Relembre os títulos cariocas de basquete do Mengão
Dono do Rio desde 2005, Flamengo é pentacampeão consecutivo. Recorde os momentos marcantes deste cinco anos
Por Da equipe do site oficial do Flamengo - emO Flamengo não é o Rei do Rio apenas no futebol. No basquete, o Rubro-Negro é dono da hegemonia há muito tempo. Maior vencedor da história do Campeonato Carioca, o time da Gávea conquistou na noite de quarta-feira seu 35º título estadual de basquete, o quinto de maneira consecutiva. Desde 2005, ninguém tira o posto de melhor time de basquete do Rio de Janeiro do Flamengo.
\E desde aquele ano, o comando do Mengão é de Paulo Sampaio, o Chupeta. Único legítimo pentacampeão, e ainda comandante de dois títulos nacionais e um sul-americano, o treinador pôs seu nome nas páginas da história do Clube de Regatas do Flamengo. Em conversa com a equipe do site oficial do Flamengo, o comandante lembrou um pouco de cada uma das cinco conquistas estaduais que fizeram este pentacampeonato.
\2005 – Em 2005, o Flamengo superou todas as expectativas e deu início a esta geração vitoriosa que hoje todos conhecem. Apesar de não haver nenhum remanescente daquele grupo, foi aquela conquista que impulsionou o time da Gávea para o topo do basquete nacional e sul-americano. Os rubro-negros superaram o favorito Telemar, que tinha diversos jogadores de seleção, com uma equipe de atletas quase aposentados, em um ginásio lotado no Club Municipal. Para o técnico Paulo Chupeta, aquele foi o momento que mais marcou sua carreira.
\"Esse título foi um marco na minha carreira. Foi uma campanha muito difícil, tínhamos um time de jogadores muito experientes, alguns quase se aposentando, como o Leo, o Gema, que foi fundamental, o Mingão, o Guto... E enfrentamos na decisão o Telemar, que tinha um timaço, com o Varejão, Dedé, e jogadores de nível de Seleção Brasileira. No primeiro jogo da final, perdemos por 25 pontos de diferença, mas conversei bastante com o grupo, que se uniu e acabou conseguindo vencer a segunda partida. Ali, então, todos perceberam que poderiam ser campeões e conseguiram. Foi uma conquista inesquecível", recordou o treinador rubro-negro.
\1ºJogo: Flamengo 82 x 107 Telemar
2ºJogo: Telemar 78 x 80 Flamengo
3ºJogo: Telemar 90 x 93 Flamengo
2006 – No ano seguinte, o Flamengo já não teve tantas dificuldades para conquistar o título. Depois da inesperada conquista de 2005, a diretoria investiu mais no basquete e reforçou a equipe com nomes importantes. Entre eles, Fred e Coloneze, que seguem no grupo até hoje. O adversário daquela final foi o Rio/Pan 2007, já que o Telemar acabou extinto ao final da temporada anterior. O time da Gávea foi superior durante todo o campeonato e confirmou o favoritismo na decisão, sendo campeão invicto.
\"Em 2006, já começamos a formar a base do grupo atual, com o Fred e o Coloneze, e também tínhamos outros jogadores de qualidade, como o Olivinha, por exemplo. Vencemos o Rio Pan na final, que também era um time bom e tinha até ex-jogadores do Flamengo, como o Ricardinho. Lembro que fomos campeões invictos e fizemos também uma boa campanha no Nacional", lembrou Chupeta.
1ºJogo: Rio Pan 2007 74 x 93 Flamengo
2ºJogo: Flamengo 95 x 89 Rio Pan 2007
2007 – Um campeonato digno da tradição do basquete carioca. Fluminense e Vasco entraram em quadra com times fortes, graças a parcerias com o Minas e o Brasília, respectivamente, e o Flamengo se reforçou bastante para disputar o Estadual. Ali sim nascia mais de metade da base do elenco que viria a ser bicampeão nacional e campeão sul-americano nas duas temporadas seguintes. Marcelinho, Wagner, Duda, Hélio, Fernando Mineiro, Amiel e companhia chegaram neste ano e foram fundamentais na conquista do tri. Apesar das dificuldades, o Flamengo também foi superior em toda a competição. Teve apenas uma derrota, para o Vasco, na fase de classificação, mas nas finais, também contra o rival, se saiu melhor e fechou a série melhor de três em 2 a 0.
\"Esse foi um campeonato muito bom. Apesar de Vasco e Fluminense não terem times próprios, tínhamos as parcerias, e isso valorizou muito a disputa. Eram duas equipes fortes e tivemos grandes jogos. Foi o primeiro título deste grupo que está aqui hoje e a decisão foi emocionante, como não poderia deixar de ser. O Hélio teve uma grande atuação no segundo jogo. Na época, ele ainda era reserva, o Fred se machucou, e ele saiu do banco para marcar 30 pontos e ser fundamental naquela conquista", disse Paulo Sampaio.
\1ºJogo: Vasco da Gama 72 x 94 Flamengo
2ºJogo: Flamengo 75 x 73 Vasco da Gama
2008 – No ano passado, assim como neste ano, o Flamengo entrou na disputa como grande favorito ao título, por não ter nenhum adversário com grande investimento no basquete. Mesmo assim, Marcelinho e companhia respeitaram e jogaram de igual para igual com todas as equipes e, como já era de se esperar, foram campeões invictos sem muita dificuldade. O adversário da decisão foi o Cabo Frio, e o Flamengo repetiu a tradição de ser campeão no Club Municipal, fato que não havia acontecido no ano anterior, quando a finalíssima foi disputada no Maracanãzinho.
\"Em 2008 foi um título mais tranqüilo. Mas todos os jogadores tinham ciência de que deveriam fazer seu melhor, independente do adversário, porque assim nós valorizamos a competição. E foi isso que foi feito. Conquistamos o título jogando nosso melhor basquete e respeitando todas as equipes", finalizou o treinador rubro-negro.
\1ºJogo: Cabo Frio 70 x 114 Flamengo
2ºJogo: Flamengo 102 x 61 Cabo Frio