Na prorrogação, FlaBasquete vence o Vasco por 68 a 65 nos segundos finais
Equipe rubro-negra se recuperou durante o jogo e decidiu o clássico com bom aproveitamento nos lances livres faltando poucos segundos para o fim
Por Rômulo Paranhos - emJogo eletrizante com vitória rubro-negra! Atuando pela primeira vez fora de casa na temporada 2023/24 do NBB, o FlaBasquete venceu o clássico contra o Vasco por 68 a 65, na noite desta sexta-feira (10), no ginásio de São Januário. A partida terminou empatada no tempo normal, e na prorrogação, o Mais Querido conseguiu o triunfo com uma sequência de lances livres nos segundos finais. O argentino Cuello foi o destaque do duelo com 20 pontos marcados.
Destaques
Loku Cuello – 20 pontos;
Didi – 15 pontos;
Gabriel Jaú – 14 pontos;
Gui Deodato – 11 pontos.
1º Quarto
Os primeiros pontos do Flamengo vieram das mãos de Franco Balbi, que penetrou no garrafão e anotou dois. Mas foi o Vasco que começou o clássico na frente, abrindo sete pontos de vantagem. Gui Deodato, na bandeja, fez mais dois para o Rubro-Negro. Gabriel Jaú fez jogada individual no garrafão e cravou dois. Neste início de jogo, o Orgulho da Nação pecava nos arremessos de três, possibilitando os contragolpes do Vasco. Em quadra, Didi marcou logo duas bolas triplas que deixou o Fla apenas um ponto atrás do adversário no final do quarto: 16 a 15.
2º Quarto
No início do segundo período, o clássico seguiu bastante equilibrado. Loku Cuello escapou da marcação e converteu do perímetro, fazendo mais três pontos para o Flamengo. Filipovity, na zona morta, acertou sua primeira bola tripla na partida. Cuello foi na progressão, entrou no garrafão e fez na bandeja. Gabriel Jaú recebeu bela assistência de Balbi e foi para enterrada. As equipes se alternavam no placar e deixavam o jogo eletrizante. O equilíbrio era tanto que o primeiro tempo terminou empatado em 31 a 31.
3º Quarto
O FlaBasquete voltou muito bem do intervalo e passou a frente no marcador logo nos dois minutos iniciais. No decorrer do período, o Vasco reagiu e voltou a ficar em vantagem. Gui Deodato, com estilo, guardou mais uma bola tripla na partida. O time rubro-negro insistia nos arremessos de três, mas o aproveitamento não era positivo. Os donos da casa terminaram a parcial vencendo por 49 a 44.
4º Quarto
No início do último quarto, Didi converteu dois lances livres e, na sequência, Cuello acertou mais dois. Gui Deodato fez a transição rápida para o ataque, se livrou da marcação e anotou mais dois. Nos minutos finais, a partida ficou eletrizante! Cada ponto era importantíssimo, já que a diferença era de apenas um ponto. Didi foi para dentro, encarou a marcação, acertou para dois e sofreu a falta. No lance livre, converteu mais um e empatou a partida faltando sete segundos para terminar. O ponto foi decisivo e levou a disputa para a prorrogação.
Logo no início da prorrogação, Didi recebeu no perímetro e a bola caiu. O Vasco respondeu rapidamente e também acertou uma bola tripla com o ex-rubro-negro Marquinhos. Cuello foi decisivo ao converter dois lances livres para o Flamengo. Na sequência, o argentino acertou mais quatro lances livres e colocou quatro pontos de vantagem, faltando 16 segundos para o término. Vale destacar que foi o cestinha do jogo com 20 pontos. Nos quatro segundos finais, Balbi também acertou um lance livre e garantiu a vitória do Mengão, de virada, sobre o rival: 68 a 65.
Próximo desafio
O Orgulho da Nação volta à quadra na segunda-feira (13) para enfrentar o Cerrado, às 20h, no Maracanãzinho, em mais uma rodada do NBB.
Quinteto inicial
Franco Balbi, Gui Deodato, Loku Cuello, Filipovity e Gabriel Jaú.
Técnico: Gustavo De Conti.