Notícias

Flamengo assegura mais três ouros no Pan de Canoagem

C2, de Erlon de Souza e Ronilson Matias, comprovou favoritismo e conquistou o segundo ouro na competição

Por - em
Os canoístas do Flamengo fizeram bonito durante a disputa do Pan-Americano de Canoagem Velocidade 2012, realizado entre os dias 20 e 22 de abril, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Com os resultados, o Brasil conquistou o título de campeão pan-americano, com um total de 312 pontos, seguido pela Argentina, com 254 pontos, e o Chile, que totalizou 235 pontos. Cerca de 150 atletas, representando oito países – Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Canadá, Equador, Venezuela e Porto Rico – participaram da competição.

A garra, a técnica e, principalmente, a força de vontade prevaleceram na final do C2 200m, com a vitória da dupla olímpica Ronilson Matias e Erlon de Souza, que fizeram o tempo de 00m40s183. A segunda colocação ficou para o barco do Chile (00m42s626) e, a terceira, para a Venezuela (00m43s661).

O dueto que representará o Brasil nos Jogos de Londres mostrou que está entrosado e pronto para os novos desafios que antecedem às Olimpíadas. No início de maio, eles embarcarão para três etapas da Copa do Mundo da modalidade e esperam continuar colhendo os frutos.

Nivalter Santos, um dos mais experientes e respeitados atletas da canoagem brasileira, também levou o Flamengo ao lugar mais alto do pódio pan-americano, na tarde desse domingo. Nivalter garantiu o título na prova do C1 200m, com o tempo de 00m43s225, seguido pelo Chile (00m44s014) e Equador (00m44s446), respectivamente. 

"Esta vitória serve como incentivo para as etapas da Copa do Mundo. Fico muito feliz porque, apesar de não ter conquistado a classificação para os Jogos Olímpicos, todos estão vendo a minha evolução e o meu amadurecimento", disse o atleta do Flamengo. 

Outro rubro-negro que voltou a subir no lugar mais alto do pódio foi Wladimir Moreno. Com o tempo de 23m27s073, Wladimir fez a mais longa prova e garantiu a medalha de ouro no C1 5000m. Vale lembrar que o atleta foi submetido a uma cirurgia no coração e voltou a treinar a cerca de um mês e meio.