Mineiro vence a disputa das Américas e está na semifinal do “Enterrada da Década”
Pivô do FlaBasquete enfrenta iraniano, vencedor da categoria Ásia e Oceania, por vaga na decisão
Por Helena Petry - emCampeão das Américas! Na disputa pelo prêmio de Enterrada da Década, da FIBA, o pivô do FlaBasquete Rafael Mineiro foi o atleta mais votado na fase continental, classificando-se para a semifinal da competição. Agora, ele enfrenta o iraniano Arsalan Kazemi, vencedor da Ásia e Oceania, em busca de uma vaga na decisão.
Mineiro é o único representante do país no prêmio. A jogada que o colocou na disputa aconteceu em atuação pela Seleção Brasileira na Copa América de 2015, no México, contra os anfitriões. Contente com o resultado até agora, o rubro-negro quer ir ainda mais longe e conquistar o título para a Nação.
“Eu não imaginava nem participar, imagina chegar nessa fase agora. Quer dizer que a minha enterrada foi legal e a galera do Brasil está se envolvendo, curtindo e ajudando na votação. Já estou muito feliz por ter chegado até aqui, mas agora quero mais", disse Mineiro.
Com 52% dos votos, o pivô derrotou Juan Toscano, do México, no terceiro round da disputa. Ele já havia superado o americano Jaylen Brown, ala da franquia da NBA Boston Celtics, na primeira rodada com 56% dos votos, e o colombiano Braian Angola, na segunda, com 57%. Carlos Morais, da Angola, e Kristaps Porzingis, da Polônia, fazem a outra semifinal. Para votar, basta acessar www.fiba.basketball/dunk-of-the-decade.
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).