Idealizadores das embaixadas rubro-negras se reúnem em debate na Casa França- Brasil
Encontro contou com a participação de sete embaixadores do Flamengo pelo Brasil
Por Nathan Mello - emA Mostra “Flamengo História de Uma Paixão” vem disseminando com maestria a história gloriosa do Clube de Regatas do Flamengo. Em curso desde o último dia 7 de setembro, a exposição já atraiu mais de seis mil pessoas, entre elas cerca de 300 crianças de escolas públicas e particulares. Dando continuidade à programação da mostra, neste sábado (22), foi realizada a 6ª mesa de debate com o tema “Embaixadas da Nação Rubro-Negra”, com o intuito de apresentar ao público o projeto de embaixadas e consulados do Mais Querido.
Contando com a mediação do vice-presidente geral do Flamengo, Mauricio Gomes de Mattos, Walter Oaquim, presidente dos grande beneméritos, e Daniel Orlean, vice-presidente de marketing, embaixadores e cônsules explicaram aos presentes no evento como se deu o processo de criação e expansão das embaixadas e consulados, que visam a confraternização de flamenguista fora do Rio de Janeiro, captar novos talentos, prospectar sócios torcedores, além de trabalharem com muito afinco questões relacionadas à responsabilidade social.
“A razão de a gente estar imbuído no dia a dia do Flamengo vem do campo. Como nenhum de nós temos 1% do talento do Zico ou 1% da raça do Rondineli, nós colocamos à frente de nosso cargos toda essa raça e talento para que possamos retribuir todas as glórias que o Flamengo produziu dentro de campo. Nada do Flamengo tudo pelo Flamengo, cada embaixador e cada cônsul se doa ao clube”, declarou Mauricio Gomes de Mattos - vice-presidente geral do Flamengo.
Estiveram representadas no debate as embaixadas de São Paulo, Paraná, Joinville, Bahia, Brasília, Roraima e Resende. Para Daniel Orlean, a escolha pelo nome embaixadas e consulados rubro-negros se dá pelo fato de o Flamengo ser o único clube capaz de mobilizar uma Nação de torcedores pelo Brasil e pelo mundo.
“Em 2013 eu estava em Belém, e o Flamengo jogava a final da Copa do Brasil contra o Atlético-PR. Naquele momento eu estava chateado, pois iria perder um jogo importante, eu queria estar com meus amigos pra ver esse jogo fosse no Maracanã, em casa, ou em qualquer lugar, mas queria estar com eles. Eu sentei em um bar para assistir o jogo lá mesmo, quando de repente eu ouvi um barulho em um momento de perigo no jogo. Eu fui procurar saber de onde vinha o barulho, e descobri um lugar com mais de 300 pessoas reunidas assistindo o jogo, e naquele momento eu me senti no Maracanã. Em qualquer lugar do Brasil onde tiver um rubro-negro terá festa, emoção, apreensão e alegria”, lembrou Daniel Orlean.
Para se ter noção do tamanho desta Nação, Vinicius Araújo líder da FlaBahia, sediada em Salvador e fundada em 2007, citou que dos 16 milhões de habitantes do estado, quase 7 milhões torcem para o Mais Querido. Os números são dignos de um clube com o tamanho e história como a do Clube de Regatas do Flamengo.
Além dos números individuais de cada embaixada, o projeto se mostra um verdadeiro sucesso. Em 2016 o Fla estava presente em cinco países, hoje, a marca Flamengo aparece em 13 países através dos consulados. No mesmo ano, o Rubro-negro se fazia presente em 14 estados brasileiros, em 2018, o Mais Querido está representando em 95% dos estados da federação totalizando 26 estados. O número de sócios torcedores alavancou de 700, para 2 mil ativos, e quase 6 mil em 2 anos, o que representa mais de R$ 2 milhões nas contas rubro-negra.
Mostra permanece na Casa França-Brasil até o dia 26 de setembro, com horário de visitação que vai de terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h.