Caras novas e campeãs: reforços para a temporada erguem o primeiro título com o Manto Sagrado
Balbi, Davi, Deryk, Crescenzi, Jhonatan, Mineiro e Nesbitt iniciam trajetória vitóriosa no Mengão
Por Vitor Cachoeira - emAs novas caras do FlaBasquete chegaram ao Mais Querido com o melhor desempenho possível: com o título. Durante a campanha do décimo terceiro título estadual seguido, Franco Balbi, Deryk Ramos, Jhonatan Luz, Davi Rossetto, Rafael Mineiro, Kevin Crescenzi e David Nesbitt tiveram ótimos números e foram fundamentais para a invencibilidade rubro-negra.
Seguindo a sina de grandes armadores argentinos, Franco Balbi obteve grande destaque na pontuação e na assistências. Ao final do torneio foram 10,4 pontos e 4,2 assistências de média, conquistando o coração da Nação Rubro-Negra. Também na posição 1, o capitão Davi Rossetto teve papel chave para o desempenho defensivo do Time de Tradição. Com sua raça de sempre, o camisa 5 comemorou muito o primeiro troféu com o Manto Sagrado.
"Isso aqui é Flamengo, não podemos disputar nada para ser segundo lugar. Temos que pensar sempre em conquistar títulos sempre. A primeira missão do ano foi cumprida, agora é manter a cabeça erguida pois o ano é longo e ainda teremos muitas alegrias para a Nação Rubro-Negra", destacou Davi.
Deryk Ramos, cestinha rubro-negro na grande final com 14 pontos, não sentiu o peso da camisa. Atuando como se já tivesse no Flamengo há anos, com um aproveitamento nas bolas de três pontos acima da média e com um desempenho ofensivo absolutamente regular durante todo o torneio, o ala-armador virou um dos pilares do Rubro-Negro.
"É uma sensação incrível! O clube tem uma história gigantesca no Campeonato Carioca e poder chegar sendo campeão é uma coisa maravilhosa. Quero dar muitas alegrias para a Nação", disse o camisa 9.
Kevin Crescenzi não disputou o inicio do Estadual por conta de uma lesão no tornozelo, mas esteve em todos os momentos com a equipe. Após a recuperação, o camisa 8 do Mais Querido voltou em ótimo nível, pontuando bem nas partidas contra Niterói.
Jhonatan Luz trouxe experiência e consistência ao elenco do FlaBasquete. Com uma disciplina tática impecável e com um desempenho defensivo acima da média, o camisa 7 foi decisivo na partida final com roubadas de bola e chutes de três pontos preciosos.
No garrafão, os gigantes Rafael Mineiro e David Nesbitt chegaram ao Mengão em situações diferentes. Mineiro voltou para a Gávea após passagem por Franca, e vem caindo nas graças da Nação com atuações consistentes e com dois dígitos de pontuação em quase todas as partidas. Nesbitt foi o último a se apresentar ao elenco rubro-negro, mas foi um dos principais responsáveis do excelente desempenho do Flamengo nos rebotes. Lutando em todas as bolas, o bahamense foi onipresente em quadra durante todas os jogos em que disputou.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.