No primeiro clássico carioca do NBB, FlaBasquete vence Botafogo por 92 a 69 no Maracanãzinho
Orgulho da Nação se impôs em quadra e foi superior nos quatro quartos. Gabriel Jaú foi o destaque com 21 pontos
Por Rômulo Paranhos - emApós uma breve pausa para disputa dos Jogos Pan-Americanos, o Novo Basquete Brasil (NBB) voltou com tudo para a sequência da temporada. Atuando no Maracanãzinho, o Flamengo venceu o clássico contra o Botafogo por 92 a 69, na noite desta terça-feira (7). O destaque da partida foi Gabriel Jaú, com 21 pontos convertidos.
Só os sócios-torcedores do Nação tem personalização grátis (até 10 letras e 1 algarismo) do Manto Sagrado e cashback em produtos comprados nas Lojas Oficiais do Mengão. Clique aqui e faça parte!
Destaques
Gabriel Jaú – 21 pontos e 8 rebotes;
Gui Deodato – 19 pontos;
Loku Cuello – 11 pontos;
Maique – 11 pontos.
1º Quarto
Os primeiros pontos rubro-negros no clássico vieram das mãos de Gabriel Jaú, que recebeu assistência de Balbi. Em seguida, o próprio Jaú deu aquela enterrada e cravou mais dois pontos. O início de jogo foi bastante equilibrado, pois o Botafogo não deixava o Flamengo abrir.
Faltando quatro minutos para terminar o quarto, Gui Deodato apareceu livre para cravar mais dois. Com a defesa encaixada, o Orgulho da Nação dificultava as investidas adversárias, obrigando o time alvinegro a arremessar de fora do perímetro. Matheus Leoni entrou em quadra e deu excelente passe para Loku Cuello anotar mais dois. Na sequência, Gabriel Jaú acertou a primeira bola de três do Mengão na partida, que fechou o período com vantagem de nove pontos: 18 a 9.
2º Quarto
Em quadra, o “Deus da Raça” Olivinha recebeu assistência de Gui Deodato, fez dois pontos e sofreu a falta. Ele ainda converteu o lance livre de bonificação. Gui Deodato gingou pra cima da marcação e acertou uma linda bola tripla para manter a vantagem rubro-negra. Maique, na raça, recebeu no garrafão para dois pontos e mais a falta, convertendo o lance livre.
Enquanto isso, o Botafogo tentava as jogadas ofensivas, mas parava no bom bloqueio feito pela defesa rubro-negra. Mesmo assim, conseguia converter alguns pontos. Nos minutos finais, o time alvinegro subiu a intensidade e chegou a encurtar a diferença. Mas o Orgulho da Nação respondeu na mesma hora com Cuello, que acertou uma bola de três. Com isso, o FlaBasquete foi para o intervalo dominando as ações e vencendo por 40 a 33.
3º Quarto
Na volta do intervalo, Olivinha anotou mais três pontos na conta do Mengão. Logo na sequência, Cuello repetiu o companheiro e converteu uma bola tripla. Gui Deodato manteve o bom momento da equipe rubro-negra para descer em velocidade e cravar mais dois pontos. Jaú também aproveitou a oportunidade e aumentou ainda mais a vantagem do Fla.
Filipovity anotou seus primeiros três pontos na partida faltando um pouco mais de um minuto para o término do período. Olivinha, o Deus da Raça, fez a bandeja e sofreu a falta. Nos segundos finais, Gui Deodato acertou da zona morta. A parcial foi de 68 a 45 a favor do Mais Querido.
4º Quarto
No último período, o Botafogo voltou melhor e conseguiu diminuir um pouco a diferença. Mas o Mengão não deixou o ritmo cair e voltou a pontuar. Maique recebeu no garrafão e, de bandeja, marcou mais dois pontos. Em seguida, Balbi trabalhou bem a jogada, arremessou do perímetro e a bola caiu. Faltando três minutos para acabar, Filipovity converteu quatro pontos em duas cestas de dois. Com uma boa vantagem no marcador, o FlaBasquete se impôs em quadra e fechou o jogo em 92 a 69.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na sexta-feira (10) para outro clássico carioca. A equipe comandada por Gustavo De Conti enfrentará o Vasco, 18h45, no ginásio de São Januário. O jogão terá a transmissão da FlaTV+ e do sportv.
Quinteto inicial
Franco Balbi, Gui Deodato, Loku Cuello, Marko Filipovity e Gabriel Jaú.
Técnico: Gustavo De Conti.