastado da equipe titular desde a época do técnico Ney Franco, responsável pela contratação do jogador e principal admirador do futebol do atleta.

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, confirmou a saída do jogador, que apareceu para o futebol nacional na campanha vitoriosa do Ipatinga na Copa do Brasil e veio para o Flamengo com a promessa de resolver o problema que o clube encontrava no setor. Mas a passagem do atleta pelo clube foi marcada por alguns atos de indisciplina, como chegar atrasado e se ausentar de alguns treinamentos. Sem falar na misteriosa viagem que o jogador fez a Minas Gerais, logo depois que chegou ao clube e ficou sem dar noticias durantes dias.

“Paulinho está liberado e não joga mais pelo Flamengo. Nosso clube tinha direito a uma pequena percentagem sobre o atleta e recebemos um valor para liberá-lo”, disse Kleber Leite.

Ginástica: definida a equipe do Mundial de Sttutgart

Os irmaõs Diego e Daniele Hypólito vão buscar novas medalhas no Mundial de Sttutgart e a classificação para a Olimpíada de Pequim, em 2008

A Seleção de ginástica artística realizou ontem, a última avaliação para definir a equipe que irá participar do Mundial pré-olímpico, em Sttugart, em setembro.

Os ginastas, que embarcam na segunda-feira, terminarão a preparação para o Mundial na Europa, disputando amistosos. Para o ginasta Victor Rosa, a notícia veio na hora certa pois ele completa 21 anos no  sábado.

"Só tenho que comemorar, passara data do meu aniversário sabendo que estou convocado para para o Mundial é bom demais. Agradeço muito a Deus e à equipe médica que está cuidando de mim.", disse o ginasta que não vê a hora de desembarcar no Rio de Janeiro para receber a homenagemdo Flamengo no  sábado  às 15 horas na Tribuna de Honra do Maracanã.

"Estou passando por uma fase linda na minha vida.Estou me recuperando bem, serei homenageado pelo Flamengo e ainda fui convocado para o Mundial.Só tenho que comemorar e treinar para representar bem o Brasile tentar uma medalha de ouro".

No masculino a equipe será Mosiah Rodrigues, Diego Hypólito, Danilo Nogueira, Victor Rosa, Luiz Augusto dos Anjos,  Caio Costa e Artur Zanetti.

Dudu é a raça rubro-negra no futsal

Destaque do Carioca, o talentoso ala comandará o Flamengo no Estadual da modalidade

Bianca Reis

Símbolo da raça rubro-negra, o ala Dudu está pronto para brilhar no Estadual de Futsal

O Flamengo será uma das atrações do Estadual de Futsal, que terá hoje a definição do formato e do número de clubes. O conselho arbitral da Federação se reúne e a expectativa é de que a tabela seja divulgada na próxima semana. Enquanto isso, o Rubro-Negro treina forte.

Um dos destaques do Carioca, o ala Dudu segue no Flamengo e considera que a equipe terá boas chances de lutar pelo título. O primeiro objetivo é chegar às semifinais, como no primeiro semestre, quando eliminou o rival Vasco nas quartas-de-final da competição.

Esperança\ “Com os reforços, o Flamengo se tornou uma equipe mais competitiva. Acho que podemos fazer uma campanha melhor do que no primeiro semestre. O conjunto é forte e bem homogêneo. Se tiver que destacar um jogador, seria o goleiro Breno, que atravessa uma grande fase. Sem dúvida, um dos melhores do Rio na posição”, afirmou o ala Dudu.\

O técnico Cid Escalarte vem priorizando a parte física desde junho. Tudo para manter o mesmo padrão e encarar de frente os favoritos Petrópolis, Vasco/USS, Teresópolis, Cabo Frio e Macaé.

“Esse Estadual será mais forte do que o Carioca. Vão entrar o Petrópolis e o Vasco vem com essa nova parceria com Vassouras. Não conheço a equipe vascaína, mas sempre será um jogo difícil em razão da rivalidade com o Flamengo”, comentou Dudu.

Além da base do Carioca, o Rubro-Negro trouxe jogadores importantes como Gabriel, Sixel, Raphael e Élcio. A torcida espera que essa equipe repita a de 98, que se sagrou campeã metropolitana. Por coincidência, o comandante era Cid Escalarte.\ O grande destaque era o pivô Andrei, atualmente na Ulbra, além do goleiro Mario, o ala Fábio Palmer e o fixo Leco.\

Trabalho\ O técnico Cid Escalarte sabe que a parte física é fundamental. “Vamos enfrentar equipes, como Macaé, Vasco, Teresópolis e Cabo Frio, que treinam em dois períodos. E isso sempre faz uma diferença. Por isso, tenho que ter um grupo de muitas opções, que permita um revezamento dos jogadores.”\

Fred torce para enfrentar adversários poderosos no Estadual de Basquete

Eduardo Vieira

Depois de montar uma equipe forte, o Flamengo aguarda ansioso para saber se terá ou não adversários. O armador Fred, um dos ídolos da torcida, não quer moleza na campanha do tricampeonato Estadual Masculino de Basquete, a partir de setembro.

