Canoagem encara o último desafio do ano
Equipe formada por cinco atletas e técnico embarca para a disputa do Brasileiro de Canoagem de Velocidade
Por Assessoria de Imprensa - emPela primeira vez em sua história, o Clube de Regatas do Flamengo entra na briga pelo título de campeão brasileiro de canoagem. Na próxima segunda-feira, dia 28, a equipe rubro-negra, que é formada por cinco canoístas e um técnico, embarca para a cidade de Curitiba (PR) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade. A competição será realizada entre os dias 1º e 4 de dezembro, no Parque Náutico do Iguaçu. Na última edição, em novembro de 2010, o Rubro-Negro contou com a garra de seu único representante, Nivalter Santos, que faturou a medalha de ouro no C1 200m.
\Após a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, onde os rubro-negros Erlon de Souza e Ronilson Matias, no C2 1000m, e Nivalter Santos, no C1 200m, conquistaram medalhas de prata, e do merecido descanso, os canoístas voltaram à rotina de treinos na Lagoa Rodrigo de Freitas visando justamente a disputa do Brasileiro e os Jogos Olímpicos de 2012.
\"Dessa vez, a motivação está maior por sermos uma equipe. Antes, quando os meninos eram de diferentes clubes, a minha torcida era para que todos vencessem. O apoio que o Flamengo nos dá, faz com que resultados expressivos aconteçam, e isso é muito revigorante, um incentivo a mais", disse o técnico Pedro Sena.
\Pensando em um futuro próximo, Pedro quer aproveitar o momento para atrair novas promessas para a caçula das modalidades olímpicas do Flamengo. Para isso, o técnico conta com o bom desempenho de sua equipe para que a nova geração tenha a quem se espelhar.
\"O Pan, que foi a nossa última competição de expressão no ano de 2011, mostrou para muita gente que a canoagem está em processo de evolução e queremos motivar e dar chance ao esporte para que não termine com essa geração. Existem muitas crianças que já torcem pelo Flamengo e queremos trazê-las para o esporte. Isso será especial para a gente", completou.
\Enfático, Pedro Sena afirma que o maior desafio serão os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Considerada a melhor equipe brasileira da atualidade no quesito canoagem olímpica, o Flamengo já tem presença confirmada na próxima edição dos Jogos, com Erlon e Ronilson. Nivalter ainda tem chances de representar o Brasil e o Rubro-Negro, mas, para isso, terá que participar de todas as competições do calendário nacional.
\Depois do Brasileiro, a equipe rubro-negra seguirá para Portugal para um estágio de treinamento e teste com embarcações. Uma das maiores revelações da modalidade, Isaquias Queiroz também está confirmado no Brasileiro. Ele será o representante do C1, nos 1000m, 500m e 200m, e ainda pode fazer dupla com Eliac Pinto, do ACI (Associação de Canoagem de Itacaré).
\"Vamos para participar e para ganhar o campeonato, esse é o pensamento de todos na equipe. Todas essas competições que teremos pela frente serão bastante proveitosas para servir como treino e preparação para Londres. Vamos brigar por medalhas em todas as competições que antecederem às Olimpíadas.
\Confira a relação dos canoístas que estarão em ação no Brasileiro:
\C2 1000m / 500m / 200m Sênior: Erlon de Souza e Ronilson Matias
C1 1000m / 500m / 200m Sênior: Nivalter Santos
C1 1000m / 500m / 200m Sênior: Wladimir Moreno
C1 1000m / 500m / 200m Junior: Isaquias Queiroz