No reencontro com a Nação após o bi mundial, FlaBasquete vence o Cerrado no Maracanãzinho
Com JP Batista e Olivinha sendo os destaques da partida, Orgulho da Nação fez valer a sua força e fechou a partida em 69 a 63
Por Rômulo Paranhos - emNo retorno ao Maracanãzinho após a conquista do bicampeonato mundial, o FlaBasquete venceu o Cerrado por 69 a 63 na noite desta quarta-feira (2)`, pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O destaque da partida pelo lado rubro-negro foi JP Batista com 19 pontos. Olivinha também teve um ótimo desempenho e alcançou o duplo-duplo com 14 pontos e 12 rebotes.
O jogo
A partida começou com o capitão Olivinha marcando dois pontos logo no primeiro ataque. Em seguida, o Deus da Raça anotou uma bola de três. JP Batista participou do rebote defensivo, fez a transição rápida e marcou, de bandeja, mais dois para o Mengão. O americano Robinson também estava bem ligado no jogo, fazendo boas jogadas dentro do garrafão e convertendo os pontos. Olivinha, desta vez na defesa, deu um belo toco e fez a Nação vibrar no Maracanãzinho. Enquanto isso, JP Batista brilhava nas bolas de três, com ótimo aproveitamento. Com tranquilidade, Orgulho da Nação fechou o primeiro quarto na frente: 29 a 13.
Com a defesa bem postada, o time rubro-negro não dava espaços para o Cerrado pontuar. No início do segundo período, o jogo ficou bem amarrado, com muitas paralisações. O FlaBasquete não conseguia repetir o mesmo desempenho ofensivo e encontrava dificuldades para marcar. O sistema defensivo da equipe era o ponto alto e conseguia neutralizar o adversário, não permitindo que o adversário encostasse no placar. Nos minutos finais, Olivinha acertou uma bola de três que veio em boa hora. Mesmo com pouca efetividade no ataque, o Rubro-Negro seguiu na frente com uma boa margem: 38 a 28.
Na volta do intervalo, JP Batista anotou os primeiros dois pontos do quarto para o FlaBasquete. Olivinha, sempre muito efetivo, converteu uma bola de três e, em seguida, uma de dois. A equipe do Cerrado buscou a reação e diminuiu a diferença para cinco pontos. Quando a equipe mais precisou, ele apareceu para fazer sua magia e marcar dois pontos, numa linda bandeja após jogada de penetração. Robinson também deu a sua contribuição e acertou três lances livres para o Mengão. Com o ataque rubro-negro voltando a funcionar, a equipe de Gustavinho conseguiu abrir novamente uma gordura no placar: 55 a 47.
No último quarto, o Orgulho da Nação voltou a ficar alguns minutos sem conseguir pontuar. No garrafão, Robinson deu uma bela assistência para JP Batista, que anotou mais dois pontos. Balbi, que também estava muito bem no jogo, recebeu livre e acertou para três. Na sequência, caiu mais uma bola tripla do argentino. Na reta final, o FlaBasquete conseguiu controlar bem o jogo e conquistou a vitória sobre o Cerrado no Maracanãzinho: 69 a 63.
Próximo compromisso
O Orgulho da Nação volta à quadra neste sábado (5) para enfrentar o Franca, às 16h10, no ginásio Pedrocão.
Quinteto inicial
Franco Balbi, Brandon Robinson, Mineiro, Olivinha e JP Batista.