“Sem dúvida, ter um Campeonato forte nos ajudaria a pegar ritmo de jogo e a divulgar o esporte. Ninguém gosta de jogo fácil. Sei que Vasco e Fluminense podem montar times. Tem muito jogador de qualidade no mercado, como Léo, Gema, Guto, Jorginho, Espiga e Ricardinho. Pode ser formar pelo menos umas duas equipes competitivas.”

O novo Flamengo investiu na juventude e em talentos em ascensão como o armador Hélio e o ala Duda Machado, além do ala/pivô cubano Ariel e o pivô Alírio. Velho conhecido da Nação rubro-negra, Fred sabe que a cobrança será grande. Afinal, compromisso com a vitória faz parte do Flamengo.

“O que torcida pode esperar é um time jovem e com muita vontade de conquistar um espaço no basquete. São jogadores jovens, que buscam um espaço, mas que deixarão a equipe com mais força física e resistência. A idéia é brigar pelos títulos. Apesar da média de idade baixa, todos os jogadores têm experiência no basquete nacional”, disse Fred.

O esquema tático do estrategista técnico Paulo Chupeto dependerá do adversário. Com muitas opções de qualidade, ele terá como trabalhar variações para levar o Flamengo ao sonhado título do Nacional. E quem sabe disputar uma final na Arena Multiuso ou no Maracanãzinho.

“Ainda é cedo para pensar nisso. Mas seria uma coisa bem interessante. Estive na Arena como torcedor durante o Pan-Americano. E, sem dúvida, é uma coisa de primeiro mundo. A vontade de jogar lá é muito grande, ainda mais tendo o apoio da torcida”, comentou Fred.

Um movimento entre jogadores do Rio já começa a surgir, com destaque para o ala Léo, que teve brilhantes passagens por Flamengo e Botafogo.

“Em 2005, o Rio de Janeiro tinha jogadores famosos e de fora do Rio. Mas o Flamengo montou uma equipe bem carioca e obteve o título. Acho que a história pode se repetir. Tenho propostas de vários clubes, mas seria ótimo permanecer no Rio de Janeiro”, afirmou Léo, que vem mantendo a forma com peladas nas quadras da Lagoa Rodrigo de Freitas e na da Associação de Veteranos, na Praça da Bandeira.

O Dia

Joel afirma: "Algo precisa ser feito logo"

Técnico do Flamengo diz que torcida precisa apoiar sempre

Rio - É tempo de mudanças. Foi este o tom do discurso do técnico Joel Santana logo depois do desembarque do Flamengo, nesta quinta-feira, no Aeroporto do Galeão após a derrota por 2 a 0 para o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada. Somente o técnico conversou com os jornalistas, enquanto os jogadores deixaram o local em silêncio e cabisbaixos.

"Vamos à Gávea para resolver algumas situações que ainda estão pendentes, e alguma coisa vai ter que ser feita. Primeiro, eu tenho que passar tudo para os jogadores. Já tivemos uma reunião de manhã cedo, agora à tarde teremos outra com o grupo na Gávea, e vamos ver o que vai acontecer daqui para frente", observou Joel.

De agora em diante, o comandante passa a apelar para que a torcida rubro-negra passe a ser o 12º jogador da equipe neste Campeonato Brasileiro.

"A minha preocupação, hoje, é o apoio do torcedor. Precisamos que o torcedor esteja do nosso lado. O flamenguista é inteligente e vai nos apoiar com certeza nos jogos no Maracanã", encerrou.

Paulinho deixa o Flamengo e vai para o futebol israelense

Rio - Nesta quinta-feira, o Flamengo anunciou a saída do cabeça-de-área Paulinho para o futebol israelense. Pela negociação o clube da Gávea recebeu US$ 150 mil (cerca de R$ 290 mil) e Paulinho será jogador do Maccabi Haifa.

Em 52 partidas com a camisa do Flamengo, Paulinho não fez gol. Sem muito espaço nos últimos tempos, o jogador deixou de ser um dos preferidos da torcida.

Gazeta Esportiva

Flamengo quer time concentrado na recuperação. Obina fora.\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A péssima campanha no Campeonato Brasileiro e a incômoda vice-lanterna na tabela de classificação definitivamente acenderam o sinal de alerta no Flamengo. Com apenas duas vitórias em 14 partidas disputadas, o Rubro-negro da Gávea soma somente doze pontos com cinco partidas para completar o primeiro turno.\ Nesta quinta-feira, após mais uma derrota na competição, diante do Atlético-PR, na quarta-feira, a diretoria do clube resolveu endurecer e estabeleceu um regime de concentração permanente enquanto a equipe estiver na zona de rebaixamento. A única exceção será no próximo domingo, dia dos pais, já que o time atua no sábado diante do Náutico, no Maracanã.\

Além disso, a diretoria do Flamengo decidiu preservar o atacante Obina dos próximos compromissos do time. O jogador, que retornou recentemente de lesão, está acima do peso e deverá ficar aprimorando a parte física, já que está seis quilos acima de seu peso ideal.

