Campeão do CBLOL, Flamengo fecha acordo de licenciamento com Simplicity One para projeto de e-sports
Joint venture entre organização campeã do CBLOL e empresa irmã de time da NBA irão tocar o projeto lado a lado com o clube
Por Clube de Regatas do Flamengo e Simplicity One - emO Clube de Regatas do Flamengo apostou nos esportes eletrônicos e, em apenas dois anos de existência da modalidade no Rubro-Negro, foi campeão do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLOL, em 2019, se credenciando para representar o Brasil no mundial da categoria. Para as próximas temporadas, o Mengão tem novos planos para voos ainda mais altos.
O clube celebrou um Contrato de Licenciamento de três anos com a Simplicity One, uma joint venture entre a organização brasileira Team One eSports - atuante em modalidades como League of Legends, CSGO e Rainbow Six - e a Simplicity eSports - companhia de capital aberto (WINR) atuante na indústria de gaming e eSports nos EUA, que tem entre seus sócios executivos com vasta experiência nas principais ligas americanas.
“Estamos firmando essa parceria com uma organização que conhece bem o mercado e será a responsável pelo dia a dia da gestão do projeto de eSports rubro-negro. Além do aspecto financeiro positivo para o Flamengo, o contrato ainda prevê um desempenho esportivo importante. A ideia é reforçar ainda mais o nome Flamengo numa modalidade que cresce a cada ano e que pode ajudar a incrementar ainda mais o engajamento de nossa marca junto a um público muito jovem, tanto no Brasil quanto no exterior”, declarou o vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo, Gustavo Oliveira.
Expectativas e novidades
Jed Kaplan, CEO da Simplicity eSports e um dos donos de times como Memphis Grizzlies da NBA e o Swansea City da Inglaterra, garante que a empresa está ansiosa pelo início das ações e falou sobre as razões que levaram a Simplicity a investir no projeto e a buscar a Team oNe como parceira estratégica.
“Nós estamos muito empolgados em iniciar essa nova fase do Flamengo eSports, trazendo nosso conhecimento do maior mercado esportivo do mundo para melhorar o ótimo trabalho já realizado e levar a marca Flamengo para mais modalidades e mais mercados. Nossa rede de gaming centers ao redor dos EUA nos dá a possibilidade de levar a marca Flamengo a muito lugares. Nesse processo, precisávamos de um parceiro que entendesse bem o mercado brasileiro e que compartilhasse dessa visão – aí que encontramos a Team oNe, com infra-estrutura de primeiro nível e com histórico vitorioso em mais de uma modalidade”, disse Kaplan.
A nova gestão assume o projeto após excelentes resultados do Flamengo no ano de 2019, incluindo o título no 2º split do Campeonato Brasileiro de League of Legends e a participação no Campeonato Mundial de League of Legends em outubro do ano passado. Por isso o objetivo do clube junto ao grupo que está agora à frente do projeto é dar continuidade ao sucesso esportivo alcançado nos últimos anos, garantindo a consolidação do sucesso da equipe de League of Legends e também a extensão do projeto para outras modalidades, incluindo projetos de formação de novos talentos, ao mesmo tempo em que será dado foco em uma maior aproximação com o público. Além disso, pelo fato da Simplicity contar com ampla estrutura de gaming centers nos EUA e estar em momento de ampliação de suas atividades de eSports, o planejamento ainda prevê expansão internacional da marca Flamengo eSports no futuro.
Além disso, Flamengo, Simplicity e Team oNe enxergam a parceria como estratégica. A organização brasileira, que também já foi campeã do CBLOL, recentemente realizou grandes investimentos em infraestrutura e, por ter um modelo de negócios inovador, traz a One Academy para o projeto do Flamengo eSports – um espaço de 500m² dentro do Shopping D, em São Paulo, que irá aproximar os times da torcida e entregará novas oportunidades para os parceiros comerciais.
“Quando fomos procurados pela Simplicity, enxergamos uma conjunção de fatores que nos fez abraçar o projeto, entendendo o potencial de elevar globalmente a marca Flamengo eSports, trabalhando diferentes conteúdos, focando na formação de talentos e aproximando as equipes de eSports do público, da mesma maneira que buscamos com a Team oNe”, afirma Pedro Oliveira, da OutField Consulting, sócia-investidora da Team oNe, que liderou a negociação com o Flamengo e apoiará iniciativas comerciais e de novos negócios dentro do projeto.
Sobre a Simplicity eSports
A Simplicity Esports and Gaming Company (WINR) é uma marca estabelecida na indústria de eSports, competindo e transmitindo jogos populares em diferentes gêneros, incluindo Apex Legends®, PUBG®, Gears of War®, Overwatch®, League of Legends®, Smite® e vários títulos da EA Sports®. Além disso, a Simplicity Esports opera os eSports Gaming Centers, que oferecem ao público a oportunidade de experimentar e desfrutar de jogos e eSports em um ambiente social, independentemente de habilidade ou experiência em diversos estados nos EUA.
Sobre a Team One eSports
A Team oNe eSports é uma empresa de esportes eletrônicos fundada em 2016 por Alexandre “kakavel” Peres, em Goiânia, GO. Em 2017, a equipe de League of Legends se sagrou campeã do CBLoL, logo após vencer o Circuito Desafiante. A equipe de Counter Strike venceu treze torneios em 2017, e em 2018 foi a primeira a se internacionalizar e montar uma estrutura nos EUA. Algumas das conquistas internacionais são o título da ESEA Advanced e do Relegation da MDL, conquistando vaga para o split da MDL, qualificação para o Americas Minor Katowice 2018, o ouro no Qualify WESG SA, 4º lugar na WESG 2018 World Finals e a prata na WCA-2018. A Team oNe eSports tem patrocínio da Lupo, da Cyrela Commercial Properties e do Shopping D, e conta com equipes de League of Legends, CS:GO masculino, CS:GO feminino e Rainbow 6 Siege. Para mais informações, acompanhe as novidades no Twitter, Facebook, Instagram, e pelo Site.
Sobre a OutField Consulting
A OutField é uma consultoria de nicho focada na indústria esportiva , atuando na construção de estratégias inovadoras no esporte. Trabalhando com empresas como Unilever, Wix.com, StubHub e New Balance, a OutField busca traduzir as estratégias e objetivos das marcas à indústria esportiva, ao passo que também apoia organizações esportivas em suas estratégias de gestão, captação de recursos e geração de receitas. Nesta segunda frente, nos últimos 18 meses a consultoria vem se dedicando ao mercado de esportes eletrônicos, tendo atuado em diversos projetos que tangenciam o universo até consolidar seu modelo de parceria e co-gestão com a Team oNe eSports. Mais informações no site.