Raio-X: Instituto Atlético Central de Córdoba
Conheça o primeiro adversário do Flamengo na fase semifinal da Liga Sul-Americana
Por Comunicação Flamengo - emPara o Flamengo, este pode ser o jogo mais perigoso. O adversário é novo, uma escola diferente e tem a pimenta extra da rivalidade Brasil x Argentina. Jeito melhor de começar uma semifinal não existe. E é neste cenário que o FlaBasquete entrará na quadra da Jeunesse Arena para seu primeiro desafio na busca por uma vaga na grande decisão da Liga Sul-Americana 2018.
Com jogos hoje, amanhã e quinta, o tempo de descanso será pouco e o cardápio oferece três clássicos na sequência. Depois dos argentinos, será a vez dos brasileiros Minas e Bauru. A semana promete. Confira abaixo um pouco mais do adversário desta terça-feira.
INSTITUTO ATLÉTICO CENTRAL CÓRDOBA
O Instituto Atlético Central de Córdoba é um dos time mais antigos da Argentina. Fundado em 08 de agosto de 1918, para o futebol, nunca conquistou a primeira divisão do esporte mais tradicional do país. No basquete, está em sua terceira participação na Liga Argentina, onde também nunca foi campeão. Na atual edição, o time caiu nas oitavas de final do Super 20, perdendo a série de melhor de três para o Comunicaciones. O último jogo foi no dia 07, também a última partida da equipe, que só treinou desde então.
Na Liga Sul-Americana
Para se classificar à semifinal, o Instituto encarou um grupo com os chilenos do Leones de Quilpue, os uruguaios do Aguada e o brasileiro Franca. Foram duas vitórias e uma derrota. O time foi superado apenas pelo Franca, numa vitória apertadíssima por 82 a 80. Contra os chilenos e uruguaios, duas vitórias relativamente tranquilas (75 a 68 e 76 a 70).
O destaque da equipe é o ala Luciano González. Com 1.87 de altura ele tem a média de 18 pontos por partida e é o maior pontuador do time na competição, com 54 no total. Seu aproveitamento na linha dos três pontos é de 45%, inferior ao de chutes dentro do perímetro (50%). Quem também merece atenção é o pivô Facundo Piñero. Dono de ótimos números nos rebotes (total de 15, com média de cinco por jogo), o jogador de 2.01 de altura tem média de 15 pontos por partida, com aproveitamento de 46% nas bola de três.
Partidas
02/10/2018 - Instituto de Córdoba 75-68 Aguada
03/10/2018 - Leones de Quilpes 70-76 Instituto de Córdoba
04/10/2018 - Franca 82-80 Instituto de Córdoba
A palavra do treinador
O técnico da equipe, Facundo Miller, falou sobre suas expectativas na competição e diz que veio pro Rio para sair coma vaga na final. Também elogiou o Flamengo, o primeiro rival da fase.
"Desde que saímos dos playoffs tivemos uns dias para descansar e nos preparar para a Liga Sul-Americana. Será um campeonato muito exigente e para nos classificarmos teremos que jogar nosso melhor basquete. Já de saída enfrentaremos a equipe mais poderosa e na casa dela. Acredito que pode sair qualquer resultado e que podemos conseguir a classificação, que seria um passo mais na nossa história".
Franco Balbi, sobre o adversário.
Conhecedor dos times argentinos, o armador rubro-negro Franco Balbi falou sobre o adversário e espera um jogo bem complicado, onde o Flamengo precisa impor seu ritmo primeiro em quadra. "O time deles é muito bom. É um dos melhores times da Argentina. Tem jogadores estrangeiros muito bons. Será um jogo pegado, com muita briga e temos que não deixar eles jogarem em quadra para fazer nosso trabalho".
Elenco
Armadores
Lucas Reyes
Gaston Whelan
Santiago Scala
Alas-armadores
Luciano Gonzalez
Leandro Morales
Ala
Pablo Espinoza
Alas-pivôs
Facundo Piñero
Enzo Rupcic
Pivôs
Samuel Clancy
Cristian Amicucci
Próximos compromissos
O Instituto de Córdoba está eliminado do Super 20 na Argentina. Após a competição, caso não se classifique para a final, a equipe retomará as atividades apenas em 2019.
Redes Sociais:
Site: http://www.institutoacc.com.ar/
Twitter: https://twitter.com/InstitutoACC
Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoACC/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCvv_C1t_9MO0i2uFnQUdRKQ
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.