Para a partida contra o Náutico, que é um confronto de seis pontos já que o adversário também luta para escapar da degola, a concentração dos jogadores foi antecipada de sexta-feira para a noite desta quinta-feira. Um dos motivos que circulam pelos bastidores da Gávea é a insatisfação da diretoria com alguns atletas que estaríam se excedendo na noite carioca.

A grande novidade para a partida deste sábado pode ser a estréia do zagueiro Fábio Luciano, que participou na tarde desta quinta de um coletivo realizado pelos jogadores que não atuaram no Paraná e alguns juniores. Além do ex-zagueiro do Corinthians, Joel Santana elogiou a movimentação de duas jovens promessas do Flamengo, o zagueiro Thiago Salles e o volante Rômulo, e relacionou os dois para a partida.

Paulinho de saída - O volante Paulinho acertou a sua trasferência para o Maccabi Haifa, de Israel. O vice-presidente de futebol, Kléber Leite, confirmou a negociação, na qual o Flamengo embolsará US$ 150 mil (cerca de R$ 290 mil).

Renato Augusto interessa ao Palermo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O ex-goleiro e agora empresário Gilmar Rinaldi foi enviado pelo Palermo, clube da primeira divisão italiana, para tratar da contratação do atacante Renato Augusto. O Palermo poderia oferecer cerca de 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 39 milhões), mas o Flamengo gostaria de receber o dobro para liberar o atleta.\ Rinaldi já conversou com Carlos Leite, procurador do atacante, e ficou sabendo que uma transferência imediata é complicada porque o jogador não tem passaporte europeu e o valor de mercado está muito elevado para a pouca experiência do jogador, mas Gilmar continua otimista em fechar o negócio.\

Souza será julgado outra vez - O atacante Souza deve ser julgado novamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão no jogo contra o Grêmio. Na última segunda-feira, Souza foi suspenso por cinco partidas, mas o promotor Luis Felipe Carrapatoso entrou com um recurso contra a punição dada ao atleta pela Primeira Comissão Disciplinar, querendo um aumento da pena. Carrapatoso lembrou que Souza é reincidente, pois já havia sido expulso no jogo contra o Figueirense, pelo Brasileiro deste ano

Joel Santana já dá sinais de desgaste no Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A chegada da delegação do Flamengo no Rio de Janeiro, após a derrota de 2 a 0 para o Atlético-PR em Curitiba, deixou visível o desgaste do técnico Joel Santana com a situação do time, que está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com apenas 12 pontos conquistados. Apesar de a torcida dessa vez não ter aparecido no aeroporto para hostilizar o plantel, o comandante rubro-negro se mostrou muito preocupado por ainda não ter conseguido diagnosticar as causas do fracasso.\ “Tem que ter mais tudo. Mais trabalho, mais empenho, mais conversa. Temos que tomar alguma decisão, pois não andamos nada desde que eu cheguei. Não conseguimos evoluir. Por isso que vou conversar muito com esse grupo, pois a minha preocupação neste momento é contar com o apoio do torcedor, já que teremos jogos no Rio de Janeiro. Tudo o que for preciso será feito”, promete Joel.\

Fazendo uma comparação com o seu trabalho em 2005, quando assumiu o Flamengo faltando nove rodadas para o fim do Brasileirão e livrou a equipe do rebaixamento, o treinador revelou considerar a tarefa agora mais complicada, pois o começo não está sendo vitorioso.

“Que desespero? Faltando 20 e poucos jogos, vamos desesperar agora? Claro que não. Vamos é encarar a situação de frente e tentar solucionar. Em 2005, faltavam nove jogos e agora faltam mais de 20. Mas estou mais preocupado agora, pois estou estreando com duas derrotas. Antes, a minha estréia teve um empate e uma vitória”, lembrou Joel Santana.

O treinador pediu o apoio dos torcedores do Flamengo. Para ele, a seqüência de partidas em casa no Campeonato Brasileiro será determinante para livrar o Rubro-Negro das últimas colocações. Dos próximos sete jogos da equipe no Brasileirão, seis serão no Maracanã, diante de Náutico, Fluminense, Juventude, Goiás, Botafogo e Sport, nesta ordem, além de um a partida contra o Palmeiras, em São Paulo.

