LDB: Crias da Gávea vencem oito dos dez jogos e garantem vaga na fase final
Confira os números do desempenho rubro-negro na primeira fase da competição
Por Vitor Cachoeira - emA equipe Sub-20 do FlaBasquete finalizou, na última quinta-feira (20), a participação na primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete. Com um resultado muito positivo, o Rubro-Negro totalizou oito vitórias em dez jogos, somando as etapas do Rio de Janeiro e de Curitiba. O desempenho totalmente favorável garantiu a classificação dos Crias da Gávea para a fase final, que será realizada no mês de novembro, em São Paulo.
Para destacar o bom resultado dos Crias da Gávea, o Site Oficial do Mais Querido traz alguns números dos jogadores do Flamengo durante a disputa das duas etapas da LDB 2018.
Cestinhas
Durante toda a primeira fase, o time rubro-negro alternou os maiores pontuadores nas partidas. No balanço geral, quatro atletas fecharam com um desempenho de dois dígitos de pontuação média. Matheusinho foi o principal cestinha do Flamengo, com uma média de 15 pontos por jogo. Mostrando a força da armação rubro-negra, Camargo também obteve uma ótima performance, coroada com uma média de 11,70 pontos.
Completando a lista dos principais jogadores no atributo, dois grandes pivôs da base do Mengão: João Vitor e Ruan. Com uma experiência já adquirida no tempo de convivência com o elenco adulto, João teve papel fundamental para o Flamengo, com uma média de 11,80 pontos por jogo. Mais jovem, porém com grande eficiência, Ruan marcou seu nome neste início de torneio com média de 11,30 pontos por jogo.
Assistências
Mais uma vez, a dupla de armadores dos Crias da Gávea se destacou em um atributo. Dando uma boa rodagem ao elenco e servindo os companheiros muito bem durante todas as partidas, Matheusinho e Camargo foram decisivos nos passes finais, além das pontuações. Com uma média de 5,20 e 3,50 por jogo, respectivamente, os jogadores alternaram as atuações nas posições 1 e 2 e foram essenciais para o bom resultado do Flamengo em todas as vitórias.
Rebotes
João Vitor foi o dono do garrafão durante o torneio. O pivô, um dos mais experientes do elenco, ajudou a garantir a vaga do FlaBasquete para a fase final com uma média de 10 rebotes por jogo. Completando a lista dos principais reboteiros do Mais Querido na competição, Ruan, com média de 6,80 RT, e Thiago Sorriso, com 4,80 RT. O armador Matheusinho também se destacou no fundamento, tendo um desempenho médio de 4,90 RT, um ótimo numero para um jogador da posição 1.
Desempenho geral da equipe
Fechando a análise dos números, os Crias da Gávea garantiram a classificação com excelentes vitórias enfrentando equipes tradicionais e competentes. Com o aproveitamento total de 80%, o Rubro-Negro permanece como o principal ataque, com 728 pontos totais.
Dez jogos - Oito vitórias
Flamengo 72x59 Pinheiros
Flamengo 64x67 Paulistano
Flamengo 68x59 Minas
Flamengo 65x57 Palmeiras
Flamengo 77x59 União Corinthians
Flamengo 84x58 São José
Flamengo 74x77 Maringá
Flamengo 69x56 Franca
Flamengo 87x56 Curitiba Basquete
Flamengo 68x57 Praia Clube
Com um excepcional esforço interdisciplinar e com a força de todo o grupo, o resultado rubro-negro deixa evidente o bom trabalho que vem sendo implementado nas categorias de base do basquete do Mais Querido. Com a sinergia entre o grupo de atletas e toda a comissão técnica, o resultado não poderia ser diferente, colocando o Flamengo entre os principais clubes do maior torneio de base do país. Treinador da equipe, Paulo Chupeta exaltou o desempenho de todos os profissionais envolvidos na campanha do Flamengo na LDB.
"O balanço que eu faço é super positivo, nós começamos a temporada desacreditados, uma equipe que ninguém conhecia e o retrospecto do Flamengo não era bom nos últimos três anos. Nós começamos a trabalhar, esse time trabalhou vinte dias direto, principalmente nos fatores defensivos e alguns detalhes ofensivos que trabalhamos juntos, passados pelo Gustavinho no adulto, que esses meninos estão sempre preparados para suprir a ausência de alguém no adulto. Eu tenho que enaltecer o trabalho da equipe do CUIDAR, conseguiu fazer com que esses garotos aguentassem essa maratona. Foram dez jogos em onze dias, com viagens, estresse, longe de casa, comida diferente, clima diferente, eu só tenho que parabenizar essa garotada, toda a comissão e também a direção do Flamengo que acreditou em mim e me convidou para dirigir essa equipe, eu vim com o maior prazer", concluiu o técnico.