O papel do experiente Marcelinho Machado
Com 38 anos e no Flamengo desde 2007, ala-armador se vê com a responsabilidade de passar tranquilidade aos mais jovens na Liga das Américas
Por Comunicação - Site Oficial do Clube - emNo Flamengo desde 2007, Marcelinho Machado está com 38 anos e participou, pelo Mais Querido, da primeira Liga das Américas justamente no ano de sua chegada à Gávea. Nesta sexta-feira (14.02), em Quito, no Equador, ele estará em quadra na estreia do Rubro-Negro na sétima edição da competição continental, diante do Capitanes de Arecibo. Por sua experiência adquirida ao longo de sua brilhante carreira, o ala-armador sente que deve exercer uma posição de liderança.
"Acho que, naturalmente, os mais experientes têm essa responsabilidade de passar tranquilidade aos mais jovens. Mas até os mais novos já estão acostumados a lidar com pressão, pois jogam no Flamengo. Aqui, tudo tem um peso maior. A Liga das Américas é de tiro curto. É importante ter jogadores experientes, e temos bastante no nosso time para colocar o Flamengo como uma equipe qualificada a buscar o título", disse o ala-armador.
Em Quito, o Flamengo jogará a uma altitude de quase 3.000 metros. As três partidas da primeira fase serão disputadas no mesmo local, já que a cidade equatoriana é a sede do grupo D, que também conta com Capitanes de Arecibo, Mavort e Leones de Quilpue.
"Nunca tive a experiência de jogar em uma altitude como a de Quito. Acho que é um problema igual para todo mundo, tirando o time da casa (Mavort). Temos que estar focados é no cinco contra cinco, dentro de quadra, pois sabemos que temos adversários fortes, principalmente no primeiro jogo, que é um confronto chave. Se ganharmos, já encaminharemos nossa classificação. Estamos preparados. Nosso time vem mostrando um basquete de alto nível. Não é à toa que somos líderes do NBB. Conseguimos colocar uma certa distância para o segundo lugar. Altitude pode atrapalhar mas está tranquilo, porque estamos fazendo nosso papel bem feito", falou Marcelinho.