“Esses jogos serão fundamentais para o Flamengo, pois teremos pela frente adversários fortes. Mas a maioria é na nossa casa e temos que fazer prevalecer o mando de campo. Só vamos conseguir deixar a parte de baixo da tabela com uma seqüência positiva de resultados”, finalizou o comandante.

Para o próximo desafio, contra o Náutico, no sábado, Joel deverá fazer modificações na equipe. Existe a possibilidade de o zagueiro Fábio Luciano fazer a sua estréia e Cristian deverá reaparecer. O meia não enfrentou o Atlético-PR por causa de um acordo entre as duas diretorias, pois foi cedido por empréstimo ao clube carioca pelo Furacão.

Quem ficará de fora é o atacante Paulo Sérgio, que recebeu o terceiro cartão amarelo e terá que cumprir suspensão. Souza, suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), também não será opção. O time deverá ser definido no trabalho tático desta sexta-feira, que vai anteceder ao período de concentração.

PeléNet

Flamengo se concentra até sair da 'degola' e afasta Obina

Guilherme Toscano\ No Rio de Janeiro\

Em uma reunião que durou cerca de 45 minutos na tarde desta quinta-feira, na Gávea, o técnico Joel Santana e o vice de futebol do clube, Kleber Leite, definiram as providências drásticas a serem tomadas para tirar o time da penúltima posição do Campeonato Brasileiro e da zona do rebaixamento.

De acordo com o dirigente, a partir desta noite, o grupo entra em regime de concentração até sair do grupo de risco - só terá folga neste domingo. Além disso, o atacante Obina, que está cerca de seis quilos acima do peso, foi afastado do time titular até recuperar sua melhor forma física - jogador engordou durante os mais de quatro meses parado para reabilitar-se da cirurgia no joelho esquerdo.

"Entramos em processo de concentração permanente até sairmos desse sufoco. Até porque, o time vai entrar em uma maratona, mesmo em casa. Então, a parte física tem que ser atentada. A concentração começa hoje [quinta-feira] e vai parar no exato momento em que o Flamengo sair do sufoco", anunciou Kleber Leite.

Até o jogo do próximo sábado, contra o Náutico, no Maracanã, o elenco rubro-negro ficará concentrado em um hotel no Rio de Janeiro. No entanto, a partir da semana que vem, o grupo deverá se concentrar em Teresópolis para treinar na Granja Comary, Centro de Treinamento da seleção brasileira.

"Podemos ir para Teresópolis usar os campos da CBF e ficar em um hotel, porque a concentração está ocupada por uma equipe sub-17 e depois pela seleção feminina. Mas vamos usar o campo. Vou ter a confirmação disso amanhã [sexta-feira]. Isso vai nos dar o descanso suficiente", disse Kleber.

Por fim, o dirigente engrossou o coro puxado pelo técnico Joel Santana e pediu o apoio em massa da torcida rubro-negra, já que sete dos próximos oito jogos do Flamengo serão no Maracanã.

"Queria fazer um apelo à torcida. É natural que quem é rubro negro esteja revoltado. Mas em 2005, só foi possível a volta por cima porque houve o apoio irrestrito da grande massa. E nesse Brasileiro, dos 14 jogos que fizemos, só disputamos três em casa. Isso foi prejudicial ao Flamengo. Mas agora é passar uma borracha e tomar providências para sairmos dessa situação", encerrou o dirigente.

Fla tenta retomar bom retrospecto no Maracanã para respirar

Vinicius Souto e Guilherme Toscano\ No Rio de Janeiro\

Diferentemente do que aconteceu em 2006, no Campeonato Brasileiro deste ano, o Flamengo tem um desempenho ruim atuando no Maracanã. Por isso, os rubro-negros tentam retomar o bom retrospecto no estádio, onde voltam a jogar no próximo sábado, contra o Náutico - adversário direto na luta contra o rebaixamento -, para respirar na competição

Aliás, um resultado positivo na "reestréia" do Flamengo no Maracanã - que ficou fechado durante quase dois meses por causa dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro - também é importante para o time começar bem uma série partidas que vai disputar no estádio.

Dos próximos 23 jogos da equipe, 17 serão no Maracanã, sendo sete nas próximas oito rodadas. Se o Flamengo fizer o seu dever de casa, deverá conseguir a seqüência de resultados positivos necessária para sair da penúltima posição e da zona do rebaixamento.

"A gente quase não jogou em casa neste ano. E no ano passado, era uma característica nossa de vencer aqui. Temos de começar a fazer isso novamente. Vamos ter vários jogos em casa agora e precisamos vencer todos", comentou o meia Renato Augusto.

Mas, para fazer o seu dever de casa, o Flamengo terá de melhorar muito o seu desempenho no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. Neste ano, o time não venceu nenhum jogo válido pela competição no estádio - perdeu um, para o Palmeiras, e empatou dois, contra Botafogo e Inter, o que indica um aproveitamento de 22%.

