Embaixada do Flamengo nos Estados Unidos é exemplo de organização
Por Wanderson Emerick* - emA maior torcida do mundo está presente em todos os cantos do globo, e nos Estados Unidos não é diferente. Na cidade de Everett, em Massachusetts, a Embaixada FLA-USA NE está fazendo um grande trabalho aproximando os rubro-negros locais e fortalecendo o vínculo deste com seu clube do coração, mesmo à milhares de quilômetros do Rio de Janeiro.
Constantemente, o grupo reúne os torcedores em sua sede para assistirem os jogo do Flamengo em um autêntico ambiente rubro-negro. Além disso, são organizados eventos especiais, como destaca o presidente da Embaixada, Carlos Eduardo Meireles Cosendey.
— Geralmente nos nossos encontros nós sorteamos brindes para os membros e fazemos rifas de camisas autografadas dos nosso ídolos. No nosso último evento, tivemos a presença dos craques Júnior Baiano, Fábio Baiano e do Nenêm da seleção Brasileira de Beach Soccer! — afirma Carlos Eduardo.
No próximo dia 23 de setembro, quando a Embaixada completa um ano, acontecerá mais um destes grandes eventos. Os ídolos Andrade e Rondinelli já confirmaram presença na festa. Inclusive, o Deus da Raça é padrinho da Embaixada.
A história da FLA-USA NE começou em um grupo de WhatsApp, onde rubro-negros debatiam as notícias do Flamengo. Este grupo cresceu tanto que os fundadores resolveram criam um Consulado que, posteriormente, veio a se tornar uma Embaixada, tudo isso num curto espaço de tempo. Hoje, a sede é uma das mais estruturadas do projeto, possui estatuto próprio, está registrada junto ao Governo Americano e cadastrada na refeita federal local (IRS) com status de organização não-governamental sem fins lucrativos.
— Isso (status de organização não-governamental) nos dá a prerrogativa de isenção de impostos e também dá aos nossos patrocinadores o poder de dedução nos impostos dos patrocínios repassados para a nossa embaixada. Temos um rigoroso controle contábil, contas e banco e balanço financeiro que são disponibilizados de forma transparente no nosso site para todos os nossos membros — explica Carlos Eduardo.
Além de reunir os rubro-negros locais, a Embaixada desenvolve ações sociais, seguindo um dos pilares do projeto desenvolvido pelo Flamengo.
Não conhece o Projeto das Embaixadas? Confira este texto: Projeto das Embaixadas: espalhando o Flamengo pelo mundo
O grupo conta com cerca de 350 membros, dos quais 85 são sócio-torcedores, fazendo com que a FLA USA NE seja a sede internacional do Projeto das Embaixadas com o maior número de associados.
— Para nós é uma honra (a marca) e acima de tudo uma missão! Afinal o nosso objetivo maior é ajudar o Flamengo! — declara Carlos Eduardo Meireles Cosendey, presidente da Embaixada.
Um grande projeto para uma Embaixada que segue com sonhos gigantes. Não satisfeita com seu sucesso, a FLA USA NE traça metas ambiciosas. Agora, o grupo pretende se espalhar por outras cidades norte-americanas. Inclusive, já existe uma ramificação na Pennsylvania, o Consulado FLA-USA Philadelphia.
*Para o site Mundo Rubro-Negro