Pela terceira vez, Flamengo encara o Mogi nas semifinais do NBB
Nos últimos dois encontros o desfecho foi o mesmo: classificação rubro-negra
Por Vitor Cachoeira - emEstá definido o adversário do FlaBasquete na fase semifinal do Novo Basquete Brasil 10. Pela terceira vez na história, o Rubro-Negro irá enfrentar o Mogi das Cruzes, em partidas que prometem parar todos os amantes de basquete. O duelo marcará o encontro entre o primeiro e o quarto colocado da fase de classificação. A primeira partida será realizada no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi. Em seguida, na Arena Carioca 1, o Mais Querido entra em quadra diante da Nação Rubro-Negra.
Na temporada 2013/14, em que as equipes se encontraram pela primeira vez em uma semifinal, o Flamengo fechou a série em 3 a 1. No jogo decisivo, realizado em Mogi das Cruzes, o Rubro-Negro bateu a equipe paulista pelo placar de 79x71, com grande atuação do pivô norte-americano Jerome Meyinsse. Marcando 34 pontos de 41 tentados, o camisa 55 ainda pegou seis rebotes e decretou a classificação rubro-negra para a final da competição, diante do Bauru, finalizada com o quarto título do FlaBasquete no NBB.
No ano seguinte, na temporada 2014/15, mais uma série de tirar o fôlego entre Flamengo e Mogi das Cruzes. Com emoção em todas as partidas, o ponto chave foi o jogo quatro da série. Com um toco de Marquinhos no último segundo, o Mais Querido reverteu um placar adverso, em pleno Ginásio Hugão, e forçou o quinto jogo na série. Diante da Nação, em um Tijuca Tênis Clube absurdamente lotado, não teve jeito: muita luta, 79x75 no placar e classificação garantida para mais uma final do NBB. No jogo final da série, 22 pontos e oito rebotes para Olivinha, o nome do jogo!
Nesta temporada, o desempenho rubro-negro diante do time mogiano é de 100% de aproveitamento. Na primeira partida entre as equipes, na Arena Carioca 1, vitória do FlaBasquete por 77x71, jogo em que o Mais Querido assumiu o topo da tabela pela primeira vez. JP Batista foi o cestinha da partida com 22 pontos. No returno, já em clima de playoffs, mais um resultado positivo para o time comandado pelo técnico José Neto. Com atuação precisa e decisiva de David Cubillan, marcando 20 pontos, o Flamengo venceu por 75x72 e embalou na reta final da fase classificatória.
Agora, o Rubro-Negro continua a forte rotina de treinos visando o primeiro duelo contra o Mogi, no Ginásio Professor Hugo Ramos, ainda sem data definida.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.