Já em 2006, a equipe conquistou 57% dos pontos disputados no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro. Em 22 jogos, foram 11 vitórias, cinco empates e seis derrotas.

Um dos trunfos do Flamengo no Maracanã era a boa presença da torcida, que passou a comparecer em massa principalmente após a conquista da Copa do Brasil. Por isso, Renato Augusto engrossou o coro puxado pelo técnico Joel Santana e também pediu o apoio dos rubro-negros no estádio.

"O segredo para sair desta situação é a torcida. Todos os momentos bons foram com ela. É o momento de ela nos apoiar. Se for para xingar, só depois do jogo, se o resultado não for bom", afirmou o jogador.

Para Joel, drama atual do Fla preocupa mais do que o de 2005

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Em 14 partidas disputadas neste Campeonato Brasileiro, o Flamengo só conquistou 12 pontos e apenas duas vitórias. Assim, o time que menos ganhou nesta Série A ocupa a penúltima posição. Por isso, para o técnico Joel Santana, a situação atual dos rubro-negros é mais preocupante do que a de 2005, quando a equipe salvou-se do rebaixamento de forma dramática.

Joel Santana tem mais jogos para disputar em 2007, mas já perdeu os dois primeiros

"A situação é a mesma de dois anos atrás. Mas agora me deixa mais preocupado, porque em 2005 comecei com um empate e uma vitória nos dois primeiros jogos, e agora iniciei com duas derrotas", avaliou Joel Santana no desembarque da delegação rubro-negra, no início da tarde desta quinta-feira, após a derrota para o Atlético-PR, em Curitiba, na última quarta.

A declaração do técnico chama a atenção porque, em 2005, ele assumiu o time na antepenúltima posição, a apenas nove rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. Mas, com uma improvável arrancada, a equipe venceu seis jogos, empatou três e salvou-se do rebaixamento na penúltima rodada.

Agora, Joel assumiu o Flamengo na penúltima posição, mas a 26 rodadas do fim. Entretanto, nos dois primeiros jogos do time sob o comando do técnico, a equipe sofreu duas derrotas, levou cinco gols e não marcou nenhum - perdeu por 3 a 0 para o Santos e por 2 a 0 para o Atlético-PR.

"Até agora não aconteceu nada. Não demos um passo à frente desde que chegamos", lamentou Joel, que voltou a prometer uma atitude drástica para tirar o Flamengo desta situação - tal providência pode ser anunciada após o treino da tarde desta quinta-feira, na Gávea.

"Com isso, temos de tomar algumas decisões fortes. Alguma coisa vai ter de ser feita. Tudo é possível para tirar o Flamengo dessa situação. Mas não vamos entrar em detalhes. Não estamos aqui pra apontar culpados. Primeiro temos de conversar com o grupo", afirmou o treinador.

Apesar de achar a situação atual do Flamengo mais preocupante do que a de 2005, Joel Santana prega tranqüilidade e otimismo. O treinador também voltou a pedir o apoio da torcida neste momento, lembrando que isso foi importante para salvar o time do rebaixamento há dois anos.

"Não tem motivo para entrar em desespero. Faltam 24 jogos. É preciso manter a cabeça no lugar. Temos de resolver nossos problemas internos, contar com o apoio do torcedor e encarar a situação. Há dois anos, o torcedor apoiou, confiou e nós saímos. Agora, também vamos sair, não tenho dúvida. É só questão de tempo", encerrou Joel Santana.

GloboEsporte

Juniores do Fla voltam a atuar na Malásia

Equipe de Adílio enfrenta o Arsenal pela segunda rodada do torneio internacional

Depois de empaterem com o Milan, garotos do Fla pegam o Arsenal

O Flamengo entra em campo nesta sexta-feira, às 9h40m (horário de Brasília), para enfrentar o Arsenal, da Inglaterra, pela segunda rodada do Grupo A do Torneio Internacional da Malásia. Na primeira partida, contra o Milan, o Rubro-negro carioca ficou no empate em 1 a 1.

O time precisa de uma vitória para seguir sonhando com o título da competição. A tendência é que o técnico Adílio escale a equipe com a seguinte formação: Marcelo Valverde, Davidson, Anderson, Wellinton e Leonardo; Diego Moura, Vinícius Colombiano, Erick Flores e Wander; Kayke e Carlinhos.

Além de Milan e Arsenal, o Flamengo ainda enfrentará o Ajax. O Rubro-negro é o único clube brasileiro que participa da competição. Os ingleses vão ter o desfalque de Abu Ogogo, expulso na estréia da equipe no torneio. Os Gunners, do técnico Steve Bould, devem atuar com a seguinte formação: Szczesny, Cruise, Rodgers, Nordtveit e Steer; Randall, Dunne, Gibbs e Barazite; Simpson e Fonte.

