CUIDAR promove clínica de capacitação em avaliação fisioterápica
Em parceria com a SONAFE, dinâmica reuniu voluntários e profissionais da área
Por Comunicação Flamengo - emO CUIDAR promoveu, na manhã desta segunda-feira (28), uma clínica de capacitação em avaliação fisioterápica em parceria com a Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva e Atividade Física. No Salão Nobre, na sede da Gávea, o treinamento ministrado por Fabio Feitosa, diretor da SONAFE RJ e professor de fisioterapia na IFRJ, reuniu voluntários, alunos e profissionais da área.
“Nós viemos fazer essa capacitação para a avaliação de pré-temporada dos atletas olímpicos. Vamos fazer uma avaliação de todos os atletas de forma funcional para tentar traçar programas de prevenção durante o ano e fazer reavaliações sistemáticas para evitar que eles tenham lesões no futuro. A ideia é mensurar e intervir de uma forma eficaz para diminuir os riscos”, explicou Feitosa.
Coordenador de Fisioterapia do CUIDAR, Alexandre Montenegro falou sobre a importância do evento.
"O ponto mais importante dessa capacitação foi a padronização de critérios de avaliação, pois estes são fundamentais a interferir na coleta de resultados. Com a nossa parceria, agregamos a expertise e a qualidade técnica fisioterapêutica dos nossos profissionais com a proposta de atualização científica, trazida pela SONAFE, como sempre, em alto nível. Essas avaliações relacionadas ao nosso índice de lesões são o 'pontapé' inicial para o desenvolvimento e implementação do programa de fisioterapia preventiva", afirmou Montenegro.
A SONAFE é uma das grandes parceiras do CUIDAR, que conta também com o apoio do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro e do Laboratório Hermes Pardini, entre outros. Com o objetivo de continuar atendendo os atletas das modalidades olímpicas da melhor forma possível, o núcleo rubro-negro frequentemente promove palestras, clínicas e treinamentos.
Inaugurado em 2016, o CUIDAR se consolidou como peça importantíssima na rotina dos rubro-negros e fundamental na conquista de resultados. Hoje, o núcleo conta com 39 profissionais da área da saúde, dedicados ao bem-estar físico e mental daqueles que defendem o Manto Sagrado.