Notícias

ALE é a nova patrocinadora do Flamengo

Marca da distribuidora de combustíveis estreia nos uniformes do futebol em outubro.

Por - em

Em entrevista coletiva no final da tarde desta quinta-feira, 27 de agosto, o Clube de Regatas do Flamengo e a ALE assinaram contrato de patrocínio. A companhia é a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil em número de postos e a quinta em faturamento.

Pelo acordo, validado pelo Conselho Deliberativo do Clube no dia 25 de agosto, a marca ALE será impressa na frente e nas costas dos uniformes dos jogadores do time de futebol (profissional e amador) do clube e também em placas de propaganda em estádios e no campo de treinamento do Flamengo na Gávea.

O investimento é de R$ 3,5 milhões e o contrato tem vigência de 1º de outubro a 31 de dezembro de 2009. O primeiro jogo do Flamengo com a marca da nova patrocinadora será um Fla-Flu. O compromisso está programado para o dia 3 de outubro e é válido pela 27ª rodada do campeonato brasileiro.

De acordo com Marcelo Alecrim, presidente da ALE, o objetivo do patrocínio é associar o nome da companhia a uma marca internacional, reconhecida como a da maior torcida brasileira, com cerca de 33 milhões de torcedores, segundo pesquisa do Ibope. “Aumentaremos ainda mais a visibilidade da ALE junto ao grande público em todo o país”, ressalta Alecrim, destacando que o Flamengo tem 80% de sua torcida fora do Estado do Rio de Janeiro. Na coletiva, Alecrim disse que a empresa está estudando com o Flamengo a possibilidade de estabelecer um contrato mais duradouro. "Estamos levando muito a sério para que esse contrato não fique só em três meses. Chegamos para ficar. Nosso objetivo é crescer junto com o Flamengo", anunciou.

Segundo o presidente em exercício do Flamengo, Delair Dumbrosck, a ALE vai ter a oportunidade de comprovar o valor de patrocinar um clube como o Flamengo. “Temos a maior torcida do Brasil sob qualquer critério. A empresa certamente terá resultados expressivos de retorno de mídia e de imagem institucional. Acreditamos que essa visibilidade possa ser um cartão de visita para um investimento em patrocínios de longa duração. Estamos programando uma série de ações que aproximarão a marca ALE de nosso torcedor, indo além da visibilidade de mídia". Delair Dumbrosck confirmou que já está discutindo um novo contrato com a ALE. "Esperamos que o Flamengo entre no ano de 2010 com um belo de um contrato", disse na coletiva.

A camisa com a aplicação da marca da ALE foi exibida pelo zagueiro Álvaro, nova contratação do clube, ao lado do volante Maldonado, que vestiu a camisa atual, com a marca Olympikus Tube. Também estava na mesa o Vice-Presidente de Futebol do Flamengo, Marcos Braz.

A ALE - A ALE conta com uma rede de cerca de 1.700 postos em 22 Estados brasileiros, critério que faz dela a quarta maior distribuidora de combustíveis do Brasil. A companhia fechou 2008 com faturamento da ordem de R$ 6,2 bilhões e deve chegar a R$ 7,7 bilhões neste ano. Por mês, a empresa, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos, comercializa e distribui 300 milhões de litros de combustíveis a 5 mil clientes.

Em 2008, a ALE adquiriu os 327 postos da multinacional Repsol no Brasil e concluiu a aquisição da distribuidora catarinense Polipetro, com 130 postos nos Estados de Santa Catarina e Paraná. Esses negócios aceleram os planos da companhia de atingir, em 2012, faturamento de R$ 8,1 bilhões e uma rede com 2.500 postos.

A empresa investe no clube que, segundo os principais institutos de pesquisa, conta com pelo menos 33 milhões de torcedores. O Flamengo é líder na venda de pacotes pay per view, com 13,84% das vendas do canal PFC, e no número de apostas da Timemania, com 19%. De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope em 2004, 16% das pessoas da classe AB torcem pelo Flamengo.