Juniores vão ser aproveitados por Joel

Thiago Salles e Rômulo são relacionados pelo treinador para o jogo contra o Náutico

Márcio Iannacca

O técnico Joel Santana decidiu relacionar o zagueiro Thiago Salles e o volante Rômulo para o jogo deste sábado, contra o Náutico, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Os dois jogadores foram revelados no clube, e o treinador conversou cerca de dez minutos com os atletas após o treinamento desta quinta-feira, na Gávea.

Thiago Salles atuou ao lado de Fábio Luciano na atividade realizada na sede do clube. A tendência é que o comandante escale os dois atletas no jogo contra o Timbu. O zagueiro foi um dos destaques do Flamengo na conquista do Campeonato Carioca de Juniores deste ano. Rômulo, por sua vez, já teve chances no time profissional.\ - Conversei com os dois para saber como eles iriam lidar com toda essa situação. Queria saber o tempo que eles tinham de Flamengo. Um está aqui há cinco anos, e o outro, há sete. Eles sabem muito bem o que é o Flamengo - diz o treinador, que elogiou Thiago Salles.\

- É um jogador das categorias de base e campeão. Tem uns 140 jogos na base do Flamengo. O clube possui tradição em revelar bons jogadores, e não sou eu que não vou acreditar nisso. Quero ir aproveitando os atletas aos poucos - afirma.

Diretoria anuncia concentração permanente

Kléber Leite diz que grupo só deixará de ir para o hotel quando o Fla sair da zona de risco

Márcio Iannacca

Kléber Leite quer ver o time rubro-negro totalmente concentrado

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, revelou nesta quinta-feira que os jogadores rubro-negros passarão por um regime de concentração permanente. De acordo com o dirigente rubro-negro, a medida será utilizada enquanto a equipe permanecer na zona de rebaixamento.

- Teremos um processo de concentração permanente. Em um momento como esse é preciso sacrifício. Temos uma quantidade significativa de jogos e precisamos cuidar da parte física - afirma o dirigente rubro-negro.

A medida foi tomada pela diretoria porque alguns jogadores estavam cometendo excessos na noite carioca. Para evitar maiores problemas, o clube decidiu concentrar o grupo nas próximas semanas. A única folga do elenco será no domingo, no Dia dos Pais. Os atletas só serão liberados porque o time atuará no sábado.

Fla pode treinar na Granja Comary

Diretoria rubro-negra espera fechar na sexta-feira treinos no CT da seleção brasileira

Márcio Iannacca

Em 2005, Joel Santana trabalhou com a equipe do Flamengo na Granja Comary e se deu muito bem

A diretoria do Flamengo está negociando com a CBF para ficar treinando na Granja Comary nos próximos dias. A idéia do clube é viajar a Teresópolis para realizar a preparação para os jogos contra Fluminense, no Maracanã, e Palmeiras, no Palestra Itália. O técnico Joel Santana aprovou a medida tomada pelo departamento de futebol.

- Os jogadores serão liberados no domingo para o Dia dos Pais e, na segunda-feira, o grupo se reapresenta para um período de trabalho fora do Rio. Estamos aguardando a confirmação da possibilidade de utilizar a Granja Comary - diz o treinador.

Em 2005, Joel Santana trabalhou com o elenco rubro-negro no CT da CBF. A medida surtiu efeito e o Flamengo iniciou a sua arrancada para sair da zona de rebaixamento. Naquela ocasião, o time venceu seis jogos e empatou três.

Paulinho é negociado com o Maccabi Haifa

Volante é liberado pela diretoria e não faz mais parte dos planos do técnico Joel Santana

Márcio Iannacca

Paulinho deixa o Flamengo depois de disputar mais de 50 jogos

O volante Paulinho foi liberado pelo Flamengo e acertou a sua transferência para o Maccabi Haifa, de Israel. Pela negociação, o Rubro-Negro recebeu US$ 150 mil (cerca de R$ 290 mil). A proposta oficial do clube chegou nesta quinta-feira à Gávea.

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, confirmou a negociação e a saída do volante, que chegou a ser um dos xodós do torcedor rubro-negro. O atleta fez 52 jogos e nenhum gol.

- O Paulinho está liberado e não joga mais pelo Flamengo. O clube tinha uma porcentagem e recebeu um valor para liberá-lo - afirma o dirigente.

Obina é preservado por Joel Santana

Atacante é afastado da equipe rubro-negra para melhorar o condicionamento físico

Márcio Iannacca

Para recuperar a boa forma, Obina está afastado da equipe do Mengão

O atacante Obina foi preservado pela diretoria e pela comissão técnica do Flamengo. O Anjo Negro foi afastado da equipe por dez dias para aprimorar a parte física, o poder de arrancada e a finalização. O jogador vai ficar fora dos próximos jogos da equipe no Campeonato Brasileiro.

