Notícias

Gonzalo Garcia comanda primeiro treino no Flamengo

Treinador argentino traça objetivos e fala da alegria de liderar o time rubro-negro neste ano de 2011

Por - em
O técnico argentino Gonzalo Garcia comandou, nessa segunda-feira (03.01), seus primeiros treinos à frente da equipe de basquete do Flamengo. O treinador de 43 anos, que assinou contrato por seis meses, chegou ao clube para ocupar o lugar de Paulo Chupeta, que foi convidado para coordenar as categorias de base do basquete rubro-negro.

Garcia foi bicampeão da Liga A da Argentina no comando do Gimnasia Y Esgrima La Plata e do Libertad Sunchales. Eleito o melhor técnico do ano na temporada 2001/2002, ele levou a seleção sub-21 ao terceiro lugar do Mundial da categoria em 2005. Desde 2006, é o assistente técnico de Sergio Hernandez na Seleção Argentina, onde garantiu, entre outros títulos, o bronze olímpico nos Jogos de Pequim, em 2008, e o quinto lugar no Mundial da Turquia, em 2010. Garcia também comandou a seleção principal da Argentina nos Jogos Pan-Americanos do  Rio, em 2007.

Na tarde dessa terça-feira, em apresentação oficial para a imprensa no Tijuca Tênis Clube, o treinador falou sobre seus objetivos e também da alegria de poder comandar um time tão vitorioso como o do Flamengo.

"É um grande prazer poder treinar um time como o Flamengo, um dos melhores da América. Tentarei dar um toque do estilo argentino no grupo, controlando o sistema ofensivo e reforçando a defesa", revelou Garcia. "Acho que nas primeiras semanas todos já perceberão algo diferente", prometeu o treinador, que foi aplaudido por todos os jogadores no final do treino.

O nome de Gonzalo Garcia foi uma indicação do também argentino Carlo Duro, técnico do Los Indios (ARG), reforçada pelo técnico da seleção argentina, Sergio Hernandez.

O primeiro desafio do novo treinador será nessa sexta-feira (07.01), contra o Joinville, às 20h, no Tijuca Tênis Clube, pelo NBB. No domingo (09.01), o time embarca para Ibarra, no Equador, para a primeira fase da Liga das Américas.

"Nosso objetivo é manter o time na vanguarda do NBB e conseguir a classificação para a segunda fase da Liga das Américas (no final de fevereiro)", afirmou Garcia.