Notícias

Há quatro anos, FlaBasquete conquistava o mundo contra o Maccabi Tel Aviv

Alexandre Póvoa, vice-presidente de Esportes Olímpicos, destaca a importância do feito histórico

Por - em

Há quatro anos, o FlaBasquete chegava ao topo do mundo. No dia 28 de setembro de 2014, enfrentando o Maccabi Tel Aviv, na Arena da Barra, o Orgulho da Nação venceu a segunda partida da final do Campeonato Mundial de Clubes pelo placar de 90x77 e entrou para a história do basquete mundial. A conquista marcou o auge da modalidade dentro do clube, coroando o ano em que o Flamengo levou todos os torneios disputados. Alexandre Póvoa, vice-presidente de Esportes Olímpicos, destacou a importância do título em entrevista ao Site Oficial. 


“Foi simplesmente a maior conquista do Flamengo em qualquer modalidade dos últimos anos. Soltamos o grito preso na garganta desde o Mundial do futebol de 1981. Para mensurarmos do tamanho do feito, somente três clubes no planeta têm o privilégio de serem campeões mundiais de futebol e de basquete: Flamengo, Real Madrid e Barcelona", disse Póvoa. 

A representação do Mundial FIBA não foi apenas dentro de quadra. Fora dela, o Flamengo fortaleceu ainda mais a sua marca a nível internacional e se tornou a principal referência do basquete brasileiro no exterior.

"Aquele título histórico e o inédito convite para jogar contra equipes da NBA colocaram definitivamente o Flamengo, que já tinha a supremacia no Brasil com conquistas seguidas do NBB, no mapa mundial das grandes potências no basquete. Chegamos ao topo do mundo no basquete FIBA", destacou o VP. 


Comemorando os quatro anos da conquista, todos os envolvidos naquele momento marcante lembram com orgulho do maior título da história dos clubes brasileiros no basquete. Depois do dia 28 de setembro de 2014, o FlaBasquete virou um dos grandes amores dos torcedores rubro-negros e deixou o Mais Querido no ponto mais alto, passando a ser usado como referência por todos. 

"O 'Orgulho da Nação' entrou, depois daquele jogo, definitivamente nos corações dos rubro-negros. Talvez essa conquista seja a maior de todas oriunda daquele histórico e emocionante dia 28 de setembro", concluiu Alexandre Póvoa.

Em 2018, o Flamengo começou a temporada com o título do Campeonato Estadual, primeiro passo rumo a novas glórias para o basquete rubro-negro.


As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, Estácio, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.