Notícias

Carta aberta ao Presidente Lula

Gostaria que Vossa Excelência avaliasse a questão e nos ajudasse a proteger a vida dos atletas brasileiros.

Por - em

Caríssimo Presidente Lula,

Tomei conhecimento hoje, através de nota publicada pelo jornal O Globo, que o Presidente da Bolívia lhe teria telefonado para pedir o apoio do governo brasileiro contra a decisão da FIFA de proibir jogos em altitudes extremas.

De fato, o Comitê Executivo da FIFA, reunido em Tokio no dia 15 de dezembro de 2007, proibiu a realização de jogos de futebol, em suas competições, acima de 2.750 metros de altitude.

Esta decisão foi motivada pela recomendação dos médicos especialistas nos efeitos da altitude que participaram do seminário realizado em outubro de 2007, na sede da FIFA, em Zurich, e concluíram que: a prática de atividade física a altitude acima de 2.600 metros coloca em risco a saúde e até mesmo a vida dos participantes.

Inclusive, em 2007, encaminhei ao Ministério dos Esportes, aos cuidados do Sr. Alcino Reis Rocha, que recebe cópia deste e-mail, um parecer dos médicos do Flamengo com a mesma conclusão.

Não se pode brincar com a vida das pessoas.

Os efeitos da altitude são perigosíssimos, vide o ocorrido com o Ministro Tarso Genro, cuja assessoria também recebe cópia deste e-mail, que desmaiou no dia 17 de dezembro de 2007 em meio a uma solenidade em La Paz.

O dr. Cléber Araújo, seu médico, confirmou que o desmaio aconteceu devido a uma "queda de pressão", potenciada pela altura de La Paz, que se encontra a mais de 3.600 metros acima do nível do mar.

Ora, imagine os efeitos dessas condições extremas aos atletas em plena atividade física.

Infelizmente, ainda há pessoas dispostas a defender a exposição dos atletas a riscos tão graves. No dia 20 de dezembro de 2007, o secretário-geral da CONMEBOL, Sr. Eduardo Deluca, declarou que não haverá nenhuma restrição para os jogos da Copa Libertadores em 2008.

Isso é um absurdo! Não se pode colocar em risco a vida dos atletas.

Por isso, como o regulamento da Libertadores determina que o clube deve se dirigir à CONMEBOL através da CBF, encaminhei na última quarta feira uma demanda para que a entidade se posicione em defesa da vida dos atletas brasileiros e exija que a determinação da FIFA proibindo jogos acima de 2.750 metros de altitude seja observada nos jogos da competição.

O Comitê Executivo da CONMEBOL se reunirá na próxima semana, dia 22, em Santiago, Chile, para tratar do assunto e o representante do Brasil será o Presidente da Federação Paulista de Futebol, Sr. Marco Polo Del Nero, que já foi procurado pelo Sr. Sérgio Veloso, do Ministério dos Esportes, que também recebe cópia deste e-mail, e se comprometeu em defender a posição da FIFA, que protege da vida dos atletas.

Além disso, determinei aos advogados do Flamengo que adotem medidas juridico-administrativas junto à própria FIFA, o que foi feito na última quinta-feira quando o clube ingressou com uma representação na entidade.

O pedido feito pelo Presidente da Bolívia é irresponsável!

Gostaria que Vossa Excelência avaliasse a questão e nos ajudasse a proteger a vida dos atletas brasileiros.

Atenciosamente,

Marcio Baroukel de Souza Braga

Presidente do Clube de Regatas do Flamengo