Obina retornou aos campos no mês passado após se recuperar de uma cirgurgia no joelho esquerdo. De acordo com o técnico Joel Santana, a medida foi tomada para preservar o atacante rubro-negro.

- Conheço o Obina desde os tempos de Vitória e foi a melhor medida a ser tomada. Ele vai ficar treinando com o grupo para melhorar o seu condicionamento físico - afirma o treinador rubro-negro, que concedeu a entrevista coletiva ao lado do vice de futebol Kléber Leite.

Obina se mostra tranqüilo com a decisão e aprova a medida.

- A diretoria conversou comigo e explicou a situação. Quero voltar a jogar no nível em que estava antes da lesão. Espero retornar em breve e voltar a marcar os gols - diz.

Diretoria bate papo de 45 minutos com Joel

Treinador relata todos os problemas detectados nos primeiros jogos sob o seu comando

Márcio Iannacca

Joel Santana tenta melhorar o desempenho do Fla no Brasileirão

O técnico Joel Santana teve uma conversa de 45 minutos com o vice-presidente de futebol Kléber Leite. O treinador revelou para o dirigente os problemas detectados nas duas partidas em que o Flamengo esteve sob o seu comando.

Após o papo com o dirigente, Joel foi para o campo, sem colocar o uniforme de treino que costuma usar. Ele ficou pouco mais de cinco minutos no gramado da Gávea e voltou para o departamento médico para conversar com o supervisor Isaías Tinoco. Dez minutos depois, o teinador estava de volta à beira do campo.

Joel se colocou ao lado de Kléber Leite para acompanhar o coletivo dos reservas. As atenções estavam voltadas para a participação do zagueiro Fábio Luciano, que deve fazer a sua estréia no jogo de sábado, contra o Náutico, no Maracanã.

Getúlio: 'Saio de cabeça erguida'

Goleiro sai do Fortaleza devido a problemas de relacionamento com o presidente do clube

Luana Trindade

Getúlio (à esq.), reserva de Diego, foi emprestado ao Fortaleza, mas retorna ao time Rubro-Negro\ Mesmo depois de ter sido dispensado do Fortaleza na véspera da partida contra o Remo, o goleiro Getúlio Vargas está tranqüilo.\

- Eu estava concentrado e, de repente, entrou o Fernando (diretor de futebol do Tricolor) dizendo que o presidente não me queria mais na equipe. Mas tudo bem. Realmente eu estava muito desgastado. Por isso, saio de cabeça erguida, pois não fui dispensado por deficiência técnica, mas sim por problemas de relacionamento.

Considerado o novo xodó e ídolo da equipe cearense, Getúlio recebeu dois apelidos da torcida: mãos mágicas e paredão. O goleiro salvou o time em muitos jogos, mesmo diante das derrotas e da décima colocação na tabela da Série B.

Problemas entre o goleiro e o presidente

Mas nem tudo era alegria para o goleiro de 24 anos. Após a dispensa de seu amigo Thiago, zagueiro do Flamengo, também emprestado ao Fortaleza, começaram as desavenças entre o goleiro e o presidente Marcello Desidério.

- Desde quando tomei as dores do Thiago, já que não teve motivo aparente para a sua dispensa, o presidente começou a implicar comigo. Ele disse que eu estava me preocupando com um monte de coisas e que andava muito estressado, já que tive uma pequena taquicardia após um treino. A relação acabou ficando insustentável.

A volta para casa

Getúlio está feliz com a volta para o Rio de Janeiro, que acontece no decorrer desta semana, assim que rescindir o contrato com o Fortaleza. Ele já tem algumas propostas de dois times da Série A do Brasileirão e do próprio Flamengo.

Lance

Diretoria põe Fla em regime de concentração

Grupo rubro-negro vai viajar para Teresópolis já na próxima semana. Intenção é entrosar o time

Rafael Ximenes

A má fase do Flamengo resultou em uma tarde movimentada na Gávea. Após mais uma derrota, a diretoria rubro-negra resolveu implantar regime de concentração a partir desta quinta-feira, sem data para terminar.

- Vamos acelerar o processo de concentração para melhorar a parte tática do time. Além disso, será bom para o grupo ficar mais unido. Não podemos esperar até setembro, outubro, para tomar uma atitude - disse o técnico Joel Santana.

O elenco rubro-negro deverá ir para Teresópolis na próxima segunda-feira. O time treinará na Granja Comary, mas ficará hospedado em um hotel da cidade, já que a Seleção sub-17 está no centro de treinamento da CBF.

Obina vai ficar fora para voltar à forma física

Atacante deve retornar somente na partida contra o Palmeiras

Rafael Ximenes e Rodrigo Mandarini

O atacante do Flamengo Obina está fora da partida deste sábado contra o Náutico. O rubro-negro está fora de forma e vai ficar cerca de dez dias realizando trabalho específico com os preparadores físicos do clube.

