Notícias

Rubro-negros conquistam Sul-americano de basquete pelo Brasil

Seleção sub-15 é campeã invicta com grande atuação de pivô do Flamengo

Por - em
A Seleção Brasileira de basquete sub-15 conquistou, nessa segunda-feira (03.11), o título de Campeã Sul-americana. Com uma campanha perfeita, com cinco jogos e cinco vitórias, o Brasil derrotou, por 66 a 55, a equipe argentina na decisão. Em grande partida, Kayo Gonçalves, pivô do Flamengo, se destacou com a amarelinha ajudando a conquistar o título. Além do jogador rubro-negro, o treinador do Mais Querido, Igor Meletti, atuando como auxiliar técnico, também participou da campanha do título pela Seleção Brasileira.

Com o grande resultado, o país se classifica automaticamente para a disputa da Copa América sub-16, que acontecerá em 2015. Uma vez entre os quatros primeiros colocados do torneio, que será realizado no ano que vem, o jovem basquete do Brasil se qualifica para Campeonato Mundial, em 2016.

Após a grande conquista, Igor Meletti explicou um pouco do sucesso da equipe. "Conseguimos um grande resultado. Há muito tempo os argentinos vinham em uma boa fase e, consequentemente, dominando as competições sul-americanas. O título veio em grande momento. O Brasil percebeu que podia melhorar. A partir daí, as confederações se organizaram, foi quando surgiu o NBB, a escola de treinadores e agora começamos a colher os frutos", contou o treinador da base do Flamengo.

Na final, Kayo Gonçalves teve uma atuação inquestionável, sendo fundamental para a conquista. Pegando vários rebotes, o pivô surpreendeu os argentinos e se tornou um dos responsáveis pela conquista. "Normalmente temos muito pouco tempo para a preparação. Nesse campeonato tivemos 15 dias, um pouco mais do que estamos habituados, e deu para trabalhar melhor o time. Conseguimos convocar jogadores muito inteligentes, que sabem se colocar em quadra, e o Kayo é um desses jogadores. Ele teve boa atuação durante todo o campeonato, mas na final, em particular, o nosso pivô se destacou, dominando completamente o garrafão. Pode ter certeza que essa geração ainda nos dará muitos frutos", finalizou Igor.