A expectativa é que o baiano volte na próxima semana, na partida contra o Palmeiras. Antes, Obina também desfalcará o Flamengo no clássico diante do Fluminense, na próxima quinta-feira.

- Ele não está no peso ideal. Sua condição física ainda não é boa. Obina voltará daqui a uma semana, dez dias - disse o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite.

Obina ficou cerca de cinco meses parado depois de operar o joelho esquerdo, lesionado durante o Campeonato Carioca. O jogador voltou há poucas semanas, mas ainda não apresentou o bom futebol de antes da lesão. O atacante está visivelmente acima do peso.

A ausência de Obina acarretará em uma grande dor de cabeça para o técnico Joel Santana. Ele já não pode contar com Souza, suspenso. Com a perda de seus dois principais atacantes, é possível que o treinador escale o jovem Paulo Sérgio ao lado de Leonardo ou do argentino Maxi.

O técnico Joel Santana achou que o afastamento de Obina foi melhor para o próprio jogador.

- Conheço muito bem o Obina e fui técnico dele no Vitória. ele é um ídoloe não podemos jogar tudo que ele fez por água abaixo. Não podemos querer que ele resolva nosso problema. Já conversei com ele - disse o treinador, que tomou a decisão em conjunto com fisiologistas e preparadores físicos.

Rinaldi nega venda de Renato Augusto para o Palermo

Empresário sondou o empresário do jogador de 19 anos do Flamengo

Renato Augusto não trocará o Fla pelo Palermo (Crédito: Gilvan de Souza)

Fred Gomes

Considerado como o que seria o novo Kaká do Palermo, o rubro-negro Renato Augusto teve seu nome ligado a um possível interesse do clube siciliano, de acordo com o site italiano "Tgcom.it". Gilmar Rinaldi, empresário e que tem um prestígio junto ao Palermo para indicar a contratação de jogadores aos italianos, confirmou a sondagem, mas adiantou que o negócio é inviável.

- Fiz uma pesquisa, consultando nesta semana o Carlos Leite, procurador do Renato Augusto. O custo dele é alto para o Palermo e posso garantir que o negócio não vai evoluir e a transferência não vai acontecer - garantiu ao LANCENET!.

Questionado se caso conseguisse transferir o jogador de 19 anos para a Itália não lhe transforaria em um vilão, Rinaldi fez questão de esclarecer que não foi responsável pelas vendas de Reinaldo e Adriano, realizadas em 2001, quando, na época, os jovens eram considerados grandes promessas rubro-negras.

- Eu não vendi o Adriano e o Reinaldo. Sempre que quiserem entender essa história falem comigo, pois não quero virar um vilão. Sempre quis ajudar o Flamengo, fazendo-o ganhar dinheiro. O único jogador que vendi foi o Mozart, negociado em 4,5 milhões de dólares (cerca de R$ 8,6 milhões) - explicou.

Gilmar Rinaldi explicou que o responsável pela venda de Reinaldo e Adriano foi Luiz Vianna, empresário de Edmundo Santos Silva - presidente do Flamengo na época.

Vale destacar que Gilmar Rinaldi foi ídolo jogando pelo Rubro-Negro, onde atuou entre 1991 e 1994, conquistando o pentacampeonato brasileiro, além do Campeonato Carioca de 1991.

Joel e Kléber convocam torcida para lotar o Maraca

Técnico e dirigente esperam reação do time atuando no Rio de Janeiro

Rafael Ximenes

O técnico Joel Santana e o vice de futebol, Kléber Leite, tem a receita para tirar o Flamengo da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, no qual o time está desde junho: apoio da torcida nas partidas no Maracanã. Nos próximos oito jogos, sete serão no Maior do Mundo.

- A situação é difícil, mas temos uma boa equipe e com o apoio da torcida vamos sair dessa situação. Em 2005, houve o apoio da massa e conseguimos. Só jogamos três vezes em casa e a revolta da torcida é normal, mas reitero que são fundamentais apoio e paciência- afirmou Kléber Leite.

- O apoio da torcida é fundamental e tenho certeza de que vamos sair dessa o mais rapidamente possível. Temos que mudar tudo para quando chegar lá em outubro estarmos tranqüilos - disse Joel Santana.

Confira a seqüência rubro-negra no Brasileirão:

11/08 Flamengo x Náutico - Maracanã\ 16/08 Fluminense x Flamengo - Maracanã\ 19/08 Palmeiras x Flamengo - Parque Antarctica\ 23/08 Flamengo x Juventude - Maracanã\ 26/08 Flamengo x Goiás - Maracanã\ 29/08 Botafogo x Flamengo - Maracanã\ 01/09 Flamengo x Sport - Maracanã\ 05/09 Flamengo x Figueirense - Maracanã\